You are on page 1of 4

11/06/13

Assine 0800 703 3000 SAC

As reverberaes da arte ps-Duchamp por Caroline Menezes - Blog do IMS


Bate-papo E-mail Notcias Esporte Entretenimento Mulher Shopping
BUSCAR

Instituto Moreira Salles Instituto Moreira Salles


programao acervo blog rdio batuta serrote produtos fale conosco

EXPOMUNDO

As reverberaes da arte ps-Duchamp por Caroline Menezes


03.06.2013, 15:17

Visitante olha para a obra Fonte (rplica de 1950 do original de 1917), de Marcel Duchamp

As imagens da exposio The Bride and the Bachelors Duchamp with Cage, Cunningham, Rauschenberg and Johns utilizadas neste post por cortesia da Barb ican Art Gallery so de Felix Clay ( 2013). A carreira de pintor de Marcel Duchamp terminou cedo, logo aos 25 anos. Nessa poca o aspirante a pintor frequentava as reunies dos artistas de Puteaux, bairro nos arredores de Paris onde Marcel tinha ido morar seguindo os passos dos dois irmos, Raymond Duchamp-Villon e Jacques Villon. Com uma diferena de 12 e 13 anos para Marcel, os mais velhos eram como mentores do jovem, e tambm lderes da turma que se formava com a inteno de ser a vanguarda da vanguarda. O Grupo de Puteaux tinha a proposta de ir alm das pesquisas cubistas, pois para seus membros, entre eles Jean Metzinger, Albert Gleizes e Robert Delaunay, o cubismo poderia ser ainda mais socialmente engajado do que propunha Picasso e mais radicalmente intelectual do que queria Braque. Esse objetivo poderia ser alcanado com tardes de discusses, trocas de experincias e o auxlio de pesquisas sobre disciplinas que at ento no se misturavam ao reino da arte pariense, como a matemtica. Foi neste contexto amigvel que o mais novo dos Duchamp adquiriu mais confiana para uma investigao artstica prpria e levou adiante a ideia de uma pintura a servio da mente. No comeo de 1912 o grupo de Puteaux estava em alvoroo, pois Metzinger e Gleizes, porta-vozes do grupo na poca, estavam na comisso julgadora do Salon des Indpendants que aconteceria em maro. Marcel Duchamp, por sua vez, tinha finalizado em janeiro o seu Nu descendo uma escada, pintura resultante de um longo estudo sobre a apresentao do movimento como uma capacidade cerebral. Um nu mecnico, to pouco libidinoso mas ao mesmo tempo muito provocativo, que instigava a percepo e ao mesmo tempo fazia toda a histria da arte, desde o torso clssico grego, descer alguns degraus de seu patamar elevado. Resumindo, uma pintura muito de vanguarda at para quem queria ser mais que a vanguarda. Os manda-chuvas de Puteaux caram para trs ao ver a obra e acreditaram que era uma troa sobre toda a esttica que estavam almejando popularizar. Assim, insistiram para que os mais ilustres e adultos irmos de Duchamp pedissem que o caula ao menos mudasse o ttulo da obra. Marcel Duchamp no respondeu nada aos irmos. Pegou o quadro, colocou debaixo do brao e foi embora.

www.blogdoims.com.br/ims/as-reverberacoes-da-arte-pos-duchamp--por-caroline-menezes/

1/4

11/06/13

As reverberaes da arte ps-Duchamp por Caroline Menezes - Blog do IMS

Visitante olha para a obra Dancers on a plane (1979), de Jasper Johns

Para o artista, esta decepo ocasionou uma reviravolta, pois a partir desse momento se viu livre de qualquer relao com movimentos de arte em geral. Falando sobre o assunto com o crtico Pierre Cabanne, Duchamp afirmou: Isso frustrou-me tanto, tal comportamento vindo de artistas que eu acreditava serem livres, que como reao eu fui procurar um emprego e me tornei bibliotecrio. O polmico Nu descendo uma escada conseguiu a desforra, sendo o sucesso do Armory Show em Nova York no ano seguinte e, embora tenha abandonado oficialmente a pintura, Duchamp chegou a produzir outros (no muitos) quadros algum tempo depois. Esse sentimento de liberdade que Duchamp tanto valorizava e que o fez romper com convenes, contudo, a gnese do pensamento que permeou outras instncias de sua vida e legado artstico. Com o desfecho da histria do pintor comeou a histria de um dos mais importantes artistas do sculo XX e, na opinio de muitos estudiosos (inclusive na minha), qui o mais importante artista, que foi tambm um influente pensador e pioneiro no campo da curadoria. deparando-se com o Nu descendo uma escada (n 2) que a exposio The Bride and the Bachelors Duchamp with Cage, Cunningham, Rauschenb erg and Johns se inicia. A grande mostra uma ode ao que podemos chamar de arte ps-Duchamp e coloca lado a lado as criaes dos artistas acima citados, contextualizando as marcantes influncias que Marcel Duchamp exerceu nas mentes das geraes seguintes.

Bailarinos danam a coreografia de Merce Cunningham na mostra

Alm do famoso Nu, a exposio no Barb ican de Londres traz tambm uma rplica do Grande Vidro ou A Noiva despida por seus Celib atrios, mesmo, obra cujo ttulo da exposio, que parte do festival Dancing around Duchamp, faz referncia. Na galeria de arte, danando ao redor da noiva, esto as obras dos americanos Jasper Johns, Robert Rauschenberg, John Cage e Merce Cunningham. Esses dois ltimos, apresentados ao pblico no ritmo de suas criaes. No centro da galeria foi montado um palco para as coreografias do cone da dana contempornea, Merce Cunningham. As composies do msico experimental John Cage tambm so onipresentes no espao. H dois pianos de calda disklavier (uma espcie de pianola hi-tech) programados para tocar as partituras de Cage, alm de outras experincias sonoras. Legendas nas paredes se iluminam para indicar o que est sendo ouvido. Durante a visita ainda se pode presenciar uma equipe de bailarinos entrar em cena para danar os movimentos concebidos por Cunningham.

www.blogdoims.com.br/ims/as-reverberacoes-da-arte-pos-duchamp--por-caroline-menezes/

2/4

11/06/13

As reverberaes da arte ps-Duchamp por Caroline Menezes - Blog do IMS

Visitante olha para a obra Painted bronze (1960), de Jasper Johns

Jasper Johns est presente na exposio com 17 trabalhos entre pinturas e esculturas, incluindo alguns exemplos da srie Painted Bronze da dcada de 1960, que pode ser entendida como o reverso do ready-made. So reprodues esculturais de objetos cotidianos, como latas de cervejas tipo ale e a latinha de caf usada para guardar pincis, remodeladas fidedignamente em bronze fundido e pintadas mo. Johns era to prximo a Duchamp que, aps a morte deste, escreveu: A comunidade da arte sente a presena de Duchamp e a sua ausncia. Ele mudou a condio de estar aqui. O parceiro de Johns, e tambm pioneiro da Pop Art, Robert Rauschenberg representado por cerca de 20 trabalhos, em sua maior parte das dcadas de 1950 e 1960. No extremo oposto da galeria, em direo ao Nu de Duchamp, encontramos Express, de 1963, em que Rauschenberg usa a tcnica de serigrafia sobreposta para mostrar alpinistas, danarinos e jqueis ecoando o movimento da derradeira pintura de Duchamp. Junto das telas e de alguns objetos, como Music Box (1953), foi remontado o primeiro cenrio que Rauschenberg projetou para a companhia de dana de Cunningham. A curadoria de Carlos Basualdo, cuja seleo de obras est mais fluida no andar de baixo. O mezanino traz sees mais definidas, com temas como xadrez, ready-made e o acaso. O curador argentino contou com a colaborao do artista e cineasta francs Philippe Parreno, responsvel pela mise en scne da exposio. Conceberam toda a mostra como uma atmosfera nica e interligada, tirando proveito da arquitetura aberta do espao. Reproduziram cenrios no s o de Rauschenberg, mas possvel tambm encontrar adereos cnicos baseados no Grande Vidro da performance Walk-Around de Cunningham que provocam efeitos de transparncia, sombras e luz.

The Bride and the Bachelors Duchamp with Cage, Cunningham, Rauschenberg and Johns

A exposio traz uma montagem tambm ps-Duchamp, muito prxima ao que o artista imaginou para as exposies organizadas por seus amigos surrealistas, com uma estratgia curatorial que coloca o layout da mostra refletindo as estruturas internas das obras expostas. Duchamp, em 1938 e 1942, j tinha testado a colocao de pinturas em portas giratrias, a construo de labirintos de fios de barbantes para o pblico ultrapassar e at a distribuio de lanternas para os visitantes enxergarem obras em uma sala escura com sacos de carvo pendurados no teto. A experincia revela-se um modelo que poderia ser repetido em outras ocasies, com diferentes artistas, pois a herana do homem que nutria uma paixo pelo xadrez pode ser reconhecida na produo de muitos nomes de geraes posteriores, que tambm incluram elementos ldicos e provenientes do acaso em suas obras. No caso especfico desta dana em torno de Duchamp, expor as origens de seu pensamento e seus desdobramentos em artistas que foram seus contemporneos, de maneira to direta, foi uma grande sacada. Digna da homenagem a um pintor que preferiu o jogar alm do seu tempo. * Caroline Menezes jornalista e crtica de arte, doutoranda em Teoria da Arte pela University of the Arts London.

arte contempornea, arte moderna, artes plsticas, artes visuais, dana, escultura, Jasper Johns, John Cage, Marcel Duchamp, Merce Cunningham, msica, pintura, pop art, Robert Rauschenberg

www.blogdoims.com.br/ims/as-reverberacoes-da-arte-pos-duchamp--por-caroline-menezes/

3/4

11/06/13

As reverberaes da arte ps-Duchamp por Caroline Menezes - Blog do IMS

loading

www.blogdoims.com.br/ims/as-reverberacoes-da-arte-pos-duchamp--por-caroline-menezes/

4/4

You might also like