You are on page 1of 2

Universidade de Braslia UnB Instituto de Cincias Sociais - ICS Departamento de Sociologia Nome: Ana Carolina de Moura Pereira Disciplina:

: Sociologia do Desenvolvimento Professor: Danilo Nolasco C. Marinho

Matrcula: 12/0006626 Perodo: 1/2013

Resumo/Resenha II O autor Jeffrey Sachs (2002), diferentemente de Lewis (1976) que baseia sua teoria do desenvolvimento em uma teoria da modernizao (ntima relao entre desenvolvimento e modernizao), traz consideraes acerca do crescimento econmico e a sua relao com o desenvolvimento econmico. importante ressaltar que crescimento econmico, medido a partir da base material, significa a mudana da base material de vida e/ou produo, interferindo, consequentemente, nas condies de vida de uma sociedade. Alm desse aspecto, essencial observar que as pesquisas que trabalham com a subjetividade humana, como por exemplo, ndice de felicidade, nem sempre corresponde a quantidade de material, isto , a base material pode ser suficiente, mas a satisfao pessoal no. Aps essas pequenas consideraes, voltemos anlise do texto. A primeira questo tratada no texto pelo autor a disparidade econmica entre as naes e os motivos para tais diferenas serem to exorbitantes. O fato que entre 1500 e 1820 o crescimento econmico era muito baixo, pois o mundo era muito esttico nessa poca, ou em outras palavras, as inovaes eram poucas. Assim, as diferenas econmicas entre as regies tambm eram baixas. Em contrapartida, aps 1820 observa-se um espantoso crescimento econmico mundial, principalmente no que diz respeito ao mundo ocidental. Isso se deveu ao implemento de mquinas e a consequente inovao/mudana tecnolgica que, por conseguinte, aumentou a produtividade do trabalho. Logo, a Revoluo Industrial foi, na realidade, uma Revoluo das Mquinas. Todavia, esse admirvel crescimento econmico no foi acompanhado por todos os pases, o que aumentou as disparidades econmicas entre as naes. Nesse contexto, Sachs (2002) elege trs explicaes mais abrangentes que podem auxiliar a compreender a questo do crescimento econmico: 1) a Geografia, 2) os sistemas sociais e 3) um feedback positivo. Para o autor, algumas regies so privilegiadas geograficamente, pois possuem acesso a rios navegveis, acesso ao litoral, possuem diversos recursos naturais em seu territrio, entre outros. Sachs (2002), ento, busca demonstrar que existem

padres geogrficos do desenvolvimento econmico, partindo da premissa de que as regies temperadas da Terra so muito mais desenvolvidas do que as regies situadas nos trpicos. Segundo o autor, h trs grandes provveis explicaes para essa pobreza nos trpicos: os fatores agrcolas (solos pobres, perodos extensos de seca, entre outros), fatores de sade (existem muitas pragas/hospedeiros que preferem climas quentes, como por exemplo, mosquitos transmissores de doenas) e fatores relacionados com a mobilizao de recursos cientficos. Porm, como o prprio Sachs afirma, a Geografia no um determinante econmico, ela apenas um dos lados do quebra-cabea. A segunda explicao baseia-se no fato de que certos sistemas sociais favorecem/favoreceram o crescimento econmico, enquanto outros no. Exemplos de sistemas que no favoreceram o crescimento econmico seria a resistncia das sociedades tradicionais (as elites das sociedades no capitalistas resistem s instituies capitalistas, pois estas ameaam a soberania dessa mesma elite), sociedades coloniais (as metrpoles resistiam as instituies capitalistas nesses locais, pois isso poderia fortificar os comerciantes das colnias e, consequentemente fortificar o poder do povo das colnias), socialismo (uma ideologia contrria ao capitalismo) e a runa social (a sociedade entre em colapso). Em oposio, condies geogrficas e sociedades vinculadas a mercados mundiais por conexes culturais, favoreceram a adoo de instituies capitalistas. A terceira e ltima explicao, o feedback positivo, refere-se as vantagens que os primeiros pases industrializados possuem em relao a outros pases. As inovaes tecnolgicas de hoje seriam, portanto, um ponto de partida para as inovaes tecnolgicas de amanh. Sachs (2002) salienta que a cincia mundial at mais mal distribuda que a renda mundial. Aps tudo j exposto aqui, importante ressaltar que o autor faz uma crtica teoria econmica neoclssica do crescimento econmico, pois esta no considera o papel da Geografia, das instituies sociais e do feedback positivo. Muito pelo contrrio, essa teoria possui uma viso simplista desse fenmeno, embora ajude a elucidar episdios notveis de acelerado crescimento econmico na modernidade, na qual parte-se do pressuposto de que os pases economizem e acumulem capital, e supe-se que o capital flua prontamente atravs das fronteiras nacionais. (Sachs, 2002, p. 73). Bibliografia: SACHS, Jeffrey. Notas para uma Nova Sociologia do Desenvolvimento Econmico. In: HARRISON, L., HUNTINGTON, S. A Cultura Importa. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2002.

You might also like