You are on page 1of 22

Plano de Negcio

Disciplina: Empreendedorismo Professor: Jalme Perreira NDC A03 Turma 261

Pet Shop Mundo dos Peludos

SUMRIO 1 - Sumrio Executivo 2 - Descrio da Empresa 3 - Anlise Estratgica 4 - Produtos e Servios 5 - Mercado e Competidores 6 - Marketing e Vendas 7 Anexos (ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E LEGAL)

1 SUMRIO EXECUTIVO
CONCEITO DO NEGCIO O Pet Shop Mundo dos Peludos uma empresa que est sendo criada para oferecer servios de excelncia no que diz respeito qualidade de vida dos animais de estimao e plena satisfao de seus proprietrios. Foi elaborado um planejamento srio e bastante detalhado para a empresa entrar firme nesse segmento e atender plenamente as necessidades de nossos clientes. A OPORTUNIDADE E ESTRATGIA Foi realizada uma pesquisa bem ampla junto s pessoas que possuem animais de estimao, e o resultado foi bem satisfatrio, porque constatamos que vrios servios que so oferecidos pelos concorrentes no estavam sendo feitos de maneira to eficaz, diante do resultado foi possvel traar um plano ambicioso e estratgico para suprir as necessidades no atendidas por outras empresas do ramo.

1.3 O MERCADO ALVO, CONCORRNCIA E AS PROJEES O Pet Shop Mundo dos Peludos est entrando no mercado para atender clientes de todas as classes da sociedade que buscam o melhor tratamento possvel para seus animais de estimao, visando o bem estar do companheiro de todos os dias. Pensando nisso nossa empresa busca suprir o que concorrente no est oferecendo, diante desta perspectiva estamos muito confiantes que o futuro de nossa empresa ser bastante promissor, o mercado amplo e oferece excelentes condies de crescimento para nossa empresa.
1.4 AS VANTAGENS COMPETITIVAS Nossa empresa ir oferecer produtos e servios especializados de grande qualidade, preos acessveis para todas as classes sociais, o cliente poder escolher entre ir loja, solicitar produtos ou servios por telefone ou internet. A empresa estar sempre inovando seus segmentos para melhor atender os clientes.

1.5 A ECONOMIA, A RENTABILIDADE E O RESULTADO POTENCIAL O mercado de pet shops encontra-se em franca expanso devido aos consumidores, donos dos animais domsticos estarem cada vez mais procura de servios diferenciados e de qualidade para os seus queridos animais. Um ponto muito importante a ser ressaltado, alm da crescente demanda e oferta ainda insuficiente de servios de qualidade para animais domsticos a economia brasileira que se encontra em um momento estvel e com facilidade na obteno de crdito para abertura do negcio. Atravs de pesquisas realizadas foram obtidas informaes que a regio da Tijuca est carente de Pet Shops que ofeream servios de qualidade e servios diferenciados, bem como ser um ponto estratgico, pois uma regio prxima a zona sul como os bairros Laranjeiras, Botafogo entre outros, sendo um pblico com alto poder aquisitivo e um local mais oportuno devido nesta regio existir uma oferta maior de imveis com um preo mais acessvel. Por esse motivo a Tijuca foi escolhida como o local para a abertura do negcio. Em prosseguimento a demonstrao dos resultados das pesquisas, foi possvel identificar que obteremos uma lucratividade em torno de 30% em raes, 65% em produtos como coleiras, guias, entre outros e 120% em servios em geral. Nossa meta financiar o nosso crescimento com a receita que a empresa nos proporcionar, em dez anos ampliar nosso negcio para mais trs estados com quatro filiais em cada um, sendo um referencial para todos os nossos clientes e provveis clientes, bem como ajudar a sociedade criando campanhas educativas no que se diz a respeito do meio ambiente, alm de incrementarmos produtos reciclveis a nossa empresa

1.6

A EQUIPE

1.7

A OFERTA

O Pet Shop Mundo dos Peludos oferecer uma gama de produtos e servios com a mais alta qualidade.
Nossos Produtos:

Medicamentos; Brinquedos; Raes; Petiscos; Produtos de Higiene; Roupas; Casinhas; Transporte manual; Coleiras; Guias; Revistas de adestramento para pets; Aqurios e Kits para tratamento de aqurio.

Nossos Servios: Veterinria 24 horas; Veterinria em domicilio; Remoo de emergncia; Canil; Creche; Hotel para animais; Servio de adestramento; Natao para ces; Entrega de produtos em toda capital do Rio de Janeiro; Venda de produtos e agendamento de consulta on-line.

2 - DESCRIO DA EMPRESA

Mundo dos Peludos ser criada em 14 de junho de 2011 e ficar situada na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. A empresa est sendo criada para satisfazer o bem estar de cada cliente e seus animais

O nosso objetivo para o presente garantir um timo atendimento aos nossos consumidores diretos e indiretos, sempre criando mtodos para a fidelizao e uma slida parceira.
A princpio as nossas metas so: financiar o nosso crescimento com a receita que a empresa nos proporcionar, em dez anos ampliar nosso negcio para mais trs estados com quatro filiais em cada um, sendo um referencial para todos os nossos clientes e provveis clientes, bem como ajudar a sociedade criando campanhas educativas no que se diz a respeito do meio ambiente, alm de incrementarmos produtos reciclveis a nossa empresa. A atualizao e os treinamentos dirios visam nos aprofundarmos cada vez mais na satisfao de cada cliente, bem como as inovaes podero ser avaliadas pelos clientes, antes de acrescentarmos em nossa empresa. Nossa empresa ter a misso de tratar da sade e bem estar de animais domsticos, sendo estes nossos consumidores em potencial.

3 - ANLISE ESTRATGICA
Temos como estratgica de vendas produtos e servios com objetivo de proporcionar uma qualidade de vida aos animais domsticos, possumos uma variedade de produtos e servios para deixar o animal cada vez mais elegante e saudvel. Nossos clientes podero ver atravs de um vidro seus animais tomando banho e certificar que esto sendo bem cuidados. Os animais que forem tomar e banho e tosar ganharo a escovao dentria, j que muitos donos esquecem de escovar os dentes dos seus animais, um procedimento essencial para a sade de seu animal. O Pet Shop Mundo dos Peludos abordar a qualidade como diferencial competitivo, os profissionais passaro segurana aos animais e aos seus donos e tero uma relao afetiva com os animais para que os mesmos sintam-se como estivem em casa. Desta forma, o nosso Pet Shop pretende fidelizar cada cliente, atravs da qualidade dos servios prestados e com todo o cuidado especial com cada animal de estimao. A distribuio dos produtos e servios ser feita de trs formas: da maneira tradicional onde o cliente se desloca at a loja ou por pedidos feitos por telefone e internet.

A empresa tem como nicho os moradores de toda a cidade do Rio de Janeiro, porm devido a sua praa ser a Tijuca zona norte da cidade do Rio de Janeiro, o principal alvo alcanar moradores da tijuca e arredores como Graja, Andara, Rio Cumprido, Vila Isabel, Laranjeiras e Botafogo. Este mercado abrange a diversas classes sociais, uma vez que o nosso objetivo e o bem estar dos animais e a total satisfao de nossos clientes. Este segmento impulsionado por novidades, estaremos sempre diversificando e inovando nossos produtos e servios para cada vez mais agradar os clientes. Utilizaremos a credibilidade e qualidade na prestao dos nossos servios. As raes so as campes de vendas nas pet shops, s que existe um porm, as margens de lucro desse produto proporciona um ganho pequeno, devido o produto ser comprado freqentemente e o prprio mercado estabelece uma faixa de preo e no tem como fugir muito, qualquer diferena de preo ser notada pelos clientes. O que nos obriga a trabalhar com uma margem apertada em torno de 30%. Para compensar o baixo lucro nas raes adotaremos margens maiores nos acessrios, j que as compras so ocasionais, o que permite trabalharmos com margem em torno de 65%, como o cliente no tem parmetros de preos e assim no note com facilidade as diferenas praticadas entre uma loja e outra. Isso permite aplicar margens maiores e motivar o cliente a comprar itens de maior valor agregado.

4 - PRODUTOS E SERVIOS Nossos principais produtos e servios so:


Produtos:
Medicamentos; Brinquedos; Raes; Petiscos; Produtos de Higiene; Roupas; Casinhas; Transporte manual; Coleiras; Guias; Revistas de adestramento para pets; Aqurios e Kits para tratamento de aqurio.

Servios:

Veterinria 24 horas;
Veterinria em domicilio; Remoo de emergncia; Canil; Creche; Hotel para animais; Servio de adestramento; Natao para ces; Entrega de produtos em toda capital do Rio de Janeiro; Venda de produtos e agendamento de consulta on-line.

5 MERCADO E COMPETIDORES

Os concorrentes mais importantes so as empresas de grande porte que j esto h anos no mercado e suas franquias como Pets shop, Americanas.com, Cobasi, Pet SuperMarket, Hotis para animais, Adestradoes, Banho e Tosa.
O Mercado PET apresenta-se em franco crescimento. Isso se reflete principalmente no consumo de raes, ou seja, cada vez mais, a populao muda seus hbitos. No passado dava-se restos de comida e atualmente d-se alimentos balanceados que prolongam a vida do animal com mais qualidade. Os estabelecimentos veterinrios devero ser mantidos nas mais perfeitas condies de ordem e higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material. necessrio que conste no quadro de funcionrios do Pet Shop, obrigatoriamente, faxineiro que dever estar presente durante todo o perodo de expediente. Mas a principal estratgia competitiva vai ser nas mquinas modernas segue abaixo, e um excelente sistema de cadastro para acompanhar a vida de seu cliente nos mnimos detalhes. S assim poder desenvolver aes de comunicao adequadas para lembrar os clientes de suas necessidades atuais e futuras e, ao mesmo tempo, mostrar que se importa com eles. No se trata de um trabalho de momento, promocional, visando sobreviver mais um ms, mas de um exerccio de longo prazo construindo credibilidade e dependncia do cliente que o Pet Shop pode oferecer, para obtemos a satisfao do cliente.

Loja com piso impermevel; Sala para tosa (trimming); Sala para banho com piso impermevel; Sala para secagem e penteado (grooming); As instalaes para abrigo dos animais expostos venda devero ser separadas das demais dependncias; Abrigo para resduos slidos.

6 MARKETING E VENDAS O Pet Shop Mundo dos Peludos realizar a divulgao da empresa atravs de jornais, revistas, panfletos e rdios. Nossa vantagem em relao ao mercado a facilidade de encontrar veterinrio 24 horas, com remoo de emergncia, bem como o cliente podendo adquirir um pacote de servios num mesmo lugar envolvendo sade, esttica, segurana e bem estar do animal. Nossa imagem e postura para a sociedade so de seriedade, respeito e muito carinho e cuidado com os pets.

Atendendo as necessidades e desejos do pblico alvo atravs da criao, oferta e troca de produtos e servios. Iremos elaborar atividades no acesso as lojas, outdoor, site, campanhas (adotar tudo de bom campanha que visa incentivar a adoo de ces de forma responsvel). Teremos timas promoes, como por exemplo; a partir da segunda tosa no seu animal voc ganha 50% de desconto na terceira, isso para ganhar credibilidade e confiana dos clientes. O mesmo ter a opo de pagar o servio ou mercadoria tanto em dinheiro como em cartes de crditos. Os problemas ou defeito na venda dos produtos no que se refere ao defeito ou mau funcionamento, observado at 07 (sete) dias aps o recebimento da mercadoria, sero solucionados diretamente com a Loja. Entretanto, os produtos devolvidos passaro por uma anlise tcnica e, em caso de divergncia, sero devolvidos ao endereo de origem. As divergncias podem ser:

a) No houve constatao ao defeito; b) H indcio de mau uso; c) Produto devolvido sem todos os acessrios que o compem.

Problemas referentes a defeito ou mau funcionamento, detectados aps 07 (sete) dias da data do seu recebimento, sero solucionados dentro do prazo a seguir: A reposio de produtos e/ou mercadorias em at 30 (trinta) dias corridos aps o recebimento da mercadoria, conforme previsto pelo Cdigo de Defesa do Consumidor;
7 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E LEGAL 7.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Organograma

Diretor Financeiro e comercial Nome: Fernanda Batista de Brito Formao: Curso Superior em Administrao de Empresas e Propaganda e publicidade. Funes: o responsvel pelas finanas da empresa, como conseguir recursos para quitao de pagamentos e controlar os custos. Controle e anlise da situao financeira para a obteno de lucro. Coordenar as atividades e avaliar a condio financeira da empresa, por meio de relatrios financeiros elaborados a partir dos dados contbeis de resultado, analisar a capacidade de produo, tomar decises estratgicas com relao ao rumo total da empresa, buscar sempre alavancar suas operaes, verificar no somente as contas de resultado por competncia, mas a situao do fluxo de caixa desenvolver e implementar medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa, Planejar, organizar e supervisionar todas as atividades comerciais da empresa, visando a atingir os objetivos estabelecidos de volume de vendas, participao de mercado e qualidade do atendimento. Analisar a capacitao da equipe, ou para discutir a aplicao de uma nova estratgia de vendas, aes para fidelizao de clientes.

Gerencia pessoal das funes abaixo:

Contas a Pagar Nome: Patrcia Machado - Efetuar e controlar os pagamentos. Deve verificar os aspectos qualitativos e quantitativos e suas aprovaes competentes . Contas a Receber Nome: Viviane Costa - Funes de cadastrar e controlar os ttulos a receber; emisso de boletos; cobrana; negativao de clientes; efetuar baixas. Recursos Humanos Nome Carlos Santos - Responsvel pela contratao de pessoal qualificao, entrevistas, bem como treinamentos.
Os servios de contabilidade e jurdicos sero terceirizados A administrao bem como o processo decisrio ser exercida por todos os scios, abaixo mencionados, ou poder ser nomeado um administrador em documento de procurao.

Nome: Fernanda Batista de Brito Nome: Lenice Beatriz e Eduardo Silva Nome: Carlos Eduardo Oliveira Santos
Nome: Dilma Patrcia Gomes da rocha machado Nome: Viviane Costa da Silva Nome: Cludio Almeida Nome: Leonardo Azeredo

cota 30% cota 25% cota 15%


cota 10% cota 8% cota 7% cota 5%

7.2 ESTRUTURA LEGAL

O Pet Shop Mundo dos Peludos contratar os colaboradores no regime CLT, contudo inicialmente somente os scios iro trabalhar no local e com o aumento da clientela e crescimento do negcio sero contratados colaboradores que sero altamente treinados para que a qualidade seja mantida. Como trabalharemos tambm com comrcio de produtos veterinrios teremos o registro no Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuria do Ministrio da Agricultura. Alm deste registro, funcionaremos mediante licena de funcionamento e alvar expedido pela autoridade sanitria competente. Para isso, legalizaremos perante o Conselho Regional de Medicina Veterinria e pela autoridade municipal.
O Pet Shop Mundo dos Peludos buscar os devidos rgos para realizar os devidos registros necessrios como:

Junta Comercial; Secretria da Receita Federal; Secretria da Fazenda; Prefeitura do Municpio; INSS; Sindicato Patronal; Registro no ministrio da agricultura para comercializao de raes, vacinas e outros produtos veterinrios. Mdico registrado no CRM Ademais, consultaremos o Procon para adequar nossos produtos s especificaes do Cdigo de Defesa do Consumidor e tambm a vigilncia sanitria. Participantes do Grupo Carlos Eduardo Oliveira Santos Claudio Almeida Eduardo Silva Fernanda Batista de Brito Lenice Beatriz Dias Dilma Patrcia Gomes da rocha machado Viviane Costa da Silva

You might also like