You are on page 1of 2

A intencionalidade dos diferentes tipos de texto

est a nossa frente. Na escrita, isso no ocorre e precisamos detalhar mais nossa mensagem, dar mais pistas para que - na distncia - o outro nos compreenda. Por exemplo, quando vamos tomar banho e nossa me chega porta do banheiro gritando: Voc no vai mais sair da?. Sabemos perfeitamente que nossa me no quer que respondamos Vou! ou No vou!, mas est subentendido em sua fala que ela quer que acabemos logo de tomar banho. Ou ento: Se algum te diz: D-me o seu telefone. Voc, obviamente, no vai entregar o seu celular para a pessoa, mas sim dir o nmero do telefone.

Professor, esta sequncia de aulas se destina a apresentar uma proposta sobre a intencionalidade contida em diferentes tipos de texto. Forneceremos exemplos em que os alunos podero observar que cada formato textual, desenvolvido sobre um mesmo tema, pode ter funes distintas, de acordo com o contexto empregado, com a escolha da linguagem e os objetivos de sua produo etc..

Inicie os trabalhos mostrando a eles a seguinte piada: Mendigo Faminto O mendigo se aproxima de uma madame cheia de sacolas de compras, no centro da cidade, e diz: Senhora, estou sem comer faz quatro dias Meu Deus! Gostaria de ter sua fora de vontade!

Texto Informativo ULSAN Quando menos esperava, o meia Ricardinho, do Corinthians, realizou seu sonho profissional. Tornou-se o 24 jogador convocado pelo tcnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo da Coria do Sul e do Japo. O corintiano substituiu o volante, e at ento capito, Emerson, cortado por causa de uma luxao no ombro direito. Deve chegar a Ulsan na madrugada de tera-feira, horrio do Brasil. Embora no tivesse a mesma promoo e repercusso de Romrio, a ausncia de Ricardinho da lista dos atletas que estariam no Mundial foi bastante questionada. A boa fase no Corinthians, coroada com duas importantes conquistas o Torneio Rio- So Paulo e a Copa do Brasil -, o colocavam como um dos nomes mais cogitados para estar na sia. Pelo time do Parque So Jorge j jogou 252 vezes e marcou 63 gols. (O Estado de S.Paulo, 3/6/2002) Esse texto tem a clara inteno de informar o leitor. O texto de informao trabalha sempre com fatos: quem faz o qu, onde, quando, etc. Jornais, revistas e noticirios estruturam-se basicamente com informaes e variada a linguagem desses textos. uma tpica notcia de jornal: o texto com a vida mais curta que existe (em questo de horas j est velho). A notcia diria conta com uma certa base informativa do leitor; o fato de a notcia acima dizer respeito Copa do Mundo um tema de presena absoluta no Brasil durante os jogos- no preciso explicar tudo com detalhes, supe-se que o leitor j esteja familiarizado com o assunto.

Agora, valendo-se da piada, pergunte aos alunos:

- O que de fato o mendigo quis dizer madame? Ser que ele queria somente que ela soubesse h quantos dias ele no comia ou h alguma outra inteno que permeia a sua fala? Explique que situaes como essas acontecem com muita frequncia em nosso cotidiano, j que muitas vezes nosso discurso no condiz exatamente com o que queremos dizer ou saber. Outras vezes, as pessoas entendem o que dissemos de forma diferente do que era o nosso objetivo. Isso se deve ao fato de que nem sempre usamos a linguagem de forma clara e objetiva, mas podemos (e o fazemos sempre) camuflar vrias intenes em uma palavra, uma frase.Outras vezes, a pessoa que nos ouve ou l no possui os conhecimentos prvios necessrios para entender a nossa informao. Por isso, importante que, na escrita, prindipalmente, usemos de recuros de linguagem o mais claro possvel para que no tenhamos problemas em relao ao entendimento do que falamos. Na fala, os mecanismos de correo so usados de diferentes maneiras e o nosso interlocutor nos informa - na hora - que no entendeu isso ou aquilo. Corremos muito menos riscos de no nos fazermos entender, porque a pessoa a quem o texto se dirige

A intencionalidade como marca do texto publicitrio (8C)

Os alunos do 8C fizeram uma proposta de texto relacionada com o conceito de texto publicitrio e foram orientados a produzir um slogan e um texto publicitrio anunciando um produto inusitado (Sugestes: pente ativador de caspa, carro movido a lenha e pasta de dente sabor alho).Vimos que no texto publicitrio h uma interao entre aquele que argumenta e o outro, pois as convices do "vendedor" objetivam modificar ou reforar as idias do "cliente". Sendo assim, o enunciador tem, alm do objetivo de informar, o de orientar o receptor em relao a determinadas concluses, orientao esta presente na prpria estrutura lingustica do enunciado.Os alunos demonstraram criatividade e bom humor na realizao dessa proposta. Abaixo seguem os textos produzidos na sala de aula.

Pente ativador de caspa e shampoo ativador de piolho (grtis) Um "tchan" no seu cabelo

Voc quer que as pessoas notem o seu cabelo? s comprar um pente ativador de caspa. Voc lindo(a) da mellhor maneira. Grtis shampoo que ativa piolhos. Tudo isso por 19,90! Ligue grtis (com cobrana de juros) 1234-5678.

You might also like