You are on page 1of 14

UNIrevista - Vol.

1, n 3: (julho 2006)

ISSN 1809-4651

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador


Fabiane Volkmer Grossmann
Mestranda em Comunicao UFSM, RS

Resumo
O presente artigo investiga uma aplicao de cunho social para o design, visto que considera o mesmo como um agente auxiliar potencial do processo de incluso digital de comunidades carentes. Em um primeiro momento busca-se fundamentao na semitica aplicada ao design, na engenharia semitica e webdesign com o intuito de, num segundo momento, aplic-los na elaborao de um projeto de interface humano-computador. Tal projeto, disponibilizado via internet e baseado no conceito de scripts, deve atuar como um tradutor intersemitico auxiliar no processo de incluso digital de comunidades carentes. Palavras-chave: design, interface, incluso digital.

Introduo
Pensar numa aplicao de cunho social para o design1 passa a ser um grande desafio, uma vez que em meados dos anos 80 passou a ser corriqueiramente associado aos conceitos de marketing (Escorel, 2000, p. 36), o que inevitavelmente provocou falta de consolidao de critrios prprios da rea para a avaliao de produtos advindos de projetos de design. Niemeyer (2003, p. 17), explica a situao ao argumentar que a deficiente fundamentao terica de profissionais de design promove nos mesmos uma percepo superficial da profisso em si, pois o nico objetivo de sua atuao, se constitui muitas vezes, na inconsistente busca do embelezamento do projeto. Com a conscincia do poder de comunicao inerente ao design proposto por Freitas (2002, p. 187), busca-se respaldo terico na semitica aplicada ao design como fundamento para a elaborao de uma interface humano-computador. Sua funo ser a de atuar como agente tradutor intersemitico dos sistemas de signos dos softwares aplicativos utilizados em programas de incluso digital, enquanto promove o processo de incluso, uma vez que, conforme sustenta Julio Plaza (1938, p. 30), a saturao de cdigos atua como atividade sgnica que enriquece a traduo. O tpico 2 foi dividido em trs sub-tens onde, no primeiro conceitua-se a sociedade da era da informao e os aspectos sob quais concretiza-se a incluso digital. No segundo, aparecem relacionados fundamentos tericos acerca da semitica aplicada ao design e aplicada aos sistemas computacionais em temas como semitica computacional, a engenharia semitica e a traduo intersemitica, juntamente como a interface
Como atividade que opera a juno entre dois ambguos aspectos: um abstrato de conceber/projetar e outro concreto registrar/formar, atribuindo forma material a conceitos intelectuais, com vistas ao de gerar projetos so sentido objetivo de planos, esboos ou modelos (Cardoso, 2004, p. 14).
1

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

adotar o conceito de traduo sgnica. Por ltimo, mas no menos importante, encontram-se ainda os conceitos de design de interface e webdesign. No decorrer de todo o tpico busca-se a aplicao prtica dos referenciais tericos no projeto do design da interface em questo no presente estudo. No tpico 3 encontra-se uma breve descrio das contribuies do levantamento bibliogrfico do tpico anterior na elaborao de interfaces humano-computador como forma de qualific-la dentro de uma perspectiva de agente de traduo intersemitica.

A interface como agente de incluso digital


Sociedade da Era da Informao e Incluso Digital
A sociedade atual, segundo Castells (2001:122), tem como principais elementos constitutivos de sua estrutura social, a saber: globalizao, reestruturao do capitalismo, formao de redes organizacionais, cultura da virtualidade real e primazia da tecnologia a servio da tecnologia. Segundo ele: A globalizao se refere queles processos, atuantes numa escala global, que atravessam fronteiras nacionais, integrando e conectando comunidades e organizaes em novas combinaes de espaotempo, em realidade e experincia mais interconectadas. Criando assim, (Castells, 2001, p. 123). A evoluo tecnolgica inserida na vida quotidiana da sociedade contempornea, apresenta-se como um dos principais fatores agravantes de um antigo problema de nossa sociedade: a excluso social. Mas no o . Na realidade o que faz com que acontea a excluso social a falta de acesso e conhecimento dessas novas tecnologias, conforme vemos nas palavras de Silveira (2001:34), que reforam a questo: as tecnologias em si no tm reduzido as diferenas sociais, pelo contrrio, elas no so inclusivas e esto aumentando a distncia entre ricos e pobres. Pois, aqueles que sabem processar a informao, esto avanando a passos largos e ampliando suas oportunidades. Incluir socialmente hoje significa pensar em termos de incluso digital. Alguns autores2 adotam esta linha de pensamento ao buscarem atribuir um significado para a incluso, seja digital ou social, nos seus objetos de estudo. Dentre eles encontra-se a proposta de Sampaio (2003) que diz: ...as iniciativas de incluso digital so aquelas que visam oferecer sociedade os conhecimentos necessrios para utilizar com um mnimo de proficincia os recursos de informtica e de telecomunicaes existentes e dispor de acesso fsico regular a esses recursos (Sampaio, 2003, p. 53). A incluso digital se assemelha para o autor acima, idia de alfabetizao no processo de incluso social, voltando o foco para aqueles que tambm se encontram no prprio contexto de excluso social, a Era da Informao

Outro pesquisador que atribui este significado incluso digital Oded Grajew (diretor licenciado do Instituto Ethos de empresas de responsabilidade social) e ele o pronunciou publicamente em 29 de Janeiro de 2003 no encontro promovido pela Hewlett-Packard e Instituto Ethos em So Paulo, onde foram discutidas polticas pblicas e aes de responsabilidade social empresarial de incluso digital, quando afirmou a incluso social passa, obrigatoriamente pela incluso digital.

2
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

acrescentando a temtica da tecnologia digital no sentido de somar esforos para atenuar a diferena promovida pelas formas de excluso. Incluir da perspectiva tecnolgica envolve apreender o discurso da tecnologia. No apenas os comandos de determinados programas para a execuo de determinados fins, mas sim a capacidade de influir na deciso sobre a importncia e as finalidades da tecnologia digital. O que em si uma postura que est diretamente relacionada a uma perspectiva de incluso-alfabetizao digital, de poltica pblica e de construo de cidadania, no apenas de quem consome e assimila um conhecimento j estruturado e direcionado para determinados fins. na postura de atuao descrita acima que muitos programas de incluso tm elaborado suas propostas poltica-pedaggicas, a exemplo do Programa de Incluso Digital SETREM 20103. As mudanas sociais para Guedes e Paula (2003:138), so criadas mais pela forma como usamos a tecnologia, do que pela prpria tecnologia. Seu uso no questo simples, depende da facilidade de uso, competncia, e desejo, bem como gnero, idade, classe e cultura. Pessoas que tm acesso a essas tecnologias, como um computador com acesso Internet, vo us-las diferentemente daquelas em que a mesma passa a ter um papel de auxiliar na sobrevivncia, como uma televiso ou um telefone comunitrio. Em resumo, os autores afirmam: O futuro (im) perfeito das novas tecnologias se configura pelas incertezas da existncia ou no destasociedade de informao e pelas desigualdades culturais e econmicas cada vez mais impostas queles que vivem margem da sociedade, os sem tecnologia... As tecnologias de comunicao e informao so inteis se elas no possuem um carter social social na produo e no consumo. Se estas tecnologias vo se tornar artrias e entranhas da sociedade do futuro, ento preciso encontrar polticas pblicas e caminhos criativos para intervir no mercado para termos certeza de que os tradicionais nveis de desvantagens no sejam ampliados (Guedes e Paula, 1999, p. 144). Da a importncia de se pesquisar formas de aproximarmos os recursos tecnolgicos que permeiam a vida da sociedade contempornea daqueles que, de certa forma, sempre foram considerados como excludos socialmente. isto que se pretende ao buscar uma maneira de integrar o design, semitica, interface e internet atravs de um vis terico, possibilitando sua aplicao prtica.

Semitica
A semitica, de acordo com Niemeyer (2003:19), a teoria geral dos signos. A autora nos mostra que para o pensamento de Peirce, signo algo que representa alguma coisa para algum em determinado contexto. Portanto, conforme segue afirmando, ... inerente constituio do signo o seu carter de representao, de fazer presente, de estar em lugar de algo, de no ser o prprio algo...pela articulao dos signos se d a construo dos sentidos.

Programa de Incluso Digital da Sociedade Educacional Trs de Maio (SETREM) criado com o objetivo de proporcionar ao maior nmero de pessoas da sociedade trs-maiense o contato com os conhecimentos bsicos de informtica, contemplando-as com o acesso s informaes e, paralelamente, alavancando o desenvolvimento tecnolgico do municpio que, automaticamente, contribui para o desenvolvimento da regio.

3
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

Os signos se organizam em cdigos, constituindo sistemas de linguagem. Estes sistemas constituem a base de toda e qualquer forma de comunicao (Niemeyer, 2003, p. 19)4. Por seu carter mediador, a Semitica muito til no estudo de qualquer fenmeno relacionado transmisso e percepo de informao: a linguagem, as artes, a prpria comunicao. Requesito aceito, fundamentalmente importante pensar o desenvolvimento qualquer produto de design sob o prisma da semitica pois quando ela aplicada ao projeto, introduz aportes para resolver as questes decorrentes da preocupao da comunicao do mesmo. Ainda segundo a autora, fornece base terica para os designers resolverem as questes comunicacionais e de significao e tratar do processo de gerao de sentido do produto a sua semiose (Niemeyer, 2003, p. 16). Para Santaella (2002, p. 12) h trs propriedades formais que do aos signos capacidade para funcionar como signos: sua, qualidade, sua existncia e seu carter de lei. Como essas propriedades so comuns a todas as coisas, tudo pode ser signo. O que far algo ser signo ou no, o seu carter de representao. Os signos dividem-se em cone, ndice e smbolo. Segundo a autora, para que os objetos dos signos fiquem mais explcitos, cada um, (o cone, ndice e smbolo) de acordo com a sua natureza, ir agir diferentemente do outro para denotar aquilo que denotam (Santaella, 2002, p. 16). apresenta com mais detalhes a seguir. Um cone um signo que tem como fundamento um quali-signo, i. uma qualidade como signo. Ex: uma cor azul-clara. O que d poder para a cor funcionar como signo to-s e apenas sua qualidade, ou seja, a relao que o quali-signo evoca ao objeto icnica, porque aquele s pode sugerir seu objeto por similaridade. Visando exemplicar a fundamentao terica no desenvolvimento da interface em questo, as qualidades das cores utilizadas na mesma ficam assim relacionadas: 1. Branco: Representa o vazio, a clareza (aplicado na interface como uma qualidade, portanto um qualisigno) o incio. Interfaces com predominncia de branco tendem a ser mais legveis aos usurios 2. Verde: a cor da natureza. O verde mais claro , assim como o azul, calmo e agradvel. O verde escuro transmite a idia de profundidade e seriedade. J o verde amarelado confere a sensao de alegria e at de serenidade5. As mesma podem ser visualizadas na figura abaixo: Tal comportamento a autora

Dentro desta mesma perspectiva encontramos a definio de signo por Julio Plaza que diz: O signo no pode ser o objeto, pode apenas represent-lo porque, de uma forma ou de outra, carrega o poder de representao. Mas a representao, por sua vez, s se consuma no efeito que o signo produz numa mente, na qual se desenvolver um signo da mesma natureza. A incompletude do signo se d em sua ao prpria de crescer, desenvolvendo-se num outro signo (Plaza, 1994, p. 20).
5

Modesto Farina na obra A Psicodinmica das Cores em Comunicao argumenta que as cores podem ser usadas para transmitir uma determinada mensagem devido ao seu caracter representativo pois o significado de cada cor vai depender do contexto onde ser aplicada.

4
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

Figura 1. Ac das cores da interface como signos iconogrficos. Fonte: Grossmann (2006). As cores que foram aplicadas na interface: o branco, o verde em tons mais claros e suaves e as combinaes entre eles, conferem interface um aspecto de limpeza, bom gosto e de leitura agradvel aos olhos, portanto so empregas como uma qualidade da interface O caso do ndice bem diferente do cone discutido acima. Todos os ndices envolvem cones. Mas no so os cones que fazem estes funcionarem como signos. Vejamos o caso da fumaa citado como ndice de fogo. A fumaa no tem qualquer semelhana com o fogo. Entretanto, a ao do ndice distinta do aspecto icnico. Para agir indicialmente, o signo deve ser considerado no seu aspecto existencial como parte de outro existente, para o qual o ndice aponta e de que o ndice uma parte. A ao do smbolo mais complexa. Seu fundamento um legi-signo. Leis operam no modo condicional. Preenchidas determinadas condies, a lei agir. Se o fundamento do smbolo uma lei, ento, o smbolo est plenamente habilitado para representar aquilo que a lei prescreve que ele represente. Nas figuras abaixo, podemos visualizar como o signo simblico foi trabalho no projeto da interface, onde: 1. o tringulo pode representar uma seta, que indica algo que prossegue ou que retorna, especialmente por apontar em alguma direo: para a esquerda, por exemplo (Damasceno, 2003:11). Sentidos estes que foram convencionados culturalmente pelo homem.

Figura 2. Os botes de navegao como signos simblicos. Fonte: Grossmann (2006). Ao remeter idia de seta, cuja lei que fundamenta seu significado foi culturalmente condicionada pelo homem e atribui ao mesmo o sentido de indicar uma direo, o tringulo utilizado na interface para compor os botes de acionamento do filme proposto para atuar como sistema de signos tradutor dos tpicos de ajuda dos softwares aplicativos dos programas de incluso digital. 2. O formato redondo, aliado ao sombreamento, remete idia de um boto, de algo a ser pressionado. O crculo chapado, no transmite a idia de ser algo interativo.

5
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

Figura 3. Formas como signos simblicos. Fonte: Grossmann (2006). O mesmo pode-se dizer do crculo pois a lei que o habilita ser utilizado como signo tambm foi estabelecida pelo homem, uma vez que, convencionou-se que os botes usados na internet devem ter representao que lhe atribua voltar, avanar. Enfim, enquanto o cone sugere atravs de associaes por semelhana e o ndice indica atravs de uma conexo de fato, existencial, o smbolo representa atravs de uma lei. um carater trimensional, com o intuito de salientar sua funo: acionar um evento. Ex:

Traduo intersemitica
Segundo Plaza (1994, p. 18) quando pensamos, traduzimos aquilo que temos presente conscincia, sejam imagens, sentimentos ou concepes em outras representaes que tambm servem como signos. No nvel do pensamento interior, ou seja, quando no exterioramos nosso pensamento, a cadeia semitica j se constitui como traduo pelo fato de todo pensamento ser traduo de outro pensamento, pois qualquer pensamento requer ter havido outro para o qual ele funcione como interpretante. O signo esttico prope-se como completo, uma vez que no quer comunicar algo que est fora dele, pela remessa a um outro signo, como vimos anteriormente nos signos simblicos, mas colocar-se ele prprio como objeto imediato insusceptvel de mediao. Ao utilizar-se do signo esttico na traduo, a informao esttica no pode ser codificada seno pela inteno de emisso do artista. O grau mximo de fragilidade da informao esttica no permite qualquer alterao sem que perturbe a realizao esttica. Ao usar diferentes linguagens sgnicas, o tradutor (designer) considera que, por tratar-ser de cdigos de representao, os sistemas de signos podem se aparentar na inteno comum de aludir a um mesmo referencial icnico. Isto porque o prprio pensamento intersemitico e sua qualidade se concretiza nas linguagens e sua hibridizao. A saturao de cdigos, portanto, segundo os olhos do autor, atua como atividade sgnica que enriquece a traduo.

Semitica computacional
A semitica computacional proposta por Andersen (1991:09) como a utilizao de sinais computacionais na sociedade atual. No centro de sua perspectiva est o indivduo, considerado como o criador (emissor), o intrprete (receptor) e a referncia dos sinais. Ele usa a produo semitica de outros para (re) produzir conhecimento comum. Um sinal uma relao entre formas de expresso e de contedo que s ocorre quando ele interpretado. Assim, o sistema informatizado visto como um sistema de expresses vazias pois dependem do usurio para realizar-se como sinais. No se pode dizer que um projetista conceba sinais,

6
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

ele prope sinais, que em algumas circunstncias se realizam, mas que em muitas outras nunca atingem a realizao prevista. Programar, no sentido semitico do termo, segundo Andersen (2003, p. 11) usar o computador para tentar dizer algo s pessoas. Isso faz com que os sinais sejam sinais candidatos, ou seja, eles dependem do usurio para realizar-se como sinais. O conhecimento dos processos de interpretao dos signos torna-se importante, uma vez que prope-se a elaborao de uma interface de interao homem - mquina homem (designer computador usurio), ou seja, de uma mensagem composta de vrias outras mensagens. Basta um retrospecto para nos darmos conta de que, desde o advento da fotografia, ento do cinema, desde a exploso da imprensa e das imagens, seguida do advento da revoluo eletrnica que trouxe consigo o rdio e a televiso e hoje com a revoluo digital que trouxe consigo o hipertexto e a hipermdia, o mundo vem sendo crescentemente povoado de novos signos.

Engenharia semitica
Para Andersen (1991:21), em seu escopo mais amplo, a engenharia semitica visa apresentar condies tericas e tcnicas para o desenvolvimento de interfaces e linguagens para usurios que consideram sistemas como ferramentas intelectuais, visando responder ao desafio da usabilidade. O aspecto da usabilidade que a engenharia semitica visa resolver : a) qual a melhor forma da interface ensinar ao usurio o conhecimento que precisa adquirir para interagir com a prpria; b) quais aspectos da interface possibilitam uma melhor interpretao do modelo de interao e do modelo de usabilidade do sistema.A usabilidade definida por Walter de Abreu Cybis (2003:02), como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usurio, em um determinado contexto de operao, para a realizao de tarefas, de maneira eficaz, eficiente e agradvel. Para que fique ainda mais claro o objeto de estudo da engenharia semitica, torna-se essencial fazer uma conceituao, mesmo que breve, de modelo de usabilidade e modelo de interao. Segundo a tica de Leite (1998): O modelo de usabilidade de um sistema abrange o conhecimento necessrio para o usurio adquirir competncia para utilizar o sistema, que envolve tudo aquilo que se pode ( a funcionalidade) e como se pode interagir (o modelo de interao), sendo que a facilidade de aprendizado determinar o conhecimento que o modelo proporcionar ao usurio (Leite, 1998, p. 118). Na prxima pgina, as figuras sequenciais apresentam as solues formais para o modelo de usabilidade empregado no desenvolvimento da interface em estudo.

7
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

Figura 4. Modelo Usabilidade I. Fonte: Grossmann (2006).

Figura 5. Modelo Usabilidade II. Fonte: Grossmann (2006). Portanto, o modelo de usabilidade nada mais do que a capacidade do sistema de se auto explicar, i., explicar o seu funcionamento. O modelo ou linguagem de interao determina as atividades mentais e fsicas que o usurio deve desempenhar, bem como os processos computacionais que o software da interface deve ter para interpretar os comandos e os dados do sistema. Ele pode ser caracterizado por um padro e por um estilo de interao. O estilo diz respeito ao tipo de interao adotada, que pode ser linguagem de comando, menus, preenchimento de formulrio, linguagem natural, WINP6. O usurio precisa conhecer o modelo de interao para poder interagir com o sistema e, o design da interface o design do modelo. Os conceitos de signo que vimos no tpico anterior mostram-nos que a mensagem que o designer envia para os usurios tem como expresso a interface do usurio, como contedo a funcionalidade e o modelo de interao, definidos pelo programa que implementa o sistema. O interpretante do signo , para o usurio, o modelo conceitual que ele adquire a partir da interpretao da interface que a expresso da mensagem durante o processo de interao.

A interface como comunicao recproca


Em conssonncia com o pensamento de Peruzzolo (2003, p.36), no presente artigo, a interface um espao comum fora das individualidades onde a mensagem primeiramente resposta ao desejo e necessidade do outro para a necessidade de si prprio. De acordo com o autor, ser com vistas a atender esta bipolaridade de necessidades que a qualidade do meio de representao dar qualidade comunicao (Peruzzolo, 2003, p. 33).

Do ingls: Windows, icons, menus and pointing devices que so, respectivamente Janelas, cones, menus e dispositivos apontadores.

8
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

Portanto, a interface responsvel por qualificar a relao de comunicao nos sistemas de interao homem-computador-homem. Para tal, necessrio que seu desenvolvimento esteja apoiado em um sistema semitico de signos.

Design de interface
Partindo do conceito de Leite (1998, p. 14) em todos os autores, podes usar somente o sobrenome... que define o design de interface de usurio como sendo o processo de concepo dos objetos de software e hardware que determina os modos e as estruturas de interao - o modelo de interao, modo pelo qual o autor caracteriza uma perspectiva para a interface de usurio como tendo um componente fsico que o usurio percebe e manipula, e outro conceitual que o usurio interpreta, processa e raciocina. (Leite, 1998, p. 14). Assim, quando Leite (1998, p. 122) elabora o modelo terico para interface como expresso da mensagem, surgem trs elementos bsicos que o compe: o mdium (a tela) atravs do qual os signos de interfaces so veiculados e articulados em configuraes espaciais (layout) e temporais. Os signos da interface que possuem caractersticas de interatividade e podem ser acionados pelos usurios atravs das ferramentas de acionamento. Quando os elementos so planejados, elaborados pelo designer, ele est colocando em prtica o webdesign. Est executando a atividade de fundamentar a elaborao de websites no design (Damasceno, 2003). A seguir a apresentaes dos mdiuns que nestes casos especifcios so as telas que compem a interface: Visualizao do Medium I e Medium II

Figura 6. Primeira tela (Mdium) da Interface.

Figura 7. Segunda tela (Mdium) da Interface.

Fonte: Grossmann ( 2004).

9
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

Visualizao do Medium III e Medium IV

Figura 8. Terceira tela (Mdium) da Interface.

Figura 09. Quarta tela (Mdium) da Interface.

Fonte: Grossmann (2004).

Visualizao do Medium V

Figura 10. Quarta tela (Mdium) da Interface. Fonte: Grossmann (2004).

Inicialmente partimos de um sistema de signos atual presente nos softwares aplicativos que visivelmente apresenta seu carter simblico (figura 11), portanto incompleto, pois precisa do signo (interpretante) produzido na mente do intrprete (usurio da interface) para se realizar enquanto signo e, portanto, que corre o risco de ser interpretado de outra maneira alm daquela para a qual foi proposto. A seguir est demonstrado o sistema de signos que compe os tpicos de ajuda dos softwares dos programas de incluso digital:

10
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

Figura 11. Sistema de Signos Atual dos Softwares Aplicativos. Fonte: Grossmann (2004).

E foi justamente com o intuito de transmitir a informao de forma que no fosse codificada seno pelas intenes que o designer idealizou que se elaborou um segundo sistema de signos, s que agora estticos, baseado no sistema de scripts7 com auxlio da ferramenta RoboDemo 5.08.

No quadro abaixo, podemos visualizar como funciona a esttica do script utilizado na interface em estudo:

Figura 12. Interface grfica do Script como traduo Intersemitica. Fonte: Grossmann (2006).

A saturaode cdigos de dar quando o usurio visualizar atravs de uma seqncia de imagens bitmaps animadas o mesmo passo-a-passo disponobilizado em forma de texto pelos tpicos de ajuda dos softwares

Para a informtica, scripts so um conjunto de comandos e parmetros escritos numa determinada linguagem de programao para a execuo automtica de tarefas, ou seja, uma seqncia de comandos executados um a um por um interpretador de comandos que se constitui numa linguagem de programao. (http://www.dicweb.com). Somente so considerados scripts aquelas seqncias de comandos processadas em modo batch ou em lote, portanto, passveis de interpretao. 8 Para a obteno destes scripts, foi utilizada a ferramenta RoboDemo 5.0 da Adobe. Esta ferramenta permite a gerao de imagens de bitmap animadas seqencialmente formato Flash mostrando o passo a passo de qualquer recurso disponvel dentro de um software aplicativo. Quando o usurio acionar o dispositivo de visualizao do filme, ele automaticamente vai acompanhar o cursor do mouse executando o passo a passo do tpico que ele mesmo selecionou no menu com barra de rolagem disponvel na interface.

11
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

aplicativos, razo pela qual pudessem ser interpretados de forma equivocada pelos usurios destes programas de incluso, visto que os mesmo se encontram em um estfio de pr-alfabetizao digital.

Para finalizar, importante refletir que o referencial terico nos permite perceber na atitude do designer de utilizar a sobreposio de sistemas de signos, a inteno clara e objetiva de enriquecer a traduo dos mesmos para o usurio da interface que ele mesmo projetou. Novamente Plaza (1994) vm refenciar o texto quando ele diz que: Ao usar diferentes linguagens sgnicas, o tradutor est considerando que por se tratarem de cdigos de representao, os sistemas de signos podem se aparentar na inteno comum de aludir a um mesmo referencial icnico. Isto porque o prprio pensamento intersemitico e essa qualidade se concretiza nas linguagens e sua hibridizao. Saturao de cdigos, portanto, funciona como atividade sgnica que enriquece a traduo. A criao neste tipo de traduo determina escolhas dentro de um sistema se signos que estranho ao sistema do original. Essas escolhas determinam um a dinmica na construo da traduo, dinmica estaque faz surgir a traduo do traduzido, intensificando diferenas entre objetos imediatos. (Plaza, 1994, p. 29-30).

uma dinmica de traduo que se busca ao elaborar um sistema de signos visuais, funcionais atravs do conceito de scripts, que claramente complementam a significao do sistema de signo atual dos tpicos de ajuda dos softwares aplicativo porque o mesmo composto basicamente de expresses textuais. Juntos os diferentes cdigos de significao, um esttico e o outro textual, prometem dar conta da tarefa da interface de transmitir a mensagem para o pblico a que se destinam os programas de incluso digital, eminentementes considerados como analfabetos digitais.

Concluso
Pensar na aplicao de fundamentos do design na elaborao de interfaces humano-computador fora do

vis da comunicao no compreender a complexidade e a interdisciplinaridade inerente ao objeto do design em especfico.

O papel do designer de interfaces descrito por Freitas (2003, p. 193): deve ser o de procurar caminhos para viabilizar uma linguagem adequada que explore o maior nmero de recursos tecnolgicos disponvel que possibilitem, no ambiente virtual, a produo de agentes estimulantes e suas respectivas sensaes originadas no universo concreto (Freitas 2003, p. 193).

Nesse sentido, para que uma interface seja considerada boa, alm de proporcionar conforto na recepo de seus aspectos comunicacionais, dever evidenciar-se ao indivduo usurio gradativamente e por nveis prestabelecidos de salincia em seu modo de representao. Sendo assim, a engenharia semitica d conta de

12
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

prestar os fundamentos necessrios para a elaborao da hierarquia na arquitetura de informaes desta natureza de projetos.

Da mesma forma que a semitica fundamenta o design da interface, ao responsabilizar-se pela elaborao dos signos estticos (empregados em detrimento de um s agente estimulante da percepo humana, ex: uma imagem), tambm torna possvel aumentar a preciso de reconhecimento ou cognio no processo comunicacional proposto e ainda oferecer ao indivduo observador melhores condies para sua percepo (Freitas 2003, p. 194).

A contribuio que este estudo nos deixa a certeza de que o design um poderoso instrumento de comunicao. Entretanto, o design de interface exige grande conhecimento dos fundamentos do design, da teoria da comunicao e, sobretudo, dos pr-requisitos de projeto apontados pelas necessidades e expectativas dos indivduos usurios da interface projetada. Sendo assim, desenhar uma interface uma tarefa interdiciplinar entre todas as reas de conhecimento vistas at aqui.

Referncias
Andersen, P.B. A Theory of Computer Semiotics: semiotics approaches to construction and assessment of computer systems. New York: Cambridge University Press, 1990. CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede. Trad: Roneide Venncio Majer. Colab: Klauss Brandini Gerhardt. 6 ed .So Paulo: Ed. Paz e Terra S.A., 2002. _____________. O poder da identidade. Trad: Klauss Brandini Gerhardt. So Paulo: Ed. Paz e Terra S.A., 3 ed, 2001. CARDOSO, Rafael. Uma Introduo Histria do design. So Paulo: Edgard Blcher, 2004. il. CYBIS, Walter Abreu. Engenaria da Usabilidade: Uma Abordagem Ergonmica. Dissertao de Mestrado. Laboratrio de Utilizabilidade de Informtica. Florianpolis, 2003. DAMASCENO, Anielle. Webdesign: Teoria e prtica. So Paulo: Visual Books Editora, 2003. DE PAULA, Silas; GUEDES, Olga. Sociedade de Informao: o Futuro (im)Perfeito. Artigo. Revista Fronteiras : Estudos Miditicos. Vol 1 , n 1, Dezembro de 1999. FREITAS, Julio Csar de. O Design como Interface de Comunicao e uso em Linguagens Hipermiditicas. Artigo. Livro O chip e o caleidoscpio: reflexes sobre as novas mdias. So Paulo: Ed. SENAC, 2005. LEITE, J.C. Modelos e Formalismos para a Engenharia Semitica de Interfaces de Usurio. Tese de Doutorado em Cincias da Computao. Dept de Informtica, PUC RJ, Rio de Janeiro, 1998. LIMA, Adriana A. de Souza e. Design como Interface da Contemporaneidade. Dissertao Mestrado em Comunicao e Tecnologia da Imagem. UFRJ Escola de Comunicao RJ, 1999. NIEMEYER, Lucy. Elementos de Semitica Aplicados ao Design. Rio de Janeiro:2AB,2003. 13
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

O design como fundamento para a elaborao de interfaces humano-computador Fabiane Volkmer Grossmann

NETO, J. Teixeira Coelho. Semitica, Informao e Comunicao. 4 ed .So Paulo: Editora Perspectiva S.A., SP, 1996 PEIRCE, Charles. Semitica. Edio brasileira: SoPaulo, Ed. Perspectiva (coleo estudo, n.46) 1977. PLAZA, Julio. 1994. PERUZZOLO, Adair C. A Comunicao como Encontro. (no prelo). Santa Maria, RS: PET Grupo Comunicao UFSM, 2003. SAMPAIO, Jorge Tadeu. O que Incluso Digital? Extrado do site http:// www.sampa.org/sgc/base/arqasp?idarq=92. Acesso em 10.09.04. SANTAELLA, Lcia. Semitica Aplicada. So Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2002. SCOREL, Ana Luiza. O Efeito Multiplicador do Design. 2 ed. So Paulo: Editora SENAC So Paulo, 2000. SILVEIRA, Srgio Amadeu da. Excluso Digital: a Misria na Era da Informao. So Paulo: Perseu Abramo, 2001. Traduo Intersemitica. So Paulo: Perspectiva (Braslia): CNPq, 1987. Coleo Estudos,

Lista de sites pesquisados


http://www.dicweb.com Acessado em 07.12.2004.

14
UNIrevista - Vol. 1, n 3 : (julho 2006)

You might also like