You are on page 1of 2

Presidncia da Repblica

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
LEI N 12.654, DE 28 DE MAIO DE 2012. Altera as Leis n 12.037, de 1 de outubro de 2009, e 7.210, de 11 de julho de 1984 - Lei de Execuo Penal, para prever a coleta de perfil gentico como forma de identificao criminal, e d outras providncias.
os o

Vigncia

A PRESIDENTA DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1 O art. 5 da Lei n 12.037, de 1 de outubro de 2009, passa a vigorar acrescido do seguinte pargrafo nico: Art. 5 ....................................................................... Pargrafo nico. Na hiptese do inciso IV do art. 3 , a identificao criminal poder incluir a coleta de material biolgico para a obteno do perfil gentico. (NR) Art. 2 A Lei n 12.037, de 1 de outubro de 2009, passa a vigorar acrescida dos seguintes artigos: Art. 5 -A. Os dados relacionados coleta do perfil gentico devero ser armazenados em banco de dados de perfis genticos, gerenciado por unidade oficial de percia criminal. 1 As informaes genticas contidas nos bancos de dados de perfis genticos no podero revelar traos somticos ou comportamentais das pessoas, exceto determinao gentica de gnero, consoante as normas constitucionais e internacionais sobre direitos humanos, genoma humano e dados genticos. 2 Os dados constantes dos bancos de dados de perfis genticos tero carter sigiloso, respondendo civil, penal e administrativamente aquele que permitir ou promover sua utilizao para fins diversos dos previstos nesta Lei ou em deciso judicial. 3 As informaes obtidas a partir da coincidncia de perfis genticos devero ser consignadas em laudo pericial firmado por perito oficial devidamente habilitado. Art. 7 -A. A excluso dos perfis genticos dos bancos de dados ocorrer no trmino do prazo estabelecido em lei para a prescrio do delito. Art. 7 -B. A identificao do perfil gentico ser armazenada em banco de dados sigiloso, conforme regulamento a ser expedido pelo Poder Executivo. Art. 3 A Lei n 7.210, de 11 de julho de 1984 - Lei de Execuo Penal, passa a vigorar o acrescida do seguinte art. 9 -A: Art. 9 -A. Os condenados por crime praticado, dolosamente, com violncia de natureza grave o o contra pessoa, ou por qualquer dos crimes previstos no art. 1 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, sero submetidos, obrigatoriamente, identificao do perfil gentico, mediante extrao de DNA - cido desoxirribonucleico, por tcnica adequada e indolor.
o o o o o o o o o o o o o o o o o o

1 A identificao do perfil gentico ser armazenada em banco de dados sigiloso, conforme regulamento a ser expedido pelo Poder Executivo. 2 A autoridade policial, federal ou estadual, poder requerer ao juiz competente, no caso de inqurito instaurado, o acesso ao banco de dados de identificao de perfil gentico. Art. 4 Esta Lei entra em vigor aps decorridos 180 (cento e oitenta) dias da data de sua publicao.
o o

Braslia, 28 de maio de 2012; 191o da Independncia e 124o da Repblica. DILMA ROUSSEFF Jos Eduardo Cardozo Luiz Incio Lucena Adams
Este texto no substitui o publicado no DOU de 29.5.2012

You might also like