You are on page 1of 9

Globalizao e Competitividade Oportunidades e Desafios para as Organizaes

Os desafios da administrao em termos de diversidade das organizaes e complexidade do ambiente em que operam, foras ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os administradores. O mundo em que vivemos, mutvel e turbulento, onde as mudanas em aspecto constante. Drucker utilizava a expresso era de descontinuidade para representar um mundo onde a mudana no se faz por etapas sucessivas e lgicas. A descontinuidade provoca uma total ruptura com o passado e trona-se difcil qualquer previso a respeito do futuro. Naisbitt preocupou-se em definir as magatendncias( grandes mudanas). Todas essas transaes provocam profundos impactos na vida de uma empresa. O sucesso das organizaes depender da sua capacidade de ler e interpretar a realidade externa. A nfase pragmtica nas tcnicas e no como fazer as coisas com a utilizao de frmulas e receitas universais de gerncia j utilizadas com sucesso, sem que visualize cada situao como uma nova e diferente situaes. O mais importante do que o como fazer o que fazer. Nisso reside a essncia fundamental da administrao contempornea: a viso estratgica de cada operao. O administrador precisa hoje em dia estar perfeitamente informado a respeito de foras e variveis como aglobalizao e a competitividade, o desenvolvimento tecnolgico e da informao.

A GLOBALIZAO E A COMPETITIVIDADE
Existe uma nova ordem mundial. A globalizao da economia, ela est derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes lnguas e costumes e criando novo mundo inteiramente novo e diferente. Para um consultor japons Keniche Ohmae salienta que as fronteiras dos negcios no mundo esto desaparecendo rapidamente. Os lderes governamentais tornam-se preocupados com a competitividade econmica de suas naes, enquanto os lderes das

grandes organizaes se voltam para competitividade organizacional em uma economia globalizada. Ohmae identificou a chamada trade - Japo, Estados Unidos e Europa como uma importante ncora da economia global. O mundo da globalizao oferece, de um lado oportunidades inditas de prosperidade econmica e por outro lado extremamente exigente no preparo dos outros pases para usufruir das novas oportunidades. As organizaes globais diferentes das organizaes multinacionais de estilo colonial das dcadas de 1960 e 1970. Mas, servem para todos os seus consumidores em mercados bsicos com igual dedicao, onde quer que eles estejam. Seu sistemas de valores universal e no dominado por dogmas locais ou regionais. Outro aspecto importante que as organizaes globais se fundamentam em valores comuns e compartilhados de crenas e de confiana. A globalizao um fenmeno mundial e irreversvel, que apresenta os seguintes aspectos:

O desenvolvimento e intensificao da tecnologia da informao(TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global; A nfase no conhecimento e no mais na matrias-primas bsicas; A formao de espaos pluri- regionais ( como Nafta, comunidade Europia, Mercosul ); A internacionalizao do sistema produtivo, do capital e dos investimentos; A gradativa expanso dos mercados; As dificuldades e limitaes dos Estados modernos e a obsolncia do direito; O predomnio das formas democrticas do mundo desenvolvido.

Ives Granda diz que na globalizao as relaes econmicas superam os controles e barreiras dos pases, numa incessante tentativa de produzir melhor a um custo menor em todo mundo. evidente que a globalizao da economia favorece os pases mais desenvolvidos, pois estes possuem melhor tecnologia , maiores recursos e estabilidade econmica permanente, sendo sua capacidade de produzir em larga escala, por um preo mais reduzido, superior dos pases emergentes. Po outro lado, a globalizao da economia impem um aumento de produtividade real, por outro lado , dificulta a luta e inmeros segmentos por uma melhoria de competitividade, ao desnvel de seu potencial produtivo, onerando por defasagem cambial, juros mais elevado e carga tributria cumulativa incidente sobre apenas sobre os produtos nacionais e no sobre estrangeiros.

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA GLOBALIZAO


A globalizao da economia melhor para pases desenvolvidos, que podem aproveit-la com maiores benefcios, do que para os pases emergentes. Os Estados Unidos e o Japo praticam um protecionismo sofisticado por meio de sobretaxas e controle de qualidade, so maiores beneficirios da globalizao. A globalizao fundamental mas, com cautela necessrias, o maior desafio atual criar um sistema de maximizar o crescimento global, que seje mais eqitativo e capaz de integrar as potncias econmicas emergentes. O novo papel da pequenas empresas torna-se vital nesse novo contexto. Fazse necessrio desenvolver canais de acesso das micros e pequenas empresas ao mercado global. A globalizao est criando uma situao para que o administrador tenha condies de capacitao profissional e mobilizao pessoal para desempenhar suas atividades em mundo de negcios que exigem dela a compreenso de outras culturas. O novo desafio da globalizao no mais um simples campeonato nacional ou sul-americano. um verdadeira olimpada mundial. O processo de globalizao passa por 4 estgios:

Estgio domstico: O mercado potencial limitado pelo mercado nacional, com todas as instalaes de produo de marketing localizada no pas. Estgio internacional: As exportaes aumentam, e a empresa geralmente adota uma abordagem multi domstica , quase sempre utilizando uma diviso especfica para lidar com o marketing em vrios pases individualmente. Estgio multinacional: A empresa tem instalaes de produo de marketing localizada em vrios pases, com mais de um tero de suas vendas fora do pas. Estgio global: So as corporaes internacionais que ultrapassam a centralizao em um determinado pas.

MEIOS DE INTERNACIONALIZAR AS ORGANIZAES


Todas as organizaes tm uma variedade de meios para se envolver em negcios internacionais. Uma deles buscar fontes de suprimento em outros pases, chamado de outsourcing. Outro desenvolver mercados para seus produtos acabados em outros pases, o que envolve exportao, licenciamento e investimentos indiretos. So as chamadas estratgias de entrada em

mercados, porque representam meios alternativos para vender produtos e servios em mercados estrangeiro. Fontes externas: O chamado outsourcing significa o engajamento em uma diviso de trabalho internacional de modo que a manufatura possa ser feita em outros pases com as mais baratas fontes de trabalho de fornecimento. Exportao: A organizao pode manter sus instalaes de produo dentro da nao de origem e transferir seus produtos para venda em pases estrangeiros. Licenciamento: Atravs do licenciamento, a organizao (o licenciador) em um pas torna certos recursos disponveis em outro pases (o licenciado). Esses recursos requer tecnologia, habilidades administrativas, e direitos de patentes e de cpia, que permitem que ao licenciado a produzir e comercializar um produto similar quele que o licenciador produz. A franquia (franchising) uma forma de licenciamento em que franqueador proporciona franquias com um completo pacote de servios e materiais que incluem equipamentos, produtos, ingredientes, marca e direitos sobre a marca, assessoria administrativa e sistemas padronizados de operao. Investimento Direto representa um investimento direto em instalaes de manufatura em outro pas em alto nvel de envolvimento no comrcio internacional. O investimento indireto significa que a organizao est envolvida em administrar diretamente os ativos produtivos em outra nao. Tipo comum de investimento direto o engajamento em alianas e parcerias estratgicas, como o empreendimento conjunto ( join venture). Nele a organizao compartilha custos e riscos com outra organizao, geralmente no pas hospedeiro, para desenvolver novos produtos, construir uma nova instalao manufatureira ou estabelecer uma rede de vendas e distribuio. Outra alternativa Ter filial estratgia de capital local sobre a qual a organizao tenha controle completo. O investimento direto proporciona reduo de custos em relao exportao pelo fato de estabelecer canais de distribuio mais curtos e reduzir custos de estocagem e de transporte.

CARACTERSTICAS DA ORGANIZAES MULTINACIONAIS


O tamanho e volume dos negcios internacionais so to grandes que se torna difcil compreend-los em sua extenso. As organizaes multinacionais ou transacionais podem movimentar verdadeiras riquezas de ativos de um pas para outro e influenciar economias nacionais, suas polticas e culturas. Elas apresentam algumas caractersticas administrativas distintas, como:

Uma organizao multinacional um sistema integrado de negcios no mundo todo. Afiliados estrangeiros trabalham em estreita aliana e cooperao entre si. Capital, tecnologia e pessoas so transferidos entre pases afiliados. Uma organizao multinacional geralmente controlada por uma nica autoridade administrativa que toma as decises estratgicas relacionadas com todas as afiliadas. Os administradores de topo da organizao multinacional exercem uma perspectiva global. Visualizam o mundo como um mercado para decises estratgica, aquisio de recursos, localizao da produo, propaganda e eficincia de marketing. A filosofia administrativa pode diferir disso quer descrevemos. Existem organizaes etnocntricas que efatizam caractersticas de seus pases de origem, organizaes policntricas que so mais orientadas para os mercados dos pases hospedeiros e organizaes geocntricas que so orientadas para o mundo e sem qualquer identidade nacional.

A MUDANA TECNOLGICA E A INFORMAO


Um aspecto fundamental do ambiente contemporneo o impacto da alta tecnologia como uma fora dominante em nossas vidas. Para muita gente, a tecnologia a vil da histria: a mquina no lugar do homem, ocupando espaos antes ocupados por ele e provocando o desemprego estrutural. Mas para Krugman, no a mquina que tira o trabalho do homem. O homem j vinha trabalhando feito mquina, apertando parafusos, oito horas por dia, durante a vida inteira. O avano da tecnologia nem sempre exige maior qualificao da mo-de-obra. Rifkin acrescenta que a mo de obra mais barata do mundo no ser to barata quanto a tecnologia que vai substitu-la. Vai mais alm: pequenos grupos de trabalhadores de elite iro substituir a ocupao macia de mo de obra, pois processo de restruturao empresarial e de modernizao tecnolgica apenas teve o seu incio. Alvin Toffler considera a velocidade das transaes e decises de negcios como o maior desafio a ser ultrapassado por indivduos, organizaes e pases. Ele descreve que um mundo complicado pelas diferenas de poder baseadas no somente no desenvolvimento econmico, mas tambm no acesso tecnologia da informao. O novo sistema para criar riqueza consiste de uma rede global e expanso de mercados, bancos, centro de produo e laboratrios em comunicao instantnea uns com os outros, constantemente intercambiado enormes e crescentes fluxos de dados,

informao de conhecimento - e capitais. Em um mundo onde a mudana ocorre a uma velocidade crescente, a informao e a tecnologia precisam ser utilizadas para obter plena vantagem. Os grandes desafios que procuram as cpulas das organizaes hoje so muito variados: como enfrentar competidores globais; como investir em novos produtos/ servios; como fazer alianas estratgicas com os concorrentes; como se comportar na era das redes( como internet) e assim por diante. Raimar Richers refere-se ao impacto da tecnologia da informao sobre as hierarquias gerenciais. Diz Richers que, pela primeira vez na histria da humanidade, a inovao tecnolgica tende a ser mais rpida e flexvel do que a evoluo dos desejos do consumidor.

O NOVO PERFIL DO EMPREGO


O mercado de trabalho substitui, ao longo da Revoluo Industrial, as fazendas pelas fbricas. Na revoluo da informao, est se deslocando rapidamente do setor industrial para economia de servios. Gradativamente , a indstria oferece menos emprego, embora esteja produzindo cada vez mais modernizao, tecnologia, melhoria de processos e aumento da produtividade das pessoas. Cada vez mais, o setor de servio oferece mais empregos. A modernizao das fbricas vai na direo de produtos melhores e mais baratos, ampliando o mercado interno de consumo e ocupando uma fatia maior no mercado externo ou global. A modernizao industrial provoca uma migrao de empregos, e no a extino de empregos, tal como na modernizao da agricultura no Primeiro Mundo. Joel Beting defende a tese de que quem faz o emprego do trabalhador no o produtor, mas sim o consumidor, que o prprio trabalhador. J o crtico do sistema Paul Krugman, liga duas pontas : a modernizao reacelerada pela globalizao nas duas mos. A modernizao promove no conjunto da economia e na pecaridade do trabalho. Em resumo, o balano da modernizao positivo. A maior presso dentro das organizaes est relacionada com o impacto do desenvolvimento tecnolgico e das contnuas inovaes, no sentido de proporcionar a maior produtividade e qualidade no trabalho. Significa que a produtividade e qualidade para proporcionar competitividade atravs de produtos melhores e mais baratos. A reduo da oferta de empregos em cada organizao. Na outra ponta encontramos o aumento do mercado e a conseqente oportunidade para um maior nmero de organizaes com mais empregos em uma economia eminentemente dinmica e competitiva. Paradoxal? Nem tanto.

A IMPORTNCIA DO SETOR NO LUCRATIVO


Essa comunidade de organizaes inclui hospitais, escolas, igrejas, museus, orquestras sinfnicas, corais, centros culturais ou de artes, entidades filantrpicas e beneficentes e outras milhares de organizaes - que visam a objetivos de servios sociais, em oposio aos objetivos de lucros de empresas. Sem falar nas organizaes no-governamentais (ONGS) que esto proliferando no mundo moderno em atividades que vo desde preocupaes ecolgicas e ambientais a atividades relacionadas com educao, pobreza e assistncia social. Aspectos tpicos da organizaes no - lucrativas envolvem a motivao de empregados voluntrios trabalhando com dirigentes e desenvolvendo um suporte financeiro e identificao com a comunidade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade social o grau de obrigaes que uma organizao assume atravs de aes que protejam e melhorem o bem - estar da sociedade medida que procura atingir seus prprios interesses. Refere-se ao grau eficincia e eficcia que uma organizao apresenta no alcance de suas responsabilidades sociais. Uma organizao socialmente responsvel aquele desempenha as seguintes obrigaes:

Incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento. Aplicar comparativas de outras organizaes em seus programas sociais. Apresenta relatrios aos membros organizacionais e aos parceiros sobre os progressos na sua responsabilidade social. Experimenta diferentes abordagens para medir o seu desempenho social. Procura medir os custos dos programas sociais e o retorno dos investimentos em programas sociais.

REAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Algumas reas de mensurao da responsabilidade social. Muitas organizaes se engajam em objetivos sociais dependendo de seus prprios objetivos organizacionais. Mas todas as organizaes fazem investimento em algumas das seguintes reas: rea funcional econmica refere-se ao desempenho da organizao em atividades como produo de bens e servios necessrios s pessoas, criao de empregos para a sociedade, pagamentos de bons salrios.

rea de qualidade de vida: refere-se ao grau em que a organizao para melhoria da qualidade geral de vida na sociedade ou reduo da degradao ambiental. Refere-se ao grau em que a organizao investe recursos financeiros e humanos para resolver problemas sociais da comunidade. rea de soluo de problemas: refere-se ao grau em que a organizao lida com problemas sociais. Estratgias de responsabilidade social Existem dois pontos de vistas a respeito da responsabilidade social das organizaes: o clssico e o socioeconomico. Sob o ponto de vista clssico, a responsabilidade da administrao fazer estritamente com que o negcio proporcione lucros mximos para organizao. Esse modelo estreito de viso apoiado pr Milton Friendman, um respeitado economista do livre mercado que apregoa que as organizaes devem proporcionar dinheiro aos investidores. O ponto de vista socioeconomico, ao contrario, assevera que uma organizao deve estar ligada ao bem- estar social, e no apenas aos seus lucros. Em termos de comprometimento com a responsabilidade social, as organizaes podem adotar quatro alternativas de estratgia, indo desde uma estratgia obstrutiva at uma estratgia proativa. O administrador deve aceitar a responsabilidade pessoal para fazer as coisas certas. Amplos critrios sociais e morais devem ser utilizados para examinar os interesses dos mltiplos interessados um um ambiente dinmico e complexo.

OS PARCEIROS DA ORGANIZAO
Todas as organizaes funcionam dentro de um complexo conjunto de interesses com elementos do seu ambiente especfico e geral, cada organizao forma um intensa rede relacionamentos com outras organizaes e instituies para poder funcionar satisfatoriamente. Na realidade, todo processo produtivo e de gerao de riqueza somente se torna vivel atravs da participao conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum esforo ou recurso.

ORGANIZAES DE CLASSE MUNDIAL

Frente nova realidade dos negcios globais, nossas organizaes precisam modernizao no apenas nos seus aspectos organizacionais e tecnolgicos, mas sobretudo nos aspectos relacionados com cultura e mentalidade, para poder melhorar seu desempenho em nvel mundial. O esprito de cidadania e de responsabilidade social precisa ser incrementado em nossos administradores.

You might also like