You are on page 1of 2

RESENHA NEUROCINCIA APLICADA APRENDIZAGEM

Rose Skripka N. Gabriel1 Resenha do livro: PANTANO, T; ZORZI, J.L. (Org) Neurocincia Aplicada a Aprendizagem. So Jos dos Campos: Pulso Editorial, 2009, p. 196.

Sendo o termo neurocincia jovem, esta obra ajuda o leitor a se inteirar que para compreender como o sistema nervoso opera existe a necessidade de se obter conhecimento sobre muitos aspectos envolvidos, tais como o funcionamento e desenvolvimento das clulas nervosas e suas capacidades eltricas e qumicas, e a importncia de haver um planejamento criterioso para otimizar a aprendizagem em qualquer etapa. Telma Pantano e Vicente Jos Assencio-Ferreira trazem no Captulo 1 as noes bsicas referentes ao conhecimento da anatomia cerebral e a complexidade das comunicaes neuronais, descrevendo os processos cognitivos na relao com os estmulos recebidos do meio externo, dando especial enfoque no Captulo 2 ateno e memria e sua correlao com a aprendizagem. No Captulo 3, Rubens Wajnstein e Rud Alessi explicam o desenvolvimento do sistema nervoso a partir do perodo embrionrio e abordam os temas maturao e neuroplasticidade, que ligam o aprender necessidade da experincia e capacidade do sistema nervoso modificar seu funcionamento conforme as demandas do meio ou ocorrncia de leses. Dando continuidade ao estudo do processo de percepo dos estmulos ambientais, Claudia Berlim de Mello e Beatriz SantAnna, no Captulo 4, abordam as funes gnsicas, prxicas e viso-construtivas para identificao e avaliao de deficincias. No Captulo 5, Claudia Berlim de Mello discorre sobre o pensamento e a inteligncia aproximando a Neuropsicologia e a Psicologia Cognitiva, com orientaes sobre os mtodos de investigao e estratgias prticas que apoiam a interveno psicoeducacional.
1

apontando tambm instrumentos

Psicloga e Psicopedagoga

124
Construo Psicopedaggica, So Paulo-SP, 2011, Vol. 19, n.18, pg. 124-125

A importncia do estudo aprofundado da comunicao humana pelos profissionais que trabalham com linguagem sustentada no Captulo 6 por Telma Pantano, onde so apresentadas de forma combinada as implicaes neurolgicas e as cognitivas. Mari Ivone Lanfredi Misarelli e Mirella Liberatore Prando, no Captulo 7, atualizam os profissionais que trabalham com aprendizagem a respeito do processamento auditivo, a partir da definio at as possibilidades de trabalho interventivo. Simone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano e Vera Lcia Orlandi Cunha apresentam, no Captulo 8, os problemas de leitura e escrita enfrentados pelas crianas, com base nos conhecimentos da Neurologia e Neuropsicologia, apontados como diretamente inter-relacionados com as questes sociais e pedaggicas envolvidas. No Captulo 9, Jaime Luiz Zorzi aborda o processamento fonolgico e a ortografia como elementos valiosos em termos de pesquisa para avaliao e interveno nas dificuldades de aprendizagem. Os componentes do processo de avaliao das funes cognitivas so explicados passo a passo por Ana Paula Sabatini de Mello Braga no Captulo 10, fornecendo ao leitor um suporte informativo e metodolgico para a prtica clnica. As autoras Adriana Foz, no Capitulo 11, e Ktia A. Khn Chedid, no Captulo 12, apresentam o curso de descobertas e desafios gerados pelas Neurocincias aplicados educao. A primeira liga os conhecimentos da Neurologia com a compreenso da aprendizagem como um processo global, que abarca tanto a informao quanto o desenvolvimento de capacidades e potenciais. A segunda autora tece uma viso geral das principais mudanas que vm ocorrendo em relao s prticas educacionais em funo das pesquisas em Neurocincias, tais como o enfoque na plasticidade cerebral e o cuidado aos aspectos emocionais. A leitura desta obra traz contribuies a todos os profissionais que trabalham com educao, na medida em que estruturada para apresentar no somente os resultados dos estudos contemporneos das Neurocincias, mas tambm com a finalidade de dar orientaes sobre planejamento de estratgias prticas, proporcionando desta forma uma referncia para consultas nos diagnsticos e intervenes em diversos contextos que abrangem a aprendizagem. 125
Construo Psicopedaggica, So Paulo-SP, 2011, Vol. 19, n.18, pg. 124-125

You might also like