You are on page 1of 14

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

Minicurso: Introduo a Construes e Conceitos de Geometria Analtica a partir do Software Winplot numa Perspectiva 3D
Glelson Pereira Marques1 glelsonmarques@yahoo.com.br

Mdulo I: Processos de introduo


1 - passo: abra a janela inicial do Winplot. 2 - passo: selecione a ferramenta: Janela 3-dim ou pressione a tecla de atalho F3. Observe que abriu uma janela denominada semnome1.wp3. Analise-a, pois ela ser nossa rea de trabalho em 3D. Atividade 01: Plote o ponto . Para isso siga os seguintes comandos:

1 - Selecione no menu principal Equao Ponto Cartesiano; 2 - Digite na caixa de dilogo que apareceu denominada ponto {

(OBS.: A tecla Tab serve para percorrer as caixas de edio da janela em uso)

Escreva o tamanho do ponto que deseja construir, por exemplo, tamanho do ponto 2. Selecione o tpico: slido. Escolha na opo cor a cor desejada para o ponto e clique em ok. a) Observe que o ponto est construdo em sua janela grfico e tambm que apareceu automaticamente a caixa de dilogo inventrio ela surge quando a primeira construo concluda e permite que se inspecione e edite2 exemplos existentes, bem como outras modificaes e construes. Analise suas caractersticas e funcionalidades. b) Selecione3 a expresso correspondente ao ponto , clique no boto nome e o nomeie de . Clique em ok e veja como ficou expresso o ponto no inventrio.

Professor Substituto do curso de Licenciatura em Matemtica da Universidade Federal do Tocantins UFT, campus de Araguana. Graduado em Licenciatura em Matemtica pela mesma instituio. 2 Ainda no possvel selecionar para eventuais edies um objeto matemtico construdo na janela grfica (ponto, segmento, reta, plano etc), essa operao s possvel usando a caixa de dilogo inventrio. Donde constam algebricamente as informaes dos objetos construdos no grfico. Qualquer modificao dos dados nessa janela modificar o grfico. Portanto, quando falarmos selecione um exemplo ou item construdo, por exemplo, um ponto, significa acesse o inventrio e o selecione (clicando com o boto esquerdo do mouse na expresso algbrica do ponto). Em caso de fechamento, o inventrio pode ser acessado a partir do menu principal Equao Inventrio ou pelas teclas de atalho Ctrl+ I. 3 Para selecionar um item existente no inventrio clique sobre ele com o boto esquerdo do mouse. Para selecionar mais de um item do inventrio pressione e segure a tecla Ctrl e clique nos exemplos que deseja marcar com o boto esquerdo do mouse, ou selecione um item e pressione ao mesmo tempo Shift e as setas do teclado (subir) ou (descer) para percorrer selecionando os demais itens.
1

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

c) Selecione novamente o ponto, clique no boto editar e mude sua forma de slido para circular, marque a opo ncoras e escreva na caixa de dilogo correspondente xyz. Clique em ok e observe como ficou plotado o ponto na janela grfica. d) Agora repita os passos do item anterior e em ncoras experimente escrever /xyz, x/yz ou outras combinaes, investigando o que acontece graficamente. e) Como o Winplot ainda no dispe de uma ferramenta voltar, a partir da janela inventrio edite novamente o ponto para slido4. f) Na barra de menus principal clique em Mouse Texto, depois clique com o boto direito do mouse na janela grfica observe que apareceu a janela editar texto, escreva no primeiro campo o texto (letra) , marque a opo outro, no campo direito selecione as coordenadas do ponto , marque a caixa correspondente a fundo opaco e clique em ok. Veja que o texto digitado encontra-se no grfico, clique sobre ele com o boto esquerdo do mouse e o arraste para as proximidades do ponto. g) Movimente o grfico verificando a relao entre o ponto e o texto . Para isso, pressione as setas do teclado observando a orientao que elas do ao movimento. Use tambm as teclas de atalho PgUp, PgDn e Home, veja o que elas fazem com o seu desenho grfico, depois responda: Em que octante5 o ponto est localizado?

Atividade 02: Plote os pontos

)e

OBS.: Como j fizemos a construo grfica de um exemplo (neste caso o ponto ), o qual est expresso no inventrio, a partir dele podemos criar outro(s) exemplo(s) de maneira ainda mais prtica. Para isso siga os seguintes passos: 1 - Acesse o inventrio; 2 - Selecione a expresso do ponto j criado e clique no boto dupl isto duplicar, e crie (um por vez) os novos pontos propostos. Veja que essa ferramenta possibilita criar um exemplo similar, sem alterar o original. a) Na caixa de dialogo inventrio, selecione a expresso correspondente ao ponto , clique no boto nome e o nomeie de . Nomeie tambm o ponto . b) Movimente o grfico pressionando as setas do teclado e observe a orientao que elas do ao movimento. Use tambm as teclas de atalho PgUp, PgDn e Home e observe o que elas fazem com o seu desenho grfico.
4

Trabalharemos com a plotagem de pontos sempre na forma slida, pois isso facilitar a visualizao de atividades posteriores. 5 A ideia de octantes ser mais bem discutida na atividade 03.

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

c) Em qual octante ou eixo os pontos

esto localizados? _______________________

d) Na caixa de dialogo inventrio, selecione os pontos plotados e exclua-os clicando no boto correspondente apagar. Lembrando: J conhecemos duas maneiras de plotagem de pontos, uma acessando o menu principal Equao Ponto Cartesiano, e outra a partir do boto dupl (duplicar) usando a expresso de um ponto (j criado) listado na caixa de dilogo inventrio. Atividade 03: Plote os pontos , e /xyz. , , , , , , selecionando a opo ncoras e escrevendo

OBS.: Usaremos agora uma terceira maneira de plotagem de pontos, mais utilizada quando queremos plotar uma sequncia de pontos copiados de um documento. Para isso siga os seguintes passos: 1 - Selecione no nemu principal Equao Ponto Lista; 2 - Na caixa de dilogo que apareceu denominada pontos [semnome1.wp3], selecione ncoras e escreva /xyz, deixe marcada a opo colar e digite em um dos campos x, y ou z as coordenadas dos pontos , , , , , , e separadas apenas por vrgula, depois selecione todas as coordenadas digitadas e copie-as usando as teclas de atalho Ctrl+ C ou o mouse 6. Clique em plotar. a) Utilizando os botes nome e editar da janela inventrio - nomeie e mude a cor dos pontos a seu critrio. b) Que objeto (figura) formou-se? Quantas e como so as suas faces?

c) Discuta e responda: Em qual octante7 est localizado cada ponto?

Como a ferramenta Lista nos permite duas opes de plotagem de pontos colar e lista, sabendo que a primeira feita para plotagem de pontos que foram copiados de um documento e colados em um dos campos das coordenadas, esse processo (no texto sublinhado) far com que o software reconhea os pontos como se eles tivessem sido colados de um documento e permitir a plotagem dos mesmos. Esse artifcio s necessrio nos casos em que temos que digitar as coordenadas dos pontos. A Segunda opo de plotagem ( lista) trabalhada na atividade 04. 7 Embora as atividades com Plano no estejam neste mdulo, indica-se, principalmente para os professores que usarem este material, construrem os planos ortogonais auxiliares a visualizao e explicitao dos octantes , e .
6

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

d) Investigue se existe alguma ferramenta no Winplot que calcule a distncia entre pontos, e responda: Qual a distncia do ponto aos pontos e ?

e) Em inventrio selecione todos os exemplos (neste caso os pontos), e clique no boto grfico. Olhe para a janela grfica e para o inventrio e veja o que aconteceu. Repita esse processo. Depois faa o mesmo, porm clicando no boto equao. f) **Clique em Arquivo Salvar como ou pressione as teclas de atalho correspondentes a esta operao Ctrl +Shift +S, selecione a pasta minicurso e salve seu grfico como atividade 03. Depois abra um novo arquivo, para isso clique em Arquivo Novo. Atividade 04: Construa cinco pontos dados s coordenadas x = 2, y =2, z = a. 1 - Selecione no nemu principal Equao Ponto Lista 2 - Na caixa de dilogo que apareceu denominada pontos [semnome1.wp3] marque a opo lista, selecione o parmetro A e um intervalo, por exemplo, de -2 a 2. Digite nos campos x, y e z os valores correspondentes e clique em plotar. a) Analise e discuta essa funcionalidade e abra um novo arquivo. No necessrio salvar esta atividade. Atividade 05: Construa um segmento de extremos e .

1- Clique no menu principal Equao selecione a ferramenta Segmento e digite na caixa de edio que apareceu denominada segmento (a, b, c) a (d, e, f): { {

2 - Escreva a espessura da linha do segmento que deseja construir, por exemplo, espessura da linha 2. Escolha na opo cor a cor desejada para o segmento e clique em ok. a) Veja que o segmento est construdo em sua janela grfica e tambm que os eixos coordenados desapareceram. Geralmente isso acontece quando o primeiro exemplo construdo diferente de um ponto. Para visualiz-los novamente, basta pressionar ao mesmo tempo as teclas de atalho Ctrl +E (ou selecionar o menu principal ver eixos). b) Para visualizar graficamente os extremos do segmento, plote os pontos correspondentes as extremidades, no caso e .

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

c) Na caixa de dilogo inventrio clique no boto nome e nomeie o segmento de 8. Depois analise o seu grfico. Atividade 06: Construa agora o segmento orientado de extremos e . Como j fizemos a construo grfica de um segmento, o qual est expresso no inventrio, assim como fizemos nas atividades relacionadas a ponto. Basta seguir os seguintes comandos: 1- Acesse o inventrio, selecione o segmento j criado e clique no boto dupl isto duplicar. E na janela segmento (a, b, c) a (d, e, f) crie o novo segmento proposto mudando-lhe a cor (lembre-se que esse processo no altera o exemplo original).

2 - Escreva a espessura da linha do segmento que deseja construir, por exemplo, espessura da linha 2. Nos campos correspondentes a seta - selecione p1 ou p2. Escolha na opo cor a cor desejada para o segmento e clique em ok. a) Na caixa de dilogo inventrio clique no boto nome e o nomeie de . b) Considerando seu conhecimento, o desenho grfico, e observando como esto expressas essas construes na caixa de dilogo inventrio, responda: Qual dos segmentos construdos considerado um vetor? Justifique sua resposta.

c) Quais so o sentido e o mdulo do vetor construdo? Verifique se o Winplot disponibiliza alguma ferramenta para calcular o mdulo de um vetor.

d) Com base nas investigaes propostas nesta atividade, como podemos construir um vetor utilizando o software Winplot?

e) **Clique em Arquivo Salvar como ou pressione as teclas de atalho correspondentes a esta operao Ctrl +Shift +S, selecione a pasta minicurso e salve seu grfico como atividade 06. Depois abra um novo arquivo, para isso clique em Arquivo Novo.
8

Supondo praticidade, nomearemos no inventrio os segmentos assim como os vetores sem usar as nfases indicativas de segmento e vetor ( e ), dado que no inventrio essas indicaes ficam expressas entre os extremos dos segmentos e dos vetores construdos.

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

Retomando: O outro comando para construir um segmento no Winplot : clicar no menu principal Equao Segmento e digitar na caixa de edio que aparecer denominada segmento (a, b, c) a (d, e, f) as coordenadas dos pontos correspondentes aos extemos. Atividade 07: Plote os pontos , e .

a) Na caixa de dilogo inventrio selecione um ponto por vez, clique no boto nome e os nomeie respectivamente de , e . b) Construa os segmentos , , e um terceiro de extremos e . Na caixa de dilogo inventrio clique no boto editar e mude a cor e a espessura de cada segmento, e responda: Que figura formou-se? Quais so as suas medidas?9 Justifique sua resposta sempre que possvel.

c) Ainda no inventrio selecione um segmento por vez, clique no boto editar e transformeos em vetores (oriente-os a seu critrio). Com isso, responda: Qual a orientao, o sentido e o mdulo dos vetores construdos?

d) Eles so paralelos, ortogonais, colineares ou no colineares, coplanares ou no coplanares? Justifique sua resposta.

e) **Clique em Arquivo Salvar como ou pressione as teclas de atalho correspondentes a esta operao Ctrl +Shift +S, selecione a pasta minicurso e salve sua construo como atividade 07. Depois abra um novo arquivo, para isso clique em Arquivo Novo. Atividade 08: Em uma nova janela grfica construa e nomeie os seguintes vetores: de extremos e , o vetor e o vetor . a) Qual a relao entre esses vetores, eles so iguais paralelos ou ortogonais? Justifique sua resposta.

Nessa atividade tambm podem ser feitas outras perguntas, mais relacionadas a Geometria Plana, sobre, por exemplo, demais caractersticas e rea da figura formada.

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

b) A partir do inventrio selecione o vetor , clique no boto dupl adicione uma unidade em cada coordenada, e analisando o grfico descreva o que acontece ao efetuarmos essa operao.

c) Construa agora um vetor paralelo ao vetor

e descreva seu raciocnio.

d) Plote os pontos e construa dois vetores paralelos a Descreva seu raciocnio.

. Usando as ferramentas disponveis no Winplot, um com origem em e outro com extremo em .

e) O que acontece se multiplicarmos o vetor

por um escalar?

f) **Clique em Arquivo Salvar como ou pressione as teclas de atalho correspondentes a esta operao Ctrl+ Shift+ S, selecione a pasta minicurso e salve seu grfico como atividade 08. Abra um novo arquivo. Atividade 09: Construa o vetor ( ) e responda: qual o primeiro valor de a

que o software considera para desenhar o vetor ?

a) No menu principal Anim correspondente a animao, selecione individuais A. Veja que apareceu uma nova janela denominada valor corrente de A. Clique com o boto esquerdo do mouse na barra de rolagem que ela dispe e movimente-a lentamente vendo o que acontece na janela grfica. b) O que podemos dizer sobre a relao entre essa janela e o vetor matemticos por que esse movimento possvel? ? Em termos

c) Encontre (por meio do software ou de clculos) para que valor de ao vetor = (-1, 1, 2). Calcule o mdulo desses vetores.

o vetor

igual

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

d) Para quais valores de

o vetor

maior que o vetor ? Para visualizar esse valor ( ) e movimente o valor ( ) e

atravs do Winplot construa o vetor auxiliar

corrente de A. Responda tambm qual a relao entre ( )?

e) Para quais valores de

o vetor

menor que o vetor ?

f) Construa agora um vetor paralelo a . Nomeie-o de //u. ___________________________ g) *Clique em Arquivo Salvar como ou pressione as teclas de atalho correspondentes a essa operao Ctrl+ Shift+ S, selecione a pasta minicurso e salve sua construo como atividade 09.

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

Mdulo II: construindo e investigando a reta


Atividade 01: Uma reta que passa pelo ponto , tem a seguinte equao vetorial graficamente, para isso siga os seguintes passos: com a direo do vetor . Construa-a

1 - Determine o valor de x, y e z: 2 - Selecione no menu principal Equao Curva; 3 - Digite na caixa de dilogo que apareceu denominada curva x(t), y(t), z(t), as coordenadas: { Veja que para construir a reta (dada na forma vetorial) a partir do Winplot, preciso fazer alguns clculos usando a condio de igualdade da equao dada, o que nos forneceu um conjunto de equaes, a essas equaes chamamos equaes paramtricas da reta .

Altere a espessura da linha para 2. Escolha na opo cor a cor desejada para a reta, e clique em ok. h) Observe que a reta est construda na janela grfica. Clique na janela grfica e use Ctrl +E pra visualizar os eixos coordenados. i) Veja tambm que na caixa de dilogo inventrio a reta fica listada na forma vetorial , que equivalente a equao . Selecione-a e a partir do boto nome a nomeie de . Movimente o grfico usando as setas do teclado, as teclas de atalho PgUp, PgDn e Home e analise a reta. e o vetor . A partir do boto nome, os nomeie respectivamente de

j)

k) Construa o ponto e . l)

Qual a relao entre o vetor e a reta? Como podemos chamar o vetor ?

m) Discuta e responda: como podemos encontrar pontos pertencentes reta ? Encontre e plote um ponto qualquer pertencente a ela e o nomeie de .

n) Dado um nmero real , multiplique

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

o) Construa o vetor dando-lhe uma cor qualquer. Selecione o menu Anim Individuais , clique com o boto esquerdo do mouse na barra de rolagem da caixa de dilogo que apareceu denominada valor corrente de , movimente-a lentamente olhando para a janela grfica e para a janela em uso, observe o que acontece e responda: Qual a relao entre os vetores e ?

p) De acordo com a animao anterior podemos afirmar que um vetor mltiplo de diretor de ? Por qu?

q) Construa o vetor de extremos e ?

e responda: Qual a relao entre

r)

Podemos dizer que tambm diretor da reta ? E os seus mltiplos? Por qu?

s)

**Clique em Arquivo Salvar como ou pressione as teclas de atalho correspondentes a essa operao Ctrl +Shift +S. Selecione a pasta minicurso e salve seu grfico como atividade 01. Depois abra um novo arquivo, para isso clique em Arquivo Novo.

Atividade 02: Construa a reta dada pelas equaes paramtricas {

a) A partir do inventrio nomeie-a de s. b) Determine com o software para qual valor de (Use a ferramenta Anim individuais B). o vetor diretor de s?

c) A partir do Winplot possvel determinar para qual valor de o ponto pertence a s? Se possvel determine-o. Para ambos os casos justifique sua resposta.

d) **Clique em Arquivo Salvar como ou pressione as teclas de atalho correspondentes a essa operao Ctrl +Shift +S, selecione a pasta minicurso e salve seu grfico como atividade 03. Abra um novo arquivo, para isso clique em Arquivo Novo.

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

Atividade 04: Dada a reta

e a reta

, determine se elas so

coplanares paralelas, coplanares concorrentes ou ortogonais. Justifique sua resposta.

Desafios propostos
1. 2. 3. 4. Construa uma reta paralela ao eixo y. Construa duas retas coplanares paralelas. Construa duas retas coplanares concorrentes. Construa duas retas perpendiculares.

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

Mdulo III: construindo e investigando o plano


Atividade 01: Seja o ponto pertencente a um plano H10 e = (0, 0, 2 ) um vetor normal a esse plano dado pela equao geral . Construa o plano H, para isso siga os seguintes comandos: 1 - Selecione no menu principal Equao Plano 2 - Na caixa de dilogo que apareceu denominada a(x-k)+b(y-m)+c(z-n)=0, digite: { Veja que nos campos correspondentes , e escrevem-se as coordenadas do vetor normal ao plano H. Neste caso o vetor .

No campo correspondente a (k, m, n) escreva as coordenadas do ponto pertencente ao plano H. Selecione no boto cor a cor desejada para o plano, por exemplo, a cor vermelha e clique em OK. a) Na janela inventrio selecione a equao do plano, clique no boto nome, e o nomeie de H. b) Plote o ponto , e na janela inventrio selecione a equao do ponto, clique no boto nome, e o nomeie de . c) Construa agora o vetor = (0, 0, 2) normal ao plano H, e o nomeie de . d) Construa o vetor de extremos e Qual a relao entre o vetor e o plano H? , nomeie-o de , e responda:

e) Qual a relao entre os vetores e ?

f) De acordo com as respostas dadas anteriormente, fale o que um vetor normal a um plano?

g) Construa o vetor de extremos h) Qual a relao entre e ? E entre e ?


10

, e o nomeie de .

Supondo praticidade, usaremos as letras H, I, J e L para nomear os planos construdos ao invs das letras gregas , , etc. J que o teclado do computador no dispe dessas teclas.

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

i) Podemos dizer que tambm um vetor normal ao plano H? Justifique sua resposta.

j) Os vetores normais ao plano H so paralelos ou concorrentes entre si? Quantos vetores normais ao plano H existem?

Atividade 02: Construa o plano que contm o ponto e tem como vetor normal os vetores de coordenadas , e o nomeie de H. Depois construa o plano que contm o ponto e o mesmo vetor normal do plano H, nomeie-o de J. OBS.: preciso observar como so os vetores do tipo construir graficamente o plano a partir do Winplot. a) Qual a relao entre os planos H e J? Justifique sua resposta. e escolher um deles para

b) Os pontos

)e

pertencem a algum dos planos construdos?

c) Construa o ponto valor de o ponto

e responda para qual valor de o ponto . Para qual J. Descreva como fez para descobrir estes valores.

Atividade 03: Construa um plano qualquer I que tenha como vetor normal um dos vetores diretores da reta { Para tanto,

1 - Construa a reta r, determine um de seus vetores diretores e construa-o graficamente. 2 - Escolha um ponto qualquer. 3 - Construa o plano usando as coordenadas do vetor encontrado e do ponto escolhido. a) O que acontece se escolhermos outros pontos para construir o plano?

IX Semana Acadmica de Matemtica A Matemtica Sob Diferentes Olhares: teoria, educao e aplicao

Desafios propostos
1. Construa o plano . 2. Construa o plano . 3. Construa o plano . Depois construa um plano paralelo e outro perpendicular a ele. 4. Desenhe o plano que contem os vetores e

REFERNCIAS SILVA, Sgenes G. P. da; RIBEIRO, Igor S. Manual do Winplot. CEFET-BA, Eunpolis, 2008. WINTERLE, P. Vetores e Geometria Analtica. So Paulo: Makron Books, 2000. Pginas acessadas: ARAJO, Carlos Csar de. Matemtica para Gregos <http://www.gregosetroianos.mat.br>. Acesso 06 de maio de 2011. & Troianos. Em: em:

DicWeb-Dicionrio de Informtica Online. Disponvel <http://www.dicweb.com/index.htm>. Acessado de 13 a 20 de fevereiro de 2012. Em: <http://math.exeter.edu/rparris/>. Acesso em 25 de setembro de 2011.

Peanut Software. Em: <http://math.exeter.edu/rparris/peanut/wppr32z.exe>. Acesso em 25 de setembro de 2011. SOUZA, Srgio de Albuquerque. Usando o Winplot, da Escola Universidade. (Em desenvolvimento). Disponvel em: <http://www.mat.ufpb.br/~sergio/winplot/usandoowinplot.pdf >. Acessado em 06 de maio de 2011.

You might also like