You are on page 1of 12

O ENSINO DA LNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS A PARTIR DA CONCEPO DOS GNEROS DO DISCURSO: QUANDO DUAS LNGUAS SE CRUZAM, UM NOVO

OLHAR PARA A SEQNCIA DIDTICA Ruth Maria Rodrigues Gar (USF)

RESUMO: O objetivo deste artigo propor a busca de novos mtodos de letramento para os alunos surdos nas instituies de ensino pblico, auxiliando especialmente no processo de aquisio da Lngua Portuguesa. Algumas leituras, pesquisas em materiais diversos e contato com os surdos em diferentes nveis de formao, evidenciam as dificuldades encontradas por estes no que tange a composio de um texto escrito em Lngua Portuguesa. Assim, partindo da mobilizao de um arcabouo terico-metodolgico proveniente da Anlise do Discurso de linha francesa, em especial os trabalhos Maingueneau, e das contribuies da teoria da enunciao e dos gneros do discurso de Bakhtin, bem como das contribuies de lingistas brasileiros, especialmente sobre o ensino de uma Lngua Materna a partir dos gneros textuais, pretende-se discutir os modelos at ento disponibilizados nas escolas pblicas para o ensino do texto escrito em Lngua Portuguesa aos alunos surdos, problematizando as questes envolvidas em uma possvel produo e distribuio de material didtico capaz de incluir esses alunos, levando em conta sua similaridade e qualidade em relao ao que oferecido aos alunos ouvintes e falantes de Lngua Portuguesa. Pretende-se discutir a formao de professores de Lngua Portuguesa e a formao lingstica de alunos surdos.

1. Introduo muito difcil comear a falar dos problemas envolvidos no ensino de uma lngua, inclusive de uma lngua espao-visual sem lembrar algumas construes tericas referentes capacidade humana de se comunicar, por exemplo, segundo Lyons (1987 apud QUADROS, 2006, p. 15) define linguagem como um sistema de comunicao natural ou artificial, humano ou no. Para Chomsky (1986 apud QUADROS, 2006) a linguagem uma capacidade inata da espcie humana, ou seja, o homem j nasce com ela, inserindo-se neste contexto tambm o sujeito surdo que nasce com essa capacidade, o que nos parece lgico, pois caso esse sujeito surdo no nascesse nunca seria falante nativo de LIBRAS, que por sua vez uma lngua como qualquer outra. Segundo Chomsky (1971), podemos concluir que se o surdo tem essa capacidade, logo, s no se apropria de nenhuma forma de comunicao, caso no seja exposto a uma lngua, neste caso, uma lngua de sinais. De posse desta lngua o surdo pode ento comunicar-se e apropriar-se de uma linguagem. Para Chomsky (1971) a aprendizagem jamais ensinada. Ela natural. Como andar, correr, respirar. Basta na idade adequada ser exposto a lngua alvo. O que chamamos de dados lingsticos primrios, ou input. No entanto, a apropriao da LIBRAS apenas uma das modalidades e que ensinada ou no conforme os nveis de surdez, pois, olhando para o universo dos surdos, podemos encontrar diferentes formas de apropriao de modos ou tentativas de comunicao, em funo das dificuldades imputadas pela surdez em diferentes fases da vida de um surdo.

Falar ainda que superficialmente dessas teorias nos lembra que estas de modo especial so teorias que olham para a linguagem como um conjunto de estruturas produzidas por um falante, segundo o Estruturalismo (Teoria Descritiva). J o Gerativismo (Teoria Cientifica Explicativa) tenta entender a linguagem no mbito da frase, discutindo que a Semntica que tem o poder gerativo. E a partir desta discusso gerativista em oposio ao modelo Chomskiano, que surge uma nova diviso: semntica interpretativa (CHOMSKY, 1971) e semntica gerativa (cujo representante Lakoff conforme ORLANDI, 1986), e em meio a essas discusses outros estudos comeam a privilegiar as noes de dados, de contexto de situao, de sociedade e de histria. Em meio a tantas discusses os estudos lingsticos a partir da dcada de 70, auxiliam na reflexo sobre as questes de interao, assim, uma lngua concebida em um determinado grupo, se realiza individualmente a partir de determinadas relaes de comunicao, o deslocamento ocasionado pelas mudanas em funo das discusses lingsticas na dcada de 70, permitiu abarcar novos problemas e questes.Desta forma possvel, portanto, conceber a LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais) uma lngua espao-visual, assim como qualquer outra lngua, ou seja, s tem sentido dentro de um grupo lingstico que a tome como forma de identidade, por isso s ganha real valor comunicativo dentro da comunidade surda, onde seus sujeitos possuem suas prprias relaes de identidade, que ser concebida por alguns autores como cultura do surdo. Portanto, se, por exemplo, um surdo fala em Libras ao seu empregador: eu um trabalho bom quero fazer (um quero fazer um trabalho), temos um desejo, uma ao, uma relao de sentido com o destinatrio (estatuto dos parceiros), ou seja, um enunciado com valor argumentativo, que pode ser entendido como o compromisso com o empregador e de que existe no surdo (enunciador) o desejo de melhorar o que j faz, ou ainda de fazer o melhor que pode, ou ainda mais, de garantir seu trabalho. Dessa forma o valor do enunciado est agregado a outras questes que colocam o sujeito (locutor) no exerccio da fala, aquele se apropria das formas de linguagem sendo esta parte constitutiva de sua identidade, conforme Orlandi (1986, p. 60).

Ainda na perspectiva da teoria da enunciao, mas em uma direo distinta, o pensador russo V. Voloshinov (ou Bakthine) vai mostrar que a enunciao um fenmeno social e no individual. A palavra, segundo ele, basicamente dialgica e est to determinada por quem a emite quanto por aquele para quem feita por sua insero no contexto social e no universo da tenso humana em que ela atua. O territrio da lngua o lugar de disputa e conflitos, da relao entre o sujeito e a sociedade.

Por isso, tal percepo da linguagem como modo de constituio do sujeito refora a importncia do ensino da LIBRAS, como expresso da oralidade que falta de maneira fsica ao surdo, e da preocupao da formao do sujeito surdo como enunciador de um texto escrito em Lngua Portuguesa, de forma proficiente, podemos dizer que a unio dessa expresso oralvisual mais a competncia escrita em Lngua Portuguesa, podem contribuir para a formao da identidade de um sujeito que apesar de utilizar-se de duas lnguas, pode ser capaz de interagir de maneira natural enquanto falante, no mundo de ouvintes e falantes naturais. preciso, portanto, discutir os processos de ensino-aprendizagem a partir de um pressuposto terico scio-interacionista, o que nos garante modos de anlise mais significativos, dados os contextos da atividade em funcionamento, ou, ao de linguagem. De fato o que motiva esse artigo como produto de uma pesquisa em andamento pensar nas questes envolvidas no ensino do texto escrito em Lngua Portuguesa ao aluno surdo, pois como pde ser constatado em muitos casos, apenas uma parte dos surdos e com um pouco de sorte consegue aprender a lngua de sinais, pois apesar da histria nos mostrar que a ignorncia e o preconceito sobre o problema da surdez esto sendo combatidos, ainda possvel ouvir relatos ou encontrar pessoas surdas que vivem a margem da sociedade, ainda que a legislao garanta acesso escola ou a outras instituies. Para que seja possvel melhorar a qualidade do atendimento ao aluno com deficincia auditiva na rede pblica, necessrio pensar em mtodos que busquem auxiliar o professor a encarar o aluno com DA1 como um aluno capaz de alcanar bons nveis de letramento, envolvendo a produo de textos escritos to bons quanto os textos dos alunos normais.

2. O que os surdos da escola pblica esto aprendendo Desde 1999 quando me foi possvel observar como tratado um aluno surdo numa sala de aula com alunos ouvintes, ou seja, na maioria dos casos sem a menor assistncia, com professores despreparados e observando a avaliao do mesmo como um caso de criana sem futuro, uma grande vontade de pesquisar e buscar subsdios para tentar ajudar esse aluno em especial teve incio. No entanto, mesmo com a minha formao, acabei por perceber que nada podia fazer de imediato, e que precisaria reunir muitos conhecimentos para tentar pelo menos discutir esse tipo de interao em sala de aula, os trabalhos de ngela Kleiman (1989a, 1989b, 2001) que discutem o processo de interao em sala de aula como parte importante no

DA Deficincia auditiva, conforme convencionado na escola pblica no estado de So Paulo nos ltimos meses. Os surdos gostam de diferenciar DA de surdez. DA como adquirido e surdez como identidade prpria, de nascena.

letramento, tambm tiveram um forte impacto na minha pesquisa, j que o surdo passa pela vida escolar praticamente sem interao tanto com os colegas, como professores e funcionrios da escola. E assim, que nasce essa pesquisa, depois de muitas leituras a respeito do assunto e reunir alguns conhecimentos e, de buscar alguns materiais educacionais como auxilio ao professor nos processos de aquisio da Lngua Portuguesa pelo surdo que se observou que a metodologia e as seqncias didticas sugeridas, pretendem expor os alunos ao contato com pequenos textos escritos, que vo desde palavras descontextualizadas pequenas narrativas, geralmente relacionadas ao cotidiano desses alunos, ou em resumo, muitos alunos passam por um processo de aparente letramento, distanciados dos alunos ouvintes, incomunicveis com seus professores e excludos dentro do processo de incluso. Em contrapartida, os professores apesar de sentirem-se constrangidos por no saberem lidar com a situao, muitos por despreparo profissional no conseguem enxergar que por detrs da dificuldade auditiva existe um ser humano com grande potencial, que precisa apenas ser alcanado, tarefa que no fcil, pois preciso estabelecer antes de tudo uma lngua capaz de unir professor e aluno, nessa mediao lngua portuguesa e lngua brasileira de sinais precisam mesclar-se para dar lugar a uma terceira lngua de fato, uma lngua capaz de estabelecer uma relao de significados entre os sujeitos do discurso, professor aluno contexto. Resolvida a questo do modo de comunicao icnica da lngua espao-visual surge tarefa mais complexa, transpor essa significao para o cdigo escrito da lngua portuguesa, pois este que o aluno precisa aprender para estar comunicativamente inserido na sociedade falante como portador de uma lngua verbal escrita, e nesse ponto que o letramento deve acontecer. Alguns talvez possam argumentar que isso acontece quando se leva em conta que alguns desses poucos alunos conseguem realmente escrever palavras descontextualizadas, pequenas narrativas, receitas culinrias, porm o letramento necessrio a esse sujeito o aquele definido por Soares (2006, p. 18 grifo meu)
esse, pois, o sentido que tem letramento, palavra que criamos traduzindo ao p da letra o ingls literacy: letras- do latim littera, e o sufixo mento, que denota reusltado de uma ao (como, por exemplo, em ferimento, resultado da ao de ferir). Letramento , pois, o resultado de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condio que adquire um grupo social ou um individuo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita.

Assim, podemos dizer que o aluno simplesmente exposto a cpia e reescrita ou simples composies textuais, est sendo apenas alfabetizado, que segundo Soares (2006, p. 19) [...] apenas nomeia aquele que apenas aprendeu a ler e a escrever, no aquele que adquiriu o estado ou a condio de quem se apropriou da leitura e da escrita, incorporando as prticas sociais que as demandam. Ajudar o aluno surdo a incorporar essas prticas sociais implica em ajud-lo a conhecer, desenvolver e saber escolher os gneros do discurso escrito em funo das necessidades que o contexto social vai lhe impondo no seu dia-a-dia, pois muitas so as esferas de comunicao e infinitos so os modos de operao desses discursos escritos. S assim, poderemos dizer que a escola pblica est realmente fazendo um trabalho de incluso, por dar ao aluno surdo seno as mesmas possibilidades dos alunos normais, pelo menos procurar aprimorar as metodologias de ensino nesse sentido de domnio comunicativo a partir de uma gama de gneros textuais escritos.

3. A importncia do material didtico: o lugar do livro didtico O livro didtico to criticado por muitos e ao mesmo tempo defendido e utilizado por outros tm sido alvo das polticas pblicas nos ltimos 30 anos, com nfase na dcada de 90, quando o MEC passa a discutir sistematicamente a qualidade do livro escolar. Em 1993, nomeada a primeira comisso encarregada de avaliar as condies dos livros adquiridos e distribudos s escolas pelo governo. A partir de 1997 o MEC passou a publicar o Guia PNLD (Programa Nacional do Livro Didtico) com o objetivo de orientar e ajudar os professores na escolha do livro. inegvel o impacto positivo que esse Guia passou a exercer progressivamente no cenrio educacional brasileiro. preciso ressaltar que os elementos de anlise do PNLD esto calcados nas propostas da LDB (Lei de Diretrizes e Bases para Educao) e nos PCNs (Parmetros Curriculares Nacionais), que defendem o ensino de valor para o cotidiano do aluno, atribuindo dimenso social a educao. Assim, a legislao em vigor precisa estar configurada dentro dos livros didticos, fazendo com esse modelo se concretiza, e que o livro didtico seja realmente um instrumento que venha a contribuir com a formao e integrao do aluno sociedade (SO PAULO, 2002). O livro didtico que surgiu na Grcia Antiga e persistiu por muitos sculos nas formas educacionais em todas as sociedades, passou a circular no ocidente 300 a.C. sob diversas formas. No s considerado um facilitador no ensino e aprendizagem, tambm uma garantia de partilha de experincias culturais humanas julgadas necessrias e da prpria cultura. O livro didtico encerra o saber escolarizado, numa determinada poca, integrando os valores culturais, sociais e polticos. Por isso, segundo Gare (2004, p. 63) importante nos darmos

conta de que o livro didtico o resultado de um longo percurso de mais de 20 sculos na histria da escola e do ensino. O livro didtico surgiu no Brasil nos anos 20, foram as cartilhas, que persistiram por cerca de trs ou quatro dcadas, permanncia essa dos livros no mercado editorial e nas escolas, alterada pelos constantes estudos e esforos pela qualidade do livro didtico. Embora no seja esse o momento apropriado bom ressaltar que os estudos voltados qualidade do livro didtico tm evidenciado tambm o despreparo do professor, problema amplamente discutido e combatido com programas de formao continuada visando o melhor preparo do docente para o exerccio do magistrio. Assim, os livros didticos, segundo Gare (2004, p. 73)

[...] especialmente os livros de Lngua Portuguesa, passaram a ocupar o lugar de responsveis pelo acesso dos alunos considerados pertencentes classes sociais de menor prestgio econmico e cultural, a uma cultura iletrada, povoada de diversidades textuais que circulam em diversos setores da sociedade. No de admirar que os livro didtico de lngua portuguesa passou a ser depositrio de uma variedade de textos, dos quais, muitas vezes, o aluno s ter contato na escola, [...]

As questes que envolvem o processo de melhoria da qualidade do livro didtico so inmeras e merecem ateno, assim, o ponto a ser considerado e problematizado a necessidade do desenvolvimento de um manual didtico, capaz de suprir as necessidades comunicativas do aluno com DA, sem faz-lo passar pelo constrangimento de ter um material muito diferente dos outros colegas da sala, realizando uma incluso mais prxima do ideal, por aproximar esses alunos do cotidiano escolar e do mundo extra-classe, pelo contato com a possibilidade de leitura e principalmente escrita de textos de gneros diversos.

4. O que est disponvel at o momento O acesso a alguns materiais direcionados ao professor da escola pblica, como subsdios em sala de aula, s est praticamente disponvel no ambiente virtual. Tal constatao foi possvel em funo da minha busca por subsdios capazes de impulsionar minha pesquisa nesse segmento da educao, note, retomando o que disse no incio desse artigo, mencionei ter tido um aluno surdo em sala, ressaltando ainda que nenhum material diferenciado, capacitao ou orientao de qualquer espcie foi promovida naquela situao, embora eu tenha buscado. Mesmo hoje, em outra escola da mesma cidade, o panorama no mudou, apesar de ter uma aluna com problemas auditivos durante o ano letivo de 2007 e que no conhece bem a LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais), no me foi em nenhum momento

oferecido suporte para um trabalho diferenciado com esta aluna, o que deveria ter partido da coordenao quando da introduo da aluna na turma. Portanto, acredito que dessa forma, muitos outros professores nem ao menos tm conhecimento do que est disponvel na escola ou nos sites educacionais, em funo das prprias dificuldades em acessar esses materiais. Na tentativa de motivar o aprendizado do aluno surdo, esses mtodos ou sugestes quando encontrados e acessados pelo o professor ouvinte, que se v confrontado com a rdua tarefa de ensinar lngua portuguesa a um aluno surdo, fruto do processo de incluso em sala de aula, no funcionam, pois aparecem como receitas prontas que tentam subsidiar o professor que muitas vezes nem mesmo conhece a Lngua Brasileira de Sinais, portanto tirando at mesmo pouco proveito do que est ao seu alcance. Nessa busca por materiais encontrei alguns volumes publicados no site do MEC, por exemplo, sem tirar o mrito e sim destacar a qualidade e a importncia do trabalho de alguns lingistas e educadores, encontrei o trabalho de Ronice Muller de Quadros e Magali L. P. Schmiedt (2006), que, trazem em seu livro Ideias para ensinar portugus em sala de aula, questes tericas muito relevantes para a compreenso das dificuldades de aprendizagem do aluno surdo, questes sobre o bilingismo, que a forma encarada por esses estudiosos sobre a aprendizagem da lngua portuguesa, pelo aluno portador de LIBRAS e na parte final, sugestes de como fazer um trabalho de alfabetizao do aluno surdo nas sries iniciais. At a presente data, no localizei materiais destinados ao ensino do aluno surdo em outras sries, ou mesmo para o ensino mdio, o que refora ainda mais a discusso sobre a possibilidade de criar projetos capazes de pensar o ensino do aluno surdo em outros nveis de formao na escola pblica. importante ressaltar que mesmo que se consiga chegar a essa situao ideal de ensino e aprendizagem do aluno surdo, poderemos ter um aluno surdo com pleno conhecimento e habilidade no portugus pelo menos escrito -, ainda sim demorar algum tempo at que esses que comearam a receber essa educao cheguem aos nveis mais altos. Nesse nterim, outras discusses podero ser abarcadas, por exemplo: como ficariam os surdos, relegados a prpria sorte porque no receberam essa educao l atrs? Nem todos os alunos surdos vo optar pelo bilinguismo, alguns certamente tero o portugus como segunda lngua, como preparar esses alunos para uma competncia do texto escrito em Lngua Portuguesa, pois, ainda sim, para esses a educao dever ser diferenciada, como de qualquer aprendiz de segunda lngua. So questes escrutinadoras, pois sabemos que no se pode restringir o direito desse sujeito de escolher sua lngua materna.

O problema maior talvez seja pensar em metodologias capazes de preparar esses alunos para, por exemplo, a composio de uma monografia na faculdade, dada as suas dificuldades de ser um gnero acadmico dissertativo, que tem como pressupostos tericos toda uma bagagem de conhecimento da Lngua Portuguesa, principalmente em seus aspectos formais. Um lingista que pode contribuir para a compreenso do que est envolvido no uso da linguagem referente ao aspecto de produo de textos escritos Jean Paul Bronckart. Conforme Bronckart (2003, p. 13) [...] As condutas verbais so concebidas, portanto, como formas de ao (da o termo ao de linguagem), ao mesmo tempo especificas (dado que so semiticas) e em interdependncia com as aes no verbais (non langagires). O autor concebe a linguagem como produto da socializao, o que nos parece mais importante no momento ao se pretender problematizar os modos de ensino da Lngua Portuguesa verbal escrito ao sujeito surdo portador da Lngua de Sinais. Ou seja, a lngua portuguesa aprendida como segunda lngua, pelo surdo, apenas em ambientes de socializao e fora da idade crtica de aquisio, assim, mais significativo entendermos no apenas o funcionamento interno, mas tambm externo da aquisio dessa lngua pelo sujeito surdo. Dados externos sero mais elucidativos que dados internos na atuao do professor de alunos surdos na aprendizagem formal destes. Por isso no suficiente dar ao professor apenas um curso bsico da Lngua de Sinais Brasileira, como vem acontecendo, ainda que no se deva tirar o valor dessa iniciativa, mas importante preparar de fato o professor para entender como acontece a interao dentro de grupos surdos, afinal, como j foi explicitado, trata-se de uma Lngua que carrega a identidade de um sujeito que se relaciona a um grupo. E ainda, que um aluno chegue a escola sem o conhecimento da Lngua de Sinais, precisar aprender a Lngua e aprender a us-la fora do espao escolar, como acontece com qualquer outro idioma. Portanto, com materiais mais apropriados, professores melhores formados, tanto no que tange a LIBRAS como a prpria Lngua Portuguesa, a imerso do aluno surdo como falante de LIBRAS e produtor de texto em Lngua Portuguesa poder se dar de maneira mais natural, sem submeter o surdo ao constrangimento de claudicar em uma das duas lnguas de forma brutal. Ao apropriar-se das formas de comunicao que permeiam o universo dos falantes ouvintes, o surdo passar a criar sua identidade comunicativa, e dentro desta agregar valores que o faro um produtor em lugar social, consciente de sua finalidade de comunicao, conhecedor do estatuto social dos participantes do discurso em questo, conhecedor dos aspectos materiais de produo ancorados numa situao de produo, expondo mais que um

texto, mas toda uma marca que pode dar pistas de como o locutor (surdo) percebe e compreende seu destinatrio e o mundo a sua volta. Quando tratamos da necessidade de formar o aluno surdo como competente no seu discurso escrito, reporto-me aqui a definio de Bakhtin (1992) para estilo, Faraco (2006, p. 40) quando diz que [...] o escritor , ento, a pessoa capaz de trabalhar em sua linguagem enquanto permanece fora dessa linguagem, avanando nos estudos do autor, verificaremos que o escritor se deixar conhecer por um estilo, esse estilo para Bakhtin est vinculado a unidades temticas, dependendo tambm das relaes existentes entre os parceiros do discurso, ou seja, ouvinte, leitor e outros, real ou presumido, no entanto, esse estilo se renova e se adapta dentro de diferentes gneros, da a necessidade de conhecer o entender o funcionamento dos mesmos pelo aluno surdo. Como articular mecanismos que possibilitem a esses alunos da incluso educacional que vivemos a no serem excludos de tantas esferas comunicativas? Nos ltimos meses um grande salto em relao formao de professores conhecedores da LIBRAS foi dado, as licenciaturas devero incluir na grade curricular a LIBRAS como disciplina obrigatria, mas o que fazer enquanto essa formao no chega a todos os alunos surdos espalhados por inmeras escolas pblicas pelo Brasil? A resposta a esta questo pode residir no fato de no s pensarmos em ensinar LIBRAS como uma segunda lngua tambm ao professor, e como meio nico capaz de resolver as questes envolvidas no letramento desses alunos, mas de pensarmos LIBRAS como uma lngua espao-visual que precisa ser construda e amparada por materiais que ajudem o aluno surdo a construir um significado de mundo to prximo do ideal, quanto o disponibilizado pelas lnguas orais. Nesse sentido difcil pensar a LIBRAS como uma segunda lngua que deve ser sobreposta a Lngua Portuguesa, pois a relao que se estabelece de que uma se complementa na outra, ou seja, um sujeito surdo pode conseguir pleno domnio comunicativo no que tange o uso da LIBRAS enquanto forma de falar, mas s conseguir o domnio comunicativo escrito, se amparado pela Lngua Portuguesa. O aluno surdo no poder se fechar na LIBRAS em todas as suas modalidades, pois est inserido em uma sociedade que ainda privilegia e exige o conhecimento e domnio da lngua portuguesas escrita. Ou seja, a LIBRAS apenas meio lngua oficial. J que no domnio escrito os sujeitos so obrigados a se adaptar a Lngua Portuguesa, ainda que hipoteticamente poderamos, sim, ter uma cultura surda escrita como temos de culturas indgenas, o que nos leva a outra questo: Tal cultura seria produtiva ao surdo num mundo de ouvintes? Concluindo, um sujeito surdo s poder ser denominado ser comunicativo dentro de

uma comunidade falante que l e fala se conseguir se expressar no mbito espao-visual e escrito, unindo conseqentemente as duas lnguas. Fazer um trabalho que procure construir materiais didticos capazes de levar esses alunos ao domnio comunicativo, ainda que este seja composto pela unio de duas lnguas, que outra discusso que precisa ser feita, pode ser muito enriquecedor se pensado na perspectiva dos gneros textuais escritos em Lngua Portuguesa. Quanto aos gneros orais formais pblicos em Lngua Portuguesa, podem ser pensados na prpria Lngua de Sinais, cabendo aqui uma discusso sobre a posio e qualificao do interprete, quando da presena de um interlocutor ouvinte. Um gnero como a Monografia, por exemplo, pode at ser esboado pelo surdo no processo de formao superior, mas no ganha autonomia e credibilidade at que revisto, interpretado e reestruturado por um intrprete, temos outra discusso a da autoria do texto, e aqui caberia as colocaes de Bakhtin sobre as questes que envolvem o autor, portanto, quanto melhor preparado o surdo na modalidade escrita, tanto melhor ser a produo de um gnero mais complexo, exigindo em menor grau a interferncia do interprete (cf. BRAIT, 2006). Pensar num ensino pautado nos gneros pode servir de ponto de partida para prticas de letramento mais eficientes, pois quando se pretende que o surdo seja inserido num mundo de ouvintes, onde ele faz parte de uma minoria, possvel disponibilizar uma gama de gneros que podem auxili-lo a comunicar-se em diferentes esferas de comunicao. Muitas so as questes que podem ser levantadas num trabalho como esse, por exemplo, ao pensarmos na aquisio da linguagem no ensino fundamental, como formatar um material que se aproxime dos atuais livros didticos oferecidos aos alunos ouvintes, a fim de que o professor no seja forado a deixar o aluno surdo de lado, por falta de material adequado? Muitas vezes os professores tm reclamado de que no sabem o que fazer diante de alunos DA, claro que a falta de conhecimento da lngua de sinais um agravante, enquanto o interprete no est disponvel a todas as escolas da rede, como formatar um material capaz de ser um intermedirio entre professor e aluno, j que o LD deve funcionar neste caso como suporte de transposio de conhecimentos, que poder ser conhecido ou no do professor? Como elaborar um currculo capaz de eleger os gneros mais importantes ao domnio comunicativo do DA, pois pelos materiais encontrados o surdo no visto como algum capaz de usar muitos dos gneros necessrios, por exemplo, na sua formao superior, ento porque no pensar em algumas estratgias e metodologias possveis como:

(a) Seria o caso de incluir em um material didtico uma seqncia de gneros capazes de desenvolver as estruturas dissertativas, como necessrio nos estudos do ensino superior, afinal, no possvel olhar para o aluno da escola bsica, como algum que no pode chegar a nveis mis elevados de ensino. (b) Uma outra considerao a ser feita a constatao de que o surdo que introduzido ao uso do computador como elemento de comunicao, consegue o domnio de gneros virtuais como o Chat, o MSN, o e-mail, que em primeira instncia podem servir de grande ajuda para a formao de mtodos de ensino dentro da modalidade escrita da Lngua Portuguesa. (c) Letramento digital: num ensino a distncia baseado na comparao estrutural da lngua de sinais e a lngua portuguesa, onde o aluno possa refletir na sua prpria aprendizagem e construir algum conhecimento textual? Essas so apenas algumas das muitas questes que esto implcitas numa discusso do ensino da linguagem atravs dos gneros, hoje uma gama imensa de trabalhos sobre diversas questes relacionadas aos gneros povoam as academias, discutindo inclusive a excelncia do material didtico, como o caso da equipe que analisa o material didtico disponibilizado e indicado pelo PNLD-MEC. Existe ainda uma grande preocupao em conscientizar os docentes que o ensino atravs dos gneros pode ser muito mais eficaz ao final da vida escolar do aluno ouvinte e normal, lhe garantido um domnio comunicativo em diversas esferas de comunicao, principalmente aqueles gneros diretamente relacionados ao mercado de trabalho. O que dizer ento do aluno surdo, por que no pensar uma mesma metodologia de ensino.

5. Concluso Desta forma, conclui-se que uma discusso muito produtiva surge destas questes, que buscam problematizar os mtodos utilizados no ensino da Lngua Portuguesa ao aluno surdo, em especial o enunciado verbal escrito. A busca pela excelncia da educao e a necessidade de incluir alunos com necessidades especiais tm sido pauta de muitos discursos educacionais, preciso, portanto, refletir na qualidade do que oferecido, olhando para o surdo e vendo mais do que algum que tm o direito de estar na escola, mas como algum capaz de fazer diferena na sociedade em que vive, por poder compartilhar conhecimentos e experincias atravs das mltiplas possibilidades da Lngua de Sinais atrelada Lngua Portuguesa.

6. Referncias bibliogrficas BAKHTIN, M. Os gneros do discurso. In: ______. Esttica da criao verbal. Traduo de Maria Ermantina Galvo Gomes Pereira. So Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326. BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 3. ed. So Paulo: Contexto, 2006. BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo scio-discursivo. Traduo de Anna Raquel Machado e Pricles Cunha. So Paulo: EDUC, 2003. CHOMSKY, N. Linguagem e pensamento. Rio de Janeiro: Vozes, 1971. FARACO, C. A. Autor e autoria: o autor-criador em nova chave conceitual. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 3. ed. So Paulo: Contexto, 2006. p. 40-42. GARE, R. M. R. Os gneros da esfera miditica no livro didtico de lngua portuguesa do ensino fundamental. 2004. 198 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Programa de Estudos Ps-Graduados em Educao, Universidade So Francisco, Itatiba. KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. 2. ed. Campinas: Pontes, 1989a. ______. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2. ed. Campinas: Pontes, 1989b. ______. Modelos de letramento e as prticas de alfabetizao na escola. In: ______. (Org.). Os significados do letramento: reflexes sobre a prtica social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 15-61. ORLANDI, E. O que lingstica. 1. ed.; 9. reimpr. So Paulo: Editora Brasiliense, 1986. QUADROS, R. M. de; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar portugus para alunos surdos. Braslia: MEC/SEESP, 2006. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas. Programa de Capacitao em Educao. Mdulo 2. So Paulo: SE/CENP, 2002. SOARES, M. Letramento: um tema em trs gneros. 2. ed.; 11. reimpr. Belo Horizonte: Autntica, 2006.

You might also like