You are on page 1of 18

A TRANSFORMAO DA FILOSOFIA E A LIBERTAO

Celso Luiz Ludwig*

RESUMO: Este texto pretende mostrar alguns passos do processo de fundamentao da tica do discurso nos argumentos de Karl-Otto Apel. A comear pela mudana de paradigma filosfico no contexto do giro lingstico, para continuar no caminho da transformao da filosofia, desde as exigncias da possibilidade e da necessidade de um novo conceito de fundamentao, agora pragmtico transcendental; para depois, chegar formulao de uma fundamentao tica com pretenso de universalidade, no especfico contexto da era da cincia e da tcnica. Por fim, apresentar, diante das exigncias relativas aos problemas morais concretos, o ponto de vista da tica do discurso e parte da polmica travada no dilogo com a tica da libertao de Enrique Dussel, assinalando em especial o lugar do dissenso na responsabilidade tica.

1 A MUDANA DE PARADIGMA: O GIRO LINGSTICO Apel e a transformao da filosofia. A mudana paradigmtica (Kuhn) da Filosofia da Conscincia para a Razo Comunicativa teve em Karl-Otto Apel e em Jrgen Habermas sua formulao mais precisa. O esgotamento do paradigma da conscincia, prprio da subjetividade, levou ao giro lingstico. K.-O. Apel percebeu

* Doutor em Filosofia do Direito; professor adjunto da Faculdade de Direito e do Programa de Ps-Graduao em Direito da UFPR.

decisivamente que o que estava em jogo, no era mera mudana de nfase quanto ao objeto da reflexo filosfica. No se tratava de maior e especial ateno linguagem, de parte dos filsofos. O que estava em jogo era a prpria transformao da filosofia. Assim sendo, a moderna pergunta kantiana, pelas condies de possibilidade e validade do conhecimento, ter de ser compreendida e respondida em novo parmetro, desde a linguagem, ou tendo em conta o paradigma da pragmtica transcendental. O giro lingstico pode ser situado no contexto da chamada mudana paradigmtica, conceito recepcionado pela filosofia para 43

classificar sua prpria histria. O novo paradigma da linguagem se consolida na segunda metade do sculo XX. Seu desdobramento indica a existncia, hoje, de uma tipologia mais complexa, e que poderia ser classificada da maneira seguinte: (1.o) como razo comunicativa (Apel/Habermas); (2.) como razo sistmica (Luhmann) e, por fim, (3.o) como razo hermenutica (Gadamer). O que interessa aqui diz respeito aos fundamentos lanados por Apel, ainda que tenha que se levar em conta os desdobramentos conceituais elaborados por Habermas.1 Nos limites dessa demarcao, importante frisar que esse giro da filosofia no significa a incluso da linguagem na condio de mais um tema relevante para a reflexo filosfica. Trata-se de um giro da prpria filosofia, uma virada no modo de se entender a filosofia. Nesse novo paradigma, a linguagem passa da condio de objeto da reflexo para a condio de fundamento de todo pensar. Filosofar significa filosofar a partir da linguagem, e esta na condio de mdium irrecusvel e inultrapassvel do sentido e validade de todo saber. A reflexo sobre a relao contempornea entre filosofia e linguagem fica assim formulada, nas palavras de Karl-Otto Apel (2000b, p.353-354):

A filosofia da linguagem, hoje em dia, pode assumir ou at mesmo: tem de assumir a funo da filosofia transcendental em sentido kantiano? Ou seja, ela pode (ou tem que) assumir hoje a funo de uma prima philosophia? Talvez se possa chegar sem dificuldades entre os conhecedores da literatura filosfica ao consenso de que em nosso sculo a ocupao do filsofo com a prpria conscincia, algo caracterstico para a Era Moderna, deu lugar, mais recentemente, ocupao do filsofo com a linguagem. E isso parece significar que a filosofia da linguagem veio ocupar o lugar da epistemologia tradicional a filosofia da linguagem no como tematizao do objeto linguagem entre outros tantos objetos possveis da cognio, mas sim como reflexo sobre as condies lingsticas da cognio.

A passagem sugerida pelo filsofo indica o caminho que vai da critica cognitiva como anlise da conscincia crtica cognitiva como anlise da linguagem. Essa mudana decisiva para a filosofia, pois significa um movimento que vai da conscincia para a linguagem, modificando o procedimento filosfico em relao validao da verdade, que de monolgico passa a ter uma exigncia dialgica discursiva:
O cerne dessa reviravolta que vai da crtica cognitiva enquanto anlise consciencial crtica cognitiva enquanto anlise lingstica parece residir no fato de que o problema da prpria validao da verdade no pode mais ser visto como um problema da evidncia ou da certeza (certitudo) para uma conscincia isolada em sentido cartesiano, nem tampouco como um problema de validao objetiva (e portanto intersubjetiva) para uma conscincia em geral em sentido kantiano, mas sim, em primeiro lugar como um problema da formao intersubjetiva de consensos com base em um acordo mtuo lingstico (argumentativo). (APEL, 2000b, p.354)

Habermas tambm fazia referncia expressa ao esgotamento do velho paradigma da filosofia da conscincia: O paradigma da filosofia da conscincia encontra-se esgotado. Sendo assim os sintomas de esgotamento devem dissolver-se na transio para o paradigma da compreenso. HABERMAS, Jrgen. O discurso filosfico da modernidade . Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1990, p.277.

Pelo menos dois so os efeitos dessa situao. O primeiro diz respeito ruptura 44

que ocorre entre a Modernidade filosfica e a filosofia da segunda metade do sculo XX: passagem da certeza da cognio e da cognio como certeza para a cognio como consenso argumentativo. O segundo efeito indica que h uma continuidade e que consiste na reflexo sobre as condies de possibilidade e validade do conhecimento: a conscincia antes, a linguagem agora. A relao contempornea entre filosofia e linguagem se desenha nesse jogo dialtico, entre a ruptura e a continuidade, entre o paradigma da conscincia e o paradigma da linguagem, que, na verticalidade, coloca a questo kantiana das condies de possibilidade e validade do sentido, agora sob novo fundamento. 2 DA POSSIBILIDADE E DA NECESSIDADE DE NOVO FUNDAMENTO A reflexo agora tem em vista a possibilidade e a necessidade de nova fundamentao. Os passos do novo caminho, inicialmente indicados por Apel, remetem a argumentos que procuram responder ao desafiador tema da possibilidade de uma fundamentao ltima no-metafsica, no contexto da filosofia atual. Primeiro, cabe perguntar se possvel uma fundamentao, nessa poca de perplexidade, de pluralismo e de fragmentao? Ou dito de outra maneira, em tempos de afirmao do multiculturalismo e da pluralidade das tradies, faz sentido investigar a necessidade e a possibilidade de uma fundamentao ltima e psmetafsica questo que se apresenta desde logo na condio de um paradoxo: justamente por se tratar de fundamentao 45

ltima surge a necessidade de uma filosofia ps-metafsica. A aparente paradoxalidade ser encarada pelo filsofo a partir da seguinte tese:
Justamente por causa da fundamentao ltima necessitamos de uma filosofia ps-metafsica; pois nisto precisamente consiste, segundo penso, a falta capital da metafsica falta que ela partilha com o pensamento mtico: que ela somente capaz de sugerir sempre apenas uma fundamentao ltima de carter dogmtico em sua estrutura, aproximadamente algo como a doutrina de Deus como causa sui ou tambm como o mito hindu que narra que o mundo sustentado por um elefante e este, por sua vez, por uma tartaruga, interrompendo-se ento a narrativa. (APEL, 1993, p.306)

Apel afirma na linha popperiana que a metafsica racionalista, ao pretender uma fundamentao ltima, cai inevitavelmente no trilema mnchausiano de fundamentao ltima, formulada por Hans Albert. Isso ocorre porque ela leva a um regresso ao infinito; ou leva ao chamado crculo lgico; ou ento o procedimento de fundamentao ter que interromper dogmaticamente o regresso fundacional (nesse caso se proclama como evidente a razo ltima, como no clssico exemplo em que aparece Deus como causa sui). A opinio filosfica hoje dominante a de que o pensamento da fundamentao ltima deve ser abandonado, juntamente com o conceito tradicional de metafsica. Isso assim porque a estrutura da fundamentao de uma metafsica tradicional, no permite nenhum tipo de fundamentao ltima. Os popperianos, com base nessa impossibilidade mencionada, abandonam a idia de fundamentao ltima. No o caso de Apel. Ele sustenta a tese da possibilidade de uma fundamentao. Porm, incorpora a crtica concepo

tradicional da metafsica ontolgica . Ao faz-lo, no entanto, no abandona a idia da fundamentao ltima. Ao contrrio, conclui pela possibilidade e necessidade de uma filosofia ps-metafsica de fundamentao ltima . No entanto, a possibilidade de fundamentao requer uma nova filosofia, pois pressupe uma fundamentao que no seja nem a da cincia emprica nem a da metafsica ontolgica tradicional. Apel procura mostrar a necessidade,2 e at mesmo urgncia, de uma fundamentao filosfica especfica em nosso tempo, reconhecendo que tal tarefa seria possvel tanto na filosofia terica na teoria do conhecimento e na teoria da cincia, por exemplo quanto na filosofia prtica. Entende, porm, que isso pode ser mostrado de modo mais convincente na tica, portanto, na filosofia prtica. Ilustra a questo com um exemplo situao problema , formulado nos seguintes termos:
Que faria um jovem que, na assim chamada crise da adolescncia, chegou ao ponto de problematizar, por exemplo, como Nietzsche todas as tradies morais convencionais e que nesta situao levanta a questo: Por que em absoluto terei que agir moralmente? com uma resposta que no fornece uma fundamentao ltima, mas que de antemo se relativiza como condicionada ou passvel de reviso? (APEL, 1993, p.309)

3 A FUNDAMENTAO LTIMA NO-METAFISICA: A PRAGMTICA TRANSCENDENTAL 3.1. A pretenso de verdade. Na preocupao com a fundamentao ltima, Apel parte da premissa de que faz sentido a exigncia de que todos reconheam a existncia de algo como pretenso de verdade. Essa seria uma exigncia inafastvel no campo da comunicao. Quem argumenta reconhece que no mnimo compreendamos o que significa pretenso de verdade. necessrio reconhecer que existe algo assim como verdade de proposies diferena da falsidade. Se assim , ento devemos reconhecer que h proposies que podem ser submetidas a um procedimento de justificao argumentativa com pretenso de verdade, ainda que sem pretenso de evidncia. A discusso sobre as proposies pressupe que elas possam ser examinadas e ser demonstradas como intersubjetivamente vlidas (capazes de consenso) ou falsas, utilizando certos critrios. (APEL, 1993,
p.312)

H em Apel, como tambm em Habermas e em Dussel, entre muitos outros, a preocupao metodolgica em testar os argumentos ante a existncia dos cticos, motivo que o leva a considerar alguns pensamentos nessa linha, como o caso dos defensores do princpio do falibilismo sem limites, que no apenas consideram uma fundamentao filosfica ltima de princpios de conhecimento impossvel , mas tambm desnecessria . (APEL, 1993, p.310)

3.2. As regras do discurso. Nisso est implicado o reconhecimento da existncia de uma comunidade de discurso e de argumentao, que dispe de uma linguagem pela qual formula seus problemas e solues. Est ainda pressuposto que os falantes devem levar em conta determinadas regras de argumentao, inscritas na prpria linguagem, como o caso da aceitao de que todos os participantes do discurso so iguais e que o discurso livre como tal no pode sofrer a ameaa de violncia aberta ou oculta. Essas regras inscritas na linguagem 46

passam a ser condies normativas da possibilidade da discusso acerca das proposies com pretenso de verdade. Em resumo, as duas regras inscritas na prpria linguagem, chamadas de regras do discurso, so estas: (1. o ) todos os participantes do discurso em princpio so iguais (e, portanto, no devem ser excludos quaisquer argumentos); e (2.o) a obrigao de argumentar sem violncia (aberta ou oculta como, por exemplo, ofertas de negociao e (ou) ameaas).3 3.3 A autocontradio performativa. A questo da possibilidade de um mtodo no-metafsico da fundamentao ltima, segundo Apel, no pode ser posta nos termos em que formulada no trilema de Mnchhausen (por Hans Albert). Pois o conceito de fundamentao que pressuposto na (1.o) metafsica tradicional ontolgica, na (2. o) moderna cincia da lgica e da matemtica e no (3.o) trilema de Mnchhausen, um conceito que se define como deduo de um algo de outro algo. Ora, este conceito de fundamentao no pode ser subsumido pela fundamentao agora postulada. O mtodo formulado por Apel (1993, p.317) se distingue na medida em que se define como recurso reflexivo sobre as condies de validade da argumentao, e, assim, a fundamentao no cai na derivao de algo de alguma coisa diferente e tambm no retrocede ao infinito. A fundamentao requer apenas a certificao das pressuposies que

no podem ser contestadas, sob pena de autocontradio performativa. Assim, Apel prope o princpio da autocontradio performativa como critrio teste que distingue o especfico mtodo da fundamentao filosfica ltima dos demais mtodos de fundamentao j apontados. 3.4. A racionalidade pragmtica. A afirmao do princpio discursivo da razo exige que se reconhea, tanto na cincia crtica, como para alm dela, numa tica do discurso, a presena das normas do discurso argumentativo. A relevncia prtica da fundamentao ltima no-metafsica permite, dessa maneira, definir a forma da racionalidade discursivo-argumentativa, claramente distinta da racionalidade do pensar instrumental e estratgico. nessa condio que Apel afirma a necessidade de compreender a mudana paradigmtica da filosofia no sentido da existncia de trs diferentes paradigmas, da metafsica ontolgica, da filosofia transcendental da conscincia e da pragmtica lingstica , mudana a ser compreendida como suprassuno (aufhebung de Hegel) para, por fim, conceber a fundamentao por ele proposta como necessria, diante das duas opes seguidas pela filosofia atual, em conseqncia da viragem lingstica (linguistic turn): 1.o) A primeira opo parece abandonar o princpio da filosofia transcendental universalista. Isto, por diversos motivos, cabendo destacar: aqueles que atrelam todo o pensar a jogos contingentes de linguagem e particulares modos de vida socioculturais; outros neopragmatistas americanos que 47

3 Isso implicaria dizer que a compreenso do prprio princpio do falibilismo pressupe as regras do discurso como condio de sua possibilidade.

vem na destranscendentalizao a definitiva superao da metafsica. 2.o) A segunda opo, proposta por Apel (1993, p. 322) que procura reconhecer na reflexo pretenses universais de validade que fazem parte do argumentar e ao mesmo tempo so condies irretrocedveis (nichthintergehbaren) , e nesta medida, no-contingentes do conhecimento vlido do contingente. So essas as condies pragmticotranscendentais da racionalidade discursiva ou da razo comunicativa. Toda e qualquer tentativa de contestar esse ncleo a priori da condio argumentativa conduz necessariamente autocontradio performativa. Dessa maneira, as condies do discurso parecem mais fundamentais do ponto de vista filosfico transcendental do que as categorias a priori da conscincia no conhecimento de objetos. Tendo em conta a transformao da filosofia, no caminho que vai da metafsica ontolgica que remonta at Descarte e Kant, da filosofia como conscincia transcendental do sujeito at ingressar no sculo XX no paradigma da linguagem, esta deve servir de base para a fundamentao da filosofia terica e da tica. E se a filosofia, na passagem do primeiro para o segundo paradigma, radicalizou a investigao sobre as condies de possibilidade do conhecimento , do segundo para o terceiro, tal radicalizao encontrou na linguagem as condies transcendentais de possibilidade de todo o resto. A possibilidade e a necessidade de uma fundamentao ltima no-metafsica tm o sentido prtico de estabelecer uma instncia critrios para confrontar o relativismo, o 48

pragmatismo. Com a tese que defende, Apel pretende exercitar a crtica aos autores relativistas, ainda que assimilando e incorporando as crticas relativistas, com a sada de cena da metafsica como critrio de verdade. Afirma que no podemos nos render diante das crticas relativista que afirmam com razo os condicionamentos histricos, polticos, econmicos e sociais de tudo, inclusive no significado das palavras, dos jogos lingsticos e nas formas de vida. Isso uma coisa. Outra, afirmar a poltica e a histria como critrio de verdade, o que implicaria reconhecer a vitria da opinio (no sentido da doxa ) sobre a episteme. Estaramos, segundo Apel, diante da morte do pensamento. O critrio estabelecido pela filosofia apeliana permite abandonar o solipsismo cognitivo e epistemolgico da teoria moderna, equivocadamente definido como eu penso solitrio e fonte de uma racionalidade fundante de todo saber (este principalmente visto como cincia). Prope, nosso filsofo, a substituio do eu penso pelo eu argumento; a passagem do eu para a comunidade ; o abandono do pensar o pensado para pensar o consensualizado. Isso que acontece na dimenso cognitiva e epistemolgica, com maior evidncia se d no plano moral, pois esta em sua determinao central no se ocupa da realidade individual e solitria do homem. Ao contrrio, a moral em sua essncia trata da relao social intersubjetiva. E, portanto, a razo no apenas estratgica, ela est concretamente presente na linguagem, pelo que comunicativa. Nela existem condies de possibilidade universais que sustentam toda e qualquer argumentao sria e possvel, sob pena da contradio

performativa. Pois, para que haja comunicao a presena do outro inafastvel, seja na condio de falante, seja na condio do reconhecimento de que eu falo e do que eu falo. Sem esse mnimo originrio a comunicao no possvel. E nesse mnimo originrio j est dado um campo democrtico e de respeito argumentao, condio sem a qual a possibilidade da comunicao inexiste. Essa condio reverte o binmio cognitivo tpico das modernas teorias solipsistas, apontando para um novo tipo de binmio: a passagem do binmio sujeito-objeto para o binmio sujeitosujeito. Portanto, estamos diante de uma validade epistemolgica intersubjetiva, a confrontar a verso moderna da validade objetiva, ingenuamente neutra, como quer a concepo positivista de uma certa cincia. Fora desse cenrio, sem esse campo democrtico de respeito (o reconhecimento do outro como igual e ausncia de toda forma de violncia regras da linguagem), a possibilidade da comunicao desaparece. No entanto, admitidas as condies desse mnimo originrio, a argumentao o critrio que serve de modelo transcendental para a fundamentao de uma tica no mundo atual a tica da discusso, tica do discurso , que um mundo ps-metafsico, marcado pela determinao de uma gigantesca e complexa rede de relaes tecnolgicas, comerciais impessoais, porm tambm na frgil e irredutvel teia da vida intersubjetiva. Apel, com sua reflexo sobre as condies pragmtico transcendentais da linguagem, abre fogo contra toda condio dos relativismos paralisantes, principalmente neopragmticos, sempre que est diante das 49

posies que reduzem tudo contingncia da temporalidade do dasein como horizonte, ou das posies que tm na pragmtica da linguagem seu limite, ou, por fim, das posies que tm no fundo contingencial, provisrio e precrio da historicidade, o critrio da referncia ltima. A verdade logos, antes (logicamente) de ser desvelamento (aletheia). E ainda que seja problemtico sustentar a teoria do consenso ante a diversidade de opinies e sentidos na complexidade de cada coisa e de cada situao, no h outra soluo, pensa Apel. Resta argumentar, pois entende que a proposta de Jean-Francois Lyotard, na condio ps-moderna, ao optar pelo dissenso como modo de produo do novo a inveno se faz sempre no dissentimento , deve ser refutada porque absurda: contradio performativa, pois quem recomenda o dissenso, argumenta; e quem argumenta, busca o consenso sobre a argumentao em jogo. 4 O CONSENSO E O DISSENSO A discordncia, no entanto, no s de ps-modernos ou de desconstrutivistas. Ainda que se trate de discordncias distintas, a questo ganha em complexidade na viso que tem disso a condio transmoderna, em particular na verso da filosofia de Enrique Dussel. 4.1. A parte de fundamentao A e a parte de fundamentao B da tica do discurso. Creio que o tema se define em Apel mais ou menos de maneira como segue. O consenso prvio situa-se na ordem da pragmtica transcendental e se determina pela inevitvel concordncia em relao s regras da

linguagem que devem ser aceitas por todos, sob pena de autocontradio performativa. Trata-se de concordncia prvia no nvel da pragmtica transcendental (Nvel A). Essa teoria da verdade obtida pelo consenso tem como ponto de partida a idia regulativa do consenso ideal, contra-ftico. O consenso concebido em condies ideais no ser atingido plenamente nas situaes concretas, nas situaes de fato. Nesse aspecto est a segunda parte da teoria da verdade obtida pelo consenso e que diz respeito aos consensos da vida real, consensos de fato, esses sim, precrios, provisrios e criticveis. Portanto, o consenso prvio ideal serve como critrio, como idia regulativa, dos consensos fticos. Apel, porm, no descuida da necessidade de outra parte da tica do discurso, que chamada por ele de parte histrica (Nvel B). Portanto, ele distingue entre um nvel A e nvel B na tica do Discurso:
Partir para ello de una divisin arquitectnica que, en general, resulta tambin de la transformacin pragmtico-trascendental de las presuposiciones metafsicas de la tica kantiana: distingo una parte abstracta A de la fundamentacin [Begrndungstei] de la tica do discurso de la parte histrica [geschichtsbezogen] B de esa fundamentacin. Adems, dentro de la parte A, har una distincin entre el plano de la fundamentacin ltima, pragmtico-trascendental del princpio de fundamentacin de normas [ Normenbegrndung] y el plano de la fundamentacin de normas situacionales [situationsbezogen] en los discurso prcticos exigidos por principio. (APEL, 1992, p.22)

procedimento, porque o que contm as condies de orientao para possveis revises de normas. Esse o princpio normativo permanente que serve de idia regulativa dos discurso prticos que pretendem fundamentar normas. De outro lado, a parte B indica a exigncia na tica do discurso de uma fundamentao vinculada a relaes contingente, que lhe do o sentido de uma tica de responsabilidade histrica. Essa vinculao com a histria, leva a tica do discurso a enfrentar a questo dos consensos nos discursos reais. Em tais discursos, alm da nfase no princpio de universalizao, deve-se incorporar o saber das cincias empricas e o saber especializado. Nosso filsofo conclui o tema, assim:
Por la otra, se trata de reconstruir, con ayuda de las ciencias sociales e histricas empricoreconstructivas (interno-hermenuticas y externo-explicativas), la situacin histrica concreta a la que debe vincularse una aplicacin polticamente responsable, en el sentido ms amplio, de la tica del discurso. Todo esto siempre en el contexto de una forma de vida particular. Se trata, en consecuencia, de una vinculacin a instituciones (sobre todo las del derecho) y, asimismo, de una posible vinculacin a hechos y circunstancias sociohistricamente reconstruibles de la conciencia moral. (APEL, 1992, p.31)

A partir das distines sugeridas por Apel, percebe-se nitidamente a preocupao que ele tem com os consensos concretos. Por isso, o nico consenso que conserva sua validade incondicional o do princpio do 50

Dessa maneira, a transio histrica de uma moral kantiana para uma moral psconvencional estaria na condio de uma tica do discurso cientificamente informada. Essa concepo indica, sem sombra de dvida, a preocupao em estabelecer uma mediao entre o princpio universalista da tica do discurso e a situao concreta de uma comunidade de comunicao real. No entanto, a mediao sugerida no enfrenta a questo com a densidade necessria no

encaminha as solues exigidas pelo problema que sempre surge nesse caso, ante uma tica abstrata de princpios. A limitao da soluo sugerida para a mediao, que distingue entre uma parte de fundamentao A e uma parte de fundamentao B , reconhecida pelo prprio Apel (1992, p.32). Ao mesmo tempo em que admite que sua explicao incompleta, insiste que o tema que deve ser enfrentado com urgncia o que diz respeito responsabilidade histrica da tica e problemtica questo de sua prpria aplicao. A soluo sugerida por Jrgen Habermas criticada por K.-O.Apel. Para as questes morais, nos discursos de fundamentao moral, nos quais a referncia a humanidade, Habermas formula o princpio de universalizao da tica do discurso (U), nestes termos: Toda norma vlida deve satisfazer a condio de que as conseqncias e os efeitos colaterais que previsivelmente resultam de sua observao geral para a satisfao dos interesses de cada indivduo devem poder ser aceitas sem constrangimento por todos os afetados. No pretendo analisar aqui o princpio moral de universalizao proposto por Habermas, mas apenas levar em conta a reflexo de Apel sobre a sada sugerida quanto ao problema da aplicao da tica principiolgica. Apel acha que o Princpio U no soluciona o problema da aplicao responsvel, referida historia, porque parte de uma equivocada compreenso do prprio problema. Segundo Apel, pode-se aceitar a adequada soluo habermasiana da transformao tico-discursiva do princpio de universalizao da tica kantiana passagem do imperativo categrico 51

kantiano ao princpio de universalizao habermasiano . Isso, no entanto, tem o sentido de uma analogia entre o imperativo categrico kantiano e o principio U ticodiscurso , e, nessa condio, se presta adequadamente fundamentao da parte A da tica do discurso. E somente isso. No tem o principio U o sentido de uma responsabilidade histrica da tica do discurso quanto sua aplicao (APEL, 1992,
p.40). Portanto, segundo a considerao feita

por Apel, a sugesto contida no princpio anunciado, qual seja, a da responsabilidade pelas conseqncias da norma vlida, ainda que necessria e correta, arquitetonicamente est situada na parte da fundamentao A da tica, sem dar resposta alguma para a soluo exigida na parte B, que diz respeito ao problema da aplicao da tica na dimenso responsabilidade histrica. Uma formulao mais precisa da parte de fundamentao B leva ao questionamento, inclusive, da prpria possibilidade e limites de tal proposta. Na atual discusso sobre o tema, as objees de neoaristotlicos e de neohegelianos s ticas universalista de princpios e a prpria tica do discurso so recorrentes. A oposio tem como premissa central a necessidade de partir de uma moralidade ligada tradio e de sua base consensual histrico-contingente. Ante tal situao, Apel se pergunta se devemos aceitar que a validade do principio tico do discurso est limitada de maneira particular ao discurso argumentativo portanto, no teria validade para a regulao consensual de todos os conflitos de normas da comunicao do mundo vital , ou teramos que supor que, por exemplo, a idia ps-iluminista dos direitos humanos margem da idia de

Kant acerca de uma comunidade de direito civil mundial estaria limitada tambm, de acordo com sua validade moral, forma de vida ocidental? A resposta de Apel tese de uma moralidade ligada tradio de base consensual contingente, com os desdobramentos que da decorrem, negativa. A resposta da tica do discurso em sua parte de fundamentao B outra, portanto. Em sntese, est assim apresentada, desde duas condies: a 1.a implica considerar que a aplicao do princpio da tica do discurso s aproximativamente factvel onde as relaes da moralidade e do direito locais tornam isso possvel; e 2.o, como efeito, necessrio aceitar que as normas bsicas de contedo relativas a uma ordem de justia suscetveis de fundamentao filosfica no podem derivar exclusivamente do princpio da tica do discurso e de sua aplicao num ideal discurso de fundamentao de normas. Esta segunda condio, consiste em aceitar que as referidas normas devem ser entendidas sempre e simultaneamente como resultado de uma vinculao tradio jurdica e moral vigentes numa forma determinada de vida. Apel mostra, com isso, que o princpio tico do discurso tem distintas funes. Ele conclui a questo dessa maneira:
Lo que s se sigue es que, en la parte de fundamentacin B de la tica del discurso, el principio tico del discurso mismo tiene una funcin distinta a la que tiene en la parte de fundamentacin A: no puede suponerse ya como el fundamento de una norma bsica, proceduralmente aplicable, de una tica dentica que simplesmente restringe las estimaciones valorativas y metas individuales humanas sin prejuiciarlas. (APEL, 1992, p.42)

Portanto, nesse caso, o mesmo princpio o princpio mesmo (o princpio geral) da tica do discurso assume na parte de fundamentao B a condio de princpio teleolgico de complementao (Ergnzungsprinzip) do princpio do discurso. Nesses termos, o problema da aplicao de normas morais no fica entregue condio de uma tica puramente dentica a que faz abstrao da histria , nem fica entregue fora da moralidade conectada tradio e sua base consensual histricocontingente. Pois, os conflitos de interesses devem ser resolvidos de maneira discursivoconsensual, respeitadas as condies do princpio prprio da tica do discurso. No entanto, se na comunidade de comunicao real as condies de aplicao coletiva da tica no estiverem dadas, aqueles que atingiram no nvel filosfico-discursivo a idia de validade universal do principio tico do discurso, ficam obrigados a observar tanto o princpio dentico como a responsabilidade histrica. Isso implica o reconhecimento de que se vai alm do mbito das prticas consensuais comunitrias do momento presente ao buscar-se orientar as situaes concretas, suas solues mesmo as emergenciais , com o esgotamento exaustivo do princpio de universalizao da tica do discurso. No exemplo de Apel, isso significa que mesmo diante de uma situao limite, o problema da aplicao, pode ser assim ilustrado:
As, v.gr., no pueden renunciar a las mentiras, al engao e incluso a la violencia en el caso de una confrontacin con un criminal o con una organizacin como la Gestapo, sino que deben tratar de actuar de una manera adecuada a la situacin, de tal suerte que la mxima de su accin pueda considerarse como una norma

52

susceptible de consenso, si no en un discurso real, s en un fictivo discurso ideal de todos los afectados bienintencionados. (APEL, 1992, p.42)

4.2 A transformao da filosofia e a filosofia da libertao Na parte acima (4.1.) segui muitos dos argumentos de K.-O. Apel no texto apresentado no encontro de Friburgo, Alemanha, em novembro de 1989, La tica del discurso como tica de la responsabilidad: Una transformacin postmetafsica de la tica de Kant. Nesse encontro Dussel participou com o texto Transformacin de la fiilosofa de K.-O. Apel y la filosofa de la liberacin. Nesses textos, cada um dos filsofos formula sua definio tica. Acompanhamos os passos de Apel. Dussel apresenta em seu texto, argumentos em constante polmica com essas concepes apelianas. 4 Entre as diversas polmicas suscitadas, interessa aqui a que trata do ponto de partida diferente das duas concepes ticas em jogo: a crtica da dialtica apeliana entre a comunidade de comunicao ideal e real feita a partir da comunidade da produo, reproduo e desenvolvimento da vida, ou seja, a pragmtica transcendental subsumida pela econmica. Alguns dos principais argumentos de Dussel, principalmente em torno dessa passagem, podem ser interpretados como segue, creio. O ponto de partida da tica dusseliana anunciada neste ato comunicativo com Apel dilogo entre um filsofo europeu e um filsofo latino-americano , um dilogo argumentativo desde o Outro ausente desse dilogo ausente porque no pode aqui e

A partir dessas condies, Apel argumenta no sentido da necessidade da obrigao de colaborao para a eliminao da diferena entre a comunidade de comunicao ideal e comunidade de comunicao real. Pois, se efetivamente ocorre a diferena entre a situao historicamente condicionada da comunidade real e a situao ideal, na qual estariam presentes as condies de aplicao da tica do discurso, a eliminao de tal diferena a longo prazo se impe pela prpria condio geral exigida. E, na medida em que isso ocorre, o princpio da tica do discurso assume sua nova funo na parte de fundamentao B da tica do discurso, na atuao e avaliao das situaes. nessa articulao, entre a fundamentao principiolgica dentica e a responsabilidade histrica, que se d a superao da tica meramente formal. Porm, essa obrigao de colaborar na produo, em longo prazo e de modo aproximado, das condies de aplicao da tica do discurso no est ligada ao anncio de uma revoluo mundial, nem tem conexo com o reino de liberdade a ser alcanado, no se refere a nenhuma utopia social determinada, ou a um outro mundo possvel. No disso que se trata. A situao de uma comunidade de comunicao ideal (sempre antecipada contrafaticamente) refere-se, exclusivamente, de uma parte, s condies ideais de uma possvel formao de consenso sobre normas e, de outra parte, permite a formao concreta de acordos falveis e provisrios por aqueles que em cada caso esto envolvidos. 53

4 Inicialmente, seguirei os argumentos que Dussel apresentou no texto indicado. Depois, porm, incluo outros e novos conceitos da tica da libertao.

agora argumentar, ainda que condio de possibilidade de todo o argumentar, assim que liberto de toda a dominao. um dilogo entre os dois filsofos, em busca de consensos. O contexto do dois diferente, situao que deve ser levada em conta sempre. A tica do discurso proposta no contexto da cincia e da tcnica o ltimo captulo da Transformao da Filosofia tem no ttulo a clara indicao da tese da obra O a priori da comunidade de comunicao e os fundamentos da tica e no subttulo, o tema contextualizado sobre o problema de uma fundamentao racional da tica na era da cincia . Nesse texto, Apel anuncia o paradoxo da situao atual inserido na relao entre cincia e tica : a carncia de uma tica universal (macrotica da humanidade) na sociedade moderna globalizada, isto , de um lado a expanso global da cincia e da tcnica modernas e as questes morais de alcance mundial, geradas nessa situao; de outro lado, como a cincia trata de fatos livre de valores , segue que de proposies descritivas no se podem deduzir proposies prescritivas de fatos no derivam normas , logo, no possvel haver fundamentao cientfica de uma tica normativa ; e, se apenas pela cincia se obtm um saber objetivo, e se a objetividade idntica validao intersubjetiva, ento, uma fundamentao de validao intersubjetiva tida como simplesmente impossvel. (APEL, 2000, 427/428). Dessa maneira, depois da religio, agora a tica que migra para o campo da subjetividade particular. Portanto, Apel desenvolve seus argumentos na linha um projeto de macrotica, no contexto de ceticismo moral 54

que domina as principais correntes filosficas do sculo XX. Por sua vez, a tica da libertao proposta no contexto da dependncia, do subdesenvolvimento e da dominao dos pases perifricos latino-americanos (tambm, africanos e asiticos), uma originria situao injustia. O ponto de partida decorre de uma dupla convico: de um lado a situao de dependncia e de dominao, e de outro, a convico da necessidade da libertao dessa situao, e criticamente, tambm, da necessidade de libertar-se das ideologias de dominao, que tem o sentido de uma libertao filosfica (tambm, no caso, de uma libertao tica) e de uma filosofia da libertao (e de uma tica da libertao). Por isso, onde Apel advoga por uma transformao da filosofia que tenha em conta a responsabilidade da comunidade filosfica de comunicao pela realizao das condies exigidas, quando no dadas, no princpio geral da tica do discurso, Dussel sugere desde logo a necessidade da conexo crtica entre a teoria filosfica e a prxis social. Isso significa, perguntar desde logo, com Gramsci, pela possibilidade material de a comunidade de filsofos poder aparecer como comunidade filosfica hegemnica? No isso que parece estar acontecendo na periferia mundial, levando Dussel a concluir que:
En este caso, la transformacin de la filosofa debera en su proyecto incluir, tambin (y no exclusivamente), la liberacin de la filosofa (genitivo objetivo), como ejercicio racional que debe saber pensar otras realidades, distintas a la realidad de la comunidad filosfica hegemnica, europea por ejemplo, sin dominar a las otras comunidades filosficas.

De esta manera transformacin es subsuncin (Subsumtion [Aufhebung]) de las reducciones del pasado y liberacin de dominaciones inadvertidas, pero no por ello menos reales (y que sufrimos en la periferia mundial, en Amrica Latina, frica o sia, comunidades filosficas de comunicacin, que deben pensar su propria realid distinta, no meramente diferente, y no simplemente repetir la filosofa del centro). (DUSSEL, 1992, p.58-59)

Enfim, a libertao da situao de dependncia e de dominao implica a libertao da prpria filosofia: libertao do sujeito que produz filosofia e libertao do discurso produzido, o que significa a libertao do etnocentrismo filosfico europeu. Essa libertao do eurocentrismo filosfico importante condio quanto possibilidade de um pensar desde a afirmao da racionalidade negada. Portanto, o processo de libertao da filosofia est no reconhecimento da racionalidade discursiva de outras comunidades filosficas, desde realidades distintas, situadas para alm da realidade das comunidades filosficas hegemnicas. Esse saber pensar outras realidades pode iniciar pela comunidade de vida e a interpelao do outro excludo. E se Apel situa em alto grau de abstrao o nvel A da pragmtica transcendental, Dussel subsumindo tal fundamentao, situa esse nvel na econmica transcendental, para enfrentar ao mesmo tempo os problemas mais concretos , embora admitindo a necessidade de conceber a reflexo filosfica como um movimento que vai do abstrato ao mais concreto. nesse caminho que se estabelecem as distines especificas das duas ticas a tica 55

do discurso e a tica da alteridade. O ponto de partida, ainda que apenas como esboo, faz referncia ao outro silenciado e excludo e que est alm da comunidade de comunicao. Sem diminuir em nada a importncia da comunidade de comunicao de Apel para a filosofia e para os tempos atuais, a proposta vista como insuficiente para a filosofia latino-americana. Pois, a comunidade concreta de argumentao apresenta sempre no participantes que so ou sero, porm afetados . Ou seja, na comunidade real h sempre excludos, ainda que vtimas no intencionais. Apel reconhece isso, porm como efeito do prprio argumentar. Portanto, trata-se do outro que a posteriori sofre os efeitos de um consenso do qual no foi parte. Trata-se, nesse caso, de conseqncia da argumentao. No , no entanto, o caso de um a priori da prpria argumentao. filosofia da libertao interessa essa situao: o outro como condio a priori de possibilidade de toda a argumentao, e portanto, de todo novo argumento. Trata-se do excludo, antes de ser afetado. Isso implica levar em conta as condies materiais de possibilidade de participar deve-se levar em conta o poder efetivamente participar . A nocomunicao a incomunicabilidade (o noser) o ponto de partida. Na periferia do mundo latino-americano esse no um tema apenas terico, mas uma experincia ftica que dura mais de meio milnio. Esse outro ao qual nos referimos est sempre pressuposto na comunidade de comunicao, mas tambm sempre excludo na comunidade real e que no argumenta efetivamente quando da produo dos consensos fato que ocorre tambm nas

estruturas do capitalismo perifrico o explorado, o dominado, o pobre ou a vtima no intencional do sistema. O que Dussel aqui pretende mostrar a necessidade de articular o momento formal (da pragmtica) com o momento material (da econmica), e que este nvel material condio da pragmtica. Pois o aspecto relativo ao contedo de uma proposta tica tem tambm universalidade, ainda que tenhamos que caracteriz-la como uma universalidade prpria. E mais, esse nvel determina sempre materialmente todos os nveis da moral formal. certo tambm que o aspecto formal da moral, o nvel de validade universal intersubjetiva, como quer Apel, determina formalmente todos os nveis da tica material. Essa uma relao de determinao mtua com diferente sentido. A mtua codeterminao desses dois momentos decisiva na compreenso da anterioridade lgica da comunidade de vida ante a comunidade de comunicao, ainda que esta subsumida na aquela. Pois, isso permitir interpretar eticamente a materialidade das vtimas sempre na condio de vida negada em algum aspecto: como pobre, como dominao, opresso, excluso, nas ordens da ertica, da pedaggica, do poltico, do jurdico etc. a partir do critrio material pressuposto a priori em toda crtica que parte da falta de alguma coisa ou condio material dos sujeitos, ou seja, falta de condies de viver, de viver bem, de ser feliz. Trata-se da impossibilidade de afirmar a vida no momento material. Situao que se apresenta eticamente injusta pela negatividade que representa. Trata-se de uma situao tico-originria, com anterioridade comunidade de comunicao. Essa situao 56

permite enunciar um princpio material universal, da seguinte forma: Aquele que atua eticamente deve (como obrigao) produzir, reproduzir e desenvolver auto-responsavelmente a vida concreta de cada sujeito humano, numa comunidade de vida, a partir de uma vida boa cultural e histrica (seu modo de conceber a felicidade, com uma certa referncia aos valores e a uma maneira fundamental de compreender o ser como dever-ser, por isso tambm com pretenso de retido) que se compartilha pulsional e solidariamente, tendo como referncia ltima toda a humanidade, isto , um enunciado normativo com pretenso de verdade prtica e, em alm disso, com pretenso de universalidade. (DUSSEL,
2000, p.143)

essa universalidade prpria da materialidade que negada pelas ticas formalistas, incluindo-se a tica do discurso. Reconhece, no entanto, a tica da libertao a insuficincia do princpio material, pois sua aplicao exige um princpio formal. necessrio o princpio formal consensual intersubjetivo que alcana validade universal. Aqui Dussel est de acordo com o fundamental da proposta de Apel e seus argumentos desde o princpio do discurso, e com a tese da validade como consenso. na ordem do dissenso que a tica da libertao desenvolve argumentos que me parecem ausentes na tica do discurso. Em sntese, as principais idias que articulam a crtica material e a crtica formal, momentos constitutivos mtuos de dissensos legtimos, podem ser compreendidos desde a dimenso da negatividade. Esse momento da crtica material tem como ponto de partida a negao da vida

humana empiricamente delimitada. a partir do momento negativo que nasce a possibilidade da crtica material, na condio de exerccio da razo tico-crtica. Surge no s o poder criticar, mas o dever criticar. A existncia real, emprica e numerosa de vtimas trabalhadores explorados porque trabalham muito e ganham pouco , desempregados, ndios destrudos, explorados, marginalizados e excludos, escravos africanos ou explorados asiticos do mundo colonial e (ou) globalizado, grupos afetados na ordem dos desejos e das pulses na represso sexual, raas no-brancas discriminadas nas diferentes formas de racismo, velhos excludos na lgica da produo e do consumo, adultos e crianas analfabetas,5 principalmente do mundo perifrico, crianas abandonadas, jovens sem perspectiva de primeiro emprego, doentes sem mdico e sem remdio, trabalhadores rurais sem terra, excludos urbanos sem teto, cidados sem direitos e sem possibilidade de acesso justia, cidadania sem segurana a causa material , ponto de partida concreto situao eticamente injusta e nvel constitutivo que determina o nvel da moral formal. Portanto, o ponto de partida da crtica o juzo emprico da existncia real de vtimas. O ponto de partida da crtica moral dever ser a vida em sua negatividade. Desde o momento negativo da vida dialtica negativa se d o re-conhecimento do outro, como o outro do sistema ou, o outro da comunidade de comunicao. Ao mesmo tempo, surge a responsabilidade por tal vtima, desde o momento negativo (no-ser).

A tomada de conscincia de uma situao concreta na qual houve uma negao originria negao da vida afirmada , momento negativo por excelncia, leva exigncia tica de negao da negao. Pois, detectar empiricamente uma vtima constatar negatividades: pobreza, fome, traumatismo, dor, patologias e muitas outras dimenses da negatividade. (DUSSEL,
2000, p.374)

Portanto, o critrio da crtica propriamente negativo. A existncia de negatividades em relao vida em seu aspecto material a impossibilidade de reproduzir a vida em alguma de suas dimenses , permite e exige eticamente a refutao material ou falsificao da verdade do sistema que origina a vtima. Por isso, o critrio de falsificao enunciado se refere ao contedo semntico do juzo prtico e tal (falso) se leva morte, negao da vida, ao que faz da vtima uma vtima.
(DUSSEL, 2000, p.376) Esse o momento

que permite questionar e refutar a validade formal de consensos desde a condio material, pois o que era vlido porque tornava a vida factvel, perde sua validade pela ilegitimidade material. A exigncia de uma nova verdade um contedo que torna a vida negada, ou o aspecto da vida negada, agora factvel materialmente condiciona e legitima, ainda que em parte, a produo do dissenso. Aqui podemos agora perguntar, afinal, onde se origina o ato crtico-tico? suficiente reconhecer o outro como igual (porque, apelianamente, falante)? Ou necessrio reconhec-lo no fato de sua negatividade, ou seja na condio de vtima, e portanto, situado para alm da comunidade 57

Hoje, na sociedade do conhecimento, modo de negao de vida a mais fundamental, certamente.

de comunicao? A exterioridade para alm de toda totalidade. Esse momento da denncia crtica necessrio, como incio, do processo de tomada de conscincia de que a impossibilidade de viver das vtimas pode se convertera em possibilidade de viver e viver melhor. Para isso, necessrio transformar a ordem hegemnica vigente. A intersubjetividade discursiva anti-hegemnica permite nova verdade, sempre provisria e criticvel, momento formal agora a servio do dissenso. A aplicao do princpio crtico material exige o momento formal na condio de procedimento vlido moralmente, com a finalidade de dar efetividade aos projetos de transformao. Dessa maneira, o procedimento da tica do discurso, agora, deve ser pensado desde a validade anti-hegemnica da comunidade das vtimas. As vtimas so as comunidades excludas assimetricamente da comunidade de comunicao hegemnica. A complexidade da comunidade de comunicao ainda maior: desde as comunidades de comunicao ideais (Apel) at s comunidades de comunicao empricas (Dussel), das hegemnicas s comunidades de vtimas, desde os consensos (tica do discurso) aos dissensos (tica da libertao). Nessa perspectiva, o outro que interessa no aquele que afetado a posteriori, mas o outro excludo a priori da comunidade de comunicao hegemnica, o no participante hegemnico que se torna participante anti-hegemnico: Acredito que se tenha aberto assim um novo horizonte problemtico da razo discursivo-crtica, comunitria anti-hegemnica, da maior importncia para os novos movimentos sociais da sociedade civil, dos partidos 58

polticos crticos , dos sujeitos sociais emergentes na sociedade civil. (DUSSEL,


2000, p.465)

Portanto, no se trata to s da excluso a priori. Mas, da conscincia da injustia da excluso. Essa situao originria e a priori, mas real e no apenas ideal, est marcada pela ausncia de pretenso de bondade. A vtima se transforma em ctico (ceticismo crtico) diante do sistema que se tornou ilegtimo aos seus olhos. Nesse sentido, este seria o lugar arquitetnico para abordar a questo da origem do dissenso e, claro, do novo consenso. (DUSSEL, 2000, p.470) Os novos consensos cuidam das alternativas formais da construo da nova validade. o momento positivo da crtica formal. A construo de mediaes orientadas pelo princpio democrtico , agora, porm, anti-hegemnico. A nova validade, que tem pretenso em afirmar contedos novos, exige eticamente o desenvolvimento criativo e libertador da vida negada. A negao da vida das vtimas exige que as frentes de libertao faam irromper o novo, a partir de dissensos produzidos, no entanto, orientados pelos princpios crticos fundantes da nova ao com pretenso de bondade. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
APEL, Karl-Otto. La tica del discurso como tica de la responsabilidad: Una transformacin postmetafsica de la tica de Kant. In: FORNET BETANCOURT, Ral. Fundamentacin de la tica y filosofia de la liberacin. Mxico: Siglo Veintiuno, 1992, p. 11-44. APEL, Karl-Otto. Transformao da Filosofia. So Paulo: Loyola, 2000. v. 1.

APEL, Karl-Otto. Transformao da Filosofia. So Paulo: Loyola, 2000b. v. 2. APEL, Karl-Otto. Fundamentao ltima nometafsica? In: STEIN, Ernildo e BONI, Lus A. de. (Org.). Petrpolis: Vozes, 1993. Apel, Karl-Otto y Dussel, Enrique. tica del discurso y tica de la liberacin. Madrid: Trotta, 2004. DUSSEL, Enrique D. tica da libertao na idade da globalizao e da excluso. Petrpolis: Vozes, 2000. DUSSEL, Enrique D. Hacia una filosofia poltica crtica. Bilbao: Descle de Brouwer, 2001. DUSSEL, Enrique. Transformacin de la fiilosofa de K.-O. Apel y la filosofa de la liberacin. In: Fundamentacin de la tica y filosofa de la liberacin. Mxico: Siglo Veintiuno, 1992, p.45-104. HABERMAS, Jrgen. O discurso filosfico da modernidade. Lisboa : Publicaes Dom Quixote, 1990.

HABERMAS, Jrgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 2v. LUDWIG, Celso Luiz. Da tica filosofia poltica crtica na transmodernidade: reflexes desde a filosofia de Enrique Dussel. In: FONSECA, Ricardo Marcelo (Org.). Repensando a teoria do estado. Belo Horizonte: Frum, 2004, p. 283-325. LUDWIG, Celso Luiz. Filosofia da Libertao. In: BARRETTO, Vicente de Paulo (Org.). Dicionrio de Filosofia do Direito. Unisinos: Editora Unisinos Co-edio Renovar, 2006. p.326-333. LUDWIG, Celso Luiz. A transformao jurdica na tica da filosofia transmoderna: a legitimidade dos novos direitos. In: Revista da Faculdade de Direito UFPR, n. 41, 2004. p.29-42. LYOTARD, Jean- Franois. A condio ps-moderna. 5. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1998.

59

60

You might also like