You are on page 1of 83

MANUAL DE ORIENTAO PARA ARRANJO INSTITUCIONAL DE RGOS E ENTIDADES DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

Braslia - 2008

MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO

Ministro Paulo Bernardo Silva

Secretrio-Executivo Joo Bernardo de Azevedo Bringel

Secretrio de Gesto Marcelo Viana

Secretrio-Adjunto de Gesto Tiago Falco Silva

Diretor de Modernizao Institucional Walter Shigueru Emura

Elaborao Valria Alpino Bigonha Salgado Goiaciara Aires Luna Clia Yumiko Umetsu

Colaborao
Aleksandra Pereira Dos Santos Antnio Augusto Ignacio Amaral Danielle Couto Ferraz Edna Borges Peixoto Fabiane Silva Dos Santos Fbio Cidreira Cammarota Frederico Porto De Souza Iracema Pontes Da Cruz

Marcelo Pereira De Arajo Maria Rezilda Gouveia Camelo Nildo Wilson Luzio Raimundo Soares Correia Raphael Pacheco Samuel Antunes Antero Vergnia Do Carmo De Barros Wesley De Oliveira Souza

Braslia (DF), 2008


NDICE
1. 2. Apresentao.......................................................................4 Captulo I Modelo Conceitual de organizao de estruturas do Poder Executivo Federal..................................................................5 2.1.Fundamentos.......................................................................6 Modelo de organizao de estruturas.....................................11 Eixos organizativos das estruturas........................................17 Orientaes para o arranjo do eixo dos sistemas de trabalho.......26 Critrios para estruturao do eixo do sistema de liderana.........33

3.

Captulo II Orientaes para elaborao de estrutura regimental, estatuto e regimento interno..................................................40 3.1. Seo 1 - Elementos para arranjo institucional.......................41 3.2. Seo 2 Atos legais e normativos.....................................50 3.3. Seo 3 Orientaes tcnicas para elaborao de estrutura regimental e estatuto...........................................................58 3.4. Seo 4 Orientaes tcnicas para elaborao de regimento interno.............................................................................64

4.

Captulo III Glossrio...........................................................69

Apresentao
O arranjo institucional de uma organizao pblica deve ser projetado para fortalecer suas estratgias e se ajustar ao seu sistema de gesto, que representa o conjunto de sete funes integradas e interatuantes que concorrem para o sucesso da organizao no cumprimento de sua misso institucional 1 : Liderana, Estratgias e Planos, Cidados e Sociedade, Informao e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para isso, o desenho da estrutura deve se alicerar em dois eixos bsicos: (1) Eixo dos Sistemas de Trabalho, estes entendidos como os arranjos internos de fora de trabalho e requisitos tcnicos, tecnolgicos e logsticos necessrios para a consecuo dos processos institucionais e (2) Eixo do Sistema de Liderana, constitudo como o conjunto estruturado das autoridades pblicas do rgo ou entidade, responsveis pela governana. Este documento apresenta um conjunto de orientaes e parmetros tcnicos aplicveis ao processo de organizao de estruturas do Poder Executivo Federal, referendados nos princpios da administrao pblica, estabelecidos no Art. 37 da Constituio Federal e nos fundamentos e elementos do Modelo de Excelncia em Gesto Pblica 2 preconizados pelo Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA, coordenado por este Ministrio. Busca-se com este trabalho atender a permanente demanda de dirigentes e tcnicos da Administrao Pblica federal por instrumentos de consulta e orientao na rea de organizao administrativa. Os conceitos e normas aqui reunidos tm o propsito de servir de base de estudo e de aplicao em projetos de organizao e reorganizao dos rgos e entidades que compem a Administrao direta, autrquica e fundacional do Poder Executivo Federal, e que, de forma dinmica, exigem constantes modificaes. No se cogita assentar posies doutrinrias em suscitar debates em torno de definies rgidas, j que o propsito deste documento de uniformizar e consolidar procedimentos.

1 Conceito adotado pelo GESPBLICA. 2 Vide conceito de Modelo de Excelncia em Gesto Pblica no Glossrio, no Captulo III.

CAPTULO I

Modelo Conceitual de Organizao de Estruturas do Poder Executivo Federal

Fundamentos do Arranjo Institucional


1.1. Princpios constitucionais da Administrao Pblica

O arranjo institucional das estruturas do Poder Executivo Federal deve respeitar os princpios constitucionais da Administrao Pblica, dispostos no art. 37 da Constituio Federal:

I-

Legalidade

Na relao administrativa, a vontade da Administrao Publica a que decorre da lei, o que lhe possibilita fazer apenas o que a lei permite. No pode, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados. Na organizao dos rgos e entidades do Poder Executivo Federal, o princpio constitucional da legalidade contribui para a estabilidade das estruturas, visto que a disposio orgnica das estruturas dos rgos autnomos e superiores 3 constitui matria sujeita aprovao do Congresso Nacional.

II - Impessoalidade:
Este princpio deve ser entendido em dois sentidos: pela dimenso do beneficirio e pela dimenso do agente da ao pblica. Na dimenso do beneficirio da ao pblica, a aplicao deste princpio est relacionada com a finalidade pblica, que deve nortear toda a atividade administrativa: a Administrao no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, uma vez que sempre o interesse pblico que deve nortear o comportamento de seus agentes. Aplicada dimenso do agente pblico, a impessoalidade orienta no sentido de que os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa da Administrao Pblica, de forma que ele o autor institucional do ato. O agente apenas aquele que manifesta a vontade estatal. O princpio da impessoalidade fundamenta o instituto da autoridade pblica, da qual se investe o agente

pblico, ao assumir um cargo pblico efetivo ou em comisso e, por meio dela, passa a agir em nome do Estado.

III - Moralidade:
O princpio da moralidade exige da Administrao Pblica uma atuao pautada em padres ticos de probidade, decoro e boa-f. Mesmo em consonncia com a lei, os atos da Administrao Pblica no podem ofender a moral, os bons costumes, as regras de boa administrao, os princpios de justia e de eqidade e a idia comum de honestidade. A imoralidade administrativa produz efeitos jurdicos, porque acarreta a invalidade do ato, que pode ser decretada pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio.

IV - Publicidade:
O princpio da publicidade exige a ampla divulgao dos atos praticados pela Administrao Pblica. No que se refere organizao das estruturas do Poder Executivo Federal esse princpio se consubstancia na obrigatoriedade de publicao dos atos sobre estruturas no Dirio Oficial da Unio.

V - Eficincia:
O princpio da eficincia pode ser considerado em dois aspectos. O primeiro em relao ao modo de atuao do agente pblico, do qual se espera o melhor desempenho possvel no exerccio de suas atribuies, com vistas obteno dos melhores resultados. O segundo, em relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica, tambm no objetivo de alcanar os melhores resultados na prestao do servio pblico. Dentro do princpio da eficincia da ao pblica, representada pela melhoria da qualidade do gasto pblico, o Poder Executivo Federal deve privilegiar a constituio de organizaes simples, enxutas e direcionadas aos seus objetivos finalsticos e evitar superposies e/ou fragmentaes na ao do Governo.

1.2.

Organizao por rea de competncia

A lei determina a organizao dos rgos e entidades do Poder Executivo Federal por reas de competncias, estabelecidas com base nas competncias da Unio, dispostas no Art. 21 da Constituio Federal.

2. Estruturao com base nos processos institucionais


O centro prtico da ao pblica o processo, entendido como um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos em servios ou produtos com valor agregado, com o objetivo de alcanar resultados. Sendo assim, a definio do arranjo organizacional de um rgo ou entidade deve, necessariamente, objetivar o alto desempenho dos seus principais processos.

3. Foco em resultados
A orientao do foco em resultados reflete-se, no arranjo institucional dos rgos e entidades, por meio do investimento, prioritrio, nas atividades finalsticas do rgo, responsveis diretas pelo cumprimento das competncias institucionais, em relao s reas de apoio tcnico e operacional.

4. Integrao
A segmentao setorial da ao pblica, definida pelas reas de competncia atribudas aos rgos e respectivas entidades vinculadas, gera a necessidade de comunicao intra-governamental, que assegure integrao e sinergia ao processo de definio das estratgias e implementao dos programas setoriais. Essa integrao fator determinante para evitar tanto a superposio quanto a fragmentao na ao do Governo. A organizao por programas e o estmulo ao trabalho em rede so formas de garantir integrao s estruturas pblicas.

5. Agilidade
O princpio da agilidade, entendido como a orientao de gerar respostas rpidas e adequadas, que atendam s demandas dos usurios e dos agentes polticos e sociais, fundamenta os desenhos organizacionais horizontalizados, com nmero reduzido de nveis hierrquicos e maior amplitude de comando e que contemplem canais de coordenao e integrao interna e externa ao rgo. A resposta rpida agrega valor prestao dos servios pblicos e aos resultados do exerccio do poder de Estado.

6. Estabilidade versus flexibilidade


9

O princpio da estabilidade das estruturas do Poder Executivo Federal decorre da necessidade de garantir o desempenho perene, sistemtico, legal e tcnico, dos servios prprios do Estado ou por ele assumidos em benefcio da coletividade. 4 A flexibilidade no arranjo interno dessas estruturas , em contrapartida, essencial para conferir dinamismo, agilidade e eficincia implementao das estratgias de Governo 5 . O processo de modelagem das estruturas do Poder Executivo Federal decorre do balanceamento desses dois fundamentos e orienta para o uso de mecanismos que permitam autoridade pblica responsvel pelo rgo ou entidade dispor de autonomia na disposio interna das unidades administrativas.

7. Profissionalizao da burocracia pblica


A profissionalizao da burocracia pblica pode ser definida como a formao dos servidores pblicos por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma a torn-los aptos ao exerccio da ao pblica para a obteno dos resultados esperados pela sociedade. Esse fundamento visa fortalecer a burocracia pblica, para aumentar a capacidade tcnica do Estado de conduzir polticas pblicas. Pode ser aplicado por meio da adoo de mecanismos que objetivem a ampliao e a reteno de competncia dentro da mquina pblica.

4 Os incisos X e XI do art. 48 da Os ins Art. 38 da Constituio Federal estabelecem que cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre a criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas e sobre a criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica. 5 Conforme Art. 61 e Art. 84, Inciso VI, alnea a da Constituio Federal, desde que no haja aumento de despesa, o Presidente da Repblica tem competncia para promover alteraes na organizao e funcionamento dos rgos e entidades pblicos, com vistas ao alto desempenho institucional.

10

Modelo de Organizao de Estruturas


O modelo de organizao de estruturas do Poder Executivo Federal 6 agrupa e classifica os rgos e unidades administrativas internos das organizaes em cinco componentes bsicos, de acordo com suas competncias institucionais: 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. Esses Alta Administrao; Assessoria; Suporte administrativo; Linha Gerencial e Nvel Tcnico. componentes organizam-se em dois eixos principais, conforme

apresentao grfica da Figura 1: Figura I Representao grfica dos componentes das estruturas do Poder Executivo Federal

6 O modelo baseia-se, dentre outros autores, no modelo genrico de arquitetura organizacional de Henry Mintzberg Criando Organizaes Eficazes Estruturas em cinco configuraes Editora Atlas 1995

11

Eixo dos Sistemas de Trabalho: reflete a organizao horizontal da estrutura pblica, ou seja, o seu desdobramento por setores de atuao. Nos rgos e entidades do Poder Executivo Federal, a rea onde se encontram os sistemas de trabalho pode ser representada pela integrao horizontal dos componentes: Nvel Tcnico, Assessoria e Suporte-Operacional. Eixo do Sistema de Liderana: constitui a conformao vertical de sua estrutura e integra os componentes da Alta Administrao (cargos mais altos da hierarquia); os da Linha Gerencial e pelas instncias gerenciais das unidades administrativas que compem o Nvel Tcnico da organizao (titulares dos cargos mais baixos na hierarquia).

2.1.

Componente: Alta Administrao

Corresponde instncia mxima deliberativa que controla a organizao, ou seja, a estrutura de governana. A Alta Administrao constitui-se pelo conjunto de autoridades pblicas investidas de autoridade poltica; ou seja, pelas pessoas investidas nos cargos em comisso de direo de mais alto nvel na hierarquia interna do rgo e entidade. No contexto das organizaes, a Alta Administrao exerce o papel de liderar e coordenar as demais partes da estrutura e exercer a autoridade poltica nas relaes de fronteira, interagindo com o ambiente externo em nvel institucional. A composio da Alta Administrao uma decorrncia do modelo de governana que pode ser singular ou colegiado.

I-

Modelo Singular

O modelo predominante nos rgos e entidades do Poder Executivo Federal o das estruturas singulares - nos quais o comando e a deciso, em cada nvel hierrquico, atribuio de uma nica autoridade pblica o caso dos ministrios, secretarias, departamentos, diretorias etc. Nesse modelo, a Alta Administrao compe-se das autoridades polticas da organizao que correspondem ao dirigente maior (ministros ou presidente) e os titulares dos rgos responsveis pelos principais macro-processos organizacionais, subordinados diretamente maior autoridade. O processo de governana mais simples, visto que a deliberao e a prestao de contas tambm so mais simplificadas e geis.

12

II -

Modelo Colegiado

No modelo de governana das estruturas colegiadas, o processo de deliberao resultado da deciso de mais de uma autoridade poltica. Nas organizaes de governana colegiada, a agenda da direo impe o estabelecimento de estruturas intermedirias de coordenao, uma vez que os processos deliberativos (sujeitos a acomodao de maior leque de interesses e opinies), de prestao de contas (a mais atores e segundo requisitos diferenciados) e decisrios (a agenda da direo mais) so mais morosos e complexos. Nos ministrios, pertencem Alta Administrao os ocupantes de cargos em comisso de maior nvel, ou seja, os detentores de cargos de natureza especial 7 e os titulares dos rgos especficos singulares e os de assessoramento direto ao ministro ou presidente da organizao. Nas autarquias e fundaes, a Alta Administrao constituda pelo presidente e diretores. Importante destacar que alguns rgos ou entidades do Poder Executivo Federal, dispem, dentro de seu sistema de governana organizacional, de rgos colegiados, de carter deliberativo, consultivo ou judicante, criados com o propsito de contribuir para o processo decisrio institucional de conduo de determinada poltica pblica. Esses colegiados participam das decises sobre os rumos das polticas e no sobre questes de gesto interna dos rgos aos quais se vinculam. Esses rgos, embora previstos na estrutura organizacional, no dispem de estrutura interna de cargos, e se constituem por representantes de rgos e entidades do Poder Pblico e, em alguns casos, tambm de entidades privadas (composio pluripessoal). Participam do sistema de governana, mas no integram o rol de membros da alta administrao: seus membros no detm cargos pela participao no conselho e no recebem remunerao de qualquer natureza por essa funo. Normalmente, a presidncia do conselho atribuio do cargo de dirigente maior do rgo ou entidade ao qual ele est subordinado.

7 Os cargos de natureza especial correspondem, normalmente, aos cargos de secretriosexecutivos e alguns Secretrios Especiais de rgos da Presidncia da Repblica.

13

Esses conselhos no devem ser confundidos com o modelo de governana colegiada, por meio do qual a alta administrao se organiza em forma de colegiado, para deliberao coletiva.

2.2. Componente: Linha Gerencial


A Linha Gerencial constitui a estrutura de coordenao do rgo ou entidade pblico - proporciona a integrao horizontal, entre os processos finalsticos e entre estes e os de suporte e a integrao vertical entre o Nvel Tcnico, finalstico e de suporte, e a Alta Administrao. Ela se compem pelo conjunto de titulares de cargos em comisso de chefia ou direo, abaixo da AltaAdministrao, ou seja, de mdia gerncia. A funo da Linha Gerencial fazer a estratgia chegar na base e fazer a base chegar na estratgia. Na organizao interna dos rgos autnomos do Poder Executivo Federal,a Linha Gerencial composta pelos demais cargos em comisso de direo superior.

2.3. Componente: Assessoria


O componente Assessoria situa-se fora da hierarquia da linha de autoridade. Sua competncia prover as autoridades da organizao de assessoramento tcnico especializado para o processo de tomada de deciso. As estruturas de Assessoria podem ser compostas por unidades administrativas de assessoramento ou por titulares de cargos em comisso de assessoramento. Tanto as unidades administrativas quanto os ocupantes dos cargos em comisso no so responsveis por processos finalsticos, embora atuem em processos sob a responsabilidade de uma autoridade pblica, ou seja, de um titular de cargo em comisso de chefia ou direo. Sua atribuio opinar, delinear, avaliar e/ou alterar o andamento do processo, para torn-lo mais eficaz. As reas de conhecimento, objeto do assessoramento, podem estar

relacionadas com o conhecimento especfico relativo ao setor de atividades do rgo; com a rea jurdica; com a rea de definio de estratgias; com a comunicao externa e interna (incluindo as ouvidorias); com o desenvolvimento institucional; com a articulao poltico-institucional com rgos de outros Poderes e de outras esferas de Governo; dentre outras.

14

A natureza do componente Assessoria pode variar conforme a natureza das competncias do rgo e/ou entidade e com o perfil gerencial dos integrantes da Alta Administrao. Nos ministrios, esse componente organizacional constitudo pelas estruturas de assessoramento, especialmente aquelas subordinadas ao Gabinete do Ministro e/ou Secretaria-Executiva; as consultorias jurdicas e os servidores ocupantes de cargos em comisso de assessoramento superior (DAS 102). Como pode ser visualizado na representao grfica da Figura I, o componente Assessoria deve ocupar, no organograma organizacional, posio de proximidade da Alta Administrao e da parte superior da Linha Gerencial.

2.4. Componente: Suporte Administrativo


O Suporte Administrativo o lcus dos sistemas de trabalho que tm como finalidade apoiar, prioritariamente, os processos finalsticos da organizao, realizados no Nvel Tcnico, como, tambm, a atuao da Alta Administrao e da Linha Gerencial. As reas de Suporte Administrativo tm por competncias supervisionar e coordenar, no mbito do rgo ou entidade, as atividades de organizao e modernizao administrativa, de planejamento e de oramento, de contabilidade, de administrao financeira, de administrao dos recursos de informao e informtica, de recursos humanos e de servios gerais. No Poder Executivo Federal, esto estruturadas em sistemas auxiliares que cortam, de forma transversal, os rgos e entidades. As unidades setorial ou seccionais dos sistemas auxiliares, independentemente de sua subordinao administrativa, realizam atividades e observam as normas tcnicas desses sistemas e, portanto, guardam similaridade entre si. Nos ministrios, estes rgos costumam se agrupar sob a denominao de Subsecretaria de Planejamento, Oramento e Administrao, subordinada Secretaria-Executiva. 8 Mas, alm dessas reas, que so responsveis pelo suporte administrativo ao rgo como um todo, integram-se, neste componente, aquelas que exercem funes de apoio, dentro das unidades internas do rgo, como o caso, das estruturas do Gabinete do Ministro ou do

De acordo o 3 do art. 28 da Lei 10.683, de 28.05.2003.

15

Presidente de autarquia e fundao, da Secretaria-Executiva e estruturas de gesto intermedirias (diretorias, departamentos, coordenaes-gerais, coordenaes, divises, dentre outras) institudas para apoiar os processos finalsticos desenvolvidos por essas reas.

2.5. Componente: Nvel Tcnico


O Nvel Tcnico o cerne da estrutura e representa a plataforma responsvel pela implementao da estratgia. Corresponde rea da organizao onde so operacionalizados os processos finalsticos, ou seja, o locus onde esto organizados os sistemas de trabalho que iro produzir os resultados definidos pela estratgia. no Nvel Tcnico que o rgo ou entidade exerce as competncias que lhe foram legalmente atribudas e cumpre a sua misso institucional. Constitui-se, geralmente, no nvel mais elementar do desdobramento

hierrquico, que varia em razo da estrutura de seu sistema de liderana. Nas estruturas mais hierarquizadas, podem ser consideradas como nvel tcnico, as unidades administrativas classificadas como sees, setores ou divises. Nas estruturas horizontalizadas, o nvel tcnico pode corresponder a coordenaes, coordenaes-gerais ou gerncias. Integram o Nvel Tcnico os rgos de execuo e os rgos descentralizados.

16

Eixos organizativos das estruturas


A estrutura formal dos rgos e entidades do Poder Executivo Federal organizam-se a partir de dois eixos: Eixo dos Sistemas de Trabalho, que orienta a organizao da estrutura em unidades administrativas, a partir do estabelecimento do nvel mais elementar de autoridade pblica, na cadeia hierrquica de comando da organizao e Eixo do Sistema de Liderana, que determina a composio da cadeia de comando, definindo os demais nveis superiores de autoridade pblica at chegar ao seu dirigente maior.

3.1.

Eixo dos Sistemas de trabalho

Sistemas de trabalho podem ser entendidos como os arranjos internos dos elementos: fora de trabalho; requisitos tcnicos das atividades; competncias profissionais requeridas para a execuo das atividades; tecnologias disponveis; ambiente fsico e social e organizao do trabalho, integrados para a realizao de um processo institucional. No contexto da modelagem institucional, sistemas de trabalho so as unidades bsicas das estruturas das organizaes e correspondem composio interna dos postos de trabalho desenhados para atender aos processos organizacionais. Isso quer dizer que a estrutura de um rgo ou entidade deve ser desenhada de forma a atender aos requisitos dos sistemas de trabalho e no o contrrio. O arranjo institucional dos sistemas de trabalho, por meio do mecanismo de grupamento 9 , d origem s unidades administrativas da estrutura do rgo ou entidade. Esse arranjo deve garantir a integrao, a coordenao e o controle da ao institucional. No Poder Executivo Federal, a definio dos sistemas de trabalho decorre: Ida anlise da definies estratgicas do rgo ou entidade;

9 A literatura sobre modelagem de estruturas trata o conceito de grupamento como departamentalizao.

17

II -

da composio de sua fora de trabalho; ou seja seus vnculos e estruturao em carreiras;

III - do desenho dos seus postos de trabalho, realizados, preferencialmente, a partir do mapeamento das competncias profissionais necessrias consecuo dos seus principais processos e do estabelecimento de funes tcnicas comissionadas, quando for o caso; IV - dos recursos disponveis: de natureza oramentrio/financeira,

informacional e tecnolgica.

3.2.

Eixo do Sistema de Liderana

Sistema de Liderana o conjunto estruturado das autoridades polticas e autoridades pblicas do rgo ou entidade, responsveis pela governana e dos recursos de que essas autoridades se utilizam para a tomada de deciso, em todos os nveis da organizao. A composio e o modelo de funcionamento do Sistema de Liderana so fatores determinantes para a modelagem institucional, visto que os diversos nveis de autoridade pblica definem e conformam a sua estrutura hierrquica. No Poder Executivo Federal, os sistemas de liderana dos rgos e entidades se estruturam a partir da organizao de cargos ou funes de linha, assim considerados aqueles de natureza especial, os cargos de provimento em comisso de chefia ou direo 10 e as funes gratificadas. Cada cargo ou funo de linha corresponde a um nvel de autoridade pblica ou seja, gera um nvel decisrio na cadeia de comando da organizao 11 e responde por uma unidade administrativa. A estrutura de cargos pode variar de rgo para rgo, em funo das especificidades de suas competncias; do seu contexto de atuao e do modelo gerencial adotado pelo seu respectivo dirigente, embora haja diretrizes e

10 No Poder Executivo Federal, so cargos em comisso de chefia ou direo os pertencentes ao Grupo-Direo e Assessoramento Superiores, de cdigo DAS 101. As agncias reguladoras e as instituies federais de ensino superior dispem de modalidades prprias de cargos em comisso, estabelecidas pela Lei n 10.871, de 20.05.2004 e pela Lei n 8.168, de 16.01.1991, respectivamente. 11 Exceo feita aos cargos de Diretor de Programa (DAS 101.5) e Gerente de Projeto (DAS 101.4) que so responsveis por programas e projetos organizacionais e no detm outros cargos a ele subordinados

18

parmetros gerais que devem ser observados, como o caso do disposto no Decreto n .

A Secretaria de Gesto do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto responsvel pela definio dos demais critrios e orientaes tcnicas que norteiam o estabelecimento da estrutura hierrquica dos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal. Os integrantes do sistema de liderana so responsveis pelo estabelecimento e disseminao das macro-orientaes governamentais e estratgias setoriais para todos os nveis da organizao, e pela promoo do comprometimento da fora de trabalho com os objetivos institucionais e com os valores pblicos.

3.3.

Elementos da composio das estruturas, a partir dos eixos organizativos.

A composio das estruturas formais dos rgos e entidades do Poder Executivo Federal, a partir da organizao dos sistemas de trabalho e da sua estruturao em nveis de autoridade pblica (sistema de liderana), realiza-se mediante a aplicao de trs institutos pblicos: cargos efetivos, cargos em comisso e funes comissionadas. O cargo pblico a unidade elementar da estrutura dos rgos e entidades da administrao federal direta, autrquica e fundacional, ou seja, a unidade mais simples de poderes e deveres estatais a serem expressos por um agente. o instituto que permite a investidura do agente pblico na fora de trabalho dos rgos e entidades, confere responsabilidades e outorga autoridade pblica e autoridade poltica em nveis compatveis com os estabelecidos para os cargos ocupados. Os cargos pblicos so criados por lei, que lhes atribui denominao prpria, define suas atribuies e fixa o padro de vencimentos ou remunerao. No Poder Executivo Federal, h dois tipos de cargos pblicos: o cargo de provimento efetivo e o cargo de provimento em comisso. Os cargos de provimento efetivo tm natureza tcnica e so predispostos a receberem ocupantes em carter definitivo, por meio de concurso pblico de

19

provas ou de provas e ttulos 12 . A cada cargo efetivo corresponde um posto de trabalho na estrutura das organizaes pblicas. Os cargos de provimento em comisso so criados para exerccio de funes de direo, chefia e assessoramento. Seu provimento dispensa concurso pblico. So vocacionados ocupao em carter transitrio, por pessoas de confiana da autoridade competente. Seus titulares podem tambm ser exoneradas ad nutum, isto , livremente, a critrio das mesmas autoridades 13 . O livre provimento dos cargos em comisso possibilita a adoo de procedimentos mais flexveis de recrutamento e seleo para a ocupao dos postos de comando de nvel mais elevado (alta administrao), na estrutura hierrquica dos rgos e entidades pblicos, em cujos perfis preponderam as competncias gerenciais e de articulao e negociao estratgicas, em relao especializao. Esse instituto atende necessidade de atrao de um grupo de pessoas com alto grau de educao formal, notria experincia profissional e com capacidade de acesso e interlocuo junto aos principais atores polticosociais nacionais e externos, que tm interface com as reas de atuao do Governo. No caso da ocupao dos cargos em comisso de assessoramento superior, o procedimento flexvel permite captar competncias profissionais estratgicas no mercado de trabalho privado ou na sociedade civil, especialmente aquelas relacionadas com novas fronteiras do conhecimento. Em contraponto, para que o livre provimento do cargo em comisso no impacte negativamente a reteno de competncias gerenciais de alto nvel dentro dos quadros da administrao pblica, o inciso V do Art. 37 da Constituio Federal estabelece que a lei deve prever condies e percentuais mnimos para provimento de cargos em comisso de direo, chefia e assessoramento, exclusivamente por servidores de carreira, esses entendidos como todos os servidores, ativos ou inativos, oriundos de rgo ou entidade de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, suas empresas pblicas e sociedades de economia mista. A ocupao dos cargos em comisso por servidores de carreira, que detm cargo ou emprego pblico permanente, no qual ingressaram mediante
12 13

Lei 5.645, de 10.12.1970 Decreto n 70.320, de 23.3.1972

20

concurso, permite, especialmente nos nveis intermedirios de direo e chefia, a maior reteno de competncias dentro da mquina pblica e a conseqente profissionalizao da autoridade pblica, constituindo-se fator de fortalecimento da burocracia federal e de continuidade na aplicao das polticas pblicas. O estabelecimento de cotas de provimento exclusivo para servidores de carreira favorece, ainda, o pacto federativo e a poltica de descentralizao da ao pblica, ao permitir a mobilidade entre servidores dos rgos da administrao pblica direta e das suas entidades vinculadas e entre servidores das trs esferas de Governo, para ocupao de cargos comissionados de direo e assessoramento superiores. Os principais grupos de cargos em comisso existentes no Poder Executivo Federal so os seguintes: a) Cargo Comissionado de Direo, Assessoria, Assistncia, de Gerncia Executiva das agncias reguladoras, institudos pela Lei 9.986/2000; b) Cargo Comissionado Tcnico, das agncias reguladoras, institudos pela Lei 9.986/2000; c) Cargo de Direo, das instituies federais de ensino, de que trata a Lei 8.168/91; d) Cargo em Comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores DAS (Lei 5.645, de 10.12.1970) e e) Cargo de Natureza Especial.

A funo o conjunto de atribuies exercidas por servidores, sem que lhes corresponda um cargo pblico. Perante a Constituio Federal existem dois tipos de funes: a) a exercida por servidores contratados temporariamente, com base no Art. 37, IX e b) as funes de natureza permanente, exercidas exclusivamente, por servidores ocupantes de cargos efetivos, correspondentes ao exerccio de atividades tcnicas especializadas, de chefia, direo, assessoramento ou outro tipo de atividade, para a qual o legislador no crie cargo respectivo.

21

As Funes Comissionadas Tcnicas FCT so exemplo do segundo tipo de funes, acima mencionados. Esto vinculadas ao exerccio de atividades essencialmente tcnicas dentro dos postos de trabalho das diversas unidades administrativas dos rgos e entidades do Poder Executivo Federal e, portanto, no esto relacionadas s atividades de direo, chefia ou assessoramento, em nenhum nvel. Seu objetivo remunerar a especialidade no exerccio da atividade pblica de natureza tcnica a partir da descrio, anlise e avaliao do posto de trabalho, de acordo com requisitos previamente estabelecidos. As FCT no so cumulativas com os cargos em comisso de Natureza Especial e do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores, com as Funes Gratificadas (criadas pelo art. 26 da Lei n 8.216, de 13.08.1991), com as Gratificaes de Representao da Presidncia da Repblica e dos rgos que a integram e com os cargos de Direo e Funes Gratificadas (de que trata o art. 1 da Lei n 9.640, de 25.05.1998). Seu preenchimento condicionado a prvia avaliao de cada posto de trabalho existente no rgo ou na entidade, de acordo com critrios estabelecidos em regulamento. No se incorporam aos proventos da aposentadoria e s penses. As FCT atendem ao princpio da profissionalizao da burocracia, visto que seu exerccio privativo de servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo, do Plano de Classificao de Cargos, da Carreira da Previdncia, da Sade e do Trabalho ou de planos correlatos, que no tenham sido estruturados em carreiras. Devem ser mencionadas, ainda, as Funes Gratificadas FG, criadas pela Lei 8.216/91, em trs nveis, para remunerar funes de direo, chefia e assistncia intermediria. Os cargos em comisso de chefia, direo e assessoramento, de livre provimento, quando exercidos por servidores ocupantes de cargos efetivos caracterizam-se como funes de confiana, porquanto o seu atributo de dar provimento transitrio ao seu ocupante fica prejudicado em relao ao provimento de natureza permanente concedido pelo exerccio do cargo efetivo.

22

3.4.

O modelo de organizao das estruturas a partir da composio dos cargos em funes pblicas.

A composio dos cargos efetivos, cargos em comisso, funes gratificadas e funes comissionadas tcnicas, para organizao das estruturas dos rgos e entidades do Poder Executivo Federal, observa um modelo de estrutura em Y invertido, conforme Figura II. Figura II Representao Grfica do modelo de estrutura em Y invertido, aplicado organizao formal das estruturas do Poder Executivo Federal

Essa estrutura formada por trs eixos: a) o primeiro eixo, sinalizado na figura II como ( A ), constitudo pelos cargos em comisso de livre provimento destinados ocupao pelas autoridades pblicas que tambm detm autoridade poltica (alta administrao) e por seus assessores diretos (membros do componente Assessoria); b) o segundo eixo, sinalizado na figura II como ( B ), formado pelas autoridades pblicas, que ocupam, no sistema de liderana, posio intermediria de mdia ou baixa gerncia (Componentes da Linha

23

Gerencial). Essas autoridades so constitudas, normalmente, a partir do provimento das cotas de cargos em comisso exclusivas para servidores de carreira; c) o terceiro eixo, sinalizado na figura II como ( C ), formado por servidores detentores de cargos efetivos que ocupam postos de trabalho especializados e, por essa razo, foram designados para o exerccio de Funes Comissionadas Tcnicas (FCT). Essas funes comissionadas so tpicas dos componentes de Suporte Administrativo e Nvel TcnicoOperacional e das unidades administrativas institudas no mbito do componente Assessoria, onde situam-se os sistemas de trabalho. A base do Y invertido, sinalizado na figura II como ( D ), constitui o corpo tcnico/operacional do rgo ou entidade, formada pelos postos de trabalho ocupados pelos demais cargos efetivos. A composio das unidades administrativas internas dos rgos e entidades, a partir da orientao proporcionada pela estrutura de Y invertido, contribui para a alocao adequada das funes tcnicas comissionadas e dos cargos em comisso de assessoramento e, ainda, da definio dos nveis de autoridade pblica e poltica necessrios. Com isso, o modelo minimiza possveis distores no uso dos cargos em comisso de assessoramento superior, especialmente daqueles de nvel mais baixo, como compensao remuneratria para a especialidade, dentro da funo tcnica.

24

4 Orientaes para o arranjo do Eixo dos


Sistemas de Trabalho
4.1. Modelagem do Nvel Tcnico
O Nvel Tcnico deve ser ordenado com base nos sistemas de trabalho. Orientao I -

O desenho das unidades administrativas que compem o Nvel Tcnico deve resultar do grupamento dos sistemas de trabalho da organizao, ou seja, a estrutura da organizao deve ser definida de baixo para cima, a partir dos sistemas de trabalho responsveis pelos processos finalsticos do rgo ou entidade. O Anexo I apresenta critrios de grupamento dos sistemas de trabalho. Orientao II - Os sistemas de trabalho devem ser definidos a partir de um processo de reflexo estratgica da organizao. O primeiro passo para a definio dos sistemas de trabalho a realizao de uma reflexo estratgica sobre as competncias institucionais 14 do rgo ou entidade, a partir da anlise do marco-legal que orienta e normatiza a ao de Governo, no setor de atuao do rgo ou entidade (disposies constitucionais, legais e normativas em vigncia). O segundo passo a definio dos macroprocessos e processos organizacionais essenciais para o cumprimento das competncias institucionais, com o levantamento de todas as partes interessadas.

Orientao III - Os postos de trabalho que compem os sistemas de trabalho devem ser desenhados, preferencialmente, com base no modelo de competncias profissionais. Os postos de trabalho devem ser definidos a partir do mapeamento das competncias profissionais requeridas para a operacionalizao dos principais

14

As reas de competncias dos rgos da Administrao Direta so estabelecidas na lei que organiza o Poder Executivo Federal. A finalidade e competncias das autarquias e fundaes so estabelecidas em sua respectiva lei de criao.

25

processos da organizao. Na definio, devem ser observados os seguintes fatores: a) conhecimentos requeridos para a operacionalizao do processo, incluindo escolaridade e experincia; b) c) complexidade das atividades; responsabilidades por contatos, valores financeiros, assuntos sigilosos, mquinas e equipamentos; d) e) f) g) h) impacto dos erros no exerccio da funo; nvel de superviso exercida e requerida; tipo de contribuio ao cumprimento da misso; demanda fsica e mental; ambiente de trabalho.

Orientao IV - O melhor critrio de grupamento aquele que melhor se ajusta s estratgias. O estabelecimento de um sistema de coordenao comum entre sistemas de trabalho visa proporcionar o ajustamento mtuo - ou seja, a sinergia e a integrao do trabalho desempenhado e o compartilhamento de recursos alm de estimular a flexibilidade, a resposta rpida e o aprendizado organizacional. Por isso, essencial que a organizao dos sistemas de trabalho seja realizada com base nas estratgias organizacionais, garantindo que a operacionalizao dos processos esteja alinhada aos objetivos institucionais. Agrupar no deve ser simplesmente uma convenincia para a criao de mais um nvel de autoridade poltica dentro da estrutura e, conseqentemente, mais um posto de comando. Deve se nortear pelos princpios da eficcia e eficincia da ao pblica e pelos objetivos e estratgias traados pela organizao. Podem ser utilizados, em um mesmo rgo ou entidade, vrios critrios de grupamento que atendam a estratgias diferenciadas. Orientao V - O desenho das unidades administrativas do Nvel Tcnico deve observar o nvel de complexidade dos processos institucionais.

26

Quanto mais complexos e diversificados forem os processos dos rgos e entidades mais complexa ser, tambm, a organizao de seus sistemas de trabalho o que vai refletir diretamente no formato do seu Nvel Tcnico. Organizaes que desenvolvem processos complexos e/ou diferenciados, intensivos em tecnologia, voltados a diferentes segmentos, em diferentes locais e sujeitas a inmeros riscos e regulamentaes, necessitam de uma estrutura complexa, no seu Nvel Tcnico, possivelmente, combinando dois ou mais critrios de grupamento dos sistemas de trabalho. o caso das organizaes pblicas com alto grau de capilaridade, dentro do territrio nacional e/ou responsveis por mais de um programa no Plano Plurianual, com gesto de recursos oramentrios/financeiros de alta monta. Enquadram-se, tambm, nessa categoria, os rgos cujas competncias implicam no exerccio de mltiplas funes, como formulao, coordenao e avaliao de polticas pblicas, arrecadao, fiscalizao, fomento, execuo direta de servios voltados ao atendimento da populao etc. Orientao VI - Estruturas complexas exigem mecanismos integradores Organizaes com processos de alta complexidade ou alto nvel de diferenciao tendem a dispor de estruturas com alto grau de descentralizao ou de atomizao. Essas estruturas necessitam de mecanismos integradores, tais como comits, grupos ou foras-tarefa, equipes de projeto, gerentes integradores etc., que garantam a sinergia entre os seus processos institucionais. Orientao VII O ordenamento dos sistemas de trabalho deve privilegiar a

constituio de estruturas enxutas. Em geral, as estruturas de menores dimenses so mais eficientes, mais geis e so mais simples de gerenciar. Sua finalidade e/ou suas competncias institucionais so mais claras e de mais fcil compreenso e disseminao junto fora de trabalho. Alm disso, estruturas muito grandes tendem a dispor de reas de Suporte Administrativo e de Assessoria igualmente grandes, tornando a organizao pesada e menos gil, com extrema dependncia de sistemas e mecanismos refinados de comunicao, para no prejudicar a integrao interna entre suas diversas reas.

27

Orientao VIII - Os processos de trabalho de natureza temporria no necessitam de estrutura formal Para os processos de trabalho temporrio, prefervel instituir comisses ou comits para sua execuo do que criar um novo rgo dentro da estrutura. Orientao IX - O princpio da desconcentrao aplica-se na organizao de sistemas de trabalho que tm atuao local. A desconcentrao de processos de trabalho um mecanismo utilizado para organizar o Nvel Tcnico dos rgos e entidades com atuao direta junto ao cidado ou a instituies do mercado e da sociedade civil organizada, como o caso do Ministrio do Trabalho; da Receita Federal do Brasil do Ministrio da Fazenda, do Instituto Nacional do Seguro Social, dentre outros. Desconcentrar significa distribuir competncias entre as unidades

administrativas do prprio rgo ou entidade, ou seja, dentro da mesma pessoa jurdica, com o objetivo de descongestionar ou desconcentrar atividades do centro e permitir seu mais adequado e racional desempenho, prximo do usurio final da atividade, seja ele o cidado ou outras organizaes pblicas, privadas ou da sociedade civil organizada. A desconcentrao de processos pblicos realizada no Poder Executivo Federal por meio da criao das unidades descentralizadas que so rgos de execuo em nvel local e, portanto, compem o Nvel Tcnico da organizao. A desconcentrao de atribuies deve decorrer da anlise dos sistemas de trabalho e das necessidades do sistema de liderana. Orientao X - O princpio da descentralizao de processos de trabalho deve ser aplicado para descongestionar o ncleo central de atuao do Estado. Descentralizar processos organizacionais significa deslocar competncias do ncleo central da Administrao Pblica para uma outra pessoa jurdica. No Poder Executivo Federal, verifica-se a descentralizao administrativa por servios, funcional ou tcnica que ocorre quando o Poder Pblico cria uma pessoa jurdica de direito pblico ou privado e a ela atribui a titularidade e a execuo de determinado servio pblico. D-se por lei e corresponde s figuras das autarquias, fundaes, sociedades de economia mista e empresas pblicas.

28

Tambm pode ocorrer a descentralizao por colaborao, que se verifica quando, por meio de contrato ou ato administrativo unilateral, se transfere a execuo de determinado servio pblico a pessoa jurdica de direito privado, conservando o Poder Pblico a titularidade do servio. 15 No Poder Executivo Federal, podem ser mencionados como exemplos desse tipo de descentralizao de servios as organizaes sociais, as OSCIPs e os servios sociais autnomos. Orientao XI - O Nvel Tcnico o lcus dos cargos e funes de natureza tcnica. Portanto, seus postos de trabalho devem caracterizar-se pela composio de cargos efetivos e funes tcnicas. Os cargos em comisso de assessoramento superior (DAS 102 e equivalentes) so tpicos de atribuies de assessoria.

4.2.

Modelagem dos componentes de Suporte-Administrativo e Assessoria

Orientao I - Os Sistemas de Trabalho dos Componentes Suporte Administrativo e Assessoria observam as mesmas orientaes do grupamento do Nvel Tcnico. Orientao II - No Poder Executivo Federal, as estruturas de Suporte dos rgos e entidades so propcias padronizao e parametrizao. Dentro das organizaes pblicas, os rgos que executam atividades dos sistemas auxiliares do Poder Executivo Federal, ou seja, os rgos setoriais ou seccionais, dispem, em sua maioria, de competncias semelhantes. Por essa razo, suas estruturas apresentam alto grau de similaridade, sendo reas profcuas para a parametrizao e para a padronizao de nomenclaturas das unidades administrativas e dos cargos de seus titulares. Algumas funes de assessoria Alta Administrao e Linha Gerencial das organizaes aparecem com freqncia nas estruturas dos rgos, como o caso da Consultoria Jurdica que compe a estrutura bsica de todos os ministrios - e das assessorias de comunicao social e parlamentar, presente em muitos deles. A essas funes, aplicam-se, de igual forma, os critrios da parametrizao e da padronizao.

Conceito extrado da obra Direito Administrativo de Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Editora Atlas 2001 -14 Edio captulo 10.

15

29

Orientao III - Nem todos os sistemas de trabalho de Suporte Administrativo e de Assessoria precisam gerar estruturas formais. O fato de haver uma diversidade de funes de Assessoria e de Suporte Administrativo no implica na necessria existncia de uma unidade especfica para cada funo. H funes de suporte que so autoexecutadas de forma direta pela Alta Administrao ou pelo Nvel Tcnico ou so executadas de indireta sob contrato, como o caso das atividades terceirizadas. Orientao IV - No funes. Na organizao das unidades administrativas que compem o componente Assessoria e o Suporte-Administrativo importante atentar que h sistemas de trabalho que, pela natureza de suas atribuies, devem ficar segregados de outros - evitando-se tanto a direo nica quanto a relao funcional entre elas, com o objetivo de evitar questes de cunho tico. Este o caso, por exemplo, das funes de auditoria e controle interno, as quais, sempre que possvel, no devem constituir unidades administrativas que agreguem atribuies de ouvidoria ou de monitoramento e avaliao da ao institucional. Isto porque a instncia que audita, a quem cabe atuar sobre o fato concreto, no deve acumular papis de monitoramento e avaliao, cujo objetivo orientar a gesto, especialmente para a correo tempestiva de rumos, nem tampouco de ouvidoria, cujo requisito essencial a abertura institucional irrestrita denncia pblica, fundamentada ou no. desenho das estruturas dos componentes Suporte

Administrativo e Assessoria importante observar o princpio da segregao de

30

5 Critrios para a estruturao do Eixo do


Sistema de Liderana
Uma estrutura eficaz e eficiente aquela que viabiliza, ao menor custo possvel, o funcionamento do Nvel Tcnico vinculado a uma determinada estratgia. Um dos principais desafios da modelagem organizacional , portanto, estruturar o sistema de liderana de forma que ele promova a estratgia, dentro da organizao, sem interferir na agilidade e na flexibilidade necessria aos sistemas de trabalho. Nesse aspecto, o ponto crtico o desenho da Linha Gerencial, responsvel pela integrao entre o Nvel Tcnico que opera as atividades finalsticas de execuo - e a Alta Administrao, que representa o modelo de governana e, tambm, pela comunicao das estratgias s instncias de Assessoria e administrativo. preciso manter o foco em resultados e, assim, garantir uma estrutura reduzida para a Linha Gerencial que um lcus altamente sujeito ao crescimento desordenado, muitas vezes em decorrncia de fatores de natureza poltica.

1.

Modelagem da Alta Administrao

Orientao 1 - O modelo de governana colegiada adequado para as organizaes que coordenam sistemas nacionais de polticas setoriais. Organizaes que tm a competncia de implantar e coordenar sistemas nacionais de polticas setoriais, em que h participao concorrente dos trs entes federados e/ou da sociedade civil organizada devem adotar, preferencialmente, o modelo de governana colegiada, que possibilita a representao dos principais atores e partes interessadas no processo decisrio e privilegia o planejamento e a implantao integrada dos projetos e atividades setoriais. As instncias de coordenao e de deliberao coletiva podem ser estruturadas sob a forma de conselhos, cmaras, comits e outros.

31

Orientao 2 - O modelo de governana colegiada adequado para organizaes responsveis por polticas pblicas de natureza transversal, que perpassam diversos setores do Governo. As organizaes responsveis pela formulao, coordenao e implantao de polticas pblicas de natureza transversal, cuja atuao depende, essencialmente, da integrao com outras polticas pblicas setoriais, sob a responsabilidade de outros rgos e entidades, so propcias para a adoo de um modelo de governana colegiada. Esse modelo estimula o comprometimento poltico e a participao efetiva de todas as partes interessadas.

2.

Modelagem da Linha Gerencial

Orientao 1 - A Linha Gerencial deve ser a menor possvel. No modelo ideal de estrutura, a tendncia eliminar a Linha Gerencial, por sua natureza de intermediao, que implica em potenciais custos eficincia do processo e prejudica a sua funcionalidade e agilidade. Linhas Gerenciais extensas, caractersticas de super-estruturas, distanciam o Nvel Tcnico da Alta Administrao. Orientao 2 - O valor agregado da Linha Gerencial a integrao horizontal e vertical. H casos, difceis de serem avaliados objetivamente, em que os custos da integrao superam seus benefcios. Orientao 3 - Os Sistemas de Trabalho da Linha Gerencial observam as mesmas orientaes do grupamento do Nvel Tcnico. Aos sistemas de trabalho das unidades administrativas tpicas da Linha Gerencial usualmente Gabinete do Ministro ou do Presidente e SecretariasExecutivas aplicam-se os mesmos critrios de grupamento recomendados s estruturas do Nvel Tcnico e aos componentes de suporte. Orientao 4 - Deve-se evitar superposio de competncias entre as estruturas da Linha Gerencial e as reas de suporte. Na modelagem das estruturas da Linha Gerencial importante restringir as unidades de staff das autoridades pblicas estritamente s funes mnimas de apoio de gabinete (secretaria-executiva, chefe de gabinete, assistentes pessoais etc.) e deixar os processos de Assessoria e administrativo em rgos de

32

linha. A medida desonera os rgos decisrios centrais e impede a replicao de estruturas de linha nos rgos de assessoria. Orientao 5 - definio de nveis hierrquicos e de graus de amplitude de comando varia conforme as caractersticas da organizao. A definio de nveis hierrquicos e de graus adequados de amplitude de comando altamente varivel e dependente da natureza da organizao, da cultura organizacional, da tarefa e do personograma ou seja dos estilos gerenciais dos membros da Alta Administrao e das demais autoridades pblicas do Nvel Tcnico e da prpria Linha Gerencial. Orientao 6 - O desenho da Linha Gerencial deve considerar a distribuio espacial das partes que deve integrar. No desenho da linha gerencial importante considerar a localizao espacial das unidades administrativas que compem, especialmente, o Nvel Tcnico. Podem ser necessrias integraes fsicas e logsticas entre unidades virtuais, localizadas remotamente ou formas de teletrabalho e colaboraes distncia. Orientao 7 - Deve-se evitar a ingerncia poltica no desenho da Linha Gerencial As estruturas e os titulares de cargos em comisso que compem a Linha Gerencial tm uma proximidade muito grande com a Alta Administrao, o que pode favorecer, nessa instncia, a ingerncia poltica cujos objetivos podem, em alguns casos, desalinharem-se em relao ao interesse pblico.

3. Modelagem do Eixo do Sistema de Liderana


Um modelo de gesto adequado, coerente, aquele em que o sistema de liderana est estruturado com o objetivo de promover o alinhamento entre seus elementos essenciais: estratgia (ou conjunto de propsitos e resultados visados) e sistemas de trabalho e os sistemas informacionais (conjunto de dados e informaes necessrias ao processo decisrio e os recursos informacionais de software e hardware necessrios). Nesse caso, a estratgia a varivel ordenadora e o sistema de liderana, os sistemas de trabalho e os recursos informacionais devem ser formatados para colocar em ao opes estratgicas especficas. 3.1. Sistemas de Liderana Burocrtico-Mecanicista

33

Os Sistemas de Liderana com caractersticas burocrtico-mecanicista so prprios de organizaes que atuam em contextos de baixa complexidade, onde h maior previsibilidade e estabilidade de demandas, ou seja, baixa variabilidade nas necessidades dos beneficirios e, por conseguinte, nos produtos/servios e estabilidade nas ofertas tecnolgicas (baixo grau de inovao do produto e do processo). Geralmente, so organizaes de grande porte; com um grande universo de usurios/beneficirios potenciais e reais; baixa variabilidade em seus processos e relativa estabilidade no formato final dos seus servios e produtos. Esse o caso dos rgos e entidades que prestam servios direto sociedade civil organizada e/ou ao cidado, como, por exemplo, aqueles que atuam na rea social, como educao, sade e previdncia. Para essas organizaes recomendvel, em nome da eficincia, um desenho organizacional mais rgido e programvel, o que conduz a um sistema de liderana mais hierarquizado. Os modelos de gesto mecanicistas possuem as seguintes caractersticas: a) b) a estratgia mais estvel e reativa; o conjunto de produtos (bens ou servios) mais padronizado, menos ou pouco diferenciado; c) os processos de trabalho so mais rotinizados, programveis,

regulamentados e autnomos (circunscritos dentro da organizao); d) os quadros funcionais so mais fixos com carreiras estruturadas e com mais servidores do quadro que colaboradores, com competncias prdefinveis e capacitao orientada por conhecimentos disponveis no setor; e) a cultura organizacional tende a destacar valores tais como disciplina e impessoalidade; f) g) h) a liderana emana mais da autoridade do cargo formal; a comunicao mais formal e tende a seguir a hierarquia; e os sistemas de informao so centralizados e hermticos.

O modelo de gesto mecanicista proporciona maior eficincia em ambientes estveis. Seu sistema de liderana constitudo por estruturas rgidas,

34

verticalizadas e que reproduzem uma alta separao entre direo e execuo, demarcando de forma muito contundente instncias de deciso e planejamento/formulao (uma Alta Administrao pensante) e instncias de execuo (uma base operacional).

3.2. Sistemas de Liderana Orgnicos


Os sistemas de liderana orgnicos so tpicos de organizaes que atuam em contextos de alta complexidade, caracterizados pela incerteza, ambigidade, pluralidade e instabilidade das demandas (alta variabilidade nas necessidades dos beneficirios e, por conseguinte, nos produtos/servios) e ofertas tecnolgicas (alta inovao do produto e do processo). Os ambientes instveis ou turbulentos proporcionam alta incerteza da tarefa, que, nesse caso, impe, em nome da efetividade (o impacto necessrio, a partir dos produtos necessrios), um desenho organizacional mais flexvel e capaz de se reprogramar para atender rapidamente s variaes do contexto. Os modelos de gesto orgnicos possuem as seguintes caractersticas: a) a estratgia mutante, emergente e proativa, voltada, inclusive, para criao do futuro em bases autopoiticas (na qual a organizao passa a modelar o ambiente mais que este modela a organizao); b) o conjunto de servios/produtos mais diversificado, mais ou muito diferenciado, podendo, no limite, ser totalmente customizado; c) os processos de trabalho so estruturados, mas menos rotinizados, menos programveis e menos regulamentados e sujeitos a constantes inovaes e integraes laterais com organizaes parceiras; d) os quadros funcionais so mais variveis (com maior nmero de colaboradores), algumas competncias so pr-definveis, mas h competncias emergentes e conhecimentos gerados exclusivamente dentro da organizao; e) a cultura organizacional tende a destacar valores tais como iniciativa, capacidade de empreender e sensibilidade; f) a liderana emana da capacidade de resolver problemas e lidar com pessoas e situaes difceis sob presso;

35

g) h)

a comunicao mais informal e multidirecional; e os sistemas informacionais so descentralizados e acessveis a todos.

Um modelo de gesto com estas caractersticas proporciona melhor capacidade de resposta em ambientes instveis. Seu sistema de liderana constitui-se por estruturas mais flexveis, horizontalizadas (menos nveis hierrquicos e eliminao de intermedirios na mdia gerncia) e que buscam uma integrao entre direo e execuo (a Alta Administrao se envolve em questes operacionais e a base operacional pensa estrategicamente e ganha maior autonomia/empowerment). Modelos mecanicistas ou orgnicos no so bons nem maus a priori, sua adequao sempre contingente, embora todas as organizaes tenham traos de ambos ( muito usual que reas como produo ou operaes e rea administrativa sejam mais mecanicistas; ao passo que reas de pesquisa e desenvolvimento sejam mais orgnicas).

36

Quadro I Caractersticas, vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de organizao formal dos sistemas de trabalho.

Critrio Funcional Grupamento especialidade. necessidade Resultado s Grupamento

Caractersticas por atividades adequado ou principais. Diviso do trabalho interno por quando e de em especializao funo dos

Vantagens funes Especializao na rea tcnica[ h tcnia para atividades continuadas, rotineiras e estabelecidas a longo prazo.

Desvantagens Propicia pequena cooperao Contra-indicado circunstncias a imprevisveis e mutveis. especializao. para ambientais

Eficiente utilizao dos recursos em cada rea interdepartamental.

pouca Adequado

variedade de produtos.

resultados Define responsabilidades por servios/ produtos, Enfraquece coordenao flexibilidade. interdepartamental. Facilita inovao. Ideal

esperados, ou seja, pelos servios/produtos facilitando a avaliao dos resultados. Melhor Tem alto custo operacional pela gerados pelos processos. Maior duplicidade das especialidades. para Contrai-indicado circunstncias estveis para e Enfatiza

circunstncias mutveis.

indicado para o caso de servios/produtos rotineiras. oscilaes significativas na demanda. Mtodo adequado em funo do alinhamento que os sistemas de trabalho devem ter em em relao estratgia. Geogrfic o Grupamento elevada conforme entre especializao.

padronizados e regulares, sem diferenciaes e coordenao em detrimento da

localizao Maior ajustamento s condies locais ou Enfraquece a coordenao (seja regionais, permitindo lidar melhor com as o planejamento, execuo e controle) da organizao com as reas demandas das reas. Eleva a integrao entre

geogrfica ou regional. adequado quando a diferenciao

37

Critrio

Caractersticas geogrficas exige tratamento diferenciado. pessoas rea para exigir a criao de uma unidade administrativa que

Vantagens lidam com a mesma

Desvantagens rea um todo. Enfraquecimento da

preciso que haja demanda suficiente na geogrfica. Fixa responsabilidade por local ou especializao. regio, facilitando a avaliao. Ideal para rgos que atendem diretamente ao cidado em diversas regies do pas. PblicoAlvo Grupamento conforme o tipo ou tamanho do Predispe a organizao para satisfazer as Torna secundrias as demais pblico-alvo. nfase no beneficirio. demandas do pblico-alvo. atividades da organizao adequado quando h elevada diferenciao Estimula a especializao no tratamento de (como produo ou finanas). entre os perfis dos pblicos-alvo, exigindo cada pblico-alvo. conhecimento especializado. Importante que haja atividade para com cada suficiente justificar existncia pblico-alvo trabalham com o mesmo tipo de pblico-alvo. de Ideal quando a organizao depende do tipo ou tamanho do pblico-alvo (Ex: Departamento ligados garantia do direito das minorias, tais como negros, ndios etc. Processos Grupamento por fases do processo, do Estimula a especializao nas vrias fases do Contraindicada tecnologia utilizada. adequado quando h que trabalham em uma determinada fase do desenvolvimento elevada diferenciao entre as fases do processo. Falta de quando a produto/servio ou da operao. nfase na processo. Possibilita a integrao entre pessoas tecnologia sofre mudanas e tecnolgico. e flexibilidade Sacrifica os demais objetivos da (como produtividade, eficincia). Eleva a integrao entre as pessoas que organizao

unidades administrativas.

38

Critrio processo,

Caractersticas gerando a necessidade

Vantagens

Desvantagens

dos Proporciona o melhor arranjo fsico e disposio adaptao a mudanas.

tcnicos de uma mesma fase ficarem juntos racional dos recursos e a utilizao econmica para permitir Projetos a ajuda mtua, a troca de da tecnologia. Ideal quando a tecnologia e os produtos so estveis e permanentes. cada projeto experincia e o aprimoramento tcnico.

Grupamento em funo de resultados quanto Ideal quando a concentrao de recursos Concentra pessoas e recursos a um ou mais projetos. Requer estrutura grande e provisria e quando o produto/servio em organizacional flexvel e adaptvel s de grande porte. Alta concentrao de Ideal para provisoriamente.

circunstncias do projeto. Requer alto grau recursos e investimentos, com datas e prazos de Contraindicada para projetos de de coordenao entre rgos para cada execuo. projeto. prazo. produtos/servios curta durao, pois a estrutura trabalhosa no mbito da altamente complexos e projetos de longo, longo de mudana de departamentos administrao pblica.

39

CAPTULO II

ORIENTAES PARA ELABORAO DE ESTRUTURA REGIMENTAL, ESTATUTO E REGIMENTO INTERNO

40

SEO 1 ELEMENTOS PARA ARRANJO INSTITUCIONAL

So elementos para arranjo institucional das estruturas do Poder Executivo Federal:


a) as competncias institucionais estabelecidas por lei, para cada rgo ou entidade; b) o conjunto de rgos internos definidos e estruturados a partir do desdobramento das competncias institucionais; c) o conjunto de cargos em comisso e funes de confiana designados para cada unidade organizacional. Esses elementos constitutivos so registrados na estrutura regimental, regulamento, estatuto e no regimento interno de cada rgo ou entidade.

1. A estrutura regimental e o estatuto dos rgos e entidades de direito pblico do Poder Executivo Federal O arranjo institucional interno dos rgos ou entidades de direito pblico do Executivo Federal estabelecido em sua estrutura regimental ou estatuto, aprovada por decreto, que: (a) o detalhamento do conjunto de
rgos da sua estrutura bsica; (b) a descrio da sua organizao interna at o segundo nvel organizacional e (c) a descrio das respectivas competncias de cada rgo e das atribuies dos dirigentes. A estrutura bsica dos ministrios, rgos da Presidncia da Repblica e autarquias detalhada em sua estrutura regimental. A estrutura bsica das fundaes pblicas detalhada em seu estatuto. O decreto que aprova a estrutura bsica dos rgos da administrao federal direta, das autarquias e fundaes pblicas de direito pblico contempla, ainda, o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comisso e das Funes de Confiana, que:

41

a)

especifica as unidades organizacionais e os cargos ou funes dos seus titulares, em todos os nveis hierrquicos;

b)

nomina as unidades organizacionais e respectivos cargos dos titulares, at o nvel de DAS 101.4, e os demais cargos apenas
relacionadas em conjunto. Havendo unidades cujos titulares

ocupem cargos com nvel abaixo de DAS 101.4, e sejam subordinados diretamente ao dirigente mximo do rgo ou da entidade, tambm sero nominadas; c) descreve as unidades organizacionais na mesma ordem em que estiverem dispostas no Anexo I do Decreto que aprova a estrutura regimental ou estatuto; d) especifica o quantitativo e a natureza (categoria e nvel) dos cargos em comisso e das funes de confiana. Constitui exceo essa regra as instituies federais de ensino. Nas autarquias, a estrutura regimental e nas fundaes, o estatuto, dispem sobre a direo, a nomeao de seus cargos em comisso, sobre os recursos oramentrios e o patrimnio da entidade. O fato de ser matria sujeita aprovao presidencial concede estabilidade s estruturas bsicas dos rgos e entidades federais, visto que quaisquer mudanas estruturais sugeridas pelo gestor da

organizao sejam elas no quantitativo de cargos e/ou funes; no arranjo interno das unidades organizacionais e/ou de suas competncias ou nas atribuies de seus dirigentes - devem ser submetidas apreciao tcnica preliminar do rgo competente do Governo, com o objetivo, de avaliar o seu custo-benefcio e fazer, inclusive, uma anlise do seu impacto na macro-estrutura do Governo. H, no entanto, espao de autonomia para que os rgos e/ou entidades empreendam mudanas na sua respectiva estrutura organizacional. O regimento interno o documento que o titular da pasta ou entidade possui para alterar a disposio e/ou as competncias das unidades

42

administrativas, assim como as atribuies das autoridades pblicas, desde que observado o alinhamento s competncias dos rgos superiores e, sem que haja aumento de despesa. Nas Agncias Reguladoras essa autonomia maior. Em funo de autorizao legislativa constante da Lei n 9.986/2000, essas entidades podem efetuar alterao dos quantitativos e da distribuio de seus Cargos Comissionados de Gerncia Executiva, de Assessoria, de Assistncia e dos Cargos Comissionados Tcnicos, observados os valores de retribuio correspondentes e desde que no acarrete aumento de despesa. Essa flexibilidade visa, primordialmente, conceder maior agilidade acomodao dos sistemas de trabalho organizacionais. O detalhamento das unidades administrativas das estruturas bsicas, com a especificao de suas respectivas competncias e definio das atribuies de seus dirigentes, realizado no regimento interno do rgo ou entidade por ato normativo do Ministro responsvel pela pasta ou do titular do rgo da Presidncia da Repblica ou, ainda, por ato da Diretoria Colegiada quando se tratar de agncias reguladoras.

2. Componentes das estruturas dos rgos e entidades do Poder Executivo Federal Os principais componentes das estruturas dos rgos da Presidncia da Repblica e dos ministrios so estabelecidos por lei, que fixa as reas de competncia de cada rgo autnomo e estabelece as suas respectivas estruturas bsicas, ou seja, determina as estruturas de assistncia ao Ministro, comuns a todos; especifica os rgos superiores finalsticos de cada um; as entidades que a eles se vinculam e os seus rgos colegiados.

43

Com base no disposto em lei 16 , pode-se afirmar que as estruturas organizacionais do Poder Executivo Federal organizam-se a partir dos seguintes componentes: a) nos ministrios: I. rgos de assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado, que incluem o Gabinete, a Secretaria-Executiva e a Consultoria Jurdica; II. rgos especficos singulares, responsveis pelo cumprimento das competncias institucionais; III. IV. b) unidades descentralizadas; e rgos colegiados.

Nas autarquias e fundaes pblicas de direito pblico: I. rgos de assistncia direta e imediata ao Presidente, que incluem o Gabinete da Presidncia, assessorias e outras estruturas de apoio tcnico ao Presidente; II. rgos seccionais, responsveis pela superviso das atividades dos sistemas administrativos do Poder Executivo Federal; III. IV. rgos especficos singulares; e rgos colegiados.

As estruturas dos rgos e entidades de direito pblico do Poder Executivo Federal organizam-se pelo arranjo interno dos seus cargos em comisso e funes de confiana.

16 A estrutura atual da Presidncia da Repblica e dos Ministrios est estabelecida pela Lei n 10.683, de 28 de maio de 2003.

44

3. Cargos em comisso e funes de confiana Os cargos em comisso so criados para exerccio de funes de direo, chefia e assessoramento. Seu provimento dispensa concurso pblico so vocacionados ocupao em carter transitrio, por pessoas de confiana da autoridade competente para preench-los, a qual tambm pode exonerar ad nutum, isto , livremente, quem os esteja titularizando. O inciso V do art. 37 da Constituio Federal estabelece que a lei deve prever condies e percentuais mnimos para provimento de cargos em comisso de direo, chefia e assessoramento, exclusivamente por servidores de carreira, esses entendidos como todos os servidores, ativos ou inativos, oriundos de rgo ou entidade de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, suas empresas pblicas e sociedades de economia mista. Os principais grupos de cargos em comisso e funes de confiana existentes no Poder Executivo Federal so os seguintes: f) Cargo Comissionado de Direo, de Assessoria, de Assistncia, de Gerncia Executiva das agncias reguladoras, institudos pela Lei n 9.986, de 18 de julho de 2000; g) Cargo Comissionado Tcnico, das agncias reguladoras,

institudos pela Lei n 9.986, de 2000; h) Cargo de Direo e Funes Gratificadas, das instituies federais de ensino, de que trata a Lei n 8.168, de 16 de janeiro de 1991; i) Cargo em Comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores DAS (Lei n 5.645, de 10 de dezembro de 1970); j) Funes Gratificadas FG criadas pelo art. 26 Lei n 8.216, de 13 de agosto de 1991; k) Cargo de Natureza Especial; l) Funes Comissionadas do INSS FCINSS, criadas pela Lei n 11.355, de 19 de outubro de 2006; e

45

m) Funes Comissionadas do Banco Central do Brasil FCBC, criadas pela Lei n 9.650, de 27 de maio de 1998.

As Instituies Federais de Ensino - IFES se estruturam a partir dos Cargos de Direo CD, divididos em quatro nveis, e das Funes Gratificadas - FG, divididas em nove nveis, regulamentadas pela Lei n 8.168, de 16 de janeiro de 1991 (diferenciadas das FG dos demais rgos e entidades do Poder Executivo federal).

As agncias reguladoras detm Cargos Comissionados de Direo CD, de Gerncia Executiva CGE, de Assessoria CA e de Assistncia CAS, e os Cargos Comissionados Tcnicos CCT, conforme Lei n 9.986, de 18 de julho de 2000. Essas agncias possuem autonomia para alterar seus respectivos quantitativos de cargos e distribu-los, sem aumento de despesa (art. 14 da Lei n 9.986, 2000).

As Funes Gratificadas (FG), criadas pelo art. 26 da Lei n 8.216, de 13 de agosto de 1991, em trs nveis, correspondem a funes de direo, chefia ou assistncia intermediria exercidas exclusivamente por servidores pblicos ocupantes de cargos efetivos, desdobradas em trs nveis hierrquicos que representam, na estrutura dos rgos e entidades federais, os nveis mais elementares de autoridade pblica.

A Lei n 11.355, de 19 de outubro de 2006, criou funes de confiana privativas para servidores ativos em exerccio no Instituto Nacional do Seguro Social, denominadas Funes Comissionadas do INSS (FCINSS), divididas em trs nveis, que destinam ao exerccio de atividades de

chefia, superviso, assessoramento e assistncia das Agncias da Previdncia Social e das Gerncias-Executivas.

46

A grande maioria das estruturas dos rgos e entidades do Poder Executivo Federal organizam-se pelo arranjo interno dos seus cargos de natureza especial (NE); dos cargos em comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores (DAS) e das funes gratificadas (FG). Podem ser mencionadas como exceo a essa regra os seguintes: a) Ministrio da Defesa e rgos da Presidncia e da VicePresidncia da Repblica que tm, ainda, Gratificaes de Exerccio em cargos de confiana privativas de militares; b) as Instituies Federais de Ensino Superior - IFES e as agncias reguladoras que tm estrutura de funes e cargos em comisso prprios; c) o Banco Central do Brasil, autarquia de natureza especial, que possui funes comissionadas especficas; e d) o INSS, autarquia que possui funes comissionadas especficas.

Os cargos de natureza especial (NE) correspondem ao nvel mais alto de autoridade pblica 17 na estrutura hierrquica dos rgos e entidades da administrao pblica federal e so detentores de autoridade poltica. So ocupados por secretrios-executivos, secretrios-especiais, subchefes, nos ministrios e rgos da Presidncia da Repblica.

Os cargos em comisso de direo e assessoramento superiores (DAS) desdobram-se em seis nveis hierrquicos, em funo do grau de autoridade pblica atribuda ao seu ocupante. Os DAS subdividem-se em duas categorias de direo superior (DAS 101) e de assessoramento superior (DAS 102). Os cargos de natureza especial (NE) e os cargos em comisso de direo superiores (DAS 101) so cargos de chefia ou direo e respondem por um rgo interno na estrutura da Presidncia da Repblica, ministrios,

Autoridade poltica essa entendida como o poder de deciso outorgado ao servidor ou agente pblico pelo exerccio de cargo ou funo pblica de direo ou chefia

17

47

autarquias ou fundaes. Seus titulares so chefes de rgos ou unidades, investidos de autoridade pblica ou seja, detm poder decisrio e so responsveis por um conjunto de atribuies

especificadas na estrutura regimental ou estatuto da organizao e em seu regimento interno. A natureza desse conjunto de atribuies varia conforme o nvel do DAS 101 e define o maior ou menor nvel de autoridade pblica. Importante mencionar excees a essa regra: a) os cargos de Diretor de Programa (DAS 101.5) e Gerente de Projeto (DAS 101.4), embora se constituam cargos de linha, no so chefes de rgos ou unidades administrativas e no possuem outros cargos a eles subordinados. So responsveis por programas e projetos organizacionais, liderando equipes informais (no formalizadas na estrutura), muitas vezes multifuncionais que integram diversas unidades administrativas. Atendem necessidade de algumas estruturas pblicas de conceder flexibilidade e agilidade aos seus processos internos, especialmente os de formulao, orientao tcnica implantao, acompanhamento, e avaliao de polticas pblicas. b) os cargos de adjunto, tais como: secretrio-adjunto, diretor-adjunto e subsecretrio, so cargos de direo, sendo os seus ocupantes a segunda autoridade pblica dos rgos que representam. No entanto, seus titulares no respondem, diretamente, por nenhum rgo. Os cargos em comisso de assessoramento superior (DAS 102) subordinam-se aos de direo superior. Sua atribuio prover o dirigente a que se reportam diretamente de assessoramento tcnico especializado. No respondem por rgos em nenhum nvel e no so responsveis por nenhum processo organizacional. Tanto os cargos de natureza especial, quanto os DAS, tm provimento regido pelo critrio da confiana e, portanto, no exigem concurso pblico

48

para a investidura. Essa peculiaridade concede maior flexibilidade ao processo de designao das autoridades pblicas (DAS 101) que vo ocupar os quadros do Governo e de seus respectivos assessores (DAS 102).

49

SEO 2 - ATOS LEGAIS E NORMATIVOS


1. Sobre as Estruturas Dos rgos e Entidades do Poder

Executivo Federal
1.1.Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre a criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas e sobre a criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica (incisos X e XI do art. 48 da Constituio Federal). 1.2.Compete privativamente ao Presidente da Repblica dispor, mediante decreto, sobre organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos (inciso IV e VI, alnea a do art. 84 da Constituio Federal). 1.3.Compete privativamente ao Presidente da Repblica a iniciativa de propor leis que disponham sobre: a) b) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao; organizao Territrios; c) d) servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio, bem como normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios; criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84, VI da Constituio Federal; 1.4.A lei estabelecer a estrutura bsica dos Ministrios e dos rgos da Presidncia da Repblica, inclusive com a frao do nmero mximo de administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria dos servios pblicos e pessoal da administrao dos

50

secretarias ou subsecretarias, bem como a nominao de rgos colegiados, dentre outros (com base no art. 29 da Lei n 10.683, de 2003). 1.5.Haver, na estrutura bsica de cada Ministrio (art. 28 da Lei n 10.683, de 2003): a) b) c) Secretaria-Executiva, exceto nos Ministrios da Defesa e das Relaes Exteriores; Gabinete do Ministro; Consultoria Jurdica, exceto no Ministrio da Fazenda.

1.6. Pode haver na estrutura bsica de cada Ministrio, vinculado SecretariaExecutiva, um rgo responsvel pelas atividades de administrao de pessoal, de material, patrimonial, de servios gerais, de oramento e finanas, de contabilidade e de tecnologia da informao e informtica ( 3 do art. 28 da Lei n 10.683, de 2003). 1.7. A lei estabelecer, tambm, as competncias dos rgos da Presidncia da Repblica e as reas de competncia dos ministrios (com base no art. 27 da Lei 10.683, de 2003). 1.8.As entidades compreendidas na Administrao Indireta vinculam-se ao Ministrio em cuja rea de competncia estiver enquadrada sua principal atividade (Pargrafo nico do art. 4 da Lei n 10.683, de 2003). 1.9.O vnculo das entidades integrantes da Administrao Pblica Federal indireta aos Ministrios e rgos da Presidncia da Repblica estabelecido por decreto (Decreto 6.129, de 20 de junho de 2007). 1.10. Compete ao Ministro de Estado, alm de outras atribuies estabelecidas na Constituio e na lei, exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades da administrao federal na rea de sua competncia e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Repblica; expedir instrues para a execuo das leis, decretos e regulamentos; apresentar ao Presidente da Repblica relatrio anual de sua gesto no Ministrio; e praticar os atos pertinentes s atribuies que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da Repblica (art. 87 da Constituio Federal).

51

1.11.Cabe ao Secretrio-Executivo, titular da Secretaria-Executiva do Ministrio, a superviso e a coordenao das Secretarias integrantes da estrutura do Ministrio ( 2 do art. 28 da Lei n 10.683, de 2003). 1.12.Cabe, ainda, ao Secretrio-Executivo ou seu equivalente, diretamente ou por delegao: acompanhar a execuo dos programas do PPA e adotar medidas que promovam a eficincia, a eficcia e a efetividade da ao governamental; definir prioridades de execuo em consonncia com o estabelecido no PPA e nas leis de diretrizes oramentrias; monitorar, em conjunto com o Gerente de Programa, a evoluo dos indicadores dos objetivos setoriais, dos programas e das metas das aes do PPA sob sua responsabilidade; articular junto s unidades administrativas responsveis por programas e aes, quando necessrio, para a melhoria de resultados apurados periodicamente pelo Sistema de Monitoramento e Avaliao do PPA; coordenar a alocao de recursos nos programas sob a responsabilidade do rgo, inclusive daqueles de natureza multissetorial; apoiar os Gerentes de Programa com medidas mitigadoras dos riscos identificados na execuo dos programas; e elaborar o Relatrio Anual de Avaliao dos Objetivos Setoriais e supervisionar a elaborao do Relatrio Anual de Avaliao dos Programas sob a responsabilidade do rgo, observados os incisos III e IV do art. 19 da Lei no 11.653, de 2008, bem como os demais requisitos de informao disponibilizados pelo rgo Central no Sistema de Planejamento e Oramento Federal (art. 5 do Decreto n 6.601, de 10 de outubro de 2008). 1.13. s Consultorias Jurdicas, rgos administrativamente subordinados aos Ministros de Estado e tecnicamente AGU, compete, especialmente assessorar os Ministros de Estado; exercer a superviso das atividades dos rgos jurdicos das entidades vinculadas; fixar a interpretao da Constituio, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos a ser uniformemente seguida em suas reas de atuao e coordenao quando no houver orientao normativa do Advogado-Geral da Unio; elaborar estudos e preparar informaes, por solicitao dos Ministros de Estado; assistir aos Ministros de Estado no controle interno da legalidade administrativa dos atos a serem por ele praticados ou j efetivados, e daqueles oriundos de rgo ou entidade sob sua coordenao jurdica; examinar, prvia e conclusivamente, no mbito do Ministrio: a) os

52

textos de edital de licitao, como os dos respectivos contratos ou instrumentos congneres, a serem publicados e celebrados; b) os atos pelos quais se v reconhecer a inexigibilidade, ou decidir a dispensa, de licitao (art. 11 da Lei Complementar n 73, de 10 de fevereiro de 1993). 1.14.No Ministrio da Fazenda, as funes de Consultoria Jurdica devem ser exercidas pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, nos termos do art. 13 da Lei Complementar no 73, de 1993 ( 1 do art. 28 da Lei n 10.683, de 2003). 1.15. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional um rgo de direo superior, subordinado administrativamente ao Ministro de Estado da Fazenda e com subordinao jurdica e tcnica direta ao Advogado-Geral da Unio. Diferencia-se das consultorias jurdicas dos Ministrios, que so rgos de execuo, por exercer as competncias de apurar a liquidez e certeza da dvida ativa da Unio de natureza tributria inscrevendo-a para fins de cobrana, amigvel ou judicial; de representar privativamente a Unio, na execuo de sua dvida ativa de carter tributrio; de examinar previamente a legalidade dos contratos, acordos, ajustes e convnios que interessem ao Ministrio da Fazenda, inclusive os referentes dvida pblica externa, e promover a respectiva resciso por via administrativa ou judicial e de representar a Unio nas causas de natureza fiscal; cumulativamente s atividades de consultoria e assessoramento jurdicos, tpicas das consultorias jurdicas (arts. 2 e 9 da Lei Complementar n 73, de 1993). 1.16. Procuradoria-Geral Federal, rgo vinculado a AGU, compete a representao judicial e extrajudicial das autarquias e fundaes pblicas federais, as respectivas atividades de consultoria e assessoramento jurdicos, a apurao da liquidez e certeza dos crditos, de qualquer natureza, inerentes s suas atividades, inscrevendo-os em dvida ativa, para fins de cobrana amigvel ou judicial. No desempenho das atividades de consultoria e assessoramento, Procuradoria-Geral Federal aplica-se, no que couber, o disposto no art. 11 da Lei Complementar n 73, de 10 de fevereiro de 1993. Integram a Procuradoria-Geral Federal as Procuradorias, Departamentos Jurdicos, Consultorias Jurdicas ou Assessorias Jurdicas das autarquias e fundaes federais, como rgos de execuo desta, mantidas as suas atuais competncias (Art. 10 da Lei 10.480, de 2 de julho de 2002).

53

1.17. Aos rgos jurdicos das autarquias e das fundaes pblicas compete a sua representao judicial e extrajudicial; as respectivas atividades de consultoria e assessoramento jurdicos; a apurao da liquidez e certeza dos crditos, de qualquer natureza, inerentes s suas atividades, inscrevendo-os em dvida ativa, para fins de cobrana amigvel ou judicial. No desempenho das atividades de consultoria e assessoramento aos rgos jurdicos das autarquias e das fundaes pblicas aplica-se, no que couber, o disposto no art. 11 da Lei Complementar n 73, de 1993. 1.18.Os cargos efetivos vagos, ou que venham a vagar dos rgos extintos, sero remanejados para o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto para redistribuio e os cargos em comisso e funes de confiana, transferidos para a Secretaria de Gesto do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, para utilizao ou extino de acordo com o interesse da Administrao Pblica (art. 43 da Lei n 9.649, de 27 de maio de 1998, alterada pela MP 2.216-37, de 31 de agosto de 2001). 1.19. A apostila de decretos, portarias e atos pessoais ser feita pelos

rgos de pessoal da Presidncia da Repblica, dos Ministrios e das entidades da administrao indireta, para a correo de inexatides materiais, bem como para a retificao ou alterao da denominao de cargos, funes ou rgos que tenham tido a denominao modificada em virtude de lei ou de decreto superveniente expedio do ato pessoal a ser apostilado. Os apostilamentos sero publicadas no Boletim de Servio ou
Boletim Interno correspondente e, quando se tratar de ato referente a Ministro de Estado, tambm no Dirio Oficial da Unio (Dec.699, de 14/12/1992). O apostilamento dever ocorrer no prazo de vinte dias contados da data da publicao do decreto que dispuser sobre a adequao da estrutura regimental ou do estatuto do qual decorra (art. 4 da Lei no 9.850, de 26 de outubro de 1999).

1.20.Os cargos dos dirigentes mximos das autarquias e das fundaes pblicas federais so de nvel DAS-101.6, enquadrando-se na ordem decrescente de hierarquia os demais cargos e funes ( 1 do art. 11 da Lei n 8.270, de 17 de dezembro de 1991).

54

1.21.O Decreto n 4.176, de 28 de maro de 2002, estabelece normas e diretrizes para a elaborao, a redao, a alterao e a consolidao de atos normativos a serem encaminhados ao Presidente da Repblica pelos Ministrios e rgos da estrutura da Presidncia da Repblica. Os textos dos projetos de ato normativo observaro as regras estabelecidas no Decreto mencionado, bem como aquelas definidas no Manual da Presidncia da Repblica.

2.

Sistemas Estruturantes do Poder Executivo Federal

Sistemas so conjuntos de elementos, articulados entre si e interdependentes, voltados para a realizao de objetivos. No estabelecem vinculao hierrquica entre seus elementos, apenas subordinao normativa e tcnica ao seu respectivo rgo central. Sero organizadas sob a forma de sistema as atividades de pessoal, oramento, estatstica, administrao financeira, contabilidade e auditoria, e servios gerais, alm de outras atividades auxiliares comuns a todos os rgos da Administrao que, a critrio do Poder Executivo, necessitem de coordenao central (art. 30 do Decreto-Lei n 200, de 1967). a) Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal - A ControladoriaGeral da Unio contar com o apoio dos Assessores Especiais de Controle Interno DAS 102.5 nos Ministrios. O cargo em comisso ser alocado na estrutura de cada ministrio. Quanto a Casa Civil, a Advocacia-Geral da Unio, ao Ministrio das Relaes Exteriores e ao Ministrio da Defesa, tero Secretarias de Controle Interno CISET (Lei n 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, e Decreto n 3.591, de 6 de setembro de 2000). As entidades da Administrao Pblica Federal indireta devero organizar a respectiva unidade de auditoria interna, com o suporte necessrio de recursos humanos e materiais, com o objetivo de fortalecer a gesto e racionalizar as aes de controle. Quando a entidade da Administrao Pblica Federal indireta no contar com conselho de administrao ou rgo equivalente, a unidade de auditoria interna ser subordinada diretamente ao dirigente mximo da entidade,

55

vedada a delegao a outra autoridade. (Redao dada pelo Decreto n 4.304, de 16 de julho de 2002). b) Sistema de Contabilidade Federal - Lei n 10.180, de 2001, e Decreto n 3.589, de 6 de setembro de 2000. Integram o Sistema de Contabilidade Federal: como rgo central, a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministrio da Fazenda; e como rgos setoriais, as unidades de gesto interna dos Ministrios e da Advocacia-Geral da Unio. O rgo de controle interno da Casa Civil exercer, tambm, as atividades de rgo setorial contbil de todos os rgos integrantes da Presidncia da Repblica e da Vice-Presidncia da Repblica, alm de outros determinados em legislao especfica. Os rgos setoriais ficam sujeitos orientao normativa e superviso tcnica do rgo central do Sistema, sem prejuzo da subordinao ao rgo em cuja estrutura administrativa estiverem integrados. c) Sistema de Administrao Financeira Federal - Lei n 10.180, de 2001, e Decreto n 3.590, de 6 de setembro de 2000. Integram o Sistema de Administrao Financeira Federal: como rgo central, a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministrio da Fazenda; como rgos setoriais, as unidades de programao financeira dos Ministrios, da Advocacia-Geral da Unio, da VicePresidncia e da Casa Civil da Presidncia da Repblica. d) Sistema de Pessoal Civil da Administrao Federal - SIPEC Decreto n 67.326, de 5 de outubro de 1970. O SIPEC compreende: rgo Central: Secretaria de Recurso Humanos, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; rgos Setoriais: Subsecretarias (SAA ou SPOA), Secretarias de Administrao, Diretoria de Gesto, ou outras unidades especficas de pessoal civil dos Ministrios e dos rgos da Presidncia da Repblica. rgos Seccionais: Departamentos, Coordenaes-Gerais de Gesto de Pessoas ou outras unidades especficas de pessoal de autarquias e fundaes pblicas. e) Sistema de Servios Gerais SISG Decreto n 1.094, de 23 de maro de 1994. O SISG compreende: o rgo central : Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, responsvel pela formulao de diretrizes, orientao, planejamento e coordenao, superviso e controle dos assuntos relativos a Servios Gerais; os

56

rgos

setoriais:

unidades

incumbidas

especificamente

de

atividades

concernentes ao SISG, nos Ministrios e rgos integrantes da Presidncia da Repblica; os rgos seccionais: unidades incumbidas da execuo das atividades do SISG, nas autarquias e fundaes pblicas. f) Sistema de Administrao dos Recursos de Informao e Informtica SISP Decreto n 1.048, de 21 de janeiro de 1994. Integram o SISP como rgo Central: a Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; os rgos Setoriais, representados junto unidade gestora do Sistema pelos titulares das unidades de modernizao e informtica dos Ministrios e da Presidncia da Repblica; os rgos Seccionais, representados pelos dirigentes dos rgos que atuam na rea de administrao dos recursos de informao e informtica, nas autarquias e fundaes pblicas. g) Sistema de Planejamento e de Oramento Federal - Lei n 10.180, de 2001. Integram o Sistema de Planejamento e de Oramento Federal: o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, como rgo central; rgos setoriais (so as unidades de planejamento e oramento dos Ministrios, da Advocacia-Geral da Unio, da Vice-Presidncia e da Casa Civil da Presidncia da Repblica); e rgos especficos (so aqueles vinculados ou subordinados ao rgo central do Sistema, cuja misso est voltada para as atividades de planejamento e oramento). As unidades de planejamento e oramento das entidades vinculadas ou subordinadas aos Ministrios e rgos setoriais ficam sujeitas orientao normativa e superviso tcnica do rgo central e tambm, no que couber, do respectivo rgo setorial. h) Sistema de Correio do Poder Executivo Federal Compreende as atividades relacionadas preveno e apurao de irregularidades, no mbito do Poder Executivo Federal, por meio da instaurao e conduo de procedimentos correcionais. O Sistema de Correio integrado pela Corregedoria-Geral da Unio como rgo Central, pelas unidades especficas de correio junto aos Ministrios como unidades setoriais e pelas unidades especficas de correio que compem as estruturas dos Ministrios, autarquias e fundaes pblicas como unidades seccionais (Decreto n 5.480, de 30 de junho de 2005).

57

i) Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal - com a finalidade de promover atividades que dispem sobre a conduta tica no mbito do Executivo Federal. Integram o Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal: a Comisso de tica Pblica - CEP, instituda pelo Decreto de 26 de maio de 1999; as Comisses de tica de que trata o Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994; e as demais Comisses de tica e equivalentes nas entidades e rgos do Poder Executivo Federal (Dec.6.029, de 1 de fevereiro de 2007).

Atividades de Ouvidoria a Ouvidoria-Geral da Unio, ligada ControladoriaGeral da Unio (CGU), responsvel por receber, examinar e encaminhar reclamaes, elogios e sugestes referentes a procedimentos e aes de agentes, rgos e entidades do Poder Executivo Federal. A Ouvidoria-Geral da Unio tambm tem a competncia de coordenar tecnicamente o segmento de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, bem como de organizar e interpretar o conjunto das manifestaes recebidas e produzir indicativos quantificados do nvel de satisfao dos usurios dos servios pblicos prestados no mbito do Poder Executivo Federal (art. 17 da Lei n 10.683, de 28 de maio de 2003 e art 14 do Anexo I do Decreton 5.683, de 24 de janeiro de 2006).

58

SEO 3 - ORIENTAES TCNICAS


ESTRUTURA REGIMENTAL E DE ESTATUTO

PARA

ELABORAO DE

Na elaborao das alternativas de estruturao, recomendvel considerar os seguintes aspectos, alm das formalidades preconizadas em legislao especfica: 1. todo rgo ou unidade organizacional subordina-se hierarquicamente a apenas um rgo ou unidade organizacional; 2. todo rgo ou unidade organizacional dever ter um titular; 3. o cargo em comisso do titular do rgo ou unidade organizacional deve ser superior aos demais cargos comissionados a ele subordinados; 4. os cargos em comisso de direo superior (DAS 101) so cargos de direo ou chefia e seus titulares so responsveis por processos organizacionais e podem, inclusive, dispor de outros cargos a ele subordinados; 5. os titulares de cargos em comisso de assessoramento superior (DAS 102) tm atribuio de prestar assessoria a titulares de cargos em comisso de direo superior (DAS 101) e, portanto, no so responsveis por processos organizacionais e tambm no detm cargos a eles subordinados; 6. os titulares de cargos Diretor de Programa (DAS 101.5) e Gerente de Projeto (DAS 101.4) no detm outros cargos a ele subordinados. Esses cargos esto em unidades onde so formuladas, acompanhadas e avaliadas as polticas pblicas, ou seja, reas que desenvolvem projetos. A figura do gerente de projeto aplica-se sempre que se formulao estratgica. quiser fortalecer a capacidade de

59

7. os titulares de cargos de adjunto, tais como secretrio-adjunto, diretoradjunto e subsecretrio, so cargos de direo (DAS 101), embora no sejam titulares de rgos e nem detenham cargos a ele subordinados; 8. ao cargo de Secretrio-adjunto corresponde exercer atribuies complexas; ter amplitude de comando; gerir volume de recursos e de beneficiamento; 9. as coordenaes-gerais so unidades organizacionais responsveis pela realizao dos processos. 10. as unidades de nvel ttico ou operacional so aquelas cujo titular corresponde aos DAS 3, DAS 2 e DAS 1, 11. todo cargo em comisso de direo superior (DAS 101) corresponde um rgo dentro da estrutura organizacional, com exceo dos cargos de Diretor de Programa e Gerente de Projeto e os cargos de adjunto, tais como secretrioadjunto, diretor-adjunto. 12. Na elaborao da proposta de estrutura regimental dos ministrios ou dos rgos da Presidncia da Repblica, observar ao seguinte: a) a unidade organizacional Gabinete deve restringir-se s estruturas de assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado e ao SecretrioExecutivo; b) deve ser evitado o uso da denominao Secretaria-Executiva para rgo diverso do previsto no art. 28 da Lei n 10.683, de 2003; c) o uso da denominao Assessoria para designar unidade organizacional deve restringir-se ao Gabinete de Ministro e Secretaria-Executiva dos Ministrios; d) somente os rgos da Presidncia da Repblica e a Advocacia-Geral da Unio devem dispor de assessores especiais DAS 102.6 e apenas Ministros de Estado devem dispor de assessores especiais de ministro de estado DAS 102.5;

60

e) no deve haver unidades, rgos ou unidades organizacionais denominadas Presidncia, Vice-Presidncia, Diretoria-Adjunta, Direo, Chefia e outras anlogas; f) no utilizar as seguintes denominaes para unidades descentralizadas: Secretaria; Gabinete; Secretaria-Executiva; Secretaria de Controle Interno; Departamento; Diretoria e Coordenao-Geral; g) a existncia de assessores no implica a constituio de unidade organizacional "Assessoria"; h) o disposto nos arts. 11, 17 e 18 da Lei Complementar n 73, de 10 de fevereiro de 1993 e Lei n 10.480/2002, relativamente descrio das competncias das Consultorias Jurdicas e Procuradorias Federais; i) o disposto no 2 do art. 28 da Lei n 10.683, de 2003, quanto s atribuies do Secretrio-Executivo; 13. No texto da estrutura regimental ou do estatuto do rgo ou entidade, observar, quando couber: a) as definies das finalidades e das competncias de rgo ou da entidade devero observar estritamente o ato legal de criao; b) a unidade organizacional Gabinete deve restringir-se s estruturas de assistncia direta e imediata ao dirigente mximo da entidade e deve estar apresentada, tanto no Anexo I como no Anexo II de cargos, como a primeira unidade organizacional da entidade, logo aps os cargos de assessoramento; 14. A proposta de estrutura de rgo ou entidade (anexo I ao Decreto) dever contemplar as competncias de todas as unidades organizacionais subordinadas diretamente ao dirigente mximo do rgo ou entidade, bem como de todas as unidades relacionadas no artigo que define a estrutura organizacional, no importando o nvel do cargo do dirigente da unidade.

61

15. No Quadro Demonstrativo de Cargos e Funes (Anexo II do decreto) devero ser nominadas todas as unidades subordinadas diretamente ao dirigente mximo do rgo ou entidade. Quando se tratar de cargos DAS 101.4, tambm devem ser nominadas mesmo que estejam subordinadas a outras unidades. As demais unidades da estrutura organizacional devem estar apenas relacionadas em conjunto. Exemplificando: se houver 3 Divises, fazer constar como unidade organizacional Diviso e citar 3 no quantitativo de unidades. 16. Dever existir um s decreto de Estrutura Regimental para cada Ministrio, rgo da Presidncia da Repblica, ou autarquia federal, e um s estatuto para cada fundao. Com exceo de alguns rgos que possuem estrutura bastante diferenciada do rgo ao qual subordinado, so eles: Agncia Brasileira de Inteligncia do Gabinete de Segurana Institucional e os Comandos Militares do Ministrio da Defesa. 17. No registro das competncias institucionais dos rgos e unidades, na estrutura regimental ou estatuto, observar as orientaes a seguir: a) Atentar para as definies operacionais das funes de governo, de uso do Direito Administrativo, b) dar preferncia a construes simples e diretas, compostas pelo verbo que exprime a funo pblica que o rgo/unidade exerce. c) evitar o uso de expresses ou locues verbais tais como: tratar de assuntos relativos .... realizar a coordenao de polticas .... atuar para promover a articulao e a orientao ou ainda promover a articulao; manter registro registrar e armazenar; empreender a articulao das aes governamentais. d) evitar o uso de verbos como promover, assegurar, garantir que, usualmente so utilizados para definir objetivos institucionais e no funes de governo; e) evitar o uso de gerndio no registro de competncias. Exemplo: difundir a poltica pblica no pas, ampliando o acesso.....; f) evitar o uso de adjetivos na descrio das competncias, tais como manter estreita articulao ... ou manter articulao abrangente...;

62

g) evitar o registro de competncias redundantes, para o mesmo rgo ou unidade, tais como: coordenar a formulao de polticas setoriais e subsidiar a formulao de polticas pblicas setoriais; h) no registrar as orientaes de governo (princpios, diretrizes e estratgias governamentais) que devem ser observadas no exerccio da competncia que se pretende definir. Essas orientaes devem constar das respectivas polticas setoriais pelas quais o rgo deve se pautar, no exerccio das competncias. Nesse caso, tomar cuidado com expresses do tipo adotar as medidas de sua competncia necessrias a assegurar .., que no definem competncias e sim o objetivo institucional; i) no registrar, na estrutura regimental, funes internas do prprio rgo, como fornecer subsdios ao Gabinete do Ministro quanto a ..... Se necessrio, registr-las em Regimento Interno. De igual forma, evitar registrar, na estrutura regimental, rotinas internas; j) lembrar que as competncias regimentais so estabelecidas pelo decreto que aprova a estrutura do rgo. Portanto, no cabe o uso da expresso exercer outras competncias que lhe forem cometidas; e k) as competncias regimentais devem ser redigidas de forma abrangente, de forma a estabelecer as macro-funes do rgo. O detalhamento dessas competncias deve ser objeto de registro no regimento interno;

63

Seo

Orientaes

Tcnicas

para

Elaborao

de

Regimento Interno

1.

Aps a publicao de estrutura regimental ou estatuto, no Dirio Oficial da Unio, os rgos e entidades do Poder Executivo federal, publicaro os respectivos regimentos internos.

2.

Haver um s regimento interno para cada Ministrio, rgo da Presidncia da Repblica, autarquia ou fundao, que dever abranger todas as suas unidades organizacionais.

3. 4.

O regimento interno dever ser elaborado em absoluta consonncia com o decreto que aprovar a estrutura regimental ou estatuto.
O projeto do regimento interno ser elaborado pela rea responsvel pelas atividades de organizao e modernizao administrativa do rgo ou entidade. Nos ministrios, essa rea corresponde, normalmente, Subsecretaria de Planejamento, Oramento e Administrao SPOA ou Subsecretaria de Assuntos Administrativos - SAA.

5.

O projeto do regimento interno ser encaminhado ao Ministro de Estado titular da Pasta (quando se tratar de ministrio, autarquias ou fundao) ou titular de rgo integrante da Presidncia da Repblica, ou Diretoria Colegiada de Agncia Reguladora, para apreciao e publicao, acompanhado dos seguintes documentos: a) texto da portaria que aprovar o regimento interno (ou resoluo quando se tratar de agncias reguladoras); b) parecer da rea jurdica; c) parecer conclusivo da unidade responsvel pela organizao e modernizao administrativa do rgo ou entidade.

6.

Devero constar do Regimento Interno apenas os assuntos pertinentes ao rgo ou entidade, tratados em captulos especficos:

I.

Da Categoria e Finalidade (caso o rgo no tenha a finalidade descrita na estrutura regimental ou estatuto, substituir finalidade por

competncias ou objetivos);

64

II.

Da Organizao; a) b) c) Da estrutura organizacional Do funcionamento Da designao da denominao dos titulares

III. IV. V. 7. 8.

Das Competncias das Unidades; Das Atribuies dos Dirigentes; e Das Disposies Gerais; na elaborao do regimento interno, no alterar os textos constantes da Estrutura Regimental ou do Estatuto. O regimento interno dever obedecer s mesmas regras de elaborao de atos normativos, ressalvado o captulo que tratar da organizao das unidades.

9.

No devero constar do Regimento Interno: a) "Tesouraria" como unidade organizacional; b) "Assessoria" como unidade organizacional, respeitadas as excees estabelecidas por legislao especfica; c) Comisso Permanente de Licitao como unidade organizacional; d) "Vice-Presidncia, Diretoria-Adjunta, Subinspetoria" e outras anlogas como unidades organizacionais; e) unidades organizacionais denominadas "Direo", "Chefia",

"Presidncia" e outras anlogas; f) expresses como "despachar com o Ministro", "despachar com o Secretrio-Executivo", "despachar com o Diretor", por serem atividades que ocorrero sempre e rotineiramente, estejam ou no previstas em regimento; g) a indicao de atribuies de dirigentes ao exerccio da funo, tais como:

65

I. II. III. IV.

aplicar elogios; fixar horrio; despachar com autoridade superior; assinar expediente;

h) unidade denominada "Secretaria-Executiva", a no ser o previsto no art. 28 da Lei n 10.683, de 2003. i) determinao relativa aos seguintes assuntos: I. II. III. IV. V. horrio de trabalho; delegao de competncia; constituio de Grupos de Trabalho; competncia para autorizar viagens; designao de comisso de inquritos, licitaes; aplicao de penas disciplinares; concesso de vantagens, dirias; VI. outras de natureza semelhante s referidas acima, constantes de legislao especfica ou que podero ser baixadas por ato dos Ministros de Estado, dirigente de rgo da Presidncia da Repblica, de autarquia federal ou fundao, sem que seja necessrio uma reformulao do Regimento Interno; 10. 11. 12. O regimento interno detalha as competncias de todas as unidades integrantes da estrutura organizacional do rgo ou entidade. No detalhamento das competncias, no inserir assunto novo ou diverso daquele que constou do decreto de Estrutura Regimental ou Estatuto. A portaria ministerial que aprovar o regimento interno no instrumento adequado para corrigir, ampliar ou suprimir contedo do decreto que aprova a estrutura regimental ou estatuto. No se altera decreto por portaria. 13. A definio de competncia de cada unidade organizacional dever ser feita em artigos distintos.

66

14.

A eventual superposio, ainda que parcial, de competncia entre unidades organizacionais, indica a necessidade de reviso mais acurada do projeto, podendo resultar at mesmo na eliminao de uma delas.

15.

Na descrio de competncia, seguir, rigorosamente, a mesma ordem das unidades organizacionais dispostas no captulo que trata da organizao, ou seja, captulo II do regimento interno.

16. 17.

A descrio de competncia far-se-, sempre, com verbo no infinitivo. Exemplo: " Diviso ... compete executar ..."; No captulo referente as atribuies do titular, definir primeiramente as atribuies do titular do rgo e posteriormente as de cada titular de unidade organizacional;

18.

A descrio de atribuio dever ser feita, sempre, com o verbo no infinitivo. Exemplo: "Ao Diretor do Departamento...incumbe supervisionar....";

19. 20. 21.

As atribuies comuns a mais de um titular devero ser descritas em um nico artigo. Exemplo: "Aos chefes de Seo e Setor incumbe ..."; As atribuies devero ser expressas de forma objetiva, sucinta e clara; dispensvel relacionar as atribuies de dirigentes j definidas em legislao especfica, tais como: a) autorizar a concesso de dirias; b) instaurar inquritos administrativos; c) propor designao de servidores para o exerccio de funes comissionadas; d) aplicar punies disciplinares; e f) desempenhar funes que lhe forem delegadas.

67

CAPITULO III

Glossrio

68

Os conceitos dispostos neste documento expressam o entendimento oficial da Secretaria de Gesto, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, na organizao institucional das estruturas do Poder Executivo Federal.

Administrao Federal
Segundo o Decreto-lei n 200, de 25.02.67, a Administrao Federal compreende: I. A Administrao Direta, que se constitui dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios. II. A Administrao Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas personalidade jurdica prpria: autarquias, fundaes, empresas pblicas, e sociedades de economia mista. Na organizao da administrao pblica federal direta, a Presidncia da Repblica o rgo supremo e independente representante do Poder Executivo da Unio, enfeixando todas as atividades administrativas superiores de mbito federal, de poltica, planejamento, coordenao e controle do desenvolvimento scio econmico do Pas e da segurana nacional (Hely Lopes Meirelles, 1990, p. 647). Os Ministrios so rgos autnomos da cpula da Administrao Federal, situados logo abaixo da Presidncia da Repblica. Neles, integram-se os servios da Administrao direta e a eles se vinculam as entidades da administrao indireta cujas atividades se enquadrem nas respectivas reas de competncia, ressalvadas, obviamente, as que a prpria lei integra na Presidncia da Repblica ou a ela vincula (Ibidem, p. 649).

rea de Competncia
As reas de competncia dos rgos da Presidncia da Repblica e dos ministrios delimitam os setores de responsabilidade de cada um e so estabelecidas pela lei.

Atribuio
o poder, decorrente da competncia de um rgo ou entidade, cometido a seu dirigente para o desempenho especfico de suas funes.

69

Autarquia
o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada.

Autoridade poltica
Autoridade poltica a capacidade de exerccio do poder poltico, este entendido, segundo Max Weber, como a capacidade de imposio da vontade a outrem para a consecuo de um determinado objetivo. No contexto da administrao pblica autoridade poltica pode ser definida como a capacidade de intermediar interesses, garantir legimidade e exercer o poder. A autoridade poltica do Estado em si pode ser denominada governabilidade.

Autoridade pblica
o poder de deciso outorgado ao servidor ou agente pblico pelo exerccio de cargo ou funo pblica de direo ou chefia. A rea e o nvel de autoridade pblica do dirigente so estabelecidos pelas atribuies a ele conferidas, na estrutura regimental ou estatuto do rgo ou entidade e em seu regimento interno.

Cargo Pblico
Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Os cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cofres pblicos, para provimento em carter efetivo ou em comisso. (Lei 8.112/90, Art.3) Os detentores de cargos pblicos tm vinculo estatutrio com o Estado, regido pelo Estatuto dos Servidores Pblicos. A posse em cargo pblico dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual devero constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que no podero ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofcio previstos em lei.

70

Os cargos pblicos classificam-se como efetivos e de provimento em comisso. a) Efetivo - podem ser de carreira ou isolados e seu provimento d-se mediante habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. (Lei n 5.645, de 10.12.1970). b) Em comisso quando, envolvendo atividades de direo e

assessoramento, sejam de livre provimento e exonerao pela autoridade competente, satisfeitos os requisitos legais e regulamentares cabveis (Decreto n 70.320, de 23.3.1972).

Colaboradores
Por colaboradores entende-se servidores ou empregados requisitados de outros rgos, servidores sem vnculo, terceirizados, de organismos multilaterais e estagirios.

Competncias
So as diversas modalidades de poder de que servem os rgos ou entidades estatais para realizar suas funes (Jos Afonso da Silva, 1997). Constituem-se em um conjunto de atribuies institucionais juridicamente atribudas a um rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal para atuar e emitir decises. So estabelecidas pelo Presidente da Repblica, mediante decreto, por fora do artigo 84, inciso VI, alnea a da Constituio Federal e decorrem das reas de competncias estabelecidas na lei que organiza a Presidncia da Repblica e os Ministrios. Aplicam-se s competncias as seguintes regras: I. decorrem sempre da lei, no podendo o rgo estabelecer, por si, as suas atribuies; II. so inderrogveis 18 , seja pela vontade da Administrao, seja por acordo com terceiros; isto porque a competncia conferida em benefcio do interesse pblico; III. so intransferveis pela vontade do rgo ou entidade interessada. Podem, no entanto, ser objeto de delegao, desde que no se tratem de

18

Ou seja, impossveis de serem anuladas.

71

competncias conferidas a determinado rgo ou entidade, com exclusividade, pela lei. Quanto previso em lei, entende-se que, em no havendo lei, a competncia do Chefe do Poder Executivo, j que ele a autoridade mxima da organizao administrativa, concentrando em suas mos a totalidade das competncias no outorgadas em carter privativo a determinados rgos. Sendo assim, cumpre apenas a ele delegar a competncia a outro rgo ou entidade. (Di Pietro, 2002, p. 195) importante ressaltar que as competncias atribudas aos rgos devem se constituir, to-somente, no desdobramento das competncias do rgo superior ou da entidade ao qual estiverem subordinados, no podendo, delas, ultrapassar. As competncias podem se caracterizar, ainda, pela natureza das funes institucionais desenvolvidas pelo rgo ou entidade pblica. Com base no Decreto-Lei 200/67, podem ser classificadas em competncias de formulao, normatizao, planejamento, coordenao, superviso, controle, dentre outras.

Competncias Profissionais
Em termos organizacionais a competncia concentra-se na anlise da contribuio do indivduo para a organizao, bem como o modo como ela concretizada, exigindo-se assim, no uma competncia, mas um conjunto delas que envolve tanto um saber geral, quanto um conhecimento especfico para o exerccio da atividade. Segundo Albuquerque e Oliveira, 2002 a gesto por competncias um plano de desenvolvimento profissional cujo foco deixa de ser a funo/cargo e passa a ser o conhecimento, as habilidades e os comportamentos individuais, valorizando o trabalho em equipe e a busca contnua dos melhores resultados. A adoo das competncias, no modelo proposto pelas Funes Comissionadas Tcnicas, tem como principal vantagem servir como uma valiosa fonte de informao, indicando as complexidades requeridas nos diversos nveis de Funo Comissionada. Alm disso, maior transparncia e comunicao com relao aos critrios para nomeao e desenvolvimento profissional.

72

O modelo de gesto de competncias profissionais preocupa-se com o desdobramento das estratgias em conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para todos profissionais, auxiliando-os no alcance dos objetivos da organizao. Sua meta integrar os diferentes tipos de competncias no desenho dos perfis dos profissionais e definir padres requeridos para avaliao, desenvolvimento e reconhecimento dos empregados. A gesto baseada nas competncias tem como foco as habilidades e necessrias ao negcio da organizao com base na alavancagem e disponibilizao dos talentos humanos. O foco concentrado na atividade estratgica a fim de alinhar competncias (individuais, grupais e organizacionais) com as estratgias de negcios da organizao. A responsabilidade principal da gesto de pessoas permanece distribuda no nvel gerencial ou intermedirio da organizao, mas o staff constitui o ncleo bsico da gesto do conhecimento e da otimizao do capital humano e intelectual atravs da gesto das competncias individuais, grupais e organizacionais. A base fundamental deixa de ser o desenho dos cargos e passa a ser o conceito dinmico de habilidades e competncias necessrias ao sucesso da organizao e das partes interessadas usurios/beneficirios, parceiros, fornecedores, cidados, dentre outros.

Definies Estratgicas
a cadeia de valor da organizao, ou seja, o conjunto de macroprocessos e processos, definidos com base nas macro-orientaes de Governo, das polticas setoriais e das competncias da organizao, organizados e classificados de forma a manter e/ou agregar valor aos servios e/ou produtos do rgo ou entidade.

Empresas Pblicas
a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criado por lei para a explorao de atividade econmica que o Governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa podendo revestir-se de

73

qualquer das formas admitidas em direito. (Redao dada pelo Decreto-Lei n 900, de 29.09.1969).

Entidade
a unidade de atuao da Administrao Pblica dotada de personalidade jurdica (Art. 2, Inciso II da Lei 9.784, de 29.01.99). So criadas por lei especfica, que estabelece sua finalidade, estrutura bsica, recursos e patrimnio. Denominam-se entidades as autarquias, fundaes institudas pelo Poder Pblico, as sociedades de economia mista e as empresas pblicas.

Estatuto
Corresponde ao detalhamento do conjunto de rgos da estrutura bsica das fundaes pblicas. Estabelece como essas entidades se organizao e so administradas. Sua aprovao, de competncia exclusiva do Presidente da Repblica, feita mediante decreto, mantendo conformidade com a respectiva lei que autorizou a sua instituio. Os estatutos das fundaes classifica os rgos em de assistncia direta e imediata, seccionais e especficos singulares.

Estrutura Bsica
o conjunto de rgos subordinados diretamente aos Ministros de Estado, a titulares de rgos integrantes da Presidncia da Repblica, de autarquias federais ou de fundaes pblicas. A estrutura bsica dos rgos da Administrao direta e indireta so estabelecidas por lei.

Estrutura Regimental
Corresponde ao detalhamento do conjunto de rgos da estrutura bsica dos ministrios, rgos da Presidncia da Repblica e das autarquias, com a descrio da sua organizao interna at o segundo nvel organizacional, das respectivas competncias de cada rgo, das atribuies dos dirigentes e outras disposies gerais ou transitrias que se fizerem necessrias. Nas autarquias, a estrutura regimental contempla dispositivos sobre a sua direo, a nomeao de seus cargos comissionados, os recursos oramentrios e o patrimnio da entidade.

74

No caso dos ministrios, usualmente, a estrutura regimental classifica os rgos nas seguintes categorias: de assistncia direta e imediata, especficos singulares, colegiados e unidades descentralizadas. A estrutura regimental das autrquicas classifica os rgos em de assistncia direta e imediata, seccionais e especficos singulares.

Finalidade
Compreende os objetivos ou propsitos para os quais se direcionam as atividades do rgo ou da entidade, previstos na norma legal. A finalidade ter sempre um objetivo certo e inafastvel de qualquer ato administrativo: o interesse pblico. As autarquias e as fundaes tm suas finalidades expressas nas respectivas leis de criao. No caso dos ministrios, a finalidade no aparece no texto da estrutura regimental deve ser expressa pelas suas reas de competncias.

Funo Gratificada FG
As Funes Gratificadas FG foram criadas pela Lei 8.216, de 13.08.1991, e so devidas, exclusivamente, aos servidores pblicos ocupantes de cargos efetivos.

Funo Pblica
o conjunto de atribuies s quais no corresponde um cargo pblico. Perante a Constituio Federal existem dois tipos de funes: a exercida por servidores contratados temporariamente, com base no Art. 37, IX e as funes de natureza permanente, correspondentes chefia, direo, assessoramento ou outro tipo de atividade para a qual o legislador no crie o cargo respectivo. Essas ltimas so as funes de confiana exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, exclusivamente para as atribuies de direo, chefia e assessoramento (Di Pietro, 2002, p. 438).

Fundaes pblicas

75

a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes. (Includo pela Lei n 7.596, de 10.04.1987). As fundaes do Executivo Federal, aps 1988, tiveram alterados seus sistemas administrativos com migrao para normas de direito pblico. Nas leis de criao permanecem como entidades pblicas de direito privado.

Governana
Governana pode ser entendida como a gesto administrativa da ordem social. a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica, todas importantes para a consecuo das metas coletivas definidas pela coletividade. Governana pode, ainda, ser compreendida como a capacidade de implementar de forma eficaz e eficiente as polticas pblicas. a forma como o poder exercido na gesto de uma organizao para assegurar o cumprimento de suas competncias e o alcance de seus objetivos. As palavras-chave do conceito de governana so democracia, tica, justia social e soberania. O conceito est ligado, portanto, supremacia do interesse pblico na tomada de deciso. O conceito de governana tem a ver com respeito, atendimento de mltiplas expectativas, transparncia, compromisso e responsabilidade. Dessa forma, pode-se associar governana cidadania e vice-versa. No contexto das democracias, especialmente em pases com experincia democrtica recente, o aumento da participao social nos assuntos de Governo tende a produzir sobrecarga na gesto das instituies, dimininuindolhes a sua governana. A organizao pblica de excelncia deve ser capaz de rever suas estratgias e recriar os seus processos de forma a incorporar a participao social sem que haja perda da sua capacidade de tomar decises e exercer as suas competncias legais.

Modelo de Excelncia em Gesto Pblica

76

O Modelo de Excelncia em Gesto Pblica, adotado pelo Programa GESPUBLICA da Secretaria de Gesto do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, dispe que o sistema gerencial das organizaes compem-se de sete partes integradas, que orientam a adoo de prticas de excelncia em gesto: (1) liderana; (2) estratgias e planos; (3) cidados e sociedade; (4) pessoas; (5) processos; (6) informao e conhecimento e (7)resultados.

Nveis Hierrquicos dos rgos


Traduzem o posicionamento dos rgos dentro da estrutura organizacional dos ministrios, rgos da Presidncia da Repblica, autarquias e fundaes pblicas. Cada rgo tem uma posio hierrquica prpria, em relao ao conjunto da estrutura na qual se integra. O desdobramento em nveis hierrquicos, dos rgos autnomos e das entidades da administrao pblica, permite a distribuio interna de competncias e a diviso do trabalho, de forma que o posicionamento de cada rgo interno, na estrutura organizacional, reflete o seu papel institucional em relao natureza, complexidade e volume das atividades a serem desempenhadas.

DENOMINAES USUAIS DOS NVEIS HIERRQUICOS DOS RGOS DA APF 1 nvel - rgos diretamente subordinados a Ministro de Estado. Exemplos: Secretaria, Subsecretaria, Departamento; 2 nvel - rgos diretamente subordinados ao primeiro nvel. Exemplos: Departamento, Diretoria, Coordenao-Geral; 3 nvel - rgos diretamente subordinados ao segundo nvel. Exemplos: Coordenao-Geral, Coordenao, Diviso; 4 nvel - rgos diretamente subordinados ao terceiro nvel. Exemplos: Coordenao, Diviso, Servio; 5 nvel - rgos diretamente subordinados ao quarto nvel. Exemplos: Diviso, Servio;

77

6 nvel - rgos diretamente subordinados ao quinto nvel. Exemplo: Servio. Podero, entretanto, ser adotadas outras denominaes, tais como Seo, Setor e Ncleo.

rgo colegiado
Por rgo colegiado entende-se aquele que tem composio pluripessoal, constitudo por representantes de rgos ou entidades do Poder Pblico e, se for o caso, tambm de entidades privadas. No tem estrutura formal, sendo que os seus servios de secretaria executiva so, obrigatoriamente, providos por unidade administrativa j integrantes da estrutura.

rgo Pblico
a unidade de atuao integrante das estruturas da administrao direta e da administrao indireta (Art. 2, Inciso I da Lei 9.784, de 29.01.99). Na qualidade de parte da estrutura da Administrao Pblica Direta e das demais pessoas jurdicas, o rgo no tem personalidade jurdica e vontade prpria. um centro de competncia governamental ou administrativa, institudo para o desempenho de funes estatais, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertence. Cada rgo tem, necessariamente, funes, cargos e agentes, mas distinto desses elementos que podem ser modificados, substitudos ou retirados sem supresso da unidade orgnica. (Hely Lopes Meirelles, p.64) No Poder Executivo Federal, os rgos pblicos podem classificar-se quanto sua posio na hierarquia do Poder Executivo em: I. rgos autnomos: so aqueles que se localizam na cpula da Administrao, subordinados diretamente ao Presidente da Repblica. Gozam de autonomia administrativa, financeira e tcnica e participam das decises governamentais. So eles os ministrios e os rgo da Presidncia da Repblica (EX. Casa Civil, Gabinete de Segurana Institucional, secretarias especiais, dentre outros). II. rgos superiores: so rgos de direo, porm sem autonomia administrativa e financeira. Sujeitam-se aos rgos autnomos, compondo

78

o seu primeiro escalo orgnico. Incluem-se, nesse tipo, os gabinetes, as secretarias, os departamentos etc. III. rgos subalternos: so os rgos subordinados aos rgos superiores. Encontram-se na base da estrutura orgnica da Administrao Pblica e so responsveis por atividades materiais ou de execuo. So tambm denominados unidades administrativas. IV. rgos de execuo: so rgos com reduzido poder decisrio e com predominncia de funes de execuo. Destinam-se realizao de servios de rotinas, tarefas administrativas, cumprimento de decises superiores e primeiras solues em casos individuais.

Categoria dos rgos pblicos


Designa-se como categoria a classificao dos rgos subordinados aos ministrios, rgos da Presidncia da Repblica, autarquias e fundaes, segundo as suas competncias, estrutura organizacional, composio e esfera de atuao. Quanto s competncias, so as seguintes, as categorias de rgos: I. De Assistncia Direta e Imediata: so rgos responsveis por funes de direo superior, assessoramento e assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado ou ao Presidente de autarquia ou fundao. Realizam estudos, pesquisas e acompanhamentos; elaboram programas e projetos e propem diretrizes e estratgias. No tm autonomia administrativa e financeira. Compem o primeiro escalo orgnico da estrutura dos ministrios, autarquias ou fundaes. II. Especficos: tambm compem o primeiro escalo orgnico da estrutura dos ministrios, autarquias e fundaes. So rgos responsveis por competncias diretamente relacionadas com a rea de atuao do ministrio ou com a finalidade da autarquia ou fundao. III. De execuo: so rgos com reduzido poder decisrio e com predominncia de funes de execuo. Destinam-se realizao de servios de rotinas, tarefas administrativas, cumprimento de decises superiores e primeiras solues em casos individuais, como o caso das atividades-meio e de atendimento ao pblico.

79

IV.

Descentralizados: So rgos de execuo em nvel local. So conhecidos como descentralizados, embora, na verdade, sejam rgos desconcentrados.

V.

Central de sistema: so os rgos com competncia para normatizar, supervisionar, controlar uma determinada atividade pblica, organizada em forma de sistema.

VI.

Setorial: so os rgos responsveis pelas atividades de superviso de determinado sistema, na rea ou setor de atuao de um ministrio ou Presidncia da Repblica.

VII. Seccional: corresponde aos rgos setoriais nas autarquias e fundaes. Quanto sua composio, os rgos se classificam em: I. Singulares: so aqueles em que as decises so tomadas por uma nica autoridade. Exemplo: ministrio, secretaria, departamento, superintendncia, consultoria jurdica, gabinete, dentre outros. II. Colegiados: so os rgos integrados por mais de uma autoridade, nos quais a deciso tomada de forma coletiva, com o aproveitamento de experincias diferenciadas. Seus representantes podem ser originrios do setor pblico, do setor privado ou da sociedade civil, segundo a natureza da representao.

Partes Interessadas
Partes interessadas so as pessoas fsicas ou jurdicas envolvidas ativa ou passivamente no processo de definio, elaborao, implementao e prestao de servios e produtos da organizao, na qualidade de cidados, agentes, fornecedores ou parceiros. Podem ser servidores pblicos, organizaes pblicas, instituies privadas, cidados, grupos de interesse, associaes e a sociedade como um todo.

Posto de trabalho

80

Posto de trabalho deve ser entendido, em um conceito mais amplo, como o conjunto de atividades que no se restringe a um grupo de tarefas aglomeradas e operacionais ou a funes, mas que evoca os conhecimentos bsicos de uma rea, com a caracterstica de poderem ser transferidos do exerccio de uma para o de diversas outras ocupaes.

Regimento Interno
um ato normativo, interno, que indica a categoria e a finalidade de rgo integrante de estrutura regimental ou estatuto, detalha sua estrutura em unidades administrativas, especificando as respectivas competncias, e define as atribuies de seus dirigentes. Sua aprovao e publicao so feitas por portaria do Ministro de Estado, do titular de rgo integrante da Presidncia da Repblica, ou por quem o decreto que aprovar sua estrutura regimental designar.

Sistema
um conjunto de elementos, articulados entre si e interdependentes, voltados para a realizao de objetivos. No estabelece vinculao hierrquica entre os elementos do sistema apenas subordinao normativa e tcnica ao seu rgo central.

Sistema de gesto
o conjunto de sete funes integradas e interatuantes que concorrem para o sucesso da organizao no cumprimento de sua misso institucional 19 : Liderana, Estratgias e Planos, Cidados e Sociedade, Informao e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

Sistema de liderana
O Programa GESPBLICA, coordenado pela SEGES/MP conceitua sistema de liderana como conjunto de atividades e prticas que caracterizam como a liderana exercida ou seja, como as principais decises so tomadas, comunicadas e conduzidas, em todos os nveis do rgo ou entidade.

19 Conceito adotado pelo GESPBLICA.

81

Sistema de trabalho
O Modelo de Excelncia em Gesto Pblica, preconizado pelo Programa GESPBLICA, conceitua sistemas de trabalho como o conjunto de mecanismos e instrumentos utilizados pelo rgo ou entidade para organizar a sua fora de trabalho para o desenvolvimento e utilizao plena do potencial das pessoas no cumprimento das competncias institucionais, em consonncia com as estratgias de Governo.

Sociedade de Economia Mista


a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria Unio ou a entidade da Administrao Indireta. (Redao dada pelo Decreto-Lei n 900, de 29.09.1969)

Superviso Ministerial
a orientao, coordenao e controle das atividades dos rgos subordinados ou vinculados, observada a legislao prpria e os preceitos que estabelecem o Decreto-lei n 200/67. Todo e qualquer rgo da Administrao Federal, direta ou indireta, est sujeito superviso do Ministro de Estado competente, excetuados unicamente os rgos que esto submetidos superviso direta do Presidente da Repblica. O Ministro de Estado responsvel, perante o Presidente da Repblica, pela superviso dos rgos da Administrao Federal enquadrados em sua rea de competncia. A superviso exercer-se- mediante adoo das seguintes medidas, alm de outras estabelecidas em regulamentos: a) indicao pelo Ministro de Estado dos dirigentes da entidade; b) recebimento sistemtico de relatrios, boletins, balancetes, balanos e informaes que permitam ao Ministro acompanhar as atividades da entidade e a execuo do oramento-programa e da programao financeira aprovados pelo Governo;

82

c) aprovao anual da proposta de oramento-programa e da programao financeira da entidade; d) aprovao de contas, relatrios e balanos, diretamente ou atravs dos representantes ministeriais e rgos de administrao ou controle; e) fixao, em nveis compatveis com os critrios de operao econmica, das despesas de pessoal e de administrao; f) fixao de critrios para gastos de publicidade, divulgao e relaes pblicas; g) realizao de auditoria e avaliao peridica de rendimento e produtividade; e h) interveno, por motivo de interesse pblico.

Unidades administrativas
uma denominao alternativa dada aos rgos que compem as estruturas dos rgos autnomos e entidades do Poder Executivo Federal, a partir do segundo nvel hierrquico.

83

You might also like