You are on page 1of 2

Emerson Castelo Branco Direito Penal

Mega Curso de Resoluo de Questes de Direito Penal

Crime consumado e crime tentado

21. (TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAU 2009 FCC) Tentativa perfeita aquela em que: a) o agente realiza toda a fase de execuo e o resultado no ocorre por circunstncias alheias sua vontade. b) o agente desiste de prosseguir na execuo. c) o agente, apesar de realizada toda a fase de execuo, impede que o resultadose produza. d) h interrupo da fase de execuo por circunstncias alheias vontade do agente. e) h absoluta impropriedade do objeto. 22. (JUIZ DE DIREITO PIAU 2007 CESPE/UNB) Quanto punibilidade da tentativa, o Cdigo Penal adotou a teoria objetiva temperada, segundo a qual a pena para a tentativa deve ser, salvo expressas excees, menor que a pena prevista para o crime consumado. 23. (AGENTE DA POLCIA FEDERAL 2004 PROVA AZUL CESPE/UNB) Marcelo, com inteno de matar, efetuou trs tiros em direo a Rogrio. No entanto, acertou apenas um deles. Logo em seguida, um policial que passava pelo local levou Rogrio ao hospital, salvando-o da morte. Nessa situao, o crime praticado por Marcelo foi tentado, sendo correto afirmar que houve adequao tpica mediata. 24. (DELEGADO DA POLCIA FEDERAL 1997 CESPE/UNB) A tentativa no admissvel nos crimes omissivos puros.

25. (TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS 2009 FCC) O critrio utilizado pela jurisprudncia para fixar o quantum de reduo da pena pela tentativa considera, basicamente, a) a incidncia de circunstncias atenuantes ou agravantes. b) a culpabilidade do agente. c) o grau de culpa do agente. d) a relevncia do bem jurdico protegido. e) a maior ou menor proximidade da consumao.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

26. (JUIZ DE DIREITO PIAU 2007 CESPE/UNB) Nas contravenes penais, a tentativa punida com a pena da contraveno consumada diminuda de um a dois teros. 27. (DELEGADO POLCIA CIVIL SE 2006 CESPE/UNB) Considere a seguinte situao hipottica. Jorge, com 28 anos de idade, tendo sido verbalmente ofendido por Cludio, correu at sua casa, amolou uma faca do tipo peixeira e, ato seguido, voltou procura do seu adversrio, no mais o encontrando no local. No desistindo de localizar seu desafeto, Jorge postou-se junto ao caminho onde Cludio passava habitualmente e novamente o esperou com a faca em punho. Todavia, Cludio, desconfiado, tomou direo diversa, evitando a agresso do inimigo. Nessa situao, a conduta de Jorge caracteriza a figura tentada do homicdio, visto que se deu incio execuo do delito, o qual no se consumou por circunstncias alheias vontade do agente. 28. (JUIZ DE DIREITO PIAU 2007 CESPE/UNB) Nenhum ato preparatrio de crime punvel no direito penal brasileiro. 29. (ANALISTA DO SENADO FEDERAL 2008 FCC) Os crimes unissubsistentes, habituais prprios, comissivos e permanentes na forma omissiva no admitem tentativa. 30. (PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR 2004 CESPE/UNB) possvel a tentativa no crime preterdoloso. 31. (OAB 2009.1 CESPE/UNB) A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz, espcies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por trs fases: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente. 32. (OAB 2009.2 CESPE/UNB) O crime de homicdio no admite tentativa branca. 33. (OAB 2009.2 CESPE/UNB) Considera-se perfeita ou acabada a tentativa quando o agente atinge a vtima, vindo a lesion-la. 34. (OAB 2009.2 CESPE/UNB) A tentativa determina a reduo da pena, obrigatoriamente, em dois teros. 35. (OAB 2009.2 CESPE/UNB) As contravenes penais no admitem punio por tentativa. 36. (OAB 2006.3 CESPE/UNB) O ato em que o sujeito esgota, segundo seu entendimento, todos os meios, a seu alcance, de consumar a infrao penal, que somente deixa de ocorrer por circunstncias alheias sua vontade, denominado a) tentativa imperfeita. b) crime consumado. c) crime falho. d) tentativa branca.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like