You are on page 1of 44

Fundamentos Cientficos das Mudanas Climticas

Carlos A. Nobre Julia Reid Ana Paula Soares Veiga

Realizao Rede CLIMA e Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia para Mudanas Climticas Projeto grfico e diagramao Magno Studio Fotos da capa e contra-capa Agncia Estado, Eduardo Arraut, Fabiano Scarpa, Julia Reid, SxChu

Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Nobre, Carlos A. Fundamentos cientficos das mudanas climticas / Carlos A. Nobre, Julia Reid, Ana Paula Soares Veiga. So Jos dos Campos, SP: Rede Clima/INPE, 2012. 44 p. Transcrio de palestra proferida por Carlos A. Nobre em novembro de 2010 em Brasia, DF. ISBN: 978-85-17-00064-5 1. Mudana climtica. I. Reid, Julia. II. Veiga, Ana Paula Soares. III. Ttulo.

Fundamentos Cientficos das Mudanas Climticas


Carlos A. Nobre Julia Reid Ana Paula Soares Veiga

Texto elaborado a partir da transcrio da palestra Fundamentos Cientficos das Mudanas Climticas, proferida por Carlos A. Nobre em Braslia (DF) em 11 de novembro de 2010, como parte da programao do Seminrio Internacional Mudanas Climticas, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente. A elaborao do texto, de autoria de Julia Reid, incluiu pesquisas de base cientfica e insero de figuras ilustrativas. Tambm foram realizadas reviso e adaptao de linguagem, por Ana Paula Soares Veiga.

1a edio INPE So Jos dos Campos 2012

ndice
06 07 08 21 25 29
Abreviaturas e siglas Apresentao Principal razo da elevao da temperatura mdia na Terra nos ltimos 150 anos: natural versus antropognica Quais so os feedbacks positivos e negativos do CO2? As projees de mudanas climticas do IPCC foram superestimadas? Quais so as consequncias das mudanas climticas e do aquecimento global para a economia e a sade humana?

31 32 35 38 39 40 42

Como devem ser analisados os erros cometidos pelo IPCC em relao s geleiras do Himalaia? Qual o papel das naes em desenvolvimento e desenvolvidas em relao s mudanas climticas? Para onde caminhamos? Nota de esclarecimento Referncias bibliogrficas Anexo Sobre os autores

Abreviaturas e siglas
CFC COP 15 Clorofluorcarbono ou clorofluorcarboneto 15 Conferncia das Partes da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, realizada em Copenhague em 2009 16 Conferncia das Partes da Conveno-Quaddo das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, realizada em Cancun em 2010 17 Conferncia das Partes da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, realizada em Durban em 2012 Estados Unidos da Amrica Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo Gases de Efeito Estufa ndice de Desenvolvimento Humano Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas) Fourth Assessment Report (Quarto Relatrio de Avaliao do IPCC) Fifth Assessment Report (Quinto Relatrio de Avaliao do IPCC) National Aeronautics and Space Administration Produto Interno Bruto Special Report on Emission Scenarios (Relatrio Especial de Cenrios de Emisses, elaborado pelo IPCC) United Nations Environment Programme (PNUMA Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente) Universidade de So Paulo

COP 16

COP 17

EUA

FAPESP GEE IDH IPCC IPCC-AR4 IPCC-AR5 NASA PIB SRES

UNEP USP

Apresentao

O tema mudanas climticas tornou-se recorrente em nosso cotidiano, em reportagens dos meios de comunicao, nas escolas, nas esferas governamentais. Pela sua abrangncia, complexidade e multidisciplinaridade, as pesquisas visando o entendimento de suas causas, de seus impactos e formas de mitigao representam um dos maiores desafios da cincia, em nvel global. Esta publicao, dirigida a estudantes, educadores, responsveis por polticas pblicas, profissionais de comunicao e pblico em geral, tem como objetivo apresentar, em linguagem acessvel, a fundamentao cientfica das mudanas climticas, embasada no conhecimento mais atualizado existente sobre o assunto. Esperamos que o material possa ser til na divulgao cientfica das mudanas climticas, contribuindo para a conscientizao da importncia das aes em direo a uma economia comprometida com a reduo das emisses de gases de efeito estufa, ao desenvolvimento sustentvel e erradicao da pobreza. Boa leitura!

Os autores

Meu objetivo neste seminrio tratar da fundamentao cientfica das mudanas climticas portanto, da cincia, uma vez que no existe verdade absoluta em cincia. Cincia muito diferente, por exemplo, de religio. Ela est sempre evoluindo e buscando a melhor explicao para o que acontece na natureza. E a beleza do mtodo cientfico a possibilidade da autocorreo, o que a religio no permite. A religio composta de verdades imutveis e absolutas, que algum escreveu em algum momento da histria, e aquilo no muda. As diferenas podem parecer um pouco retricas, mas so fundamentais para entender inclusive a natureza de algumas crticas ao trabalho do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas).

Nos ltimos 400 mil anos, ocorreram quatro ciclos distintos. Esses ciclos so glaciais e interglaciais. No pico interglacial, no qual nos encontramos, a temperatura est mais alta cerca de 5C a 6C em relao ao pico do ltimo perodo glacial, 20 mil anos atrs. H 120 mil anos, tivemos o ltimo perodo interglacial e a temperatura estava um pouco acima da temperatura atual. Destaca-se que todas essas variaes so naturais. No h tempo, nesta curta palestra, para explicar por que isso acontece. S que nos ltimos 100 a 150 anos, o ritmo em que a temperatura comeou a subir est muito maior do que ocorria at ento. Por exemplo, na ltima glaciao, h 20 mil anos, como j dito acima, a superfcie do planeta estava de 5C a 6C mais fria. A Terra levou 10 mil anos para aquecer e entrar na fase interglacial, que chamamos de Holoceno. Agora, nas ltimas duas dcadas, ela est aquecendo quase 0,2C por dcada, que um ritmo 50 vezes mais acelerado do que o ciclo natural glacial-interglacial. Alguma coisa diferente est acontecendo. Se fosse natural teria de ser explicado o que justifica o planeta se aquecer numa velocidade to espantosa, completamente fora do que conhecemos por vrios milhes de anos.

Principal razo da elevao da temperatura mdia na Terra nos ltimos 150 anos: natural versus antropognica.
Primeira pergunta: por que a temperatura est aumentando nos ltimos 150 anos, e qual a responsabilidade de aes humanas versus processos naturais nesse aquecimento? O clima varia naturalmente em todas as escalas temporais e espaciais. Isso pode ser percebido no acompanhamento da variao climtica da Terra nos ltimos 800 mil anos (Figura 1), que pode ser comprovada a partir do registro deixado pelas bolhas de ar aprisionadas nas geleiras da Antrtica. H todo tipo de variao.

CO2 (ppm) 300 250 200 800 25 0 700

(a) CO2 and CH4


CO2 CH4

CH4 (ppb) 700 500 300

600

500

(b) Sea Level

400

300

200

100

SL (m)

25 50 75

100

125 800 1 0

700

600

500

(c) Climate Forcing

400

300

200

100

F (W/m2)

Greenhouse Gases Surface Albedo

1 2 3 4 800 4 700

9
(d) Observed Dome C of and Calculated Time (Thousands Years Before Temperatures Present)
600 500 400 300 200 100 0

T Anomaly (C) T Anomaly (C)

0.5 x Dome C Temperature Calculated Temperature Figura2 1. CO2 e CH4, nvel do mar e forantes climticas resultantes para os ltimos 800 mil anos. Fonte: Hansen et al. 2008.

A Figura 2 (na prxima pgina), do anos, o nvel do mar subiu quase 2 ltimo relatrio do IPCC de 2007, traz 20 centmetros na mdia global 800 700 600 500 400durante 300 200XX, a rea 100 coberta 0 um quadro em que o aquecimento o Sculo (e) GlobalA Deep Ocean and com Calculated Temperatures aparece como inequvoco. neve est diminuindo e as 1.5 x Deep Ocean Temperature geleiras esto derretendo. temperatura mdia global superfcie 4 Calculated Temperature subiu quase 0,8C nos ltimos 120
2 0 2 800 700 600 500 400 300 200 100 0

Mudanas na Temperatura, no Nvel do Mar e na Cobertura de Neve do Hemisfrio Norte

10

Figura 2. Mudanas observadas na (a) temperatura mdia global da superfcie; (b) mdia global da elevao do nvel do mar a partir de dados de margrafos (azul) e satlites (vermelho) e (c) cobertura de neve do Hemisfrio Norte para maro-abril. Todas as mudanas so relativas s mdias correspondentes para o perodo de 1961 a 1990. As curvas suavizadas representam valores mdios decenais, enquanto que os crculos indicam valores anuais. As reas sombreadas so os intervalos estimados com base em uma anlise abrangente das incertezas conhecidas (a e b) e nas sries temporais (c). Fonte: IPCC, 2007.

fundamental observar que o oceano est aquecendo. Se o planeta est mais quente, temos que imaginar que o Sistema Terrestre atmosferasuperfcie continental - criosferaoceano est num estado mais alto de energia, ou seja, tem mais energia. E essa energia est indo para o oceano. Oitenta por cento desse acrscimo de energia pelo fato de a temperatura mdia do planeta estar 0,8C mais quente vai para o oceano. Os dados ocenicos mostram esse aquecimento. Os fatos so consistentes e o aquecimento inequvoco. Supondo que no houvesse nenhuma relao entre os gases de efeito estufa e o aquecimento, e algum fizesse a seguinte pergunta: mas os gases esto aumentando na atmosfera? No h nenhuma dvida de que eles esto aumentando. Vamos examinar se esse aumento dos gases poderia no ter como origem o processo de combusto - quando queimamos carvo, petrleo, gs natural, floresta, e o produto final o gs carbnico. Que o produto final da combusto o gs carbnico sabido h 200 anos pela qumica. Mas algum poderia argumentar que talvez o inequvoco aumento da quantidade de gs carbnico na atmosfera terrestre poderia vir do CO2 inorgnico, que no passou pela fotossntese e que est l nas profundezas do magma e que, por algum fenmeno geofsico como erupes vulcnicas, chega atmosfera, mas faz parte do CO2 original que existia em

nosso planeta. O CO2 o gs mais abundante do universo, existe em todos os lugares do universo. O aumento do CO2 observado na atmosfera aquele resultante da queima de combustveis fsseis, da queima de florestas. No aquele liberado quando um vulco entra em erupo. H fissuras na Terra das quais tambm surge CO2 inorgnico. Tudo isso acontece, mas em uma taxa de emisso muito pequena. O CO2 que est aumentando na atmosfera realmente predominantemente orgnico, uma vez que passou por fotossntese e um CO2 produzido pela queima realizada por atividades humanas em sua total maioria. A prova disso vem das medidas de um istopo estvel do tomo de carbono, o Carbono-13 (13C) (12 prtons e 13 nutrons no ncleo atmico). Todas as substncias com carbono (C) tm uma proporo diferente do 13C em relao ao Carbono-12 (12C). Por exemplo, o carvo tem proporo menor de 13C do que a proporo encontrada na atmosfera. Assim, combusto de carvo ir injetar CO2 com menor concentrao de 13 C, diminuindo a concentrao atmosfrica de 13C. Precisas observaes destes balanos de istopos na atmosfera revelam a origem do carbono adicional, e estes apontam para as fontes fsseis e a queima de florestas como as responsveis pelo aumento desse gs na atmosfera.

11

Alguns podem perguntar se no existiria outra explicao para o aumento de temperatura. Por exemplo, que o aquecimento provocado pelo aumento da quantidade de energia solar que est chegando Terra. Esta uma legtima questo e precisamos respond-la. Ou mesmo, que as emisses vulcnicas jogam uma quantidade muito grande de partculas e gases na atmosfera, o que, teoricamente, poderia tambm esquentar. Mas, na verdade, a maioria dessas partculas reflete radiao, portanto, os aerossis de vulco esfriam a atmosfera e no esquentam, ao contrrio do que se pensa. Tudo deve ser estudado e a cincia hoje avanou muito na resposta a essas perguntas e outras perguntas. A radiao solar que atingiu o topo da atmosfera durante o Sculo XX em mdia foi crescente e resultou em aquecimento. Mas lembramos que, de aproximadamente 1990 at 2010 so 20 anos , a radiao solar que chega Terra est diminuindo. O valor da forante de radiao solar pequeno, portanto, ela sozinha no explicaria o aumento de temperatura observado. A Figura 3A sumariza as forantes radiativas responsveis por mudanas climticas simuladas de 1880 a 2003. Essa figura mostra o efeito total de cada gs, aerossis ou radiao solar incidente, ou seja, cada forante climtica tem uma eficincia maior ou menor em alterar a temperatura global. A forante que est para cima (valor positivo em W/m2) funciona para esquentar o planeta, e a que est

para baixo, esfria (valor negativo em W/m2). A radiao solar est um pouco mais forte, esteve levemente mais forte no Sculo XX do que, por exemplo, no Sculo XXI. A curva vermelha do grfico da figura A representa a maior forante, que a mistura de gases de efeito estufa (GEEs) - gs carbnico (CO2), metano (CH4), xido nitroso N2O, clorofluorcarbonos (CFCs) e outros gases-trao, totalizando 2.75W/m2. A curva azul escuro representa os aerossis estratosfricos de vulces, que causam uma grande forante negativa esporadicamente, resultando em um esfriamento razovel de at 2,5 W/m2 imediatamente aps a erupo. Precisamos observar o conjunto. Repito, algumas forantes tm o efeito de esquentar e outras de esfriar a atmosfera, mas a temperatura final observada est aumentando. O balano das forantes entre 1880 e 2003 de +1.8 W/m2, com uma incerteza de 0.85 W/m2 devido quase inteiramente aos aerossis. A temperatura mdia global simulada pelo modelo computacional do sistema climtico global do Goddard Institute for Space Studies, da NASA, respondendo ao conjunto destas forantes, e concorda bem com as observaes de temperaturas (Figura 3B).

12

A
Forcing (W/m2)

4 3 2 1 0

T (C)

All Greenhouse Gases Black Carbon (BC) Solar Irradiance Snow Albedo (BC effect) Stratospheric Aerosols Reflective Tropospheric Aerosols Aerosol Indirect Effect Land Use

Global Climate Forcings

B
.5

0.

Observa Run 1 Run 2 Run 3 Run 4 Run 5 5 Run M

Su

-1 -2 -3 1880 1900 1920 1940 1960 1980 2000 -.5 1880 1900

B
.5

0.

Flux (W/m2)

T (C)

Observations Run 1 Run 2 Run 3 Run 4 Run 5 5 Run Mean

Surface Temperature Change

B)

Net Radia
1 0

-1 -2 -3 1880

-.5 1980 2000 1880 1900 1920 1940 1960 1980 2000

13
1900

B)

Net Radiation at the Top of the Atmosphere


1 0

Flux (W/m2)

-1 -2 -3 1880

Run 1 Run 2 Run 3 Run 4 Run 5 5 Run Mean 1900 1920 1940 1960 1980 2000

Figura 3. (A) Forantes radiativas utilizadas para produzir simulaes globais climticas. (B) Mudanas de temperatura simuladas e observadas. Antes de 1900, a curva de temperaturas observadas baseada em observaes em estaes meteorolgicas e o modelo amostrado nos mesmos pontos, enquanto aps 1900 as observaes incluem temperaturas de superfcie do mar para as reas ocenicas, e o modelo representa a mdia global de temperatura superfcie. (C) Balano de radiao no topo da atmosfera nas simulaes climticas. Cinco simulaes climticas so realizadas apenas em condies iniciais. Fonte: Hansen et al, 2005.

14

A curva do grfico com estrelinhas mostra as alteraes de temperatura na superfcie da Terra. Esta baseada em observaes em estaes meteorolgicas e o modelo (curva preta) uma amostra nos mesmos pontos, sendo que depois de 1900 as observaes incluem a temperatura da superfcie do mar para a rea do oceano, e o resultado do modelo climtico representa a mdia global da temperatura superfcie. Quando observamos a curva preta, vemos a mdia de temperatura obtida a partir do modelo climtico. Por exemplo, quando h uma erupo vulcnica, h uma queda brusca da temperatura observada e podemos constatar o mesmo no modelo climtico, quando colocamos essas forantes. O modelo climtico apenas uma representao das temperaturas observadas, mas as temperaturas do modelo seguem muito bem as temperaturas observadas. No modelo h, inclusive, temperaturas mais baixas do que as das observaes. Na Figura 4 temos um sumrio do funcionamento do sistema climtico atravs da comparao de simulaes com modelos climticos com as observaes de temperatura mdia superfcie para o Sculo XX. O sistema climtico muito complexo e responde a cada uma dessas forantes que acabamos de ver. A curva preta, nas Figuras a e b, representa as anomalias de temperatura mdia global observadas. Na Figura 4a, temos

simulaes da temperatura mdia global com forantes antropognicas e naturais e na Figura 4b, temos simulaes com forantes naturais apenas. Na Figura 4b podemos notar que sem os dados de emisses dos gases de efeito estufa (curva azul considera apenas forantes naturais como a variao da radiao solar que atinge a Terra e erupes vulcnicas), no possvel se reproduzir o aquecimento observado dos ltimos 50 anos (curva preta). A melhor explicao para esse aumento da temperatura nos ltimos 50 anos mostrado na Figura 4 o acmulo dos gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera. Existe incerteza, mas a melhor explicao essa, e ns no temos como mudar isso neste momento. Esta comparao entre as anomalias de temperatura mdia global com as forantes naturais e antropognicas hoje o estado mais avanado do conhecimento. imperfeito, no conseguimos explicar tudo, mas a melhor explicao. Devemos lembrar que em cincia, sempre temos de referendar a melhor explicao at que uma superior, cientificamente robusta, possa substitu-la.

15

Figura 4. Comparao entre anomalias de temperatura mdia global (C) de observaes (preto) e simulaes foradas com (a) ambas forantes radiativas antropognicas e naturais e (b) forantes radiativas naturais apenas. Todos os dados so mostrados como anomalias de temperatura mdia global relativa ao perodo de 1901 a 1950, como observado (preto, Hadley Centre/Climatic Research Unit gridded surface temperature data set (HadCRUT3); Brohan et al., 2006) e, em a) como obtido de 58 simulaes produzidas por 14 modelos com ambas forantes antropognicas e naturais. O multi-modelo de um conjunto de mdias mostrado como uma curva espessa vermelha e simulaes individuais so mostradas em curvas finas amarelas. Linhas verticais cinza indicam o perodo dos maiores eventos de erupes vulcnicas. Estas simulaes, que terminaram antes de 2005, foram estendidas at 2005 atravs do uso dos primeiros anos das simulaes do cenrio A1B do IPCC Special Report on Emission Scenarios (SRES), que continuaram a partir das respectivas simulaes do Sculo XX, quando disponveis. A simulao da anomalia da mdia da temperatura global em (b) so 19 simulaes, produzidas por cinco modelos com forantes naturais apenas. O multi-modelo de um conjunto de mdias mostrado como uma curva espessa azul e simulaes individuais so mostradas como curvas finas azuis. Simulaes so selecionadas que no exibem excessivas distncias amostradas nas simulaes de controle (no mais que 0,2C por sculo). Cada simulao foi amostrada para que a cobertura corresponda s observaes. After Stott et al. (2006b). Apud IPCC, WGI, 2007.

A Figura 5 mostra as emisses estimadas nos ltimos mil anos. H uma semelhana muito grande entre a curva de emisso (superior) e a

de concentrao de CO2 (inferior), mostrando que parte desse carbono no desaparece do sistema e permanece na atmosfera.

16

Figura 5. Nveis de CO2 (curva verde - Law Dome, East Antarctica e curva azul - Mauna Loa, Hawaii) e emisses cumulativas de CO2 em gigatoneladas de CO2 (curva vermelha - CDIAC). Enquanto os nveis atmosfricos de CO2 so comumente expressados em partes por milho, aqui eles so mostrados como a quantidade de CO2 na atmosfera em gigatoneladas. A curva acima representa a quantidade total de CO2 na atmosfera versus a curva abaixo que representa a quantidade total de CO2 que foram emitidas na atmosfera pelas atividades antrpicas. Fonte: Cook, 2011.

O grfico da figura 6A mostra as concentraes de CO2 (mdias anuais) medidas por observaes contnuas durante o perodo de 1970 a 2005, sendo que a curva preta so medies feitas no Hemisfrio Norte e a curva em azul, no Hemisfrio Sul, onde h mais oceanos. A curva da concentrao de CO2 no Hemisfrio Norte tem maiores oscilaes devido maior quantidade de biosfera terrestre (um pronunciado ciclo de fotossntese retirando CO2 da atmosfera na primavera e vero e decomposio da matria orgnica devolvendo CO2 para a atmosfera no outono e inverno), ou seja, os ciclos sazonais de CO2 so maiores no Hemisfrio Norte do que no Hemisfrio Sul. Podemos supor que esse CO2 seja de origem inorgnica, ou seja, ele viria de erupes

vulcnicas, das fissuras, portanto, e j chegaria atmosfera como CO2. Por outro lado, podemos supor que esse CO2 seja de origem orgnica, ou seja, o carbono (C) do petrleo, do carvo, e do gs natural sofre o processo de combusto, e em combinao com o oxignio (O2) da atmosfera, produz CO2. Caso a suposio aceita seja o processo de CO2 de origem orgnica, deve haver uma diminuio do oxignio, pois o processo de combusto consome oxignio (O2). E isso realmente acontece, como visto nas curvas rosa e ciano no grfico da Figura 6a. O CO2 (curvas preta e azul escuro) no para de aumentar e observamos o oxignio (curvas rosa e azul claro), diminuir. Ento, muito consistente.

17

18

Figura 6. Concentraes e emisses recentes de CO2. (a) concentraes de CO2 (mdias anuais) medidas por observaes contnuas durante o perodo de 1970 a 2005 em Mauna Loa, Hawaii (19N, preto; Keeling e Whorf, 2005) e Baring Head, New Zealand (41S, azul; seguindo tcnicas de Manning et al., 1997). Devido maior quantidade de biosfera terrestre no Hemisfrio Norte, ciclos sazonais em CO2 so maiores l do que no Hemisfrio Sul. No canto inferior direito do painel, medies de oxignio atmosfrico (O2) de amostras de balo so mostradas de Alert, Canad (82N, rosa) e Cabo Grim, Austrlia (41S, ciano) (Manning e Keeling, 2006). A concentrao de O2 medida atravs das diferenas na proporo de O2/N2 na unidade per meg (1 per meg = 0.001) de uma referncia arbitrria, anloga unidade per mil normalmente usada em istopos estveis, mas onde o razo multiplicada por 106 em vez de 103 porque muito pequenas alteraes so medidas. (b) Emisses globais anuais de CO2 de queima de combustveis fsseis e manufatura de cimento em GtC yr1 (preto) ao longo de 2005, usando dados do site do CDIAC (Marland et al, 2006) at 2003. Dados relativos s emisses para 2004 e 2005 so extrapolados do CDIAC, usando dados da BP Reviso Estatstica da Energia do Mundo (BP, 2006). Emisses de uso da terra no so mostradas; estima-se que estas esto entre 0,5 e 2,7 GtC yr1 para a dcada de 90. Mdias anuais da proporo de 13C/12C medido em CO2 atmosfrico em Mauna Loa de 1981 a 2002 (vermelho) tambm so mostradas (Keeling et al, 2005). Os dados de istopos so expressos em desvio 13C(CO2) (per mil) de uma calibrao padro. Observe que esta escala invertida para melhorar a clareza. Fonte: IPCC, AR4, WGI, 2007.

O CO2 inorgnico, que vem das profundezas do magma da Terra, tem uma frao de istopo Carbono-13 (13C), que um istopo do tomo do carbono bem conhecido. Como explicado anteriormente, todas as substncias com carbono tm uma proporo diferente de 13C, que tem uma frao de porcentagem de tomos com um nutron a mais no ncleo, versus o Carbono-12 (12C), que um dos istopos mais abundantes. E quando se faz esse CO2 inorgnico passar milhares de vezes pelo ciclo da fotossntese, onde esse CO2 inorgnico se torna orgnico, comea a haver o que chamado de fracionamento isotpico. A porcentagem de istopos 13C vai ficando mais dbil. Desta forma, se olharmos a porcentagem de 13C e de 12C na atmosfera, conseguimos saber se esse aumento vem mais do carbono que passou pela fotossntese carvo, petrleo, gs natural, floresta ou se, por acaso, seria aquele CO2 inorgnico que saiu de uma erupo vulcnica ou de uma fissura. Os dados tambm no nos deixam mentir: a quantidade de 13C em relao 12C est mostrando que

h cada vez menos 13C na atmosfera (curva vermelha da Figura 6b observe que esta escala invertida para melhorar a clareza). Mais uma prova de que a assinatura isotpica, como chamamos, do CO2 orgnico produzido pela queima do carvo, do petrleo e do gs natural realizada por atividades humanas. Em 1992, h 18 anos, durante a ECO-92 ou Rio-92, houve a promessa de diminuio das emisses de CO2. Estamos em 2010 e as emisses s aumentaram. De 1992 para 2010, as emisses de CO2 de origem fssil aumentaram em 43%. As concentraes de CO2 j ultrapassaram os 390 ppm em 2010, mas se considerarmos o CO2-equivalente1, que adiciona o potencial de aquecimento radiativo do metano (CH4) e o xido nitroso (N2O) e colocarmos na unidade de potencial de aquecimento radiativo do CO2, j estamos em uma concentrao equivalente de 463 ppm. J o CO2 equivalente com aerossis2 resfria a superfcie ao refletir radiao solar e a concentrao equivalente baixa para 396 ppm-400 ppm3 (Figura 7).

19

1. Medida mtrica utilizada para comparar as emisses de vrios gases de efeito estufa com base no potencial de aquecimento global de cada um. O dixido de carbono (CO2) equivalente o resultado da multiplicao das toneladas de gases de efeito estufa (GEEs) emitidas pelo seu potencial de aquecimento global. Por exemplo, o potencial de aquecimento global do gs metano 21 vezes maior do que o potencial do CO2. Ento, dizemos que o CO2 equivalente do metano igual a 21. 2. A atmosfera terrestre contm aerossis de vrios tipos e concentraes, incluindo quantidades de (1) material inorgnico natural como fumaa, sal marinho e gotculas de gua, (2) material orgnico natural, plen, esporos, bactrias e (3) produtos de combusto antropognicos como fumaa, cinzas, e outras poeiras. 3. ppm: concentrao em partes por milho.

10.

Growth rate 2010 5.9% yr

CO2 Emissions (PgC/y)

9.

Growth rate 2000-2010 3.1% per year

8.
Growth rate 2009 -1,3% per year Growth rate 1990-1999 1% per year

7.

6. 1990 1995

Uncertainty (6-10%)

20

2000

2005

2010

Time (y)
Concentration in 2008
CO2 CO2-equivalent CO2-equivalent with aerosols 385 ppm 463 ppm 396 ppm A concentration of 450 ppm CO2-eq (plus aerosols) gives a 50/50 chance to a temperature increase of less than 2C.

Figura 7. Emisses de CO2 de combustveis fsseis. Aumento observado relativo de 2000 a 2008: 3,5% e cenrios do IPCC: 1,6% a 2,7%. Fonte: Global Carbon Project 2011 (Peters et al. 2011, Nature CC; Data: Boden, Marland, AndresCDIAC 2011; Marland et al. 2009).

Os inmeros clculos feitos hoje indicam que se quisermos ser consistentes com a 15a Conferncia das Partes (COP15) da ConvenoQuadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, realizada em Copenhague em 2009 apesar de a COP15 ter sido considerada um fracasso , todos os esforos devero ser empreendidos para no deixar a temperatura subir mais que 2C. Dois graus so compatveis com emisses que levem as concentraes de CO2equivalente a valores entre de 450, 500 ppm, ou seja, estamos no limite. Mas temos que encontrar hoje a soluo para restringir o aumento em at 2C, no daqui a 50 ou 100 anos. Esse um pano de fundo para debates. Em outras palavras, o que necessrio em termos de acordos internacionais, de vontade poltica e em termos de hbitos a mudana de comportamento dos consumidores globais e a mudana de tecnologia para produo limpa, principalmente a produo de energia limpa.

substancialmente inferior a 100C. A curva da Figura 8 a temperatura que um planeta teria a certa distncia do Sol, com o efeito estufa natural atmosfrico (bolinha preta) e sem esse efeito (bolinha branca). Vnus est muito prxima do Sol, a Terra mais distante e Marte bem mais distante, quase o dobro de distncia que Vnus. A temperatura de Vnus de 450C com o efeito estufa natural atmosfrico em uma atmosfera predominantemente constituda de CO2. A temperatura da Terra devia ser de -18C (bolinha branca), mas de 15C (bolinha preta). Essa diferena de 33C se deve primordialmente ao efeito estufa atmosfrico. isso o que mantm a vida na Terra, de um modo geral. Marte no tem praticamente atmosfera, perdeu a atmosfera, e ento sua temperatura prxima de -55C (bolinha branca). Portanto, o efeito estufa da atmosfera da Terra fundamental e de grande importncia.

21

Quais so os feedbacks positivos e negativos do CO2?


Com relao ao feedback positivo, o CO2 atua como um gs de efeito estufa e no haveria vida na Terra se no fosse o efeito estufa. Poderia haver vida no fundo do oceano, mas seria uma vida muito diferente. A vida na Terra depende de uma temperatura acima de zero grau e

Venus 400 Temperature (oC) 300 200 100 0 -100

Earth 100

200

Distance from the sun 300 Mars

Figura 8. Efeito estufa natural da atmosfera na temperatura da Terra, Marte e Vnus. Fonte: Philander, (1998).

22

Quando olhamos numericamente os vrios gases da atmosfera (Figura 9), vemos o principal dos gases de efeito estufa natural o vapor dgua, que contribui com 20C dos 33C acrescentados temperatura da superfcie da Terra por conta do efeito estufa natural da atmosfera. O dixido de carbono existente contribui com 7C, s que a sua concentrao atmosfrica est aumentando. A contribuio do metano para o aumento da temperatura bem menor, mas a sua concentrao na atmosfera tambm est aumentando, e muito. O xido nitroso tambm est aumentando. Como o vapor dgua o gs de efeito estufa principal, algum poderia questionar ento, isso tudo controlado pelo vapor dgua, devemos ignorar o CO2, pois

este tem uma influncia menor no aumento da temperatura. Mas na verdade esta influncia no pequena; so 7C em 33C.
GASES DO EFEITO ESTUFA Vapor Dgua Dixido De Carbono Oznio xido Nitroso (N2O, Derivados) Metano Demais Gases T 20Oc 7Oc 2 A 3Oc 1,4Oc 0,8Oc 0,6 c
O

CRESCIMENTO 36% 18% 150% -

Figura 9. Influncia relativa dos gases de efeito estufa no efeito estufa natural da atmosfera da Terra (coluna do meio) e crescimento das concentraes atmosfricas devido s emisses antropognicas para CO2, CH4 e N2O desde o incio da Era Industrial.

Se considerarmos todos os lagos e reservatrios construdos nos continentes, a evaporao que poderia aumentar eventualmente a concentrao de vapor dgua muito pequena perto da evaporao do oceano, que compreende 71% da superfcie da Terra. Ento, no controlamos o vapor dgua. Podemos fazer irrigao e lagos, mas no mudaramos significativamente a concentrao total de vapor dgua. Mas estamos mudando muito a concentrao dos outros gases, basta olhar os nmeros. Por isso o esforo muito grande na tentativa de diminuir CO2, que um gs influenciado pela atividade humana, assim como o metano, o xido nitroso e os CFCs. No temos o que fazer com o vapor dgua. S que o vapor dgua acaba sendo tambm um gs importantssimo no aquecimento global, mas de forma indireta. Quando a temperatura aumenta, a atmosfera retm mais vapor dgua. A temperatura aumenta porque estamos aumentando a emisso de dixido de carbono, oznio troposfrico, xido nitroso, metano etc. E a atmosfera retm mais vapor dgua, o que origina o efeito estufa adicional. Ento, quando tomamos esse cenrio no qual dobramos o CO2, 40% daquele aumento de temperatura vamos supor 1,5C ou 2C so de vapor dgua que atingiu a atmosfera por causa do aumento original de CO2.

O processo de captura de CO2 pelas plantas atravs da fotossntese e a transformao do CO2 em biomassa tm um papel importante na mitigao dos impactos causados pelas concentraes crescentes de CO2 na atmosfera. No entanto, as plantas capturam CO2 at certo limite. Quando o CO2 na atmosfera aumenta, elas tendem a capturar mais CO2 e a crescer mais (transformao de CO2 em biomassa). O pesquisador da USP Prof. Marcos Buckeridge tem realizado uma srie de experimentos sobre as respostas fisiolgicas de plantas s mudanas climticas globais. Nesses experimentos as plantas so expostas em estufas e submetidas a um aumento da concentrao de CO2 (Figura 10). Antes do incio da Revoluo Industrial, que marcou a acelerao das emisses, a concentrao de CO2 se encontrava mais ou menos em 280 ppm. Nesse experimento, a concentrao de CO2 dentro da estufa mantida em 4 nveis (280, 360, 720 e 1000 ppm) e a resposta da assimilao fotossinttica de plantas medida. Durante o processo da fotossntese, h produo de matria orgnica, ento, h um aumento em biomassa das plantas. Portanto, o fato de que as plantas gostam do aumento de CO2 verdadeiro, uma vez que esse comportamento foi comprovado em experimentos controlados

23

24

em estufa, ainda que Figura 10 indique que este efeito no linear, isto , maior para menores concentraes de CO2. Quando se vai a campo, h inmeros experimentos com o aumento CO2 de uma floresta, aumento CO2 de uma cultura agrcola. Mas no campo, com condies reais, os aumentos so bem menores. Por exemplo, em florestas de latitudes mdias, o aumento de CO2 corresponde somente a 25% desse valor de laboratrio. Apesar do observado de que as plantas tendem a capturar mais CO2 e a crescer mais (transformao de CO2 em biomassa) numa atmosfera enriquecida de CO2, o aumento da concentrao desse gs faz com que a temperatura aumente.

E a questo que medida que a temperatura aumenta, podese ultrapassar o ponto timo de assimilao fotossinttica em resposta temperatura e, aps esse ponto, a fotossntese comea a diminuir com aumentos adicionais de temperatura. Por exemplo, h um limite terico aproximadamente 43C que se for ultrapassado, a fotossntese para totalmente. No tem fotossntese no meio do dia nas plantas do deserto - l a temperatura passa de 45C. A fotossntese em plantas do deserto no comeo da manh e no fim da tarde. Esse um limite que a evoluo natural, biolgica, darwiniana criou. Portanto, h limites at na fotossntese.

Figura 10. Aumento da fotossntese e efeitos gerais de elevado CO2 na fisiologia da espcie nativa brasileira Hymenaea courbaril (Jatob). Fonte: Aidar, M.P.M. (et al), 2002.

As projees para meados deste sculo mostram que, se a temperatura continuar a subir, esse efeito que ocorre hoje, de as plantas absorverem CO2, principalmente as florestas, desaparecer. Primeiro, porque a temperatura vai comear a afetar a eficincia fotossinttica. Segundo, porque uma temperatura mais alta oxida a matria orgnica do solo e resulta em emisses de CO2. Os solos das florestas vo comear a perder mais rapidamente carbono. Ento, bom registrar: sim, hoje, boa parte da explicao de por que as florestas de todo o planeta esto absorvendo CO2 inclusive nossa floresta amaznica se deve a esse efeito positivo muito bem estudado em laboratrio. Mas esse efeito positivo tem limites.

As projees de mudanas climticas do IPCC foram superestimadas?


S poderemos dizer se as projees de mudanas climticas so exageradas, se so minimizadas, se esto certas

ou erradas, depois de acontecer o fato. No podemos a priori saber. Por isso, se elas esto prevendo alguma coisa para o Sculo XXI, um dia ns vamos poder comprovar se esto exageradas. Acho que no esto. As projees do IPCC no relatrio de 2007 indicam uma faixa provvel de aumento de temperatura de 1,8C a 4,2C. uma faixa muito grande. E para sermos honestos, temos de falar: esta faixa de maior probabilidade. Acho que a maioria dos cientistas diria que bastante improvvel que as temperaturas no final deste sculo estejam fora dessa faixa. Elas vo estar em algum lugar dentro dessa faixa. Portanto, no me parece a priori que algum possa dizer que as projees sejam exageradas. A Figura 11 mostra observaes da temperatura mdia global de 1850 at 2005. A linha amarela do grfico nos mostra a tendncia de aumento de temperatura para os ltimos 20 anos e esta tendncia j quase de 0,2C de aumento de temperatura por dcada.

25

Figura 11. Observaes de temperatura mdia global. Fonte: IPCC, 2007.

26

Qual a forma de sabermos se os modelos matemticos utilizados como principais ferramentas para projees de mudanas climticas no futuro so bons ou ruins? Temos de olhar no o futuro, porque no o sabemos, mas temos de olhar o presente e o passado. Os modelos so bons pelo menos para representar as temperaturas do Sculo XX, com incertezas. Uma comprovao disso que eles evidenciam as subidas e descidas de temperatura observada aps a emisso da poeira dos vulces. Esses modelos seguem leis da fsica e representam os principais processos, no com perfeio absoluta, mas isso seria impossvel de qualquer maneira. Assim, tais modelos computacionais so as melhores ferramentas disponveis para projetar as mudanas climticas no futuro. No entanto, realmente no existe uma maneira absoluta de garantir que a projeo futura ser correta. A maior incerteza, na verdade, no a imperfeio dos modelos. A maior incerteza das projees do IPCC

o fato de no sabermos a trajetria futura das emisses dos gases de efeito estufa. No lado direito da Figura 12 so mostradas as margens de incertezas das projees de aumento de temperatura. Aproximadamente metade dessa incerteza advm das diferenas entre modelos e metade, da incerteza de projeo das emisses. Ningum consegue prever para que lado ir a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima. Copenhague (COP15) no chegou a um acordo. As reunies subsequentes (COP16 em Cancun, Mxico, e COP17 em Durban, frica do Sul) avanaram muito pouco em garantir um grande acordo global que inverta a tendncia crescente das emisses. A maior incerteza que no sabemos qual ser a trajetria para as emisses de gases de efeito estufa para o futuro, se o cenrio futuro estimado tender ao menos pessimista ou o mais otimista3.

3. Veja a descrio dos cenrios do IPCC no Anexo.

Figura 12. As curvas slidas so mdias globais do aquecimento da superfcie produzidas por vrios modelos (relativas a 1980-99) para os cenrios A2, A1B e B1, mostradas como continuaes das simulaes do Sculo XX. O sombreamento denota a faixa de mais/menos um desvio-padro para as mdias anuais individuais dos modelos. A curva alaranjada representa o experimento em que as concentraes foram mantidas constantes nos valores do ano 2000. As colunas cinzas direita indicam a melhor estimativa (linha slida dentro de cada coluna) e a faixa provvel avaliada para os seis cenrios marcadores do SRES (documento especial em cenrios de emisses do IPCC). A avaliao da melhor estimativa e das faixas provveis nas colunas cinzas compreende os Modelos Climticos Globais Acoplados Oceano-Atmosfera (AOGCMs) na parte esquerda da figura, bem como os resultados de uma hierarquia de modelos independentes e restries das observaes. IPCC, 2007.

Outra projeo do IPCC em relao ao rtico. O Oceano rtico est aquecendo. Ele vinha esfriando levemente nos ltimos dois mil anos e agora experimenta um grande aquecimento. A Figura 13 mostra as reconstrues das temperaturas do Oceano rtico. O principal fator atribudo a esse aquecimento rpido um fator fsico muito conhecido, chamado feedback (retroalimentao) da refletividade. O gelo (a neve) reflete de 60% a 70% da radiao solar. Assim, relativamente pouca radiao absorvida pela superfcie e esses

lugares so muito frios. J o oceano reflete apenas 6% desta radiao e cerca de 94% absorvida. O aumento da temperatura dos oceanos aumenta o derretimento da neve e do gelo flutuando no mar, reduzindo a superfcie de reflexo e aumentando assim a absoro solar, que aumenta as temperaturas ainda mais, e assim por diante. O aumento de temperatura faz com que o gelo seja consumido por baixo e depois a temperatura do ar vai comendo o gelo por cima. Esse fenmeno est acontecendo no Oceano rtico.

27

Figura 13. Registros de temperatura decadais do rtico, cobrindo os ltimos 2000 anos. Os dados foram predominantemente derivados de sedimentos lagunares (Kaufman, 2009) e mostram uma tendncia generalizada de resfriamento em longo prazo. Esta reconstruo consistente com uma simulao de clima transitria com o Community Climate System Model. A simulao sugere que a tendncia em longo prazo foi causada pela reduo constante na insolao vero devido a uma configurao orbital de deslocamento gradual. Durante o Sculo XX, no entanto, a tendncia de resfriamento foi invertida, com quatro das cinco dcadas mais quentes da reconstruo do ano de 2000 ocorrendo entre 1950 e 2000 (NCAR, 2011).

Fazendo uma anlise no pico do vero, vamos notar que a cada ano no Oceano rtico a mancha de gelo vai diminuindo. Em 2008, pela primeira vez pode-se cruzar do Oceano

Atlntico para o Pacfico pelo rtico (Figura 14). E em 2009, pode-se cruzar pelo lado da Sibria e depois pelos dois lados, Sibria e Canad.

Figura 14. Alteraes dramticas no gelo do rtico, Fonte: UNEP, 2011.

28

A rea coberta por gelo do rtico entrou em enorme decrscimo a partir dos anos 90 e se realimenta por causa desse efeito da refletividade do gelo que mencionei. Isso contraria as projees do IPCC, feitas em 2007, de que esse gelo s diminuiria l pelo final do sculo, pois est diminuindo muito mais rapidamente. Neste caso, esse decrscimo antecipado de gelo contraria a projeo feita pelo IPCC, uma vez que a projeo do fenmeno futuro se apresenta muito antes do registrado pelos modelos. Em outras palavras, as projees indicadas nos relatrios do IPCC podem ser conservadoras, como no caso do gelo rtico.

que o mundo vai ter no futuro? Este um campo novo para a cincia. Os cientistas foram sempre um pouco isolados. Publicavam os seus resultados nas revistas especializadas e muitas vezes esses resultados eram aplicados. Mas o cientista em si no participava diretamente do debate pblico sobre a aplicao dos novos conhecimentos pblicos gerados. Esse cientista no mais o cientista dos tempos presentes. Cientista por definio no advogado. Ele no defende uma causa, a no ser a causa da busca da melhor explicao cientfica sobre determinado fenmeno. S que hoje estamos vendo a necessidade de ter o que chamaramos de advocacia responsvel. No se trata de uma advocacia de posies polticas ou de movimentos organizados da sociedade civil, que so legtimos na sociedade. Isso no o papel do cientista. No entanto, o cientista

Quais so as consequncias das mudanas climticas e do aquecimento global para a economia e a sade humana?
Como a cincia deve se portar numa rea com tanto impacto socioeconmico? Quais as direes

no pode mais se isolar. Ele tem de sair, e este debate de hoje um perfeito exemplo disso. O cientista no pode mais se furtar de participar desse debate, sempre levando em conta a sua metodologia, que a busca da verdade cientfica. Ento, um ambiente novo e at certo ponto hostil para muitos cientistas, principalmente o ambiente da blogosfera. E muito desse debate acerca dos erros do IPCC foi aumentado exponencialmente pela blogosfera. No vamos nos esquecer da indstria dos combustveis fsseis, essa indstria movimenta onze trilhes de dlares, quase 20% do PIB mundial. E mudar a trajetria dessa indstria o que est em jogo. No podemos chegar a 2100, ou mesmo a 2050, gerando 80% da energia do mundo com combustvel fssil se quisermos manter o aumento da temperatura abaixo de 2C. Os cientistas do IPCC que participam como autores dos relatrios no recebem por isso. No consultoria, no privado. Quem recebe para escrever artigos de opinio para jornais muitas vezes conservadores, como Wall Street Journal, so alguns dos cientistas chamados cticos ou negacionistas, que so financiados pelos lobbies dos combustveis fsseis. Assim, os cientistas que gostam de gerar as dvidas so financiados por

lobbies de empresas de petrleo e carvo principalmente dos EUA. Felizmente, no Brasil, a Petrobras teve uma atitude muito mais neutra e equilibrada e no criou um lobby do tipo que comum nos EUA para confundir o debate sobre os riscos do aquecimento global. Em relao s consequncias das mudanas climticas para a sade, vamos analisar o caso da malria. O protozorio da malria transmitido ao homem pelo sangue por mosquitos do gnero Anopheles. A taxa de reproduo dos mosquitos, que influencia a taxa de transmissibilidade da malria, influenciada pela temperatura. Notamos que aumenta bastante o risco de malria para aumentos no muito altos de temperatura (por exemplo, para um aumento de temperatura mdia global de 1,16C atravs de previses geradas por modelos) na Europa e na Amrica do Norte (Figura 15). Esse um impacto possvel, no significa que vai acontecer, porque se o mosquito no carrega o protozorio Plasmodium, ele no transmite malria. Dos mosquitos do gnero Anopheles na Amaznia, apenas entre 4% a 8% carregam o Plasmodium. Se consegussemos eliminar o Plasmodium na natureza no haveria mais malria. Ainda no se conseguiu fazer isso. Portanto, medidas de sade pblica podem atenuar muitos desses impactos.

29

30

Figura 15. Potencial de reas de risco para malria para condies climticas base (1831-1980) e para um aumento mdio de temperatura global de 1,16C (baseado nos padres climticos gerados pelo ECHAM1-A GCM) e para mudanas na mdia anual do potencial epidmico (EP), uma medida para capacidade vetorial, relativa ao clima base, para P. vivax. Fonte: Martens, P. et al. (1995), apud UNEP, 2011.

Como devem ser analisados os erros cometidos pelo IPCC em relao s geleiras do Himalaia?
A questo das geleiras do Himalaia4 foi um erro que o IPCC imediatamente reconheceu e por isso publicou uma errata em sua pgina na Internet aps tal erro ter sido apontado. A questo fundamental : por que algum acredita ser to grave em trs relatrios, cada um com mais ou menos mil pginas, encontrar um erro como esse? As revistas mais importantes de cincia do mundo, Science, Nature e outras, no passam um ano sem que um artigo seja retirado de circulao. A Nature coloca uma nota dizendo neste artigo, depois de publicado, descobriu-se que havia um erro. E o artigo retirado. Essa a coisa mais comum. A natureza da cincia, repito, de autocorreo. Por isso, para quem cientista, ter aparecido um erro que passou pelos processos de reviso, e logo foi corrigido, no de grande consequncia. Tambm a blogosfera tentou falar que havia um erro sobre projees

para a Amaznia, no que ficou conhecido como Amazongate5 e no havia erro nenhum, foi uma criao completamente sem sentido da blogosfera. E foi demonstrado que no existia erro nenhum. Na questo das geleiras do Himalaia havia um erro e foi rapidamente reconhecido e corrigido. E no h, em minha opinio, nenhum problema de em um relatrio de trs mil pginas ter sido encontrado um erro. Porm, isso ensinou ao IPCC lies importantes. O secretrio Ban Ki-moon pediu a vrias academias de cincia do mundo que fizessem um comit de alto nvel para recomendar melhorias a todo o processo do IPCC. O diretor cientfico da nossa agncia de apoio cincia de So Paulo (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo-FAPESP), professor Carlos Henrique de Brito Cruz, foi um dos membros desse comit. E eles fizeram uma srie de recomendaes. E o IPCC vai melhorar, o relatrio do IPCC-AR5 ser melhor que o IPCC-AR4. A natureza de autocorreo tem sido suficiente para contrapor o movimento poltico,

31

4. No quarto relatrio do IPCC, em 2007, foi relatado que as geleiras do Himalaia iriam desaparecer at 2035. Esse relato gerou uma srie de crticas publicadas na mdia, uma vez que os pesquisadores climticos superestimaram a probabilidade de as geleiras desaparecerem como resultado de aquecimento global. 5. Afirmao registrada no IPCC-AR4 de que at 40% das florestas amaznicas poderiam responder drasticamente mesmo a pequenas diminuies no nvel das precipitaes. A blogosfera publicou crticas infundadas a essa afirmao, uma vez que as mesmas ignoraram fatos cientficos comprovados e as informaes foram distorcidas.

o movimento do negacionismo, muito dele financiado por lobbies interessados na indstria do carvo e petrleo? Esses lobbies se utilizam frequentemente de redes conservadoras de comunicao (por exemplo, a Fox News), engajadas nesse movimento. O Wall Street Journal totalmente engajado nesse movimento. um movimento poltico conservador muito forte. Lembremos que um movimento conservador de indstria muito similar, o do lobby da indstria de tabaco, conseguiu adiar por quase dez anos a implementao de polticas pblicas de sade nos anos 60 e 70, nos EUA.

e explicar o que possvel afirmar e o que no possvel afirmar.

Qual o papel das naes em desenvolvimento e desenvolvidas em relao s mudanas climticas?


Por fim, em relao ao papel dos pases em desenvolvimento e desenvolvidos. Novamente, vamos abordar as emisses histricas. Nos ltimos anos, a China aumentou muito suas emisses, a ndia tambm est aumentando muito suas emisses. Quando olhamos, hoje, o percentual de emisses dos pases de 2008-2009, a China o pas que est com a maior frao, 23% das emisses do ano de 2008. Na Figura 16 temos somente emisses de queima de combustvel fssil, no d para ver o Brasil nas emisses computadas, pois so os desmatamentos nossa principal fonte de emisses.

32

Os cientistas que integram este debate no podem mais se esconder, tm de aparecer mais e no podem esperar a cada 5-6 anos, que o ciclo de publicaes dos relatrios de avaliao do IPCC. Esse debate comandado pelo que a cincia tem nos informado semanalmente. O processo de seleo dos autores do IPCC deve ser mais transparente. E principalmente e um papel nosso, educacional, dos cientistas, temos de explicar didaticamente e com critrio. O mundo muito complexo e precisamos traduzir a complexidade de uma forma mais eficiente. No adianta querer simplificar e levar para o simplismo coisas que so muito complexas. Temos de aprender a traduzir a complexidade para toda a populao

Number of Countries

Country

Cumulative Fraction
3 countries

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 20 50 (2005) 100 (2005) 210

China .232 USA .419 India .477 Russia .530 Japan .573 Germany .599 Canada .617 UK .633 South Korea .652 Iran .668 Poland .800 Belarus .941 Moldova .992 1.00

50% Global Emissions


10 countries

2/3 Global Emissions

Top 5 + EU

80% Global Emissions

Figura 16. Frao cumulativa total de emisses de combustveis fsseis em 2008. Fonte: Gregg Marland, 2009.

O inventrio das emisses brasileiras para 2005 registrou que quase 60% das nossas emisses vm de desmatamento. Felizmente, tenho convico de que 2005 foi o ano da mxima emisso da histria brasileira. No vamos passar 2005. J estamos com bem menos hoje. Em 2009, 2010, a emisso brasileira j deve estar 20% abaixo da emisso de 20056. Porque a taxa de desmatamento da Amaznia brasileira de 2004-2005 foi muito expressiva, cerca de 27 mil km2. Hoje, trs pases respondem por 50% das emisses. Dez pases, por 2% das emisses. E os cinco primeiros

pases mais a Unio Europeia, por 80% das emisses. A Figura 17 mostra as emisses de combustveis fsseis acumuladas da Revoluo Industrial at 2004. Os EUA so responsveis por quase 28% das emisses e os pases que compem a Unio Europeia, mais ou menos a mesma coisa. Quando olhamos as emisses de combustveis fsseis em 2004, no a mesma que as emisses acumuladas porque as emisses dos pases em desenvolvimento por exemplo, a China aumentaram consideravelmente recentemente.

33

6. Entre agosto de 2010 e julho de 2011, a Amaznia perdeu 6.238 quilmetros quadrados (km) de floresta. a menor taxa anual de desmate registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o incio do levantamento, em 1988. A taxa de 2011 11% menor que a devastao registrada pelo Inpe em 2010, de 7 mil km, ainda que este nmero para 2010-2011 seja preliminar e possa aumentar. A taxa de desmatamento nas reas protegidas caiu de 94,7 mil hectares em 2003 para 13,3 mil hectares em 2010.

- Pases pobres

- Pases em desenvolvimento

Japo UE
Emisses Emisses acumuladas em 2004 [1751-2004] Populao em 2004

- Pases desenvolvidos

Anexo 1 do Protocolo de Kyoto

Figura 17. Emisses de CO2 equivalente: passado e presente, RAUPACH et al, 2007.

34

Os pases africanos, Haiti na Amrica Latina, pases do sul da sia isto , as naes mais pobres , representam um valor desprezvel em termos de emisses histricas. Eles no esto emitindo, sua emisso aumentou muito pouco. As mudanas climticas trazem uma dimenso tica que s vezes no muito mencionada. O mesmo ocorre, em menor escala, no caso do Brasil. Nossas emisses histricas foram pequenas em relao ao potencial de impactos negativos que poderemos sofrer com as mudanas climticas. Um bilho de pessoas no emitiram quase nada e a maior parte dos impactos ocorrer onde mora a maior pobreza do mundo. Esse o grande dilema tico que as mudanas climticas nos trazem. Os

que menos emitiram vo sofrer, pelo menos no Sculo XXI, as maiores consequncias. Esse dilema no pode ser esquecido. O Brasil est na posio daqueles pases que sofrero impactos intermedirios, mas muito menos do que os pases pobres. H duas maneiras de olhar as emisses. Em 1990, o percentual de emisses das naes desenvolvidas era maior. O das naes em desenvolvimento, somando todas, era menor. Em 2005, isso empatou. Hoje 55% das emisses so geradas localmente nas naes em desenvolvimento, 45% nos pases desenvolvidos. Porm, a maneira mais justa, eticamente e economicamente de mensurar isso no onde a emisso gerada, mas onde o produto que gerou aquela

emisso consumido, alm de reiterar que historicamente os pases desenvolvidos com 1/5 da populao mundial emitiram 2/3 do total de emisses, e as naes em desenvolvimento com 4/5 da populao mundial emitiram somente 1/3. Quando fazemos essa correo vemos que as emisses dos pases desenvolvidos continuam a crescer. Por que? A questo est relacionada com as exportaes dos pases emergentes. Economias como China, ndia, Brasil, frica do Sul, Mxico esto alimentando os mercados consumidores dos pases desenvolvidos. Existe um enorme debate sobre como contabilizar as emisses, na origem ou no destino, ou pelo menos contabilizar parte das emisses no destino. Quando colocamos dessa maneira, mesmo hoje o contexto histrico fundamental os pases desenvolvidos no seu conjunto foram responsveis por 65% das emisses histricas. Eles tm responsabilidade muito maior, e mesmo quando colocamos para onde os produtos esto sendo exportados, os pases desenvolvidos continuam a responder pela maior parte e tambm em taxas crescentes.

Para onde caminhamos?


O progresso dos pases em direo ao desenvolvimento sustentvel pode ser avaliado utilizando o ndice de desenvolvimento humano (IDH) como um indicador de bem-estar, e a pegada ecolgica7 como uma medida da demanda na biosfera. O IDH calculado a partir de indicadores de educao, expectativa de vida e renda per capita. considerado um valor de IDH de mais de 0,8 como alto desenvolvimento humano. Uma pegada ecolgica inferior a 1,8 hectares globais por pessoa, a biocapacidade mdia disponvel por pessoa no planeta, seria replicvel em nvel mundial? O desenvolvimento sustentvel bem sucedido requer que o mundo, em mdia, rena no mnimo estes dois critrios, com pases que se deslocam em direo ao quadrante azul mostrado na Figura 18. Cuba um dos nicos pases que apresentam uma combinao dos ndices de desenvolvimento humano, escolaridade, renda per capita, expectativa de vida (bola vermelha dentro do quadrante de sustentabilidade na figura).

35

7. Mtrica utilizada que permite calcular a presso humana no planeta. Ela calcula qual a rea de terra e gua que uma populao precisa para produzir os recursos que ir consumir e absorver o carbono das suas emisses. Por exemplo, se cada pessoa tivesse o estilo de vida da mdia da populao dos Estados Unidos, precisaramos de 5 planetas Terra para manter esses hbitos.

12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 0 1.0

Figura 18. ndice de desenvolvimento humano e pegada ecolgica em 2003. Fonte: Ecological Footprint and Human Wellbeing WWF, 2006.

36

Quando analisamos os onze anos depois da ECO-92, em especial os pases emergentes, ao observarmos os ndices, vemos que a China est dentro do limite da capacidade mdia disponvel por pessoa no entanto com relativamente baixo IDH (dentro da linha pontilhada na horizontal). Entretanto, praticamente todas as economias emergentes China, ndia, Brasil, frica do Sul, Mxico, Argentina, etc. esto aumentando o IDH de suas populaes, porm tambm aumentando a pegada ecolgica per capita. Na verdade, o modelo do desenvolvimento socioeconmico tradicional sempre foi muito focado em aumentar a qualidade de vida e levar um pas ao desenvolvimento social avanado, contando com

recursos naturais inesgotveis e sem pensar nas externalidades ambientais deste modelo de crescimento econmico. Esse era o nico paradigma levado em conta. Pois reside em mudar tal paradigma de desenvolvimento o grande desafio. Fazer com que os pases alcancem o desenvolvimento sem comprometer a sustentabilidade ambiental do planeta Terra e fazer com que os pases desenvolvidos se mantenham com alto desenvolvimento humano, mas diminuindo brutalmente a pegada ecolgica. s vezes as pessoas tm certa inocncia de acreditar que possvel para esses pases chegar a algum ponto de desenvolvimento e continuar l para sempre,

sem nenhuma mudana de comportamento de consumo. No . Os recursos naturais so finitos. Na distribuio de nus e bnus entre pases em desenvolvimento e pases desenvolvidos, precisamos inventar globalmente uma nova soluo que realmente resulte em um movimento na direo horizontal para a direita dos pases em desenvolvimento, isto , aumentos rpidos de IDH, mas sem aumentar a pegada ecolgica per capita de seus habitantes, e em um movimento na direo vertical, para baixo, dos pases desenvolvidos, isto , manuteno dos altos ndices de IDH conquistados via desenvolvimento, mas diminuindo rapidamente a pegada ecolgica per capita, de modo que todos nas prximas dcadas convirjam para o quadrante da sustentabilidade com alta qualidade de vida e baixa pegada ecolgica. Estou otimista porque, de fato, o Brasil conseguiu reduzir os desmatamentos. Quo sustentveis so essas redues, ainda precisamos verificar, mas o que existe uma vontade no Brasil de zerar o desmatamento, de encontrar um novo modelo de desenvolvimento agrcola. Portanto, nenhum pas chegar ao desenvolvimento sustentvel inclusivo s se baseando num modelo agronmico, num modelo

de potncia agrcola. um misto entre usar a potencialidade de um pas tropical rico em biodiversidade, rico em energia renovvel e rico em recursos naturais acoplando ao modelo industrial. Este o grande desafio do Brasil, e sinto que comeamos a discutir esse assunto com muita seriedade. Estamos mais prximos de atingir o caminho para a sustentabilidade.

37

Nota de esclarecimento
Gelo do rtico alcana sua menor extenso na era dos satlites
Desde a data da palestra Fundamentos Cientficos das Mudanas Climticas, em 2010, houve alteraes em relao aos dados sobre o derretimento das geleiras do rtico. Em setembro de 2012, o US National Snow and Ice Data Center (NSIDC), dos Estados Unidos, anunciou que a rea de derretimento alcanou a extenso mnima de 3,41 milhes de km2 - a menor desde o incio dos registros por imagens de satlite, em 1979. Esse novo dado refora a tendncia de longo prazo da diminuio da extenso do gelo do rtico. Fonte: US National Snow and Ice Data Center, 2012.

38

Referncias bibliogrficas
Aidar M.P .M., Martinez C. A., Costa A. C., Costa P . M. F., Dietrich S. M. C., Buckeridge M. S. (2002). Effect of atmospheric CO2 enrichment on the establishment of seedlings of jatob, Hymenaeacourbaril L. (Leguminosae, Caesalpinioideae) Biota Neotropica. 2(1):(http://www. biotaneotropica.org.br/v2n1/en/ abstract?article+BN01602012002 Cook, J. Skeptical Science, Comparing CO2 emissions to CO2 levels, 2011. Disponvel em http://www. skepticalscience.com/CO2-emissionscorrelation-with-CO2-concentration.htm. Acesso em 21/11/2011. Global Carbon Project (2011) Carbon budget and trends 2010. Disponvel em www.globalcarbonproject.org/ carbonbudget. Acessado em 4 de Dezembro de 2011. Peters et al. 2011, Nature CC; Data: Boden, Marland, Andres-CDIAC 2011; Marland et al. 2009). Global Footprint Network, National Footprint Accounts, 2006 Edition; UNDP . Human Development Report, 2003. Ecological Footprint and Human Wellbeing WWF Gland, Switzerland and Global Footprint Network (GFN), Oakland, California USA.ISBN 978-288085-290-0. Gregg Marland and CDIAC, Carbon Dioxide Information Analysis Center 2009. Disponvel em http://www.kiss. caltech.edu/workshops/carbon2009/ presentations/marland.pdf. Acessado em 21/11/2011. Hansen, J. E. & Sato, M. (in press). Paleoclimate implications for human-made climate change. in Climate Change: Inferences from Paleoclimate and Regional Aspects. Berger A., Mesinger, F. & Sijacki, D. (Eds.), Springer, 270 pp. Hansen, J., Nazarenko, L., Ruedy, R., Sato, M., Willis, J., Del Genio, A., Koch, D., Lacis, A., Lo, K., Menon S., Novakov, T., Perlwitz, J., Russell, G., Schmidt, G. A., Tausnev, N., 2005. Earths Energy Imbalance: Confirmation and Implications. DOI: 10.1126/science.1110252. IPCC, 2007: Climate Change 2007: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, Pachauri, R.K and Reisinger, A. (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, 104 pp. NCAR, The National Center for Atmospheric Research, ESSL LAR 2009. Disponivel em http://www.nar. ucar.edu/2009/ESSL/i1/. Acessado em 21/11/2011. Philander, S. G. (1998) Is the temperature rising? The uncertain science of global warming. Princeton, Princeton University Press. Raupach M. R et al. (2007) Global and regional drivers of accelerating CO2 emissions. Proceedings of the National Academy of Sciences 14: 10288-10293. http://www.pnas.org/ content/104/24/10288. UNEP , United Nations Environment Programme. Disponvel em <http://www.unep.org/> Acessado em 21/11/2011. UNEP , United Nations Environment Programme / GRID-Arendal, Disponvel em http://www.inforse.org/europe/dieret/ Climate/climate%20graphics/41.htm. Acessado em 21/11/2011. US National Snow and Ice Data Center, Arctic sea ice extent settles at record seasonal minimum, 2012. Disponvel em http://nsidc.org/arcticseaicenews/. Acesso em 20/11/2012.

39

Anexo
Descrio dos cenrios do IPCC
Fundamentalmente, os cenrios se distinguem em duas dimenses. Uma dimenso bsica se o futuro estar mais centrado no desenvolvimento econmico ou ambiental. Os quatro cenrios centrados no desenvolvimento econmico so indicados por A, enquanto os outros dois cenrios voltados para a sustentabilidade ambiental so indicados por B. A outra dimenso bsica descreve o grau de orientao global ou regional.

Cenrio A1
O contexto e a famlia de cenrios A1 descrevem um mundo futuro de crescimento econmico muito rpido, com a populao global atingindo um pico em meados do Sculo XXI, e declinando em seguida, e a rpida introduo de tecnologias novas e mais eficientes. As principais questes subjacentes so a melhoria no nvel de formao em todo o planeta e o aumento das interaes culturais, sociais e comerciais, reduo substancial nas diferenas regionais e na renda per capita. Nesse cenrio, ocorrem elevadas emisses. A famlia de cenrios A1 se desdobra em trs grupos que descrevem direes alternativas da mudana tecnolgica no sistema energtico, ou seja, adoo de diferentes tecnologias de gerao e uso de energia. Os trs grupos A1 distinguem-se por sua nfase tecnolgica: i) intensiva no uso de combustveis fsseis; ii) fontes energticas no-fsseis; ou iii) um equilbrio entre todas as fontes.

40

Os quatro cenrios globais recebem o nmero 1, enquanto os dois cenrios mais regionalmente motivados recebem o nmero 2. Com estas duas dimenses, deveramos ter apenas quatro cenrios, mas o cenrio econmico/ global ( A1) subdividido em trs cenrios distintos. Um intensivo em combustveis fsseis ( A1F1), outro equilibra os combustveis fsseis e no-fsseis ( A1E), e o terceiro acabar fazendo a transio para combustveis no-fsseis ( A1T). Embora nunca afirmado explicitamente, esse tratamento especial de um dos cenrios parece indicar que A1 , de fato, o cenrio mais conservador, embora essa vantagem se perca rapidamente devido subdiviso adicional do cenrio A1.

Cenrio A2
O contexto e a famlia de cenrios A2 descrevem um mundo muito heterogneo. O tema subjacente a

auto-suficincia e a preservao das identidades locais. Os padres de fertilidade entre as regies convergem muito lentamente, o que acarreta um aumento crescente da populao. O desenvolvimento econmico orientado primeiramente para a regio, e o crescimento econmico per capita e a mudana tecnolgica so mais fragmentados e mais lentos do que nos outros contextos. Nesse cenrio, tambm ocorrem elevadas emisses.

Cenrio B2
O contexto e a famlia de cenrios B2 descrevem um mundo em que a nfase est nas solues locais para a sustentabilidade econmica, social e ambiental. um mundo em que a populao global aumenta continuamente, a uma taxa inferior do A2, com nveis intermedirios de desenvolvimento econmico e mudana tecnolgica menos rpida e mais diversa do que nos contextos A1 e B1. O cenrio tambm est orientado para a proteo ambiental e a equidade social, mas seu foco so os nveis local e regional. Nesse cenrio, tambm ocorrem baixas emisses.

Cenrio B1
O contexto e a famlia de cenrios B1 descrevem um mundo com o pensamento orientado no sentido de reduzir as emisses de GEE. A populao atinge o pico em meados do Sculo XXI e declina em seguida, como no cenrio A1, mas com uma mudana rpida nas estruturas econmicas em direo a uma economia de servios e informao, com redues da intensidade material, ou seja, menos matriaprima na produo de bens e servios, e um maior uso de tecnologias limpas e eficientes. A nfase est nas solues globais para a sustentabilidade econmica, social e ambiental, considerando a responsabilidade de cada regio econmica. Nesse cenrio, ocorrem baixas emisses.

41

Sobre os autores
Carlos Afonso Nobre
Engenheiro eletrnico pelo ITA, doutor em meteorologia pelo MIT e ps-doutorado na Universidade de Maryland, EUA, pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, onde foi chefe do Centro de Cincia do Sistema Terrestre. atualmente Secretrio da Secretaria Polticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI). Tem dedicado sua carreira cientfica Amaznia e desenvolveu pesquisas pioneiras sobre os impactos climticos do desmatamento da Amaznia, formulando, em 1991, a hiptese da savanizao da floresta tropical em resposta aos desmatamentos e ao aquecimento global, hiptese esta que vem sendo estudada em todo o mundo. membro da Academia Brasileira de Cincias e da Academia de Cincias para Naes em Desenvolvimento (TWAS). autor e co-autor de mais de 130 artigos cientficos, livros e captulos de livros. no Brasil, e mestrado em Cincia e Tecnologia Ambiental na UNESCOIHE, na Holanda. Tem se envolvido em abordagens multidisciplinares sobre processos nas zonas costeiras, gesto de guas urbanas e mudanas climticas. Trabalhou como consultora tcnica em meio ambiente e oceanografia na Aplied Science Associates-ASA Latin America e atualmente trabalha como assistente cientfica do Dr. Carlos Nobre no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Seu trabalho consiste no desenvolvimento de atividades de disseminao do conhecimento cientfico sobre a mudana climtica e seus impactos, adaptao, vulnerabilidades e mitigao.

42

Ana Paula Soares Veiga


Graduada em Comunicao Social Jornalismo pela Universidade Metodista de So Paulo, com especializao em Jornalismo Cientfico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente trabalha na rea de Comunicao Institucional e Divulgao Cientfica da Rede CLIMA Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanas Climticas Globais, sediada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Julia Reid
Possui bacharelado em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itaja,

redeclima.ccst.inpe.br inct.ccst.inpe.br

You might also like