You are on page 1of 15

Lucas Pigari Lucas de Paula Vitria Coimbra Willian Gomes de Almeida

Consideraes histrico-funcionais na utilizao do pedal e escolha de dedilhado para piano


Anlise da pea Canes sem Palavras Op. 30 n.3 Felix Mendelssohn.

Prof. Dr.Ftima Corvisier

RIBEIRO PRETO

2013 RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar as formas de utilizao dos pedais e os fatores que influenciam na escolha de dedilhado, bem como a analise da aplicao destes recursos em na pea Lider ohne Worte op. 30 n 3 de Felix Mendelssohn. apresentado o desenvolvimento histrico do instrumento para fundamentao da utilizao destes recursos pelos pianistas e professores atuais Palavras Chave: Piano, Pianoforte, Dedilhado, Pedal.

ABSTRACT This paper aims to present the forms of use of the pedals and the factors that influence the choice of fingering, as well as the analysis of the application of these resources in the play Lider ohne Worte op. 30 No. 3 Felix Mendelssohn. It presents the historical development of the instrument for reasons of using these resources for current teachers and pianists Keywords: Piano, Pianoforte, fingering, pedal.

SUMRIO

Introduo Aspectos Histricos Aspectos funcionais do piano Pedal Dedilhado Concluso Referencias bibliogrfica

p. 5 p. 6 p.7 p.9 p.11 p.13 p.14

INTRODUO Este seminrio expe de forma sucinta os pedais no piano e a maneira de dedilhar, na abordagem prtica. apresentada inicialmente a evoluo histrica do instrumento. de extrema importncia que os pianistas venham a conhecer por meio dessa extenso disciplinar dada esta pesquisa, mesmo que de forma superficial, a estrutura de funcionamento de pedais e dedilhados aplicados ao estudo de uma pea prtico, possibilita assim aos interpretes uma maior amplitude de possibilidades na execuo da performance musical e aos professores o melhoramento na didtica do instrumento. Ao analisarmos sua evoluo ao longo do tempo, no somente mecnica, mas estilstica de cada perodo, dado o uso de um dedilhado correto juntamente do pedal, podemos observamos a importncia do estudo pratico interpretativo para uma maior compreenso das caractersticas contida nas formas de articulao, sonoridades, aggica, fraseados, harmonia e os aspectos composicionais de uma obra, promovendo assim uma execuo aprimorada das peas para piano.

ASPECTOS HISTRICOS Os resqucios primrios do funcionamento do piano so encontrados desde as civilizaes antigas. Na Grcia, Pitgoras desenvolveu um instrumento denominado Monocrdio, cujo objetivo era estudar as relaes numricas dos sons. A evoluo do instrumento grego alavancou o surgimento de diversas categorias no perodo Medieval. Observamos o desenvolvimento do clavicordio, a spineta e o virginal, onde o princpio de teclas era utilizado nestas fontes sonoras. No sculo XVII, o cravo tornou-se o instrumento de teclas mais popular e a partir deste desenvolveu-se o piano forte. (Dolge, Alfred. 1972). Antes do advento do registro de patentes, muitas vezes poderia ser difcil conectar a inveno ao seu criador - a idia da patente mais comum ao sculo XIX. Com a criao da lei de patentes, por volta de 1790 nos Estados Unidos, toda nova inveno, mudana, ou aprimoramento podiam ser diretamente relacionados ao seu inventor ou executor. No caso particular do piano, podemos traar suas origens e desenvolvimentos, sendo possvel determinar a provvel data, o lugar e seu inventor. possvel ver exemplos de melhorias patenteadas posteriormente na histria do piano por Erard ou Pleyel. Cada inveno ou criao materializada por um construtor nas diversas etapas da histria do fortepiano parece ter sido inspirada pelo desejo de fazer um instrumento de teclado que permitisse ao intrprete tocar expressivamente com douceur, forte e piano. PERSONE, P. A aurora do (forte) piano. Per Musi, Belo Horizonte, n.20, 2009, p.22-33. Para entender esse desejo dos interpretes devemos voltar ao sculo XVIII que assistiu ao apogeu e declnio do cravo. Foi base da orquestra da poca e, graas a sua sonoridade, foi o instrumento dominante nos teatros e igrejas. As crticas desfavorveis comearam na segunda metade do sculo XVIII, quando os novos estilos musicais impunham uma execuo com nuanas entre o forte e o fraco, com crescendos e diminuendos, impossvel de conseguir no cravo. Em 1795, na celebrao do aniversrio de Jorge III da Inglaterra, usou-se um piano no lugar do tradicional cravo para o acompanhamento do canto. Essa ocasio ficou como a data smbolo em que o cravo passou a ser considerado antiquado e obsoleto. Veio o esquecimento e durante um sculo o cravo passou condio de pea de museu. Muitos cravos tiveram seu mecanismo retirado para aproveitar a caixa e transform-los em pianos. Na Frana, por serem considerados instrumentos da nobreza,

foram confiscados e queimados durante a revoluo francesa. Matria publicada na EmDiv Magazine Kindle Edition - Agosto 2011. atribuda a criao do piano ao italiano Bartolomeo Cristofori de Francesco, em 1700. Embora outros como Marius em 1716 e Christoph Schroter em 1717 tivessem esboado idias inventivas para melhorar as performances mecnicas e acsticas assim como Bartolomeu, mas que provavelmente no saram do papel. O piano criado por Bartolomeu consistia em martelos que atingiam as cordas atravs da gravidade, aps serem acionados pelas teclas conectadas aos mesmos. O mecanismo admitia o martelo voltar logo aps o ataque, permitindo a continuidade de vibrao das cordas e consequentemente permanncia da sonoridade. O piano tornou-se importante em toda a Europa em meados do sculo XVII. As composies eram escritas especificamente para o novo instrumento, ao invs de serem transcries daquelas criadas para cravo. Houve uma melhoria notria na produo sonora e a capacidade de resposta do instrumento no ano de1775, onde se modificou o design dos martelos e o mecanismo de ao dos mesmos. Jean Henri Pape de Paris patenteou inmeras melhorias para o piano (17891875). John Broadwood, na Inglaterra, foi o primeiro a levantar fbricas de construo de pianos, consequentemente, reduziu-se o custo do instrumento. As melhorias continuaram entre 1825-1851 com diversas patentes na Europa e nos Estados Unidos. Em meados do sculo XIX, o piano moderno surgiu com base no desenvolvimento da placa de ferro fundido para uma resistente estrutura capaz de suportar toneladas de tenso geradas pelas cordas de ao. ASPECTOS FUNCIONAIS DO PIANO O piano pode ser considerado uma das peas artesanais com o maquinrio mais complexo do mundo. Principalmente quando citamos marcas cuja sua fabricao feita ainda de maneira artesanal e pouco automatizada, como a Steinway & Sons na qual pode ser considerada uma das melhores fabricantes de piano, podendo ter modelos que so compostos de aproximadamente 12.000 peas, que exigem mais de 500 arteses especializados. (Miles Chapin, 2006). Tambm chamado de piano forte, o piano um instrumento de cordas na qual emite som ao ser atingido por martelos cobertos com feltro. Por tanto considerado um instrumento de percusso. O piano moderno padro contm 88 teclas e tem uma extenso de sete oitavas completas.

Ao contrario do cravo, que s permitia um volume de som, piano ou forte, no permitindo ao instrumentista a possibilidade de controle sobre a durao da nota, o piano permite infinitas gradaes do som. (Keith Spence, 1981). O piano de cauda moderno constitudo por seis elementos principais: trs cordas para cada nota abaixo de Si ou Sib, depois duas para cada, com exceo para os extremos graves, que tem apenas uma corda enrolada por um bordo, geralmente de cobre. A estrutura de metal (16, 400 Kg) que sustenta a considervel tenso das cordas; a tbua harmnica, que feita de madeira e se localiza abaixo das cordas (sem a qual, a sonoridade seria tnue e diluda); a caixa harmnica, que abrange tudo o que j foi citado; a ao, compreendendo as teclas (normalmente 88), os martelos e o mecanismo que os opera; e os pedais.

Figura 1 Ao do Martelo sobre a corda do piano Quando a tecla pressionada, o movimento transmitido por meio do piloto para a alavanca interna; a lingueta ento atua sobre o rolete, que faz o martelo avanar para a corda. O boto de escape aciona a projeo da lingueta para frente, e depois a lingueta recua, permitindo que o martelo prossiga em seu movimento para ferir a corda e iniciar a descida; ele ento apanhado e retido pelo engate e pela alavanca de repetio, enquanto a tecla continuar pressionada. Se a tecla for parcialmente liberada, o martelo fica livre, e o rolete acionado diretamente pela alavanca de repetio; torna-se possvel, assim, ferir novamente a corda pressionando a tecla mais uma vez (a lingueta s acionar novamente o rolete quando a tecla estiver liberada meio curso, quando ento um pleno golpe do martelo se torna novamente possvel). ( Sadie, Stanley.1994) Durante alguns anos, compositores como John Cage tentaram produzir novos sons com o piano, adaptando as cordas e os martelos das mais diversas formas. Alavancando a categoria
8

existente do piano comum de concerto a outra variao, cuja tem sido conhecida com piano preparado. (Keith Spence, 1981).

PEDAL O pedal da direita, mais conhecido como pedal de sustentao, levanta os abafadores das cordas, acrescentando durao e ressonncia ao som, mesmo que as mos j tenham sido tiradas das teclas. Existem vrias maneiras de usar o pedal de sustentao: Pedal Rtmico:

Pedal sincopado:

Meio pedal: mais um tipo de ataque do pedal direito. O ataque de meio pedal consiste num movimento rpido do p na mudana do pedal. O p nunca sai do pedal, e o pedal levantado

e pressionado instantaneamente.

Pedal vibrato: O pedal vibrato proporciona um efeito de ressonncia, de movimento, uma espcie de nvoa.

Usa-e a mesma frase (que est o pedal) para iniciar e para finalizar a pea. Nesta pea aplica-se o pedal em um arpejo de mi maior, neste caso como todas as notas fazem parte do mesmo acorde o efeito que o pedal causa um preenchimento, que sem o pedal esta parte soaria bem mais limpa, ou seja, o pedal ajuda a criar um clmax, at chegar no acorde de dominante. O pedal da esquerda, conhecido como una corda (uma corda) ou pedal da surdina, reduz o volume nos pianos de cauda a ao deslocada lateralmente para que o martelo atinja uma corda a menos, e nos pianos de armrio os martelos so aproximados das cordas para que o impacto seja menor, ou at mesmo pela interposio de um pedao de feltro (entre os martelos e as cordas).

10

Alguns pianos ainda possuem um pedal central, geralmente um pedal tonal, que permite a sustentao de um grupo selecionado de notas, enquanto outras notas esto sendo abafadas; nos pianos de armrio, este terceiro pedal age como um abafador do som, para fins de estudo. (Sadie, Stanley. 1994).

DEDILHADO O Dedilhado no piano refere-se escolha da seqncia de dedos utilizados para realizao da performance musical no instrumento. Enquanto o sistema moderno procura basicamente minimizar as diferenas de comprimento e fora entre os cinco dedos, os antigos procuravam explorar estas desigualdades. Nos dedilhados mais antigos, por exemplo, os dedos 1 e 5 no eram utilizados. O dedilhado sempre esteve mais ligado ao aspecto da tecnica instrumental, e por isso regras e normas de como dedilhar nunca podero ser acatadas como definitivas, visto que cada intrprete pode encontrar um tipo de soluo diferente, compatvel com o seu aparato pianstico e a sua viso da obra. Dentre os vrios nomes relevantes do perodo destacam-se Muzio Clementi (1752-1832), representante da Escola Pianstica de Londres, e Carl Czerny (1791- 1857). A Clementi atribuiu-se o dedilhado clssico das escalas e o hbito de se empregar o polegar duas vezes por oitava durante a execuo de uma escala e de servir-se dele como pivot da mo para se percorrer vrias oitavas nos arpejos. Czerny foi considerado o primeiro a estabelecer uma srie de normas para este novo sistema de dedilhar tais como: a supresso da passagem dos dedos mais longos sobre os mais curtos, sendo o polegar o nico pivot da mo; a supresso do uso de um mesmo dedo em duas ou mais teclas consecutivas; a proibio do uso do polegar e do mnimo em teclas pretas; o uso de

11

dedos diferentes em notas repetidas para favorecer a segurana da percusso da tecla; o uso de substituio de dedos para se alcanar o efeito legato. A escolha de dedilhado influenciada por diversos fatores. Eles esto em funo da escola pianstica e da formao individual de cada instrumentista em relao tcnica. Entretanto, SOLBODA (1997) levanta motivos que influenciam diretamente na dedilhao esolhidas por alunos e professores do instrumento: 1. Padres de dedilhados: A excecuo de passagem semelhantes em muitas peas, bem como escalas e arpejos, so observados primordialmente na escolha do dedilhado. ROSKELL (1996) cita em recente publicao Um bom entendimento dos principios de deilhdo de escalas e arpejos fundamental para que se possa introduzir dedilhados em peas de msica, mas que a mais obvios e mais simples dedilhado no sempre o mlelhor para usar em uma particular passagem de fraseado e expressao, e dedilhados precisam adaptar-se as especiais caractersticas da pea. 2. Teclas Pretas: Existe um consenso muito grande em relao a utilizao de determinados dedilhados para utilizao em teclas pretas. Em geral, abomina-se o uso do polegar para estas notas. Entretanto, observa-se passagens onde faz-se nescessario ou a melhor opo a ser utilizada a quebra do senso comum. Por exemplo, a execuo de uma melodia em um mbito de oitava compreendido entre teclas pretas. 3. Pedalizao: H divergncias em relao a pedalizao como influencia ao dedilhado. Alguns professores relacionam diretamente a utilizao de dedos com a utilizao do sustain, assim como a resposta acstica do ambiente. 4. Tempo: um consenso na maioria dos pianistas onde um tempo mais lento utiliza-se um determinado tipo de dedilhado diferentemente nas passagens rpidas. 5. Interpretao, marcao de compositores: O perodo histrico, a articulao, bem como o dedilhado marcado pelo compositor.

12

CONCLUSO O seminrio promoveu conhecer melhor a estrutura interna do piano essencial ao pianista que busca melhorar seu desempenho. A evoluo histrica do piano mostra-nos o desenvolvimento tcnico em busca da melhora de recursos mecnicos visando a facilitar o instrumentista a criar novas possibilidades de sonoridades no instrumento em funo do estilo musical vigente em que se concentra a pea estudada. Tal busca reflete em uma compreenso de interpretao que busca a originalidade ao tocar as pea limitadas as caractersticas mecnicas e sonoras do instrumento, no caso o piano. Entretanto, conhecido o distanciamento existente entre os aspectos mecnicos dos instrumentos musicais e os interpretes que os utilizam; isto ocorre devido falta de articulao direta entre as duas reas do conhecimento nos aspectos do ensino do piano, dificultando a compreenso dos motivos das diferentes formas de interpretao musical contida no repertorio pianstico em sua diversidade de perodos histricos; alm disso, a falta de interseco entre os estudos de dedilhado e pedal nas praticas interpretativas empobrecem notoriamente a possibilidade de realizao musical quando por ventura no estudada. Portanto, toma se a importncia desse conhecimento que essencial ao instrumentista na explorao dos recursos do piano, na compreenso das diferenas interpretativas de execuo musical nos diversos perodos histricos e no entendimento da evoluo do instrumento como um todo enriquecendo o como interprete.

13

14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BIELEFELDT, Catherine C; WEIL, Alfred R., The Wonders of the Piano: The Anatomy of the Instrument. Belwin- Mills Publishing Corp., 1984. CHAPIN, Miles; PRATO, Rodica. 88 keys: The making of a Steinway Piano. Amadeus Press. 2006. DOLGE, Alfred. Pianos and their Makers: A comprehensive History of the Development of the Piano.Dover Publications, Inc., 1972. PARAKILAS, James; ADAM, Noah. Piano Roles: Three Hundred Years of Life with the Piano. Yale: Yale Universty Press, 2002. SADIE, Stanley. Dicionrio Grove de Musical. Oxford Universty Press. 1994. SLOBODA, John. Talking fingers: an interview study of pianists views on fingering. Musica Scientie, Vol 1, n 1, 87-107. 1997; ROWLAND, D. (2001) Pedalling in The New Grove Dictionary of Music and Musicians 2nd ed, Sadie, Stanley (ed), Sadie, Stanley (ed). London: McMillan. Vol.19, pp. 272 - 274. ROSKELL, P. (1993). The Art of Piano Fingering. Londo: LCM Publications. VALADIMIROVNA CHETS, Eugnia, Um pouco sobre o pedal, Uma abordagem geral ao pedal e a sua implementao no ensino do piano.

15

You might also like