You are on page 1of 53

CURSO ESPECIAL DE FORMAO DE CABOS

APOSTILA DE SALVAMENTO
ASPECTOS PSICOLGICOS DAS OPERAES DE SALVAMENTO Introduo A ocorrncia de situaes adversas geralmente ocasiona o acionamento de socorros governamentais que ao chegarem ao local do evento passaro a compor um quadro a ser completo pela existncia de vtimas e pblico. A seguir so apresentadas algumas consideraes sobre este trinmio que vo influenciar diretamente no desenvolvimento das operaes de salvamento. Elementos integrantes da rea de operaes: Vtima Socorrista Pblico Vtima Aquela que envolvida no evento. Recebe toda a carga decorrente da situao, podendo ser: fatal ou no-fatal. Socorrista o elemento que, isoladamente ou em conjunto, prope-se a solucionar o evento, sendo inerente sua atuao o chamado processo de iniciativa, originado fisiologicamente pela descarga de adrenalina no organismo. Pode ser: governamental ou no-governamental. Pblico Presente em todo e qualquer evento, em maior ou menor nmero, pode ser classificado em: tenso (direto e indireto), crtico, ajudante e observador.

Bases do Socorrista: Da mais simples a mais complexa, a operao de salvamento estar apoiada sobre o seu mentor que o homem. Este, por sua vez, para que possa realmente sustentar o seu trabalho, precisar estar alicerado sobre o trinmio composto dos seguintes aspectos: Preparo Psicolgico Preparo Fsico Preparo Tcnico Atuao do Socorrista Para que sejam bem desencadeadas todas operaes de salvamento, os elementos componentes de uma guarnio devem ter conhecimento do desenvolvimento ordenado da atuao do socorrista, cuja seqncia de etapas pode ser expressa pelo seguinte fluxograma: aviso sada chegada ao local isolamento mtodo desfecho

ESCAPE Uma das reaes instintivas de qualquer pessoa, que se encontra num incndio ou em qualquer outra situao fora de seu domnio, fugir do ambiente hostil. Este instinto de conservao, primitivo em sua origem, se v, s vezes, neutralizado pelo valor material de bens pessoais. Como a fuga instintiva, a via de escape de qualquer ponto de um edifcio , deve ser, a mais curta possvel, de fcil acesso e suficientemente ampla para acomodar a todos que tentarem escapar, e deve estar livre de gases e de fumaa. Como em todos os problemas relacionados com o fogo, a fuga depende do tempo. Desta forma, o tempo de escape no pode ser o mesmo para todos os edifcios, pois funo basicamente do nmero de ocupantes dos mesmos. A segurana humana uma das principais finalidade de escape nos incndios. Na deciso do percurso de evacuao a ser adotado devem-se considerar cinco variveis . Destas trs so previsveis e duas aleatrias:

Variveis Previsveis : Caractersticas dos ocupantes - a caracterstica principal que deve ser levada em considerao a mobilidade dos ocupantes de um local sinistrado. A mobilidade determina a capacidade de uma pessoa escapar. Os problemas de evacuao so muito piores em locais onde as concentraes de doentes, idosos e crianas sejam maiores. Planta do edifcio - a caracterstica arquitetnica de uma edificao deve se considerada de grande importncia devido a distancia que uma pessoa ter que se deslocar at um ponto seguro. Em geral, a segurana est relacionada com a altura de um edifcio, mas a distncia pode ter igual importncia em edifcios de um nico piso. Os sistemas de escape existentes - sabemos que os locais onde os sistema de segurana so existentes, o trabalho de evacuao se tornar mais fcil . Variveis Aleatrias: Locais que podero ser atingidos pelo incndio atravs de conhecimento do local onde se concentra o sinistro, podem-se traar algumas projees dos locais mais susceptveis a incndio. Atravs desta anlise, podem ser definidas as vias de escape mais rpidas e seguras. Localizao de uma pessoa em um edifcio sinistrado - em alguns edifcios podemos prever os locais onde se encontram os seus ocupantes, e o numero provvel de pessoas que ali normalmente estejam. Nos centros comerciais onde a populao flutuante, tal previso torna-se impossvel. As operaes de evacuao a serem realizadas pelas equipes de salvamento devem ser realizadas atravs de determinadas tcnicas e conceitos tericos. Tcnicas de Escape: Escape Imediato - retirada dos ocupantes do edifcio e executado por uma via de escape direta. Escape por Fases - ocupantes de um edifcio so conduzidos a locais intermedirios, de forma que a sada definitiva seja efetuada de maneira ordenada.

Escape para um Refgio - ocupantes so transferidos para uma rea protegida, dentro de uma estrutura, at que a situao seja minimizada e, em seguida, so resgatados. Conceitos Bsicos: O trabalho de evacuao de um local sinistrado deve ser executado obedecendo a conceitos bsicos, a fim de que a situao dos ocupantes do mesmo seja totalmente minimizada. Sendo assim, a evacuao deve estar baseada nos seguintes princpios: objetividade, preciso, disciplina e segurana. importante considerar que pessoas envolvidas por um sinistro, so tomadas pelo pnico, apresentando reaes prprias, tremores pelo corpo, choro convulsivo, ou simplesmente permanecem estticas, alheias a tudo que se passa. Cabe, portanto, ao homem que vai efetuar o salvamento (evacuao), usar de sua criatividade, a fim de que esse quadro seja revertido. O primeiro objetivo a ser atingido o aterramento do setor ou dos andares envolvidos, atravs do seu sistema de emergncia; logo a seguir, os andares diretamente envolvidos, com os seguintes procedimentos: Realizar a abertura de todas as portas, inspecionar o interior dos ambientes, em especial: banheiros, armrios, sob camas e outros mveis que, porventura existam, no esquecendo as escadas e janelas; Fazer a demarcao dos ambientes inspecionados; Conduzir as vtimas para as escadas de incndio, deixando um bombeiro encarregado de dar a orientao necessria para as vtimas, evitando a subida das mesmas; mantendo a distncia entre uma vtima e outra; mantendo-as de um lado da escada, destinando o outro lado ao trnsito das equipes de salvamento; evitando correrias e aglomeraes desnecessrias; Concentrar as vtimas a fim de efetuar uma chamada e verificar se h falta de pessoas; Solicitar o auxlio de pessoas que conheam a estrutura do edifcio.

PROTEO RESPIRATRIA regra primordial que ningum, no combate a incndio, entre em ambiente saturado de gases, fumaa e temperatura elevada, sem estar com equipamento de proteo respiratria. O fato de deixar este tipo de material de lado nestas operaes pode acarretar no s no fracasso do socorro como tambm em conseqncias srias, inclusive a morte. Isto porque o sistema respiratrio humano mais vulnervel s agresses ambientais do que qualquer outra rea do corpo. Podemos falar tambm da necessidade de usamos um equipamento de respirao autnoma nos locais de diferentes ndices de presses atmosfricas (poos, tneis, cavernas) e no mergulho, atividade existente no CBMERJ (GBS, Gmar ). muito importante salientarmos que nos incndios encontramos quatro tipos distintos de riscos no tocante a respirao: falta de oxignio, temperatura elevada, fumaa e gases txicos.

PORCENTAGEM DE OXIGNIO NO AR 21% 17% 12% 09% 06%

SINTOMAS Conduo normal Alguma perda de coordenao e aumento da freqncia respiratria Vertigem, dor de cabea e fadiga Inconscincia Morte em poucos minutos por parada respiratria e concorrncia de parada cardaca

Obs.: Estes dados no podem ser considerados como absolutos, pois no levam em considerao o tempo de exposio e as diferentes capacidades respiratrias. EFEITOS TXICOS DO MONXIDO DE CARBONO (CO) NO ORGANISMO CO ( partes por milho ) 100 200 400 800 1000 1600 3200 6400 12800 CO no AR 0,01 0,02 0,04 0,08 0,10 0,16 0,32 0,64 1,28 SINTOMAS Nenhum sintoma Leve dor de cabea, podendo ocorrer outros sintomas Dor de cabea aps 1 ou 2 horas Dor de cabea aps 45 min. Nuseas, colapso e inconscincia, aps 2h Risco de ocorrer inconscincia aps 1 h Dor de cabea, tontura, nuseas, aps 20 min. Dor de cabea e tontura, nuseas aps 5 ou 10 min. Inconscincia aps 30 min. Dor de cabea e tontura aps 1ou2 min. Inconscincia aps 10 ou 10 min. Inconscincia imediata perigo de morte entre 1 e 3 min.

Obs.: No se trata de dados absolutos, porque no mostra a variao da freqncia ou do tempo de exposio. EQUIPAMENTO DE RESPIRAO AUTNOMA Existem dois meios de se equipar: Mtodo de colocao por sobre a cabea: 1) verificar a presso no manmetro do cilindro; 2) o equipamento deve ser colocado no solo, com o cinto aberto, as alas de transporte alargadas e colocadas para o lado de fora do suporte, para no atrapalhar o BM no momento da colocao; 3) agachar ou ajoelhar-se na extremidade oposto ao registro do cilindro; 4) segurar o cilindro com as mos, deixando as alas de transporte para o lado de fora; 5) levantar-se, erguendo o cilindro por sobre a cabea e deixando que as alas de transporte passem dos cotovelos; 6) inclinar-se levemente para frente, permitindo ao cilindro ficar nas costas, deixando as alas carem naturalmente sobre os ombros; 7) puxar os tirantes de ajuste, certificando-se que as alas no estejam torcidas; 8) ergue o corpo, fechar e ajustar o cinto e peitoral de forma que o equipamento acomode-se confortavelmente; e

9) lembrar que a falta de ajuste da ala e do cinto provoca ma distribuio de peso.

a. Mtodo de vestir: 1) verificar a presso no manmetro do cilindro 2) vestir o equipamento, passando um brao por vez atravs da alas. Colocando-lo no solo, com as alas alargadas e o cinto aberto; 3) agachar-se prximo extremidade do registro do cilindro; 4) com a mo direita, segurar a ala que ser colocada sobre o ombro direito ( ou, com, a esquerda, a que ser colocada sobre o ombro esquerdo ); 5) levantar-se, colocando a correia no ombro, Durante este movimento, o cotovelo deve passar por dentro da ala; e 6) ajustar as alas eo cinto como descrito no mtodo anterior. Colocao da pea facial: 1) alargar ao mximo os tirantes da mscara; 2) colocar a pea facial, introduzindo primeiramente o queixo dentro desta e, com as duas mos, colocar os tirantes por sobre a cabea; 3) puxar simultaneamente e na mesma seqncia, os tirantes laterais interiores, o tirante nico superior e os dois temporais, para trs, ajustando-os com cuidado para no danificalos; 4) verificar a vedao da pea facial inspirando e tampando a entrada de ar. No pode ocorrer entrada de ar; 5) certificar-se de que a vlvula de demanda de ar est fechada; 6) abrir o registro do cilindro; 7) efetuar a conexo da vlvula de demanda da mscara; e 8) deve-se observar o funcionamento da vlvula de exalao. Para tanto inspirar e expirar. Com as costas das mos sentir o ar sair pela vlvula de exalao. Caso no ocorra a sada do ar, expirar com fora isto dever liberar a vlvula. Principais cuidados Observar: 1) conexo do cilindro ao redutor de presso; 2) cinta que liga o cilindro ao suporte; 3) alas de transporte, cinto tirante peitoral ( confeccionados em NOMEX, para aumentar a resistncia ao calor ); 4) placa de suporte; 5) conexo das mangueiras; 6) tirantes e peas facial; 7) presso do cilindro; 8) vedao a alta presso; e 9) alarme sonoro.

TIPOS DE TRABALHO CONSUMO MDIO P/CADA 100PSI Inspeo e 03 min. reconhecimento....................... 1,5 min. Operao ( c/ esforo fsico ) .................... Exemplificando : 1 caso presso no cilindro ............................................................ 1500PSI tempo de caminhada ( ida ) .............................................. 8 min. tempo de caminhada ( volta ) ......................................... 8 min. tempo de inspeo e reconhecimento ........................... ? soluo : 100 PSI ..........................................................3 min. 1500 PSI .......................................................x X = 15000 x 3 100

X= 45 min. De ar Deduzindo-se os 16 minutos de caminhada ( 8 de ida e 8 de volta ), temos 45 16 = 29 min. De inspeo e reconhecimento. 2 caso presso do cilindro...................................................... 1500 PSI tempo de caminhada ( ida ) ........................................ 8 min. tempo de caminhada ( volta ) ..................................... 8 min. Tempo de trabalho de operao ................................. ? soluo : 100 PSI ......................... 15 min. 1500 PSI ....................... X
de de

X= 15000 x 1,5 100 X= 22,5 min. de ar volta ), temos; 22,5 16 = 06,5 de

Deduzindo-se os 16 min. De caminhada ( 8 min. De trabalho de operao.

ida e 8

SALVAMENTO EM INCNDIO Para melhor realizar operaes de salvamento em locais de incndio o BM tem que levar em considerao primordialmente fatores como segurana, agilidade, controle, interao e coordenao. Logo, no se pode esquecer de utilizar equipamento de proteo individual adequado, assim como rdios portteis, cabo guia, escadas enclausuradas (isoladas dos pavimentos por portas corta-fogo, provendo sadas suficientes para todos os integrantes da edificao), entre outros que sero comentados a seguir. A finalidade das edificaes tambm deve ser levada em considerao para se montar o estilo de trabalho a ser utilizado pelas guarnies que realizar o salvamento, porque ocorrem srias complicaes em locais de incndio onde h concentrao de pblico, como teatros, cinemas estdios, sales de festas, mercados. Se as sadas normais ficarem bloqueadas, a situao atravs de sadas pelas quais os ocupantes no esto familiarizados. O fator de existir fogo numa 6

edificao pode resultar em pnico e prejudicar a operao A organizao para evacuar um local de concentrao de pblico fundamental. Locais como sanatrios, asilos e nosocmios apresentam circunstncias especiais: alguns de seus ocupantes podem estar incapacitados de se locomover. Aqueles que executam trabalhos de salvamento nesses locais, tm que estar preparados paras remover as vtimas para local seguro sem agravar, ainda mais, a situao destes. O sucesso da operao nesses locais depende sempre de estudos e treinamentos prvios. No se deve em hiptese usar o elevador e as pessoas envolvidas devem ser levadas sempre para pavimentos inferiores (de sada ).

PROCEDIMENTOS PARA RETIRADA DE VTIMAS EM LOCAIS DE INCDIOS: 1) Usar sempre equipamentos de proteo respiratria. Lembrar que grande parte das vtimas em situaes de incndios perde a vida ou sofre leses em conseqncia da intoxicao por monxido de carbono (CO). 2) Se o local for desconhecido, com pouca visibilidade e perigoso, deve-se usar o cabo-guia, no s para a comunicao entre os BM, mas tambm para maior segurana nos trabalhos, uma vez que o caminho de volta ficar marcado. O melhor meio de se prender o cabo ao BM atravs do n de penetrao com soltura rpida. 3) O trabalho deve ser efetuado sempre em duplas. 4) Na parte externa do prdio devemos procurar observar todos os meios de fuga visveis. 5) Antes de comear o trabalho, procurar saber se j existem outros BM no sinistro. 6) Se dentro da edificao a visibilidade for ruim, e o BM no puder ver seus ps, deve dar continuidade busca engatinhando. 7) Comear a busca, sempre que possvel, pela parede que d para o exterior. Isso permitir ao BM ventilar o ambiente ao abrir as janelas to logo seja oportuno 8) Usar todos meios de sinalizao possveis para evento. 9) Usar lanternas. 10) Utilizar qualquer tipo de material para reter as portas com dispositivos de fechamento automtico. Pois isto manter ventilao e caminho, pelo qual o BM entrou livre. 11) Procurar sustentar a posio de confiana ao demonstrar calma, segurana e racionalidade nas ordens dadas s vtimas. 12) Manter na mediada do possvel, todos os integrantes da guarnio cientes de tudo que se passa. 13) Se o cmodo estiver muito quente para entrar, procurar somente nas proximidades da porta, pois a possibilidade de se encontrar vtimas neste local muito grande. 14) As buscas devem ser planejadas para se evitar o desgaste desnecessrio, assim como, a maior eficincia nos trabalhos. 15) Procurar estabelecer pontos de referncia dentro da edificao (Ex.: direo da luz, da ventilao e meios secundrios de fuga ). 16) Lembrar sempre que a localizao de uma vtima pode ocorrer desde a parte externa da edificao. 17) Procurar em todos os compartimentos da edificao, principalmente armrios e boxes dos banheiros. 18) Para localizar vtimas sob as camas, colocar a perna ou utilizar uma ferramenta longa que possibilite a vistoria. 19) Quando existir muita fumaa e conseqentemente pouca visibilidade, descer e subir escadas apoiando-se sobre as mos e os joelhos. Mantendo a cabea elevada. 20) No existe um tempo preestabelecido para que os trabalhos sejam paralisados e portanto se possa ouvir pedidos de socorro. Tosse, gemidos, choro ou outro sinal que indique a existncia de

vtimas nas proximidades. Ao se confirmar algum destes sons, dirigir-se imediatamente at a vtima estabelecendo troca de informaes com a mesma, quando possvel. 21) Sempre que encerrar as buscas num cmodo, deixar marcas visveis de que todo o local j foi vasculhado. Gavetas em cima da cama, colches enrolados e portas de armrios so bons indicativos de que este tipo de trabalho j foi efetuado. 22) Ao terminar as buscas num pavimento, deixar uma marca visvel na entrada do mesmo para informar que a procura por vtimas ali esto encerradas. 23) Assim que retirar uma vtima da edificao, deix-la sob cuidados de algum. Evitando assim, que a mesma venha a retornar para o sinistro, seja qual for o motivo.

NS E AMARRAES a) De extremidade: N Simples o mais simples de todos os ns, sendo mais conhecido por N Cego. Ser utilizado como base para o N de Fita. Pode ser usado tambm para melhorar a pegada numa corda quando esta utilizada como apoio para a escalada a determinado ponto (LEPAR). Para tanto, um dos mtodos de confeco dos ns na corda pelo processo de fradear a corda. N em Oito Tambm conhecido por Alemo. Ser usado como base para a Azelha em Oito pela Ponta ou para confeco da Azelha Dupla em Oito. N de Frade Utilizado basicamente para falcaar as pontas das cordas. Tambm serve como base para o Assento Americano quando passamos o cabo solteiro em volta da cintura e damos as duas voltas com a corda, que nada mais do que o n em questo. b) De emenda ou juno: N Direito Utilizado para unir cordas de mesmo dimetro. Deve obrigatoriamente ser arrematado, pois quando frouxo desfaz-se com relativa facilidade. Ser utilizado como finalizao do Assento Americano. N de Escota Simples Seu uso destina-se a unio de cordas de mesmo dimetro ou de dimetros diferentes. Normalmente o utilizamos quando precisamos iar uma corda at determinado ponto atravs do uso de uma retinida que lanada at o cho. N de Escota Dupla Tem a mesma finalidade do N de Escota Simples, com a nica e principal diferena de aumentar a segurana evitando-se que o n se desfaa. Em cordas molhadas o ideal. N de Fita Tambm conhecido como N Duplo, utilizado na maioria das vezes para unir as pontas de fitas tubulares e/ou planas, formando anis de fitas. Serve tambm para unir cordas, mas pouco utilizado para esse fim. Em nosso caso especfico utilizaremos tal n para unir pedaos de fitas formando anis que sero utilizados como estropos que podero ser usados nas ancoragens. 8

N Pescador Simples confeccionado basicamente fazendo-se um n simples sobre outra corda e vice-versa. Utilizado para unir cordas de mesmo dimetro e nos arremates quando no for possvel realizar o n Pescador Duplo devido ao comprimento insuficiente do chicote. c) Alceados N Azelha Simples Nada mais do que um N Simples realizado com o seio de uma corda. Destina-se a ancorar a corda em determinado objeto pontiagudo ou na confeco de estribos. Seu inconveniente o fato de que, aps submetido a tenso, fica difcil de desfazer-se. Pode ser feito pelo seio ou pela ponta (induzido). N Azelha em Oito Confeccionado como o N em Oito (ou Alemo), s que pelo seio de uma corda. Sua vantagem em relao ao N de Azelha Simples que possui fcil soltura depois de submetido tenso. Pode ser feito pelo seio ou pela ponta (induzido). um dos ns mais utilizados nos encordoamentos s cadeirinhas (baudrier) por ser um dos mais seguros. Alguns o citam como sendo Azelha Dupla, o que parece incorreto, pois aps confeco tem-se apenas uma ala. N Azelha Dupla A doutrina de um modo geral no apresenta uma definio exata do que seja uma Azelha Dupla. Assim sendo, iremos considerar tal n como sendo aquele que proporciona duas alas para serem empregadas em trabalhos diversos. N Lais de Guia Simples Trata-se de um dos ns mais antigos utilizados por escaladores os quais, antes do invento das cadeirinhas, o atavam ao peito para se protegerem em caso de queda (ficavam pendurados pelo peito numa posio bem incmoda e que impunha um risco de vida caso no fossem resgatados rapidamente). No sendo arrematado torna-se um n perigoso sendo apontado como o culpado por alguns acidentes em altura. N Lais de Guia Duplo Muito utilizado nos encordoamentos, pois mesmo aps ser submetido tenso possui fcil soltura. Por isso deve ser obrigatoriamente arrematado, preferencialmente com o N de Pescador Duplo. Quando feito pelo seio conhecido entre os bombeiros como Balso pelo Seio de Duas Alas. d) De arremate N de Pescador Simples Ver confeco e caractersticas na subunidade referente a ns de juno ou emenda. Uma observao a se fazer que quando se utiliza apenas uma das partes do n como arremate, pode ser denominado de Meio Pescador Duplo. Cote Nada mais do que um N Fiel confeccionado com o chicote da corda que sobra do n principal feito na outra corda. Detalhe: quando o desenho do n assemelha-se ao N Boca de Lobo, o n no deve ser considerado como Cote.

e) De ancoragem N Boca de Lobo Quando feito pela ponta deve ser arrematado sob pena de desfazer-se quando submetido tenso. Seu uso mais comum pelo seio da corda ou fita. utilizado para fixao dos anis de fita cadeirinha. Seu ponto negativo que, ao ser submetido tenso, realiza um efeito guilhotina sobre si mesmo, reduzindo em muito a resistncia da corda (cerca de55%). N Fiel Trata-se do n mais conhecido no CBMERJ e a prova de adestramento no tocante a confeco de ns reside justamente no fato do bombeiro conseguir confeccion-lo em condies mais adversas possveis, como de olhos vendados, na perna, etc. um n muito utilizado no montanhismo, porm alguns profissionais o contra indicam sob a alegao de que depois de confeccionado e sob tenso, as cordas se sobrepem fazendo um efeito guilhotina (mordendo). No obstante isso um n extremamente confivel e de fcil confeco, podendo inclusive ser feito num mosqueto com apenas uma das mos, caso a outra esteja ocupada. Sendo confeccionado e tencionado sobre uma superfcie lisa e cilndrica, pode correr com carga aproximada de 400 kgf. Da a importncia do arremate quando o n for feito pela ponta. N Lais de Guia Duplo Seu principal inconveniente em ocorrncias reais a demora na confeco. Nos treinamentos, quando houver tempo para preparar o local de instruo, o n mais indicado para as ancoragens, pois fcil de desfazer-se aps ser submetido tenso. o preferido por escaladores por ser fcil de desfazer-se depois de submetido tenso, no encordoamento da cadeirinha. f) Autoblocantes N Prusik Erroneamente chamado de N Prssico, o n autoblocante mais antigo que existe e seu nome foi emprestado de seu inventor, um msico chamado Karl Prusik. Trata-se de um n muito Sua vantagem reside no fato de que pode ser confeccionado at mesmo com uma s mo e que se trava em qualquer direo que for puxado. utilizado em auto-resgates. Alguns autores recomendam apenas duas voltas em sua confeco. Por questes de segurana, padronizaremos, no mnimo, trs voltas. N Machard Tambm muito fcil de ser confeccionado, substitui altura o N Prusik. Embora fique travado em ambas as direes, classificado como n unidirecional (deve ser tracionado no sentido oposto ala). N French Prusik Tambm conhecido como Blocante Clssico, Machard pelo Seio ou Machard Bidirecional. um n muito fcil de ser confeccionado e de ser afrouxado aps receber carga. Sua caracterstica principal a de aumentar em 200% a carga de ruptura do cordelete, uma vez que este utilizado de forma que fique dobrado, ou seja, o mosqueto introduzido nas duas alas. Com isso, um cordelete que tenha CR de750 kgf, p.ex., passa a suportar carga de 1500 kgf, desde que o n seja confeccionado com um nmero de voltas suficiente.

10

g) De segurana N UIAA De to confivel, recebeu o nome da Unio Internacional das Associaes de Alpinismo. Alis, o nico dispositivo de frenagem (freio) homologado pela referida entidade.Tambm conhecido por N Dinmico, serve como freio durante a segurana na escalada ou durante um rapel de mergncia. Seu inconveniente que o princpio de funcionamento baseia-se no atrito gerado pela frico de duas partes da mesma corda numa pea metlica. Com isso, num uso constante, a corda poderia vir a se romper (isso no caso especfico do rapel). Lembre-se que ele para uma emergncia. h) De tracionamento N Paulista N bastante conhecido dos caminhoneiros por facilitar o arranjo da carga na carroceria do caminho. Como o atrito de corda com corda no recomendvel, deve-se confeccionar o n utilizando mosqueto ou o freio em oito.

AUTOCORTE - EXPANSOR O conjunto de salvamento lukas um equipamento dotado de capacidades e dispositivos, que torna adequado para servios desta natureza. Seus componentes foram desenvolvidos em laboratrio, com o auxlio do computador, o que lhe garante apesar de seu reduzido peso, o desenvolvimento de foras extremamente altas, aliado facilidade de operao em resgates ligeiros. Devido a sua versatilidade, pode ser utilizado em acidentes envolvendo veculos, desabamentos, ou at mesmo em trabalhos submersos, dentro do limite de 40 m de profundidade. O autocorte-expansor cada vez mais utilizado em todos os Corpos de Bombeiros pela sua capacidade de soltar as vtimas com rapidez diminuindo o tempo de socorro neste tipo de acidente. Com isso a longa espera que era causada pela falta de equipamentos especficos, para salvamentos dessa natureza foi resolvida nos atendimentos hospitalares mais rpidos diminuindo consideravelmente o nmero de bitos. O sistema consiste em um motor eltrico ou a gasolina que move uma bomba hidrulica, sendo esta comum a todos os modelos. Ela se caracteriza por um aro que contm em seu interior quatro pistes radiais permanentemente comprimidos por molas. No centro deste conjunto, h um excntrico movido pelo eixo do motor, que devido ao seu movimento irregular, ao passar por cada um dos pistes provoca um movimento nos mesmos, impulsionando o fludo para dentro do aro que oco. No aro, h apenas uma sada, por onde escoa todo o fludo em direo vlvula. Todo este conjunto permanece imerso no reservatrio de leo, tendo sob o aro, quatro tubos pescadores que alimentam cada um dos pistes. No bloco da vlvula, h ainda um pequeno tubo encarregado de despejar o leo que retorna das ferramentas hidrulicas. Componentes: O conjunto de salvamento composto por: bomba hidrulica acionada por um motor a gasolina, mangueiras com sistemas de engate rpido e vrias ferramentas hidrulicas que podem ser utilizadas para afastamento, trao e corte.

11

Componentes da moto-bomba: - 1: Bocal de abastecimento da gasolina; - 2: Tela de proteo; - 3: Manopla de acionamento; - 4: Bocal de abastecimento de leo do motor; - 5: Silencioso com escudo protetor; - 6: Comando de partida, acelerao e parada ( Sistema Choke-a-Mantic ); - 7: Filtro de ar; - 8: Carburador; - 9: Cabeote; - 10: Vela; - 11: Identificao do motor; - 12: Bocal de abastecimento do fludo hidrulico; - 13: Visor de nvel do fludo hidrulico; - 14: Bujo de dreno; - 15: Identificao do modelo de bomba; - 16: Reservatrio do fludo hidrulico; - 17: Alavanca de pressurizao; - 18: Bloco da vlvula . Pina hidrulica (LKS 35)

- 1: - 2: - 3: - 4: - 5: - 6: - 7:

Braos antideslizantes de ao; Eixo central de fixao; Manga de proteo; Ala; Disco anatmico para abertura e fechamento; Punho; Plug de engate rpido.

12

Pina hidrulica (LSP 40 e LSP 44B)

Pina hidrulica (LS 300 e LS 200)

LS 300

LS 200

Especificaes: MOTOR Tipo Cilindrada Potncia Distncia entre os eletrodos da vela Combustvel leo lubrificante Reservatrio de gasolina Reservatrio de leo Autonomia * com as molas das vlvulas montadas.

Monocilndrico a 4 tempos 186,70 cm3 4 HP a 3.600 rpm 0,76 mm Gasolina pura SAE 10w - 30 1,10 litros 0,6 1itros 1:10 h

13

BOMBA HIDRULICA Capacidade do reservatrio do fludo 4 1itros hidrulico Fluido hidrulico leo mineral Peso ( com motor e gabinete) 33 kg PINA HIDRULICA Fora de corte no centro das lminas Fora de afastamento/ trao Distncia de afastamento/ trao Peso Dimenses L x B x H (mm) LKS 35 8.000 kgf 3.600 kgf 320 mm 14,5 kg 825 x 190 x 160 LSP 40 *** 38 kN 630mm 17Kg 805 x 299 x 170 LSP 44B *** 45kN 620mm 23Kg 830 x 299 x 170 LS 200 240kN *** *** 12,5 Kg 680 x 210 x 163 LS 300 240kN *** *** 14kg 720 x 278 x 163

MOTOSSERRA As motosserras constituem-se de um motor a exploso de dois tempos e um sabre com corrente, sendo utilizadas para corte de madeira, especialmente troncos de rvores. Atualmente, encontramos os modelos 08 S e 051 AV, da marca STIHL, sendo utilizados com maior freqncia na Corporao. Existem tcnicas especiais para o desenvolvimento dos cortes de rvore, que veremos a seguir. 1 Sabre 2 Corrente 3 Punho 4 Filtro de ar 5 Acelerador 6 Trava do acelerador 6 5 7 9 10 3 8 7 Afogador 8 Protetor do punho 9 Retm do acelerador 10 Vela de ignio 11 Tampa do crter 12 Garra 1

11

12

14

Especificaes Quadro comparativo das Moto Serras STIHL Moto Serra 020 041 015-L STIHL AV AV Mot Cilindr 32 cm3 32 cm3 61 cm3 or ada Peso 3,7 Kg 4,4 Kg 7,5 Kg (completo) Comprimento 33, 40, s 25 e 30 30 e 35 45 e 50 de corte / cm cm cm sabres Capacidade do 0,4 L 0,4 L 0,53 L Tanque de combustvel Capacidade do tanque de 0,25 L 0,25 L 0,34 L leo lubrificante Mistura de combustvel / 1:20 1:20 1:20 leo 2T Correntes 1/4 1/4 3/8

051 AV 89 cm3 11,8 Kg 43, 53, 63 e 75 cm

075 AV 111 cm3 11,7 Kg 53, 63, 75 e 90 cm

08 - S / TS 08 60,3 cm3 8,3 Kg 33, 43 e 53 cm

0,53 L

0,76 L

0,76 L

0,34 L

0,34 L

0,34 L

1:20 0,404

1:20 0,404

1:20 3/8

MOTOCORTADOR Equipamentos de corte, movido a motor a exploso de dois tempos. Atualmente, encontramos o modelo TS 08, da marca STIHL, sendo utilizado com maior freqncia na Corporao. Os motocortadores possuem discos que podem ser acoplados ao aparelho. Estes discos podem ser de vrios tipos, de acordo com o material a ser cortado. Na corporao, utiliza-se o disco para corte de ferro, ao ou concreto, de uso freqente para a retirada de vtimas presas s ferragens de veculos, arrombamentos de portas de ao (lojas) ou mesmo outros tipos e outras situaes onde caibam sua utilizao, como, por exemplo, o corte de vergalhes em desabamentos.

15

1 Disco 2 Protetor do Disco 3 Punho 4 Filtro de ar 5 7 6 3

5 Acelerador 6 Trava do acelerador 7 Afogador 8 Borboleta da regulagem do protetor 8 2 1

GS NATURAL VEICULAR O Gs Natural Veicular (GNV) um combustvel limpo, composto por uma mistura de gases extremamente leve, com aproximadamente 90% de metano (CH4). econmico, pois proporciona um rendimento maior para o veculo um carro abastecido com R$50 de gs natural anda uma distncia maior do que um outro com o mesmo valor com gasolina. seguro, por ser inflamado apenas quando submetido a uma temperatura de 620 C ( o lcool se inflama a 200C e a gasolina a 300C ). ecolgico, pelo fato de no emitir poluentes como xidos nitrogenosos (NOX), dixido de carbono (CO2) e, principalmente, monxido de carbono. Os veculos podem ser adaptados em oficinas devidamente credenciadas pelo INMETRO, que os tornam bi-combustveis. Isto , o motorista pode escolher entre o uso do gs natural e o combustvel original de seu veculo. Para isso, basta um clique em uma chave comutadora no painel. Algumas montadoras j disponibilizam para compra carros estruturados para o uso do gs natural com garantia de fbrica. Adotado em diversos pases como: Argentina, Austrlia, Canad e vrios pases da Comunidade Europia, o GNV tem passado por muitas inovaes tecnolgicas em diversas montadoras, principalmente na Europa. Vale lembrar que o GNV nada mais do que o mesmo gs natural usado tambm nos setores industrial, comercial, residencial e de gerao de energia. Atualmente, o Brasil conta com gs natural produzido em algumas regies e com gs importado. Antes de ser distribudo por gasodutos, o gs natural passa por uma unidade industrial denominada Unidade de Processamento de Gs Natural (UPGN). O resultado desse processamento um combustvel seco, limpo e com excelentes qualidades energticas para o consumo em diversos segmentos.

16

A rede de abastecimento de GNV j conta com mais de 1000 postos espalhados pelo territrio nacional e continua em franca expanso, assim como os projetos da rede de gasodutos.

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS VECULOS GNV a)ESTABELECIMENTO DO SOCORRO Estabelecer o socorro a 100 mts. do local, no mnimo, em casos de veculos leves (carros de passeio). Limitar as Linhas de mangueiras no menor nmero possvel de militares no combate ao veculo, em caso de chamas. Aproximar com o vento pelas costas, alm de linha de mangueiras com jato em neblina, a alta presso, dando cobertura. Proteger as viaturas de forma a no ficarem expostas linha de deslocamento de ar, em casos de exploso ou flashpoint.

100 metros

b) ISOLAMENTO Dever ser adotada a evacuao de pessoas e animais, num raio inicial de 400 m. do local, nos casos de simples vazamento.

17

Nos casos em que houver chamas envolvendo os cilindros, dever ser adotado um raio mnimo de 800 m. Fica terminantemente proibido o uso de aparelhos eletrnicos no local de socorro.

c) RECONHECIMENTO Veculo movido a GNV, ainda no possui identificao legal, no sendo portanto, possvel a identificao imediata, sendo necessrio observar: Quanto ao odor no local. Perguntar ao motorista do veculo se o mesmo abastecido a GNV. Orientar quando na passagem de servio, aos Comunicantes, para que tentem identificar a informao quanto ao combustvel do veculo, na solicitao do evento. Observar quanto propagao no condizente quanto classe A, ou seja, jatos ou lnguas de fogo. Observar quanto colorao do fogo (chama azulada). Dever o Comandante ou Chefe de Operaes, identificar a fonte de vazamento ou foco de incndio e suas respectivas vlvulas de fechamento, conforme o esquema supracitado, verificando o melhor acesso ao local.

d) SALVAMENTO Aps ser estabelecido a segurana no local, dever ser procedido ao salvamento das vtimas. Quanto aos riscos para a sade o GNV oferece: Pode ser nocivo se inalado. O contato poder provocar queimaduras na pele. Os vapores podem causar tontura ou sufocao. O contato com o lquido, poder causar leses na pele por congelamento. Em contato com o fogo pode produzir gases irritantes ou venenosos. So obrigatrios o

uso da Roupa de Aproximao com capacete e viseira abaixada, alm do uso de Equipamento de Proteo Respiratria (EPR), mscara autnoma.

18

CURSO ESPECIAL DE FORMAO DE CABOS

APOSTILA DE SOCORROS DE URGNCIA


INSTRUTORA 3 SGT BM DIANA Primeiros Socorros o primeiro atendimento prestado a vtima no local do acidente. Socorrista Pessoa qualificada, portadora de um grau de conhecimento e que preste pronto atendimento a vtima. Funes do Socorrista Manter a vtima viva at a chegada do socorro. Evitar causar o chamado 2 trauma ( no ocasionando outras leses ou agravando as j existentes ) Parada Respiratria Cessao sbita da Respirao. Como Reconhecer uma Parada Respiratria? Ausncia do movimento Respiratrio Inconscincia Cianose ( arroxeamento dos lbios e extremidades ) Dilatao das Pupilas Chame o socorro ( 193 ) Delegue funes quando houver pessoas por perto. Como reverter uma Parada Respiratria? 1 PASSO: Desobstruir Vias Areas Ajoelhe-se junto a vtima, na altura do ombro. Ponha uma mo na testa e a outra sob o queixo da vtima ( Ou elevao modificada ). Atentar para objetos que possam estar obstruindo a passagem do ar ( prteses, dente solto, balas, chicletes e etc )

PRESTE MUITA ATENO Se voc tiver certeza que a vtima est inconsciente e o objeto estiver visvel tente remov-lo. Caso a vtima esteja consciente nunca introduza o dedo em sua boca. SUFOCAMENTO Vtima com dificuldade Respiratria devido a um corpo estranho obstruindo suas vias areas. Manobra de HEIMLICH ( Desobstruo de Vias Areas Superiores )

19

Vtimas Conscientes ( aps tentar tossir )

Mo acima do umbigo e abaixo do limite das costelas

Vtimas Inconscientes

CONTRA INDICAO Pessoas obesas Mulheres grvidas Crianas menores de 1 ano Desobstruo Respiratria em Crianas Coloque a criana com a cabea em posio mais baixa que o corpo e d 5 tapas nas costas. Caso no seja efetiva, gire a vtima de frente e tente 5 compresses torcicas ( com o dedo indicador ).

Aps desobstruir Vias Areas Esse paciente respira? SIM timo vamos esperar o Socorro NO Iniciar Respirao Artificial Devemos agir rapidamente Sabemos que as clulas do nosso corpo morrero sem oxignio At 4 min: Recuperao pode ser completa 4 a 6 min: Grande probabilidade de dano Cerebral Aps 6 min: Provvel dano Cerebral Como reverter uma Parada Respiratria? 2 PASSO: Respirao Artificial AMBU Mscara Individual Caso voc no tenha esses materiais espere o socorro chegar Respirao Artificial

20

A Respirao Artificial com AMBU ou Mscara Individual, deve ser feita 2X em Intervalos de cinco segundos at que a vtima recupere a Respirao ou obtenha atendimento mdico. IMPORTANTE A Parada Respiratria e a Parada Cardaca podem ocorrer separadas mas a ocorrncia de uma, em pouco tempo, acarretar na ocorrncia da outra. E quem ser sempre a 1 a acontecer? A Parada Respiratria sempre vir primeiro que a Parada Cardaca. Parada Cardaca Ausncia de Batimentos Cardacos (Pulso)

Como Reconhecer uma Parada Cardaca? Ausncia de Pulso. Ausncia de respirao. Inconscincia. Pele fria, amarelada e ciantica. Pupilas dilatadas. Onde verificar o Pulso? Em adultos: Pulso Carotideo Pulso Femoral Pulso Radial Em Crianas e Lactentes: Pulso Braquial Como agir diante de uma Parada Cardaca? Ajoelhe-se ao lado da vtima. A vtima deve estar deitada sob uma superfcie plana e em decbito dorsal. Apie o tero proximal da palma da sua mo sob o ponto de presso ( osso esterno ), apie a outra mo em cima dessa, mantenha os dedos voltados para cima longe das costelas. Massagem Cardaca Adultos Crianas Bebs

Local da Massagem Cardaca

21

Coloque suas mos sobrepostas na metade inferior do esterno

Suporte Bsico de vida o conjunto de tcnicas que devem ser ensinadas aos profissionais que tenham a possibilidade de identificar urgncias clnicas e manter a viabilidade dos rgos vitais at a chegada do socorro. 1 - Cena 2 - AVI 3 - ABC D Avaliar a Cena 1- O que aconteceu? 2- Nmero de vtimas? 3- Cena est segura? Como verificar o Nvel de Conscincia? A CORDADO, ALERTA ? V ERBAL I NCONSCIENTE ? Aps verificar Parada Respiratria e Parada Cardaca, O que fazer? A.B.C D A Abertura de Vias Areas! B Boa Respirao? C Circulao? D Desfibrilao! A Abertura de Vias Areas

Com elevao Modificada da Mandbula

B Boa Respirao? Respirao Anormal? 2 Ventilaes C Circulao Verificar Pulso Caso no haja pulso iniciar a RCP 30 Compresses torcicas para 2 Respiraes Artificiais Aps 5 ciclos REAVALIAR D Desfibrilao Se aps 4 min de RCP a vtima continuar parada devemos

22

Iniciar a desfibrilao RESUMO Cena O que aconteceu? Quantas vtimas? A cena est segura? A vtima: A.V.I. Se vtima estiver inconsciente Pea ajuda! Abertura de vias areas Mo na testa/queixo Boa respirao Se no: 2 Ventilaes Circulao 30 Compresses para 2 ventilaes ( 5 ciclos ) Desfibrilao Como constatamos que uma vtima de PCR est reanimada? Os movimentos respiratrios recomearam. As pulsaes recomearam. As pupilas voltaram a reagir a luz. A colorao geral da pele melhorou. Nunca devemos esquecer: EPI Equipamentos de Proteo Individual So eles: Luvas Mscaras Botas e etc.... Utilizando sempre o EPI estaremos protegidos da contaminao por: Sangue Saliva Vmito Doenas de Pele AIDS Hepatite Tuberculose e etc

23

REMOO E TRANSPORTE DE VTIMAS O conhecimento das vrias tcnicas de resgate muito importante para iniciarmos o socorro. O emprego de uma tcnica errada pela equipe de resgate arriscado para a vtima, que pode desenvolver o 2 trauma, e arriscado para o prprio socorrista que pode desenvolver leses musculares ou leses na coluna. A escolha da tcnica utilizada no transporte das vtimas varia com a situao, com o risco no local , nmero de socorristas e estabilidade do paciente. EXTRICAO Conjunto de manobras que tem como objetivo retirar o individuo de um local de onde ele no pode ou no deve sair por seus prprios meios.

DESENCARCERAMENTO um tipo de extricao, porm o objetivo retirar as ferragens e os escombros de cima da vtima. ENCARCERAMENTO quando a vitima se encontra presa atravs de obstculos fsicos que podem ocorrer em situaes de colises ou desabamentos INDICAES DE EXTRICAO 1- Obstculos fsicos 2- Inconscincia 3- Risco de leses secundrias 4- Combinao destes fatores TCNICAS DE EXTRICAO Existem duas tcnicas de Extricao: A nossa escolha ser feita de acordo com as condies do local e a gravidade do paciente. 1- PADRO Serve para cenas seguras e vitimas estveis, ela emprega equipamentos de imobilizao e deve ser a tcnica preferida. 2- RPIDA Quando o paciente est instvel ou quando h risco no local utilizando pouco ou nenhum equipamento.

24

Manobra desenvolvida para retirar, sem equipamento, rapidamente a vitima de um acidente automobilstico, no encarcerada, e movimentando o mnimo possvel a sua coluna. indicado quando existe risco iminente de vida para a vitima.
Chave de Rauteck : 3 Vitima em P Pacientes deambulando no local do acidente podem ter leses graves de coluna e devem ser extricados. TRANSPORTES DE EMERGNCIA 1) Tcnica com 1 socorrista a) Pacientes capazes de andar Apoio lateral simples b) Pacientes que no podem andar Arrastamento pela roupa Arrastamento por cobertor ( rolamento ) Transporte tipo bombeiro ( indicado em vitimas inconscientes ) c) Transporte nos braos

2) Tcnica com 2 ou mais socorristas a) Transporte pelas extremidades b) Transporte em cadeira c) Elevao manual direta d) Elevao manual com 6 socorristas e) Apoio lateral simples EQUIPAMENTOS DE EXTRICAO E TRANSPORTE COLAR CERVICAL PRANCHA LONGA Possui espaos para introduzir as mos, sua superfcie lisa e a sua espessura deve ser de poucos centmetros para facilitar a colocao do paciente. Para que a fixao seja uniforme devem existir de 3 a 4 cintos para fixao do tronco e membros e de um imobilizador especial para a cabea ( Head Block ) visando evitar a movimentao lateral durante o transporte. Improvisao de prancha longa: Porta, tbuas e etc Rolamento de 90 Indicado para as vitimas em decbito dorsal. Rolamento de 180 Indicado para as vitimas em decbito ventral. Elevao a cavaleiro Indicado para as vitimas encontradas em decbito dorsal nas quais no possvel se posicionar ao seu redor. Tracionamento com Corda

25

Indicado nas situaes onde o socorrista no pode se posicionar ao redor da vitima. Exemplos: Atropelamento com a vitima em baixo do veiculo. KED ( Dispositivo de Kendrick Extrication ) Dispositivo imobilizador de toda a coluna. O KED um colete que aplicado ao dorso do paciente e possui duas abas laterais para a estabilizao da cabea e do tronco. O tronco do paciente e fixado ao dispositivo atravs de cintos coloridos, a cabea e o pescoo so fixados atravs de uma tira mentoniana e uma tira frontal.

SOCORRO A QUEIMADURAS Queimaduras so leses da pele, provocadas por agentes trmicos, eltricos, qumicos ou radioativos, que causam dores fortes e podem levar a infeces. Classificao das Queimaduras As Queimaduras podem ser classificadas quanto ao: 1. Agente Causador 2. Grau 3. Extenso 1. Queimaduras quanto ao agente causador: FSICOS: Temperatura: vapor, objetos aquecidos, gua quente, chama... Eletricidade: corrente eltrica, raios... Radiao: sol, aparelhos de raio X, raios ultra-violetas, energia nuclear... QUMICOS: Produtos Qumicos: cidos, lcool, gasolina... BIOLGICOS: Animais: lagarta, gua viva... Vegetais: urtiga, ltex de algumas plantas... 2. Queimaduras quanto ao grau Queimaduras de 1 grau - vermelhido (leses de camadas superficiais da pele) Queimaduras de 2 grau - vermelhido e bolhas (leses de camadas mais profundas da pele) Queimaduras de 3 grau - destruio de tecidos (leses de todas as camadas da pele, comprometimento dos tecidos mais profundos e nervos) 3. Queimaduras quanto a Extenso Baixa: Menos de 15% da Superfcie Corporal atingida Mdia: Entre 15% e 40 % da Superfcie Corporal

26

Alta: Mais de 40% do Corpo queimado O Importante na queimadura no o seu tipo e nem o seu grau, mas sim a extenso da pele queimada, ou seja, a rea corporal atingida. A Inalao da fumaa a principal causa de morte precoce e posteriormente a infeco. REGRA DOS NOVE

Adultos 9%
36%

9%

9%

1%

18%

18%

Cabea = 9% Regio Genital = 1% Braos ( cada ) = 9% Pernas ( cada ) = 18% Trax = 36% Logo; antebrao = 4,5% brao = 4,5% coxa =9% perna = 9% s as costas = 18% s o peito = 18%
Localizao

As queimaduras nas mos, ps, face, olhos e perneo, so consideradas leses graves.

Conduta 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Afastar a vitima da origem da queimadura. Sempre utilizar o E.P.I Resfriar a leso com gua em temperatura ambiente. No aplicar gelo no local, pois causa vasoconstrico e a diminuio da irrigao sangunea. Proteger o paciente com lenis limpos ou cobertores. Remover jias e vestes da vitima para evitar constrico com o aparecimento de um edema ( inchao) caso eles no se encontrem grudados no corpo. Nunca utilizar remdios caseiros como manteiga, caf, pasta de dente ou pomadas, pois estas substncias podem agravar a leso, promover a infeco e dificultar a avaliao mdica. No estourar as bolhas at chegar ao hospital. Priorizar a manuteno das vias areas, respirao e circulao. Administrar oxignio em altas concentraes devido ao risco de intoxicao pelo monxido de carbono. Avaliar a superfcie corporal queimada atravs da regra dos 9. Transportar o mais rpido possvel a vtima para o hospital.

27

CURSO ESPECIAL DE FORMAO DE CABOS

APOSTILA DE CHEFIA E LIDERANA


INSTRUTORA CAP BM ELIANE CRISTINE

1 - LIDERANA 1.1 - CONCEITOS: O significado etimolgico do vocbulo lder (Leader) em lngua inglesa significa pessoa que vai a frente para guiar ou mostrar o caminho, ou que precede ou dirige qualquer ao, opinio ou movimento. A liderana a capacidade de influenciar outras pessoas em torno de uma causa ou idia. Segundo James Hunter (2005), liderana a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos como sendo para o bem comum. 1.2 - TIPOS DE LIDERANA DEMOCRTICA O lder valoriza as contribuies de cada integrante do grupo, e obtm o comprometimento atravs da participao. CARISMTICA o lder que possui o dom natural de influenciar pessoas. VISIONRIA O lder conduz as pessoas rumo a sonhos compartilhados. SERVIDORA O lder satisfaz as necessidades do grupo e no as vontades.

1.3 - QUALIDADES DE LIDERANA Servir; Comprometimento; Integridade; Entusiasmo; Imparcialidade; Firmeza; Zelo; Confiana; Humildade; Viso; Coragem; Inteligncia; Auto-controle, etc.

28

2 CHEFIA 2.1 - CONCEITO aquele que tem a tarefa de fazer funcionar o grupo, ou de tomar deliberaes e incorpor-las e ordens e instrues gerais e especificas. assumir a responsabilidade do resultado final da atividade de vrias pessoas que operam em conjunto. A Chefia Militar a arte de influenciar e conduzir homens a um determinado objetivo, obtendo sua obedincia, confiana, respeito e leal cooperao.

2.2 - PRINCPIOS DA CHEFIA Conhecer sua profisso; Buscar conhecimento e aperfeioamento; Conhecer o grupo e zelar pelo seu bem estar; Manter o grupo bem informado; Dar o exemplo; Verificar se a ordem foi bem compreendida, fiscalizada e executada; Treinar seus homens como uma equipe; Assumir a responsabilidade dos seus atos; e Decidir com equilbrio e conhecimento de causa.

2.3 CARACTERSTICAS DO CHEFE Senso de julgamento; Boa apresentao; Esprito de deciso; Sentimento do dever; Bom humor; Energia; Iniciativa; Inteligncia; Integridade; Auto-controle, etc.

3 PODER E AUTORIDADE Conceitos segundo Max Weber Poder a faculdade de forar ou coagir algum a fazer sua vontade em funo de sua posio ou fora, mesmo que a pessoa prefira no fazer. Autoridade a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que voc quer por causa de sua influncia pessoal.

29

CURSO ESPECIAL DE FORMAO DE CABOS

APOSTILA COMBATE A INCNDIO


AGENTES EXTINTORES CONSIDERAES GERAIS Agentes extintores so produtos qumicos usados na preveno e extino de incndios e na preveno ou supresso de exploses. Habitualmente so utilizados atravs de equipamentos especializados mveis ou fixos, com a finalidade de projetar os mesmos contra o fogo ou no ambiente a fim de prevenir, combater ou suprimir incndios ou exploses. Nesta seo sero estudados os agentes extintores nas suas propriedades, caractersticas de extino, riscos pessoa humana, maneira de empreg-los e os aditivos que existem para melhorar, ampliar ou facilitar sua utilizao ou funo extintora. Os agentes extinguem o fogo fsica ou quimicamente, podendo tambm s vezes; combinar estas duas aes. So armazenados e utilizados nos estados: slido, lquido ou gasoso. Existem aqueles que executam a extino nos estados lquido e gasoso, outros so aplicados lquidos, entretanto sua ao s efetivada quando no estado gasoso, ou vaporizado. Os slidos, mesmo atuando neste estado, geralmente recebem tratamentos para que se comportem como fludos com a finalidade de serem empregados atravs dos equipamentos e instalaes de combate ao fogo. Os agentes extintores mais conhecidos e utilizados para a preveno, combate ou supresso de incndio ou exploso, so os seguintes: a) gua; b) Espuma; c) Dixido de carbono e ; d) Ps qumicos. APARELHOS EXTINTORES DE INCNDIO So equipamentos fundamentais para o estgio inicial das aes de combate a incndio. Aparelho Extintor Tipo gua Extintor de Incndio Porttil de gua-gs (AG) Dados Tcnicos 1) Mangueira 2) Esguicho 3) Ala para transporte 4) Recipiente 5) Tubo sifo 6) Cilindro de gs propelente Capacidade: 10 litros Alcance mdio do jato: 10 m

30

Tcnicas de Utilizao Identifique o Extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo. Retire o Extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Retire o lacre do volante da ampola externa. Empunhe a mangueira para baixo e gire o volante da ampola externa no sentido anti-horrio, pressurizando assim a carga extintora e aperte o gatilho rapidamente (caso exista), a fim de confirmar o agente extintor, neste momento afaste qualquer parte do corpo da trajetria da tampa, caso esta seja projetada mediante o aumento da presso interior do aparelho. Transporte o Extintor at prximo do local sinistrado (10 m). Direcione o jato para a base do fogo a favor do vento em movimente-o em forma de "ziguezague" horizontal.

Extintor de Incndio Porttil de gua-Pressurizada (AP) Dados Tcnicos 1) Mangueira c/ Esguicho 2) Gatilho 3) Ala para transporte 4) Pino de Segurana 5) Tubo Sifo 6) Recipiente 7) Manmetro Capacidade: 10 litros Alcance mdio do jato: 10 m Tcnicas de Utilizao Identifique o Extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo, observando no manmetro se est carregado. Retire o Extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Retire o lacre e o pino de segurana. Empunhe a mangueira para baixo e aperte o gatilho rapidamente, a fim de confirmar o agente extintor. Transporte o Extintor at prximo do local sinistrado (10 m). Aperte o gatilho e direcione o jato para a base do fogo a favor do vento em movimente-o em forma de "ziguezague" horizontal. Aparelho Extintor Tipo Espuma Extintor de Incndio Porttil de Espuma Qumica O gs propelente o prprio CO2 resultante da reao qumica dentro do aparelho no momento de sua utilizao. Dados Tcnicos 1) Tampa que serve como ala de transporte 2) Esguicho 3) Recipiente Interno (Sulfato de Alumnio) 4) Recipiente Externo (Bicarbonato de sdio, gua e Alcauz) Capacidade: Produz 65 litros de Espuma Alcance mdio do jato: 10 metros Tcnicas de Utilizao Identifique o Extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo.

31

Retire o Extintor do suporte preso parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Inverta o Extintor (vire-o de "cabea para baixo"), provocando assim a mistura das solues que produzir espuma. A fim de confirma o agente extintor Transporte o Extintor at prximo do local sinistrado (10 metros). Direcione o jato para a base do fogo a favor do vento e procure formar uma camada de espuma cobrindo toda a superfcie em chamas, caso a espuma no seja expelida, verificar se h obstruo no esguicho, persistindo o entupimento, afaste o aparelho, pois existir risco de exploso mecnica. Obs.: O aparelho porttil de espuma qumica bem como a carreta de espuma qumica so equipamentos que comearam a ficar em desuso desde 1990. Extintor de Incndio Porttil de Espuma Mecnica Dados Tcnicos 1) Mangueira 2) Gatilho 3) Ala para transporte 4) Pino de Segurana 5) Tubo Sifo 6) Recipiente 7) Manmetro 8) Esguicho Aerador Capacidade: Produz 80 litros de espuma Alcance mdio do jato: 5 m

Tcnicas de Utilizao Identifique o Extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo, observando no manmetro se est carregado. Retire o Extintor do suporte preso parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Retire o lacre e o pino de segurana. Empunhe a mangueira para baixo e aperte o gatilho rapidamente a fim de confirmar o agente extintor. Transporte o Extintor at prximo do local sinistrado (10 m). Aperte o gatilho e direcione o jato para a base do fogo e procure formar uma camada de espuma cobrindo a base das chamas. Aparelho Extintor Tipo CO2 Dados Tcnicos 1) Mangueira 2) Gatilho 3) Ala para transporte 4) Pino de Segurana 5) Tubo Sifo 6) Recipiente 7) Punho 8) Difusor Capacidade: 4, 6 e 8 quilogramas Alcance mdio do jato: 3 m Tcnicas de Utilizao Identifique o Extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo. Retire o Extintor do suporte preso parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Retire o lacre e o pino de segurana. Empunhe o punho, aponte o difusor para baixo e aperte o gatilho rapidamente para confirmar o agente extintor.

32

Transporte o Extintor at prximo do local sinistrado (4 m). Direcione o jato para a base do fogo e movimente-o em forma de "ziguezague" horizontal, a favor do vento. Aparelho Extintor tipo P qumico Seco (PQS) Extintor de Incndio Porttil de PQS a Pressurizar Dados Tcnicos 1) Mangueira 2) Gatilho 3) Ala para transporte 4) Recipiente 5) Tubo Sifo 6) Tubo de pressurizao 7) Cilindro de gs propelente (ampola externa) , Capacidade: 4, 6, 8, 10 e 12 quilogramas Alcance mdio do jato: 6 m Tcnicas de Utilizao Identifique o Extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo. Retire o Extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Retire o lacre do volante da ampola externa. Empunhe a mangueira para baixo e gire o volante da ampola externa no sentido anti-horrio, pressurizando assim a carga extintora e aperte o gatilho, rapidamente, a fim de confirmar o agente extintor, neste momento afaste qualquer parte do corpo da trajetria da tampa, caso esta seja projetada mediante o aumento da presso no interior do aparelho. Transporte o aparelho at prximo do local sinistrado (6 metros). Direcione o jato para a base do fogo e movimente-o em forma de "ziguezague" horizontal, a favor do vento.

Extintor de Incndio Porttil de PQS Pressurizado O gs propelente est acondicionado junto com a carga extintora, mantendo o aparelho pressurizado permanentemente. Dados Tcnicos 1) Mangueira com esguicho 2) Gatilho 3) Ala para transporte 4) Pino de Segurana 5) Tubo Sifo 6) Recipiente 7) Manmetro Capacidade: 4, 6, 8, 10 e 12 quilogramas Alcance mdio do jato: 6 m Tcnicas de Utilizao Identifique o Extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo, observando no manmetro se est carregado. Retire o Extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado. Retire o lacre e o pino de segurana. Empunhe a mangueira para baixo e aperte o gatilho rapidamente a fim de confirmar o agente extintor. Transporte o Extintor at prximo do local sinistrado (10 metros). Aperte o gatilho e direcione o jato para a base do fogo e movimente-o em forma de "ziguezague" horizontal, a favor do vento.

33

DECRETO N 897, DE 21 DE SETEMBRO DE 1976 REGULAMENTA o Decreto-lei n 247, de 21-7-75, que dispe sobre segurana contra incndio e pnico.

CDIGO DE SEGURANA CONTRA INCNDIO E PNICO CAPITULO III Da classificao das Edificaes (*) Art. 9 - Quanto determinao de medidas de Segurana Contra Incndio e Pnico, as edificaes sero assim classificadas: I - Residencial a) Privativa (unifamiliar e multifamiliar); b) Coletiva ( pensionatos, asilos, internatos e congneres); c) Transitria ( hotis, motis e congneres); II - Comercial (mercantil e escritrio); III - Industrial; IV - Mista (residencial e comercial); V - Pblica (quartis, ministrios, embaixadas, tribunais, consulados e congneres); VI - Escolar; VII - Hospitalar e Laboratorial; VIII - Garagem (edifcios, galpes e terminais rodovirios); IX - De Reunio de Pblico (cinemas, teatros, igrejas, auditrios, sales de exposio, estdios, boates, clubes, circos, centros de convenes, restaurantes e congneres); X - De Usos Especiais Diversos (depsitos de explosivos, de munies e de inflamveis, arquivos, museus e similares). (*) O art. 9 teve sua redao alterada pelo Decreto n 13.004, de 08 de junho de 1989, que foi considerado nulo pelo Decreto n 17.653, de 23 de junho de 1992 e com isto a sua redao original foi mantida. CAPITULO IV Dos Dispositivos Art. 10 - Os dispositivos preventivos fixos sero exigidos de acordo com a classificao das edificaes e previstos neste Capitulo. Art. 11 - As edificaes residncias privativas unifamiliares e multifamiliares, exceto as transitrias, devero atender s exigncias dos incisos deste artigo: I - A edificao com o mximo de 3 (trs) pavimentos e rea total construda superior a 900m 2 (novecentos metros quadrados) isenta de Dispositivos Preventivos Fixos Contra Incndio; II - Para a edificao com o mximo de 3 (trs) pavimentos e rea total construda superior a 900m 2 (novecentos metros quadrados), ser exigida a Canalizao Preventiva Contra Incndio prevista no Capitulo VI;

34

III - Para a edificao com 4 (quatro) ou mais pavimentos sero exigida Canalizao Preventiva Contra Incndio, prevista no Capitulo VI, e portas corta-fogo leves e metlicas e escadas previstas no capitulo XIX; IV - Para a edificao cuja altura exceda a 30m (trinta metros) do nvel do logradouro publico ou da via interior, sero exigidas Canalizao Preventiva Contra Incndio, prevista no Capitulo VI, e portas corta-fogo leves e metlicas e escadas previstas no capitulo XIX, e rede de chuveiros automticos do tipo Sprinkler prevista no capitulo X; V - A edificao dotada de elevadores (servio ou social), independentes do numero de pavimentos, possura, no elevador e no vo do poo, portas metlicas, obedecendo o disposto no art. 229 deste Cdigo. (*) Pargrafo nico - Quando se tratar de edificaes residenciais multifamiliares, consideradas de interesse social, para as quais a respectiva Legislao Municipal de Obras dispensar, expressamente, a instalao de elevadores, sero as referidas edificaes isentas da escada enclausurada de que trata o Captulo XIX do Decreto n 897, de 21.9.76. (*) J com a redao dada pelo Decreto n 11.682, de 09 de agsto de 1988, que alterou o Decreto n 5.928, de 18 de agsto de 1982 Art. 12 - As edificaes residncias transitrias e coletivas; hospitalares e laboratoriais devero atender s seguintes exigncias: I - A edificao com o mximo de 2 (dois) pavimentos e rea total construda at 900m 2 (novecentos metros quadrados) isenta de Dispositivos Preventivos Fixos Contra Incndio; II - Para a edificao com o mximo de 2 (dois) pavimentos e rea total construda superior a 900m 2 (novecentos metros quadrados), ser exigida a Canalizao Preventiva Contra Incndio prevista no Capitulo VI; III - Para a edificao com mais de 2 (dois) pavimentos, cuja altura seja at 12m (doze metros) do nvel do logradouro pblico ou da via interior, sero exigidas Canalizao Preventiva Contra Incndio prevista no Capitulo VI, portas corta-fogo leves e metlicas e escadas previstas no capitulo XIX; IV - Para a edificao cuja altura exceda a 12m (doze metros) do nvel do logradouro publico ou da via interior, sero exigidas Canalizao Preventiva Contra Incndio, prevista no Capitulo VI, e portas corta-fogo leves e metlicas e escadas previstas no capitulo XIX, e rede de chuveiros automticos do tipo Sprinkler prevista no capitulo X, e sistema eltrico ou eletrnico de emergncia previsto no art. 195 deste Cdigo; V - A edificao dotada de elevadores (servio ou social), independentes do numero de pavimentos, possura, no elevador e no vo do poo, portas metlicas, obedecendo o disposto no art. 229 deste Cdigo. Art. 13 - Os agrupamentos de edificaes residncias unifamiliares e as vilas estaro sujeitos s exigncias dos incisos abaixo: I - Com nmero de lotes ou casas at 6 (seis), so isentos de Dispositivos Preventivos Fixos Contra Incndio; II - Com nmero de lotes ou casas superior a 6 (seis), ser exigida a colocao de hidrantes, conforme o Capitulo V; Art. 14 - Os agrupamentos de edificaes residncias multifamiliares devero atender s exigncias dos seguintes incisos; I - Alm do estabelecido nos incisos de I a V do art. 11, sero exigidos tantos hidrantes quantos necessrios, conforme o Capitulo V; II - O sistema convencional de alimentao da Canalizao Preventiva Contra Incndio de cada prdio poder ser substitudo pelo Castelo dgua previsto no Capitulo IX.

35

Art. 15 - As edificaes mistas, publicas, comerciais, industriais e escolares atendero s exigncias deste artigo: I - I - A edificao com o mximo de 2 (dois) pavimentos e rea total construda at 900m 2 (novecentos metros quadrados) isenta de Dispositivos Preventivos Fixos Contra Incndio; II - Para a edificao com o mximo de 2 (dois) pavimentos e rea total construda superior a 900m 2 (novecentos metros quadrados), bem como para todas as de 3 (trs) pavimentos, ser exigida a Canalizao Preventiva Contra Incndio prevista no Capitulo VI; III - Para a edificao com 4 (quatro) ou mais pavimentos, cuja altura seja at 30m (trinta metros) do nvel do logradouro pblico ou da via interior, sero exigidas Canalizao Preventiva Contra Incndio prevista no Capitulo VI, portas corta-fogo leves e metlicas e escadas previstas no capitulo XIX; IV - Para a edificao cuja altura exceda a 30m (trinta metros) do nvel do logradouro publico ou da via interior, sero exigidas Canalizao Preventiva Contra Incndio, prevista no Capitulo VI, rede de chuveiros automticos do tipo Sprinkler prevista no capitulo X, portas cortafogo leves e metlicas e escadas previstas no capitulo XIX; V - A edificao dotada de elevadores (servio ou social), independentes do numero de pavimentos, possura, no elevador e no vo do poo, portas metlicas, obedecendo o disposto no art. 229 deste Cdigo. VI - O galpo com rea total construda igual ou superior a 1.500m 2 (um mil e quinhentos metros quadrados) ser dotado de Rede Preventiva Contra Incndio (Hidrante) prevista no Captulo VII. Pargrafo nico - Quando se tratar de edificao industrial ou destinada a grande estabelecimento comercial a exigncia da Canalizao Preventiva Contra Incndio ser substituda pela Rede Preventiva Contra Incndio (Hidrante). Nessas edificaes, a critrio do Corpo de Bombeiros, segundo o grau de periculosidade, a instalao de rede de chuveiros automticos do tipo Sprinkler poder ser exigida. Art. 16 - Para as garagens e edifcios, galpes e terminais rodovirios, obedecer-se- ao seguinte: I - Para edificio-garagem sero formuladas as exigncias constastes do Captulo VIII; II - Para galpo-garagem com rea total construda inferior a 1.500m 2 (um mil e quinhentos metros quadrados) no haver exigncia de Dispositivos Preventivos Fixos Contra Incndio prevista no Captulo VII; III - Para galpo-garagem com rea total construda igual ou superior a 1.500m 2 (um mil e quinhentos metros quadrados) ser exigida Rede Preventiva Contra Incndio prevista no Captulo VII; IV - Para terminal rodovirio com rea total construda inferior a 1.500m 2 (um mil e quinhentos metros quadrados) no haver exigncia de Dispositivos Preventivos Fixos Contra Incndio prevista no Captulo VII; V - Para terminal rodovirio com rea total construda igual ou superior a 1.500m 2 (um mil e quinhentos metros quadrados) ser exigida Rede Preventiva Contra Incndio prevista no Captulo VII; VI - O terminal rodovirio com 2 (dois) ou mais pavimentos ficar sujeito s exigncias previstas no Captulo VII, onde couber, e outras medidas julgadas necessrios pelo Corpo de Bombeiros. Art. 17 - Para as edificaes de reunio de publico e de usos especais diversos, conforme o caso, ser exigido o previsto no art. 11 e no Captulo XII, bem como outras medidas julgadas necessrias pelo Corpo de Bombeiros.

36

Art. 18 - Para o cumprimento das exigncias previstas neste Cdigo, os pavimentos de uso comum, sobrelojas, pavimentos para estacionamentos, pavimento de acesso e subsolo sero computados como pavimentos em qualquer edificao. Art. 19 - Para as edificaes localizadas em encostas, possuindo ou no entradas em nveis diferentes, com 4 (quatro) ou mais pavimentos no somatrio, sero exigidas portas corta-fogo leves e metlicas e escadas previstas no Captulo XIX. CAPTULO V Da Instalao de Hidrantes Urbanos Art. 20 - Ser exigida a instalao de hidrantes nos casos de loteamentos, agrupamentos de edificaes residenciais unifamiliares com mais de 6 (seis) casas, vilas com mais de 6 (seis) casas ou lotes, agrupamentos residenciais multifamiliares e de grandes estabelecimentos. Art. 21 - Os hidrantes sero assinalados na planta de situao, exigindo-se um numero que ser determinado de acordo com a rea a ser urbanizada ou com a extenso do estabelecimento, obedecendo-se ao critrio de 1 (um) hidrante do tipo coluna, no mximo, para a distncia til de 90m (noventa metros) do eixo da fachada de cada edificao ou eixo da fachada de cada edificao ou de eixo de cada lote. Art. 22 - A critrio do Corpo de Bombeiros, poder ser exigido o hidrante nas reas de grande estabelecimentos. Art. 23 - Nos logradouros pblicos a instalao de hidrantes compete ao rgo que opera e mantm o sistema de abastecimento dgua da localidade. Pargrafo nico. O Corpo de Bombeiros, atravs de suas Seo e Subsees de Hidrantes, far, anualmente junto a cada rgo de que trata este artigo, a previso de hidrantes a serem instalados no ano seguintes. CAPTULO VI Da Canalizao Preventiva Art. 24 - O projeto e a instalao da Canalizao Preventiva Contra Incndio devero ser executados obedecendo-se ao especificado neste Captulo. Art. 25 - So exigidos um reservatrio dgua superior e outro subterrneo ou baixo, ambos com capacidade determinada, de acordo com o Regulamento de Construes e Edificaes de cada Municpio, acrescido, o primeiro, de uma reserva tcnica para incndio (fig. 4), assim calculada: I - Para edificaes com at 4 (quatro) hidrantes: 6.000 l (seis mil litros); II - Para edificao com mais de 4 (quatro) hidrantes: 6.000 l (seis mil litros), acrescido de 500 l (quinhentos litros) por hidrante excedente a 4 (quatro); III - Quando no houver caixa dgua superior em face de outro sistema de abastecimento aceito pelo Corpo de Bombeiros, o reservatrio do sistema ter, no mnimo, a capacidade determinada pelo regulamento de Construes e Edificaes do Municpio, acrescida da reserva tcnica estabelecida nos incisos anteriores. Art. 26 - A canalizao preventiva de ferro, resistente a uma presso mnima de 18kg/cm 2 (dezoito quilos por centmetro quadrado) e dimetro mnimo de 63mm (2 1/2), sair do fundo do reservatrio superior, abaixo do qual ser dotada de uma vlvula de reteno e de um registro, atravessando verticalmente todos os pavimentos, com ramificaes para todas as caixas de incndios e terminando no registro de passeio (hidrante de recalque - fig. 4). Art. 27 - A presso dagua exigida em qualquer dos hidrantes ser, no mnimo, de 1kg/cm 2 (um quilo por centmetro quadrado), e, no mximo, de 4kg/cm 2 (quatro quilos por centmetro quadrado).

37

Pargrafo nico - Para atender presso mnima exigida no presente artigo, admite-se a instalao de bomba eltrica, de partida automtica, com ligao de alimentao independente da rede eltrica geral. Art . 28 - Os abrigos tero forma paralelepidical com as dimenses mnimas de 70cm (setenta centmetros) de altura, 50cm (cinqenta centmetros) de largura e 25cm (vinte e cinco centmetros) de profundidade; porta com vidro de 3mm (trs milmetros), com inscrio INCNDIO, em letras vermelhas com o trao de 1cm (um centimetro), em moldura de 7cm (sete centmetros) de largura; registro de gaveta de 63mm (2 1/2) de dimetro, com junta STORZ de 63mm (2 1/2), com reduo para 38mm (1 1/2) de dimetro, onde ser estabelecida a linha de mangueiras (Fig. 5 e 6). Pargrafo nico. - As linhas de mangueiras, com o mximo de 2 (duas) sees permanentemente unidas com juntas STORZ, prontas para uso imediato, sero dotadas de esguichos com requinte de 13mm (1/2) - (Fig. 7), ou de jato regulavel, a critrio do Corpo de Bombeiros. Art. 29 - As mangueiras sero de 38mm (1 1/2) de dimetro interno, flexveis, de fibra resistente umidade, revestidas internamente de borracha, capazes de resistir presso mnima de teste de 20kg/cm 2 (vinte quilos por centimetro quadrado), dotadas de junta STORZ e com sees de 15m (quinze metros de comprimento. Art. 30 - O registro de passeio (hidrante de recalque) ser do tipo gaveta, com 63mm (2 1/2) de dimetro, dotado de rosca macho, de acordo com a norma P-EB-669 da ABTN (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), e adaptador para junta STORZ de 63mm (2 1/2), com tampo protegido por uma caixa com tampa metlica medindo 30cm (trinta centmetros) X 40cm (quarenta centmetros), tendo a inscrio INCNDIO. A profundidade mxima da caixa ser de 40cm (quarenta centmetros), no podendo a borda do hidrante ficar abaixo de 15cm (quinze centmetros) da borda da caixa (Figs. 8 e 9). Art. 31 - O numero de hidrantes ser calculado de tal forma que a distancia sem obstculos, entre cada caixa e os respectivos pontos mais distantes a proteger seja de, no mximo, 30m (trinta metros). Seo I Dos Reservatrios Art. 33 - O abastecimento da Rede Preventiva ser feito, de preferncia pelo reservatrio elevado, admitindo-se, porem, o reservatrio subterrneo ou baixo, facilmente utilizvel pelas bombas do Corpo de Bombeiros, em substituio s primeiro. Art. 34 - A distribuio ser feita por gravidade, no caso do reservatrio elevado e, pro conjunto de bombas de partida automtica, no caso do reservatrio subterrneo ou baixo (Figs. 10, 11 e 12). Art. 35 - No caso de reservatrio elevado, sero instalados uma vlvula de reteno e um registro, junto sada da Rede Preventiva e, no caso de reservatrio subterrneo ou baixo , junto ao recalque das bombas. (Fig. 4 e 13). Art. 36 - Dever ser usado para incndio o mesmo reservatrio destinado ao consumo normal, assegurando-se a reserva tcnica para incndio (Fig. 13), prevista nesta Seo. Art. 37 - A reserva tcnica mnima para incndio ser assegurada mediante diferena de nvel entre sadas da Rede Preventiva e as da distribuio geral ( gua fria). Art. 38 - O reservatrio (elevado e subterrneo ou baixo) ter capacidade determinada pelo Regulamento de Construes e Edificaes do Municpio, acrescida, no mnimo, da reserva tcnica de incndio de 30.000 l (trinta mil litros).

38

Art. 39 - A capacidade mnima da instalao deve ser tal que permita o funcionamento simultneo de 2 (dois) hidrantes, com uma vazo total de 1.000 l (um mil litros) por minuto, durante 30 (trinta) minutos, presso de 4 kg/cm 2 (quatro quilos por centimetro quadrado). Pargrafo nico - A capacidade da instalao ser aumentada se o risco de incndio a proteger assim exigir. Art. 40 - A altura do reservatrio elevado ou a capacidade das bombas dever atender vazo e presso exigidas no artigo anterior. Seo II Dos Conjuntos de Bombas Art. 41 - Se o abastecimento da Rede Preventiva for feito pelo reservatrio subterrneo ou baixo, este apresentar conjunto de bombas de acionamento independente e automtico, de modo a manter a presso constante e permanente na rede. Art. 42 - As bombas sero acoplamento direto, sem interposio de correias ou correntes, capazes de assegurar instalao, presso e vazo exigidas. Art. 43 - Haver sempre dois sistemas de alimentao, um eltrico e outro exploso, podendo ser este ultimo substitudo por gerador prprio. (Figs. 10, 11 e 12). Art. 44 - As bombas eltricas tero instalao independente da rede eltrica geral. Art. 45 - As bombas sero de partida automtica e dotadas de dispositivo de alarme que denuncie o seu funcionamento. Art. 46 - Quando as bombas no estiverem situadas abaixo do nvel da tomada dagua (afogada) ser obrigatrio um dispositivo de escorva automtico. Seo III Da Canalizao Art. 47 - O dimetro interno mnimo da Rede Preventiva ser de 75mm (3), em tubos de ferro fundido ou de ao galvanizado, que satisfaam s especificaes da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Art. 48 - Os hidrantes tero suas sadas com adaptao para junta STORZ, de 63mm (2 1/2) ou 38mm (1 1/2), de acordo com o dimetro da mangueira exigida. Art. 49 - Os hidrantes sero assinalados nas plantas, obedecendo aos seguintes critrios: I - Em pontos externos, prximos s entradas e, quando afastados dos prdios, nas vias de acesso, sempre visveis. II - A altura do registro do hidrante ser, no mnimo, de 1m (um metro) e no mximo de 1,50m (um metro e cinqenta centmetros) do piso. III - O numero de hidrantes ser determinado segundo a extenso da rea a proteger, de modo que qualquer ponto do risco seja, simultaneamente, alcanado por duas linhas de mangueiras de hidrantes distintos. O comprimento das linhas de mangueiras no podero ultrapassar a 30m (trinta metros), o que ser calculado medindo-se a distancia do percurso do hidrante ao ponto mais distante a proteger. IV - As linhas de mangueiras, com um mximo de 2 (duas) sees, permanentemente unidas por junta STORZ prontas para uso imediato, sero dotadas de esguichos com requinte ou de jato regulavel, a critrio do Corpo de Bombeiros. V - Os hidrantes sero pintados em vermelho de forma a serem localizados facilmente.

39

VI - Os hidrantes sero dispostos de modo a evitar que, em caso de sinistro, fiquem bloqueados pelo fogo. VII - Os hidrantes podero ficar no interior do abrigo das mangueiras ou externamente ao lado deste. VIII - Os abrigos sero pintados em vermelho, tero ventilao permanente e o fechamento da porta ser atravs de trinco ou fechadura, sendo obrigatrio que uma das chaves permanea junto ao abrigo, ou em seu interior desde que haja uma viseira de material transparente e facilmente violvel. Seo IV Do Hidrante de Passeio (Hidrante de Recalque) Art. 50 - O hidrante de passeio (hidrante de recalque) ser localizado junto via de acesso de viaturas, sobre o passeio e afastado dos prdios, de modo que possa ser operado com facilidade. Art. 51 - O hidrante de passeio (hidrante de recalque) ter registro tipo gaveta, com 63mm (2 1/2) de dimetro e seu orifcio externo dispor de junta STORZ, qual se adaptara um tampo, ficando protegido por uma caixa metlica com tampa de 30cm (trinta centmetros) X 40cm (quarenta centmetros), tendo a inscrio INCNDIO. A profundidade mxima da caixa ser de 40cm (quarenta centmetros), no podendo o rebordo do hidrante ficar abaixo de 15cm (quinze centmetros) da borda da caixa. Seo V Das Linhas de Mangueira Art. 52 - O comprimento das linhas de mangueira e o dimetro dos requintes sero determinados de acordo com a seguinte tabela: LINHAS DE Comprimento mximo 30m (trinta metros) 30m (trinta metros) MANGUEIRA Dimetro 38mm (1 1/2) 63mm (2 1/2) REQUINTES Dimetro 13mm (1/2) 19mm (3/4)

Pargrafo nico. - As linhas de mangueiras, de que trata a presente Seo, podero ser dotadas de esguicho de jato regulvel, em substituio ao esguicho com requinte, a critrio do Corpo de Bombeiros. Art. 53 - As mangueiras e outros petrechos sero guardados em abrigos, junto ao respectivo hidrante, de maneira a facilitar o seu uso imediato. Art. 54 - As mangueiras, outros petrechos e os hidrantes podero ser acondicionados dentro do mesmo abrigo de medidas variveis, desde que ofeream possibilidade de qualquer manobra e de rpida utilizao. Art. 55 - as mangueiras sero de 38mm (1 1/2) ou de 63mm (2 1/2) de dimetro interno, flexiveis, de fibra resistente umidade, revfestida internamente de borracha, capazes de suportar a presso mnima de teste de 20 kg/cm 2 (vinte quilos por centmetro quadrado), dotados de junta STORZ e com seo de 15m (quinze metros) de comprimento. CAPTULO IX Da Canalizao Preventiva nos Agrupamentos de Edificaes Residenciais Multifamiliares

40

Art. 70 - Nos agrupamentos de edificaes residncias multifamiliares (conjuntos residncias), admite-se a supresso da caixa dagua superior de cada bloco, prevista no Captulo VI, desde que a canalizao preventiva seja alimentada por Castelo dagua, na forma estabelecida neste Captulo. Art. 71 - O castelo dagua ter uma reserva tcnica de incndio de, no mnimo, 6.000 l (seis mil litros), acrescida de 200 l (duzentos litros) por hidrante exigido para todo o conjunto. Art. 72 - O castelo dagua ter o volume determinado pelo Regulamento de Construes e Edificaes do Municpio, acrescido da reserva tcnica de incndio prevista no artigo anterior. Art. 73 - O distribuidor das canalizaes preventivas dos blocos ser em tubo de ferro fundido ou de ao galvanizado que satisfaa s especificaes da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), com 75mm (3) de dimetro, no mnimo, saindo do fundo do castelo dgua, abaixo do qual ser dotado, o tubo, de vlvula de reteno e registro geral (Fig. 15). Art. 74 - Na frente de cada bloco, o distribuidor deixar uma canalizao de 63cm (2 1/2) de dimetro mnimo, dotado de hidrante de passeio, e atrevessara todos os pavimentos alimentadando as caixas de incndios (Fig. 17). Pargrafo nico - Nessa canalizao ser instalada uma vlvula de reteno com a finalidade de impedir, em caso de recalque para os hidrantes, o abastecimento do castelo dgua por meio dessa canalizao (Fig. 14). Art. 75 - A canalizao preventiva de cada bloco ter as mesmas caractersticas das Canalizaes Preventivas Contra Incndio, constantes do Captulo VI. CAPTULO X Da Instalao da Rede de Chuveiros Automticos Art. 76 - O projeto e a instalao de chuveiros automticos do tipo Sprinklers sero executados obedecendo s normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Art. 77 - O projeto e a instalao de rede de chuveiros automticos do tipo Sprinklers, sero de inteira responsabilidade das respectivas firmas executantes. Art. 78 - A instalao de rede de chuveiros automticos do tipo Sprinklers somente poder ser executado depois de aprovado o respectivo projeto pelo Corpo de Bombeiros. Art. 79 - Os projetos e instalaes de rede de chuveiros automticos do tipo Sprinklers somente sero aceitos pelo Corpo de Bombeiros, mediante a apresentao de Certificado de Responsabilidade emitido pela firma responsvel. Art. 80 - O Corpo de Bombeiros exigir a instalao de rede de chuveiros automticos do tipo Sprinklers, obedecendo aos seguintes requisitos: I - Em edificao residencial privativa multifamiliar, cuja altura exceda a 30m (trinta metros) do nvel do logradouro pblico ou da via interior, ser exigida a instalao de rede de chuveiros automticos do tipo Sprinklkers, com bicos de sadas nas partes de uso comum a todos os pavimentos, nos subsolos e nas reas de estacionamento, exceto nas reas abertas dos pavimentos de uso comum. II - Em edificao residencial coletiva e transitria, hospitalar ou laboratorial, cuja altura exceda a 12m (doze metros) do nvel do logradouro pblico ou de via interior, ser exigida a instalao de rede de chuveiros automticos do tipo Sprinklers, com bicos de sada em todos os compartimentos das reas localizadas acima da altura prevista, bem como em outras dependncias que, a juzo do Corpo de Bombeiros, exijam essa instalao, mesmo abaixo da citada altura. III - Em edificao mista pblica ou escolar, cuja altura exceda a 30m (trinta metros) do nvel do logradouro pblico ou da via interior, ser exigida a instalao de rede de chuveiros

41

automticos do tipo Sprinklers, com bicos de sadas em todas as partes de uso comum e nas reas comerciais, industriais e de estacionamentos, mesmo abaixo da citada altura. IV - em edificao comercial ou industrial, cuja altura exceda a 30m (trinta metros) do nvel do logradouro pblico ou da via interior, ser exigida a instalao de rede de chuveiros automticos do tipo Sprinklers, com bicos de sadas em todas as partes de uso comum e nas reas comerciais, industriais e de estacionamento, mesmo abaixo da citada altura. V - A critrio do Corpo de Bombeiros, em edificao ou galpo industrial,comercial ou de usos especiais deversos, de acordo com a periculosidade, ser exigida a instalao de rede de chuveiros automticos do tipo Sprinklers. VI - Em edificao com altura superior a 12m (doze metros) situada em terreno onde no seja possvel o acesso e o estabelecimento de um auto-escada mecnica, ser exigida a instalao de rede de chuveiros automticos tipo Sprinklers com bicos de sadas nos locais determinados nos incisos I, II, III, IV e V deste artigo. VII - Nos prdios cuja arquitetura, pela forma ou disposio dos pavimentos impea o alcance mximo de um auto-escada mecnica, a altura, a partir da qual dever ser exigida a instalao de rede de chuveiros automrticos do tipo Sprinklers, ser determinada pelo Corpo de Bombeiros. CAPTULO XI Dos Extintores Portteis e Sobre-Rodas Art. 81 - A critrio do Corpo de Bombeiros, os imveis ou estabelecimentos, mesmo dotados de outros sistemas de preveno, sero providos de extintores. Tais aparelhos devem ser apropriados classe de incndio a extinguir. Seo I Das classes de Incndio Art. 82 - Para o cumprimento das disposies contidas neste Cdigo, ser adotada a seguinte classificao de incndio, segundo o material a proteger: I - Classe A - Fogo em materiais comuns de fcil combusto (madeira, pano, lixo e similares); II - Classe B - Fogo em lquidos inflamveis, leos, graxas, vernizes e similares; III - Classe C - Fogo em equipamento eltricos energizados (motores, aparelhos de ar condicionado, televisores, rdios e similares); IV - Classe D - Fogo em metais pirforos e suas ligas (magnsio, potssio,alumnio e outros). Seo III Da Quantidade de Extintores Art. 84 - A quantidade de extintores ser determinada no Laudo de Exigncias, obedecendo, em princpio, seguinte tabela: rea Mxima a ser Protegida por Unidade Unidade Extintora 250m (duzentos e cinqenta metros quadrados) Distncia Mximapara o Alcance do Operador 20m (vinte metros)

Risco

Pequeno

42

Mdio Grande

150m (cento e cinqenta metros quadrados) 100m (cem metros quadrados) Seo IV

15m (quinze metros) 10m (dez metros)

Da Localizao e Sinalizao dos Extintores Art. 85 - A localizao dos extintores obedecer aos seguintes princpios: I - A probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso deve ser a mnima possvel; II - Boa visibilidade, para que os possveis operadores fiquem familiarizados com a sua localizao; III - Os extintores portteis devero ser fixados de maneira que nenhuma de suas partes fique acima de 1,80m (um metro e oitenta centmetros) do piso; IV - A sua localizao no ser permitida nas escadas e antecmaras das escadas; V - Os extintores sobre-rodas devero sempre ter livre acesso a qualquer ponto da rea a proteger; VI - Nas instalaes industriais, depsitos, galpes, oficinas e similares, os locais onde os extintores forem colocados sero sinalizados por crculos ou setas vermelhas. A rea de 1m (um metro quadrado) do piso localizada abaixo do extintor ser tambm pintada em vermelho e, em hiptese alguma, poder ser ocupada. Art. 86 - Somente sero aceitos os extintores que possurem o selo de Marca de Conformidade da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), seja de Vistoria ou de Inspecionado, respeitadas as datas de vigncia. CAPTULO XII Dos Estabelecimentos e Edificaes de Reunio de Pblico Seo I Generalidades Art. 87 - So estabelecimentos e edificaes de reunio de pblico: I - Estdios; II - Auditrios; III - Ginsios esportivos; IV - Clubes sociais; V - Boates; VI - Sales diversos; VII - Teatros; VIII - Cinemas; IX - Parques de diverses; X - Circos; IX - Outros similares.

43

Art. 88 - Para construo de edificaes de reunio de pblico e de instalao de estabelecimentos constantes do artigo anterior, de carter transitrio ou no, obrigatria a apresentao de plantas ao Corpo de Bombeiros, para que sejam determinadas medidas preventivas contra incndio e pnico. Pargrafo nico - Somente com o Certificado de Aprovao fornecido pelo Corpo de Bombeiros, essas edificaes ou estabelecimentos podero receber o Habite-se de aceitao da obra ou o Alvar de funcionamento. Art. 89 - Espetculos em teatros, circos ou outros locais de grandes concentrao de pblico, a critrio do Corpo de Bombeiros, somente podero ser realizados com a presena de guarda de bombeiro-militar mediante a solicitao obrigatria do interessado ou responsvel, com um mnimo de 15 (quinze) dias de antecedncia. Art. 90 - As sadas dos locais de reunio devem se comunicar de preferncia, diretamente, com a via pblica. Art. 91 - As sadas de emergncia podem dar para corredores, galerias ou ptios, desde que se comuniquem diretamente com a via pblica. Art. 92 - Os teatros, cinemas, auditrios, boates e sales diversos tero os seguintes dispositivos contra incndio e pnico; I - Dispositivos Preventivos Fixos: determinados de acordo com a rea e a localizao, no interior ou fora do corpo da edificao, conforme o disposto no Captulo IV; II - Extintores Portteis e Sobre-Rodas cuja quantidade, capacidade e localizao ser determinada de acordo com o exposto no Captulo XI; III - Sistemas Preventivos de Carter Estrutural, instalao e montagem, conforme as seguintes prescries: a) todas as peas de decorao (tapetes, cortinas e outras), assim como cenrios e outras montagens transitrias, devero ser incombustveis ou tratadas com produtos retardantes ao do fogo; b) os sistemas de refrigerao e calefao sero cuidadosamente instalados, no sendo permitido o emprego de material de fcil combusto; c) todas as portas sero dotadas de ferragens do tipo antipnico, previstas no Captulo XIX, devero abrir de dentro para fora e ser encimadas com os anncios SADA, em luz suave e verde, e PROIBIDO FUMAR, em luz vermelha, legveis distncia, mesmo quando se apagarem as luzes da platia; d) quando o escoamento de pblico, de local de reunio, se fizer atravs de corredores ou galerias, estes possuiro uma largura constante at o alinhamento do logradouro, igual soma das larguras das portas que, para eles, se abrirem; e) as circulaes, em um mesmo nvel, dos locais de reunio at 500m, (quinhentos metros quadrados), tero largura mnima de 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros). Ultrapassada esta rea, haver um acrscimo de 5cm (cinco centmetros) na largura por metro quadrado excedente; f) nas edificaes destinadas a locais de reunio de pblico, o dimensionamento da largura das escadas dever atender ao fluxo de circulao de cada nvel contguo superior, de maneira que, no nvel das sadas para o logradouro, a escada tenha sempre a largura correspondente soma dos fluxos de todos os nveis; g) as escadas de acesso aos locais de reunio de pblico devero atender aos seguintes requisitos: 1) ter largura mnima de 2m (dois metros) para a lotao at 200m (duzentas) pessoas. Acima deste limite, ser exigido o acrscimo de 1m (um metro) para cada 100 (cem) pessoas.

44

2) o lano externo que se comunicar com a sada dever estar sempre orientado na direo desta; 3) os degraus tero altura mxima de 18,5cm (dezoito centmetros e meio), profundidade mnima de 25cm (vinte e cinco centmetros) e sero dotados de espelho; 4) as escadas no podero ter seus degraus balanceados, ensejando a formao de leques; h) as folhas das portas de sadas dos locais de reunio, bem como das bilheterias, se houver, no podero abrir diretamente sobre o passeio do logradouro; i) entre as filas de cadeiras de uma srie, dever existir um espao mnimo de 90 cm (noventa centmetros), de encosto a encosto e, entre as sries de cadeiras, dever existir espao livre de, no mnimo, 1,20m (um metro e vinte centmetros) de largura; j) o nmero mximo de assentos por fila ser de 15 (quinze) e por coluna de 20 (vinte), constituindo sries de 300 (trezentos) assentos no mximo; l) no sero permitidas sries de assentos que terminem junto s paredes, devendo ser mantido um espao de, no mnimo, 1,20m (um metro e vinte centmetros) de largura; m) para o pblico haver sempre, no mnimo, uma porta de entrada e de sada do recinto, situadas em pontos distantes, de modo a no haver sobreposio de fluxo, com largura mnima de2m (dois metros). A soma das larguras de todas as portas equivaler a uma largura total correspondente a 1m (um metro) para cada 100 (cem) pessoas; n) os locais de espera tero rea equivalente, no mnimo, a 1m (um metro quadrado) para cada 8 (oito) pessoas; o) nos teatros, cinemas e sales, terminantemente proibido guardar ou armazenar material inflamvel ou de fcil combusto, tais como cenrios em desuso, sarrafos de madeira, papis, tinta e outros, sendo admitido, nica e exclusivamente, o indispensvel ao espetculo; p) quando a lotao exceder de 5.000 (cinco mil) lugares, sero exigidas rampas para escoamento do pblico; q) o guarda-corpo ter a altura mnima de 1m (um metro); r) nos cinemas, a cabine de projeo estar separada de todos os recintos adjacentes por meio de portas corta-fogo leves e metlicas. Na parte da parede que separa a cabine do salo no haver outra abertura, seno as necessrias janelinhas de projeo e observao. As de observao podem ter, no mximo, 250cm (duzentos e cinqenta centmetros quadrados) e as de projeo, o necessrio passagem do feixe de luz do projetor; ambas possuiro um obliterador de fechamento em chapa metlica de 2cm (dois centmetros) de espessura. O p-direito da cabine, medido acima do estrado ou estribo do operador, no poder, em ponto algum, ser inferiora 2m (dois metros); s) nos cinemas s sero admitidos na cabine de projeo os rolos de filmes necessrios ao programa do dia; todos os demais estaro em seus estojos, guardados em armrio de material incombustvel e em local prprio; t) nos teatros, a parede que separa o palco do salo ser do tipo corta-fogo, com a bocade-cena provida de cortina contra incndio, incombustvel e estanque fumaa; a descida dessa cortina ser feita na vertical e, se possvel, automaticamente. As pequenas aberturas, interligando o palco e o salo sero providas de portas corta-fogo leves e metlicas; u) nos teatros, todos os compartimentos da caixa tero sada direta para a via pblica, podendo ser atravs de corredores, halls, galerias ou ptios, independente das sadas destinadas ao pblico; v) nos teatros e cinemas, alm dos circuitos de iluminao geral, haver um de luzes de emergncia com fonte de energia prpria; quando ocorrer uma interrupo de corrente, as luzes

45

de emergncia devero iluminar o ambiente de forma a permitir uma perfeita orientao aos expectadores, na forma do Captulo XIX; x) os teatros, cinemas, auditrios, boates e sales diversos tero suas lotaes declaradas nos respectivos Laudos de Exigncias e Certificados de Aprovao expedidos pelo Corpo de Bombeiros; z) as lotaes mximas dos sales diversos, desde que as sadas convencionais comportem, sero determinadas admitindo-se, nas reas destinadas a pessoas sentadas, 1(uma) pessoa para cada 70cm (setenta centmetros quadrados) e,, nas reas destinadas a pessoas em p, 1 (uma) para cada 40cm (quarenta centmetros quadrados); no sero computadas as reas de circulao e halls. Seo II Dos Estdios Art. 93 - Os estdios tero os seguintes sistemas preventivos contra incndio e pnico: I - Instalaes Preventivas Fixas determinadas conforme o disposto no Captulo IV; II - Extintores Portteis e Sobre-Rodas, cuja quantidade, capacidade e localizao sero determinadas conforme o exposto no Captulo XI; III - Sistemas Preventivos de Carter Estrutural, instalao e montagem, obedecendo-se ao seguinte: a) as entradas e sadas s podero ser feitas atravs de rampas. Essas rampas tero a soma de suas larguras calculada na base de 1,40m (um metro e quarenta centmetros) para cada 1.000 (um mil) espectadores, no podendo ser inferior a 3m (trs metros); b) para o clculo da capacidade das arquibancadas, gerais e outros setores, sero admitidas para cada metro quadrado, 2 (duas) pessoas sentadas ou 3 (trs) em p, no se computando as reas de circulao e halls; c) outras medidas previstas no inciso III do art. 92 deste Cdigo podero ser exigidas, quando necessrias, a critrio do Corpo de Bombeiros. Seo III Dos Parques de Diverses Art. 94 - Os parques de diverses tero os seguintes Sistemas e Preveno Contra Incndio e Pnico: I - Extintores Portteis e Sobre-Rodas, cuja quantidade, capacidade e localizao sero determinadas conforme o exposto no Captulo XI; II - O material e a montagem de parques de diverses obedecero s seguintes condies: a) sero incombustveis os materiais a serem empregados nas coberturas e barracas; b) haver, obrigatoriamente, vos de entrada e de sada, independentes. A soma da largura desses vos, de entrada e de sada, obedecer proporo de 1m (um metro) para cada 500 (quinhentas) pessoas, no podendo ser inferior a 3m (trs metros) cada um; c) a capacidade mxima de pblico permitida no interior dos parques de diverses ser proporcional a 1 (uma) pessoa para cada metro quadrado de rea livre circulao. CAPTULO XIX Do Escape

46

Art. 178 - No estudo dos meios de escape dever ser considerado o nmero de ocupantes do imvel ou estabelecimento, em relao s sadas convencionais e aos meios complementares de salvamento. Art. 179 - Edificaes ou estabelecimentos destinados concentrao ou reunio de pblico (comerciais, industriais, mistos, coletivos e hospitalares) devero possuir Manual de Segurana e Plano de Escape e seus responsveis providenciaro, periodicamente, a sua distribuio e instruo sobre os mesmos. (*) Art. 180 - As edificaes residenciais (coletivas e transitrias), pblicas, comerciais, industriais, escolares, hospitalares, laboratoriais e de reunio de pblico, excetuando-se as residenciais multifamiliares e garagens, com mais de 2 (dois) pavimentos e rea construda, em qualquer pavimento, igual ou superior a 1000m (um mil metros quadrados), bem como as de 15 (quinze) ou mais pavimentos, qualquer que seja a rea construda, tero, pelo menos, 2 (duas) escadas com distncia, no mnimo, igual metade da maior dimenso da edificao no sentido dessa dimenso, de modo que nenhum ponto do pise deixe de ter livre acesso a todas as escadas, nem fique a mais de 35m (trinta e cinco metros) da escada mais prxima (Figs. 16 e 17). (*) 1 - As edificaes dos tipos previstos neste artigo e que tenham mais de 2 (dois) pavimentos, porm com rea construda inferior a 1000m (um mil metros quadrados) em qualquer pavimento, no podero ter nenhum ponto com distncia superior a 35m (trinta e cinco metros) da escada mais prxima (Fig. 17). (*) 2 - As edificaes residenciais multifamiliares e as garagens servidas por rampa, que tenham 25 (vinte e cinco) ou mais pavimentos, estaro sujeitas s exigncias do presente artigo. (*) Redao dada pelo Decreto n 17.563, de 23 de junho de 1992 Art. 181 - As sadas convencionais de que trata o presente Captulo so as previstas na legislao sobre obras como sendo um caminho contnuo de qualquer ponto interior em direo rea livre, fora da edificao, em conexo com o logradouro, compreendendo portas, circulaes e rea de conexo, a saber: I - as portas so as partes das sadas que conduzem a uma circulao ou a outra via de escape; II - as circulaes so as partes das sadas em um mesmo nvel (corredores e hall) ou ligando nveis diferentes (escadas e rampas), destinadas a permitir que os ocupantes se retirem do prdio; III - as reas de conexo so as partes das sadas, (halls, galerias e reas livres), entre o trmino da circulao e a parte externa do prdio, em conexo com o logradouro. Art. 182 - As caractersticas das sadas convencionais (portas, circulaes e reas de conexo) obedecero s disposies constantes da legislao de obras e s deste Cdigo. Art. 183 - A escada enclausurada prova de fumaa dever servir a todos os pavimentos e atender aos seguintes requisitos (Figs. 18 e 27): I - Ser envolvida por paredes de alvenaria de 25 cm (vinte e cinco centmetros) de espessura ou de 15 cm (quinze centmetros) de concreto, resistentes ao fogo por 4h (quatro horas); II - Apresentar comunicao com rea de uso comum do pavimento somente atravs de porta corta-fogo leve, com uma largura mnima de 90 cm (noventa centmetros), abrindo no sentido do movimento de sada; III - Ser disposta de forma a assegurar passagem com altura livre igual ou superior a 2,10m (dois metros e dez centmetros); IV - Ter lanos retos, no se permitindo degraus em leque;

47

V - Ter os degraus com altura e largura que satisfaam, em conjunto, relao 0,63 2H + L 0,64m, sendo H a altura (espelho) e L a largura (piso) do degrau. Alm disso, a altura mnima de 0,26m (vinte e seis centmetros); VI - Ter patamares intermedirios sempre que houver mais e 16 (dezesseis) degraus. A extenso do patamar no poder ser inferior a 1,20m (um metro e vinte centmetros); VII - Ter corrimo, obrigatoriamente; VIII - Ter corrimo, intermedirio, quando a largura da escada for superior a 1,80m (um metro e oitenta centmetros); IX - No admitir nas caixas da escada quaisquer bocas coletoras de lixo, caixas de incndio, portas de compartimento ou de elevadores, chaves eltricas e outras instalaes estranhas sua finalidade, exceto os pontos e iluminao. 1 - Quando for impossvel se manter a mesma prumada, ser aceita a transio da prumada da escada desde que seja assegurada a sua condio de enclausuramento. 2 - Dentro das caixas de escada, acima da porta corta-fogo leve, haver a indicao, em local bem visvel, do nmero do pavimento correspondente. Art. 184 - A escada enclausurada prova de fumaa dever ter seu acesso atravs de uma antecmara (balco, terrao ou vestbulo). 1 - Balco e terrao devem atender aos seguintes requisitos: a) estar situado a mais de 16m (dezesseis metros) de qualquer abertura na mesma fachada do prprio prdio ou prdios vizinhos que possam, eventualmente, constituir fonte de calor resultante de incndio; b) ter parapeito macio com altura mnima de 1.10m (um metro e dez centmetros); c) ter o piso no mesmo nvel do piso dos pavimentos internos do prdio e da caixa e escada enclausurada prova de fumaa; d) ter comunicao com os pavimentos atravs de porta corta-fogo leve; 2 - Os vestbulos devem atender aos seguintes requisitos: a) ter o piso no mesmo nvel do piso dos pavimentos internos do prdio e da caixa da escada enclausurada prova de fumaa; b) ser ventilado por duto ou por janela abrindo diretamente para o exterior. Art. 185 - A abertura para ventilao permanente por duto deve atender aos seguintes requisitos: a) estar situada junto ao teto; b) ter rea efetiva mnima de 0,0070m (setenta centmetros quadrados) e largura mnima de 1,20m (um metro e vinte centmetros). Art. 186 - A abertura para ventilao permanente por janela deve atender aos seguintes requisitos: a) estar situada junto ao teto; b) ter rea efetiva mnima de 85cm (oitenta e cinco centmetros quadrados) e largura mnima de 1,20m (um metro e vinte centmetros); c) estar situada a mais de 16m (dezesseis metros) de qualquer abertura na mesma fachada do prprio prdio ou de prdios vizinhos que possam constituir, eventualmente, fonte de calor resultante de incndio.

48

Art. 187 - A comunicao da antecmara com a escada e o pavimento dever ser protegida por porta corta-fogo leve. Art. 188 - Na antecmara no poder ser localizado qualquer equipamento, exceto os pontos de iluminao. Art. 189 - Os dutos de ventilao devem atender aos seguintes requisitos: a) ter suas paredes resistentes ao fogo por 2h (duas horas); b) ter somente aberturas na parede comum com os vestbulos, nas condies das alneas a, b, e c do 1 do art. 184; c) ter as dimenses mnimas, assinaladas em planta, de vo livre de 1,20m (um metro e vinte centmetros) x 0,70m (setenta centmetros); d) elevar-se no mnimo 1m (um metro) acima de qualquer cobertura, podendo ser protegidos contra intempries na sua parte superior por qualquer material; e) ter, pelo menos, em duas faces acima da cobertura, venezianas de ventilao com rea mnima de 1m (um metro quadrado) cada; f) no ser utilizados para localizao de equipamentos ou canalizaes. Art. 190 - Alm das escadas enclausuradas prova de fumaa, sero admitidas escadas privativas abertas ou outros meios de acesso, construdos em material incombustvel, dentro da rea privativa das unidades, interligando-se num mximo de 3 (trs) pavimentos superpostos; Art. 191 - O corrimo dever atender aos seguintes requisitos; a) estar situado de ambos os lados da escada, com uma altura entre 75cm (setenta e cinco centmetros) e 85cm (oitenta e cinco centmetros) acima do nvel do bordo do piso; b) ser fixado somente pela sua face inferior; c) ter largura mxima de 6cm (seis centmetros); d) estar afastado, no mnimo, 4cm (quatro centmetros) da face da parede. Pargrafo nico - Os espaos ocupados pelos corrimes e respectivos afastamentos estaro compreendidos na largura til da escada. Art. 192 - As rampas podero substituir as escadas, desde que sejam cumpridos os mesmos requisitos aplicveis escada, e mais: I - As rampas tero inclinao de, no mximo, 12% (doze por cento); II - As rampas devero apresentar o piso revestido de material antiderrapante e serem providas de corrimo. (*) III - Nas unidades hospitalares, as rampas devero obrigatoriamente ter largura mnima de 1,20m (um metro e vinte centmetros), de forma a permitir o livre trnsito de uma maca com dimenses mnimas de 2,00m X 0,80m (dois metros de comprimento por oitenta centmetros de largura). (*) Acrescido pelo Decreto n 21.448, de 23 de maio de 1995 Art. 193 - As sadas de edificaes devero ser sinalizadas com indicao clara do sentido de sada. Pargrafo nico - A sinalizao dever conter a palavra SADA, ESCAPE ou SEM SADA e uma seta indicando o sentido (Fig.28). Art. 194 - A iluminao natural das caixas da escada enclausurada prova de fumaa ser obtida atravs da colocao de tijolos compactos de vidro, atendidas as seguintes exigncias:

49

I - Em paredes dando para antecmara, sua rea mxima ser de 1m (um metro quadrado); II - Em paredes dando para o exterior, sua rea mxima ser de 50cm (cinqenta centmetros quadrados). Pargrafo nico - No ser permitida a colocao de tijolos compactos de vidro nas paredes da escada contguas ao corpo do prdio. Art. 195 - As edificaes de que trata o inciso IV do art. 12, sero providas de sistema eltrico ou eletrnico de emergncia a fim de iluminar todas as sadas, setas e placas indicativas, dotado de alimentador prprio e capaz de entrar em funcionamento imediato, to logo ocorra interrupo no suprimento de energia da edificao. Art. 196 - As sadas convencionais, a sada final e seus meios complementares, em toda e qualquer edificao, devero permanecer livres e desimpedidos no podendo, definitivamente, ser ocupados para fins comerciais ou de propaganda, servir como depsitos, vitrinas, mostrurios ou outros fins. Art. 197 - As portas dos locais de reunio abriro sempre no sentido do trnsito de sada. Pargrafo nico - As portas referidas neste artigo, ao abrirem, no podero diminuir a largura efetiva da sada a uma dimenso menor que a largura mnima exigida. Art. 198 - Todas as portas de acesso escada enclausurada sero do tipo corta-fogo leve e, no que for aplicvel, obedecero s especificaes da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Art. 199 - As portas tero as seguintes larguras normalizadas: I - 0,90m (noventa centmetros) valendo por uma unidade de passagem; II - 1,40m (um metro e quarenta centmetros) com duas folhas de 0,70m (setenta centmetros) valendo por 2 (duas) unidades de passagem; III - 1,80m (um metro e oitenta centmetros) com duas folhas de 0,90m (noventa centmetros) valendo por 3 (trs) unidades de passagem. Art. 200 - As portas do tipo corta-fogo leve devero ser providas de dispositivos mecnicos e automticos de modo a permanecerem fechadas, porm, destrancadas. Art. 201 - As portas das salas com capacidade acima de 200 (duzentos) pessoas devero ter ferragens do tipo antipnico, com as seguintes caractersticas: I - Serem acionadas por um peso inferior a 5kg (cinco quilos); II - Terem a barra de acionamento colocada entre 90cm (noventa centmetros) e 1,10m (um metro e dez centmetros) acima do piso. Art. 202 - Os poos dos elevadores das edificaes devero ser separados do corpo principal do edifcio por paredes de alvenaria de 25cm (vinte e cinco centmetros) de espessura ou de concreto com 15cm (quinze centmetros), com portas corta-fogo leves e metlicas as aberturas. 1 - Em cada pavimento, acima do espelho do boto de chamada de cada elevador,haver a indicao EM CASO DE INCNDIO NO USE O ELEVADOR, DESA PELA ESCADA, em letras em cor vermelha fosforescente. 2 -Todos os elevadores devero ser dotados de: a) Comando de emergncia para ser operado pelo Corpo de Bombeiros, em caso de incndio, de forma a possibilitar a anulao das chamadas existentes; b) Dispositivo de retorno do carro ao pavimento de acesso no caso de falta de energia eltrica.

50

Art. 203 - Meios complementares de escape so dispositivos, aparelhos, petrechos ou medidas destinados a orientar o escape ou suprir possveis deficincias das Sadas Convencionais, sendo os principais: I - Escada escamotevel, tipo Marinheiro; II - Escada com patamar, do tipo Marinheiro; III - Escada externa, simples, tipo Marinheiro; IV - Escada interna, do tipo Marinheiro, simples, com prumadas diferentes de um pavimento para outro; V - Passarela metlica, fixa ou mvel, interligando pavimentos ou coberturas de edificaes; VI - Tubo de salvamento; VII - Janelas. Pargrafo nico - Os meios complementares de escape sero exigidos, a critrio do Corpo de Bombeiros, sempre que se fizerem necessrios.

GS LIQEFEITO DE PETRLEO (GLP) Caractersticas do GLP: Produto extrado do Petrleo bruto Composio bsica: Butano 50% e Propano Inflamvel, incolor, inodoro, recebe um aditivo chamado MERCAPTA No Txico, nem Venenoso, mais PESADO que o Ar Sistema de Segurana: Botija: No possui um dispositivo especfico. * Possui um Anel Retentor (Botija de 5Kg) que um dispositivo mecnico da prpria estrutura da vlvula de adaptao do regulador na botija. Consideramos este um dispositivo mecnico, porque quando h o aumento da presso interna na botija pelo aquecimento ou deformao estrutural do vasilhame; h o rompimento do Anel, sob a forma de um disparo, da haste com a mola (parafuso), onde ocorrer o vazamento ininterrupto do gs.

51

Tipos de cilindros: Botijo de 13 Kg, Cilindro de 20 Kg, cilindro de 45 Kg, cilindro de 90 Kg e Botijo de 5 e 3 Kg

BOTIJO DE 13 KG Fase Gasosa

Fase Lquida BOTIJO Plug-fusvel Visualizao: CILINDRO de 90 Kg Vlvula de segurana

Vlvula de segurana INSTALAO COMPONENTES

52

COMO PROCEDER EM CASOS DE EMERGNCIA:

Vazamento de gs sem fogo Afaste as pessoas do local; Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residncia; No acione interruptores de eltricos; Feche o registro do gs; No fume nem acenda fsforos ou isqueiros; Se em ambiente fechado, abra portas e janelas, e Entre em contato com a empresa distribuidora de gs e, em casos mais graves, acione o Corpo de Bombeiros. Vazamento de gs com fogo Afaste as pessoas do local; Desligue a chave geral de eletricidade; Se possvel, feche o registro de gs; Retire do local os materiais combustveis que puder, e

53

You might also like