You are on page 1of 2

A FORMAO COMO DESAFIO ESTRATGICO 25 de maio de 2013 | 2h 06 O Estado de S.Paulo A riqueza de um pas passa pela qualidade do trabalho.

O desenvolvimento institucional e o sucesso das organizaes, tambm. As pessoas - os trabalhadores, os dirigentes - sempre faro a diferena. A qualidade do trabalho, por sua vez, depende de relaes trabalhistas adequadas, justia social, boa remunerao, treinamento, formao profissional e educao. Fecha-se um crculo, de complexos funcionamento e gesto. Formar pessoas para o trabalho tornou-se uma das pedras angulares da vida moderna, sobretudo nos dias correntes, em que as sociedades se tornaram mais "inteligentes". Fica cada vez mais difcil trabalhar sem que se tenha alguma formao, tanto em termos tcnicos e operacionais (habilidades, conhecimentos especficos) quanto em termos de educao bsica (domnio da lngua e da linguagem, fundamentos matemticos, pensamento crtico). E se a questo for pensar a produo e o trabalho como partes essenciais de um projeto coletivo, ser sempre preciso incluir no circuito uma boa dose de formao cvica - formao para a convivncia e a cidadania. Formar no somente socializar um conjunto de tcnicas, modelos e informaes, treinar e moldar pessoas segundo interesses tpicos, mas tambm (ou deveria ser) preparar pessoas para agirem de modo critico, autnomo, inteligente e socialmente responsvel. prepar-las para a produo, a gesto, a reproduo organizacional, o convvio e a transformao social. Precisa, por isso, seguir parmetros reflexivos e ter como foco a melhoria dos pactos em que se vive e se trabalha. Nem tudo deve ser feito tendo em vista a glria no mercado, a competitividade, a busca obsessiva por sucesso e visibilidade, a produtividade a qualquer preo, a rentabilidade das operaes. A fixao de perspectivas mais decisiva do que a difuso de tcnicas e procedimentos gerenciais. Isso, porm, no significa que se deva erguer uma muralha entre tcnicas operacionais e perspectivas tericas, entre o "saber fazer" e o "saber pensar". No mundo de hoje no h lugar para uma viso maniquesta e dicotmica, ao estilo da que separa a formao "profissionalizante" e a formao "humanista". A meta deveria ser o estabelecimento de uma concepo unitria, que integre as duas possibilidades de formao e as combine de muitas maneiras na dinmica mesma do processo formativo. A questo , sobretudo, de eixo: a "formao humanista" (a viso abrangente e crtico-histrica do Estado e da comunidade) inseparvel da "formao tcnica" e mais estratgica do que ela. Quem no pensa bem dificilmente agir bem. Iniciativas de formao, alm do mais, devem alcanar todos os que trabalham nas organizaes, de cima a baixo. No algo que deva privilegiar um ou outro segmento, muito menos selecion-los conforme ideias preconcebidas, como,
1

por exemplo, a que julga que os dirigentes no precisam receber formao especfica porque j esto preparados e "l em cima" tudo se resolve. Pases em desenvolvimento costumam apresentar falhas nesse circuito. Alguns mais, outros menos. O Brasil costuma ser includo entre os que exibem falhas mais gritantes. ruim a educao bsica, problemtica e elitista a educao superior. Nenhuma das pontas do sistema resolve adequadamente a educao cvica, que gira ao sabor dos mecanismos espontneos da vida social ou de instituies como a famlia e as igrejas, que nem sempre podem cumprir bem esse papel. A formao profissional, por sua vez, conhece boas estaes - as escolas tcnicas, as polticas de RH das empresas e das organizaes pblicas - e ms estaes, quando se olha, por exemplo, para os currculos e procedimentos de muitos cursos superiores, pouco atentos s novas exigncias do mercado de trabalho e qualificao tcnica dos formandos. H tambm muita improvisao num dos setores que ganharam grande relevncia estratgica nas ltimas dcadas: o da gesto. Exceo feita s grandes empresas e s grandes organizaes pblicas, a regra que o gestor seja um trabalhador como outro qualquer que chega a um cargo de chefia ou direo. No escolhido em funo de habilidades ou talentos especficos e nem sempre conhece os meandros da atividade que vai exercer. Quando os processos de escolha ocorrem por eleio - como em escolas e faculdades, por exemplo -, muitas vezes o eleito somente o colega mais popular, o intelectual mais brilhante ou que rene os ttulos formais para o cargo. A gesto termina, nesses casos, por ficar flutuando numa zona de relativo despreparo e baixo desempenho. Formar no criar lderes excepcionais, CEOs geniais que revolucionam as coisas. criar vida coletiva e lideranas que saibam atuar em rede e democraticamente, unindo e articulando pessoas, reas ou setores. Formar para a gesto tornou-se uma exigncia dos tempos atuais, em que "tudo" de certo modo se tornou assunto gerencial e as atividades dependem de polticas sofisticadas, planejamento, administrao de recursos, financiamento e construo de imagem/identidade. As organizaes necessitam de dirigentes que possuam conhecimentos gerenciais especficos e trabalhem como entes coletivos de fato. Como ningum nasce com esses conhecimentos, eles precisam ser adquiridos. Isso pode dar-se em cursos e escolas regulares ou em cursos e atividades estruturadas ad hoc pelas prprias organizaes. No por acaso que "centros de formao" e "universidades corporativas" passaram a frequentar o lxico e o planejamento das organizaes contemporneas. Na medida em que deixarem de lado a questo e no se empenharem seriamente para equacion-la, as organizaes podem ficar deriva e em dificuldades para acompanhar o ritmo da vida e com ele interagir de forma produtiva e inteligente.

You might also like