You are on page 1of 2

caf e co m so cio lo gia.

co m

http://www.cafeco mso cio lo gia.co m/2013/06/a-esco la-que-demo craticamente-fo rma.html

A escola que democraticamente forma a ptria de chuteiras.


Ro niel Sampaio

Por Roniel Sampaio Silva Ao contrrio do que muitos pensavam os brasileiros no sustentaram seu comodismo por muito tempo. Como podemos acompanhar nesse ano de 2013, empunhando bandeiras boa parte do pas f oi s ruas para protestar, reivindicar novos rumos. Um dos pontos centrais a melhoria da educao. Se a educao precisa melhorar qual deve ser a postura da escola?

quase unanimidade entre os prof essores que a educao precisa de uma revoluo. A mdia, o governo e os polticos tambm insistem nisso. Muitas vezes a melhoria da educao se perde nos discursos, nas incoerncias. Farei uma breve ref lexo sobre uma das muitas leituras possveis sobre isso. O que devemos f azer para melhorar o pas como prof essores? Ensinar? J estamos f azendo isso. Ser que estamos ensinando para alm das nossas matrias? Ou ser que estamos ensinando por um lado e desensinando por outro? Ensinar para que? Se queremos um pas melhor, estamos ensinando isso na prtica? Nossas prticas tm limitaes tanto como docente e como pessoa, f azemos parte de um grupo maior a que chamamos de escola. Essa escola neutra politicamente? Em momentos de manif estaes se espalhando por todo pas, qual deve ser a postura da instituio? Fazer-se inerte e seguir as aulas normalmente como se nada tivesse acontecendo? No existe neutralidade. Como diria Max Weber, O neutro j se decidiu pelo mais f orte. Nesse momento no somos os mais f ortes e estamos muito longe de ser. H uma parte ainda mais f raca: os alunos. Qual deve ser a postura da escola quando os alunos querem ir s manif estaes? Ameaar de suspenso para punir exemplarmente os baderneiros que esto querendo mudar um pas cujos problemas tanto dizemos repudiar? Qual deve ser a postura do prof essor? A de tolerncia zero visto que as notas precisam ser f echadas no prazo? No estamos querendo que a escola encampe o movimento e se comprometa em levar os alunos para rua em razo da grande responsabilidade civil e criminal que isso pode acarretar. No entanto, valido a escola criar meios de enclausurar os alunos nos seus muros enquanto estes buscam a liberdade de mudar a realidade que nossa gerao no conseguiu mudar? A atividade no estava no calendrio e por isso no f oi planejada... Algum intelectual ou orculo previu as diversas manif estaes que esto tomando conta do pas? Paradoxalmente, quando sentimos que nossa classe desvalorizada,algumas vezes nos mobilizamos, f azemos greves e os alunos no tem outra escolha alm de acatar nosso ponto de vista. Apenas os prof essores tm autoridade para f alar de democracia? Temos respaldo moral pra lutar por uma educao

melhor se continuarmos democrticos nos discursos e se nas nossas prticas buscamos suf ocar a democracia para nossos alunos? A vontade dos alunos de partirem pras ruas e lutar por uma educao de qualidade no f az parte da nossa causa? A escola que no criou meios de propiciar que os alunos pudessem ir ou no s manif estaes, encarcerando os estudantes nos seus muros, na semana seguinte libera os mesmos alunos e prof essores para que estes apreciem o patriotismo superf icial dos campos de f utebol, desacreditando o verdadeiro patriotismo presente nas ruas e dizendo que um jogador de f utebol mais vale que um prof essor. Em setembro os mesmos alunos sero obrigados a desf ilar nas ruas com honras militares valendo ponto... Ponto para o Brasil! Viva o patriotismo!

You might also like