You are on page 1of 113

PREFEITURA DO MUNICPIO DE MARING

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE (SEMA)

Prefeito Silvio Magalhes Barros II

Vice-Prefeito Carlos Roberto Pupin

Secretrio de Meio Ambiente Leopoldo Floriano Fiewski Jnior

Diretor de Meio Ambiente Srgio Antnio Viotto Filho

Coordenao do Plano Municipal Anna Christina Esper Faria Soares, Dra. Biloga Gerente de Meio Ambiente

Fundao SOS Mata Atlntica Mrio Mantovani Diretor de Mobilizao

Colaboradores: Secretaria de Meio Ambiente Ana Cludia da Mata Biloga Prefeitura Municipal de Maring

Jefferson Chanlder Vieira Bilogo Prefeitura Municipal de Maring

Jos Roberto Francisco Behrend Gegrafo Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento

Secretaria de Planejamento (SEPLAN) Walter Jos Projiante Secretrio

Jos Vicente Socorro Diretor de Planejamento

Mika Noguchi Gerente de uso do solo

Jos Antnio Luciano Gerente de Implementao urbana

Marleidy Arajo de Oliveira Georeferenciamento Procuradoria Geral (PROGE) Dr. Luiz Carlos Manzato Procurador Geral do Municpio Dra. Elida Ravazi de Souza Assessora Jurdica

Secretaria da Fazenda (SEFAZ) Jos Luiz Bovo Secretrio

Secretaria de Desenvolvimento Econmico Valter Viana Secretrio

Altamir A. dos Santos Diretor de Agricultura

Joo Ricardo E. Duque Gerente de Abastecimento e Mercado

Secretaria de Controle Urbano e Obras Pblicas Gilson Roberto da Silva Secretrio interino

Rbia Irma Sales Gerncia de Arborizao Urbana

Claudemir Martins Soares, Dr. Bilogo Universidade Estadual de Maring

Conselho de defesa do Meio Ambiente de Maring, Paran - COMDEMA Representantes de Organizaes Governamentais
Ldia Maria da Fonseca Marstica, MSc

Presidente
Conselho Regional de Biologia- CRbio Heine Macieira Cmara Municipal De Maring: Leopoldo Floriano Fiewski Junior Secretaria Municipal de Meio Ambiente:

Rubia Irma Sales. Secretaria Municipal de Servios Pblicos

Representantes de Organizaes No Governamentais- ONGs Keity Oliveira Instituto So Francisco de Responsabilidade Scio Ambiental e desenvolvimento humano.

Luiz Claudio Yoshiaki Uema Parque do Japo - Memorial Imin Juvenal Correia Associao de Proteo aos Animais de Rua- APARU Erick Rodrigo Bucioli Secretaria Municipal de Educao Marilda Fonseca de Oliveira Secretaria Municipal de Sade.

Jos Mauricio Dor Conselho de Desenvolvimento Econmico de Maring- CODEM Joaquin Nereu Girardi Empresa De Assistncia Tcnica de extenso Rural do Paran- EMATER Frederico Coelho Cuba Companhia de Saneamento do Paran - SANEPAR Ciro Shimada Companhia Paranaense de Energia COPEL Dr. Julio Csar Dainezi De Oliveira Universidade Estadual de Maring UEM Setor No Governamental Osvaldo Danhoni Representante das Cooperativas e Associaes de Produo de Maring- COCAMAR Pedro Caldas Representante dos Sindicatos Patronais e Associao Comercial e Empresarial de Maring- ACIM Jairo Jair Tavares Sindicatos dos Empregados Luis Alberto Sria Ordem das Indstrias do Estado do Paran FIEP Lcio Bagio Zanuto Junior Ordem Dos Advogados do Brasil- OAB Lilianny Ripke Gaspar Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura- CREA Dra. Alessandra Valria Oliveira Rede Privada De Ensino Superior: Cesumar- Centro De Ensino Superior De Maring Dr. Jos Lafaieti Tourinho Barbosa Representante do Ministrio Pblico do Meio Ambiente. Amauri Divino Pereira Conselho Consultivo das Unidades de Conservao

1. Apresentao

O plano Municipal de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica de Maring foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saneamento Bsico e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Maring, em parceria com a Fundao SOS Mata Atlntica e colaborao do CONDEMA (Conselho Municipal de defesa do Meio Ambiente). Devido complexidade da biodiversidade e dos fatores socioeconmicos, na Mata Atlntica brasileira um extenso mosaico de situaes biolgicas e sociais produzido e os pesquisadores precisam responder com planos de conservao que diagnostiquem precisamente a situao de cada regio e elaborem programas de uso sustentvel desta vasta riqueza. Desta forma, torna-se de fundamental importncia a elaboraco e o planejamento de polticas pblicas para a proteo de um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e o segundo mais ameaado do planeta.

2. Objetivos

2.1. Geral Elaborar e realizar o Plano Municipal de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica de Maring, estado do Paran, com base na Lei Federal n 11.428/06.

2.2. Especficos - Realizar um diagnstico das reas degradadas do municpio de Maring; - Elencar as reas prioritrias para conservao; - Elencar as reas prioritria para recuperao ambiental; - Elencar reas destinadas a urbanizao sustentvel com implantao de atividades de lazer, entretenimento, educao e Cultura, relativos a temas ambientais; - Reflorestamento; - Criao de corredores de biodiversidade;

- Criao de novas Unidades de Conservao; - Elaborao e reviso de Planos de Manejos nas Unidades de Conservao do Municpio (UCs); - Identificar as propriedades rurais do municpio com potencial para parcerias na conservao e preservao da Mata atlntica (reas de Reserva Legal), bem como indicao de aes de controle para a promoo de conservao e recuperao em reas de relevante interesse ambiental; - Adoo de transferncia de potencial construtivo e outros incentivos fiscais como instrumentos econmicos para viabilizar a obteno de reas de preservao permanente e de relevante interesse ambiental; - Mapeamento dos remanescentes florestais, com caractersticas dimensionais; - Classificao dos remanescentes de acordo com sua relevncia biolgica; - Estabelecer diretrizes para a conservao e Recuperao da Mata Atlntica do Municpio de Maring;

3. Metodologia
A metodologia para a elaborao do Plano Municipal de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica do Municpio de Maring foi estabelecida em 3 fases e baseada no modelo de elaborao dos Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica, RMA (2010) do Plano Municipal de Joo Pessoa (2010). Na primeira fase foi realizado um levantamento bibliogrfico de artigos, dissertaes, teses e literaturas referentes a Mata Atlntica e ao Municpio de Maring, assim como levantamento das leis ambientais federais, estaduais e municipais referentes ao bioma e municpio em questo. Posteriormente, foi realizado levantamento de mapas e plantas, em formato digital e impresso e imagens de satlite. Na segunda fase foram realizadas pesquisas de campo, para reconhecimento das caractersticas de cada uma das reas que sero objeto de estudo. Nesta fase foram tambm escolhidas as reas prioritrias para Conservao e recuperao de acordo a resoluo do CONAMA 02/94 estabelecidas em estgio (A) Inicial, (B) mdia e (C) avanado de regenerao. Foram realizadas discusses para a elaborao de propostas de aes, dentro das diretrizes estipuladas pelo modelo de elaborao do plano.

Na terceira fase, para cada critrio de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica do Municpio, foram traadas as "aes previstas" as "atividades propostas".

4. Localizao geogrfica
O Estado do Paran localiza-se na poro meridional do territrio Brasileiro. Ocupa uma extenso de 199.314,85 km2, tendo como limites atuais: a leste, o oceano Atlntico; a norte e nordeste o Estado de So Paulo; a noroeste o Estado de Mato Grosso do Sul; a Sul e Sudeste o Estado de Santa Catarina e, finalmente, a oeste, o Paraguai e a Argentina (Maack, 1968; Nogarolli, 2007). O Municpio de Maring possui uma extenso territorial de 487,730 km, situando-se no Terceiro Planalto paranaense na regio Sul do Brasil, noroeste do Estado do Paran , entre os paralelos 23 15 e 23 34 de latitude sul e os meridianos 51 50 e 52 06 de longitude oeste. cortado pela linha imaginria do Trpico de Capricrnio (Silveira, 2003; IBGE, 2010) (Figura 1).

Figura 1. Localizao da Cidade de Maring


Fonte: Prefeitura do Municpio de Maring (2006)

5. Caracterizao do espao geogrfico


Maring possui populao estimada de 357.077 habitantes, sendo que 350.653 residem na zona urbana e 6.424 habitantes na zona rural (Figura 2). Dessa populao, 226.025 so eleitores (IBGE, 2010). cidade-plo da AMUSEP (Associao dos Municpios do Setentrio Paranaense). Foi fundada em 10 de maio de 1947 como Distrito de Mandaguari. Em l948 passou categoria de Vila, elevada a Municpio atravs da Lei n 790 de 14/11/l951, tendo como Distritos Iguatemi, Floriano e Ivatuba. A categoria de COMARCA, foi elevada em l954. A partir de l998, tornou-se sede da Regio Metropolitana, integrada, alm de Maring, pelos Municpios de Sarandi, Paiandu, Mandaguau Marialva, Mandaguari, Iguarau e ngulo (Museu de Histria e Arte Helenton Borba Crtes; Prefeitura Municipal de Maring, Paran) citado por IBGE (2010). Quanto colonizao de Maring, teve seus pioneiros, em sua maioria, vindos do Nordeste, So Paulo e Minas Gerais. O traado foi projetado pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira (Takahashi, 1997) e sua arborizao ficou sob a responsabilidade do paisagista Dr. Luiz Teixeira Mendes, contratado pela Companhia Melhoramentos do Paran (CMNP) (Sampaio, 2006). Com um ndice de crescimento populacional estimado em 1.86% e ndice de desenvolvimento humano de 0.841, Maring ocupa a 67 posio no Pas. centro de referncia da regio desempenhando papel central nas reas comercial e cultural, alm de centro universitrio e de pesquisa. a terceira maior cidade do Estado do Paran, localizada na regio chamada Norte Novo (Jordo, 2008). Segundo o mesmo autor, Maring tem como base produtiva o setor primrio com uma agricultura diversificada e mecanizada: soja, trigo e milho. Destaca-se o setor tercirio como centro atacadista e varejista da regio e, ainda, como distribuidor de bens e prestador de servios. O potencial de gerao de emprego encontra-se nos servios, comrcio, indstria de transformao e construo civil. O Plano Diretor de Desenvolvimento do Municpio de Maring (2000) vem confirmar que foi na dcada de 1970 que a cidade passou por um ritmo extraordinrio de crescimento, derivado das transformaes da base agrcola regional, devido a substituio de culturas e modernizao da agricultura, que tiveram como uma de suas conseqncias o aumento da populao urbana e a diminuio da populao rural. Assim, a antiga propriedade da poca do caf, pequena e geralmente dirigida pela mo-de-obra familiar, se transforma na propriedade mecanizada, absorvendo pouca mo-de-obra, voltada s modernas tcnicas de produo (MORO, 1998). Nesse contexto, a cidade de Maring, como todo norte paranaense, foi colonizada com xito em um curto perodo de tempo. Sendo estruturada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paran (CMNP) para ser uma cidade de mdio porte, com inteno de polarizar

economicamente a regio Centro Norte do estado e, durante seu meio sculo de existncia, correspondeu as expectativas iniciais dos colonizadores, sendo hoje o principal plo econmico do norte central do Paran (Sala, 2005). A pesquisa Caracterizao e Tendncias da Rede Urbana do Brasil realizada pelo IPEA/IBGE/UNICAMP/IPARDES (2000), classificou Maring, no Paran, como aglomerao urbana metropolitana. Uma aglomerao metropolitana, segundo essa pesquisa, caracteriza-se por uma mancha de ocupao diretamente polarizada pela metrpole, envolvendo municpios perifricos com continuidade de ocupao. Nessas aglomeraes, h uma tendncia a ocorrer diminuio nas taxas de crescimento populacional dos municpios plos e um aumento elevado ou a manuteno da taxa de crescimento populacional dos municpios do entorno prximo.

Figura 2. Evoluo da populao rural e urbana no Municpio de Maring, Paran. Fonte: IBGE (2000)

6. Indicao dos Recursos Hdricos:

O sistema hidrogrfico da rea que abrange Maring pertence Bacia do Prata onde o Rio Paran o principal afluente, sendo os rios Paranapanema, Iva e Piquir alguns dos seus

principais tributrios que constituem as bacias secundrias. A drenagem tem sentido norte em direo do rio Pirap e ao sul no rio Iva. Os tributrios do rio Paranapanema so os crregos de Mandaguau, Osrio, Isalto, Miostis, Nazareth, Ibitanga e ribeiro Maring. Os tributrios do rio Iva so os crregos Borba Gato, Nhanguau, Biriqui, Clepatra, Moscados e Merlos e os ribeires Pinguim, Bandeirantes do Sul, Paiandu e Floriano (Plano de Manejo, 2007; Anjos, 2000). A drenagem da regio do tipo dentrtico (Figura 3) com orientao estrutural caracterizada pela orientao (N-S) dos cursos dgua principais e (E-W) dos seus afluentes (Perfil da Cidade de Maring, 1996). O lenol fretico abundante e serve como fonte de abastecimento industrial. Com profundidade mdia entre 500 e 600 metros, encontra-se o aqfero Guarani (ou Botucatu), a maior reserva de gua doce do mundo. Esta gua pode chegar flor da terra a uma temperatura de aproximadamente 50 graus centgrados. O stio urbano de Maring est localizado sobre o interflvio das bacias hidrogrficas do rio Pirap, ao Norte (afluente do rio Paranapanema) e Iva, ao Sul. Esses so afluentes do rio Paran, de forma direta ou indireta. Pelo fato de estar situada num topo quase plano, a rea urbana possui vrias nascentes, originando os ribeires e crregos. Entretanto, esses se caracterizam por pequenas dimenses e baixa vazo. Esto localizados no sentido contrrio das duas vertentes, padronizando a rede de drenagem do permetro urbano da cidade como paralela e subparalela (SANTOS, 1996).

Figura 3 Hidrografia da Regio de Maring


Fonte: Perfil da cidade de Maring

7. Geologia
Segundo Maack (1968) o substrato geolgico de Maring, localizado no Terceiro Planalto Paranaense, tem origem na Era Mesozica (230-65 milhes de anos) dos perodos Jurssico e Cretceo (Figura 4). Anjos (2000) afirma que sua formao recebeu o nome de Serra Geral, com uma espessura variando de 35 a 50 metros, apresentando estruturas colunares hexagonais. Sendo um terreno de formao antiga e estvel, sofre muito com o intemperismo e forma relevos, mostrando as fraturas e falhas que ocorreram na regio, sendo, o sentido do fraturamento, de NE-

SW e E-W. O solo da regio apresenta formao basltica, com caractersticas estruturais microcristalinas de textura ptrea e vtrea de colorao escura, originando, comumente chamado "terra roxa", muito frtil pela presena de minerais, ferro, magnesianos, formado por siltito argiloso (Teodoro e Amorim, 2009). O relevo predominantemente plano, com algumas reas de maior declividade prximas s vertentes. Forma plats, com limites nos fraturamentos e zonas de eroso entre os vrios derrames de basalto da regio. Tem caracterstica de relevo em coxilhas, com altitudes que variam entre 500 a 600 metros de altitude. Originalmente coberta pela mata pluvial-tropical e subtropical, a regio de Maring teve, em seu processo de ocupao, sua cobertura florestal praticamente eliminada (Maack, 1968).

Figura 4 Geologia - Regio de Maring


Fonte: Perfil da cidade de Maring

8. Clima
Dos vrios elementos metereolgicos, a temperatura segue como um dos principais elementos para anlise da organizao natural de qualquer rea, fundamental para o planejamento dos espaos urbanizados.

O clima constitui-se numa das dimenses do ambiente urbano e seu estudo tem oferecido importantes contribuies ao equacionamento da questo ambiental das cidades. O clima dessas reas, ou clima urbano, derivado da alterao da paisagem natural e da sua substituio por um ambiente construdo, palco de intensas atividades humanas. Os fatores climticos, como a altitude, latitude, continentalidade, dinmica das massas de ar, afetam diretamente os padres anuais de precipitao e oscilao trmica. As condies de insolao, alternncia de estaes do ano e padres de movimentao de massas de ar so fatores que condicionam o regime de chuvas e as temperaturas mdias numa dada regio. Alteraes nesses fatores j tm sido detectadas em reas com grandes aglomeraes populacionais. Tais alteraes tendem a ser mais intensas nas grandes cidades devido ao efeito de urbanizao, afetando a populao, a economia, a sade, alm de ocasionar graves impactos no ecossistema. O Estado do Paran encontra-se em uma regio de transio entre o clima tropical e subtropical, com freqentes passagens durante o inverno de intensas frentes frias, que chegam alcanar latitudes muito baixas. As massas de ar polares que produzem esses sistemas frontais geram marcados esfriamentos (especialmente entre maio e outubro), resultando baixas temperaturas nesse perodo. No Municpio de Maring, a precipitao mdia anual varia entre 1500 e 1600 mm e as temperaturas mdias anuais entre 20 a 21 C, com mdia das mximas entre 27 a 28 C e das mnimas entre 16 e 17 C. O clima predominante da regio do tipo subtropical, onde a temperatura mdia do ms mais frio inferior a 18C e a temperatura mdia anual superior a 20C, com veres chuvosos e invernos secos. Maring sofre as aes do macroclima da regio. As massas de ar polares, atlnticas, tropicais, que vm do Equador em direo ao Sul, chegam at Maring, descaracterizando o clima que, segundo Maack (1968) subtropical mido, pertencente ao tipo Cfa (clima mesotrmico mido, de vero quente). Deffune (1994), atravs de uma pesquisa realizada entre 1976 e 1992, afirma que o clima pode ser Cwh (clima tropical mesotrmico mido com chuvas de vero e outono). Os dois autores utilizaram a classificao de Kppen (1948). As chuvas so bem distribudas ao longo dos anos, com uma ligeira diminuio nos meses de inverno. As geadas no so freqentes. A umidade relativa do ar varia de 18.8% (inverno) a 24.3% (vero). Maring pertence a regio Sul do Brasil e apesar de estar na zona temperada, tem seus sistemas circulatrios sujeitos a grandes flutuaes anuais, no entanto no chega a influir na variabilidade trmica com a mesma importncia com que influi na variabilidade pluviomtrica, no estando sujeita a notveis desvios trmicos (IBGE, 1977 e Coelho, 1987). Alguns estudos realizados, j mostraram claramente a correlao existente entre a precipitao pluvial e as condies climticas do El Nio Oscilao Sul (ENOS). Em alguns desses trabalhos concluiu-

se que as chuvas possibilitam ou impedem o manejo de determinadas culturas existentes no Sul do Brasil (Ferreira, 2000). Por sua diversidade climtica, importante o conhecimento da periodicidade da atuao dos ENOS no territrio brasileiro, visto que tal provoca grandes perturbaes climticas (ciclones e chuvas com totais pluviomtricos extremamente elevados em relao s normais locais e regionais ou, ao contrrio, secas anormais) em regies habitualmente isentas desses eventos (Mendona e Danni-Oliveira, 2007). De acordo com os autores, registrou-se a influncia desse fenmeno nos seguintes anos: 1941-1942, 1951, 1953, 1957-1958, 1965, 1969, 1972-1973, 1976, 1982-1983, 1986, 1991, 1997-1998 e 2002-2003. Para Maring, esse conhecimento prvio da atuao do ENOS de suma importncia, j que a cidade se encontra numa rea de transio climtica, com o clima controlado pelas massas de ar tropicais e polares (Monteiro, 1973). Vrios autores vm demonstrando que uma das principais causas da variabilidade climtica no Sul do Brasil, principalmente a precipitao pluvial, advm da ocorrncia do fenmeno El Nio. Trenberth (1997), entre outros, denomina o El Nio - Oscilao Sul (ENOS) como um fenmeno de grande escala, caracterizado por anomalias no padro de temperatura da superfcie do oceano Pacfico tropical que ocorrem de forma simultnea com anomalias no padro de presso atmosfrica.

9. A Mata Atlntica
A Mata Atlntica brasileira um dos 34 hotsposts mundiais sendo uma das cinco reas prioritria para conservao (Gradstein & Raeymaekers, 2000; Conservao Internacional do Brasil, 2005). Destaca-se, entre os ecossistemas brasileiros, por ter os maiores ndices de diversidade j encontrados em florestas tropicais, devido s variaes de relevo, regimes pluviomtricos e unidades fitogeogrficas (Rambaldi et al. 2003; Pinto et al. 2006) e por apresentar um alto nvel de endemismo (Giulietti e Forero, 1990; McNeely et al. 1990), abrigando mais de 60% de todas as espcies terrestres do planeta (Lagos e Muller, 2007). Estima-se que a regio abrigue de 1 a 8% da biodiversidade mundial, com 20.000 espcies de plantas, sendo 40% endmicas (Myers et al. 2000; Mittermeier et al. 2004). Esse importante bioma um dos mais ameaados do planeta, no apenas no Brasil, mas em todos os pases em que se encontra (Galindo-Leal e Cmara, 2005; Lagos e Muller, 2007) . A explorao de recursos eliminou a maioria dos ecossistemas naturais, restando menos de 8% da sua extenso original da floresta, distribudos em dezenas de milhares de pequenos fragmentos (Fundao SOS Mata Atlntica et al., 1998; Silva e Tabarelli, 2000; Pinto e Brito, 2005). Nas

ltimas trs dcadas, a perda e a fragmentao de hbitats alteraram seriamente a maior parte da Mata Atlntica, levando a extino local de muitas espcies (Pinto e Brito, 2005), embora ainda mantenha muito da sua riqueza biolgica. No Brasil, ocupava uma rea equivalente a 1.300.000 km2 (15%) do territrio nacional A maioria do desmatamento da Mata Atlntica, ocorreu em meados do sculo XX, com o alto crescimento da populao e a poltica dos sucessivos governos republicanos e militares de colonizar o interior do pas de maneira no sustentvel (Rocha, 2003). .

10-Diagnstico Municipal da Mata Atlntica

10.1. Aspectos tcnicos e legais. As preocupaes com o meio ambiente adquiriram suprema importncia nas ltimas trs dcadas do sculo XX e a cada dia se apresenta ocupando um espao cada vez mais relevante nas reflexes dos fruns internacionais, nos meios de comunicao e nas inquietudes da sociedade civil em virtude ao perigo eminente de destruio da biosfera, afetada principalmente pela explorao descontrolada de recursos naturais. A pior crise a dos recursos renovveis. Em todo o planeta, as espcies marinhas, terrestres e areas, as florestas tropicais e suas incomensurveis reservas genticas, a camada superior do solo, a gua potvel, etc., esto em um movimento acelerado de diminuio, j que a explorao maior e mais veloz que a renovao. Esta crise, acrescida da mudana climtica e da destruio da atmosfera afetam a vida humana e de todos os seres vivos de forma alarmante e talvez irreversvel (Bertoldi, 2003). A proteo jurdica do meio ambiente uma exigncia j reconhecida. A evoluo normativa que continua e intensamente se desenvolve vem delimitada por um imperativo fundamental de sobrevivncia e de solidariedade: a responsabilidade pela preservao da natureza, e conseqentemente da vida para as presentes e futuras geraes. At h pouco tempo, o Cdigo Florestal de 1965 era a nica legislao que protegia a Mata Atlntica e, embora fosse uma lei avanada para a poca, no atendia as necessidades de efetiva proteo da biodiversidade. Novas legislaes foram discutidas e surgiram a partir da promulgao da Constituio Federal em 1988. O princpio constitucional do meio ambiente est disposto no artigo 225 da Constituio federal, que diz: Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,

bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defendlo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes." 4 A Floresta Amaznica Brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

O Decreto 750/93 Resultado de um amplo processo de discusso nacional, o CONAMA aprovou a proposta de um decreto como alternativa ao Decreto 99.547. O Decreto 750/93 estabelece legalmente a delimitao precisa da rea de abrangncia da Mata Atlntica e a proteo dos estgios sucessionais avanado e mdio de regenerao das formaes vegetais do bioma e d outras providncias. Com o novo Decreto, passaram a ter denominao genrica de Mata Atlntica as reas primitivamente ocupadas pelas seguintes formaes vegetais constantes do Mapa de Vegetao do Brasil (IBGE, 1993) que, a exceo dos encraves no Nordeste, formavam originalmente uma cobertura florestal praticamente contnua nas regies sul, sudeste e parcialmente nordeste e centro-oeste: Floresta Ombrfila Densa, Floresta Ombrfila Mista, Floresta Ombrfila Aberta, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Estacional Decidual. Incluiu, ainda, no mbito da proteo legal, manguezais, restingas, campos de altitude e brejos interioranos do Nordeste, como ecossistemas associados (SOS Mata Atlntica) Com relao aos estgios sucessionais da Mata Atlntica, o CONAMA estendeu a proteo para alm das formaes vegetais em estgio primrio, incluindo tambm as reas degradadas onde est em curso a regenerao natural. Desta forma, definiu a proteo da vegetao secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao. Este conceito um enorme avano em termos de conservao ambiental para o Bioma, que j assistiu a destruio de mais de 90% de sua rea original (SOS Mata Atlntica). Quanto explorao de recursos naturais da Mata Atlntica, o Decreto 750/93 estabelece diretrizes objetivas para uma maior fiscalizao mantendo e promovendo assim sua conservao. Quanto questo urbana, o novo texto normatiza de forma rgida e objetiva os casos em que poder haver supresso de vegetao de Mata Atlntica secundria. Ademais, propicia uma compatibilizao das normas de proteo da vegetao com os planos Diretores e demais leis de uso e ocupao do solo ou de proteo ambiental municipais.

Desde sua edio, o Decreto 750 foi regulamentado atravs de 26 resolues do CONAMA e portarias conjuntas do Ibama com rgos ambientais estaduais, estabelecendo critrios e parmetros precisos para sua aplicao em quase todos os Estados inseridos na Mata Atlntica. Os aspectos da delimitao, conceitos e da natureza do Decreto n 750/93 permitiram que o CONAMA editasse as resolues de: n 3/93, que estabelece os mecanismos de proteo dos diferentes estgios de regenerao das reas da Mata Atlntica; 10/93, que estabelece os conceitos de dos diversos estgios de regenerao da Mata Atlntica; n 12/94, que cria o glossrio de termos tcnicos; n 14/94, que fixa parmetros para avaliao das florestas; n 12/95, que estabelece a composio da Cmara Tcnica da Mata Atlntica; n 03/96, que define a vegetao remanescente da Mata Atlntica; n 09/96, que define corredores entre os remanescentes florestais e n 07/96, que aprovou parmetros bsicos para anlise de estgios de sucesso de vegetao primria de restinga para o Estado de So Paulo (SOS Mata Atlntica) Com isso, alcanou-se no s a vegetao primria, mas tambm todas as formas de vegetao secundria, incluindo os estgios inicial, mdio e avanado de regenerao. Aps a definio desses padres e instrumentos de avaliao da composio dos remanescentes necessrios gesto do Decreto n 750/93, alguns Estados com ocorrncia de Mata Atlntica editaram resolues a partir dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente. So eles: Alagoas, Bahia, Cear, Esprito Santo, Mato Grosso do Sul, Paran, Pernambuco, Piau, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e So Paulo. Em 1994, a Resoluo Conama n 02/94 define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica no Estado do Paran (regulamentao do artigo 6 do Decreto 750/93).

Lei 11. 428/2006 - Lei da Mata Atlntica

Dispe sobre a utilizao e proteo da vegetao nativa do Bioma Mata Atlntica e d outras providncias. Aps vrios anos de tramitao, em dezembro de 2006 foi aprovada a lei da mata

atlntica (em anexo) de nmero 11.428 que abre possibilidade dos municpios cujo territrio est total ou parcialmente inseridos no bioma Mata Atlntica de atuarem proativamente em sua defesa, conservao e recuperao. O artigo 38 desta lei instituiu o plano Municipal de Conservao e recuperao da Mata Atlntica a ser elaborado e implementado conforme regulamentao do artigo 43 do decreto 6.660, de 21 de novembro de 2008. O Plano Municipal de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica deve identificar, planejar e ordenar as aes e medidas que visem a conservao e a recuperao da Mata Atlntica, promovendo a conectividade das reas conservadas e em recuperao. Por meio desta lei, ficou institudo o fundo de restaurao do Bioma Mata Atlntica, destinado ao financiamento de projetos de conservao dos remanescentes, restaurao ambiental e de pesquisa cientfica. O fundo auxiliar no cumprimento da lei, sobretudo no que tange a proteo e recuperao da vegetao nativa. Entretanto, segundo o Art. 38 da lei, somente os projetos que forem devidamente aprovados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente sero beneficiados com os recursos do fundo (Rede de ONGs da Mata Atlntica, RMA)

Decreto 6.660/2008

Regulamenta dispositivos da Lei no 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que dispe sobre a utilizao e proteo da vegetao nativa do Bioma Mata Atlntica. Neste decreto, o Captulo XIV dispe "do Recuperao da Mata Atlntica" Plano Municipal de Conservao e

Art. 43. O plano municipal de conservao e recuperao da Mata Atlntica, de que trata o art. 38 da Lei no 11.428, de 2006, dever conter, no mnimo, os seguintes itens: I - diagnstico da vegetao nativa contendo mapeamento dos remanescentes em escala de 1:50.000 ou maior; II - indicao dos principais vetores de desmatamento ou destruio da vegetao nativa; III - indicao de reas prioritrias para conservao e recuperao da vegetao nativa; e IV - indicaes de aes preventivas aos desmatamentos ou destruio da vegetao nativa e de conservao e utilizao sustentvel da Mata Atlntica no Municpio. Pargrafo nico. O plano municipal de que trata o caput poder ser elaborado em parceria com instituies de

pesquisa ou organizaes da sociedade civil, devendo ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

10.2- Conservao da Mata Atlntica no Municpio

B - Meio Bitico Oficialmente o Paran possui hoje uma extenso de 199.729 km2, dos quais 84,7%, ou 169.197 km2, estavam originalmente cobertos pela Mata Atlntica. O restante do territrio era composto originalmente por formaes campestres, manchas de Cerrado e algumas tipologias de vegetao da faixa litornea. A vegetao da Floresta Estacional Semidecidual que cobria a parte norte do Terceiro Planalto e seus vales fluviais uma variao da mata pluvial tropical do litoral (Bigarella e Mazuchowski, 1985; Veloso e Ges Fillho, 1985, Citados em Zamuner, 2001). Alm desta vegetao, constava das seguintes formaes florsticas: mata de araucria nos planaltos e na regio da mata subtropical acima de 500 m, campos limpos e campos cerrados (estepes de gramneas baixas); vegetao das vrzeas e pntanos; vegetao das praias, ilhas, restinga e vegetaes altas da serra; e reas de baas com faixas de mangue. Da superfcie aproximada de 201.203 km2, a mata cobria 168.482 km2, incluindo-se as orlas de mangue das baas, as matas subxerfitas de restinga da zona litornea e as faixas de mata de neblina da Serra do Mar, alm da mata pluvial-subtropical e da mata de araucria nos planaltos e a regio da mata subtropical acima de 500 m de altitude ( RBMA, 2008) (Figura 5). De acordo com relatrio da SOS Mata Atlntica e Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (2011), o Estado do Paran apresenta atualmente 1.960.644 hectares (9,97%) de remanescente florestal. Dentro deste contexto, as reas verdes do permetro urbano de Maring, correspondem, aproximadamente, 0,01% deste total (Tabela 1).

Figura 5. Cobertura vegetal original da Mata Atlntica no Brasil. Fonte: INPE e SOS Mata Atlntica (2006)

A vegetao natural desta cidade est ligada com as condies climticas e o relevo, sendo assim formada por campos e matas. As intensas tcnicas agrcolas empregadas nas ltimas seis dcadas, fizeram com que as matas naturais da regio se transformassem em apenas matas

secundrias, capoeiras e rasteiras. O Municpio encontra-se sob o domnio da vegetao Floresta Estacional Semidecidual, mas, atualmente, poucas so as reas com florestas nativas (menos de 0,5%) (Prefeitura Municipal de Maring, 1994). A mata nativa ocupa 14,05 km2 da rea rural do municpio. Apresenta-se, em grande parte, restrita a raras cabeceiras da rede de drenagem, no existindo uma continuidade da vegetao ao longo da drenagem. Apenas duas manchas maiores de vegetao nativa ocorrem nessa rea (nordeste e sudeste). Grande parte da vegetao (aproximadamente 50%) encontrada na rea urbana localiza-se em reservas florestais com matas naturais e parques municipais (Tabela 1). Considerando que 2,34 km2 da rea urbana (Maring, 1997) esto ocupados por reservas/parques e, tendo classificado 5,31 km2 de vegetao nativa em rea urbana, conclui-se que as reas de vegetao nativa disseminadas na rea urbana chegam a 2,97 km2 (2,33%). De mata nativa na rea urbana e rural, tem-se um total de 19,36 km2 (3,95%) no Municpio. No interior do Municpio de Maring, ainda hoje existem algumas reservas remanescentes dessa vegetao, sendo que as trs principais so o Bosque II, Parque do Ing e Horto Florestal, sendo que as mesmas possuem obras de urbanizao no seu interior (Borsato e Martoni, 2004) (Figura 6).

Figura 6. Remanescentes vegetais do Permetro urbano do Municpio de Maring, Paran Fonte: Prefeitura do Municpio de Maring (2006)

Figura 6. Remanescentes vegetais do Permetro urbano do Municpio de Maring, Paran Fonte: Prefeitura do Municpio de Maring (2006)

Figura 7. Permetros Municipal e urbano de Maring, Paran Fonte: Prefeitura do Municpio de Maring (2006)

A rea urbana possui farta arborizao com uma rvore para cada quatro habitantes, totalizando juntamente com os trs bosques (Parque do Ing (Figura 8), Bosque 2 e Horto Florestal) de matas nativas preservadas, 25,94 m2 de rea verde por habitante, aproximadamente (Carfan et al., 2005).

Figura 8 . Remanescente do Parque do Ing, rea de Preservao Permanente (APP). Fonte: Prefeitura Municipal de Maring A conservao da Mata Atlntica no Municpio de Maring, vm acontecendo de forma progressiva, com o desenvolvimento de polticas pblicas que cobem sua destruio. Planos de manejos nas reas e, no momento, o presente plano da Mata Atlntica vm contribuir para que o municpio garanta a conservao da biodiversidade do bioma a qual Maring est inserida.

10.3. Indicao e descrio das Unidades de conservao e reas de Proteo Permanentes (APPs). Maring possui uma significativa fatia de remanescente de Mata Atlntica. So 21 reas verdes, sendo 14 parques pblicos, um particular e 6 reas que no possuem lei prpria. Oito reas esto inscritas no ICMS Ecolgico (Tabela 1).

Tabela 1. Relao das Unidades de Conservao e reas de Proteo Permanente do Municpio de Maring, Paran.
Parque 1. Parque das Perobas * 2. Parque das Palmeiras * Categoria UC UC Extenso 63.438,74 m 61.134,48 m Localizao Sada Campo Mouro Jardim Vitria

3. Parque Cinqentenrio *

UC

118.125,03 m

Jardim Imperial

4. Parque Alfredo Werner Niffeler

UC

104.967,82 m

Vila Morangueira

5. Parque Ecolgico do Guayap *

UC

16.205,48 m

Conjunto Parigot de Souza

6. Parque Sabi *

UC

88.165,41 m

Conjunto Sanenge III

7. Parque Gralha Azul

UC

44.236,39 m

Conjunto Thas

8. Parque Gurucaia

UC

192.900 m

Prximo ao aterrro

9. Parque Borba Gato * 10. Reserva do Crrego Clepatra

UC

76.540,37 m

Conjunto Inocente Vila Nova Jr. R. Pioneira Maria de Freitas

11. Parque das Grevleas

UC

44.000 m

Zona 5

12. Reserva do Crrego Borba Gato

Gleba Patrimnio Maring

13. Reserva da Rua Diogo Martins Esteves 14. Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes 15. Parque do Ing (Bosque 1) * APP 37.000m

Avenida 22 de Maio

Zona 5

APP

473.300m

rea Central

16. Parque Florestal dos Pioneiros (Bosque 2) * 17. Parque da Amizade

APP

594.400m

Zona 2 e 4

302.500 m

Gleba Pinguim

18. Reserva da Rua Deolinda T. Garcia 19. Reserva da Nascente do Ribeiro Paiandu TOTAL 1.869.247,65 m 186,9248 hectare(s)

Jardim Montreal

Avenida das Torres

Abreviaturas: (UC) Unidade de Conservao, (APP) rea de Proteo Permanente.

* Inscrito no ICMS Ecolgico.

Parque Florestal Municipal das Perobas O Parque Florestal Municipal das Perobas est situado em uma ZP8 (Zona de Proteo Ambiental 8) possui rea de 263.438,74 m. Localiza-se 9,5 Km do permetro urbano (centro) de Maring na sada para Campo Mouro. Reconhecido como parque pela Lei Complementar (Garcia, 2006), e pelo Decreto 419/1995 (Marostica, 2010), o parque possui um remanescente da vegetao nativa com espcies representativas da flora e da fauna. Seu interior apresenta extrato mdio, sendo possvel observar indivduos jovens de peroba (Aspidosperma polyneuron), que em sua maioria foram replantados, cujas sementes foram colhidas e produzidas no Parque do Ing (Figuras 9A e 9B).

A
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

B
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Figura 9A e 9B. Parque das Perobas

Parque Florestal Municipal das Palmeiras Reconhecido como parque pela Lei 3.513/1993 e pelo Decreto 504/1994, o Parque Florestal Municipal das Palmeiras, localiza-se no bairro Jardim Vitria, zona 30, da Gleba Ribeiro Maring. Possui 61.134,48 m de rea, composta entre as infraestruturas do mesmo, vegetao nativa do Bioma Mata Atlntica, das quais destacamos: o alecrim (Holocalix balansae), espinheira santa (Maytenus ilicifolia), peroba (Aspidosperma polyneuron), paineira rosa (Choristia speciosa), gabiroba (Campomanesia cf. Xanthocarpa), algodoeiro (Bastadiopsis densiflora), ariticum (Annona cacans), canela (Ocotea spp), capixingui (Croton florinbundun), cedro (Cedrela sp), espeteiro (Caesalpinea gossyosperma), embira de sapo (Lonchocarpus sp), ing, (Inga spp), jaborandi (Piper sp), pau-d'allho (Gallesia gorarema), alm de espcies helifitas primrias e secundrias em fase de crescimento (Plano de Manejo 2007). O mesmo est situado em ZP11 (Zona de Proteo Ambiental 11) e contemplado com ICMS Ecolgico. (Figuras 10A e 10B).

Parque do Cinqentenrio O Parque do Cinqentenrio constitudo em duas partes contguas, o mesmo situa-se em uma ZP12 (Zona de Proteo Ambiental 12), totalizando uma rea 118.125,03 m. Foi declarado parque em comemorao aos cinquenta anos de Maring em 1997. Localiza-se no bairro Jardim Imperial, lindeiro ao Crrego Mandacaru. O parque est inscrito no ICMS Ecolgico (Figuras 10A e 10B). Parque Alfredo Werner Niffeler Com 104.967,82 m de rea, o Parque Alfredo Werner Niffeler foi implantado em 1988, aps iniciativa da Secretaria de Servios Urbanos, que em 1986 resolveu a recuperar a rea e transform-la num parque. Este se localiza na zona 23, entre as ruas Hava, Filipinas, Bogot e Buenos Aires, na Vila Morangueira. O parque est situado em uma ZP14 (Zona de Proteo Ambiental 14), e um dos motivos que levou a implantao do mesmo foi a proteo da nascente do Ribeiro Morangueiro (Figuras 11A e 11B). Parque Ecolgico do Guayap O Parque Ecolgico do Guayap, localizado nas imediaes do conjunto Parigot de Souza, situa-se em uma ZP10 (Zona de Proteo Ambiental 10). Com 16.205,48 m de rea constituda de um fragmento de vegetao alterada, a qual se enquadra na regio fitogeogrfica denominada Floresta Estacional Semidecidual. Foi atravs do Decreto 419/1995, reconhecido como parque, tambm est inscrito no ICMS Ecolgico (Figuras 11A e 11B).

AA
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

B
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Figura 10A e 10B. Parque das Palmeiras e Parque Cinquentenrio.

A
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

B
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Figuras 11A e 11B. Parque Alfredo Werner Nyffeler e Parque Ecolgico Municipal do Guayap

Parque do Sabi Parque do Sabi, com rea de 88.165,41 m, o parque est situado em uma ZP7 (Zona de Proteo Ambiental 7), rea est contgua margem direita do ribeiro Pinguim nas imediaes dos conjuntos habitacionais Sanenge III e Europa, prxima avenida Prefeito Sincler Sambatti. A floresta deste parque apresenta-se bastante alterada, em 2007 foi vitimada por um incndio com propores significativas (Figuras 12A e 12B).

Parque Gralha Azul Parque Gralha Azul, com rea de 44.236,39 m localizada no fundo de vale do Ribeiro Maring (vertente suave), contguo a uma ZE (Zona Especial 3), entre o Jardim Santa Cruz e os conjuntos habitacionais Sanenge e Ney Braga. Inaugurado em 18 de setembro de 1996 (Figuras 13A e 13B).

Parque Florestal da Gurucaia Parque Florestal da Gurucaia, com rea de 192.900 m, situado na Zona 51, prximo ao crrego Jumbo, na Gleba Pinguim. A cobertura vegetal desse parque apresenta caractersticas de mata bastante alterada, com espcies tpicas de sucesso secundria (Figuras 14A e 14B).

Parque Municipal Borba Gato O Parque Municipal Borba Gato possui um remanescente de vegetao nativa em uma rea de 76.540,00 m. Localiza-se no Conjunto Residencial Inocente Vilanova Junior, em ZP9 (Zona de Proteo Ambiental 9), sendo declarado parque atravs do Decreto 504/94, o mesmo contemplado com o ICMS Ecolgico (Figuras 15A e 15B).

Reserva do Crrego Clepatra Situa-se Vila Emlia, Rua Pioneira Maria de Freitas. A rea precria em estudos e levantamentos, que ser uma das aes do Plano Mata Atlntica do Municpio. A reserva no possui lei prpria (Figuras 15A e 15B).

Figuras 12a e 12B. Parque do Sabi

Figuras 13a e 13B. Parque Gralha Azul (Parque da Rua Teodoro Negri)

Parque Gurucaia

Parque Gurucaia

Figuras 14a e 14B. Parque Gurucaia

Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

B
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Figuras 15A e 15B. Parque Recanto Borba Gato e Reserva do Crrego Clepatra

Reserva do Crrego Borba Gato

Situa-se na Gleba Patrimnio Maring, rua dos Antrios. A rea precria em estudos e levantamentos, que ser uma das aes do Plano Mata Atlntica. A reserva no possui lei prpria (Figuras 16A e 16B).

Horto Florestal

Localizado na zona 05, em Maring/PR, o Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes conta com uma rea de 3,68 ha de mata nativa, seguindo o projeto do urbanista Jorge de Macedo Vieira, e sob o planejamento do engenheiro agrnomo Luiz Teixeira Mendes, que nos anos 50 iniciou a formao do bosque, com a implantao de mudas de espcies arbreas que vinham de toda parte do Paran e tambm do Brasil. De propriedade da Companhia Melhoramento Norte do Paran CMNP, colonizadora da cidade, a rea foi mantida por duas razes principais: preservar essncias exuberantes da mata nativa da regio, e por possuir no seu interior as nascentes que do origem ao crrego Borba Gato (Garcia, 2006). O Decreto 203 de 1994 declarou o Horto florestal como reserva florestal. Marstica, (2010) explana que o Horto Florestal atualmente situa-se no permetro urbano de Maring em uma ZP4 (Zona de Proteo Ambiental 4), cuja vegetao existente apresenta caracterstica de floresta primria pouco alterada, sobressaindo rvores em estgio clmax, alternando-se com outras espcies tpicas de Floresta Estacional Semidecidual. A idia de criao do Horto no foi apenas a de preservar um belo pedao de mata junto cidade, o objetivo foi alm, a diretoria da CMNP desejava que esse empreendimento fosse ncleo inicial de um futuro instituto cientfico e que fizesse escola atravs de seu trabalho na arborizao urbana (Garcia, 2006; Marostica, 2010) (Figuras 16A e 16B).

Bosque das Grevleas Bosque das Grevleas, com rea de 44.600 m, o bosque situa-se em uma ZP6 (Zona de Proteo Ambiental 6) na Avenida Brasil. Esse bosque no entra como rea prioritria de conservao por possuir apenas uma espcie a grevlea (Grevillea sp) (Figuras 16A e 16B).

A
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Figuras 16A e 16B. Reserva do Crrego Borba Gato, Horto Florestal e Bosque das Grevleas

Parque do Ing Conhecido inicialmente como Bosque I ou Bosque Dr. Etelvino Bueno de Oliveira, cujo nome oficial Parque do Ing, em funo da abundncia do gnero Inga s surgiu em 1971, atravs da Lei Municipal n. 880, na administrao do prefeito Adriano Valente. Localizado no permetro urbano de Maring, entre as avenidas So Paulo, Laguna, Juscelino Kubitschek e Anchieta, o Parque possui uma rea de 4,73 ha (hectares), e entres as atraes, possui exuberante vegetao, remanescente de Floresta Estacional Semi decidual. De acordo com Marstica (2010), o Parque est inserido em uma ZP2 (Zona de Proteo Ambiental 2), e pelo fato de possuir a nascente do Crrego Moscados, microbacia do Ribeiro Pingim e bacia hidrogrfica do Rio Iva, o bosque foi preservado juntamente com o Bosque II, com propsito de formar dois pulmes, segundo seu idealizador Jorge Macedo Vieira. De propriedade do Municpio desde de 1986, atravs do registro n. 2.796, o Parque do Ing foi declarado como rea de Preservao Permanente (APP) em 1990, pelo artigo 174 da Lei Orgnica do Municpio. De acordo o Plano Diretor Municipal, seo IV Sustentabilidade, artigo 13, dever da municipalidade fazer uso dos recursos naturais de modo sustentvel, visando a preservao e conservao a fim de salvaguardar as presentes e futuras geraes. O Parque do Ing de fato uma Unidade de Conservao, porm no de direito (Figuras 17A e 17B).

Parque Florestal dos Pioneiros (Bosque II)

Com rea de 59,0 ha (hectares), o Bosque II localiza-se na rea central de Maring, entre as avenidas Itoror, Nbrega e Juscelino Kubitschek, mantendo o traado inicial da cidade pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira que desenhou em formato de pulmo, para que junto ao Bosque I, constitusse os dois pulmes verdes de Maring, a rea est situada em uma ZP3 (Zona de Proteo Ambiental 3), (Marstica, 2010). A rea foi declarada pela Lei Municipal n. 1.556 de 1982 como rea de Preservao Permanente, e em 1983, atravs da lei municipal n. 1.649, denominado Parque Florestal dos Pioneiros. O Bosque localiza-se em um fundo de vale onde nasce o Crrego Clepatra, cuja vegetao, de acordo com o Plano de Manejo de 1993, era constituda por uma vegetao secundria advinda da interveno humana, podendo ser denominada como capoeiro. O Plano de 1993 apresentou um registro sobre a composio florstica do Parque, o qual

estava diferenciado em estratos, com rvores, cujas as copas alcanavam 20 a 25 metros de altura, destacando-se o marfim, a peroba, a gurucaia, a sapopema, o monjoleiro, o jequitib e a canelinha. Abaixo destas, apresentam-se a canjerana, guabiroba, pessegueiro, guamirim, tapi, jaracati e jeriv, e num terceiro estrato, envolvendo rvores entre 4 e 8 metros de altura, eram frequentes o ing do mato, pina, vacum, pimenteira e guaatunga, alm de algumas espcies exticas, como Santa Brbara e o abacateiro. O sub-bosque era mais aberto, e ocupado por samambaias, piperceas, gramneas e melastomatceas, de onde emergem arbustos de pixiricas, jaborandi e at de caf. Ainda segundo o Plano de Manejo de 1993, a fauna do Bosque II era composta por gamb de orelha branca, ourio cacheiro, pre, cutia, tatu, macaco prego, lagartos tei e avifauna diversificada (Figuras 17A e 17B).

Reserva do Crrego Moscados A reserva est situada na Vila Marumby, Avenida 27.000. A rea precria em estudos e levantamentos, que ser uma das aes do Plano Mata Atlntica. A reserva no possui lei prpria (Figuras 17A e 17B).

Reserva florestal da Rua Diogo Martins Esteves Localizado na Avenida 22 de maio, zona 20, Recanto dos Magnatas, ZP16 (Figuras 17A e 17B).

Parque da Amizade Parque da Amizade, localizado na Gleba Pinguim, possui rea de 302.500 m, situa-se na zona 52, cortado pelo Crrego Itapor. A rea foi cedida pela municipalidade no ano de 2007 ao Instituto Rotary de Meio Ambiente, do Distrito 4630-Rotary Internacional (Figuras 18A e 18B).

A
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

B
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Figuras 17A e 17B. Parque do Ing, Bosque II, Reserva do Crrego Moscados e Reserva Florestal da Rua Diogo Martins Esteves.

Reserva da Rua Deolinda T. Garcia

Localizado na mesma rua que deu o nome a reserva, zona 43, Jardim Montreal. ZP18 (Figuras 19A e 19B).

Reserva Floresta da nascente do Ribeiro Paiandu Localizado entre a avenida das Torres e avenida pioneiro Victrio Marcon, zona 45, com rea de reserva florestal nativa de 60.000 m (GARCIA, 2006). Segundo a Lei Complementar n 888/2011 essa rea pertence a ZP 05 Zona de Proteo Ambiental (Figuras 20A e 20B).

A Lei Complementar Municipal n. 888/2011, declara que as Zona de Proteo Ambiental so destinadas contribuir para a manuteno do equilbrio ecolgico e paisagstico no territrio do Municpio, admitidas apenas edificaes que se destinem estritamente ao apoio s funes dos parques e reservas florestais.

Os autores GARCIA (2006) e MAROSTICA (2010), descrevem tambm estas reas como remanescentes florestais da cidade, entretanto, ainda no foram oficialmente decretadas reas de proteo ambiental, apenas so consideradas pela Lei Complementar n. 888/2011.

Figuras 18A e 18B. Parque da Amizade

A
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

B
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Figuras ?? e ??B. Reserva Florestal da Rua Pioneira Deolinda T. Garcia. Gerncia de Meio Ambiente

Figuras 19A e 19B. Reserva Florestal da Rua Pioneiro Deolinda T. Garcia

Reserva da nascente do Ribeiro Paiandu

A
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Reserva da nascente do Ribeiro Paiandu

B
Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria de Meio Ambiente Gerncia de Meio Ambiente

Figuras 20A e 20B. Reserva da nascente do Ribeiro Paiandu.

10.4. - Diagnstico da vegetao nativa da Mata Atlntica de Maring, Paran 10.4.1. Indicao das principais espcies de Flora e Fauna;

FLORA

De acordo com o Plano de Manejo (2007) elaborado no Parque do Ing, pela Prefeitura Municipal e Universidade Estadual de Maring e dos dados extrados de documentos tcnicos do Municpio, como Laudos Geoambientais e Planos de Controle Ambientais (PCAs) os remanescentes aqui situados, apresentam alto valor de importncia representativa no bioma Mata Atlntica e Floresta Estacional Semidecdua do noroeste do estado do Paran. A presena de espcies ameaadas de extino, refora a necessidade de preservao das condies existentes bem como da implantao de outras necessidades de preservao das condies existentes e implantao de outras necessrias sustentabilidade do remanescente para o futuro. Um levantamento em uma das reas do municpio registrou 339 espcies, com predominncia das arbreas, com 165 espcies, qual se seguiram as arbustivas com 62, herbceas com 41, lianas com 32, epfitas com 27 e as hemiparasitas com 4. As nativas da Floresta Estacional Semidecdua na regio de Maring foram as dominantes com 147 espcies (62,8%); As exticas tiveram uma representatividade relativamente elevada, reunindo 68 espcies (29,1%). Dentre as espcies exticas ou nativas de outras regies do Brasil ou da Amrica do Sul ou Tropical, 55 apresentaram registros como ornamentais, 22 como invasoras e 13 como frutferas (Tabela 2). Dezenove espcies (5,7% )do levantamento geral foram includas na lista vermelha de plantas ameaadas de extino (Paran, 1995; IUCN, 2006) (Tabela 3). Duas delas foram assinaladas na categoria em perigo, uma das quais foi Vitex polygama (maria-preta). A outra foi Caesalpinia echinata (pau-brasil), tambm arbrea porm extica para esta regio. Outras espcies arbreas apresentam ocorrncia freqente na Floresta Estacional Semidecidual, para o estado do Paran (Maak, 1968). So elas: Aspidosperma polyneuron (peroba-rosa), Astronium graveolens (guarit), Balfourodendron riedelianum (paumarfim), Cedrela fissilis (cedro), Jacaratia spinosa (jaracati), Lonchocarpus

muehlbergianus

(rabo-de-bugio),

Machaerium

paraguariense

(jacarand-branco),

Myrocarpus frondosus (cabreva, blsamo) e Tabebuia heptaphylla (ip-roxo) (Plano de

Manejo, 2007).

Tabela 2- Relao das plantas levantadas no Parque Municipal do Ing e organizadas por nome popular. Municpio de Maring, PR, Brasil.

NOME COMUM

NOME CIENTFICO

FAMLIA

PORTE

Abacateiro Aoita-cavalo Agua Alecrim-de-campinas Alegria-de-jardim Algodoeiro Aleluia Aleluia Ameixeira Amendoim-bravo Amora-branca Amora-branca Amora-preta Anestesia Angico Angico Angico Angico-branco Angico-de-estufa Angico-vermelho Anzol-de-lontra Arlia Ariticum-cago

Persea americana Mill. Luehea divaricata Mart.

Lauraceae Tiliaceae Sapotaceae Leguminosae Caesalpinioideae Lamiaceae Tiliaceae Leguminosae Caesalpinioideae

Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbustiva Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Herbcea Arbrea Arbrea Arbrea Arbustiva

Chrysophyllum gonocarpum Engl.


Holocalyx balansae Micheli Salvia splendens Ker Gawl. Heliocarpus americanus L. Senna bicapsularis Roxb.

Senna macranthera (DC. ex Colladon) Leguminosae H.S. Irwin & Barneby Caesalpinioideae

Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl.


Euphorbia heterophylla L.

Rosaceae Euphorbiaceae Moraceae

Morus alba L.

Maclura tinctoria (L.) D.Don ex Steud. Moraceae Morus nigra L. Ottonia martiana Miq. Albizzia austrobrasilica Burk.
Moraceae Piperaceae

Leguminosae Mimosoideae Arbrea

Arbrea Albizia polycephalla (H. B. & K.) KillipLeguminosae Mimosoideae Leguminosae Mimosoideae Arbrea Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan Leguminosae Mimosoideae Arbrea Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan

Acacia polyphylla DC.


Parapiptadenia rigida (Benthan) Brenan Strychinos brasiliensis Mart.

Leguminosae Mimosoideae Arbrea Leguminosae Mimosoideae Arbrea Loganiaceae Araliaceae Annonaceae Arbrea Arbustiva Arbrea

Dizygotheca elegantissima
Annona cacans Warm.

Aroeira Arranha-gato Arrebenta-cavalo Assa-peixe Assapuva Assis Azulzinha Blsamo Banana-de-macaco Bandeira-branca Bandeira-branca Barba-de-barata Barba-de-velho Batinga-branca Beijinho Bico-de-papagaio Bico-de-pato Bisnagueira Boleiro Borragem Branquilho Bromlia Bromlia Bromlia Bromlia Bromlia Bromlia Caavurana Cabelo-de-anjo Cabreva

Schinus terebinthifolius Raddi

Anacardiaceae

Arbrea

Acacia velutina DC.


Solanum tabacifolium Salzm. ex. Dunal

Leguminosae Mimosoideae Arbustiva escandente Solanaceae Asteraceae Arbrea Arbustiva

Vernonia polyanthes Less.


Dalbergia variabilis Vogel

Leguminosae FaboideaeArbrea Arbrea Herbcea

Citronella paniculata (Mart.) R.A.Howard Icacinaceae Evolvulus glomeratus Nees & Mart. Myrocarpus frondosus Allemo Convolvulaceae

Leguminosae FaboideaeArbrea Hemiepfita Arbustiva Arbustiva Arbustiva Liana Arbrea Herbcea Arbustiva

Araceae Philodendron bipinnatifidum Schott ex Endl. Hybanthus communis Taub. Violaceae Violaceae Leguminosae Caesalpinioideae Ranunculaceae Myrtaceae Balsaminaceae

Hybanthus sp
Caesalpinia pulcherrima (L.) Sw.

Clematis dioica L.
Eugenia ramboi D. Legrand Impatiens walleriana Hook. f.

Euphorbia pulcherrima Willd. ex Klotzch Euphorbiaceae Machaerium nyctitans (Vell.) Benth.

Leguminosae FaboideaeHerbacea Arbrea Arbrea Arbustiva Arbrea Epfita Epfita Epfita Epfita Epfita Epfita Arbustiva

Bignoniaceae Spathodea campanulata Buch.-Ham. ex DC. Alchornea triplinervia (Spreng.) Mill. Arg. Euphorbiaceae

Heliotropium sp

Boraginaceae

Sebastiania cf. commersoniana (Baill.) L. Euphorbiaceae B. Sm. & R. J. Downs

Aechmea distichantha Lem. Tillandsia pohliana Mez Tillandsia recurvata L. Tillandsia tricholepsis Baker Tillandsia sp Indeterminada
Solanum caavurana (Vell.)

Bromeliaceae Bromeliaceae Bromeliaceae Bromeliaceae Bromeliaceae Bromeliaceae Solanaceae

Calliandra brevipes Benth.


Myrocarpus frondosus Allemo

Leguminosae Mimosoideae Arbustiva Leguminosae FaboideaeArbrea

Cacto Cacto Cacto Cacto Cacto Cacto Cacto Caf Caf-de-bugre Cahu-chau Camaro Camaro-rosa Cambar Camboat Camboat Camboat Cambro Cambro Canafstula Canela Canela Canela-amarela Canelinha Canjarana Canxim Capim Capim-canoo

Epiphyllum phyllanthus (L.) Haw. Lepismium cruciforme (Vell.) Miq.

Cactaceae Cactaceae

Epfita Epfita Epfita Epfita Epfita Epfita Epfita Arbustiva Arbrea Arbrea Arbustiva Arbustiva Arbustiva Arbrea Arbrea Arbrea

Cactaceae Lepismium warmingianum (Schumann) Barthlott Cactaceae Rhipsalis cereuscula Haw. ex Phil. Cactaceae Selenicereus anthonyanus (Alex.) D.R. Hunt

Rhipsalis baccifera (Mill.) Stearn. Rhipsalis sulcata F. A. C. Weber Coffea arabica L. Cordia ecalyculata Vell. Allophylus sp
Pachystachys lutea Nees Justicia sp Lantana camara L.

Cactaceae Cactaceae Rubiaceae Boraginaceae Sapindaceae Acanthaceae Acanthaceae Verbenaceae Sapindaceae Sapindaceae Meliaceae Flacourtiaceae Flacourtiaceae Leguminosae Caesalpinioideae Lauraceae Lauraceae Lauraceae

Cupania vernalis Cambess. Matayba elaegnoides Radlk.


Guarea guidonia (L.) Sleumer Casearia decandra Jacq. Casearia lasiophylla Eichler Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. Nectandra megapotamica Mez Nectandra cissiflora Nees. Ocotea sp

Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea

Endlicheria paniculata ( Spreng.) J. F. Macbr. Lauraceae Cabralea canjerana (Vell.) Mart. Meliaceae

Pachystroma longifolium (Nees) I.M.Johnst. Euphorbiaceae

Arbrea Herbcea Herbcea Herbcea Arbrea Arbrea

Pharus lappulaceus Aubl. Setaria cf. poiretiana Kunth

Poaceae Poaceae

Capim-rabo-de-raposa Setaria vulpiseta (Lam.) Roen & Schut. Poaceae Capixingui Carobinha Croton floribundus Spreng. Euphorbiaceae Bignoniaceae

Jacaranda sp

Carrapateira Caruru Castanha Casuarina Catigu Catigu Catiguazinho Cebolo Cedro-rosa Chapu-de-napoleo Chau-chau Cinamomo Cip Cip Cip Cip Cip Cip Cip Cip Cip-de-so-joo Cipreste-dos-pntanos Copaba Corao-de-nego Corda-de-viola Cordilina Costela-de-ado Cruz-de-malta Dama-da-noite Dracena

Metrodorea nigra A.St. Hil.

Rutaceae Amaranthaceae Malpighiaceae Casuarinaceae Meliaceae Meliaceae Meliaceae Phytolacaceae Meliaceae

Arbrea Herbcea Liana arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea

Amaranthus deflexus L.
Dicella nucifera Chodat

Casuarina equisetifolia Forst


Trichilia catigua A. Juss. Trichilia pallida Sw.

Thrichilia elegans A. Juss. Phytolaca dioica L.


Cedrela fissilis Vell.

Thevetia peruviana Schum.


Allophylus edulis Cambess.) Radlk. Melia azedarach L. (A.St.-Hil.,

Apocynaceae A.Juss. Sapindaceae & Meliaceae Bignoniaceae Sapindaceae Sapindaceae Sapindaceae Sapindaceae Sapindaceae Amaranthaceae Rhamnaceae Bignoniaceae

Arbustiva Arbrea Arbrea Liana Liana Liana Liana Liana Liana Liana Liana Liana

Macfadyena sp Serjania meridionalis Cambess. Serjania sp Serjania sp Serjania sp Urvillea sp


Chamissoa altissima H. B. & K.

Gouania sp Pyrostegia venusta Miers


Taxodium distichum (L.) Rich. Copaifera langsdorfii Desf. Poecilanthe parviflora Benth. Ipomoea sp Cordyline terminalis Kunth

Taxodiaceae (gimnosperma) Arbrea Leguminosae Caesalpinioideae Arbrea

Leguminosae FaboideaeArbrea Convolvulaceae Liliaceae Araceae Onagraceae Solanaceae Liliaceae Liana Arbustiva Arbustiva Arbustiva Arbustiva Arbustiva

Monstera deliciosa Liebm.


Ludwigia sp Cestrum nocturnum L. Dracaena fragrans (L.) Ker Gawl.

Embaba Erva-boto Erva-de-bicho Erva-de-passarinho Erva-de-passarinho Erva-de-passarinho Erva-de-passarinho Erva-de-rato-branca Erva-de-santa-luzia Escada-de-macaco Espada-de-so-jorge Espinheira-santa Esptdea Eucalpto Falsa-congonheira Falsa-erva-de-rato Falsa-espinheira-santa Falso-iris Falso-pau-brasil Fazendeiro Fedegoso Ficus-lira Figueira Figueira-mata-pau Filodendro Flamboyant Flor-caracol Flor-de-madeira

Cecropia cf. hololeuca Miq. Eclipta alba Hassk. Polygonum punctatum Elliott Phoradendron acinacifolium Mart. Phoradendron linearifolium Eichl. Phoradendron piperoides Trel. Phoradendron rubrum (L.) Griseb. Psychotria carthagenensis Jacq.
Chamaesyce cf. hirta (L.) Millsp.

Cecropiaceae Asteraceae Polygonaceae Viscaceae Viscaceae Viscaceae----Viscaceae Rubiaceae Euphorbiaceae Caesalpinioideae

Arbrea Herbcea Herbcea Hemiparasita Hemiparasita Hemiparasita Hemiparasita Arbustiva Herbcea Liana Arbustiva Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbustiva Arbrea Herbcea Arbrea Arbustiva Arbustiva Arbrea Arbrea Hemiepfita, arbrea Herbcea Arbrea

Leguminosae Bauhinia microstachia (Raddi) J.F. Macbr. Sansevieria trifasciata Hort ex. Prain Liliaceae

Maytenus aquifolia Mart. ex Reissek. Celastraceae


Bignoniaceae Spathodea campanulata Buch.-Ham. ex DC. Eucalyptus sp Myrtaceae

Citronella paniculata (Mart.) R.A.Howard Icacinaceae

Asclepias curassavica L.

Asclepiadaceae

Sorocea bonplandii (Baill) W. C. Burger Lanj. Moraceae & Boer Neomarica caerulea (Ker Gawl.) Sprague Iridaceae Caesalpinia spinosa (Mol.) Kuntze Leguminosae Caesalpinioideae Asteraceae Leguminosae Caesalpinioideae Moraceae Moraceae Moraceae

Parthenium hysterophorus L.
Senna occidentalis Link.

Ficus lyrata Warb. Ficus guaranitica Chod. Ficus insipida Willd.

Araceae Philodendron hederaceum (Jacq.) Schott Delonix regia Raf. Vigna caracalla (L.) Verdc. Merremia tuberosa Rendle Leguminosae Caesalpinioideae

Leguminosae FaboideaeLiana Convolvulaceae Liana

Flor-de-natal Flor-leopardo Folha-de-serra Fumo-bravo Fumo-bravo Gabiroba-de-rvore Gervo-branco Goiabeira Grama-amendoim Grandiva Guaatonga Guaatonga-vermelha Guajuvira Guamirim Guanxuma Guanxuma-amarela Guapuruvu Guarit Guatambu-de-leite Guin Gurucaia Helicnia Hibisco Ing-banana Ing-cip Ing-dedo Ing-feijo Ing-ferradura Ip-amarelo Ip-branco Ip-roxo

Lagerstroemia indica L. Belamcanda chinensis DC.

Lythraceae Iridaceae

Arbrea Herbcea Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Herbcea Arbrea

Sorocea bonplandii (Baill) W. C. Burger Lanj. Moraceae & Boer Solanum granuloso-leprosum Dun. Solanum mauritianum Scop. Campomanesia xanthocarpa O. Berg Croton glandulosus L. Psidium guajava L. Arachis prostrata Benth. Trema micrantha Blume Casearia sylvestris Sw. Casearia obliqua Spreng. Solanaceae Solanaceae Myrtaceae Euphorbiaceae Myrtaceae

Leguminosae FaboideaeHerbcea Ulmaceae Flacourtiaceae Flacourtiaceae Boraginaceae Myrtaceae Malvaceae Malvaceae Leguminosae Caesalpinioideae Anacardiaceae Sapotaceae Phytolacaceae Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbustiva Arbustiva Arbrea Arbrea Arbrea Arbustiva

Patagonula americana L.
Plinia rivularis (Camb.) Rotm.

Sida rhombifolia L. Pavonia sepium A. St.-Hil.


Schizolobium parahyba (Vell.) Blake Astronium graveolens Jacq.

Chrysophyllum gonocarpum Engl. Petiveria alliacea L.


Parapiptadenia rigida (Benthan) Brenan Heliconia cf. rostrata Ruiz & Pav.

Leguminosae Mimosoideae Arbrea Musaceae Malvaceae Arbustiva Arbustiva

Hibiscus rosa-sinensis L.
Inga striata Benth.

Leguminosae Mimosoideae Arbrea Leguminosae Mimosoideae Arbrea Leguminosae Mimosoideae Arbrea Leguminosae Mimosoideae Arbrea Leguminosae Mimosoideae Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea

Inga edulis Mart.


Inga marginata Willd Inga marginata Willd Inga sessilis Mart.

Bignoniaceae Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.

Tabebuia roseo-alba (Ridl.) Sandwith Tabebuia heptaphylla (Vell.) Tol.

Bignoniaceae Bignoniaceae

Jaborandi Jaboticabeira

Pilocarpus pennatifolius Lem. Plinia trunciflora (O.Berg) Kausel

Rutaceae Myrtaceae

Arbustiva Arbrea

Jacarand-bico-de-pato Machaerium brasiliense Vogel Jacarand-branco Jambo Jambolo Jaqueira Jaracati Jitirana Jo-bravo Julieta Machaerium paraguariense Hassler Syzygium jambos (L.) Alston Syzygium cuminni (L.) Skeels

Leguminosae FaboideaeArbrea Leguminosae FaboideaeArbrea Myrtaceae Myrtaceae Moraceae Caricaceae Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Liana Arbustiva Arbrea Arbustiva Arbustiva Arbrea Arbrea Arbrea

Artocarpus heterophyllus Lam. Jacaratia spinosa (Aubl.) A.DC.

Merremia macrocalyx (Ruiz & Pav.) ODonell Convolvulaceae Solanum sisymbrifolium Lam. Lagerstroemia indica L. Solanaceae Lythraceae Acanthaceae Malvaceae Apocynaceae Apocynaceae Moraceae

Junta-de-cobra-vermelhaJusticia brasiliana Roth Lanterna-chinesa Leiteiro Leiteiro Leitinho

Abutilon striatum Dicks.


Tabernaemontana catharinensis A.DC. Tabernaemontana fuchsiifolia A.DC. Sorocea bonplandii (Baill) W. C. Burger Lanj. & Boer

Leucena Limo-cravo Limo-rosa Losna-branca Louro Louro-branco Louro-preto Louro-variegado Magnlia-amarela Mal-me-quer Malvavisco Mamoeiro Mamona

Arbrea Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit. Leguminosae Mimosoideae

Citrus limonia Osbeck Citrus limonia Osbeck Parthenium hysterophorus L.


Cordia trichotoma (Vell) Steud.

Rutaceae Rutaceae Asteraceae Boraginaceae

Arbustiva Arbustiva Arbustiva Arbrea Arbrea Arbrea Arbustiva Arbrea Herbcea Arbustiva Arbrea Arbustiva Arbrea

Malvaceae Bastardiopsis densiflora (Hook. & Arn.) Hass. Boraginaceae Cordia glabrata A. DC. Codiaeum variegatum (L.) A.Juss. Michelia champaca L. Euphorbiaceae Magnoliaceae

Aspilia montevidensis (Spreng.) Kuntze Asteraceae Malvaviscus arboreus Cav. Carica papaya L.
Ricinus communis L. Malvaceae Caricaceae Euphorbiaceae Rutaceae

Mamoninha-do-campo Esenbeckia febrifuga A.Juss.

Mandioco Mangueira Maracuj Maravilha Maria-gorda Maria-preta Maria-preta Maria-preta Maria-pretinha Marinheiro Marinheiro Mata-pau Melo-de-so-caetano Mentrasto Mexerica Miguel-pintado Mimosa Monjoleiro Mulungu Oficial-de-sala Orapronobis Orqudea Orqudea Paineira Palheteiro Palmeira-imperial

Didymopanax morototoni (Aubl.) Decne & Planch.


Mangifera indica L. Passiflora edulis Sims Mirabilis jalapa L

Araliaceae Anacardiaceae Passifloraceae Nyctaginaceae Portulacaceae

Arbrea Arbrea Liana Arbustiva Herbcea Arbustiva Arbrea Arbrea Arbustiva Arbrea

Talinum paniculatum (Jacq.) Gaertn.

Cordia polycephala (Lam.) I.M.Johnst. Boraginaceae Diatenopteryx sorbifolia Radlk.


Vitex cf. polygama Cham. Solanum americanum Mill. Guarea macrophylla Vahl Guarea guidonia (L.) Sleumer Merremia tuberosa Rendle Momordica charantia L. Sapindaceae Verbenaceae Solanaceae Meliaceae Meliaceae Convolvulaceae Cucurbitaceae Asteraceae Rutaceae Rosaceae

Arbrea
Liana Liana Herbcea Arbustiva Arbrea

Ageratum conyzoides L. Citrus deliciosa Ten. Prunus sellowii Koehne Acacia podalyriifolia Cunn. ex Don Acacia polyphylla DC.
Erythrina speciosa Andrews

Leguminosae Mimosoideae Arbrea Leguminosae Mimosoideae Arbrea Leguminosae FaboideaeArbrea Asclepiadaceae Cactaceae Orchidaceae Arbustiva Liana Epfita Epfita Arbrea

Asclepias curassavica L. Pereskia aculeata Mill.


Miltonia flavescens Lindl.

Trichocentrum pumilum (Lindl.) M.W.Chase Orchidaceae & N.H.Williams Ceiba speciosa (A.St.-Hil.) Ravenna Clitoria fairchildiana R.A. Howard Bombacaceae

Leguminosae FaboideaeArbrea Arecaceae Arecaceae Arecaceae Aristolochiaceae Leguminosae Caesalpinioideae Arbrea Arbrea Arbrea Liana Arbrea

Roystonea sp

Palmeira-rabo-de-peixe Caryota urens L. Palmiteiro Papo-de-peru Pata-de-vaca

Euterpe edulis Mart. Aristolochia elegans Mast.


Bauhinia variegata L.

Pateiro Pau-brasil Pau-cigarra Pau-dalho Pau-de-pito Pau-de-pito Pau-de-viola

Sloanea monosperma Benth. Caesalpinia echinata Lam.

Elaeocarpaceae Leguminosae Caesalpinioideae

Arbrea Arbrea Arbrea Arbrea Arbustiva Arbrea Arbrea

Senna multijuga (Rich.) H.S.Irwin & Barneby Leguminosae Caesalpinioideae

Gallesia integrifolia (Spreng) Harms


Senna.bicapsularis Roxb.

Phytolacaceae Leguminosae Caesalpinioideae

Senna macranthera (DC. ex Chodad) H.S. Leguminosae Irwin & Barneby Caesalpinioideae Verbenaceae

Citharexylum myrianthum Cham.


Pau-jacar Pau-marfim Peroba-rosa Perptua-do-campo Piptadenia gonoacantha Macbride Leguminosae Mimosoideae Arbrea Rutaceae Apocynaceae Amaranthaceae Arbrea Arbrea Herbcea Arbrea Herbcea Arbustiva Arbustiva Arbrea Arbrea Arbrea Liana Arbrea Arbrea Herbcea Arbrea

Balfourodendron riedelianum Engl.


Aspidosperma polyneuron Mll. Arg.

Alternanthera tenella Colla


Pessegueiro-bravo Pico Pimenta-de-macaco Pimenta-de-macaco Pimenta-rosa Pimenteira Pitanga P-de-mico Primavera Quaresmeira Quebra-pedra Quineira Rabo-de-bugio Rabo-de-bugio Rabo-de-gato Rebenta-lao Ripslis Ripslis

Prunus myrtifolia (L.) Urb. Blainvillea biaristata DC. Piper aduncum L. Piper amalago L.
Schinus terebinthifolius Raddi

Rosaceae Asteraceae Piperaceae Piperaceae Anacardiaceae Monimiaceae Myrtaceae Cucurbitaceae Nyctaginaceae Melastomataceae Euphorbiaceae Loganiaceae

Mollinedia triflora Tulasne


Eugenia uniflora L. Sicyos polyacanthos Cogn. Bougainvillea glabra Choizy Tibouchina granulosa Cogn. Phylanthus niruri L. Strychinos brasiliensis Mart.

Lonchocarpus campestris Mart. Ex Benth. Leguminosae FaboideaeArbrea Lonchocarpus muehlbergianus Hassler Acalypha reptans Sw. Banara arguta Briq. Leguminosae FaboideaeArbrea Euphorbiaceae Flacourtiaceae Cactaceae Cactaceae Herbcea Arbrea Epfita Epfita

Rhipsalis baccifera (Mill.) Stearn. Rhipsalis sulcata F. A. C. Weber

Salsaparrilha Samambaia Samambaia Samambaia Samambaia Samambaia Sangue-de-ado Santa-brbara Sapuva Sete-sangrias Sibipiruna Singnio Sobrasil Sombreiro Sombrinha-chinesa Taiva Tamanqueira

Smilax sp

Smilacaceae

Liana

Polypodiaceae (pteridfita) Epfita Microgramma vacciniifolia (Langsd. & Fisch.) Copel. Polypodiaceae (pteridfita) Epfita Pleopeltis angusta Humb. & Bonpl. ex Willd.

Polypodium polypodioides (L.) Watt Indeterminada Indeterminada


Salvia splendens Ker Gawl. Melia azedarach L. Machaerium stipitatum Vogel Cuphea sp Caesalpinia pluviosa DC.

Polypodiaceae (pteridfita) Epfita Polypodiaceae (pteridfita) Herbcea Polypodiaceae (pteridfita) Epfta Lamiaceae Meliaceae Arbustiva Arbrea

Leguminosae FaboideaeArbrea Lythraceae Leguminosae Caesalpinioideae Araceae Rhamnaceae Herbcea Arbrea Hemiepfita Arbrea

Syngonium affine Schott Colubrina glandulosa Perk.


Clitoria fairchildiana R.A. Howard Cyperus alternifolius L.

Leguminosae FaboideaeArbrea Cyperaceae Arbustiva Arbrea Arbrea Herbcea Arbrea Arbrea

Maclura tinctoria (L.) D.Don ex Steud. Moraceae


Verbenaceae

Aegiphyla sellowiana Cham.


Tanchagem Tapi Teimoso Timburil Tipuana Tiririca-do-brejo Tucaneira

Plantago tomentosa Lam.


Alchornea glandulosa Poepp & Endl. Guarea kunthiana A.Juss

Plantaginaceae Euphorbiaceae Meliaceae

Enterolobium Morong.

contortisiliquum

Leguminosae Mimosoideae Arbrea (Vell.) Leguminosae FaboideaeArbrea Cyperaceae Verbenaceae Herbcea Arbrea Liana Arbustiva Liana Arbrea Herbcea Arbrea

Tipuana tipu (Benth.) Kuntze Cyperus cf. lanceolatus Poir.

Citharexylum myrianthum Cham.


Tumbrgia-branca Urtiga Urtiguinha Uva-japonesa Vassourinha Viror Thunbergia fragrans Roxb. Urera baccifera (L.) Gaudich. Ex Wedd. Dalechampia sp Acanthaceae Urticaceae Euphorbiaceae Rhamnaceae Scrophulariaceae Polygonaceae

Hovenia dulcis Thunb. Scoparia dulcis L. Ruprechtia sp

Voadeira Zebrina

Conyza canadensis (L.) Cronquist


Tradescantia zebrina Hort. Ex Loud

Asteraceae Commelinaceae

Herbcea Herbcea

Fonte: Plano de Manejo do Parque do Ing (2007)

Tabela 3- Espcies da flora do Parque Municipal do Ing (Maring, PR, Brasil), que se encontram nas listas vermelhas de espcies ameaadas de extino e a respectiva categoria de classificao (CAT). ESPCIE
Aspidosperma polyneuron Mll. Arg. Astronium graveolens Jacq. Balfourodendron riedelianum (Engl.) Caesalpinia echinata Lam.

NOME COMUM
Peroba-rosa Guarit Pau-marfim Pau-brasil

FAMLIA
Bignoniaceae Anacardiaceae Rutaceae Leguminosae Caesalpinioidea

CATEGORIA
Rara Rara Rara Em perigo

Casearia lasiophylla Eichler

Cambro

Flacourtiaceae

Dados insuficientes

Cedrela fissilis Vell. Epiphyllum phylanthus (L.) Haw. Jacaratia spinosa (Aubl.) A. DC. Lepismium cruciforme (Vell.) Miq. Lepismium Barthlott Lonchocarpus muehlbergianus Hassler warmingianum

Cedro-rosa Cacto Jaracati Cacto

Meliaceae Cactaceae Caricaceae Cactaceae Cactaceae

Em perigo Baixo risco Rara Baixo risco Baixo risco

(Schumann) Cacto

Rabo-de-bugio

Leguminosae Faboideae

Rara

Machaerium paraguariense Hassler

Jacarand-bico-de-pato Leguminosae Faboideae

Rara

Myrocarpus frondosus Allemo

Cabreva, blsamo

Leguminosae Faboideae

Rara

Pereskia aculeata Mill.

Orapronobis

Cactaceae

Baixo risco

Poecilanthe parviflora Benth.

Corao-de-nego

Leguminosae Faboideae

Dados insuficientes

Rhipsalis sulcata F. A. C. Weber Solanum granuloso-leprosum Dun. Tabebuia heptaphylla (Vell.) Tol. Vitex polygama Cham.

Ripslis Fumo-bravo Ip-roxo Maria-preta

Cactaceae Solanaceae Bignoniaceae Verbenaceae

Dados insuficientes Baixo risco Rara Em perigo

Plano de Manejo (2007)

De acordo com o Plano de Manejo (2007), no produto gerado a partir da fotografia area vertical de data anterior ao ano de 1977 (Figura 21), possvel observar uma grande rea de solo exposto, e alguns fragmentos. A vegetao arbrea rala, na qual as copas das rvores no chegavam a constituir um contnuo dossel. A vegetao arbrea densa ocupava menos de 50% da rea do Parque. Para essa data tambm foi observada a inexistncia do lago, sendo que era possvel verificar uma grande quantidade de drenos na sua rea. Para o ano de 1977, a Figura 21B demonstra que houve uma reduo da rea de solo exposto devido formao do lago. A rea de vegetao arbrea rala tambm teve uma reduo e um aumento da rea da vegetao arbrea densa, sendo que esta passou a ocupar mais de 50% da rea do Parque. O mapeamento da cobertura vegetal do Parque Municipal do Ing para o ano de 1995 (Figura 21C), mostrou a continuidade da reduo nas reas de solo exposto, podendose visualizar uma diminuio da vegetao rala em alguns pontos e ampliao em outros. No ano de 2006 (Figura 21D ), o mapeamento mostrou ainda uma pequena reduo da vegetao arbrea rala e predomnio da vegetao arbrea densa. As reas de solo exposto foram poucas, de pequenas dimenses e concentradas principalmente nas margens do lago. Analisando-se os mapas de evoluo da cobertura vegetal da rea do Parque Municipal do Ing, Maring/PR, verificou-se que a vegetao encontra-se em recuperao e que houve uma reduo gradativa das reas de vegetao arbrea rala e de solo exposto com o passar dos anos, e ampliao da vegetao arbrea densa. Este fato de suma relevncia, uma vez que este remanescente encontra-se sob domnio da Floresta Estacional Semidecidual Submontana da qual resta menos de 1% de toda a cobertura florestal original do noroeste do Paran (Campos, 1999, Plano de Manejo, 2007).

Figura 21. Mapeamento da cobertura vegetal do Parque Municipal do Ing, Maring/PR, em: (A) anterior a 1977; (B) em 1977; (C) em 1995; (D) em 2006. Fonte: Plano de Manejo, 2007

FAUNA
A fauna paranaense apresenta uma riqueza que reflete a diversidade de biomas e ecossistemas presentes no Estado, incluindo aproximadamente 10.000 espcies de borboletas e mariposas, 450 de abelhas, 950 de peixes, 120 de anfbios, 160 de rpteis, 770 de aves e 180 de mamferos. No entanto, uma parcela significativa dessa riqueza se encontra sob algum grau de ameaa, em funo da destruio e reduo dos ecossistemas, da caa e pesca predatrias, do comrcio ilegal de espcimes, da poluio dos ecossistemas terrestres e aquticos, da introduo de espcies exticas, da perda de fontes alimentares e do uso indiscriminado de agroqumicos, entre outros fatores, que colocam em risco no apenas a fauna, mas deterioram a qualidade de vida do homem, que tambm depende de um ambiente saudvel e equilibrado (Mikich e Bernils, 2004). Segundo os mesmos autores, dados atualizados apontam que 25,1% de toda fauna paranaense est ameaada de extino (criticamente em perigo). No municpio de Maring foram realizados levantamentos dos rpteis, anfbios, peixes, aves e mamferos, regitrados por observao direta, coletas, identificao atravs de pegadas, relatos de moradores da regio estudada alm de um levantamento nos bancos de dados da prefeitura, a partir de documentos produzidos em laudos geoambientais e planos de controle ambiental. A fauna observada caracteriza-se por espcies relativamente comuns no bioma Mata Atlntica, porm que confirma a necessidade de sobrevivncia aliada cobertura vegetal, como a mata ciliar arborizao urbana.

Anfbios

A importncia da Mata Atlntica como uma das florestas mais diversificadas em organismos e, ao mesmo tempo, ameaada por extensos desmatamentos que remontam desde o sculo XVI, tem sido amplamente noticiada (Galindo-Leal & Cmara 2005). Diversos estudos realizados na ltima dcada revelam que a regio neotropical abriga a mais rica fauna de anfbios anuros do mundo (Heyer et al., 1990), sendo a floresta atlntica com a maior diversidade e taxa de endemismo (Duellman, 1999). Neste bioma, altamente fragmentado, ocorrem cerca de 340

espcies de anuros, que correspondem cerca de 20% das espcies da Amrica do Sul (Haddad & Abe 1999). Esta riqueza acompanhada por uma elevada porcentagem de espcies endmicas, muitas delas com distribuio restrita a uma determinada regio ou microrregio da Mata Atlntica (Haddad & Abe 1999, Duellman, 1999). Entretanto, a carncia de informaes sobre estas espcies pode estar induzindo uma avaliao incorreta de sua real distribuio e, por conseguinte, de seu endemismo (Junc, 2006). De fato, os anfbios so considerados excelentes bioindicadores da qualidade ambiental, devido a algumas caractersticas de sua biologia, como ciclo de vida bifsico, dependncia de condies de umidade para a reproduo, pele permevel, padro de desenvolvimento embrionrio, aspectos da biologia populacional e interaes complexas nas comunidades em que se inserem (Sparling et al. 2000, U.S. EPA 2002, Andreani et al. 2003). Levantamentos realizados no municpio de Maring apontaram algumas espcies de maior ocorrncia (Tabela 4). Entretanto, este nmero de espcies considerado muito pequeno visto a diversidade de anuros encontrado no bioma da floresta Atlntica da regio. Os anfbios so bioindicadores por apresentarem pele altamente permevel, podendo absorver rapidamente substncias txicas (Bastos et al, 2003; Pouch et al, 2003; Bernarde, 2006) Desta forma, a presena de metais pesados encontrados na gua do lago diminui a mobilidade dos espermatozides, reduzindo a fertilizao (Hero e Ridgway, 2006; Bernarde 2006) e levando a declnios populacionais (Carey e Bryant, 1995; Drost e Fellers, 1996). Vrias so as causas dos declnios dos anfbios em ecossistemas, entretanto, apesar da extensa perda e alterao de habitat, os impactos dessa perda como uma sria ameaa biodiversidade de anfbios no foram bem documentados. A conservao de anfbios tem focado na proteo de habitats para reproduo (poas e riachos), no entanto, os habitats de todas as fases de vida (ovo, larva, jovem e adulto) devem ser considerados (Hero e Ridgway, 2006). A perda de hbitat, a alterao e fragmentao na escala da paisagem so provavelmente as causas mais srias dos declnios de populaes de anfbios e extino de espcies (Dodd e Smith, 2003; Bastos et al, 2003; Pouch et al, 2003; Bernarde, 2006 ).

Rpteis O Brasil tem a fauna e flora mais ricas de toda a Amrica Central e do Sul, mas a maioria das informaes sobre rpteis ainda preliminar. Atualmente existem cerca de 650 espcies de

rpteis no Brasil: 610 Squamata (330 cobras, 230 lagartos, 50 anfisbendeos), 6 jacars e 35 tartarugas (Rodrigues, 2005). Quase todos os rpteis brasileiros conhecidos ocorrem, provavelmente, em uma ou mais unidades de conservao, mas a mera manuteno de uma nica populao obviamente insuficiente para proteger a variabilidade gentica dos componentes populacionais das espcies. Para aperfeioar a representao, precisamos de um melhor entendimento de suas distribuies pesquisas de campo estratgicas e bases de dados eletrnicas das colees de museus so indispensveis (Graham et al., 2004). O grupo dos rpteis inclui predadores de nveis trficos superiores, como os crocodilianos e algumas serpentes, alm de diversos outros animais inseridos em outras posies da cadeia alimentar serpentes, lagartos e quelnios). O papel desses animais como bioindicadores de alteraes ambientais no est demonstrado to definitivamente como no caso dos anfbios, um grupo mais uniforme em termos de caractersticas teis para a bioindicao. Embora Pianka & Vitt (2003) forneam exemplos de lagartos como bons indicadores, Read (2002), por exemplo, trabalhando com 43 espcies de Squamata (27 lagartos e seis serpentes), demonstrou que os lagartos no so bons indicadores precoces de alteraes impostas ao ambiente pelo pastoreio no-sustentvel. As espcies de rpteis encontradas no Parque do Ing encontram-se na Tabela 4.

Mamferos

Considerando a sbita ocupao de muitas regies paranaenses, a destruio de grandes reas florestais ocorreu com tal velocidade que muitas informaes valiosas da sua mastofauna foram perdidas (Rocha-Mendes et al., 2005). Os mamferos constituem um dos grupos mais complexos do reino animal, reunindo caractersticas que possibilitam a ocupao de uma grande quantidade de nichos nos ambientes terrestres e aquticos (Eisenberg, 1989). Por outro lado,

alguns aspectos podem contribuir para a fragilidade de muitas espcies de mamferos, fazendo com que se tornem mais vulnerveis, com populaes em declnio ou extintas em determinadas regies (Margarido e Braga, 1994). No Brasil ocorrem cerca de 600 espcies de mamferos, das quais pelo menos 72 so consideradas ameaadas de extino (Brasil, 2003). No Paran, a primeira listagem publicada relacionava 152 espcies de mamferos (Lange & Jablonski, 1981). Atualmente, atravs do desenvolvimento de novos estudos e do maior nmero de pesquisadores dedicando-se pesquisa de campo, e levando-se em conta as colees cientficas regionais, esse nmero aumentou para

176 espcies (Margarido e Braga, 1994). Finalmente, importante salientar que entre os principais fatores responsveis pelo desaparecimento de espcies de mamferos em nosso Estado, est a transformao ambiental que ocorre atravs da explorao agropecuria, da explorao florestal, da introduo de espcies exticas, da caa e do comrcio ilegal, ao lado da surpreendente ignorncia ainda existente em relao s conseqncias da perda da diversidade biolgica (Margarido e Braga, 1994). No Municpio de Maring, algumas espcies foram relatadas como tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), tatu-peludo (Euphractus sexcinctus), tatu-mulita (Dasypus septemcinctus), graxaim (Dusicyon gymnocercus), mopelada (Procyon cancrivorus), gamb (Dildelphis sp), pres pertencentes ao gnero Cavia, cutia (Dasyprocta azarae), quati (Nasua nasua), Tatugalinha (Dasypus novemcinctus), gamb (Dildelphis sp), cutia (Dasyprocta azarae), capivara (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus, 1766), Gato-mourisco (Herpailurus yaguaroundi, Severtzow, 1858) e furo (Galactis cuja, Molina, 1782). Os roedores silvestres pertencentes a famlia Cricetida continuam sendo registrados, alm dos sagis (Calitrix jacchus), nicos primatas de vida livre, espcie introduzida em algumas reas do municpio. Em relao aos mamferos voadores, os morcegos, foram encontrados 11 espcies no Parque do Ing, representados por espcies insetvoras pertencentes as famlias Phyllostomidae, Vespertilionidae e Molossidae. Este o primeiro levantamento do grupo no Parque do Ing. As espcies encontradas encontram-se na Tabela 4.

Aves

O acelerado processo de fragmentao da Mata Atlntica tornou este bioma uma das reas de maior prioridade para a conservao biolgica em todo o mundo, sendo que grande parte dos fragmentos sofreu algum tipo de perturbao antrpica (Drio & Almeida, 2000). A diminuio de uma rea de floresta natural pode levar diminuio exponencial do nmero de espcies e afetar a dinmica de populaes de plantas e animais existentes, podendo comprometer a regenerao natural e, conseqentemente, a sustentao destas florestas (Harris, 1984). A fragmentao florestal um fenmeno amplamente distribudo e associado expanso de fronteiras de desenvolvimento humano (Viana et al., 1997). Clareiras nas florestas naturais criadas para agricultura, desenvolvimento urbano e outros propsitos originam paisagens fragmentadas, contendo remanescentes da vegetao natural circundados por habitats matriz de vegetao alterada ou urbanizados. A capacidade desses fragmentos isolados em manter a biota regional de grande interesse na biologia da conservao (Warburton, 1997).

Levantamentos da avifauna no municpio de Maring foram realizados nos anos de e 2007 (Tabela 4). Vrias espcies foram relatadas

Peixes: Os riachos alm de ser uma importante fonte hdrica para o abastecimento urbano e rural, tambm possuem uma fauna peculiar e pouco conhecida. Contudo, devido ao seu pequeno porte e vazo limitada, so mais sensveis ao humana, pois a variabilidade nas condies abiticas e o grau de degradao dos locais determinam, em grande parte, os recursos disponveis (Pereira e Delariva, 2008). Riachos que sofrem influncia direta ou indireta do meio urbano so freqentemente utilizados como esgotos a cu aberto para despejos industriais, residenciais e agrcolas. Os poluentes despejados ameaam a integridade das condies locais, afetando de modo diferenciado as comunidades, sendo que os peixes, por serem consumidores, so afetados diretamente pela diminuio ou ausncia de outras comunidades biticas. Assim a ao humana ao interferir de forma no controlada nos fatores abiticos ocasiona a reduo do nmero de espcies e o aumento da densidade de espcies resistentes s variaes ambientais (Cunico, et al. 2006). Atualmente, a rpida expanso radial dos centros urbanos tem tido como conseqncia a degradao de habitats, com reflexos sobre os recursos naturais e nos ecossistemas aqutiLEE 2000). Embora a intensidade e durao de determinados fatores abiticos oscilem consideravelmente na natureza, aes antropognicas tm geralmente amplificado seus efeitos, criando condies antes nunca encontradas pelas assemblias de peixes (EKLV et al. 1998). Poucos so os estudos que avaliam as respostas das espcies de peixes urbanizao Paul e Mayer, 2001), sendo este fato particularmente evidente na regio neotropical, onde estes ambientes tm recebido menos ateno que os grandes rios (Agostinho & Jlio Jr. 1999). Esta carncia de estudos explica a reduzida compreenso que temos deste processo (Limburg e Schmidt, 1990). A falta de conhecimento, por outro lado dificulta severamente o desenvolvimento de estratgias de manejo integradas, mitigao de impactos e polticas de conservao (MacDonnell, 1997).

Tabela 4. Algumas espcies da fauna encontradas no municpio de Maring, Paran

Peixes Nome Comum


Lambari Barrigudinho, lebiste Joaninha Car Tilpia do Nilo Tilpia Trara Tuvira Mussum Jundi, bagre Bagrinho Bagrinho Cascudo Cascudo Cascudo

Nome Cientfico
Astyanax altiparanae Poecilia reticulata Crenicichla britskii Geophagus brasiliensis Oreochromis niloticus Tilapia rendalli Hoplias malabaricus Gymnotus carapo Synbranchus marmoratus Rhamdia quelen Cetopsorhamdia iheringi Imparfinis schubarti Hypostomus ancistroides Hypostomus hermani Hypostomus strigaticeps

Fonte: Plano de manejo (2007), Cunico et al. (2006)

Anfbios e rpteis Nome Comum Nome Cientfico

Perereca-da-bananeira Perereca Perereca Perereca Perereca Perereca Perereca - da - folhagem Perereca Perereca Perereca R R R - assobiadora R R-cachorro R-grilo R Sapo Cururu Sapo Tigre d gua Cgado Tei Calango Falsa-coral Cobra verde Calanguinho

Hypsiboas raniceps Hypsiboas albopunctatus Hypsiboas faber Dendropsophus minutus Dendropsophus nanus Lysapsus limellus Phyllomedusa tetraploidea Scinax fuscovarius Trachycephalus venulosus Leptodactylus fuscus Leptodactylus mystaceus Leptodactylus mystacinus Leptodactylus cf ocellatus Leptodactylus podicipinus Physalaemus cuvieri Elachistocleis bicolor Lithobates catesbeianus Rhinella schneideri Odontophrynus americanus Trachemis dorbignii Prynops geophroanus Tupinambis merianae Tropidurus torquatus Oxurrhopus guibei Phylodrias olfersii Mabuya frenata

Fonte: Plano de manejo (2007), Affonso et al. (2009)

Mamferos Nome Comum


Quati

Nome Cientfico
Nasua nasua

Tatu-galinha Gamb Cutia Capivara Gato-mourisco Furo Sagis (extico) Morcego

Dasypus novemcinctus Dildelphis sp Dasyprocta azarae Hydrochoerus hydrochaeris Herpailurus yaguaroundi Galactis cuja, Molina Calitrix jacchus Carollia perspicillata Artibeus jamaicensis Artibeus lituratus Artibeus fimbriatus Platyrrhinus lineatus Pygoderma bilabiatum Sturnira lilium Myotis nigricans Lasiurus blossevili Molossops Planirostris Noctilio albiventris

Macaco-prego Jaguatirica Guaxinin ou mo-pelada

Cebus nigritus Leopardus pardalis Procyon cancrivorus

Fonte: Plano de manejo (2007) e Projeto Pegadas (2007)

Aves
Alma-de-Gato Anu-Preto Anu-Branco Andorinha Andorinha-Domstica Andorinha Beija-Flor-Fronte-Violcea Beija-Flor-de-Rabo-Branco Bem-Te-Vi Piaya cayana Crotophaga ani Guira guira Tachycineta leucorrhoa Progne chalybea Notiochelidon cyanoleuca Thalurania glaucopis Phaethornis petrei Pitangus sulphuratus

Bigu Carrapateiro Quiriquiri Chopim Corrura Coruja-do-Campo Coruja Suindara Coleirinho Gara-Branca-Grande Gara-Branca-Pequena Gavio-Carij Joo-de-Barro Martim-Pescador Pica-Pau-do-Campo Pintassilgo Pomba Perdiz Quero-Quero Sabi-Laranjeira Saracura-San Saracura-do-Mato Sanhao Tico-Tico Tisiu Trinca-Ferro Urubu Urubu-Campeiro Urutau

Phalacrocorax olivaceus Milvago chimachima Falco sparverius Molothrus bonariensis Troglodytes aedon Speotyto cunicularia
Thyto alba Sporophila caerulescens

Casmerodius albus Egretta Thula Buteo magnirostris Furnarius rufus Ceryle torquata Colaptes compestris Carduelis magellanicus Zenaida auriculata
Rynchothus rufescens

Vanellus chilensis Turdus rufiventris Rallus nigricans Aramides saracura Thraupis sayaca Zonotrichia capensis Volantinia jacarina Saltator similis Coragyps atratus Cathartes aura Nyctibius griseus

Fonte: Plano de manejo (2007), Planos de Controle Ambiental (PCAs) e Laudos Geoambientais

10.5. Arborizao urbana


Maring se destaca no cenrio nacional por ser uma cidade bem arborizada, alm de

possuir remanescentes de Mata Atlntica, localizados em parques da cidade. Uma das cidades mais importantes do estado do Paran privilegiada por ter tido sua formao com ideais ecologicamente corretos. De acordo com Sampaio (2006), durante muitos anos a Companhia Melhoramentos Norte do Paran (CMNP), entidade privada, administrou a arborizao da cidade com mudas adquiridas na Secretaria de Agricultura de So Paulo, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de Piracicaba e no Instituto Agronmico de Campinas. Mais tarde, com a estruturao da prefeitura, a arborizao urbana passou a ser de responsabilidade da administrao pblica. De acordo com Blum et al (2008) este histrico de preocupao com a arborizao urbana garantiu Maring uma situao privilegiada em que rvores contribuem para um aspecto paisagstico urbano mais agradvel, trazendo tambm outros benefcios ambientais como sombreamento, amenizao da temperatura, melhorias na qualidade do ar e reduo da poluio sonora. A cidade de Maring tem na sua arborizao de vias pblicas um bem muito valioso, que contribui significativamente para boa qualidade de vida da cidade e outros fatores, porm a qualidade desta arborizao vem decrescendo a cada ano. Sampaio e De Angelis (2008) analisaram a arborizao da rea mais antiga de Maring, onde foi feito um censo e uma anlise dos dados que identificaram 85 espcies de porte arbreo, em 28153 rvores cadastradas, sendo que 44,27% esto em condies gerais sofrveis (danos fsicos, doenas e pragas), uma freqncia alta de 44% da espcie Caesalpinea peltophoroides (Sibipiruna) foi observada e considerada grave por facilitar disseminao de doenas e pragas; foi encontrada uma rea verde das rvores de vias pblicas que corresponde a 46,19/m2/hab. Os dados mostram uma boa qualidade do meio ambiente urbano devido ao porte das rvores, mas fica claro que novas diretrizes e um novo planejamento devem ser pensados com urgncia para que essa exuberante arborizao no continue seu declnio.

Figura 22. Arborizao das vias pblicas de Maring

Os resultados da pesquisa apresentados na Tabela 5 demonstram que existe uma boa variabilidade de espcies nas vias urbanas do municpio, dentro da populao amostrada. So mais de 80 espcies e, comparada a outras cidades, pode-se concluir que Maring esta dentro de um bom padro.

Tabela 5 Espcies identificadas nas vias pblicas de Maring (Arborizao urbana) NOME COMUM Abacateiro Alecrim Ameixa Amoreiro NOME CIENTFICO Persia gratissima Holocalix balansae Eryobotria japonica Lindl. Morus nigra

Ariticum Aroeira choro Aroeira pimenta Azalia Bisnagueira Cajamanga Caliandra Calistemum Canafistula Canelinha Castanha do brejo Castanha portuguesa Cedro Chapeu de sol Chuva de ouro Cinamomo Ciriguela Coqueiro Dama da noite Espirradeira Eucalptus Extremosa Falsa murta Ficus Figueira Flamboyant Flor de pavo Goiabeira Grevilea Guapuruvu Guarucaia Hibiscos Ip amarelo Ip branco Ip rosa

Annona sp. Schinus molle Schinus terebinthifolius Rhododendron sp. Spathodea campanulata Spondias cytherea Calliandra sp. Calistemum sp. Peltophorum dubium Nectandra sp Pachira aquatica Aubl. Castenea Cedrela fissilis Terminalia catappa Cassia fistula Melia azedarach Spondias purpurea Cocos nucifera Cestrum nocturnum Nerium oleander Eucaliptus sp. Lagerstroemia indica Murraya paniculata Ficus benjamina Ficus sp Delonix regia Caesalpinia pulcherrima Psidium guajava Grevillea robusta Schizolobium parahiba Parapiptadenia rigida Hibiscus sp Tabebuia chrysotricha Tabebuia roseo-alba Tabebuia sp.

Ip roxo Ipezinho de jardim Jaboticabeira Jaca Jacaranda Jacaranda Jambolo Jurubeba Laranjeira Leucena Ligustrum Limoeiro Louro pardo Magnlia Mamoeiro Manduirana Mangueira Mexerca Oiti Paineira Palheteira Palmeira de laque Palmeira imperial Pata de vaca Pau brasil Pau dalho Pau ferro Peroba Pinha Pinheiro do paran Pinus Pitangueira Pitombas Primavera Quaresmeira

Tabebuia avellanedae Tecoma stans Myrciaria cauliflora Artocarpus beterophyllus Jacaranda mimosaefolia Jacaranda brasiliana Syzygium cumini Solanum sp. Citrus sp. Leucena leucocephala Ligustrum lucidum Citrus sp. Cordia trichotoma Michelia champaca Carica sp. Senna Macranthera Mangifera indica Citrus sp. Licania tomentosa Chorisia speciosa Clitoria fairchildiana Howard. Latania lontaroides Roystonea oleracea Bauhinia sp Caesalpinia echinata Lam Gallesia integrifolia Caesalpinea ferrea Aspidosperma polyneuron Annona sp. Araucaria angustifolia Pinus sp Engenia uniflora Talisia esculenta Bouganvillea glabra Tibouchina granulosa

Quaresmeira Rom Sapuva Sibipiruna Subrasil Tamareira Timbava Tipuana Tuia Uva do japo Outros Fonte: Sampaio e De Angelis (2008)

Tibouchina sp Punica granatum Machaerium stipitatum Caesalpinia peltophoroides Colobrina glandulosa Phoenix dactylifera Enterolobium contortisiliquum Tipuana tipu Chamaecyparis sp. Hovenia dulcis

10.6. reas de Reservas Legais De acordo com o Instituto Ambiental do Paran, o municpio de Maring possui 793 reas de Reserva Legal averbadas, sendo 338 pertencentes a bacia do rio Iva, 362 inseridas na bacia do rio Pirap.

10.7. reas prioritrias para Conservao ou recuperao 10.7.1. Estado de conservao e regenerao dos fragmentos Com base na Resoluo CONAMA, 002 de 18 de maro de 1994 foram definidos os estados de conservao dos remanescentes naturais, com base nos seus estgios de regenerao, definidos segundo os parmetros conceituais das formaes vegetais primrias e estgios sucessionais de vegetao secundria:

Art. 20. As formaes florestais abrangidas pela Floresta Ombrfila Densa (terras baixas, submontana e montana), Floresta Ombrfila Mista (montana) e a Floresta Estacional Semidecidual (submontana), em seus diferentes estgios de sucesso de vegetao secundria, apresentam os seguintes parmetros, no Estado do Paran, tendo como critrio a amostragem dos indivduos arbreos com CAP igual ou maior que 20 cm.

1 o Estgio inicial:

a) fisionomia herbceo/arbustiva, formando um estrato, variando de fechado a aberto, com a presena de espcies predominantemente helifitas;

b) espcies lenhosas ocorrentes variam entre um a dez espcies, apresentam amplitude diamtrica pequena e amplitude de altura pequena, podendo a altura das espcies lenhosas do dossel chegar at 10 m, com rea basal (m2 /h) variando entre 8 a 20 m2/h; com distribuio diamtrica variando entre 5 a 15 cm, e mdia da amplitude do DAP 10 cm;

c) o crescimento das rvores do dossel rpido e a vida mdia das rvores do dossel curta;

d) as epfitas so raras, as lianas herbceas abundantes, e as lianas lenhosas apresentam-se ausentes. As espcies gramneas so abundantes. A serapilheira quando presente pode ser contnua ou no, formando uma camada fina pouco decomposta;

e) a regenerao das rvores do dossel ausente;

f) as espcies mais comuns, indicadoras do estgio inicial de regenerao, entre outras podem ser consideradas: bracatinga (Mimosa scabrella), vassouro (Vernonia discolor), aroeira (Schinus terebenthi folius), jacatiro (Tibouchina Selowiana e Miconia circrescens), embaba (Cecropia adenopus), maric (Mimosa bimucronata), taquara e taquaruu (Bambusaa spp).

2 o Estgio mdio:

a) fisionomia arbustiva e/ou arbrea, formando de 1 a 2 estratos, com a presena de espcies predominantemente facultativas;

b) as espcies lenhosas ocorrentes variam entre 5 e 30 espcies, apresentam amplitude diamtrica mdia e amplitude de altura mdia. A altura das espcies lenhosas do dossel

varia entre 8 e 17 metros, com rea basal (m2 /h) variando entre 15 e 35 m2 /h; com distribuio diamtrica variando entre 10 a 40 cm, e mdia da amplitude do DAP 25 cm;

c) o crescimento das rvores do dossel moderado e a vida mdia das rvores do dossel mdia;

d) as epfitas so poucas, as lianas herbceas poucas e as lianas lenhosas raras. As espcies gramneas so poucas. A serapilheira pode apresentar variaes de espessura de acordo com a estao do ano e de um lugar a outro;

e) a regenerao das rvores do dossel pouca; f) as espcies mais comuns, indicadoras do estgio mdio de regenerao, entre outras, podem ser consideradas: congonha (Ilex theezans), vassouro-branco (Piptocarpha angustifolia), canela guaica (Ocotea puberula), palmito (Euterpe edulis), guapuruvu (Schizolobium parayba), guaricica (Vochsia bifalcata), cedro (Cedrela fissilis), caxeta (Tabebuia cassinoides) etc.

3 o Estgio avanado:

a) fisionomia arbrea dominante sobre as demais, formando dossel fechado e uniforme do porte, com a presena de mais de 2 estratos e espcies predominantemente umbrfilas;

b) as espcies lenhosas ocorrentes apresentam nmero superior a 30 espcies, amplitude diamtrica grande e amplitude de altura grande. A altura das espcies lenhosas do dossel superior a 15 metros, com rea basal (m2 /h) superior a 30 m2 /h; com distribuio diamtrica variando entre 20 a 60 cm, e mdia da amplitude do DAP 40 cm;

c) o crescimento das rvores do dossel lento e a vida mdia da rvore do dossel longa;

d) as epfitas so abundantes, as lianas herbceas raras e as lianas lenhosas encontram-se presentes. As gramneas so raras. A serapilheira est presente, variando em funo do tempo e da localizao, apresentando intensa decomposio;

e) a regenerao das rvores do dossel intensa;

f) as espcies mais comuns, indicadoras do estgio avanado de regenerao, entre outras podem ser consideradas: pinheiro (Araucaria angustifolia), imbuia (Ocotea porosa), canafstula (Peltophorum dubgium), ip (Tabebuia alba), angico (Parapiptadenia rigida), figueira (Ficus sp.).

Dez reas foram elencadas como prioritrias para conservao. So elas:

rea
1. Parque do Ing 2. Parque dos Pioneiros (Bosque II) 3. Parque das Perobas 4. Parque Borba Gato 5. Parque das Palmeiras 6. Parque Cinqentenrio 7. Parque Sabi 8. Parque Gralha Azul 9. Parque Gurucaia 10. Horto Florestal

Grau de regenerao Secundrio Avanado Secundrio Avanado Secundrio mdio Secundrio avanado Secundrio mdio Secundrio mdio Secundrio mdio Secundrio inicial Secundrio mdio Secundrio Avanado

11. Corredores Ecolgicos


Uma das principais ameaas atuais biodiversidade global a fragmentao de hbitat natural causada pelas atividades humanas (Laurence e Bierregaard, 1997). Essa destruio cada vez mais acentuada, considerada a principal causa de extino de espcies para diferentes grupos animais e vegetais (Pimm e Raven, 2000). Essa perda se d pela fragmentao de reas contnuas que so transformadas em um mosaico de manchas isoladas do habitat original,

circundadas por reas transformadas pela ao antrpica. Sabe-se que a maioria das espcies vive em ambientes fragmentados e a rea, o isolamento e a qualidade dos habitats nesses ambientes afetam a riqueza de espcies e a densidade das populaes (Krauss et al., 2003). As populaes so reduzidas no seu tamanho e isoladas, aumentando o risco de extino (Pineda e Halffter, 2003). Nesse contexto de isolamento, o conceito de conectividade fundamental (Chardon et al., 2003). Entende-se por conectividade, o grau em que a paisagem facilita ou dificulta o movimento dos organismos entre manchas de recursos (Taylor et al., 1993). With et al. (1997) definiram como a relao funcional entre manchas de habitat, devido ao contgio espacial do habitat e aos movimentos dos organismos em resposta estrutura da paisagem. Urban e Shugart (1986) definem como a capacidade da paisagem em permitir o fluxo de organismos, sementes e gros de plen. Os Corredores de Biodiversidade consistem em unidades ecossistmicas que visam a expanso, conectividade, recolonizao e formao de reas Protegidas (MMA, 2006). Sua concepo baseia-se em princpios do planejamento regional, em larga escala, podendo englobar tanto reas urbanas quanto reas rurais, unindo grandes unidades de paisagem, a exemplo dos biomas, visando o uso sustentvel dos seus componentes naturais tendo como funo conectar os ecossistemas, espcies viveis e representativas, processos ecolgicos e evolutivos, em coexistncia com as necessidades humanas (Sanderson et al., 2003). Ao se analisar alguns conceitos de Corredores desenvolvidos, respectivamente, pelo SNUC (Cap. 1; Art. 2; Pargrafo XlX), pelo CONAMA (Resoluo do n 9/96), pela Conservao Internacional e pelo IBAMA, pode-se constatar que embora eles estejam concordantes com a funo de conectividade entre fragmentos, a fim de favorecer os fluxos da biota, eles apresentam algumas especificidades apresentadas a seguir. O SNUC (2000), por exemplo, afirma que so unidades naturais ou semi-naturais, mas no explica o que so estas ltimas; o CONAMA (Resoluo n 9/96) sugere que os Corredores devam ser conectados s reas de Proteo Permanente (APP) e que o grau de conservao dos remanescentes de cobertura vegetal primria a serem ligados deve ser mdio a elevado, portanto, no estabelece critrios para definir mdio e elevado grau de conservao; a Conservao Internacional, dentre outras instituies congneres, corrobora a idia de que sua rea deve ser idealmente contnua, de modo a diminuir o isolamento entre indivduos de uma mesma espcie (CI, 2000); e o IBAMA (2000) afirma que devem ser geridos numa perspectiva de uso sustentvel, o que significa garantir para as geraes presentes e futuras os benefcios deste. Os corredores biolgicos podem ser uma seqncia linear (ou alongada) de elementos da paisagem, diferentes das unidades adjacentes (Hobbs, 1992). Os corredores do tipo stepping-

stones (caminhos de pedra na concepo de pores de habitat pelas quais organismos poderiam realizar movimentos aos saltos, figurativamente) so constitudos por pequenos fragmentos remanescentes de habitat separados uns dos outros por distncias pequenas por onde as espcies podem se deslocar a curta distncia (Tischendorf e Fahrig, 2000). Rocha et al. (2005) considera corredores de biodiversidade como uma unidade de planejamento regional em reas prioritrias para conservao, mais do que apenas uma faixa alongada de habitat interligando dois ou mais fragmentos. Nesta abordagem, um corredor uma regio delimitada, de elevada diversidade biolgica, composta por um mosaico de diferentes paisagens e usos da terra. O corredor em geral, abrange vrias reas protegidas e outras reas de uso menos intensivo, no necessariamente protegidas, que devem ser gerenciadas de maneira integrada com o intuito de proteger e garantir a sobrevivncia de espcies e de habitats. Como resultado, um corredor de biodiversidade constitui um mosaico de usos de terra, incluindo sistemas agro florestais de baixo impacto, reas protegidas j existentes e a serem institudas, reservas particulares que recebem incentivos econmicos compensatrios e/ou reas para ecoturismo (Aguiar et al., 2003; Arruda e de S, 2004). A criao de corredores ecolgicos tem como objetivo conectar reas protegidas, manter e restaurar a conectividade da paisagem e facilitar o fluxo gnico entre populaes por meio de alternativas para o desenvolvimento de prticas de pouco impacto nas reas de interstcios. Desta forma, com o objetivo de manter a qualidade dos servios ambientais essenciais vida humana e garantir a rica biodiversidade deste bioma, a conectividade dos remanescentes no Municpio de Maring ser prioridade dentro das aes propostas no Plano Municipal de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica.

12. Recuperao da Mata Atlntica no Municpio


Critrio Ao Prevista Revitalizao degradadas; das Atividades propostas reas Cercamento e sinalizao das reas protegidas;

Proteo dos remanescentes vegetais;

Recuperao da Mata Atlntica de Maring, Paran

Levantamento de contedo jurdico para embasar polticas pblicas Revitalizao da vegetao ambientais; dos fragmentos resgatando a tipologia original; Levantamentos contnuos, pesquisas cientficas das Reestabelecimento da espcies da flora e fauna; conectividade entre os fragmentos vegetais; Formao de corredores ecolgicos; Elaborao de polticas pblicas para a criao de fragmentos que ofeream Implantao de opo de interao urbana, equipamentos de lazer, educao ambiental e lazer; biblioteca ambiental; Elaborao de materiais Elaborao do Plano didticos-cientficos sobre Estratgico de Fiscalizao a mata atlntica e Ambiental; arborizao urbana; Capacitao de de profissionais da rede e pblica de ensino com prticas ambientais e centros de estudos

Estabelecimento parcerias pblicas privadas;

Proporcionar estudos e Estabelecer estratgias de pesquisas a fim de fiscalizao para as reas complementar os indicadas no plano; levantamentos e atualizao do estado de conservao das espcies de flora e fauna. Estabelecer parcerias com Elaborao de planos e Instituies de pesquisas,

programas para a conservao e recuperao dos remanescentes florestais e corpos hdricos.

Instituies pblicas, ONGs, para a execuo de estudos e pesquisas cientficas;

Criao de novas Unidades Propiciar a discusso, de Conservao (UCs); elaborao e execuo de projetos ambientais; Iseno de "IPTU Verde" nas reas de Preservao Estabelecer metodologias Permanentes do Municpio para intervenes em reas (Lei 735/08); de APPs, decorrente de obras de interesse pblico. Reviso das leis relativas Plano ao uso e ocupao do solo, Compatibilizar ao sistema virio bsico do Virio e Plano MA ; municpio e ao parcelamento do solo no territrio Reviso e Adequao dos Municipal. instrumentos (leis) de poltica urbana. Elaborao, em conjunto com SEMA e SEMUSP, do Plano Municipal de Drenagem Urbana (Lei 11.445/2007); Elaborao do plano de Arborizao Urbana do municpio; Elaborao e reviso de Planos de Manejos das Unidades de Conservao. Proibio de novas construes nas reas de fundo de vales (Lei 888/11)

Critrio

Ao Prevista Diagnstico das reas de mananciais a serem recuperadas; Elaborao de projetos que visem a proteo e recuperao dos recursos hdricos do municpio considerando as caractersticas ambientais da bacia; Diagnstico de reas com potencial futuro para captao de gua para abastecimento pblico;

Atividades propostas Replantio das matas ciliares e de reserva legal degradadas no municpio; Criao locais; de diretrizes

Recuperao de reas de mananciais de abastecimento pblico

Levantamento de reas potenciais para abastecimento pblico; Grupo de integrada;

fiscalizao

Incentivos implantao de atividades sustentveis, compatveis com a proteo e preservao do manancial, respeitando as reas de restrio ocupao, delimitado no plano de recuperao de mananciais.; Controle e monitoramento da qualidade ambiental. Elaborao de plano de recuperao de mananciais e reas de recarga de aqferos; Captao de recursos financeiros para viabilizao de projetos;

Critrio

Ao Prevista Reservas legais municpio e particularidades; no suas

Atividades propostas propriedades municpio; rurais das do

Levantamento das reas de Diagnstico Recuperao de reas de

de Reserva Legal.

Promover subsdio tcnico visando a adequao ambientais das propriedades rurais Implementao de programa de pagamento por servios ambientais. Viabilizao de instrumentos econmicos para reverso das reas de Reserva Legal pelo Municpio.

Fiscalizao das reas de reserva legal; Captao de recursos visando a recuperao das reas e o pagamento pelos servios ambientais prestados. Parcerias pblicas e privadas objetivando auxlio tcnico aos produtores rurais; Instrumentos econmicos para reverso das reas de Reserva Legal pelo municpio; Consrcio de aes conjuntas entre os municpios da Regio Metropolitana (RMM).; Criao de propostas para pagamento/retribuio de servios Ambientais para Plano MA; Elencar reas com potencial para Zoneamento ecolgico (Ordenar a ocupao das reas) em harmonia com Plano de Mata Atlntica; Elaborar caderno de incentivos e alternativas econmicas para Zonas produtivas com restries.

Critrio Recuperao de reas Degradadas

Ao Prevista Levantamento preliminar do estado de degradao e potencial de regenerao das reas indicadas; Identificao dos fatores que contribuem para a degradao da rea; Elaborao de projetos de Recuperao Ambiental em reas pblicas do Municpio, considerando as caractersticas de cada uma delas; Identificao e fiscalizao de fontes poluidoras nas bacias hidrogrficas do municpio; Elaborao do propostas de TACs (Termos de ajustamento de conduta); Levantamento de reas potenciais para a criao de atividades de educao ambiental, lazer e interao urbana

Atividades propostas Pesquisas e elaborao de relatrios tcnicocientficos sobre reas degradadas; Elaborao de carta de fragilidade ambiental; Captao de recursos financeiros para a viabilizao dos projetos de recuperao das reas degradadas atravs de editais pblicos e privados; Diagnstico das reas potencialmente poluidoras e reas poludas; Fiscalizao de tais reas; Recuperao de reas degradadas como condicionante no processo de licenciamento ambiental; Criao lineares. de parques

Criao e instalao de atividades interativas com temticas ambientais;

Critrio

Ao Prevista Diagnstico dos estgios sucessionais das reas de APPs; Identificao e cadastro georeferenciado das nascentes; Identificao de espcies exticas e invasoras; Revitalizao da vegetao nas reas de APPs. Elaborao de projetos de Recuperao Ambiental em APPs; Revitalizao da vegetao dos fragmentos resgatando a tipologia original

Atividades propostas Pesquisas e elaborao de documentos tcnicoscientficos; Recuperao e recomposio da cobertura vegetal nativa Captao de recursos financeiros para a viabilizao dos projetos de recuperao das APPs atravs de editais pblicos e privados; Plantio de espcies nativas nas reas de APPs degradadas. Manejo das leucenas (Leucaena leucocephala) em reas de APPs e posterior recomposio

Recuperao de reas de APPs

Critrio Conservao de Parques Urbanos

Ao Prevista Diagnstico dos parques urbanos do municpio; Atribuir potencialidades tursticas ambientais no municpio Criao de Novas Unidades de Conservao (UCs)

Atividades propostas Elaborao de planos de manejo; Viabilizao de atividades tursticas, de ecoturismo e de lazer; Priorizar reas recuperao Ambiental urbanizao; para com

13. Referncias Bibliogrficas

AFFONSO, I. P., CUNHA, E.R., SILVA, E.G.C., NAVARRO, M.P., DELARIVA, R. I. Hbitats, locais de reproduo e stios de vocalizao da anurofauna da Regio de Maring - PR . VI EPCC - Encontro Internacional de Produo Cientfica Cesumar, 2009. AGUIAR, A. P., CHIARELLO, A. G., MENDES, S. L., & DE MATOS, E. N. The central and serra do mar corridors in the Brazilian Atlantic Forest. In: GALINDO-LEAL, C & CMARA, I. G. (orgs). The Atlantic Forest of South America. Biodiversity Status, Threats and Outlook: center for applied biodiversity science at conservation internacional, Island Press: Washington, 2003. p.118-132. ANJOS, B. I. Caracterizao climtica para a regio de Maring, [Geografia]. Maring: Universidade Estadual de Maring, 2000. ARRUDA, M. B., & NOGUEIRA DE S, L. F. S. N. Corredores ecolgicos: uma viso integradora de ecossistema. Braslia: IBAMA, 2004. 220p. BALDO, M. C. Anlise pluviomtrica de Santa Catarina associada com a anomalia da TSM do Pacfico [Geografia]. Maring: Universidade Estadual de Maring, 1999. BARROS, Z. X., TORNERO, M. T., STIPP, N. A. F, CARDOSO, L. G., POLLO, R. A. Estudo da adequao do uso do solo, no Municpio de Maring - PR, utilizando-se de geoprocessamento. Engenharia. Agrcola. Jaboticabal, v. 24, n. 2, p. 436-444, maio/ago. 2004.

BASTOS, R. P., MOTTA, J. A. O., LIMA, L. P., & GUIMARES, L. D. A. Anfbios da Floresta Nacional de Silvnia, estado de Gois. Goinia: Stylo Grfica e Editora, 2003. BASTOS, R. P.; MOTTA, J. A. O.; LIMA, L. P.; GUIMARES, L. D. Anfbios da Floresta Nacional de Silvnia, estado de Gois. 1 edio. Goinia: R. P. Bastos, 2003. 82p. BERNARDE, P. S. & MACHADO, R. A. Fauna reptiliana da Bacia do Rio Tibagi. In: MEDRI, M. E.; BIANCHINI, E.; SHIBATTA, O. A. & PIMENTA, J. A. A Bacia do Rio Tibagi. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2002. p. 291-296.

BERNARDE, P. S. Apostila do Curso de Herpetologia. Acre: Universidade Federal do Acre Centro de Cincias Biolgicas e da Natureza, 2006.

BERNARDE, P. S., MACHADO, R. A. Fauna reptiliana da Bacia do Rio Tibagi. In: MEDRI, M. E., BIANCHINI, E., SHIBATTA, O. A., Pimenta J. A. A bacia do rio Tibagi. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2002, p. 291-296.

BERTOLDI, M. R. As preocupaes com o meio ambiente. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/1685/o-direito-humano-a-um-meio-ambienteequilibrado/2>. Acesso em: 18 agosto 2011. BERTOLUCI, J. & HEYER, W. R. Boracia Update. Froglog newsletter of the Iucn Ssc Daptf, Reino Unido, v. 14, p. 2-3, 1995. BORSATO, H. F., & MARTIONI, A. M. Estudo da fisiografia das bacias hidrogrficas urbanas no Municpio de Maring, Estado do Paran. Acta Scientiarum. Human and Social Science, v. 26, n. 2, p. 273-285, 2004. BRASIL. Resoluo CONAMA No 002, de 18 de maro de 1994. Define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica no estado da Paran. Braslia, 1994. BRASIL. Resoluo CONAMA no 10, de 01 de Outubro de 1993. Parmetros bsicos para o estabelecimento dos estgios sucessionais da Mata Atlntica. Braslia, 1993. BROOM, D. M.; MOLENTO, C. F. M. Bem-estar animal: conceito e questes relacionadas reviso. Archives of Veterinary Science, v. 9, n. 2, p.1-11, 2004. COUTO, K. B; DIAS, J.; KRETZMANN, C. K. 2007. Os impactos da poltica monetria brasileira sobre as regies metropolitanas: o caso da regio de Maring. In: Anpec Sul, 2007, Porto Alegre. X Encontro de Economia da Regio Sul, 2007. DEFFUNE, G., GALVANI, E. Determinao do balano hdrico de Maring-PR, de 19761992. Boletim de Geografia, Maring, v. 12, p. 28-71, 1994. DEFFUNE, G., KLOSOWSKI, E. S. Variabilidade mensal e interanual das precipitaes pluviomtricas de Maring, 1976-1994. Revista Unimar, v. 17(3), p. 501-510, 1995. DELCONTE, J. H. F. Relao de parmetros meteorolgicos do Estado do Paran,

associados anomalia da temperatura da superfcie do mar no Pacfico Equatorial [Geografia]. Maring: Universidade Estadual de Maring, 2000. DIAS, C. J. L. Zoolgicos e a pesquisa cientfica. Biolgico, So Paulo, v.65, n.1/2, p.127128, 2003.

DODD JR, C. K., CADE, B. A. Movement patterns and the conservation of amphibians breeding in small, temporary wetlands. Conservation Biology, v. 12(2), p. 331-339, 1998. DODD JR, C. K.; CADE, B. A. Movement patterns and the conservation of amphibians breeding in small, temporary wetlands. Conservation Biology, v. 12(2), p. 331-339, 1998. DUELLMAN, W. E. Patterns of distribution of amphibian. A global perspective. Johns Hopkins University Press, Baltimore and London, 1999. EMPRESA BRASILEIRA DE AGROPECURIA EMBRAPA FUNDAO INSTITUTO AGRONMICO de solos do DO PARAN do IAPAR. V. 1 Levantamento e 2. de

reconhecimento

Estado

Paran.

Londrina,

SUDESUL/EMBRAPA/IAPAR, 1984. 791 p. ETEROVICK, P. C.; CARNAVAL, A. C. O. Q.; BORGESNOJOSA, D. M.; SILVANO, D. L.; SEGALLA, M. V. & SAZIMA, I. Amphibian declines in Brazil: an overview. Biotropica 37:166-179, 2005. FASOLO, P. J. et all. Inventrio de reas crticas contra eroso nos municpios de Guaporema, Loanda, Nova Esperana, Nova Londrina, Paranava, Rondon e Santa Isabel do Iva, no noroeste do Estado do Paran. Curitiba: EMBRAPA, 1982. FRANCO, M. A. R. Planejamento Ambiental para a cidade sustentvel. So Paulo: Annablume; FAPESP, 2000. FRISSEL, S. S. Judging recreation impacts on wilderness campsites. Journal of Forestry, 76 (8): 481-3, 1978. GALINDO-LEAL, C., CMARA, I. G. Status do hotspot Mata Atlntica: uma sntese. In: GALINDO-LEAL & CMARA, I. G. orgs. Mata Atlntica: biodiversidade, ameaas e perspectivas. So Paulo: Fundao SOS Mata Atlntica. Belo Horizonte: Conservao Internacional, 2005. p. 3-12.

GARCIA, J. C. Maring Verde? O desafio ambiental da gesto das cidades. Maring: Universidade Estadual de Maring, 2006. GRADSTEIN, S. R, & RAEYMAEKERS, G. Regional overviews. Tropical America (incl. Mexico). In: HALLINBCK, T., HODGETTS, N. (eds.) Mosses, liverworts and hornworts. Status Survey and Conservation Action Plan for Bryophytes. IUCNSSC Bryophyte Specialist Group. IUCN, Gland, Switzerland and Cambridge, UK, 2000. p. 3844. GRAHAM, C. H., FERRIER, S., HUETTMAN, F., MORITZ, C., PETERSON A. T. New developments in museum-based informatics and applications in biodiversity analysis. Trends in Ecology and Evolution, v. 19, p. 497-503, 2004. HADDAD, C. F. B. & ABE, A. Anfbios e Rpteis. In: Workshop Floresta Atlntica e Campos Sulinos. Disponvel em:

<http://www.bdt.org.br/workshop/mata.atlantica/BR/rp_anfib>. Acesso em: 01 maio 2006. HARRIS, L. D. The fragmented forest: island biogeography theory and the preservation of biotic diversity. Chicago: University of Chicago, 1984. 229p. INSTITUTO DE TERRAS E CARTOGRAFIA E FLORESTAS DO PARAN. Atlas do Estado do Paran. Curitiba: ITCF, 1987. 73p. IUCN. The World Conservation Union. IUCN Red List of Threatened Species. 2006 Disponvel em <www.iucnredlist.org>. Acesso em: 11 Set. 2007. JAMES, T. D. W.; SMITH, D. W.; MacINTOSH, E. E.; HOFFMAN, M. K.; MONTI, P. Effects of camping recreation on soil Jack Pine, un understory vegetation in a Northwestern Ontario Park. Forest Science, 24 (2): 333-48, 1979. JORDO, V. L. C. Aprendizados e desafios da gesto social municipal: reflexes sobre "Parcerias" a partir do Projeto Portal da Incluso - Regio de Maring/Paran. Revista Urutagu - Revista acadmica multidisciplinar, Maring, n. 15, abr./mai./jun./jul., 2008. Disponvel em: <http://www.urutagua.uem.br/015/15jordao.pdf>. Acesso em: 18 agosto 2011. KPPEN, W. Climatologia: con un estudio de los climas de la tierra. In: Cartas climticas bsicas do Estado do Paran. Londrina: IAPAR, 1948.

KPPEN, W. Climatologia: con un estudio de los climas de la tierra. In: Fondo de cultura econmica. Mxico, 1948. 479p. LAGOS, A. R., MULLER, B. L. A. Hotspot brasileiro Mata Atlntica. Sade & ambiente em revista. Duque de Caxias, v. 2, n. 2, p. 35- 45, 2007. LOURENO-DE-MORAES, R.; RECCHIA, M. D. P.; ANDRADE, L. S. Levantamento preliminar da anurofauna da Cidade de Maring-PR. In: 1 EXPOUNING Exposio de trabalhos cientificos da Uning, Cincias Bilogicas, Uning, 2006. LUZ, F. O. Fenmeno urbano numa zona pioneira: Maring. Maring: Prefeitura de Maring, 1997. 215p. MAACK, R. Geografia fsica do Estado do Paran. Curitiba: BADEP, 1968. 350p. MAACK, Reinhard. Geografia fsica do Paran. 2 Ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1981. MARING Prefeitura do Municpio. Secretaria do Meio Ambiente. Plano de Manejo: Parque do Ing. Maring : PMM-SMMA, 1994. MARING. Prefeitura Municipal. Secretaria de Planejamento. Diviso de modernizao Administrativa e Controle de Qualidade. Perfil da Cidade de Maring. Maring, 1997. 259 p. MARING Prefeitura do Municpio. Secretaria do Meio Ambiente. Reviso do Plano de Manejo: Parque do Ing. Maring : PMM-SMMA, 2007. MAROSTICA, L. M. F. Gesto Ambiental Municipal Sustentvel. Maring: Clichetec, 2010. MCNEELY, J. A., MILLER, K. R., REID, W. V., MITTELMEIR, R. A., WERNER, T. B. (eds.). Conserving the worlds biological diversity. IUCN, WRI, WWF-US, World Bank, Gland Switzerland, 1990. MENDONA, F. A., DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noes bsicas e climas do Brasil. Oficina de textos, So Paulo, n. 58, p. 99-109, 2000.

MILANO, M. S.; BRASSIOLO, M. M.; SOARES, R. V. Zoneamento ecolgico experimental do Estado do Paran, segundo sistema de zonas de vida de Holdridge. Floresta, vol. 17, n. 12, 1987. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. Espcies exticas invasoras: situao brasileira. Braslia: MMA, 2006. 24p.

MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. O corredor central da Mata Atlntica: uma nova escala de conservao da biodiversidade. Braslia: Minsitrio do Meio Ambiente; Conservao Internacional, 2006. 52p. MONTEIRO, C. A. F. A dinmica e as chuvas no estado de So Paulo: estudo geogrfico sob forma de Atlas. So Paulo: IGEOG/USP, 1973. 130p.

MONTEIRO, C. A. F. Teoria e Clima Urbano. Srie Teses e Monografias, n 25. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1976. 181p. MORO, D. A. O Exodo rural e o crescimento populacional da cidade de Maringa no periodo de 1970 a 1980, Boletim de Geografia, Maringa: Imprensa Universitaria, 1998. MYERS, N., MITTERMEIER, R. A., MITTERMEIER, C. G., FONSECA, G. A. B., KENT, J. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature, 403, p. 853858, 24 fev., 2000. NERY, J. T. Dinmica Climtica do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, n. 1, v. 1, p. 61-75, 2005. NERY, J. T., BALDO, M. C., KLOSOWSKI, E. S. Aplicao do coeficiente de variao na precipitao pluviomtrica no Estado do Paran. Revista Unimar, Maring, v. 19 (4), p. 1125-1131, 1997. NERY, J. T., MARTINS, M. L. O. F. Variabilidade Interanual: Oscilao Sul El Nio. Apontamentos, n.75, 1998. NERY, J. T., VARGAS, W. M., MARTINS, M. L. O. F. Caracterizao da precipitao no Estado do Paran. Revista Brasileira Agrometeorologia, Santa Maria - RS, n. 4 (2), p. 81-89, 1996.

NOGAROLLI, M. Evoluo climtica do Estado do Paran: 1970 1999. [Geografia], Curitiba: Universidade Federal do Paran, 2007. PEREIRA, A. D. Estado de consolidao das reas verdes e infra-estrutura nos parques industriais de Maring-PR. [Geografia]. Maring: Universidade Estadual de Maring, 2006. PERFIL DA CIDADE DE MARING. Prefeitura do Municpio de Maring Diviso de Modernizao Administrativa e Controle de Qualidade, 1996. PLANO DE MANEJO PARQUE DO ING. Prefeitura do Municpio de Maring Secretaria do Meio Ambiente, 1994. POUCH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 3 ed. So Paulo: Atheneu Editora, 2003. RAMBALDI, D. M., MAGNANI, A., ILHA, A., LARDOSA, E., FIGUEIREDO, P., DE OLIVEIRA, R. F. A Reserva da Biosfera da Mata Atlntica no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CNRBMA, 2003. (Caderno da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica). RAMBALDI, D. M., OLIVEIRA, D. A. S. Fragmentao de ecossistemas: causas, efeitos sobre a biodiversidade e recomendaes de polticas pblicas. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 2003. READ, J. L. Experimental trial of Australian arid zone reptiles as early warning indicators of overgrazing by cattle. Austral Ecology, n. 27, v. 1, p. 55-66, 2002. ROSS, J. L. S. Geomorfologia: Ambiente e planejamento. Repensando a Geografia. 2 ed. So Paulo: Contexto, 1991. SALA, M. Indicadores de fragilidade ambiental na bacia do Ribeiro Maring-PR [Geografia]. Maring: Universidade Estadual de Maring, 2005. SAMPAIO, A. C. F. Anlise da Arborizao de Vias Pblicas das Principais Zonas do Plano Piloto de Maring-PR [Geografia]. Maring: Universidade Estadual de Maring, Maring, 2006. SAMPAIO, A. C. F. Relatrio Final Projeto rvore Censo Verde de Maring-PR.

Maring: Cesumar, 2007. 85p.

SANDERSON, J. K., ALGER, G. A. B., FONSECA, C. G. L., INCHAUSTY, V. H. Biodiversity conservation corridors: planning, implementing and monitoring sustainable landscapes. Washington, D.C: Conservation Internacional, 2003. 41p. SANDERSON, J. K., ALGER, G. A. B., FONSECA, C. G. L., INCHAUSTY, V. H., MORRISON, K. Biodiversity conservation corridors: planning, implementing, and monitoring suitainable landscapes. Washington, D.C: Conservation International, 2003. SANTOS, A. O. Caracterizao do reservatrio no parque do Ing, em Maring-PR, no que diz respeito a seus aspectos limnolgicos. [Geografia]. Maring: Universidade Estadual de Maring, 2003. SANTOS, J. W. M. C. O clima urbano de Maring: ensaio metodolgico para cidades de porte mdio e pequeno 1996. [Geografia]. So Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, 1996. SILVA, J. M. C., TABARELLI, M. The species impoverishiment and the future flora oh the atlantic florest of Northeast Brazil. Nature, n. 404, p. 72-74, 2000. SOS MATA ATLNTICA E INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Relatrio dos remanescentes florestais da Mata Atlntica, perodo 2008-2010, So Paulo, 2011 STRAUBE, F. C; BORNSCHEIN, M. R.; SCHERER-NETO, P. Coletnea da avifauna da regio Noroeste do Estado do Paran e reas limtrofes (Brasil). Arq. Biol. Tecnol., Curitiba, v. 39, n. 1, p. 193-214, 1996. TAKAHASHI, L. Y.; TORMENA, C. A. Alternativas de manejo para combinar a utilizao recreativa com a conservao do ambiente natural do Parque do Ing [Agronomia]. Maring, Fundao Universidade Estadual de Maring, 1994. TEODORO, P. H. M., AMORIM, M. C. C. T. Os caminhos das guas urbanas e seus traos em Maring/PR. Presidente Prudente, Revista Formao, n. 17, v. 1, p. 35-55, 2009.

TOSSULINO, M. G. P.; MARGARIDO, T. C. C.; STRAUB, F. C.; MOURA-LEITE, J. C. de; MORATO, S. A. A.; BRNILS, R. S.; CASAGRANDE, M. M.; MIELKE, O. H. H. Lista vermelha de animais ameaados de extino no Estado do Paran. Curitiba: SEMA/GTZ, 1995. 176 p VELOSO, H. P.; GOES-FILHO, F. Fitogeografia brasileira: classificao fisionmicoecolgica da vegetao neotropical, Projeto Radambrasil. Srie Vegetao, Salvador, (1), 1982. 80 p. VELOSO, H. P.; RANGEL FILHO, A. L. R.; LIMA, J. C. A. Classificao da vegetao brasileira, adaptada a um sistema universal. Rio de Janeiro: IBGE/PROJETO RADAMBRASIL, 1991. 112 p. VIEIRA, L. S. Manual da cincia do solo: com nfase aos solos tropicais. 2. Ed. So Paulo: Editora Agronmica Ceres Ltda, 1988. WASHBURNE, R. F. Wildernesss recreational carring capacity: are number necessary? Journal of Forestry, p. 726-728, novembro, 1982. YOUNG, B. E.; LIPS, K. R.; REASER, J. K.; IBEZ, R.; SALAS, A. W.; CEDEO, J. R.; COLOMA, L. A.; RON, S.; LA MARCA, E.; MEYER, J. R.; MUOZ, A.; BOLAOS, F.; CHAVES, G. & ROMOS, D. Population declines and priorities for amphibian conservation in Latin America. Conservation Biology, v. 15, n. 5, outubro, 2001. ZAMUNER, D. L. Eroso Urbana em Maring Paran: O Caso do Parque Florestal dos Pioneiros-Bosque II [Geografia]. Maring: Universidade Estadual de Maring. Maring, 2001.

PLANOS DE AES

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA

"IPTU VERDE"

O IPTU Verde uma das aes implementadas pela Administrao Pblica Municipal, com o fim de promover a preservao, o controle e a recuperao do meio ambiente, integrando, assim, a poltica tributria aos objetivos previstos no Plano Diretor (Lei Complementar Municipal n 632/2006) e, numa esfera superior, ao Estatuto da Cidade (Lei Federal n 10.257/2001), objetivando, por fim, a sustentabilidade, de forma a melhorar a qualidade de vida da populao, conforme art. 15, IV, do Plano Diretor.

De forma prtica, trata-se de um benefcio fiscal: a iseno do IPTU e das taxas de servios pblicos s reas urbanas ou urbanizveis classificadas como rea de preservao permanente (APP), Reserva Legal (RL), de Proteo Ambiental (APA), dentre outras. Esse instituto foi acrescentado Lei Complementar Municipal n 735/2008, como artigo 11-A, pela Lei Complementar Municipal n 895/2011. Vejamos:

Art. 11-A. Sero isentas do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e das Taxas de Servios Pblicos, as reas urbanas ou urbanizveis, devidamente certificadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Municpio, em conformidade com a legislao pertinente, como sendo:

I - rea de Preservao Permanente (APP), Reserva Legal (RL), de Proteo Ambiental (APA) ou de Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN), previstas na Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, com a redao dada pela Lei n 7.803, de 18 de julho de 1989;

II - rea de Unidade de Conservao de Domnio Pblico (UCDP), aps a desapropriao ou ato declaratrio do poder pblico;

III - rea de Interesse Ecolgico (AIE) para a proteo dos ecossistemas, assim declaradas mediante ato do rgo competente federal, estadual ou municipal, e que ampliem as restries de uso previstas na alnea anterior;

IV - Bosques ou Reservas cobertas por reas de Floresta Nativa (AFN), primrias ou secundrias;

V - reas sob regime de Servido Florestal ou Ambiental (ASFA);

VI - reas impedidas de serem edificadas ou de serem exploradas, ou declaradas de interesse ecolgico, mediante ato do rgo competente federal, estadual ou municipal.

1 Em conformidade ao artigo 7, 3, da Lei Federal n 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) e ao artigo 116, 2, da Lei Complementar Municipal n 632/2006 (Plano Diretor), no sero concedidos os benefcios previstos no caput deste artigo, quando o(s) imvel(is) objeto(s) de anlise estiver(em) submetido(s) tributao do IPTU Progressivo no Tempo, entretanto, a rea certificada nos termos dos incisos I a VI deste artigo ser deduzida da rea til do imvel para efeitos desta tributao.

2 A conservao das reas isentas dos tributos ser fiscalizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) que, em caso de irregularidades ou infraes legislao, aplicar as penalidades cabveis.

3 Constatada qualquer alterao que reduza a rea certificada, o rgo fiscalizador dever comunic-la por escrito Secretaria de Fazenda (SEFAZ) Gerncia de Tributos Imobilirios, para que tome as medidas cabveis quanto tributao.

Por outro lado, ficar a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) a fiscalizao das referidas reas, bem como aplicao, se necessrio, das penalidades cabveis, tal como disposto no 2 do artigo acima.

DIRETORIA TRIBUTRIA

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO (SEPLAN)

Reviso das leis relativas ao uso e ocupao do solo, ao sistema virio bsico do Municpio e ao parcelamento do solo no territrio municipal

Dentre as medidas implementadas na esfera da Secretaria de Planejamento SEPLAN, que possuem interface com o Projeto Mata Atlntica, inscreve-se a recente reviso das leis relativas ao uso e ocupao do solo, ao sistema virio bsico do Municpio e ao parcelamento do solo no territrio municipal, todas com vigncia a partir de 29 de julho ltimo.

Com relao ao uso e ocupao do solo, a citada reviso foi aprovada atravs da Lei Complementar n 888/2011, a qual trouxe vrios aperfeioamentos em relao lei 331/99, ento vigente, principalmente quanto maior abrangncia e nfase no emprego dos instrumentos de gesto territorial previstos no Estatuto da Cidade.

Do ponto de vista do meio ambiente, a

Lei 888/11 trouxe como inovao a

proibio de novas construes nas reas de fundo de vale, definidas como faixas com largura mnima de 60 metros localizadas entre os cursos d'gua e vias paisagsticas. Na Lei 331/99 essa rea era dividida em duas sub-faixas, sendo a primeira com 30 metros de largura situada junto ao curso d'gua e considerada como rea de Preservao Permanente APP no edificvel e a segunda tambm com 30 metros de largura situada entre a primeira e a via paisagstica, a qual poderia ser edificada com taxa de ocupao de at 70%, o que, em princpio, resultava em uma taxa de ocupao de 35% do total do lote.

De acordo com a lei 331/99, quando da aprovao de novos loteamentos em glebas confinantes com fundos de vales essa faixa poderia ser loteada e vendida a terceiros para receber construes. O objetivo do Municpio por trs dessa permisso era o de assegurar a incolumidade da APP, segundo a crena de que os particulares teriam melhores condies

materiais que o Municpio e mais interesse em cuidar da mesma, pelo fato de estarem morando ao lado dela.

Porm, durante a administrao municipal de 2001 a 2004 foi dada autorizao aos proprietrios desses lotes para que construssem muros de alvenaria separando a faixa edificvel dos mesmos da faixa correspondente APP, o que significou o incio do processo de degradao dessa ltima que, segregada da parte residencial do lote, passou a ser objeto do lanamento de detritos, entulho e at esgoto domstico, pois sua manuteno deixou de ser considerada pelos proprietrios dos lotes como sendo de responsabilidade deles.

Para corrigir essa disfuno, foi introduzido na Lei 888/11 dispositivo reconhecendo o direito adquirido de proprietrios que haviam construdo nesses lotes, porm vedando a possibilidade de ampliaes das edificaes, e proibindo novas construes em tais lotes. Para que os particulares que ainda no haviam edificado nos lotes foi oferecida a possibilidade de aplicar sobre eles o instrumento da Transferncia de Potencial Construtivo, para ser utilizado em outro imvel do proprietrio ou vendido a terceiros, como compensao pela proibio de edificar nos seus respectivos lotes.

Alm dessa providncia, foi alterado o mapa do sistema virio bsico do municpio, atravs da Lei 886/11 que, entre outras medidas, estendeu para a zona rural do municpio as diretrizes virias anteriormente adotadas nos quadros urbanos, inclusive as vias paisagsticas ao longo dos cursos d'gua. Com isso, subsidiariamente, foram delimitadas faixas de fundos de vales tambm na zona rural, recebendo a mesma classificao de Zona de Preservao Ambiental Um ZP1 - definidas para as zonas urbanas. As ZP1 da zona rural tambm foram divididas em duas faixas, sendo uma com 30 metros de largura mnima junto ao curso d'gua e outra com a largura necessria para completar a faixa mnima de 60 metros compreendida entre o curso d'gua e a via paisagstica.

Do ponto de vista das novas reas urbanas, foi introduzida na lei de parcelamento do solo a exigncia da doao para o Municpio de toda a rea de fundo de vale, conforme descrito acima, entendendo-se que no futuro a totalidade dessas reas exceo dos lotes j edificados sero de propriedade pblica, com o objetivo de transform-las em um grande parque linear destinado parte preservao permanente, com a manuteno da mata nativa onde existente e recomposio da vegetao de porte onde tiver desaparecido, e

parte recreao pblica na faixa lindeira via paisagstica.

LEI 11.428/2006 MATA ATLNTICA

Presidncia da Repblica
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos LEI N 11.428, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2006. Mensagem de veto
Dispe sobre a utilizao e proteo da vegetao nativa do Bioma Mata Atlntica, e d outras providncias.

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TTULO I DAS DEFINIES, OBJETIVOS E PRINCPIOS DO REGIME JURDICO DO BIOMA MATA ATLNTICA Art. 1o A conservao, a proteo, a regenerao e a utilizao do Bioma Mata Atlntica, patrimnio nacional, observaro o que estabelece esta Lei, bem como a legislao ambiental vigente, em especial a Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965. CAPTULO I DAS DEFINIES Art. 2o Para os efeitos desta Lei, consideram-se integrantes do Bioma Mata Atlntica as seguintes formaes florestais nativas e ecossistemas associados, com as respectivas delimitaes estabelecidas em mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, conforme regulamento: Floresta Ombrfila Densa; Floresta Ombrfila Mista, tambm denominada de Mata de Araucrias; Floresta Ombrfila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual, bem como os manguezais, as vegetaes de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste. Pargrafo nico. Somente os remanescentes de vegetao nativa no estgio primrio e nos estgios secundrio inicial, mdio e avanado de regenerao na rea de abrangncia definida no caput deste artigo tero seu uso e conservao regulados por esta Lei. Art. 3o Consideram-se para os efeitos desta Lei: I - pequeno produtor rural: aquele que, residindo na zona rural, detenha a posse de gleba rural no superior a 50 (cinqenta) hectares, explorando-a mediante o trabalho pessoal e de sua famlia, admitida a ajuda eventual de terceiros, bem como as posses coletivas de terra considerando-se a frao individual no superior a 50 (cinqenta) hectares, cuja renda bruta seja proveniente de atividades ou usos agrcolas, pecurios ou silviculturais ou do extrativismo rural em 80% (oitenta por cento) no mnimo; II - populao tradicional: populao vivendo em estreita relao com o ambiente natural, dependendo de seus recursos naturais para a sua reproduo sociocultural, por meio de atividades de baixo impacto ambiental; III - pousio: prtica que prev a interrupo de atividades ou usos agrcolas, pecurios ou silviculturais do solo por at 10 (dez) anos para possibilitar a recuperao de sua fertilidade; IV - prtica preservacionista: atividade tcnica e cientificamente fundamentada, imprescindvel proteo da integridade da vegetao nativa, tal como controle de fogo, eroso, espcies exticas e invasoras;

V - explorao sustentvel: explorao do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecolgicos, de forma socialmente justa e economicamente vivel; VI - enriquecimento ecolgico: atividade tcnica e cientificamente fundamentada que vise recuperao da diversidade biolgica em reas de vegetao nativa, por meio da reintroduo de espcies nativas; VII - utilidade pblica: a) atividades de segurana nacional e proteo sanitria; b) as obras essenciais de infra-estrutura de interesse nacional destinadas aos servios pblicos de transporte, saneamento e energia, declaradas pelo poder pblico federal ou dos Estados; VIII - interesse social: a) as atividades imprescindveis proteo da integridade da vegetao nativa, tais como: preveno, combate e controle do fogo, controle da eroso, erradicao de invasoras e proteo de plantios com espcies nativas, conforme resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA; b) as atividades de manejo agroflorestal sustentvel praticadas na pequena propriedade ou posse rural familiar que no descaracterizem a cobertura vegetal e no prejudiquem a funo ambiental da rea; c) demais obras, planos, atividades ou projetos definidos em resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Art. 4o A definio de vegetao primria e de vegetao secundria nos estgios avanado, mdio e inicial de regenerao do Bioma Mata Atlntica, nas hipteses de vegetao nativa localizada, ser de iniciativa do Conselho Nacional do Meio Ambiente. 1o O Conselho Nacional do Meio Ambiente ter prazo de 180 (cento e oitenta) dias para estabelecer o que dispe o caput deste artigo, sendo que qualquer interveno na vegetao primria ou secundria nos estgios avanado e mdio de regenerao somente poder ocorrer aps atendido o disposto neste artigo. 2o Na definio referida no caput deste artigo, sero observados os seguintes parmetros bsicos: I - fisionomia; II - estratos predominantes; III - distribuio diamtrica e altura; IV - existncia, diversidade e quantidade de epfitas; V - existncia, diversidade e quantidade de trepadeiras; VI - presena, ausncia e caractersticas da serapilheira; VII - sub-bosque; VIII - diversidade e dominncia de espcies; IX - espcies vegetais indicadoras. Art. 5o A vegetao primria ou a vegetao secundria em qualquer estgio de regenerao do Bioma Mata Atlntica no perdero esta classificao nos casos de incndio, desmatamento ou qualquer outro tipo de interveno no autorizada ou no licenciada. CAPTULO II DOS OBJETIVOS E PRINCPIOS DO REGIME JURDICO DO BIOMA MATA ATLNTICA

Art. 6o A proteo e a utilizao do Bioma Mata Atlntica tm por objetivo geral o desenvolvimento sustentvel e, por objetivos especficos, a salvaguarda da biodiversidade, da sade humana, dos valores paisagsticos, estticos e tursticos, do regime hdrico e da estabilidade social. Pargrafo nico. Na proteo e na utilizao do Bioma Mata Atlntica, sero observados os princpios da funo socioambiental da propriedade, da eqidade intergeracional, da preveno, da precauo, do usurio-pagador, da transparncia das informaes e atos, da gesto democrtica, da celeridade procedimental, da gratuidade dos servios administrativos prestados ao pequeno produtor rural e s populaes tradicionais e do respeito ao direito de propriedade. Art. 7o A proteo e a utilizao do Bioma Mata Atlntica far-se-o dentro de condies que assegurem: I - a manuteno e a recuperao da biodiversidade, vegetao, fauna e regime hdrico do Bioma Mata Atlntica para as presentes e futuras geraes; II - o estmulo pesquisa, difuso de tecnologias de manejo sustentvel da vegetao e formao de uma conscincia pblica sobre a necessidade de recuperao e manuteno dos ecossistemas; III - o fomento de atividades pblicas e privadas compatveis com a manuteno do equilbrio ecolgico; IV - o disciplinamento da ocupao rural e urbana, de forma a harmonizar o crescimento econmico com a manuteno do equilbrio ecolgico. TTULO II DO REGIME JURDICO GERAL DO BIOMA MATA ATLNTICA Art. 8o O corte, a supresso e a explorao da vegetao do Bioma Mata Atlntica far-se-o de maneira diferenciada, conforme se trate de vegetao primria ou secundria, nesta ltima levando-se em conta o estgio de regenerao. Art. 9o A explorao eventual, sem propsito comercial direto ou indireto, de espcies da flora nativa, para consumo nas propriedades ou posses das populaes tradicionais ou de pequenos produtores rurais, independe de autorizao dos rgos competentes, conforme regulamento. Pargrafo nico. Os rgos competentes, sem prejuzo do disposto no caput deste artigo, devero assistir as populaes tradicionais e os pequenos produtores no manejo e explorao sustentveis das espcies da flora nativa. Art. 10. O poder pblico fomentar o enriquecimento ecolgico da vegetao do Bioma Mata Atlntica, bem como o plantio e o reflorestamento com espcies nativas, em especial as iniciativas voluntrias de proprietrios rurais. 1o Nos casos em que o enriquecimento ecolgico exigir a supresso de espcies nativas que gerem produtos ou subprodutos comercializveis, ser exigida a autorizao do rgo estadual ou federal competente, mediante procedimento simplificado. 2o Visando a controlar o efeito de borda nas reas de entorno de fragmentos de vegetao nativa, o poder pblico fomentar o plantio de espcies florestais, nativas ou exticas. Art. 11. O corte e a supresso de vegetao primria ou nos estgios avanado e mdio de regenerao do Bioma Mata Atlntica ficam vedados quando: I - a vegetao: a) abrigar espcies da flora e da fauna silvestres ameaadas de extino, em territrio nacional ou em mbito estadual, assim declaradas pela Unio ou pelos Estados, e a interveno ou o parcelamento puserem em risco a sobrevivncia dessas espcies; b) exercer a funo de proteo de mananciais ou de preveno e controle de eroso;

c) formar corredores entre remanescentes de vegetao primria ou secundria em estgio avanado de regenerao; d) proteger o entorno das unidades de conservao; ou e) possuir excepcional valor paisagstico, reconhecido pelos rgos executivos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA; II - o proprietrio ou posseiro no cumprir os dispositivos da legislao ambiental, em especial as exigncias da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, no que respeita s reas de Preservao Permanente e Reserva Legal. Pargrafo nico. Verificada a ocorrncia do previsto na alnea a do inciso I deste artigo, os rgos competentes do Poder Executivo adotaro as medidas necessrias para proteger as espcies da flora e da fauna silvestres ameaadas de extino caso existam fatores que o exijam, ou fomentaro e apoiaro as aes e os proprietrios de reas que estejam mantendo ou sustentando a sobrevivncia dessas espcies. Art. 12. Os novos empreendimentos que impliquem o corte ou a supresso de vegetao do Bioma Mata Atlntica devero ser implantados preferencialmente em reas j substancialmente alteradas ou degradadas. Art. 13. Os rgos competentes do Poder Executivo adotaro normas e procedimentos especiais para assegurar ao pequeno produtor e s populaes tradicionais, nos pedidos de autorizao de que trata esta Lei: I - acesso fcil autoridade administrativa, em local prximo ao seu lugar de moradia; II - procedimentos gratuitos, cleres e simplificados, compatveis com o seu nvel de instruo; III - anlise e julgamento prioritrios dos pedidos. Art. 14. A supresso de vegetao primria e secundria no estgio avanado de regenerao somente poder ser autorizada em caso de utilidade pblica, sendo que a vegetao secundria em estgio mdio de regenerao poder ser suprimida nos casos de utilidade pblica e interesse social, em todos os casos devidamente caracterizados e motivados em procedimento administrativo prprio, quando inexistir alternativa tcnica e locacional ao empreendimento proposto, ressalvado o disposto no inciso I do art. 30 e nos 1o e 2o do art. 31 desta Lei. 1o A supresso de que trata o caput deste artigo depender de autorizao do rgo ambiental estadual competente, com anuncia prvia, quando couber, do rgo federal ou municipal de meio ambiente, ressalvado o disposto no 2o deste artigo. 2o A supresso de vegetao no estgio mdio de regenerao situada em rea urbana depender de autorizao do rgo ambiental municipal competente, desde que o municpio possua conselho de meio ambiente, com carter deliberativo e plano diretor, mediante anuncia prvia do rgo ambiental estadual competente fundamentada em parecer tcnico.

3o Na proposta de declarao de utilidade pblica disposta na alnea b do inciso VII do art. 3o desta Lei, caber ao proponente indicar de forma detalhada a alta relevncia e o interesse nacional.
Art. 15. Na hiptese de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, o rgo competente exigir a elaborao de Estudo Prvio de Impacto Ambiental, ao qual se dar publicidade, assegurada a participao pblica. Art. 16. Na regulamentao desta Lei, devero ser adotadas normas e procedimentos especiais, simplificados e cleres, para os casos de reutilizao das reas agrcolas submetidas ao pousio. Art. 17. O corte ou a supresso de vegetao primria ou secundria nos estgios mdio ou avanado de regenerao do Bioma Mata Atlntica, autorizados por esta Lei, ficam condicionados compensao ambiental, na forma da destinao de rea equivalente extenso da rea desmatada, com as mesmas caractersticas ecolgicas, na mesma bacia hidrogrfica, sempre que possvel na mesma microbacia

hidrogrfica, e, nos casos previstos nos arts. 30 e 31, ambos desta Lei, em reas localizadas no mesmo Municpio ou regio metropolitana. 1o Verificada pelo rgo ambiental a impossibilidade da compensao ambiental prevista no caput deste artigo, ser exigida a reposio florestal, com espcies nativas, em rea equivalente desmatada, na mesma bacia hidrogrfica, sempre que possvel na mesma microbacia hidrogrfica. 2o A compensao ambiental a que se refere este artigo no se aplica aos casos previstos no inciso III do art. 23 desta Lei ou de corte ou supresso ilegais. Art. 18. No Bioma Mata Atlntica, livre a coleta de subprodutos florestais tais como frutos, folhas ou sementes, bem como as atividades de uso indireto, desde que no coloquem em risco as espcies da fauna e flora, observando-se as limitaes legais especficas e em particular as relativas ao acesso ao patrimnio gentico, proteo e ao acesso ao conhecimento tradicional associado e de biossegurana. Art. 19. O corte eventual de vegetao primria ou secundria nos estgios mdio e avanado de regenerao do Bioma Mata Atlntica, para fins de prticas preservacionistas e de pesquisa cientfica, ser devidamente regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e autorizado pelo rgo competente do Sisnama. TTULO III DO REGIME JURDICO ESPECIAL DO BIOMA MATA ATLNTICA CAPTULO I DA PROTEO DA VEGETAO PRIMRIA Art. 20. O corte e a supresso da vegetao primria do Bioma Mata Atlntica somente sero autorizados em carter excepcional, quando necessrios realizao de obras, projetos ou atividades de utilidade pblica, pesquisas cientficas e prticas preservacionistas. Pargrafo nico. O corte e a supresso de vegetao, no caso de utilidade pblica, obedecero ao disposto no art. 14 desta Lei, alm da realizao de Estudo Prvio de Impacto Ambiental/Relatrio de Impacto Ambiental - EIA/RIMA. CAPTULO II DA PROTEO DA VEGETAO SECUNDRIA EM ESTGIO AVANADO DE REGENERAO Art. 21. O corte, a supresso e a explorao da vegetao secundria em estgio avanado de regenerao do Bioma Mata Atlntica somente sero autorizados: I - em carter excepcional, quando necessrios execuo de obras, atividades ou projetos de utilidade pblica, pesquisa cientfica e prticas preservacionistas; II - (VETADO) III - nos casos previstos no inciso I do art. 30 desta Lei. Art. 22. O corte e a supresso previstos no inciso I do art. 21 desta Lei no caso de utilidade pblica sero realizados na forma do art. 14 desta Lei, alm da realizao de Estudo Prvio de Impacto Ambiental, bem como na forma do art. 19 desta Lei para os casos de prticas preservacionistas e pesquisas cientficas. CAPTULO IIIDA PROTEO DA VEGETAO SECUNDRIA EM ESTGIO MDIO DE REGENERAO Art. 23. O corte, a supresso e a explorao da vegetao secundria em estgio mdio de regenerao do Bioma Mata Atlntica somente sero autorizados: I - em carter excepcional, quando necessrios execuo de obras, atividades ou projetos de utilidade pblica ou de interesse social, pesquisa cientfica e prticas preservacionistas;

II - (VETADO) III - quando necessrios ao pequeno produtor rural e populaes tradicionais para o exerccio de atividades ou usos agrcolas, pecurios ou silviculturais imprescindveis sua subsistncia e de sua famlia, ressalvadas as reas de preservao permanente e, quando for o caso, aps averbao da reserva legal, nos termos da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965; IV - nos casos previstos nos 1o e 2o do art. 31 desta Lei. Art. 24. O corte e a supresso da vegetao em estgio mdio de regenerao, de que trata o inciso I do art. 23 desta Lei, nos casos de utilidade pblica ou interesse social, obedecero ao disposto no art. 14 desta Lei. Pargrafo nico. Na hiptese do inciso III do art. 23 desta Lei, a autorizao de competncia do rgo estadual competente, informando-se ao Ibama, na forma da regulamentao desta Lei. CAPTULO IV DA PROTEO DA VEGETAO SECUNDRIA EM ESTGIO INICIAL DE REGENERAO Art. 25. O corte, a supresso e a explorao da vegetao secundria em estgio inicial de regenerao do Bioma Mata Atlntica sero autorizados pelo rgo estadual competente. Pargrafo nico. O corte, a supresso e a explorao de que trata este artigo, nos Estados em que a vegetao primria e secundria remanescente do Bioma Mata Atlntica for inferior a 5% (cinco por cento) da rea original, submeter-se-o ao regime jurdico aplicvel vegetao secundria em estgio mdio de regenerao, ressalvadas as reas urbanas e regies metropolitanas. Art. 26. Ser admitida a prtica agrcola do pousio nos Estados da Federao onde tal procedimento utilizado tradicionalmente. CAPTULO V DA EXPLORAO SELETIVA DE VEGETAO SECUNDRIA EM ESTGIOS AVANADO, MDIO E INICIAL DE REGENERAO Art. 27. (VETADO) Art. 28. O corte, a supresso e o manejo de espcies arbreas pioneiras nativas em fragmentos florestais em estgio mdio de regenerao, em que sua presena for superior a 60% (sessenta por cento) em relao s demais espcies, podero ser autorizados pelo rgo estadual competente, observado o disposto na Lei n

4.771, de 15 de setembro de 1965.


Art. 29. (VETADO) CAPTULO VI DA PROTEO DO BIOMA MATA ATLNTICA NAS REAS URBANAS E REGIES METROPOLITANAS Art. 30. vedada a supresso de vegetao primria do Bioma Mata Atlntica, para fins de loteamento ou edificao, nas regies metropolitanas e reas urbanas consideradas como tal em lei especfica, aplicandose supresso da vegetao secundria em estgio avanado de regenerao as seguintes restries: I - nos permetros urbanos aprovados at a data de incio de vigncia desta Lei, a supresso de vegetao secundria em estgio avanado de regenerao depender de prvia autorizao do rgo estadual competente e somente ser admitida, para fins de loteamento ou edificao, no caso de empreendimentos que garantam a preservao de vegetao nativa em estgio avanado de regenerao em no mnimo 50% (cinqenta por cento) da rea total coberta por esta vegetao, ressalvado o disposto nos arts. 11, 12 e 17

desta Lei e atendido o disposto no Plano Diretor do Municpio e demais normas urbansticas e ambientais aplicveis; II - nos permetros urbanos aprovados aps a data de incio de vigncia desta Lei, vedada a supresso de vegetao secundria em estgio avanado de regenerao do Bioma Mata Atlntica para fins de loteamento ou edificao. Art. 31. Nas regies metropolitanas e reas urbanas, assim consideradas em lei, o parcelamento do solo para fins de loteamento ou qualquer edificao em rea de vegetao secundria, em estgio mdio de regenerao, do Bioma Mata Atlntica, devem obedecer ao disposto no Plano Diretor do Municpio e demais normas aplicveis, e dependero de prvia autorizao do rgo estadual competente, ressalvado o disposto nos arts. 11, 12 e 17 desta Lei. 1o Nos permetros urbanos aprovados at a data de incio de vigncia desta Lei, a supresso de vegetao secundria em estgio mdio de regenerao somente ser admitida, para fins de loteamento ou edificao, no caso de empreendimentos que garantam a preservao de vegetao nativa em estgio mdio de regenerao em no mnimo 30% (trinta por cento) da rea total coberta por esta vegetao. 2o Nos permetros urbanos delimitados aps a data de incio de vigncia desta Lei, a supresso de vegetao secundria em estgio mdio de regenerao fica condicionada manuteno de vegetao em estgio mdio de regenerao em no mnimo 50% (cinqenta por cento) da rea total coberta por esta vegetao. CAPTULO VII DAS ATIVIDADES MINERRIAS EM REAS DE VEGETAO SECUNDRIA EM ESTGIO AVANADO E MDIO DE REGENERAO Art. 32. A supresso de vegetao secundria em estgio avanado e mdio de regenerao para fins de atividades minerrias somente ser admitida mediante: I - licenciamento ambiental, condicionado apresentao de Estudo Prvio de Impacto Ambiental/Relatrio de Impacto Ambiental - EIA/RIMA, pelo empreendedor, e desde que demonstrada a inexistncia de alternativa tcnica e locacional ao empreendimento proposto; II - adoo de medida compensatria que inclua a recuperao de rea equivalente rea do empreendimento, com as mesmas caractersticas ecolgicas, na mesma bacia hidrogrfica e sempre que possvel na mesma microbacia hidrogrfica, independentemente do disposto no art. 36 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000. TTULO IV DOS INCENTIVOS ECONMICOS Art. 33. O poder pblico, sem prejuzo das obrigaes dos proprietrios e posseiros estabelecidas na legislao ambiental, estimular, com incentivos econmicos, a proteo e o uso sustentvel do Bioma Mata Atlntica. 1o Na regulamentao dos incentivos econmicos ambientais, sero observadas as seguintes caractersticas da rea beneficiada: I - a importncia e representatividade ambientais do ecossistema e da gleba; II - a existncia de espcies da fauna e flora ameaadas de extino; III - a relevncia dos recursos hdricos; IV - o valor paisagstico, esttico e turstico; V - o respeito s obrigaes impostas pela legislao ambiental; VI - a capacidade de uso real e sua produtividade atual.

2o Os incentivos de que trata este Ttulo no excluem ou restringem outros benefcios, abatimentos e dedues em vigor, em especial as doaes a entidades de utilidade pblica efetuadas por pessoas fsicas ou jurdicas. Art. 34. As infraes dos dispositivos que regem os benefcios econmicos ambientais, sem prejuzo das sanes penais e administrativas cabveis, sujeitaro os responsveis a multa civil de 3 (trs) vezes o valor atualizado recebido, ou do imposto devido em relao a cada exerccio financeiro, alm das penalidades e demais acrscimos previstos na legislao fiscal. 1o Para os efeitos deste artigo, considera-se solidariamente responsvel por inadimplncia ou irregularidade a pessoa fsica ou jurdica doadora ou propositora de projeto ou proposta de benefcio. 2o A existncia de pendncias ou irregularidades na execuo de projetos de proponentes no rgo competente do Sisnama suspender a anlise ou concesso de novos incentivos, at a efetiva regularizao. Art. 35. A conservao, em imvel rural ou urbano, da vegetao primria ou da vegetao secundria em qualquer estgio de regenerao do Bioma Mata Atlntica cumpre funo social e de interesse pblico, podendo, a critrio do proprietrio, as reas sujeitas restrio de que trata esta Lei ser computadas para efeito da Reserva Legal e seu excedente utilizado para fins de compensao ambiental ou instituio de cota de que trata a Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965. Pargrafo nico. Ressalvadas as hipteses previstas em lei, as reas de preservao permanente no integraro a reserva legal. CAPTULO I DO FUNDO DE RESTAURAO DO BIOMA MATA ATLNTICA Art. 36. Fica institudo o Fundo de Restaurao do Bioma Mata Atlntica destinado ao financiamento de projetos de restaurao ambiental e de pesquisa cientfica. 1o (VETADO) 2o (VETADO) 3o (VETADO) Art. 37. Constituiro recursos do Fundo de que trata o art. 36 desta Lei: I - dotaes oramentrias da Unio; II - recursos resultantes de doaes, contribuies em dinheiro, valores, bens mveis e imveis, que venha a receber de pessoas fsicas e jurdicas, nacionais ou internacionais; III - rendimentos de qualquer natureza, que venha a auferir como remunerao decorrente de aplicaes do seu patrimnio; IV - outros, destinados em lei. Art. 38. Sero beneficiados com recursos do Fundo de Restaurao do Bioma Mata Atlntica os projetos que envolvam conservao de remanescentes de vegetao nativa, pesquisa cientfica ou reas a serem restauradas, implementados em Municpios que possuam plano municipal de conservao e recuperao da Mata Atlntica, devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. 1o Tero prioridade de apoio os projetos destinados conservao e recuperao das reas de preservao permanente, reservas legais, reservas particulares do patrimnio natural e reas do entorno de unidades de conservao. 2o Os projetos podero beneficiar reas pblicas e privadas e sero executados por rgos pblicos, instituies acadmicas pblicas e organizaes da sociedade civil de interesse pblico que atuem na conservao, restaurao ou pesquisa cientfica no Bioma Mata Atlntica. CAPTULO II

DA SERVIDO AMBIENTAL Art. 39. (VETADO) Art. 40. (VETADO) CAPTULO III DOS INCENTIVOS CREDITCIOS Art. 41. O proprietrio ou posseiro que tenha vegetao primria ou secundria em estgios avanado e mdio de regenerao do Bioma Mata Atlntica receber das instituies financeiras benefcios creditcios, entre os quais: I - prioridade na concesso de crdito agrcola, para os pequenos produtores rurais e populaes tradicionais; II - (VETADO) III - (VETADO) Pargrafo nico. Os critrios, condies e mecanismos de controle dos benefcios referidos neste artigo sero definidos, anualmente, sob pena de responsabilidade, pelo rgo competente do Poder Executivo, aps anuncia do rgo competente do Ministrio da Fazenda. TTULO V DAS PENALIDADES Art. 42. A ao ou omisso das pessoas fsicas ou jurdicas que importem inobservncia aos preceitos desta Lei e a seus regulamentos ou resultem em dano flora, fauna e aos demais atributos naturais sujeitam os infratores s sanes previstas em lei, em especial as dispostas na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e seus decretos regulamentadores. Art. 43. A Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 38-A: Art. 38-A. Destruir ou danificar vegetao primria ou secundria, em estgio avanado ou mdio de regenerao, do Bioma Mata Atlntica, ou utiliz-la com infringncia das normas de proteo: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Pargrafo nico. Se o crime for culposo, a pena ser reduzida metade. Art. 44. (VETADO) TTULO VI DISPOSIES FINAIS Art. 45. (VETADO) Art. 46. Os rgos competentes adotaro as providncias necessrias para o rigoroso e fiel cumprimento desta Lei, e estimularo estudos tcnicos e cientficos visando conservao e ao manejo racional do Bioma Mata Atlntica e de sua biodiversidade. Art. 47. Para os efeitos do inciso I do caput do art. 3 o desta Lei, somente sero consideradas as propriedades rurais com rea de at 50 (cinqenta) hectares, registradas em cartrio at a data de incio de vigncia desta Lei, ressalvados os casos de fracionamento por transmisso causa mortis. Art. 48. O art. 10 da Lei no 9.393, de 19 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 10. ..............................................................

1o ..................................................................... ........................................................................... II - ....................................................................

d) sob regime de servido florestal ou ambiental;


e) cobertas por florestas nativas, primrias ou secundrias em estgio mdio ou avanado de regenerao; IV - ................................................................................

b) de que tratam as alneas do inciso II deste pargrafo;


.............................................................................. ( NR) Art. 49. O 6o do art. 44 da Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965, alterada pela Medida Provisria no 2.166-7, de 24 de agosto de 2001, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 44. ................................................................................... ......................................................................................... 6o O proprietrio rural poder ser desonerado das obrigaes previstas neste artigo, mediante a doao ao rgo ambiental competente de rea localizada no interior de unidade de conservao de domnio pblico, pendente de regularizao fundiria, respeitados os critrios previstos no inciso III do caput deste artigo. (NR) Art. 50. (VETADO) Art. 51. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 22 de dezembro de 2006; 185o da Independncia e 118o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Mrcio Thomaz Bastos Guido Mantega Marina Silva lvaro Augusto Ribeiro Costa Este texto no substitui o publicado no DOU de 26.12.2006 - Retificado

no DOU de 9.1.2007

Conselho Nacional de Meio Ambiente RESOLUO CONAMA N 388, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2007

Conselho Nacional de Meio Ambiente

RESOLUO N 388, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2007


Dispe sobre a convalidao das Resolues que definem a vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica para fins do disposto no art. 4o 1o da Lei no 11.428, de 22 de dezembro de 2006. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, tendo em vista as competncias que lhe foram conferidas pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto no 99.274, de 6 de julho de 1990, e tendo em vista o disposto na Lei no 11.428, de 22 de dezembro de 2006, resolve: Art. 1. Ficam convalidadas para fins do disposto no art. 4o 1o da Lei no 11.428, de 22 de dezembro de 2006 ad referendun do Plenrio do CONAMA, as seguintes Resolues que dispem sobre a vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica: I - Resoluo n 10, de 1 de outubro de 1993 - que estabelece os parmetros para anlise dos estgios de sucesso da Mata Atlntica; II - Resoluo n 1, de 31 de janeiro de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios pioneiro, inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de explorao da vegetao nativa no Estado de So Paulo; III - Resoluo n 2, de 18 de maro de 1994 - que define formaes vegetais primrias e estgios sucessionais de vegetao secundria, com finalidade de orientar os procedimentos de licenciamento de explorao da vegetao nativa no Estado do Paran; IV - Resoluo n 4, de 4 de maio de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado de Santa Catarina; V - Resoluo n 5, de 4 de maio de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado da Bahia; VI - Resoluo n 6, de 4 de maio de 1994 - que estabelece definies e parmetros mensurveis para anlise de sucesso ecolgica da Mata Atlntica no Estado do Rio de Janeiro; VII - Resoluo n 25, de 7 de dezembro de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado do Cear; VIII - Resoluo n 26, de 7 de dezembro de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado do Piau; IX - Resoluo n 28, de 07/12/1994 - Define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado de Alagoas; X - Resoluo n 29, de 7 de dezembro de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, considerando a necessidade de definir o corte, a explorao e a supresso da vegetao secundria no estgio inicial de regenerao no Estado do Esprito Santo;

XI - Resoluo n 30, de 7 de dezembro de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado do Mato Grosso do Sul; XII - Resoluo n 31, de 7 de dezembro de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado de Pernambuco; XIII - Resoluo n 32, de 7 de dezembro de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado do Rio Grande do Norte; XIV - Resoluo n 33, de 7 de dezembro de 1994 - que define estgios sucessionais das formaes vegetais que ocorrem na regio de Mata Atlntica no Estado do Rio Grande do Sul, visando viabilizar critrios, normas e procedimentos para o manejo, utilizao racional e conservao da vegetao natural; XV - Resoluo n 34, de 7 de dezembro de 1994 - que define vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado de Sergipe; XVI - Resoluo n 7, de 23 de julho de 1996 - que aprova os parmetros bsicos para anlise da vegetao de restingas no Estado de So Paulo; e XVII - Resoluo n 261, de 30 de junho de 1999 - que aprova parmetro bsico para anlise dos estgios sucessivos de vegetao de restinga para o Estado de Santa Catarina. Art 2. Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao. MARINA SILVA Presidente do Conselho

You might also like