You are on page 1of 14

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Cincias e Tecnologia Departamento de Engenharia Mecnica

Plano de Trabalho
PIBIC/CNPq/UFCG

ADSORBCLAY- ARGILAS BENTONTICAS ADSORVENTES UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DO PETRLEO

ORIENTADORES: Prof. Dr. Adriana Almeida Silva (UAEM/UFCG) Dr. Kleberson Ricardo de Oliveira Pereira (UAEQ/UFCG)

Maio 2012

RESUMO

Este projeto faz parte de uma srie de estudos que visa utilizar novos materiais (ADSORBCLAY) para alavancar pesquisas que vem sendo realizadas visando desenvolver uma nova metodologia para tratar os efluentes oleosos gerados pela indstria petrolfera. As argilas bentonticas apresentam um alto grau de absoro de gua, quando hidroflicas e apresentam um alto grau de adsoro de orgnicos, quando organoflicas. Esta caracterstica faz com que, uma argila tratada com substncias orgnicas, num processo chamado de organofilizao, possa adsorver leo, ao invs de gua, e assim promover uma purificao de guas contaminadas com petrleo. Levando-se em considerao que o Estado da Paraba possui as maiores reservas brasileiras de argilas bentonticas, torna-se importante esse estudo a nvel regional, pois no existem na Paraba, indstrias que produzam essas argilas tratadas organicamente aplicadas na separao leo/gua. O desenvolvimento proposto poder ser considerado importante para o Estado da Paraba se levar em considerao que o processo de separao leo/gua com essas argilas tratadas poder oferecer s indstrias petrolferas, uma nova opo de tratamento de efluentes oleosos antes do seu descarte ao meio ambiente. Segundo relatos de engenheiros da Petrobras h mais de 40 anos eles utilizam a mesma tecnologia para tratamento de seus efluentes e por isso acham promissor o desenvolvimento de novas tecnologias para esse segmento, visando modernizao de seus processos industriais. Pretendese que este material desenvolvido tenha grande aceitao comercial em todo pas, pois do ponto de vista operacional considerado um processo simples; a qualidade da gua tratada (o permeado) poder ser mais uniforme tornando a recuperao do leo fcil; os custos com energia e matria-prima so mais baixos quando comparados aos tratamentos trmicos realizados atualmente pela Petrobras. Neste contexto, o objetivo desse projeto estudar o uso de argilas adsorventes (ADSORBCLAY) para separar os efluentes gerados na cadeia produtiva do petrleo. Pretende-se montar uma estrutura na UFCG em escala de laboratrio para produzir esse material e outra estrutura para tratamento de efluentes reais que sero enviados pela prpria Petrobras UNRNGuamar) visando obter resultados experimentais que comprovem a eficincia de adsoro dessas argilas durante o processo de tratamento do efluente oleoso, para isso, ser utilizado o carvo ativado como material de comparao.

Palavras-chaves: argilas, separao leo/gua, absorbclay.

1. INTRODUO O desenvolvimento sustentvel como uma soluo para os problemas ambientais vem sendo discutida por diferentes segmentos da sociedade. A proposta do desenvolvimento sustentvel que foi interpretada como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes satisfazerem as suas prprias necessidades (BRUSEKE, 1995) foi publicada em 1987. Com o aumento da produo de petrleo h uma necessidade crescente de otimizar e facilitar o tratamento de efluentes, de forma que a gua que seja descartada no prejudique o ecossistema envolvido. A produo de petrleo e gs acompanhada de uma significativa quantidade de gua, normalmente conhecida como gua produzida, a qual corresponde ao rejeito de maior volume em todo o processo de explorao e produo de petrleo. Durante a vida econmica de um poo de petrleo, o volume de gua pode chegar a exceder dez vezes o volume de leo (Henderson et al., 1999). A Resoluo Ambiental N 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA, estabelece critrios de descarte da gua altamente rigorosos com os nveis de contaminantes orgnicos numa mdia de 1,5mg/L. Desenvolver novas tcnicas para o tratamento de efluentes, ou mesmo aprimorar as j existentes extremamente importante para a indstria do petrleo, com a diminuio dos impactos ambientais. Os sistemas de tratamentos de efluentes objetivam primordialmente atender legislao ambiental e em alguns casos ao reuso de guas. Para a definio do processo de tratamento dos efluentes industriais so testadas e utilizadas diversas operaes unitrias. Os processos podem ser classificados em fsicos, qumicos e biolgicos em funo da natureza dos poluentes a serem removidos e ou das operaes unitrias utilizadas para o tratamento. As argilas Bentonitas naturais tm um alto poder de adsoro de gua, principalmente quando se trata de argilas bentonticas sdicas, o que faz que sejam consideradas altamente hidroflicas. Porm, reaes qumicas fazem com que elas se tornem hidrofbicas (organoflicas), mantendo as mesmas propriedades absortivas, porm para substncias orgnicas (ALMEIDA, 2006).

As argilas organoflicas tm a capacidade de adsorver o leo que esteja em suspenso na gua, fazendo com que ele possa ficar com as especificaes estabelecidas pela Resoluo citada do CONAMA. Assim, elas podem oferecer uma soluo mais vivel para problemas de diversas empresas, uma vez que elas indicam uma nova possibilidade de tratamento de efluentes oleosos.

1.1 Justificativa

Bilhes de metros cbicos de gua de descarte oleosa so gerados diariamente no mundo. O leo presente na gua descartada pode apresentarse basicamente de trs formas: leo livre, emulses instveis e estveis de leo em gua. O leo livre e as emulses instveis podem ser mecanicamente e quimicamente tratados por mtodos relativamente simples, porm as emulses estveis so as mais difceis de serem separadas. Os tratamentos com os processos convencionais quando no so viveis economicamente, no apresentam eficincia adequada de separao, alm de produzir grandes quantidades de lama que necessitam tambm de tratamento. O descarte das guas oleosas, provenientes da extrao do petrleo, um dos grandes problemas enfrentados pela indstria petrolfera uma vez que para o descarte e/ou reuso desta gua so necessrios tratamentos para a melhoria de sua qualidade. As Legislaes ambientais cada vez mais rigorosas obrigam as indstrias a limparem toda esta gua desperdiada e de acordo com o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), Resoluo n 393/07 (2), o teor de leos e graxas em efluentes no deve exceder 29 mg/L. Nesse contexto, estudos vm sendo realizados com o intuito de desenvolver processos de separao economicamente viveis e eficientes. Para remediar esse problema tem-se dado ateno ao estudo de argilas organoflicas utilizadas como sorventes. Logo, torna-se importante o desenvolvimento dessa pesquisa no sentido que a Petrobras tem interesse em uma nova opo de tratamento de efluentes oleosos antes do seu descarte ao meio ambiente, ou seja, esse um projeto que poder ter interesse e apoio de indstrias petrolferas.

Alm disso, este projeto poder beneficiar diversos grupos de pesquisa da UFCG que trabalham em diversas reas, como por exemplo: Engenharia de Minas (que poder participar sugerindo reas na Paraba que tenham argilas com boas propriedades); Engenharia de Materiais e Qumica (sugerindo tratamentos que potencializaro as propriedades de adsoro do material); Engenharia mecnica (sugerindo os equipamentos para montagem da unidade de bancada); Engenharia de Petrleo (verificando novas tecnologias para o tratamento do processamento primrio de fludos); dentre outras. A execuo do projeto tambm se torna vivel, pois para o seu desenvolvimento, ser utilizada instalao laboratorial da Unidade Acadmica de Engenharia Qumica (UAEQ) / Laboratrio de Catlise, Adsoro e Biocombustveis (LabCAB) e para caracterizao dos materiais obtidos sero utilizadas instalaes da Unidade Acadmica de Engenharia de Materiais (UAEMA). Sendo assim, o projeto no ficar na dependncia de recursos financeiros para sua execuo. Entretanto, o recurso na forma de bolsa, servir como incentivo e estmulo para a formao do aluno em atividades de pesquisa e sua participao em congressos e eventos relacionados ao tema proposto.

1.2 Objetivos

1.2.1 Geral

O objetivo deste trabalho realizar uma pesquisa bibliogrfica sobre as diversas tcnicas utilizadas para tratamento de efluentes em empresas do setor de petrleo.

1.2.2 Especficos

Como objetivos especficos, tem-se:

- Visitar, monitorar e mapear estaes de tratamento de efluentes em algumas empresas na regio nordeste. - Comparar os processos entre as empresas do setor. - Avaliar a eficincia das tcnicas utilizadas nas empresas.

- Propor uma nova tcnica para o tratamento de efluentes. - Verificar o custo-benefcio envolvido nas operaes.

FUNDAMENTAO TERICA

2.1 Argilas: Definio, formao, estrutura e propriedades Segundo o gelogo Joo Meira (2001), argila um produto natural, terroso, constitudo por componentes de gro muito fino, entre os quais se destacam, por serem fundamentais, os minerais argilosos, que so denominados de argilominerais. Em termos mais geolgicos, defini-se argila com uma rocha de deposio sedimentar compostas de silicatos de alumnio alterados e oriundos dos mais diversos tipos de rochas. Uma caracterstica marcante, e que fez com que as argilas sempre fossem bastante usadas pelo homem, elas tornarem-se uma pasta moldvel quando umedecidas, e endurecem quando secas. Elas tambm permitem o processo de queima, cuja argila submetida secagem ao fogo, adquirindo dureza mxima. Quanto formao as argilas so oriundas de minerais silicatos, como mica, quartzo, piroxena, feldspatos e anfbolas. Estes minerais quando percolados por gua so dissolvidos, formando partculas de granulometria muito fina de aproximadamente 2. Estas partculas tendem a sedimentarem e assim formam uma rocha argilosa. O tipo de argila vai ser determinado pelos ctions presentes, ambiente de formao, presso, temperatura, etc (MEIRA, 2001). Em suma as argilas so compostas por lamelas, formadas

principalmente por oxignio e hidroxila, ligadas por ctions trocveis e ligaes de Van der Waals, em que os elementos qumicos essenciais formadores so: Slica (SiO2), Alumina (Al2O3), Clcio (CaO), Magnsio (MgO), xidos de ferro (Fe2O3), Sdio (Na2O) e Potssio (K2O), sempre em forma de ons. A figura 1 ilustra a estrutura bsica da argila (PEREIRA, 2007).

Figura 1: Estrutura das argilas, detalhe de duas unidades lamelares.

Fonte: http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/0184/index.html, (2012).

Os ctions interlamelares das argilas tm a caracterstica de serem trocveis. Como, por exemplo, argilas bentonticas clcicas (cujo ction interlamelar o Ca+) no incham bem em gua, porm realizando a troca do Ca2+ pelo o Na+, elas se tornam sdicas com capacidade de inchamento elevada. Argilas policatinicas, que contm mais de um tipo de ction entre as lamelas, apresentam tambm capacidade de inchamento baixa. Porm, possvel intercalar cadeias carbnicas na estrutura da argila, conferindo mesma a caracterstica de organoflica (MARTINS, 2007 e PAIVA, 2008). As argilas tambm apresentam diversas propriedades que so importantes no decorrer do projeto, como por exemplo: - Troca catinica: a capacidade que as argilas tm cuja elas podem trocar os ctions entre as lamelas, por outros ctions ou cadeias. Isto possvel devido grande desigualdade eltrica que os ctions promovem. O processo de organofilizao consiste em substituir os ctions interlamelares por cadeias carbnicas (MEIRA, 2001 e PAIVA, 2008). - Superfcie especfica: Esta a soma da rea da superfcie externa da argila com a rea interna das lamelas. Esta propriedade muito importante no processo de adsoro de fluidos. A argila possuindo uma elevada rea superficial ter um melhor contanto com o leo, e assim pode promover uma absoro mais efetiva (MEIRA, 2001 e PAIVA, 2008).

2.2 Argilas organoflicas e sais quaternrios de amnio

As argilas so naturalmente hidroflicas, ou seja, elas tm a capacidade de adsorver a gua; isto, devido aos ctions inorgnicos presentes entre as lamelas dos argilominerais. Assim, as argilas organoflicas so aquelas que foram submetidas troca catinica onde o ction interlamelar foi substitudo por molculas orgnicas, oriundas da amina quaternria, com uma cadeia carbnica de no mnimo 12 carbonos (SILVA, 2005). As molculas orgnicas, quando se fixam entre as lamelas da argila, provocam a expanso das mesmas, o que faz com que a argila mude sua caracterstica hidroflica para hidrofbica (organoflica), e assim possa adsorver alguns solventes ou substncias orgnicas, alm de tambm poder formar solues tixotrpicas nestes solventes, quando em baixa concentrao de argila (SILVA, 2005). De acordo com Laba (1993), a poro catinica do sal quaternrio de amnio ocupa os espaos, onde antes se situavam os ctions inorgnicos e as longas cadeias carbnicas ficam entre as lamelas do argilomineral. De acordo com Silva (2005) e Pereira (2007), as argilas organoflicas so sintetizadas atravs de, preferencialmente, bntonitas sdicas submetidas a reaes com sais quaternrios de amnio em uma disperso aquosa. Essa argila, no entanto, pode ser usada no tratamento de gua contaminada com poluentes orgnicos, como a que obtida na cadeia produtiva do petrleo; a argila organoflica tem a capacidade de adsorver o petrleo e desta forma promover o tratamento do efluente. Os sais quaternrios de amnio so compostos nitrogenados, derivados da amnia, NH3. Eles so formados por uma reao cujo um ou mais tomos de hidrognio (H) so substitudos por uma cadeia carbnica com 12 ou mais tomos de carbono (C). Algumas caractersticas so: eles so atxicos, biodegradveis e tensoativos apresentando aspecto espumante (SILVA, 2005 e FERREIRA, 2008). Na reao de organofilizao o sal no reage limitadamente com a quantidade de ctions trocveis. Aps ocorrer a troca catinica as molculas em excesso do sal podem se ligar atravs de ligaes de Van der Waals com as cadeias carbnicas intercaladas nas lamelas do argilomineral (SILVA, 2005).

MATERIAIS E METODOLOGIA

3.1 MATERIAIS

Estudo das argilas organoflicas Ser estudada a organofilizao da argila Bentonita in natura utilizando dois tipos de sais quaternrios de amnio (tipo G e tipo E), em diferentes concentraes, via disperso aquosa e via pasta.

3.2 METODOLOGIA Preparao da argila organoflica via disperso

O preparo de argila organoflica via disperso ocorre de forma que argila in natura ser misturada em gua antes de acrescentar o sal quaternrio de amnio (SQA) e homogeneizada em um agitador mecnico. Neste etapa do projeto ser utilizada uma concentrao de 4% de argila em gua, conforme a metodologia descrita por Pereira (2007). Sero utilizadas diversas

concentraes diferentes do SQA na argila. Preparao da argila organoflica via pasta

O preparo de argila organoflica via pasta ocorre de forma que a argila ser misturada diretamente ao sal quaternrio de amnio (SQA) e homogeneizada manualmente. Neste etapa do projeto ser utilizada uma concentrao de 4% de argila em gua, conforme a metodologia descrita por Pereira (2007). Sero utilizadas diversas concentraes diferentes do SQA na argila.

Caracterizao das argilas As amostras na forma in natura e organoflica sero caracterizadas atravs das anlises padres fornecidas pela empresa BENTONISA: teor de umidade (TU); densidade; granulometria; pH; inchamento Foster, em gua e

em solventes orgnicos e o teste da cesta, para mensurar a adsoro de cada argila. Em termos de caracterizaes fsico-qumicas, sero realizadas as seguintes anlises: a difrao de raios-X (DRX), a espectroscopia de fluorescncia de raios X (FRX), a microscopia eletrnica de varredura (MEV) e a espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). A metodologia utilizada nos testes sero as utilizadas pela Empresa Bentonisa Bentonita do Nordeste S.A., e pelo Laboratrio de Catlise, Adsoro e Biocombustveis (LABCAB) da UFCG. Para preparao do material organofilizado ser utilizada instalao laboratorial da Unidade Acadmica de Engenharia Qumica (UAEQ) / Laboratrio de Catlise, Adsoro e Biocombustveis (LabCAB) e para caracterizao dos materiais obtidos sero utilizadas instalaes da Unidade Acadmica de Engenharia de Materiais (UAEMA).

Montagem do sistema de separao leo/gua- Tratamento do efluente oleoso

Ser montado o sistema de tratamento de efluente (esquema mostrado na Figura 2), utilizando com base o sistema desenvolvido por por Novickis (9), onde se manteve o fluxo de emulso contnuo e constante durante todo o experimento.

Figura 2: Esquema do sistema utilizado na separao leo/gua.

Ser utilizada coluna de separao, que conter uma amostra da argila

em estudo. Sero preparadas emulses com diversas concentraes de leo em gua, a temperatura ambiente e com uma velocidade de agitao desse efluente. O sistema conta com o auxlio de uma bomba submersa, que transferir a emulso oleosa para coluna e aps permear pela argila ser coletado o permeado. Essa coleta ser realizada em pelo menos dois pontos do sistema. No primeiro ponto ser verificada a concentrao de leo/gua inicial e no segundo ponto, a concentrao de leo/gua final (aps passagem atravs das amostras). Os testes de separao leo/gua sero realizados com uma amostra de carvo ativado, visando uma anlise comparativa do potencial de separao das argilas em estudo, visto que, o carvo ativado um material padro utilizado neste processo. Toda essa etapa do projeto ser executado no Laboratrio de Catlise, Adsoro e Biocombustveis (LABCAB) no departamento de Engenharia Qumica da UFCG que oferece a infra-estrutura necessria para o desenvolvimento e progresso deste projeto.

4. CRONOGRAMA DE EXECUO

Segue as etapas do trabalho a serem realizados pelo aluno PIBIC durante o desenvolvimento do projeto:

1 2

Reviso bibliogrfica Montagem uma estrutura bentonita organoflica; em escala de laboratrio para produzir a

3 4 5 6 7 8 9 10

Organofilizao da Bentonita Caracterizao das argilas Montagem do sistema de tratamento de efluente Tratamento do efluente oleoso Anlise da gua tratada Anlise comparativa da eficincia do carvo ativado X argilas Relatrio parcial Relatrio final

Atividades do bolsista Reviso bibliogrfica


Montagem uma estrutura em escala de laboratrio para produzir a bentonita organoflica

Perodo: agosto de 2012 a julho de 2013 1 ms 2 ms 3 ms 4 ms 5 ms 6 ms 7 ms 8 ms 9 ms 10 ms 11 ms 12 ms

Organofilizao da Bentonita Caracterizao das argilas Montagem do sistema de tratamento de efluente Tratamento do efluente oleoso Anlise da gua tratada Anlise comparativa da

eficincia do carvo ativado X argilas Elaborao do Relatrio parcial Elaborao do Relatrio final

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA NETO, A. D. de; SILVA, A. A.; DAZ, F. R. V.; RODRIGUES, M. G. F.; Argilas organoflicas na separao leo/gua. X Encontro Latina Americano de Iniciao Cientfica, VI Encontro Latino Americano de PsGraduao Universidade do Vale do Paraba, 2006.

ARAJO, E. M.; MELO, T. J. A. de; SANTANA, L. N. L.; BARBOSA, R.; FERREIRA, H. S.; OLIVEIRA, A. D. de; ARAJO, H. L. de; JNIOR, M. M. A.; Sintetizao e caracterizao de argilas organoflicas a partir de diferentes sais quaternrios de amnio visando sua utilizao em nanocompsitos. Anais do 48 Congresso Brasileiro de Cermica, Curitiba PR, 2004.

LABA, D.; Rheological properties of cosmetics and toiletries. New York: Editora Marcel Deker, 1993.

MEIRA, J. M. L.; Argilas: O que so, suas propriedade e classificaes. Comunicaes tcnicas Visa Consultores, 2001. Disponvel em:

http://www.visaconsultores.com/pdf/VISA_com09.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2012.

PAIVA, L. B. de; MORALES, A. R.; DAZ, F. R. V.; Argilas organoflicas: caractersticas, metodologias de preparao, compostos de intercalao e tcnicas de caracterizao. Revista Cermica, vol. 54, no. 330, So Paulo, 2008.

PEREIRA, K. R. O.; RODRIGUES, M. G. F; DIAZ, F. R. V.; Sntese e caracterizao de argilas organoflicas: comparao no uso de dois mtodos. Revista Eletrnica de Materiais e Processos REMAP, 2007.

SILVA, A. A.; Estudo de argilas organoflicas destinadas separao leo/gua. Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em

Engenharia Qumica do Centro de Cincias e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande PB, Novembro de 2005.

SILVA, A. A.; LIRA, H. L.; Estudo de Membranas Cermicas na Separao de gua/leo. Monografia UFCG/ANP/PRH-25, Campina Grande PB, Julho de 2003.

SILVA, A. A.; PERREIRA, K. R. de O.; RODRIGUES, M. G. F.; WIEBECK, H.; VALENZUELA-DAZ, F. R.; Uso de argilas organoflicas na purificao de efluentes oleosos. 17 Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, Foz do Iguau PR, 2006.

SILVA, A. R. V.; FERREIRA H. C.; Esmectitas organoflicas: conceitos, estruturas, propriedades, sntese, usos industriais e

produtores/fornecedores nacionais e internacionais. Revista Eletrnica de Materiais e Processos REMAP, 2008.

You might also like