You are on page 1of 14

1 Professor Cludio Mazzilli Prova 1 = 24-OUT Trabalho = 12-DEZ Mdia = 0,7*((P1+P2)/2)/0,3*T1 Prova 2 = 21-NOV Rec (Toda Matria) = 12-DEZ

Bibliografia: Motta, Fernando e Gouvea, Isabella. Teoria Geral da Administrao AKTOTOUF, Omaf. Ed Atlas A administrao da tradio renovao

Administrar consiste em gerir recursos (materiais, financeiros e humanos) com maior eficcia possvel visando a lucratividade mxima.

Lembrar de destacar a REALIDADE BRASILEIRA. Ainda no temos uma economia estvel. Brasil -> Predomina capitalismo Estado mnimo -> mnima interferncia do Estado na economia: existe na teoria mas no cumprido pelo Brasil. Busca pela Lucratividade Mxima e custos mnimos (acumulo de capital)

Mo de obra abundante, relativamente qualificada, facilmente descartvel. Preocupao com os Custos Sociais de acordo com CLT. Funcionrio busca renda mxima.

Dilema: necessita de recursos humanos (custos altos, possibilidade de descartabilidade ou no, etc.) x empresas preocupadas com a alta carga tributria, falta de incentivos fiscais (levando a inexistncia de investimentos em tecnologia, consequentemente, perda gradativa da competitividade).

1 1 Teoria administrativa: Administrao Cientfica operrio ->trabalho oferece seu corpo Operrio: mo-de-obra barata, abundante, descartvel. Durabilidade por tempo bastante restrito.

Teve influncia de 2 fatos histricos: revoluo industrial -> 1 e 2 fase conseqncias: utilizao de novas tecnologias. Ao mesmo tempo, grande preocupao com a produo de bens que no sejam artesanais. Trabalho artesanal: feito sem controle, sem padronizao ou especializao, no-organizado, inexiste a preocupao com a qualidade e com o desperdcio. Preocupadas com a produo em massa e monoplio no mercado consumidor. Taylor-> Princpio administrativo bsico: princpio da prosperidade. Ele estava preocupado com a caracterizao da administrao como cincia. PORM ELA NO PODE SER CONSIDERADA CINCIA. um campo de conhecimento, multidisciplinar, no possui princpios, leis e pressupostos que podem ser considerados para todo e qualquer caso. Operario trabalha mediante incentivo salarial. Organizao racional do trabalho: consiste em dividir o processo coletivo no maior nmero possvel de pequenas operaes que sejam lineares e seqenciais e executadas em um tempo mdio padro por operrios especializados. Ele defendia que a mo de obra deve ser sempre muito bem remunerada o nvel operacional. Trabalhar at a exausto. Lei da prosperidade: prosperidade para funcionrio -> incentivo salarial ilimitado (autosalarios). Prosperidade para a organizao -> lucratividade mxima, custos mnimos e desperdcios mnimos, estoques zero. (Taylor) A partir do Taylorismo necessidade de buscar cada vez mais a prosperidade organizacional e negligenciar a do funcionrio.

Aula II

I Conceito de Administrao 1 Sistema capitalista 2 Harmonia entre recursos 3 Eficacia x Lucratividade

II A Administrao como cincia/

III Antecedentes Histricos -mtodo cientfico -revoluo industrial

IV Trabalho 12/12 1. Estrutura Parte 1: Entrevista com um executivo. Deve ter curso superior, no mnimo 5 anos de experincia no atual cargo, cargo de gerencia/diretoria/presidncia/consultor. a) Caracterizao da empresa na rea de atuao da empresa, produto da empresa, principais polticas da empresa. b) Detalhada as polticas da rea de atuao deste executivo, assim como suas principais atividades e dificuldades (para exercer estas atividades). Parte 2: anlise da organizao de acordo com as teorias administrativas vistas em sala de aula.

2. Bibliografia 2.1 A administrao da tradio renovao AKTOTOUF, Omaf. Ed Atlas

1 I Revoluo Industrial x Mtodo Cientfico - Fordismo: Padronizao do Bem Se baseia na organizao racional do trabalho. Primeiras fases da revoluo Industrial nos mostram a necessidade de aproveitar a tecnologia e a matria prima (nesse caso o ferro e o ao). PADRONIZAO, ESTOQUE ZERO, PADRONIZAO DOS BENS, FOCO NO PUBLICO DE ALTO PODER AQUISITIVO. Princpios Tayloristas > a qualidade se relaciona a ter o produto fabricado por operrios especializados, o seu custo custo mnimo (no seja realizado qualquer tipo de desperdcio). II Avaliao Crtica da Adm. Cientfica Te leva a alienao, conhece sua operao mas no sabe o processo por trs disto. Taylor a partir de Taylor os seus seguidores que tiveram algum tipo de colaborao. Sistema capitalista as idias tayloristas esto bem adequadas. Fayol mais para o sistema socialista (socialismo a base da teoria Fayolista). Estado Provedor > estado francs. Sistema francs visa a uniformidade social. Frana comeou a necessitar de imigrantes para realizar o trabalho sujo (nvel operacional). Imigrantes sofrem processo de aculturao. Alta carga tributria se relaciona ao igualismo. Sistema ancorado as necessidades da classe mdia. um sistema que est deficitrio, no existe livre concorrncia, at estacionrio mas se mantm. Ele possibilita a manuteno com dignidade de toda a populao.

III A teoria Clssica (Fayol extremamente oportunista) - Pressupostos bsicos socialismo Igreja no acompanha as evolues sociais. Brigada Militar > marginalizao por parte do governo.

- Unidade de comando Estrutura organizacional existente no exercito e na igreja.

- Unidade de Direo Princpios Resumidos de Fayol: 1 Extrema hierarquizao das organizaes baseadas na estrutura organizacional do exrcito ou da igreja catlica no maior nmero possvel de nvel hierrquicos.

1 Base na especializao e com base nesta a ascenso profissional. Esta baseada na dedicao ntegral na organizao. Fayolista > mais ligada a antiguidade do que a especializao. Exemplo de empresa Fayol: VARIG

17/09 I Grupo 1. Familia x Organizao Conceito importado erroneamente da psicologia. Grupo familiar: interao entre 2 ou mais pessoas (ok), mas um processo de crescimento que se da longitudialmente e se baseia numa relao afetiva sem existir lgica. Objetivo: crescimento, doao, constante troca afetiva onde no existem papis definidos. Existe mudanas nesses papis anos 2000 descaracterizou o homem como centro etc.. Conceito de pequeno grupo dentro das organizaes: constante interao (ok), mas ela est relacionada ao objetivo comum: aumento da produtividade. Refletem na lucratividade da organizao. Estudos provam que o trabalho em grupo mais eficaz que o trabalho individual (melhora de produtividade). Papis especficos levam a padronizao de comportamento, e est relacionada ao controle por parte da organizao. Existncia de relaes scio-afetivas, elas no so o mesmo tipo que existe num grupo familiar, e existe sim por parte da organizao o controle. 2. Massa Fenmeno temporrio: agrupamento temporrio, que buscam uma satisfao imediata de desejo ou necessidade. NO EXISTE A TOMADA DE CONSCIENCIA. Exemplo: populao brasileira (caso Lula no mensalo). II Exemplos 1 Azalea 2 Claro Teoria administrativa: Dcada de 90, BR, RS, no se destacava pela agricultura na poca. S era identificado no setor coureiro e caladista. Estvamos monopolizando as exportaes de calados. Governo Olvio Dutra: aumenta a carga tributria. Corta todo e qualquer incentivo fiscal nas empresas. Azalia tenta abrir filial no Nordeste para obter incentivo fiscal e continuar aqui. Grandene vai para o nordeste totalmente.

1 Azalia: produtos de boa aceitao, administrao muito boa e ela se mantm mesmo quando outras tm falncias. No realizando demisses em massa (na poca!). Possua um bom incentivo aos funcionrios (funcionrios gostavam de trabalhar l). Os direitos mnimos no so cumpridos. As empresas que cumprem so vistas como boazinhas, mas na verdade s esto sendo ticas. Me deixa furioso que a gente se acostuma com a infrao tica das empresas. CLT tem descrio de cargos que ajuda MUITO os funcionrios. ~

A partir da dcada de 20/30 que comea a aparecer a regulamentao das leis do trabalho. Reclamaes sobre jornada de trabalho e condies de trabalho (insalubridade). Cho de fbrica = sem equipamentos de proteo, desperdcio pelo cho, supervisor extremamente rgido no adepto da atividade multifuncional. Recesso: dificuldade de manter seu quadro de funcionrios e se manter. Preocupao com manuteno do emprego, e de controle de todo e qualquer custo em uma poca de recesso. poca de crise, comea o questionamento at que ponto o homem tem a racionalidade econmica. Deve-se encontrar uma outra maneira de se administrar sem ser a do incentivo salarial, ao mesmo tempo, levando em conta toda a CLT, o custo do funcionrio muito alto. Incentivos sociais homem trabalha em grupo, constantemente e ele tambm identifica com outro o qual ele estabelece relaes. Relaes Humanas busca outra maneira de buscar produtividade e tambm controlar incentivo salarial MAS NO CONTROLAR A RENTABILIDADE. Insero da mulher no mercado de trabalho. Ela era considerada um ser inferior, no tinha nem direito a voto. Direito a voto = adquirir uma cidadania. Surgem os sindicatos. Num momento extremamente raivoso em relao a poltica econmica. Preocupaes: garantia de emprego e numa cooperao . Para segurar as normas da CLT num pas que no tinha como arcar com isto (dcadas de 20 e 30). Sindicato lembra a idia de conflito mas no de conciliao. Maior produtividade = Maior Lucratividade Para conflito, manter clima social com maior produtividade e maior lucratividade = busca.

1 19/09 I A Experincia de Hawthorne (Western Electric Elton Mayo) Conduz na empresa Western Electric (Hawthorne, Chicago) Conceito de superviso branda. Fato de estar em ambiente diferente, formou-se um grupo. Mulher = mais detalhista, minuciosa e alto grau de concentrao. Competem pela falta de conscientizao do que profissional e o que pessoal. Entre elas mesmas. Tomaram postura agressiva. uma descaracterizao do gnero feminino porm exigido no mercado de trabalho. 1. Antecedentes

2. Fases

3. Concluses - mostra a necessidade social: necessidade de fazer parte de um grupo. - necessidade que este grupo seja controla por esta organizao, atravs de uma pseudoafetividade, clima social ameno e maior produtiva - necessidade de controlar os papis, mesmo que isto signifique um gasto mental muito grande por estar representando um papel o qual ele no pode ser.

Coch e French: 3 tipos de liderana Autocrtica, democrtica, laisser-faire Autocrtica = fora, obedincia, dada a determinado lder q assume o papel Democrtica = necessidade de existir um consenso de uma melhor deciso ou melhor plano, possibilita a deciso emgrupo Laisser-faire: colocado em determinado papel e deixa as coisas acontecerem. DINAMICA DE GRUPO OPCIONAL: 2 aulas. 1 folha de cartolina (qualquer cor) Jornais e revistas velhos. Cola. Tesoura. Canetas hidrocor e uma fita crepe.

1 Grande contribuio da escola das relaes humanas: Ela tinha como objetivo a humanizao do processo de trabalho. Humanizao do processo de trabalho, ela vai alm da racionalidade conomica prevista no fayol e Taylor. Procurando buscar a dimenso psicolgica e social do individuo dentro da organizao. Problemas gerados por isto: primeira e segunda fase so processos de identificao, formando-se algo que at contraditrio (os chamados grupos informais). Grupo informal uma estrutura q se forma apesar da estrutura formal da organizao. Se forma marginalizada. Grupo informal se torna uma resistncia a propria organizao. 3 e 4 fase: fica evidente a existncia de uma liderana autocrtica. Chega um momento em que a organizao de uma maneira ingnua acha que atravs da ao de um lder autocrtico, ela ir evitar um conflito. Behavorismo: teorias que visam a adaptao do indivduo a organizao. uma corrente psicolgica, baseada em: estmulo, reforo, condicionamento, feedback e resposta. Se eu esimulo animais irracionais que agem instintivamente, eu terei comportamentos padronizados. Se eles no forem padronizados eu devo corrigi-los at o momento em que eles se tornem padronizados. Um condicionamento. Estmulo = ao de uma pessoa e no a emoo interna. No existe questionamento, existe adestramento. Neutralizar poder de reflexo, padronizar comportamento para aumentar a produtividade. Fayol claro: todo mundo obedece a um nico chefe e obedecem a um nico objetivo. Autocracia existe aqui. Consequencia da escola das relaes humanas: Rensis Likert: ele estabelece 4 tipos de gerncia. Autoritaria tradicional ou autocrtica tradicional (fayolismo). Fica evidente a existencia de uma autoridade que tem poder que suas ordens sejam seguidas. Autoritaria Benevolente: a tpica escola das relaes humanas, autoritria, tem lideres autocrticos, e tambm baseada na recompensa e punio. Mas muda a comunicao. Tipo construtivo: modelo construtivo se baseia na possibilidade da discutio sobre uma determinada deciso. (por exemplo: eleio para reitor tem deciso poltica depois da votao).

1 15.10.12 I Burocracia 1. Antecedentes 2. Tipos de Sociedade (Max Weber) 3. A sociedade carismtica brasileira - Evoluo Poltica de Getlio Vargas a Lula

Fayol foi um copiador de Max Weber.

Burocracia = sistema social. Ela prev uma ao eficiente por parte do estado. Trabalho da Max Weber = Economia e sociedade. Ele prope uma sociedade ideal. 1) ele identifica 3 tipos de subsociedades: a primeira uma tradicional, ela a mais primitiva que pode existir. Porque uma sociedade que funciona somente, no com base no uso da razo, mas com base no uso da tradio e da emoo. Organizao familiar e a representatividade desta dentro do meio social passada de pai para filho. O poder no legitimado. Uma sociedade desse tipo poder passa de pai pra filho e no tem leis que a tornem legtima. Sociedade intermediaria a sociedade brasileira. Sociedade carismtica, se caracteriza por instituies scio-politica-econmica que so frgeis. um estado inoperante, 3 poderes que embora pela constituio devam ser independentes e tomar decises legitimas, eles so 3 poderes desarticulados que sofrem influencia de crises sociais. Se caracteriza por estar em meio ao caos social, a uma desorganizao social. Guerra civil iminente camuflada. Evoluo ou Involuo dos presidentes. Getulio Vargas: Estado novo, vem a ser uma ditadura, onde tem totalitarismo, censura, sem qualquer tipo de liberdade de expresso. um presidente que trs o processo de industrializao ao pas, atravs do trabalho dos imigrantes. Possibilita o incio do processo de industrializao. Incio das mudanas sociais, relacionadas ao aparecimento da CLT, salrio mnimo, voto feminino, trabalho feminino, prospeco do petrleo. Esta sociedade tende a criar dolos, sendo o Getulio glorificado como o pai dos pobres. Governo Nepotista, e no deixava ter opinies negativas. Carisma = Dom divino segundo Weber. Ele manda matar o jornalista Carlos Lacerda, perde apoio dos militares. Ato de suicdio dele foi basicamente uma maneira de manter uma imagem imaculada, para os ignorantes que desejarem acreditar, e que para seja mantido o mato. Fernando Collor de Melo: (PT = idias marxistas) Brasil estava desesperanoso. Collor foi extremamente hbil quando ele apareceu. Moralizao do servio publico. Salvador da Patria. Primeiro ato: confiscou as poupanas. Ele abre o pas para empresas extrangeiras, estingue empresas publicas, tende a implementar uma poltica neo-liberal. caras pintadas compara-se a uma mini revoluo francesa, isso iria significar uma nova mudana social ou a

1 volta de uma ditadura. Mas o pas estava to mal, que militares no quiseram. Derruba-se algum que traiu a confiana do povo e procurase um substituto. FHC: um homem culto, extremamente inteligente, ele quer implementar uma poltica neoliberal. Ele entra num mecanismo de privatizaes. Este governo trs de volta a recesso ao pas, quando ele sai, coloca-se um homem do povo. Lula: Ele comea a utilizar um discurso neo-liberal. No adianta brigar com o sistema, deve-se fazer parte do sistema. Ele apela ao paternalismo, ele comea atravs das polticas afirmativas da uma falsa idia de desenvolvimento social bolsas famlia, escola etc.. A historia se repete. Ideia de igualdade social. Lula no sofreu as conseqncias do Collor porque No existe impessoalidade, impessalidade, onde o servio publico visto como sendo trampolim para o enriquecimento. Burocracia que caracteriza, A DEMOCRACIA FINGIDA. Dependendo da sua posio social voc pode ser impune pelo estado.

Tipos de Sociedade

I Burocratica Lembra muito o Fayol, justia social. 1. Tipos de Sociedade (Weber) - Tradicional - Carismatica evoluo ou involuo (brasileira) - Burocrtica Quanto mais desumana mais perfeita, imparcialidade e impessoalidade. Baseada em dados objetivos e em mrito. Impessoalidade, a partir do momento em que voc ocupa certo cargo voc deixa de existir para existir o cidado conduzente para o cargo que ocupa. Burocracia: Sistema social que visa o alcance da eficcia pela racionalizao do trabalho. Weber: vivemos num sistema social, existe um poder por parte do estado que um poder legtimo. Poder legitimo ele executado atravs de normas, leis, regras e regulamentos, que so exaustivos, escritos, que tem um carter de legalidade porque devem abranger todo e qualquer ato social. Trabalho tem que ser executado por funcionrios altamente especializados, tenham o total controle sob toda e qualquer atividade que est sob seu comando, que ele possa executar. A burocracia atravs da racionalizao do trabalho, proporciona que o individuo deva ter a viso do todo do trabalho se especializando ao mximo para executa-lo com mxima eficcia.

1 Constante investimento tanto da organizao quanto do estado em relao ao incentivo a especializao. Que prevista na burocracia continua, cada vez mais tenha controle sobre o seu trabalho. Weber: se aperfeioa, presta servio a organizao (pode subir), ganha de acordo com sua funo, para se aposentar tem uma aposentadoria condinzente com a funo. Burocracia a questo do individuo ter a dedicao exclusiva a organizao. Burocracia no admite que um funcionrio possa ter controle sobre o capital. A burocracia no possui mecanismos de avaliao que sejam eficientes. A estabilidade te leva a no ser avaliado. Esse sistema perfeito se torna imperfeito considerando o sistema capitalista e a globalizao e considerando a sociedade carismtica. Estado visto ao mesmo tempo, que no reconhece e odiado, e ele serve aos interesses pessoais em detrimento com os organizacionais. Por trs ele trs a idia do equilbrio social.

Modelos das Discusses Burocrticas 1. Gouldner Ele coloca 3 tipos de burocracia. Caracteriza ns podemos tudo. Burocracia fingida ligada a posicionamento social, condicionamento social ligada a pratica o atoe a quem o agente do ato. Lembrar do ditado PPP. Fica claro que essa mobilidade social acaba criando por parte. Ele fala de uma burocracia representativa. Pressupe a existncia de um determinado consenso. consensual e legal a existncia de cotas. Burocracia punitiva, das leis extremamente rgidas. exemplo da mdia harmnica. No da margem para que haja uma maior discusso ao todo, dirige-se unicamente a pequenos grupos sociais. 2. Selznick Existencia de uma ideologia burocrtica. Isso esta relacionado ao modo em que os integrantes da burocracia o conservem e ao comportamento em que eles devem ter. Extremamente ligado o corporativismo derturpado. A luta excessiva pela manuteno dos privilgios, utilizar para si prprio os benefcios da maquina burocrtica. Mecanismo de cooptao baseados na ideologia burocrtica que certa ou no a que predomina. J que o poder tomado, no pode vir a tona a realidade. No h a possibilidade de permanecer na burocracia se voc mostrar a realidade burocrtica.

1 Burocracia = por mrito. Permanece na burocracia, quem a burocracia julga que no ir desestabiliz-la. lembrar do exemplo da delegada inteligente e de bom preparo fsico, do diplomata alcolatra e do reprovado por ser homossexual. 3. Merton. Crtica do Merton, critca a questo da eficcia burocrtica. Pra que existir funcionrios especializados e formulrios especficos, para que os processos sejam agilizados. As decises so ineficazes, produto sem contribuio para organizao. Yeda assumiu, problemas policia e brigada militar. Tanto em relao aos professores quanto aos policiais, RS um dos estados que mais mal pagam. Yeda tinha idia de promover reajuste maior para -oficiais e menor para oficiais. \Briga entre grupos dentro da prpria organizao pela disputa pelo poder, sendo ruim para a burocracia. 4. Crozier A burocracia pressupe a ser imparcial ou tratar todos iguais.- O ator e o sistema / o fenmeno burocrtico. O weber, no considerou as emoes humanas nas tomadas de decises., tudo um grande jogo poltico, aonde os atores tem entre eles relaes de poder toda org. uma grande rede, onde cada n est relacionada a decises que sero tomadas baseadas no na racionalidade mas baseada em jogos de poder onde quem detm o maior conhecimento logicamente detem do maior poder. Conhecimento = fonte de poder. O que predomina nas org. so relaes onde existe a incerteza, que est relacionada ao risco existente em cada deciso. Jogos de poder, e existem incerteza, podemos dizer que ir predominar no a eficcia, mas a ineficcia. Toda informao nunca ser passada de um nvel para outro. Jogos depoder alem de propiciarem a manuteno do individuo na org. alm de tirar a mxima beneficacia possvel dele dentro da organizao. Parkson faz uma stira a burocracia. Incopetencia no nvel burocrtico to grande que a ela vai aumentando em uma proporo geomtrica. Pra disfarar ela, existe o maior numero possvel de subordinados e chefes que esto ali por motivos polticos, mas que no tem nenhum controle sobre a incompetncia generalizada existente. ngm sabe o que estafazendo, decises de ultima hora sem critrios, func. Tentam tirar o mximo proveito da estabilidade existente da organizao. Mazzilli no existir avaliao peridica dos funcionrios, baseada na fixao de metas. Passado o estagio probatrio, tu jamais avaliado. A partir de 2013 no vai existir aposentadoria integral. autores estruturalistasprestes mota, Mazzilli no . Exemplo clssico: CHEGA NO MOINHO DE VENTOS SEM PLANO DE SADE (pega ambulancia pra outro). Estruturalismos, existem vrios atores. Mdico, sua profisso x poltica administrativa. Governo omisso x relao da populao em seus direitos. Hospital de um lado tentando sobreviver no mercado financeiro (leal ou desleal), se valendo da manipulao de dados, alienao e insegurana, leva a pensar no dilema tico das organizaes.

1 Dialetica marxista retrgado. De um lado identifica quem detem poder (capital), e do outro lado quem nunca ter seu reconhecimento por parte de uma organizao e quem ser sempre descartado. Conflito hierarquia e comunicao livre. Especializao sede seu lugar aos conhecimentos administrativos e o mais prejudicado o prprio cliente que vai utilizar deste servio.

31/10 I estruturalismo 1. Conceitos Basicos Termo: complexidade em relao ao Hospital Moinhos de Vento. Oposto complexidade: caos. Caos = desordem, desestruturao sem haver a possibilidade de encontrar uma soluo ou um plano em que possa lidar com elementos desorganizados q tendem ao envelhecimento e uma no-integrao atravs da ao. Desorganizao todas as decises interligadas (todas as reas da organizao, de tal maneira que quando soluciona 1 problema, a soluo interfere no processo de resoluo de outros problemas). Hospitais, manicmios e prises estudadas no estruturalismo. Atores do hospital: clientes (pacientes), estado, mdico, hospital atravs do seu corpo administrativo. Hospital uma org. onde predomina a existncia de um conflito entre corpo tcnico e especializado. Conflito onde no existe a mediao do estado e o maior prejudicado e a populao global que no possui recursos financeiros. Ponto de vista adm: a poltica utilizada correta a partir do momento em que ele possui uma vantagem competitiva em relao as demais organizao, o que tange a uma equiparao internacional, equipamentos e hotelaria diferenciada de demais hospitais. (custo mnimo e explorao mxima Taylor ). Estruturalismo: relaes humanas e teoria clssica, surge quando tentam relacionar. Surge dcada 40, mas perpetua 50. Dilemas organizacionais: no pode falar em autoridade sem falar em comunicao livre. Objetivos pessoais sem falar de objetivos organizacionais. -Caso HMV (atores) - Conceito de Estrutura - Conceito Dialtica Faze em que desenvolvemos uma tese. Taylor: tese claramente que todos os indivduos (na sua viso) trabalham melhor mediante a incentivo salarial. Provou-se mais tarde que nem todos os indivduos trabalham somente a incentivo salarial, mas tambm a incentivos sociais. uma viso parcial e limitada da realidade.

1 Dialtica marxista, um modo raivoso de encarar o conflito dentro das organizaes. Ela se mantm contraria ao capitalismo (poltica considerada predominante na maioria dos pases), maneira antiquada de conceder a realidade. Marxista o estado responsvel pelo bme estar da populao e ele sempre cumprir seu papel. -Estruturalismo (Dialtica Marxista) Conflitos (dicotomias)

Etzioni trs grandes caractersticas q vo existir em toda e qualquer organizao: a diviso do trabalho, vai existir um segundo elemento (centros de poder luta pra chegar l, por benefcios prprios) e principalmente vai existir a rotatividade de pessoal. vestir a camisa no deve existir. Organizaes utilitrias so aquelas que tu serve para um determinado fim dentro da organizao (o comportamento que voc deve ter, um comportamento calculista). 2. Elementos bsicos da organizao TURN-OVER

3. Tipologia Organizacional Comportamenxo x Organizao

CASO UFRGS: empresa extremamente burocratizada. A organizao tomasse o papel de uma me bondosa que tivesse te dado tudo e voc no tivesse contribudo nada para ela.

You might also like