You are on page 1of 2

RESOLUAO N.

245

DE 27

DE

JULHO

DE 2007

Dispe sobre a instalao de equipamento obrigatrio, denominado antifurto, nos veculos novos sados de fbrica, nacionais e estrangeiros. O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO CONTRAN, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelo art. 12, da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB, e conforme o disposto no Decreto n 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenao do Sistema Nacional de Trnsito SNT; Considerando as atribuies conferidas ao CONTRAN pela Lei Complementar n 121, de 9 de fevereiro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Preveno, Fiscalizao e Represso ao Furto e Roubo de Veculos e Cargas e d outras providncias e o disposto no caput do art. 105, da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, a fim de estabelecer a obrigatoriedade de equipamento antifurto nos veculos novos sados de fbrica, produzidos no Pas ou no exterior; Considerando a necessidade de dotar os rgos executivos de trnsito de instrumentos modernos e interoperveis para planejamento, fiscalizao e gesto do trnsito e da frota de veculos; Considerando o que consta do Processo n 80001.003014/2007-99, RESOLVE: Art. 1 - Todos os veculos novos, sados de fbrica, produzidos no Pas ou importados a partir de 24 (vinte e quatro) meses da data da publicao desta Resoluo somente podero ser comercializados quando equipados com dispositivo antifurto. 1 - O equipamento antifurto dever ser dotado de sistema que possibilite o bloqueio e rastreamento do veculo. 2 - Sero vedados o registro e o licenciamento dos veculos dispostos no caput deste artigo, que no observarem o disposto nesta Resoluo. 3 Os veculos de uso blico no estaro sujeitos a obrigatoriedade disposta no caput deste artigo. Art. 2 - O rgo mximo executivo de trnsito da Unio definir, no prazo de noventa dias, as especificaes do dispositivo antifurto e do sistema de rastreamento de que trata o artigo 1 desta Resoluo. Art. 3 - O equipamento antifurto e o sistema de rastreamento devero ser, previamente, homologados pela ANATEL, rgo responsvel pela regulamentao do espectro de transmisso de dados, e pelo DENATRAN.

Art. 4 - Caber ao proprietrio do veculo decidir sobre a habilitao do equipamento junto aos prestadores de servio de rastreamento e localizao, definindo o tipo e a abrangncia do mesmo. Art. 5 - As informaes sigilosas obtidas atravs do rastreamento do veculo devero ser preservadas nos termos da Constituio Federal e das leis que regulamentam a matria e sero disponibilizadas para o rgo gestor do Sistema Nacional de Preveno, Fiscalizao e Represso ao Furto e Roubo de Veculos e Cargas, criado pela Lei Complementar n 121 de 09 de fevereiro de 2006. Art. 6 O descumprimento do disposto nesta Resoluo sujeitar o infrator aplicao das sanes previstas nos Arts. 230, inciso IX e 237 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Art. 7 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

ALFREDO PERES DA SILVA Presidente ELCIONE DINIZ MACEDO Ministrio das Cidades Suplente JOS ANTONIO SILVRIO Ministrio da Cincia e Tecnologia Suplente RUI CSAR DA SILVEIRA BARBOSA Ministrio da Defesa Suplente CARLOS ALBERTO RIBEIRO DE XAVIER Ministrio da Educao Suplente CARLOS ALBERTO FERREIRA DOS SANTOS Ministrio do Meio Ambiente Suplente VALTER CHAVES COSTA Ministrio da Sade Titular

EDSON DIAS GONALVES Ministrio dos Transportes Titular

You might also like