You are on page 1of 6

Associao Drages de Shaolin

I- Procedimento do Exame de Graduao


Para a realizao do exame de graduao, devero ser observados os seguintes procedimentos: 1 - Arrumao do local: . O local do exame de graduao, deve ser arrumado da seguinte forma: a) Colocar uma mesa central com duas cadeiras (para o mestre e para o professor da escola, que se sentar direita deste); b) colocar 4 cadeiras nas laterais e uma no fundo do local, para os examinadores auxiliares; c) colocar uma mesa esquerda da mesa central, de preferncia na lateral da sala ou ginsio, para colocao das frutas (que representam a prosperidade da escola); d) colocar em cada mesa, uma prancheta, uma caneta esferogrfica azul ou preta, folhas de papel sulfite e uma garrafa de gua. e) na mesa central, onde ficar o mestre, dever ter 09 incensos, um incensrio e um isqueiro para a cerimnia de queima de incenso. 3) Do procedimento com os alunos: a) O professor responsvel pelo local, dever realizar a chamada ou lista de presena antes da chegada do mestre e seus auxiliares no local; b) os alunos devero ser colocados devidamente em forma antes da entrada do mestre no local; c) nenhum aluno deve sair do exame sem o consentimento do mestre. d) o aluno dever estar devidamente uniformizado para prestar o exame de graduao. 3) Do cerimonial antes do exame: a) antes de iniciar o exame de graduao, o mestre e os professores auxiliares acendem o incenso (tem por objetivo fortalecer e purificar a energia do ambiente e das pessoas presentes) fazendo uma reverncia aos patriarcas marciais); b) aps a queima de incenso, o professor da escola realiza o juramento; c) em seguida, um orador d uma breve explicao sobre o exame; d) terminando o orador, a palavra passada ao mestre; e) todos os examinadores tomam seus lugares e d-se incio ao exame de graduao.

II Cores das Faixas e seus significados


A faixa simboliza o ciclo de aprendizagem de um praticante nas diferentes etapas de sua carreira e cada cor tem sua prpria energia, vibrao e atuao. Evidncias cientficas sugerem que a luz das diversas cores, que entram pelos olhos, podem afetar diretamente o centro das emoes, possuindo assim, queiramos ou no, um significado. O que se observa mais facilmente que a cor da faixa vai escurecendo com os anos de dedicao e de prtica,

at chegar faixa preta, a qual representa a maioridade tcnica do praticante. Porm, o que se entende que as cores podem ser usadas para transmitir uma determinada mensagem.

A FAIXA BRANCA
Essa a cor do desprendimento e da pureza. O branco reflete todas as cores. A prpria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores cabendo a ele atravs da frico do treino rduo seguir com a evoluo tcnica e avanar na evoluo das cores. A busca nesse grau pela purificao e transformao, diante do infinito conhecimento que tem diante de si. Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginao criativa, atravs da limpeza e da claridade dos pensamentos.

FAIXA BRANCA PONTEIRA VERDE


a sequencia da faixa branca simbolizando paz, pureza, perfeio e especialmente o absoluto. Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade, repelindo os pensamentos negativos, procurando elev-los, para que encontremos o equilbrio interior, segurana e desenvolvamos o instinto e a memria. Contm um pouco da essncia da faixa verde, pois a segunda graduao traz tambm a esperana que todo praticante almeja no futuro, em busca da graduao maior que o cinturo negro.

FAIXA AMARELA
Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que um iniciante ou um recm nascido, que com o tempo ir crescendo e fortalecendo-se, at chegar maturidade que corresponde faixa preta. Assim como o sol nascente o conhecimento comea a aflorar para o iniciante. Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminao da descoberta e da realidade do que o Kung Fu. Entretanto, assim como o amarelo uma cor primria, isto , no pode ser formado pela mistura de outras cores, ele tambm deve manter-se puro dentro da escola que escolheu ainda evitando misturar outras coisas aos conhecimentos j adquiridos. Assim como essa cor, essa graduao lhe traz a alegria, a vida, o calor, a fora, a glria, o poder mental e representa o descobrimento. Ela lhe desperta novas esperanas no caminho, dando-lhe vivacidade, alegria, desprendimento e leveza. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas tambm diminuir a ansiedade e as preocupaes, construindo sua confiana, energia e inteligncia na soluo dos problemas que surgiro.

FAIXA AMARELA PONTEIRA LARANJA


A cor dessa graduao mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a luz da sabedoria e da criatividade, e assim como o sol, ela deve trazer a luz para as situaes difceis. O Amarelo simboliza: criatividade, as idias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. O amarelo juntamente com a cor laranja, representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento de uma nova fase que vir.

FAIXA LARANJA Esta uma cor que a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento do grau anterior deve estar contido nesta graduao e trazendo as qualidades dessas duas cores. Diz que devemos procurar o sucesso no treino dirio, agilidade, adaptabilidade, estimulao, atrao e plenitude. Essa cor tambm simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulao, robustez, atrao, gentileza, cordialidade e tolerncia. Esta a cor da comunicao, do calor afetivo, do equilbrio, da segurana e da confiana. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo possvel, pois essa cor estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento. A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer. A cor laranja est situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das caractersticas dos dois elementos. Tambm uma cor Yang. FAIXA VERMELHA A cor vermelha sugere motivao, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inditos. Essa a cor do fogo, da paixo do entusiasmo e dos impulsos a cor mais quente, ativa e estimulante. Ainda uma cor primria que no pode ser formada pela mistura de outras cores, mostrando assim, que o praticante ainda dever manter-se puro e fiel ao estilo de que elegeu. Essa faixa, pela sua vibrao, d mais energia fsica, mostrando que agora, mais do que nunca necessria fora de vontade para no desistir da conquista dos seus ideais. Persistncia, fora fsica, estmulo e poder so seus traos tpicos. Esta cor faz com que voc se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avanar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a ateno. Se voc usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixo, ferocidade e fora. As pessoas que gostam de ao e drama apreciam essa cor. uma cor de uma energia muito forte e o praticante deve ter o cuidado e a persistncia para no se deixar ser vencido por ela e desistir do caminho. Sendo a cor do sangue, o vermelho tambm est relacionado vida e fora de uma energia vital mxima. Esta tambm uma cor Yang. FAIXA AZUL Significa o Cu, atravs do qual a planta cresce at tornar-se uma rvore frondosa, enquanto o treinamento do kung fu progride. O azul se faz intermedirio entre o branco e o amarelo. O amadurecimento e a expectativa da evoluo se faz presente, visto que praticante continua dando andamento ao seu aprendizado. A continuidade dos treinamentos far com que a evoluo tcnica seja natural, assim como a cor azul se faz no dia a dia da natureza.

FAIXA VERDE O verde uma cor que representa Esperana e a F. a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e o equilbrio. Essa cor, que nos chega depois das cores quentes iniciais, nos d a impresso de que chegamos a um osis, depois de atravessar um rduo deserto, mas devemos saber que ainda h mais deserto a vencer. Ela tambm

representa as energias da natureza, esperana, perseverana, segurana e satisfao; fertilidade. O portador deve procurar desenvolver a sua sensibilidade para se comunicar com a natureza interna e externa a si mesmo. Significa tambm a harmonia em que devemos estar com ela, junto com o ar, a gua e o fogo, elementos da vida que proporcionam bem-estar ao ser humano. Essa cor simboliza uma vida nova, a energia, a fertilidade, o crescimento e a sade. Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e sade. Tambm significa a etapa da juventude, estando relacionado a este estado emocional, mostrando assim, que os conhecimentos ainda no se encontram bem claros ou maduros para os praticantes; ainda lhes falta amadurecer mais e deline-los melhor.

FAIXA VERDE PONTEIRA MARROM


Esta graduao traz as virtudes da faixa verde, mesclada com a responsabilidade e o contato constante com o incio, o mestre que transmite os ensinamentos. uma faixa que simboliza a vontade perseverante de que busca incansavelmente, alcanar o amadurecimento espiritual e marcial. FAIXA ROXA O roxo uma mistura das cores azul e vermelho. Ela gera sentimentos como respeito prprio, dignidade e auto-estima. Simboliza: dignidade, sinceridade, purificao e transformao. Representa o mistrio, a inspirao e justia. Tendo isso tudo em mente, a cor desta graduao nos indica que devemos encontrar novos caminhos e a elevar nossa intuio espiritual. FAIXA MARROM a cor da solidificao. Representa a constncia, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observao das regras mantidas at aqui. Representa a conexo do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres. Para criar essa cor, voc precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Tambm representa a autocrtica e a dependncia dos mestres para chegar at aqui. Significa que se est completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos tcnicos quanto no aspecto mental. Essa faixa, pela sua cor, emana a impresso de algo macio denso, compacto. Representa uma poluio que deve sempre ser limpa, atravs da prtica fiel aos princpios do Kung Fu. Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua famlia e seus amigos. A cor marrom gera organizao e constncia, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. A FAIXA PRETA
A Faixa preta a juno de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao incio de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa um nvel maior de responsabilidade, e maior ainda de humildade, dignidade e conhecimento. a cor do poder, pois quem alcanou esta graduao, se dedicou anos e anos, atravs de treinamento rduo e muita disciplina. Tradio e responsabilidade, devem ser observadas constantemente.

Respeito e Humildade, devem ser aplicados diariamente.E acima de tudo, ser um verdadeiro exemplo da tica e das virtudes dos mestre e antepassados, pois sem eles, nunca conheceramos a grandeza de praticar o kung fu e atingir um grau to elevado na arte marcial!!!

Faixa preta 1 Duen A Faixa preta 1 Duen, simboliza a instropeco, favorecendo a auto anlise, permitindo um aprofundamento do atleta no seu processo existencial, em relao ao kung fu e em relao a todos os seres vivos. Buscar remover os obstculos que com certeza surgiro seu objetivo. Por isso, a cor preta esta relacionada ao elemento gua, que adapta-se a todas as formas e contorna todos os obstculos.

III - Cerimnia de Graduao


(Entrega de Faixas e Certificados) Material necessrio:
a) Cinco mesas colocadas juntas, arrumadas com um pano vermelho e amarelo (cores do imperador chins); b) sobre a mesa deve estar o incensrio no meio e na beirada da mesa; os incensos so colocados a direita, junto com o isqueiro; atrs, colocam-se os certificados, e a esquerda, as faixas devidamente organizadas em sequencia gradual; c) o som deve ser colocado em algum lugar que no atrapalhe o andamento do evento.

Equipe responsvel e suas funes: Mestre de cerimnias:


. Anunciar o incio do evento; .Anunciar o que acontecer no evento; .Anunciar o palestrante (se houver palestra), nome, hierarquia, e tema a ser proferido; .Anunciar o final do evento e fazer os agradecimentos.

Cerimonialista
Cerimonialista a pessoa encarregada da conduo da solenidade, ou seja, o responsvel pelo cumprimento das normas protocolares. No Caso, a autoridade maior dentro da escola onde se realizar a graduao (mestre Adriano)

Responsvel pelo som do evento


Seu objetivo colocar as msicas escolhidas de acordo com o andamento da cerimnia.

Orador
Tem como objetivo ler o que estiver determinado pelo cerimonialista ou pelos graduandos.

Roteiro:
1- Apresentao inicial
O mestre de cerimnias, anunciar o evento, e dir o que ir acontecer no decorrer deste.

2- Composio da Mesa
O mestre de cerimnias chamar entre os presentes s autoridades convidadas e pessoas escolhidas previamente para compor a mesa central.

3- Entrada de Formandos
O mestre de cerimnia anuncia a entrada dos formandos, que se posicionaro no local indicado pelo mestre, para realizao do juramento.

4- Juramento dos Formandos


O juramento ser realizado pelo orador do evento em frente aos formandos.

5- Demonstrao planejada
6- Palestra (quando houver, no deve exceder 10 minutos)

7- Queima de incenso (nos mesmos padres do exame) 8- Outorga de grau


a) O orador chamar a frente o aluno, para receber a faixa e o certificado de graduao; b) este dever se levantar, e se dirigir at o mestre fazendo uma saudao tradicional; c) o padrinho escolhido pelo aluno, se dirige at o professor auxiliar que estiver entregando o certificado, pega-o, e entrega ao seu afilhado; d) o aluno se dirige at o professor auxiliar que estiver amarrando as faixas, e recebe sua faixa de graduao, que ser amarrada em sua cintura.

9 - Discurso do orador 10- Homenagens Gerais (quando houver) 11- Palavras Finais do Mestre de Cerimnias 12- Encerramento da sesso feito pelo Cerimonialista 13- Fotos

You might also like