You are on page 1of 3

Imaginrio, o simblico e o Real na Imagem (Jacques Lacan) O campo da psicanlise o inconsciente, ou do sujeito do inconsciente, sujeito descentrado como diz

z Jacques Lacan. Para Lacan os trs registros so as trs dimenses da realidade humana. Ele o chama de as trs categorias conceituais: o Imaginrio, o Simblico e o Real. Libido: energia sexual constitutiva no ser humano. Ela circula por todos os orifcios do corpo. Toda a experincia de prazer implica o investimento da libido, inclusive na constituio do Eu. Ela a fora pulsional que move o sujeito.

Conceito de Imaginrio: um registro psquico. Estdio do espelho como formador da funo do eu = desenvolvimento do Eu. A imagem refletida no espelho d a criana sensao de totalidade, unidade. Depois do estranhamento, a criana se reconhece nela. Aqui a criana se constitui. Antes a criana possua uma sensao de fragmentao, despedaamento, corpo desgovernado. O espelho d iluso de unidade. O olhar dos pais tambm exerce esta funo de devolver para a criana uma sensao, uma idia de unidade. O ser humano marcado pela incompletude, como se algo lhe faltasse... Ele busca no Outro (pessoas, amor, imagem, objetos) uma sensao de completude, de unidade. No entanto... o Outro no existe para devolver a imagem com que o Ego(Eu) quer ser sustentado... O Imaginrio Identificatrio: registro que se localiza nos problemas da imagem. Corresponde ao ego(eu). H um investimento libidinal no eu ( narcisismo). O eu como Narciso: ama a imagem de si mesmo que ele v no outro. Esta imagem que ele projetou no outro, no mundo fonte de amor, paixo, desejo de reconhecimento, agressividade, competio. O eu se constitui na Fase do Espelho. A criana ao se ver no espelho estabelece uma relao especular e de totalidade imaginria. Podemos dizer que este o momento do incio do ser. Numa situao de desamparo a imagem vem tentar recobrir esta sensao de incompletude e fragmentao do ser humano. Esta sensao de unidade imaginria vem inaugurar a subjetividade. Na procura de si mesma, a conscincia cr se encontrar no espelho das criaturas e se perde no que no ela! ( Santaela). A metfora da condio humana pode ser pensada como a miragem que criamos diante de um real insuportvel! O prprio Eu se projeta nas imagens em que se espelha. Conceito de Simblico: um registro que envolve a complexa atividade humana desde os smbolos das sociedades primitivas at os estudos da antropologia. Suas coordenadas esto dentro de qualquer tipo de estrutura de linguagem. No sujeito ele envolve aspectos conscientes e inconscientes. Entendemos o inconsciente como estruturado como uma linguagem. Isto significa que a forma como o inconsciente se manifesta se d atravs da linguagem: atos falhos, lapsos, sonhos, sintomas. O simblico aparece na criana no momento em que ela entra na fase de aquisio da linguagem. O simblico tudo aquilo que encerra um sentido, um significado. O humano se constitui na e pela linguagem: a linguagem que se corporifica.

Real: O Real aquilo que escapa linguagem. aquilo que a linguagem no consegue dizer, no entanto, o Real determinada forma como esta linguagem se organiza( ou desorganiza, neste caso, a loucura, a arte etc). O Real aquilo que insiste em no se inscrever. No imaginrio h inscrio, no simblico tambm! No Real no h inscrio, h o vazio... o nome do sem nome que as coisas tm de ns dentro (Caetano). Todas as formas de arte so tentativas de dizer este real, invisvel! O real no a realidade. ( Santaela). aquilo que sobra como resto do imaginrio e que o simblico no consegue simbolizar. aquilo que escapa da linguagem: sobre as vestes da linguagem algo cai. Todas as trs categorias podem ser pensadas como Categorias Universais. Estes registros esto interseccionados por um n, este n chama-se N Borromeano. Se mexermos num dos registros, os outros tambm so alterados. Eles podem funcionar como operadores de leitura dos mais diversos fenmenos, inclusive da produo udio-visual! Ex. imagem = territrio do imaginrio Linguagem verbal (locuo) = territrio do simblico Aquilo que a produo udio visual est apta a produzir no telespectador = Real (linguagem latente, mensagem subliminar). A dimenso da sexualidade atravessa essas trs categorias. Podemos compreender a sexualidade como toda a experincia de prazer que um sujeito pode ter. Ex. consumismo, a criao, o amor, ouvir uma msica, ler um poema etc. O prazer um conceito que diz respeito diminuio de uma tenso psquica. A excitao psquica (desejo) vivida como um desprazer. O prazer diz respeito descarga (parcial) desta excitao. A fora pulsional do desejo (sexualidade) = Real A imagem psquica do objeto do desejo (carro, a pessoa amada, o personagem de um filme etc.) = Imaginrio. (Obs. uma imagem que fica revestida de nossos desejos inconsciente, como exemplo, podemos pensar o desejo desenfreado que um sujeito da classe social mais baixa tem em comprar um carro caro. O carro pode estar revestido da idia de poder, status etc.). A razo, o raciocnio, a escolha, a avaliao est no territrio do simblico. O ser humano possui uma imagem de si mesmo. Essa imagem pode ser consciente ou inconsciente. Essa imagem possui um desejo de ser aquilo que ele no , ou no tem! como se fosse uma matriz ideal de si mesmo: EX. dinheiro, poder, amor etc. Toda vez que o mundo externo apresenta uma situao que corresponda matriz interna da pessoa, ela experimenta grande prazer. S que a vida nos frustra...deslocamos este prazer atravs de suas representaes( imagens, mundo udio-visual).

1) Como podemos pensar a telenovela dentro das categorias do ISR ? 2) Como podemos pensar a produo radiofnica dentro das categorias do ISR? 3) Como podemos pensar o cinema a partir das categorias? 5) Reflita sobre as categorias a partir de experincias pessoais em sala de aula.

You might also like