You are on page 1of 7

Universidade Tecnolgica Federal do Paran - UTFPR

Unidade Campo Mouro


RESUMO Observar uma ao que nos possibilita conhecer e entender um objeto ou algo que seja visvel, observando suas principais propriedades.No experimento foi realizado a observao e registro das propriedades de uma vela: apagada, acesa e na gua. Na vela apagada observou-se apenas suas propriedades organolpticas e fsicas; Na vela acesa observou-se a chama e criou-se hipteses sobre a mesma; j com a vela na gua aplicou-se o mtodo cientifico, observando-se que a vela bia na gua.

1.1 - INTRODUO O mtodo a ordem que deve dar aos diferentes processos (conjuntos de operaes, de atos) necessrios para facilitar a obteno de novos conhecimentos que possam ser utilizados diretamente para novas descobertas, descrio, explicao, reproduo e controle de fenomenos, e desenvolvimento de novos processos. Na busca da verdade cientifica, no envolvendo as cincias morais, existem dois tipos de mtodos, o mtodo racional e o mtodo experimental. O mtodo racional o mtodo que parte dos fatos, das hipteses, ou proposies admitidas a priori como evidentes por si s, isto , como verdadeiras, e dai deduz a verdade, ou a relao, a ser demonstrada. o mtodo prprio da matemtica. O mtodo experimental se apis nos fatos observados na prtica, na experincia. Este o mtodo das cincias da natureza, que tem por objetivo os fenmenos do universo material. So os mtodos das cimcias experimentais, ou cincias indutivas, pois, parte dos fatos singulares, de propriedades observadas, para a generalizao, desembocando num princpio, ou numa lei cintifica. Alguns autores o denominam de mtodo cintifico. O mtodo do estudo das cincias da natureza tem quatro processos intrsecos, a saber: 1. A observao 2. A hiptese

Universidade Tecnolgica Federal do Paran - UTFPR


Unidade Campo Mouro
3. A experimentao 4. A generalizao E um processo extrnseco, a saber: 5. A divulgao

1.1.2. O processo da observao O processo de observar alguma coisa, um objeto, um fato, aplicar a ateno a esta coisa, a este objeto, ou a este fato a fim de conhec-lo. pela observao que comeam todas as cincias experimentais. O ato de observar pode ser aprimorado, ou aperfeioado, com o uso de instrumentos, tais como: o microscpio, o espectroscpio, o metro, a balana, o termmetro, etc., e com o conhecimento do proprio mtodo e das suas etapas. Os principais passos, ou pontos, que despertam o ato de observar um objeto, ou um fato, etc., so os seguintes: a. As propriedades organolpticas As propriedades organolpticas so as propriedades de um objeto, de um corpo, etc., detectadas por um dos cinco sentidos: a cor ( ligada ao sentido da viso); o cheiro (ligado ao sentido do olfato); o sabor ( ligado ao sentido do gosto, da gustao, do paladar); a sensao do toque ( ligada ao sentido do tato); o ruido ( ligado ao sentido da audio)

b. As propriedades fsicas As propriedades fsicas de um corpo so as propriedades que, mesmo variando de valor, no alteram a composio qumica do objeto, ou do corpo. Entre as principais propriedades fsicas de um objeto ou de um corpo tm-se: i. O estado fsico: slido (se slido, pode ser cristalino, ou amorfo), lquido, gasoso e plasma. As passagens de um estado para o outro caracterizam os pontos de fuso e os pontos de ebulio. ii. A extenso, caracterizada:

Universidade Tecnolgica Federal do Paran - UTFPR


Unidade Campo Mouro
Por um volume (V), o qual tem uma forma geomtrica, o no. Por uma massa (M), que pode ser quantificada com uma balana. iii. iv. A divisibilidade. Outras: a dureza, a tenacidade, a plasticidade, a maleabilidade, a expansibilidade, a fluidez, a tenso superficial, etc.

1.1.3. O processo da hiptese Aps serem observados e registrados os fatos, os corpos, os fenmenos, trata-se de descobrir a lei da sua manifestao, isto , explic-los. Esta explicao no evidente. necessrio recorrer a uma explicao provisria dos fatos, dos fenmenos observados chamada de hiptese. A hiptese dirige o trabalho de pesquisa e relaciona os fatos, ou fenmenos observados.

1.1.4. O processo da experimentao A experimentao o conjunto de passos, de atos, utilizados na verificao da hiptese. Em geral realizada com auxlio de intrumentos. Grandezas so medidas, relacionadas, comparadas pelos mtodos estatsticos, etc., na tentativa de confirmar a explicao provisria dada inicialmente que a hiptese. A experimentao baseia-se no seguinte princpio, aceito como verdade ( hiptese cintifica): Dadas as mesmas condies, os mesmos acontecimentos ocorrero.

1.1.5. O processo da generalizao ( ou da induo, ou da concluso) A generalizao consiste essencialmente em passar da descoberta de uma relao constante entre dois fatos, ou dois fenmenos, ou duas propriedades, ou de duas variveis (x,y) afirmao de uma relao essencial, e por conseguinte universal e necessrio, entre estes dois fatores, ou dois fenmenos, ou duas propriedades e ou duas variveis (x,y). As leis cientficas so as relaes constantes e necessrias que derivam da natureza de fatos obtidos pelo raciocnio indutivo.

Universidade Tecnolgica Federal do Paran - UTFPR


Unidade Campo Mouro
As leis cintficas so hipteses que tem por fim unificar um grande nmero de leis cintficas sob uma mesma, mais ampla e mais geral.

1.1.6. O processo da divulgao Os compndios de filosofia ao tratar do mtodo das cincias da natureza no falam do processo da divulgao dos princpios ou de leis descobertas, como uma etapa do mtodo cientfico. No entanto, se Lavoisier no tivesse divulgado, ou publicado seu trabalho, tudo se passaria como se nada tivesse acontecido no mundo cintfico. Para algo tornar-se cincia deve ser conhecido do mundo cintfico, analisado, criticado e aceito pelo menos, por uma parte do mesmo. Desta forma, podem-se dividir os processos do mtodo das cincias da natureza em processos intrnsecos (a observao, a hiptese, a experimentao e a generalizao) e os processos extrnsecos (a divulgao e suas formas de publicao). Hoje existem centenas de jornais e revistas de carter cientfico onde so publicados semanalmente, ou periodicamente, os avanos da cincia.

1.2. Objetivos O objetivo desta prtica introduzir o aluno ao ato de observar um fato ou um fenmeno como, por exemplo, uma vela apagada ou uma vela acesa e fazer o devido registro dos fatos observados.

1.3. PARTE EXPERIMENTAL Materiais e reagentes Vela. Bico de Bunsen. Bacia com gua Rgua Balana Fsforo

Universidade Tecnolgica Federal do Paran - UTFPR


Unidade Campo Mouro

Procedimento experimental Parte 1: Observao (e registro) de uma vela apagada Pegou-se a vela, tocou-se, sentiu-se, olhou-se, cheirou-se, colocou-se perto do ouvido para ver se emitiu sons, e descreveu-se suas propriedades organolpticas. Continuou-se a observao da vela seguindo as etapas descritas no item 1.1.2. Registrou-se o nmero mximo de propriedades observadas numa vela qualquer apagada. Parte 2: observao (e registro) de uma vela acesa Ascendeu-se a vela. Observou-se a chama, criou-se hipteses sobre ela, experimentou-se estas hipteses e concluiu-se a respeito. Acendeu-se o bico de Bunsen para comparar as chamas e analisou-se suas partes. Registrou-se o nmero mximo de propriedades observadas numa vela qualquer acesa, omitiu-se as propriedades da vela apagada.

Parte 3: Observao (e registro) de uma vela na gua (bacia rasa) Colocou-se uma vela qualquer dentro de uma bacia com gua e observou-se. Aplicou-se os passos do mtodo cientfico.

RESULTADOS E DISCUSSO Parte 1: Observao (e registro) de uma vela apagada Depois de observar e analizar a vela apagada, seguindo as propriedades organolpticas registrou-se as seguintes: Cor: branca. Cheiro: de parafina (devido a sua composio ser praticamente toda de parafina). Sabor: no identificado.

Universidade Tecnolgica Federal do Paran - UTFPR


Unidade Campo Mouro
Sensao do toque: superficie uniforme (lisa), rigida. Rudo: no apresenta. As propriedades fsicas registradas foram as seguintes: Estado fsico: slido divisivel pouco maleavel No apresenta dureza No apresenta fluidez em seu estado slido.

Parte 2: observao (e registro) de uma vela acesa A equao a baixo representa a combusto (queima) de uma vela.

Observando a chama da vela notou-se que aps alguns segundos da mesma estar acesa a chama aumenta o seu tamanho, isso pode ser explicado analisando o processo de combusto. Para o processo de combusto acontecer preciso ter o comburente (O2) e o combustvel (parafina). Quando se acende a vela a energia liberada pela reao (calor) derrete a parafina que o combustvel da reao, que sulgada em parte pelo pavil aumentando a quantidade de combustvel, consequentemente aumentando a chama. A reao de combusto da vela incompleta, pois sua chama libera fuligem e tem uma colorao amarela. Combusto incompleta Parafina + O2 C(fuligem) + H2O Parte 3: Observao (e registro) de uma vela na gua (bacia rasa) Observou-se que a vela boiou na bacia com gua. Para a vela boiar na gua ela tem que ter densidade menor que a da gua que 1,00g/cm3. Para determinar a densidade da vela utilou-se a frmula d=m/v.

Universidade Tecnolgica Federal do Paran - UTFPR


Unidade Campo Mouro
Massa da vela: 23,146 Volume: 26,60 Para determinar o volume utilou-se B.A = V. Altura da vela: 7 cm rea da base: = 3,8

Com esses dados calculou-se a densidade d = 23,146/26,60 = 0,87. A densidade da vela(0,87) menor que a da gua(1,00) por esse motivo que ela boiou na bacia com gua.

CONCLUSO Os resultados dos experimentos foram satisfatrios, em todas as partes do experimento chegou-se a resultados aceitveis. Assim concluindo que o objetivo do experimento de introduzir o ato de observar um fato ou um fenmeno como, por exemplo, uma vela apagada ou acesa e fazer o devido registro dos fatos observados. REFERNCIAS GRACETTO, A. C.; HIOKA, N.; FILHO, O. S. Combusto, chamas e testes de chamas para ctions. Revista Qumica Nova na Escola, nmero 23, Maio, 2006.

MAHAN, B.M.; MYERS, R. J. Qumica um curso universitrio. Traduo da 4 edio americana, 1995.

VOGEL, A. I. Qumica Analtica Quantitativa. 5 Ed. So Paulo: Mestrejou, 1981.

LENZI, E., et al.; Qumica Geral Experimental, Rio de Janeiro, Freitas Bastos Editora, 2004.

You might also like