You are on page 1of 3

Cultura e Tradies

O Peru um pas surpreendente em todos os aspetos. Alm de possuir uma cozinha e gastronomia impressionantes, variada e cheia de cor e sabores, a sua diviso em costa, serra e selva oferece-nos uma variedade cultural que torna o Peru num pas cheio de matizes e de encantos que sempre surpreendem e apaixonam.

Arte e Artesanato

O artesanato peruano encontra-se entre o mais variado do mundo, como o testemunha a


ampla rede de exportadores que todos os anos expe o engenho dos peruanos em mercados europeus, asiticos e norte-americanos. A sua diversidade, colorido, criatividade e mltipla funcionalidade tornam-no numa atividade fundamental no apenas para a configurao da identidade peruana como tambm para a sobrevivncia de milhares de famlias e mesmo de povoaes inteiras, como as de Sarhua e Quinua, em Ayacucho.

A excelncia dos ofcios artesanais no Peru manifesta-se, por exemplo, na harmonia dos desenhos geomtricos nos tecidos, na minuciosa representao da vida campestre nas abboras gravadas, na mestiagem cultural e no colorido dos prespios. Mas tambm na finssima escultura das pedras de Huamanga, no complexo barroquismo das talhas em madeira, na beleza das peas de ouro e prata e nas mltiplas formas que o barro toma na cermica.

Estas obras so s algumas das manifestaes de um povo que se comunica principalmente atravs da arte, utilizando para isso uma linguagem cujas chaves fundamentais so a abundncia, a fertilidade e a aposta no futuro.

Festas e Rituais

Celebram-se no Peru cerca de 3000 festas populares por ano. A maioria delas organiza-se em
redor de um santo padroeiro e inscreve-se no calendrio cristo adotado na poca colonial, mas cuidadosamente fundido com as crenas mgico-religiosas de uma regio em particular.

A estas festas religiosas somam-se outras claramente pags como as que esto vinculadas a mitos ancestrais nas comunidades nativas da selva e as numerosas festas criadas nos ltimos sculos ou dcadas. Alm disso, no mesmo dia da celebrao, os migrantes organizados em

quatro mil clubes montam rplicas urbanas das diversas festas que se realizam nas povoaes de origem.

Msica e danas

O folclore do Peru rico e variado, com as suas danas e canes prprias: Na costa,
marineras e tonderos. Na serra, huaynos e mulizas. Na selva, msica e dana que imita a natureza.

A Marinera

O investigador peruano Castro Nu investigou a origem de certas danas e defende que a


Marinera deriva da Zamacueca ou Mozamala.

A Zamacueca

Esta uma dana popular da zona andina.


O nome de zamacueca deriva da ligao de "zama"(que em tempos pr-hispnicos tinha um significado religioso, laboral, cvico e funerrio que indicava "descanso" e "cueca", que tinha o significado de "tumba" ou "local de repouso").

O Festejo

Esta uma das danas mais representativas e populares. De origem afroperuana, a maneira
de a danar ganhou essas caractersticas no incio do sculo XX. Dana-se aos pares mas sem contacto entre os danarinos; mexida e pcara, com certas conotaes sexuais. Tem acompanhamento musical de guitarras e percusso tradicional, com solista e coro. uma dana popular de origem africana.

O Huayno

Esta dana a mais difundida e popular nos Andes peruanos e est presente em todas as
realizaes festivas.

As suas origens remontam aos tempos pr-hispnicos, apesar de se ter modificado devido a influncias posteriores, e varia consoante a regio. Dana-se aos pares mas com pouco contacto fsico. O seu acompanhamento musical varia consoante a regio e o estrato sociocultural.

A Diablada

A diablada ou sicuris dana-se ao som do Huayno com msica de sicus ou flauta-de-p,


tambor, bombo, pratos e tringulo. Na dana, personificam-se diabos, esqueletos, morcegos, velhos ou chinesas endiabradas.

A Dana da Tesoura

Esta dana danava-se nas zonas das serras, em Ayacucho, Apurimac e Huancavelica.
Os danarinos ou "danzak" so dois adversrios num duelo no qual ser derrotado parece ser vergonhoso. So acompanhados por dois msicos. Um toca violino e o outro harpa. O danzak realiza todo o tipo de acrobacias e acompanha-as com movimentos realizados pelas mos e por uma tesoura.

O Huaylarsh

Esta dana a mais viva e alegre da Serra Central. Tem movimentos muito vivos com
acrobacias e sapateado. Dana-se em grupos de pares que fazem turnos para executar diversos movimentos e passos com dinamismo e picardia. Est relacionada com as colheitas e os trabalhos agrcolas, e com esta dana festeja-se a riqueza agrcola, o rendimento das colheitas e a produo da zona. acompanhada por instrumentos como o saxofone, o violino, o clarinete ou a harpa.

O Vals

Apesar de haver diversidade de formas consoante a zona, o mais difundido o vals crioulo,
da zona costeira.

You might also like