You are on page 1of 4

Resumo para o 1Teste de Cincias, 3Perodo Matria- Pg.

102-162 O que consegui recolher de como vai ser o teste: Na primeira pgina sai para dizer quais so os recursos renovveis e no renovveis Depois sai para dizer quais os recursos renovveis que se podem tornar recursos no renovveis e explicar o porque. Saem trs grficos para interpretar e para responder a trs perguntas. Sai tambm um texto para completar. Duas ou 3 perguntas de correspondncia Sai um expresso para comentar o porque da gua nestes ltimos anos se ter tornado um recurso infinito Sai uma pergunta para dizeres se o carvo e o petrleo so recursos no renovveis e para caracterizar quanto a sua natureza ( se so biolgicos, energticos etc.) Mas a maior parte quase tudo a base de verdadeiros e falsos

O que e como pode ser classificado um recurso natural? Um recurso natural tudo o que existe na Natureza. Podem ser: Minerais; Biolgicos; Hdricos; Energticos Os recursos podem ser classificados como renovveis e no renovveis, dependendo da sua velocidade de renovao. No renovveis- A velocidade de renovao inferior de esgotao; - Exemplos: Petrleo, carvo e gs natural. Renovveis- A velocidade de renovao igual ou superior de esgotao; Recursos Naturais Renovveis: No Renovveis:

Hdricos; Biolgicos; Energias Alternativas Os minerais:

Energia Fssil; Minrios; Energia Nuclear

Comeo do uso dos minerais- Paleoltico; Cobre+ Estanho= Bronze. Os minerais so importantes para a sociedade atual e so eles que so usados para muitos objetos comuns do dia-a-dia. Stios onde se encontram os minerais- Jazidas Minerais. Minerais- Metlicos e No metlicos; Portugal tem uma importante indstria mineira. Extrao: Extrao a cu aberto ou em minas. A explorao dos recursos minerais fonte de riqueza para quem os possui, mas esta atividade tem, habitualmente, repercusses ambientais negativas. Causa poluio e desequilbrio. Recursos Biolgicos: Materiais que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos. A agricultura, pecuria, caa, pesca, piscicultura e explorao florestal so exemplos de recursos biolgicos. Agricultura- Alimentao uma necessidade e a agricultura a principal fonte de alimento. A agricultura intensiva embora com maior rendimento e produtividade, prejudicial para o solo. Pecuria- Os animais podem ser criados em cativeiro ou ar livre. O principal fim da pecuria a alimentao mas tambm pode ser utilizada para calado, vesturio... Caa- Muito utilizada mas agora tem vindo a ser protegida porque levava extino dos animais. Pesca- Tem tambm fins alimentares. Muitas espcies esto em vias de extino porque h cada vez mais tcnicas agressivas com apenas o objetivo de muita captura de peixe. Aquacultura- (Geografia) Explorao florestal- Produo de matrias primas (papel) Muitas vezes o homem por causa das suas necessidades excessivas acaba por destruir habitats e originar a DESTRUIO DA BIODIVERSIDADE. Recursos Hdricos:

Quantidade de gua doce superficial e subterrnea que est disposio do Homem. 97.5%- Salgada, 2.5%- Doce A gua indispensvel sobrevivncia do homem e maior parte das suas atividades. sobretudo usada para consumo domstico, agricultura e atividades industriais. Consumo Domstico- 10% do total. sobretudo usada nas zonas mais urbanas. Consumo na agricultura- 70% do total. O tipo de agricultura que gasta mais gua a agricultura intensiva. J existem tcnicas para reciclagem de gua. Consumo industrial- 20% do total Em Portugal, os nmeros no mudam muito (87%-A; 8%- CD; 5%-Indstria) Consequncias: Apesar de ser renovvel, um recurso limitado porque a qualidade est ameaada pelas atividades humanas- esgotos, resduos... A agricultura espalha adubos artificiais. Os resduos industrias contaminam as guas. Uma simples gota de uma substncia poluente pode contaminar milhares de litros de gua. A poluio de hoje poder permanecer, durante muitas geraes, nas guas subterrneas destinadas ao consumo humano. gua potvel a gua que no causa prejuzo sade humana, que no contem microrganismos patognicos nem substncias capazes de provocar doenas guas Minerais Naturais- Maior concentrao de um ou mais elementos qumicos e so consideradas bacteriologicamente prprias. gua de Nascente- guas de circulao superficial, bacteriologicamente prprias. guas termais- guas aquecidas e muito ricas em sais minerais. So utilizadas no tratamento de diversas doenas. A gua um patrimnio que necessrio proteger, tratar e, como tal, defender Recursos energticos: Recursos de onde se pode obter energia. Uns so de natureza renovvel e outros de natureza no renovvel. Combustveis Fsseis- Carvo, petrleo e gs natural. A sua formao muito demorada e o seu consumo muito rpido, da serem no renovveis.

You might also like