You are on page 1of 17

Disposies Gerais (NR-1)

Existem normas de servio de Segurana e Medicina do Trabalho? Os funcionriso so informados dos resultados dos exames mdicos? Os funcionrios so informados dos resultados das medies dos agentes presentes no ambiente de trabalho?

Inspeo Prvia (NR-2)


A empresa possui o Certificado de Aprovao de Instalaes? A empresa sofreu modificaes significativas nas instalaes nos ltimos 5 anos?

SESMT (NR- 4)
A empresa possui os profissionais recomendados de acordo com o nmero de funcionrios e grau de risco? Os profissionais se dedicam exclusivamente s atividades de Segurana e Medicina do Trabalho? So realizadas atividades de conscientizao, educao e orientao? So mantidos registros dos acidentes de trabalho e doenas ocupacionais? So preenchidos mensalmente os Quadros III, IV, V e VI ? Os registros de acidentes de trabalho, doenas ocupacionais e dos Quadros III, IV, V e VI so mantidos por 5 anos?

CIPA (NR- 5)
A empresa possui CIPA de acordo com o nmero de funcionrios e o grau de risco? Os representantes dos empregados so eleitos anualmente? Os membros da CIPA recebem treinamento? As folhas de votao so mantidas em arquivo por 3 anos? Os Mapas de Risco so elaborados anualmente? So realizadas reunies mensais e as cpias das atas enviadas ao SESMT e ao empregador? As atas so registradas em livro prprio? A CIPA participa das inveswtigaes dos acidentes? Os Anexos I e II so preenchidos, sendo a cpia do primeiro enviada trimestralmente ao empregador?

Equipamento de Proteo Individual (NR- 6)


A empresa fornece EPIs para as atividades rotineiras e no rotineiras? A recomendao do uso de EPIs feita pelo SESMT? Os EPIs utilizados possuem Certificado de Aprovao dentro do prazo de validade? Os empregados recebem treinamento quanto ao uso dos EPIs? A utilizao obrigatria? feita a higienizao e manuteno dos EPIs?

PCMSO (NR-7)
A empresa possui PCMSO? A empresa possui Coordenador do PCMSO? O PCMSO engloba todos exames estabelecidos pela NR? Os exames admissionais so realizados antes dos funcionrios inciarem suas atividades? Os exames peridicos so realizados nos intervalos estabelecidos por esta NR? Os exames de retorno ao trabalho so realizados no primeiro dia de retorno do funcionrio? Os exames mdicos de mudana de funo so realizados antes da mudana? Os exames demissionais so realizados nos prazos estabelecidos? Os Atestados de Sade Ocupacional so emitidos? O relatrio anual emitido? O relatrio anual apresentado e discutido pela CIPA? Registros de doenas ocupacionais e CATs?

Edificaes (NR- 8)
Os locais de trabalho possuem p direito mnimo de 3 m? Os pisos dos locais de trabalho so livres de salincias e depresses? As aberturas nos pisos e nas paredes apresentam proteo? Os pisos, escadas e rampas so livres do risco de escorregamento? So instalados guarda-corpo nos compartimentos acima do solo sem parede externa?

PPRA (NR- 9)
A empresa possui PPRA? O PPRA possui o documento-base? O PPRA apresenta as 4 fases: antecipao, reconhecimento, avaliao e controle? O PPRA apresenta na sua estrutura: a) planejamento anual, b) estratgia e metodologia de ao, c) forma de registro, manuteno e divulgao de dados e d) periodicidade e forma de avaliao? O documento-base apresentado e discutido pela CIPA? Os funcionrios so informados a respeito dos riscos do ambiente de trabalho e as medidas de preveno e proteo adotadas?

NR 10 INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDA Instalaes e Servios em Eletricidade (NR-10)


1) Existem condies mnimas de segurana das instalaes eltricas para usurios e terceiros ? 2) As instalaes eltricas projetadas e ampliadas tiveram observadas as normas tcnicas oficiais e , na falta destas, as normas internacionais vigentes ? Instalaes 3) As instalaes eltricas apresentam proteo contra risco de contato ? 4) As partes das instalaes eltricas a serem operadas ou examinadas esto dispostas com espao suficiente para o trabalho ? 5) As partes das instalaes eltricas no isoladas esto protegidas de contatos casuais ? 6) Toda instalao ou pea condutora que no faa parte dos circuitos eltricos, mas que eventualmente possa ficar sob tenso, em local acessvel a contatos, est aterrada ? 7) O aterramento das instalaes eltricas est executado segundo as normas tcnicas oficiais e , na falta destas, as normas internacionais vigentes ? 8) As instalaes eltricas em contato direto ou indireto com a gua apresentam blindagem, estanqueidade, isolamento e aterramento adequados ? 9) As instalaes eltricas que apresentam riscos de incndio e exploso so protegidas adequadamente por dispositivos de sobretenso, sobrecorrente e proteo contra fogo ? 10) As instalaes eltricas sujeitas a acumulao de eletricidade esttica esto aterradas ? 11) Os transformadores e outros equipamentos so isolados com leo ascarel (bifenilas policloradas) ? 12) As instalaes dos transformadores e capacitores, no interior de edificaes, so protegidas de modo adequado (ventiladas, materiais incombustveis e dotadas de porta corta-fogo)? 13) O posto de medio de energia obedece s normas tcnicas vigentes, em especial quanto ao espao de trabalho, iluminao e aterramento? 14) Os dispositivos de desligamento e manobra de circuitos esto bem localizados, sinalizados e identificados ? 15) As edificaes so protegidas contra descargas eltricas atmosfricas de acordo com as normas tcnicas vigentes, em especial quanto localizao, condies de ligao terra e zona de atuao dos pra raios? 16) Os condutores e suas conexes, condutos e suportes, esto projetados e instalados de acordo com as normas tcnicas, em especial quanto ao isolamento, dimensionamento, identificao e aterramento? 17) Os circuitos eltricos com finalidades diferentes so separados fisicamente e identificados? 18) Os Quadros de Distribuio e Painis de Controle so bem iluminados, visveis, identificados e aterrados? 19) As salas de baterias esto instaladas e protegidas de acordo com as normas tcnicas ( parte, piso resistente a cidos, ventilao e outros)? 20) Existem aparelhos ou equipamentos ligados simultaneamente a uma mesma tomada de corrente? 21) Existem ligaes ou alimentaes eltricas improvisada ? 22)Os motores eltricos ou bombas possuem dispositivos de desligamento automtico em caso de funcionamento irregular?

NR 10 INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDA


23) Os equipamentos de iluminao atendem ao disposto na norma tcnica, quanto aos nveis de iluminamento da NR 15 e com proteo externa? Servios 24) So previstos sistemas de proteo coletiva, EPCs e EPIs, no desenvolvimento de servios? 25) As ferramentas manuais para manuteno so isoladas ? 26) Durante a construo ou reparo de instalaes eltricas ou obras prximas de instalaes sob tenso, so tomados cuidados especiais? 27) Os dispositivos de partida dos equipamentos eltricos em reparo ou manuteno so sinalizados e bloqueados e o circuito aterrado? 28) proibido o acesso e a permanncia de pessoas no autorizadas em ambientes prximos de instalaes eltricas? 29) Os servios de manuteno e/ou reparo so executados por profissionais qualificados? 30) As instalaes eltricas so inspecionadas por profissionais qualificados nas fases de execuo, operao, manuteno, reforma e ampliao? 31) So fornecidos laudos tcnicos nos finais dos trabalhos acima mencionados ? 32) Os riscos eltricos possuem sinalizao de advertncia ? Situao de emergncia e pessoal 33) Os profissionais autorizados a instalar ou reparar instalaes eltricas esto instrudos quanto s precaues relativas ao trabalho e em estado de sade compatvel? 34) Os profissionais autorizados a instalar ou reparar instalaes eltricas esto instrudos quanto aos primeiros socorros, manuseio e operao de equipamentos de combate a incndio? 35)O SESMT estabeleceu e avaliou os procedimentos de autorizao ? 36 )A capacitao do pessoal foi feita por sistema oficial de ensino, curso especializado reconhecido ou treinamento na empresa por profissional autorizado? 37) O pessoal qualificado tem tal condio anotada no seu registro de empregado?

Transporte, ... e Manuseio de Materiais (NR11)


Os cabos de ao, cordas, correntes, roldanas e ganchos so inspecionados periodicamente? Os equipamentos de transporte de carga possuem indicao da carga mxima permitida? Os operadores desses equipamentos recebem treinamento especfico e usam carto de identificao? Os equipamentos de transporte motorizado possuem buzina? Os equipamentos de transporte so permanentemente inspecionados? O transporte manual de carga excede a 60 m? A altura mxima de 30 sacos para empilhamento mecanizado est sendo respeitada? A altura mxima de 20 sacos para empilhamento manual est sendo respeitada? O piso est livre de irregularidades (escorregadio, salincia, depresso)? O material armazenado est obstruindo as reas de circulao, portas, sadas de emergncia, equipamentos contra incndio, etc? O material empilhado est afastado, pelo menos, 50 cm das estruturas laterais do prdio? So usadas escadas de madeira removveis para o empilhamento de materiais?

Agentes Ambientais / Mecnicos (NR-12).


As condies dos pisos so satisfatrias para evitar quedas? As partes mveis das mquinas apresentam proteo contra contato? A distncia mnima entre as mquinas varia entre 60 e 80 cm? Existe espao suficiente para o corredor e armazenamento de materiais? As vias de circulao e acesso s sadas esto demarcadas e apresentam largura mnima de 1,20 m? As vias de circulao esto desimpedidas? As mquinas possuem dispositivo de parada de emergncia? As mquinas movidas a energia eltrica so aterradas? As mquinas possuem bloqueio eltrico dos dispositivos de partida? Os operadores recebem treinamento para operao adequada das mquinas e equipamentos? So mantidos registros das atividades relativos aos agentes mecnicos (treinamento, inspees, etc)? Os operadores dos equipamentos de transporte e levantamento de carga so credenciados?

Agentes Ambientais / Fsicos. (NR-15).


Os riscos fsicos foram identificados? Os riscos fsicos so avaliados/monitorados? Rudo. Conforto Trmico Iluminamento Vibraes Outros Foram implementadas medidas preventivas? As medidas preventivas so adequadas? Os funcionrios so informados a respeito dos agentes fsicos (riscos, medidas preventivas e resultados das medies)? So fornecidos EPIs aos funcionrios? Os EPIs so usados corretamente? Existe um plano de acompanhamento da implementao das medidas preventivas? Existe um plano de reviso anual do programa de controle? So mantidos registros dos dados relativos aos agentes fsicos?

Agentes Ambientais / Qumicos. (NR-15).


Os agentes qumicos foram identificados? Os riscos qumicos foram avaliados? Os agentes qumicos so monitorados? Foram implementadas medidas preventivas? As medidas preventivas so adequadas? Os funcionrios so informados a respeito dos riscos qumicos? (riscos, medidas preventivas, resultados das avaliaes)? So fornecidos EPIs aos funcionrios? Os EPIs so usados corretamente? Existe um de plano de acompanhamento das medidas preventivas? Existe um plano anual de reviso das medidas de controle? So mantidos registros dos dados relativos aos agentes qumicos?

Atividades e Operaes Insalubres (NR-16)


A empresa armazena GLP? Quantidade? A empresa armazena inflamveis lquidos e gasosos liquefeitos? A empresa armazena vasilhames vazios no desgaseificados ou decantados? A empresa possui estaes de carregamento

Agentes Ambientais / Ergonmicos. (NR-17).


Os postos de trabalho apresentam condies ergonmicas adequadas? O mobilirio dos postos de trabalho atendem aos requisitos da NR? Existe orientao/treinamento quanto ao levantamento adequado de carga? Os pesos mximos para levantamento/transporte de carga esto delimitados? Os procedimentos de levantamento de carga so obedecidos? Os equipamentos dos postos de trabalho atendem aos requisitos desta NR? A organizao das tarefas atende aos requisitos desta NR?

NR 23 PROTEO CONTRA INCNDIOS


NR - 23 - Proteo contra Incndios Disposies Gerais 1) Os prdios possuem proteo contra incndio? 2) As sadas so suficientes para uma retirada rpida do pessoal? 3) Existe equipamento suficiente para combater o fogo em seu incio? 4) Existem pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos? Sadas 5) Os locais de trabalho dispem de sadas, em nmero suficiente e dispostas de modo que as pessoas possam abandon-los com rapidez e segurana, em caso de emergncia? 6) As aberturas de sada tm largura mnima de 1,20 m ? 7) As portas de sada abrem para o exterior dos locais de trabalho? 8) possvel o acesso imediato e direto s portas de sada ou existem corredores/circulaes internas permanentes, sempre rigorosamente desobstrudos, com largura mnima de 1,20 m ? 9) As aberturas, sadas e vias de passagem esto claramente sinalizadas com placas ou sinais luminosos, indicando a direo da sada? 10) A distncia a ser percorrida entre a sada e qualquer local de trabalho inferior a 30 m? 11) As instalaes possuem chuveiros sprinklers automticos ? 12) As sadas e vias de circulao apresentam degraus ou escadas? 13) As diferenas de nveis de pisos esto contornadas com rampas e sinalizadas com aviso no sentido da descida? Portas 14) Existem portas internas verticais, de enrolar ou giratrias? 15) As portas de batentes abrem-se no sentido da sada e no impedem as vias de passagem quando abertas? 16) As portas que conduzem s escadas diminuem, de alguma forma, alargura efetiva dessas escadas? 17) As portas de sadas so visveis e sem obstculos? 18) Existe porta de entrada, sada ou de emergncia que permanea fechada a chave ou presa durante as horas de trabalho? Escadas 19) Todas as escadas, plataformas e patamares so feitas com materiais incombustveis e resistentes ao fogo? Ascensores 20) A Empresa dispe, e, se positivo, os poos e monta-cargas so de materiais resistentes ao fogo? Portas Corta-Fogo

NR 23 PROTEO CONTRA INCNDIOS


21) As caixas de escadas so providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e de fcil abertura pelos dois lados? Combate ao Fogo 22) Existe rotina de procedimentos e orientao para os trabalhadores? 23) As mquinas e equipamentos eltricos que no podem ser desligados em casos de incndio apresentam placa indicativa dessa condio? Exerccio de Alerta 24) Os exerccios de combate ao fogo e evaso do local so feitos 25) Os guardas e vigias esto capacitados para o correto manejo do material de combate ao fogo? Extino por meio de gua 26) As instalaes possuem sistema hidrulico de combate a fogo ? 27) Os pontos de captao de gua so acessveis e protegidos? Extintores Portteis 28) Os extintores instalados obedecem s Normas da ABNT, do CBMERJ e regulamentos tcnicos do INMETRO e so apropriados classe de fogo a extinguir? Inspeo dos Extintores 29) Os extintores dispem de ficha de controle de inspeo mensal? 30) Os extintores possuem etiqueta de identificao presa ao seu bojo? 31) Existe uma rotina de inspeo e manuteno (recarga e reteste) dos extintores, de acordo com as normas tcnicas vigentes? 32) Os locais de trabalho tm a quantidade de extintores determinada por esta Norma? Localizao e Sinalizao dos Extintores 33) Os extintores esto localizados em pontos de fcil acesso, de menor probabilidade de ser bloqueado pelo fogo e de fcil visualizao? 34) Os locais de instalao dos extintores esto sinalizados por crculo ou seta vermelha com bordas amarelas, delimitada uma rea de 1 x 1m embaixo dos aparelhos e desobstruda? 35) Os extintores esto fixados com sua parte superior inferior a 1,60m do piso e no dispostos diretamente no mesmo? 36) Existem extintores fixados em paredes de escadas ou encobertos por materiais? Sistemas de Alarme 37) Existe sistema de alarme de incndio?

You might also like