You are on page 1of 4

Eclesiologia (A Doutrina da Igreja) I Parte

Eclesiologia o estudo acerca daigreja. Ekklesia, (grego) Assembleia, reunio. Logia(grego) Estudo, trado. Portanto, vemos que a palavra igreja quer dizer assembleia, reunio ou congregao. Esta palavra tem um sentido prtico que quer dizer os que foram chamados para fora. Da podemos entender que igreja composta de pessoas que foram chamadas para fora do mundo para viver de acordo com a vontade de Deus. Vemos este termo sendo usado a primeira vez pelo Senhor Jesus em Mateus 16:18: Edificarei a minha igreja.Alm do termo Igreja mais usado comumente no N.T., tambm podemos ver um outro termo usado no N.T. e que tambm usado por algumas igrejas hoje, o termo Comunidade. Aparece cerca de quatro vezes no N.T. (At. 6:2,5; 15:30), sendo que uma delas se refere a Israel e no Igreja (Ef. 2:12). De fato, os textos que podemos ler em Atos so histricos e confiveis, e que se referem a comunidade do povo de Deus, porm o nome que Jesus deu sua igreja pela primeira vez foi Igreja(Mat. 16:18). Este o nome que em todo o N.T. aplicado pelos apstolos nas Cartas s Igrejas.Em Apocalipse 2 e 3, vemos Jesus falando s sete Igrejas da sia. O termo Comunidade tem sido adotado por algumas igrejas hoje por motivos vrios, entre eles:

Enfatizar a comunho entre os membros; Dar valor aos relacionamentos e o discipulado, aproximando-as umas das outras; Mostrar aos membros que fazem parte de uma famlia no Senhor, etc

Vale lembrar que muitas tem crescido e desenvolvido um excelente trabalho, frutificando para o Senhor, e quando h frutos que glorificam o Senhor, devem ser respeitadas. claro que o termo mais bem fundamento nas Escrituras Igreja. Tanto pela declarao do Senhor Jesus, quanto pela declarao dos apstolos. Mas deixamos bem claro, que o termo Comunidade tambm foi usado e se referia ao povo de Deus. Qual o Fundamento da Igreja? Podemos ler na Palavra de Deus que a Igreja do Senhor Jesus tem um fundamento, e de acordo com o Evangelho de Mateus 16:3-19 e I Cor. 3:10-17, o fundamento da Igreja Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo. No h outro fundamento alm dEle (I Cor. 3:11). O fundamento da Igreja o prprio Senhor Jesus (Mat. 16:3-19) Ele a Pedra Angular (I Ped. 2:4-8). Ningum pode lanar outro fundamento alm do que j est posto, que Jesus. Infelizmente h aqueles que querem pregar um outro evangelho, um outro fundamento tanto ao lado de Jesus como substituindo-O, porm as Escrituras deixam claro, no h outro. O outro lado deste fundamento o ensino dos apstolos e dos profetas que aponta para a pessoa de Jesus Cristo e seus ensinamentos (Ef. 2:20).

A Igreja A Igreja pode ser entendida como igreja universal e igreja local:

Igreja universal. espiritual, composta de todos os crentes em todos os tempos e em todos os lugares, os quais aceitaram a Cristo como cabea. Esta concepo aparece em Hebreus 12:22; Ef. 3:10; 5:23-32; Col. 1:18, 24; I Tim. 2:15).

Igreja local. E uma reunio de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas que, num determinado lugar, voluntariamente se renem, de acordo com as leis de Cristo, a fim de assegurar o pleno estabelecimento do Seu Reino neles prprios e no mundo. Trata-se de um organismo local ou corpo de Cristo local (At 16:5; Rm 16:4; I Co 7:17; II Co 1:1; Cl 4:15; I Ts 1:1).

Ainda podemos ver outros termos como:


Igreja dos Primognitos: Mencionada uma vez em Hb 12:23. So identificados com aqueles que foram salvos e j desfrutam da Glria e do gozo do Senhor. Militante: a Igreja que est militando. lutando aqui na terra para cumprir sua misso. Triunfante: Igreja arrebatada, vitoriosa. Igreja que ser a reunio de todos os crentes que perseverarem e saram vencedores.

Smbolos da Igreja 1. Edifcio: Como edifcio, a Igreja tem o fundamento, que o Senhor Jesus, a Pedra Angular (I Co 3:10,11; Ef. 2:20-22). Nesse edifcio, cada crente um tijolo, uma pedra (I Pd 2:5). 2. 3. Lavoura: A Igreja a lavoura de Deus e precisa de cuidados para frutificar (I Co 3:6-9). Noiva: Como noiva a Igreja tem Jesus, que o seu noivo. Ela submissa a Ele (Ef 5:22-33). E ainda como noiva, ela deve se apresentar ao Senhor pura, sem ruga, sem defeito (Ef. 5:26,27) e virgem (II Co 11:2). 4. Corpo: Este o smbolo mais conhecido para a Igreja. De fato a Igreja o Corpo de Cristo visvel e atuante aqui na terra e cada discpulo deve ser um membro ativo e em pleno funcionamento (I Co 12:12-27). 5. Casa: O termo grego usado pelo apstolo Paulo em I Tm 3:14-16 (v. 15) quer dizer famlia, e no edifcio. A Igreja a famlia de Deus, que o nosso Pai, e Jesus o nosso irmo maior. 6. 7. Coluna: A coluna da Verdade neste mundo em oposio s mentiras de satans (I Tm 3:15). Rebanho: Este outro smbolo muito usado (At 20:28; I Pd 5:2).

8.

Luz e Sal: Luz para brilhar nas trevas e sal para provocar sede de Deus nos homens e conservar a sociedade para que esta no se corrompa no pecado (Mt 5:1316).

Esta Igreja, tem um fundador, ao contrrio do que muitos dizem, no foi Pedro, mas claramente dito aos fiis que o Senhor Jesus (Mat. 16:18), e do ponto de vista do plano de Deus, a Igreja estava nos planos de Deus que remontam eternidade. Do ponto de vista histrico, ela surgiu ou nasceu como autntica obra da autoria de Nosso nico Senhor e Salvador Jesus Cristo. Como j citamos, do ponto de vista divino, Deus elegeu a sua Igreja antes da fundao do mundo (Ef. 1:4). No tempo do ministrio de Jesus aqui na terra, podemos dizer que a Igreja estava em fase embrionria e em Pentecostes nasceu como um organismo vivo (At. 2:1-4).Ordenanas para a Igreja e significados

O Batismo e a ceia do Senhor . Batismo (grego, Baptizo) significa mergulhar, imergir (Mat. 28:19; Rom. 6:1-8). O ato de mergulhar simboliza a morte, sepultamento e ressurreio em Cristo (Rom. 6:4). uma ordenana de Cristo (Mat. 28:18-20; Marc. 16:15-16). Este ato uma ordem do Senhor Jesus, ato este que admitia a pessoa igreja crist local, e para os que creem (Marc. 16:16). Quanto forma de se batizar, biblicamente falando usada a imerso ou mergulho como podemos ver no exemplos bblicos: Os israelitas na travessia do Mar Vermelho (I Cor. 10:1-2); Joo Batista sempre batizava onde havia muita gua (Jo. 3:23), ou seja, no rio Jordo; Jesus aps o seu batismo saiu da gua (Mat. 3:16); o eunuco da Etipia desceu at a gua e saiu aps ser batizado (At. 8:38-39). E a forma como deveria ser feito Jesus ensinou e deixou bem claro: Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo (Mat. 28:19). um sinal de arrependimento e perdo (At. 2:38); unio com Cristo (Gl. 3:26-27), tanto em sua morte como em sua ressurreio (Rom. 6:3-5).

COMENTRIO A frmula: Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo (Mt 28.19). Como vamos reconciliar isso com o mandamento de Pedro: cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo? (At 2.38). Estas ltimas palavras no representam uma frmula batismal, porm uma simples declarao afirmando que recebiam batismo as pessoas que reconheciam Jesus como Senhor e Cristo. Por exemplo, o Didaqu, um documento cristo escrito cerca do ano 100 A.D., fala do batismo cristo celebrado em nome do Senhor Jesus, mas o mesmo documento, quando descreve o rito detalhadamente, usa a frmula trinitria (Conhecendo as Doutrinas da Bblia, pginas 220 e 221, Myer Pearlman).

Portanto, diante do que podemos ver na Palavra de Deus, a forma bblica do batismo o mergulho ou imerso e a frmula em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo (Mat. 28:19).

A Ceia do Senhor: (Mt 26:26-30; I Co 10:16,17, 11:23-32). H quatro tipos de ensino: Transubstanciao: Ensino do catolicismo romano de que o po e o vinho se transformam literalmente no corpo e sangue de Cristo. Consubstanciao: Ensino da Igreja Luterana de que Cristo de alguma forma se faz presente nos elementos da ceia. Beno Inerente: Ensino de algumas Igrejas evanglicas de que h uma bno especial nos elementos da ceia. Ceia Simblica: Pensamento mais comum nas Igrejas evanglicas e coerente com o ensino bblico de que a ceia um simbolismo ou memorial do sacrifcio de Cristo. Esta a posio dos batistas e grande parte das Igrejas evanglicas. fazei isto em memria de mim. (I Co 11:24,25).

You might also like