You are on page 1of 44

RESUMO TRT ANALISTA 2012/2013

(complemento)

ORGANIZAO DO ESTADO.
Art. 18 A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio.

ORGANIZAO POLTICO-ADMINISTRATIVA

Unio Estados Distrito Federal Municpios

TERRITRIOS FEDERAIS

Os Territrios Federais integram a Unio, e sua criao, transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem sero reguladas em lei complementar.

ART. 18, 2
Os Territrios Federais integram a Unio, e sua criao, transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem sero reguladas em lei complementar

Consideraes especiais - Territrios S se constitui Cmara Territorial se o Territrio tiver uma populao acima de 100.000 habitantes. ATENO: As Cmaras Territoriais tero funes deliberativas(Art. 33 3).

Estados da federao
Plebiscito :populao diretamente interessada. Lei complementar: Congresso Nacional.
Organizao: Constituio Estadual ( ART. 25 )

ART. 18, 3
Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
8

INCORPORAO(FUSO)
Na fuso os Estados-membros iro perder a sua ESTADO identidade pessoal e A formaro um novo Estado da federao.

ESTADO B

NOVO ESTADO
9

SUBDIVISO
Nesta situao o Estado-membro se divide internamente e possibilita a formao de novos Estados-membros com identidade prpria, distinta do Estado-membro originrio, que deixar de existir.
ESTADO ORIGINRIO NOVO ESTADO-MEMBRO NOVO ESTADO-MEMBRO
10

DESMEMBRAMENTO
o ato de separao de determinada parte integrante do corpo. O desmembramento poder dar-se: 1. PARA ANEXAO A OUTRO Estadomembro; 2. PARA FORMAO DE OUTRO Estadomembro.

11

DESMEMBRAMENTO
1. Desmembramento-anexao: Uma parte ir desmebrar-se para se anexar a outro Estadomembro, mas no h criao de novo Estadomembro.
ESTADO ORIGINRIO ESTADO-MEMBRO QUE RECEBE A PARTE ANEXADA PARTE DESMEMBRADA

ESTADO ORIGINRIO

PARTE DESMEMBRADA

12

DESMEMBRAMENTO
2. Desmembramento-formao: a parte desmembrada ir formar um novo Estadomembro ou Territrio federal.
ESTADO ORIGINRIO

ESTADO ORIGINRIO

NOVO ESTADO MEMBRO (PARTE DESMEMBRADA)

13

Municpios Lei Complementar Federal Estudos de Viabilidade Plebiscito Lei estadual

Organizao: Lei Orgnica(Art. 29)

14

ART. 18, 4
A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por lei complementar federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos estudos de viabilidade municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
15

Consideraes Especiais -Municpios


O Municpio no possui Poder Judicirio, cabendo ao Poder Judicirio do Estado solucionar as questes municipais, em regra. Ateno:

1.

2.

Compete ao STJ julgar em recurso ordinrio as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro,Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas; (Art. 105, II, c, CF) Compete ao juiz federal processar e julgar as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Municpio ou pessoa domiciliada ou residente no Pas; (Art. 109,II CF)
16

DISTRITO FEDERAL ART. 32


ORGANIZAO: LEI ORGNICA DISTRITAL

ATENO
O Distrito Federal possui as competncias legislativas reservadas aos Estados e Municpios, em regra. (ver art. 32, 1 CF)
17

Consideraes Especiais Distrito Federal O Distrito Federal e os Territrios no possuem Poder Judicirio prprio. O Poder Judicirio que funciona no Distrito Federal e Territrios organizado e mantido pela Unio. Art. 21, XIV Cuidado com as alteraes do art. 21, inciso XIII da C.F. (E.C. 69/2012)
18

EXERCCIO ORGANIZAO POLTICO-ADIMINISTRATIVA


1. No pessoa poltica do Estado brasileiro: A) Unio; B) Territrio Federal; C) Distrito Federal; D) Municpio; E) Estado membro.

GABARITO: B (ART. 18, CAPUT)

19

EXERCCIO ORGANIZAO POLTICO-ADIMINISTRATIVA


criao de um novo Estado na Federao depender: A) Apenas da aprovao do plebiscito; B) Estudo de viabilidade; C) Da aprovao de Lei estadual; D) Da aprovao do plebiscito, de lei complementar federal e de emenda Constituio Federal; E) Da aprovao do plebiscito e de lei complementar federal.
GABARITO: E (ART. 18, 3)

2. A

20

REPARTIO DE COMPETNCIAS

UNIO

MATERIAL

LEGISLATIVA

EXCLUSIVA ART.21

COMUM ART. 23

PRIVATIVA ART.22

CONCORRENTE ART.24
21

ART. 22, PARGRAFO-NICO A Unio poder delegar aos Estadosmembros questes especficas das matrias de sua competncia legislativa privativa.

22

COMPETNCIA SUPLEMENTAR ART. 24, 2


A competncia suplementar requer a existncia de Lei Federal geral. - Os Estados-membros podero exercer a competncia suplementar. ATENO - Ver o art. 30, II da CF - Os municpios no tm competncia concorrente, mas podero suplementar a legislao federal e estadual, no que couber.
23

COMPETNCIA LEGISLATIVA PLENA ART. 24, 3 A competncia legislativa plena assegurada aos Estados, em face da inexistncia da lei federal geral, no mbito da competncia concorrente, caracteriza uma das essncias da competncia legislativa concorrente

24

EXERCCIO DE REPARTIO DE COMPETNCIAS


1. A Constituio Federal estabeleceu um ttulo destinado organizao poltico-administrativa do Estado brasileiro, sobre este tema assinale a nica opo CORRETA. a) A regulao sobre as terras tradicionalmente ocupadas pelas populaes indgenas matria comum entre a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. b) A reintegrao de um Territrio Federal ao seu Estado de origem, independe de plebiscito. c) Compete Unio legislar privativamente sobre procedimentos em matria processual. d) competncia material exclusiva da Unio registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios; e) privativa da Unio a competncia para estabelecer normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

GABARITO: E (ART. 22, XXVII)

25

EXERCCIO DE REPARTIO DE COMPETNCIAS 2. Assinale a opo que indica matria legislativa de competncia concorrente entre a Unio, Estados e o Distrito Federal: A) Direito Penal; B) Direito Civil; C) Direito Eleitoral; D) Direito Tributrio; E) Direito Agrrio.

GABARITO: D (ART. 24, I)

26

EXERCCIO DE REPARTIO DE COMPETNCIAS


3. Acerca da competncia legislativa concorrente, julgue as afirmativas abaixo e aps assinale a opo correta: I - No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas especiais. II - Na hiptese da Unio legislar sobre normas gerais, os Estados, ainda assim, podero suplementar a legislao federal. III - Existindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. IV - O aparecimento posterior de lei federal sobre normas gerais, revoga a lei estadual. - Assinale a opo CORRETA: a)Apenas a afirmativa I verdadeira. b) Apenas afirmativas II verdadeira. c) Apenas afirmativas II verdadeira. d) Duas afirmativas so verdadeiras. e) Todas so falsas.

GABARITO: B (ART. 24, 1 ao 4I)

27

ORGANIZAO DOS PODERES


ORGANIZAO DOS PODERES

PODERES DE ESTADO

FUNES ESSENCIAIS JUSTIA

PODER LEGISLATIVO

PODER EXECUTIVO

PODER JUDICIRIO

MINISTRIO PBLICO

ADVOCACIA PBLICA

DEFENSORIA PBLICA E ADVOCACIA PARTICULAR 28

ORGANIZAO DOS PODERES


PRINCPIO DA SEPARAO DE PODERES ART. 2 CF - TEORIA DA TRIPARTIO ORGNICA DO PODER - RECONHECIMENTO DAS FUNES ESTATAIS BSICAS: NENHUM PODER DE ESTADO A) LEGIFERANTE EXERCE FUNO ESTATAL COM B) ADMINISTRATIVA EXCLUSIVIDADE C) JUDICANTE NECESSIDADE DO SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS ATENO: A SEPARAO DE PODERES UMA DAS CLUSULAS PTREAS (ART. 60, 4 CF)
29

PODER LEGISLATIVO

CONGRESSO NACIONAL

T.C.U.

CMARA DOS DEPUTADOS

SENADO FEDERAL
30

CONSIDERAES CM. DOS DEPUTADOS Casa do Povo Sistema eleitoral proporcional Representao proporcional populao, exceto nos Territrios Federais. O nmero de Dep. Fed. definido por L.C. sendo o mnimo de 8 e o mximo de 70. SENADO FEDERAL Casa da Federao Sistema eleitoral majoritrio Representao segundo a isonomia das entidades da Federao Cada Estado e o Distrito Federal elegero 3 Senadores.

31

FISCALIZAO CONTBIL, FINANCEIRA E ORMENTRIA


Sistemas de Controle: A) INTERNO a cargo de cada Poder de Estado. B) EXTERNO a cargo do Poder Legislativo. ( ver art. 69 ao 75 da C.F) ATENO - No mbito da Unio o controle externo exercido pelo CONGRESSO NACIONAL com auxlio do T.C.U.

32

PRESTAO DE CONTAS DO PRESIDENTE DA REPBLICA


Art. 84, inciso XXIV c/c Art. 49, IX e Art. 71, inciso I da C.F.

ETAPAS: 1. Presidente presta contas ao Congresso Nacional. 2. O Congresso encaminha as contas ao TCU para o parecer prvio. 3. O Congresso Nacional julga as contas.

ATENO: - Caber a Cmara dos Deputados o procedimento para a tomadas das contas quando no apresentadas no prazo constitucional (art. 51,II da C.F.).
33

Garantias do Poder Legislativo


a) b) Imunidade Material - art. 53, caput EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL in officio no ambiente do Congresso Nacional; propter officium em razo do mandato, ainda que fora do Congresso Nacional.

Ateno: Cuidado com o art. 55, II c/c 1 da C.F. *(abuso de prerrogativa)

34

IMUNIDADE FORMAL
1. PRERROGATIVA DE FORO ART. 53, 1 - julgamento no STF ainda que o crime tenha ocorrido antes da diplomao. SUSTAO DO ANDAMENTO DA AO PENAL ART. 53, 3 - somente crimes ocorridos aps a diplomao. - Requisitos: a) requerimento de partido poltico representado na casa respectiva; b) deliberao pelo voto da maioria absoluta dos membros da casa.
35

2.

3.

GARANTIA CONTRA A PRISO art. 53, 2 - garantia freedom from arrest - admissibilidade de priso no caso de flagrante de crime inafianvel. - a deciso sobre a priso caber a casa respectiva, pelo voto da maioria (absoluta) dos seus membros.

Ateno: Neste caso no h necessidade de requerimento partido poltico.

de

36

EXERCCIO PODER LEGISLATIVO


1. Constitui garantia do Poder Legislativo, segundo a Constituio Federal: A) suspenso da prescrio penal enquanto durar o mandato, na hiptese de sustao da ao penal. B) sustao da priso contra Deputado Federal, somente para crime ocorrido aps a diplomao. C) imunidade material dos membros do Congresso Nacional, em relao s opinies, palavras e votos, somente no ambiente do Congresso Nacional. D) necessidade de requerimento de partido poltico casa respectiva, para resolver sobre a priso de membro do Congresso Nacional, em caso de flagrante delito. E) julgamento do membro do Congresso Nacional, no Senado Federal, ainda que o crime comum tenha ocorrido antes da diplomao.
GABARITO: A (ART.53)

37

EXERCCIO PODER LEGISLATIVO


2. Acerca da fiscalizao contbil, financeira e oramentria, assinale a opo ESCORREITA: A) O Presidente da Repblica prestar contas anualmente ao Tribunal de Contas da Unio, que emitir um parecer prvio. B) Se o Presidente da Repblica no prestar contas no prazo constitucional, caber ao Congresso nacional o procedimento para tomada das contas do Presidente da Repblica. C) Qualquer pessoa fsica poder prestar contas ao Congresso Nacional, em determinados casos. D) O Poder Judicirio tambm exerce o controle externo das contas pblicas. E) Caber ao Senado Federal o julgamento da contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica.

GABARITO: C (ART.70, pargrafo-nico)

38

PODER EXECUTIVO

PRESIDENTE DA REP.

VICE-PRESIDENTE

RGO CONSULTIVOS

CONSELHO DA REPBLICA

CONSELHO DE DEF. NACIONAL

MINISTROS DE ESTADO

A.G.U.

ENTES ADMINISTRATIVOS
39

RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DA REPBLICA


Art.85 e 86 c/c art. 51, I, 52,I e pargrafo-nico
- ETAPAS Representao contra o Presidente da Repblica Juzo de Admissibilidade A Cmara dos Deputados pelo voto de 2/3 - INSTAURAO DO PROCESSO: A) Crime comum STF B) Crime de Reponsabilidade Senado Federal Ateno: Nesta etapa ocorrer o afastamento do Presidente da Repblica (art. 86, 1, I e II da C.F. CUIDADO ART. 86, 2 - A suspenso no ultrapassar 180 dias.
40

EXERCCIO PODER EXECUTIVO


1. No integra a estrutura do Poder Executivo: A) O Ministro de Estado. B) O Conselho da Repblica. C) O Conselho de Defesa Nacional. D) A Advocacia-Geral da Unio. E) O Conselho Nacional de Justia.

GABARITO: E

41

EXERCCIO PODER EXECUTIVO


2. Por ser o chefe do governo federal, compete ao Presidente da Repblica, EXCETO: A) sancionar os projetos de lei aprovados pelo Congresso Nacional; B) nomear, aps aprovao no Senado Federal, os Ministros de Estado; C) declarar guerra; D) editar medidas provisrias; E) representar o Brasil, nas relaes com Estados estrangeiros.

GABARITO: C

42

BIBLIOGRAFIA
Moraes, Guilherme Pea de, Teoria da Constituio, 3 edio, Lmen Jris, 2006, Rio de Janeiro; Novelino, Marcelo, Direito Constitucional, 3 edio, Editora Mtodo, 2009, Rio de Janeiro; Barroso, Luis Roberto, Curso de Direito Constitucional Contemporneo, 1 edio,Editora Saraiva, 2009, So Paulo; Bulos, Uadi Lammgo, Direito Constitucional ao alcance de todos, edio 2009, Editora Saraiva, So Paulo; Miranda, Jorge, Teoria do Estado e da Constituio, 1 edio, Editora Forense,2003, Rio de Janeiro; Mendes, Gilmar; Coelho, Inocncio Mrtires e Branco, Paulo Gustavo Gonet, Curso de Direito Constitucional, 4 edio, Editora Saraiva, 2009, So Paulo. Silva, Jose Afonso, Curso de Direito Constitucional Positivo, Ed, Malheiros, 2008. PESQUISA INTERNET: -www.planalto.gov.br -www.pciconcursos.com.br -www.stf.jus.br
43

Do Senhor a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam. (Salmos 24. 1)

BOM ESTUDO. Prof. Silveira


44

You might also like