You are on page 1of 76

LEI N 1.898, DE 03 DE ABRIL DE 1996. INSTITUI O PLANO DE CARGOS, CARREIRA E VENCIMENTOS DOS SERVIDORES DO SAAE DE LINHARES, E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

O PREFEITO MUNICIPAL DE LINHARES, ESTADO DO ESPRITO SANTO, no uso de suas atribuies que lhe conferem o Art. 58 da Lei Orgnica do Municpio, fao saber que a Cmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei. CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 Fica institudo, na forma da presente Lei, o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores do Servio Autnomo de gua e Esgoto (SAAE) de Linhares, Estado do Esprito Santo. Pargrafo nico. Entende-se por servidor do SAAE, a pessoa legalmente investida em cargo pblico de provimento efetivo ou em comisso. Art 2 O Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do SAAE de Linhares disciplina o regime de relao entre os seus deveres, no que diz respeito s atividades e tarefas a executar e s correspondentes retribuies pecunirias, e tem sua execuo regulada pelos seus dispositivos, pelos dispositivos da Lei Orgnica do Municpio e pelos dispositivos do Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Linhares-ES, legislao complementar e correlata. Art. 3 So partes integrantes deste Plano, os cargos de provimento efetivo, os grupos ocupacionais, as classes, os nveis, a tabela de vencimentos, as descries e os requisitos para provimento dos cargos, em conformidade com o constante nos Anexos: ANEXO I - Grupo ocupacional, nomenclatura, classe e quantitativo dos cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE de Linhares. ANEXO II - Tabela de vencimentos, compreendendo: . Vencimento dos cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE. ANEXO III - Descries e fatores a serem considerados em relao a cada cargo (requisitos para provimento dos cargos efetivos). Pargrafo nico. No sero includos nesta Lei, os casos de contratao por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, que obedecer ao disposto em legislao especfica. CAPTULO II DOS CONCEITOS conceitos: Art. 4 Para os efeitos desta Lei, utilizar-se-o os seguintes I - CARREIRA: agrupamento de cargos estruturados em classes. II - GRUPO OCUPACIONAL: conjunto de cargos que se referem s atividades correlatas ou de mesma natureza de trabalho.

III - CARGO: conjunto de atribuies e responsabilidades cometidas aos servidores do SAAE, mantidas as caractersticas, de criao por lei, nomenclatura prpria, quantitativo certo e vencimentos pagos com recursos do SAAE. IV - CLASSE: conjunto de cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE, segundo a hierarquia e complexidade dos servios, com tarefas assemelhadas, apresentadas em forma literal e desdobradas em nveis. V - NVEL: smbolo numrico em algarismo romano indicativo do valor do vencimento-base fixado para o cargo, correspondente a cada classe onde se enquadra o cargo e se constitui na linha natural de promoo do servidor. VI - TAREFA: servio executado por um servidor que ocupa determinado cargo de provimento efetivo do SAAE. VII - VENCIMENTO-BASE: retribuio pecuniria do servidor pelo efetivo exerccio do cargo correspondente classe e ao nvel. VIII - REMUNERAO: vencimento-base do cargo de provimento efetivo, acrescido de vantagens pecunirias permanentes ou transitrias, estabelecidas em lei. IX - PROMOO: passagem do servidor de um nvel de vencimento para outro imediatamente superior da mesma classe a que pertence o cargo. X - INTERSTCIO: intervalo de tempo estabelecido com o mnimo necessrio para que o servidor se habilite promoo. CAPTULO III DA ESTRUTURA DO QUADRO DE PESSOAL Art. 5 A estrutura bsica do Quadro de Pessoal do SAAE constituise dos seguintes grupos ocupacionais: I - Grupo Ocupacional de Portaria, Transportes e Conservao: compreende os cargos de provimento efetivo a que so inerentes atividades de nvel elementar, relacionadas com os servios de zeladoria, transporte e vigilncia. II - Grupo Ocupacional de Obras, Servios e Manuteno: compreende os cargos de provimento efetivo, a que so inerentes atividades de nvel mdio, relacionadas com os servios de operao, manuteno, hidrulica, canalizao, eletricidade, construo, pintura, beneficiamento de madeiras, materiais de construo. III - Grupo Ocupacional de Apoio Tcnico-Administrativo: compreende os cargos de provimento efetivo a que so inerentes atividades de nvel mdio, relacionadas com servios de natureza administrativa e tcnica. IV - Grupo Ocupacional de Nvel Superior: compreende os cargos de provimento efetivo a que so inerentes atividades relacionadas com os servios de execuo, estudos, pesquisas e superviso voltadas para as finalidades do SAAE, e para os quais so exigidas habilitaes legais e formao de nvel superior.

Art. 6 A carreira dos servidores do SAAE composta de cargos de provimento efetivo, estruturados em classes e nveis, conforme o disposto nos Anexos I e II desta Lei. CAPTULO IV DAS ATRIBUIES Art. 7 So atribuies dos servidores do SAAE, as constantes do Anexo III desta Lei, em conformidade com o grupo ocupacional e a classe a que pertence o cargo de provimento efetivo. CAPTULO V DO PROVIMENTO Art. 8 Os requisitos para provimento dos cargos efetivos dos servidores do SAAE so os estabelecidos no Anexo III desta Lei, alm de outros constantes em legislao especfica e correlata. Art. 9 As formas de provimento dos cargos efetivos dos servidores do SAAE, independente de outras previstas no Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Linhares, so: I - nomeao, precedida de concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, sempre no primeiro nvel de cada classe a que pertence o cargo integrante da carreira dos servidores do SAAE, em observncia ao disposto nos Anexos I, II e III desta Lei. II - enquadramento dos atuais servidores efetivos, conforme as normas estabelecidas no Captulo IX desta Lei. Art. 10 Para provimento dos cargos de provimento efetivo sero rigorosamente observados os fatores em relao ao cargo, constantes no Anexo III desta Lei, alm de outros requisitos constantes em legislao especfica, sob pena de ser o ato correspondente nulo de pleno direito, no gerando obrigao de espcie alguma para o SAAE ou qualquer direito para o beneficirio, alm de acarretar responsabilidade a quem lhe der causa. Art. 11 O provimento dos cargos integrantes do Anexo I desta Lei ser autorizado pelo Diretor do SAAE, desde que haja vagas e dotao oramentria para atender s despesas. CAPTULO VI DA PROMOO Art. 12 Promoo a passagem do servidor de um nvel de vencimento para outro imediatamente superior da mesma classe a que pertence o cargo. Art. 13 A promoo dos servidores do SAAE obedecer aos critrios de antiguidade e por merecimento no exerccio das atribuies especficas do cargo. Art. 14 A promoo por antiguidade dar-se- automaticamente, obedecido o interstcio de 02 (dois) anos de efetivo exerccio no nvel de vencimento em que se encontre o servidor. Pargrafo nico. O servidor do SAAE somente ter direito promoo por antiguidade aps 02 (dois) anos de efetivo exerccio no nvel de vencimento em que for admitido ou enquadrado, a partir da data da vigncia desta Lei.

Art. 15 A promoo por merecimento decorre do resultado da avaliao de desempenho do servidor no exerccio das atribuies especficas do cargo. 1 A primeira promoo por merecimento dar-se- aps 03 (trs) anos, contados a partir da vigncia desta Lei, e as promoes seguintes sero concedidas a critrio da Diretoria do SAAE, que estipular os respectivos perodos, obedecendo s normas especficas de avaliao de desempenho, bem como s disponibilidades de recursos financeiros existentes. 2 Para que haja a promoo por merecimento, o Diretor do SAAE baixar normas especficas de avaliao de desempenho dos servidores, em observncia ao disposto no pargrafo anterior, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, a partir da data da vigncia desta Lei. Art. 16 O servidor do SAAE, ocupante de cargo de provimento efetivo e licenciado para trato de assuntos particulares, na forma estabelecida pelo Estatuto dos Servidores Pblicos de Linhares, no ter direito promoo. CAPTULO VII DA REMUNERAO Art. 17 Remunerao o vencimento-base do cargo de provimento efetivo, acrescido de vantagens pecunirias permanentes ou transitrias, estabelecidas em lei. Art. 18 Vencimento-base dos cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE retribuio pecuniria pelo efetivo exerccio do cargo correspondente classe e ao nvel, conforme o constante no Anexo II desta Lei. Art. 19 A tabela de vencimentos dos cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE constituda de nveis, representados por algarismos romanos, incidindo sobre eles as vantagens pecunirias, permanentes ou transitrias, estabelecidas em lei, e de classes, representadas por letras, que se desdobram em nveis e onde se encaixam os cargos. Pargrafo nico. Os valores dos vencimentos dos cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE so os fixados na tabela, referida no captulo deste artigo, constante do Anexo II desta Lei. CAPTULO VIII DO SISTEMA DE CLASSIFICAO DOS CARGOS Art. 20 A classificao dos cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE fixada em 11(onze) classes, escalonadas de "A" a "L", conforme suas especificaes, e para cada classe foram estabelecidos nveis de vencimentos correspondentes, escalonados de "I" a "XVIII". Pargrafo nico. Os grupos ocupacionais, as nomenclaturas, os quantitativos, as classes e os nveis de vencimentos dos cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE so os constantes dos Anexos I e II desta Lei. Art. 21 O percentual dos cargos pblicos para as pessoas portadoras de deficincias, bem como os critrios para a sua admisso, sero estabelecidos em legislao especfica.

Art. 22 As descries e os fatores a serem considerados em relao a cada cargo de provimento efetivo dos servidores do SAAE so os constantes do Anexo III, parte integrante desta Lei. CAPTULO IX DO ENQUADRAMENTO Art. 23 O enquadramento dos atuais ocupantes dos cargos de provimento efetivo do SAAE far-se-, inicialmente, no valor do vencimento-base que o servidor esteja percebendo, e de acordo com o seu tempo de efetivo exerccio no SAAE, em obedincia aos seguintes critrios: I - na classe: o servidor do SAAE ser enquadrado na classe a qual pertena o cargo a partir da data de implantao desta Lei, observado o disposto nos Anexos I e II desta Lei. II - no nvel: o servidor do SAAE ser enquadrado no nvel de vencimento correspondente classe onde se localiza o seu respectivo cargo, observado o disposto no Anexo II desta Lei, e na seguinte conformidade: a) de acordo com o valor do vencimento-base que o servidor estiver percebendo na data do respectivo enquadramento, caso o servidor no tenha tempo de servio para contagem, na forma estabelecida na alnea b do inciso II deste artigo. b) de acordo com o nmero inteiro expresso em algarismo romano, correspondente ao nvel decorrente do resultado da diviso do tempo de servio prestado ao SAAE pelo tempo fixado em 02 (dois) anos, computando-se inclusive, para a respectiva contagem do tempo de servio, o nvel inicial de cada classe. 1 Caso o quociente da diviso referida na alnea b, inciso II deste artigo, tenha resultado fracionado, esta frao numrica transformada em meses seja igual ou superior a 12 (doze) meses, o perodo correspondente a mesma, ser computado integralmente como perodo de 02 (dois) anos para efeito de enquadramento. 2 Caso o valor do vencimento-base do servidor, no ato de seu enquadramento, observados os critrios estabelecidos neste artigo, seja inferior ao valor do vencimento-base que estiver percebendo, o servidor ser enquadrado no nvel de vencimento imediatamente superior compatvel com o valor que percebe, que seja constante no Anexo II desta Lei. 3 Fica assegurado ao servidor do SAAE, o enquadramento no nvel de vencimento correspondente classe, onde esteja localizado o cargo de provimento efetivo, desde que esteja exercendo atividades compatveis com o exerccio do cargo para o qual prestou concurso pblico, inclusive para aquele colocado disposio de rgos pblicos e outros, por fora de convnios ou outros instrumentos legais. 4 Considera-se efetivo exerccio, para efeitos do disposto neste artigo, o tempo de servio prestado ao SAAE, observados os afastamentos permitidos e o tempo computado para fins de aposentadoria estabelecidos no Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Linhares, legislao complementar e correlata. 5 Aos ocupantes de cargos de provimento efetivo do SAAE, licenciados para tratar de assuntos particulares, de acordo com os dispositivos pertinentes e constantes no Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Linhares, aplica-se o disposto nos incisos I e II e nos pargrafos 1, 2 e 3 deste artigo, no computando o tempo de servio de seu afastamento.

6 Aplica-se aos inativos, no que couber, o disposto nos incisos I e II deste artigo. 7 O Diretor do SAAE baixar, atravs de ato especfico, as normas complementares para operacionalizao do enquadramento dos ocupantes de cargos de provimento efetivo, que devero ser processadas no prazo de at 60(sessenta dias), contados da data de publicao desta Lei. CAPTULO X DO TREINAMENTO Art. 24 Fica instituda como atividade permanente do SAAE, o treinamento de seus servidores, medida das disponibilidades financeiras e das convenincias dos servios, tendo como principais objetivos: I - Capacitar o servidor para o desempenho de suas atribuies especficas, orientando-o no sentido de obter os resultados desejados pela administrao; II - Estimular o desenvolvimento funcional, criando condies propcias ao constante aperfeioamento dos servidores; III - Integrar os objetivos pessoais de cada servidor, no exerccio de suas atribuies, s finalidades da Administrao como um todo; Pargrafo nico. O treinamento ter sempre carter objetivo e prtico, e ser ministrado, direta ou indiretamente pelo SAAE. CAPTULO XI DA CARGA HORRIA Art. 25 A carga horria bsica de trabalho dos servidores do SAAE ser regulamentada por ato do seu Diretor, e conforme o caso, em observncia legislao especfica que disciplina a matria. CAPTULO XII DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 26 Ficam extintos na vacncia, em conformidade com o dispositivo pertinente e constante do Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Linhares, os cargos de provimento efetivo existentes no SAAE de Artfice Especializado, Assessor Administrativo, Assessor Tcnico e Assistente Tcnico. Art. 27 O cargo de provimento efetivo de recepcionista-telefonista passa ter a denominao de recepcionista. Art. 28 As despesas decorrentes da implantao da presente Lei correro conta das dotaes oramentrias prprias consignadas no Oramento Vigente, que sero suplementadas, se necessrio, em observncia legislao pertinente. Art. 29 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, retroagindo seus efeitos no dia 1 (primeiro) de janeiro de 1996, revogadas as disposies em contrrio. REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE.

Prefeitura Municipal de Linhares, Estado do Esprito Santo, aos 03 (trs) dias do ms de abril do ano de mil novecentos e noventa e seis. Jos Carlos Elias Prefeito Municipal REGISTRADA E PUBLICADA NESTA SECRETARIA, DATA SUPRA. Amantino Pereira Paiva Secretrio Municipal de Administrao e dos Recursos Humanos (interino) Este texto no substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Linhares. ANEXO I A QUE SE REFERE AO ARTIGO 3 CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO GRUPOS OCUPACIONAIS NOMENCLATURA CLASSE QUANTITATIVO

Portaria, Transportes e Conservao

. Ajudante . Auxiliar de Servios Gerais Quantitativo alterado pela Lei n. 2824/2009 . Motorista . Vigia

A C F C E B C B E C B F E E B C D G E H H J J F F F G E E G H E

50/60 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 15/20 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 5/08 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 3/05 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 2 10/15 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 10 2/10 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 2 10/20 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 2 5 12 2/15 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 21 6/10 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 12/20 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 1/3 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 10 13 3 2 2 17/20 (Redao dada pela lei n 3.120/2011) 2 2 2

Obras, Servios e Manuteno

. Artfice Especializado . Auxiliar de Manuteno . Auxiliar de Operao Quantitativo alterado pela Lei n. 2824/2009 . Calceteiro . Eletricista . Encanador . Operador de Bombas . Operador de Mquinas Pesadas . Operador de Estao de Tratamento de gua . Operador de Estao de Tratamento de Esgoto . Operador de Pequeno Sistema I . Operador de Pequeno Sistema II

Apoio TcnicoAdministrativo

. Operador de Pequeno Sistema III . Operador de Unidade de Saneamento Classe alterada pela Lei n. 2162/2000 . Pedreiro Quantitativo alterado pela Lei n. 2824/2009 . Assistente Administrativo . Assistente Tcnico . Assessor Administrativo . Assessor Tcnico . Auxiliar Administrativo . Auxiliar de Contabilidade Classe alterada pela Lei n. 2162/2000 . Auxiliar de Saneamento Classe alterada pela Lei n. 2162/2000

H G

ANEXO II A QUE SE REFERE AO ARTIGO 3 TABELA DE VENCIMENTOS Tabela - Vencimento dos cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE. CLASSE A B C D E F G H I J L I 183,51 225,57 277,25 337,51 410,87 481,13 563,37 659,67 974,82 1.241,32 1.736,04 II 189,04 232,33 285,56 347,65 419,12 490,78 574,65 672,87 994,29 1.266,16 1.770,80 III 194,70 239,31 294,16 358,09 427,51 500,59 586,16 686,35 1.014,21 1.304,14 1.823,92 IV 202,50 248,91 302,98 368,85 440,33 515,61 603,77 706,96 1.044,65 1.356,31 1.890,79 V 210,62 258,86 315,12 383,61 453,56 531,09 621,88 728,18 1.076,00 1.424,13 1.991,76 VI 219,04 269,23 327,77 398,96 467,18 547,05 640,55 750,04 1.108,24 1.509,58 2.111,26

CLASSE A B C D E F G H I J L

VII 225,62 277,30 337,60 410,93 481,19 563,46 659,76 772,54 1.141,49 1.554,87 2.174,59

VIII 232,38 285,62 347,72 423,26 495,62 580,36 679,56 795,72 1.175,73 1.601,52 2.239,84

IX 239,35 294,20 358,15 435,96 510,49 597,77 699,94 819,58 1.211,01 1.649,55 2.307,02

X 246,54 303,02 368,90 449,04 525,81 615,71 720,94 844,17 1.247,34 1.699,04 2.376,24

XI 253,93 275,51 379,97 462,50 541,58 634,18 742,57 857,29 1.284,76 1.750,02 2.447,52

XII 261,54 321,47 391,37 476,39 557,83 653,21 764,84 895,58 1.323,29 1802,52 2.520,95

ANEXO II A QUE SE REFERE AO ARTIGO 3 TABELA DE VENCIMENTOS Tabela - Vencimento dos cargos de provimento efetivo dos servidores do SAAE. CLASSE A B C D E F G H I J L XIII 269,40 331,11 403,11 490,67 574,57 672,80 787,79 922,44 1.363,00 1.856,59 2.596,58 XIV 277,47 341,04 415,20 505,39 591,80 692,99 811,42 950,12 1.403,89 1.912,29 2.674,48 XV 285,80 351,27 427,65 520,55 609,55 713,77 835,76 978,61 1.446,00 1.969,65 2.754,72 XVI 294,38 361,81 440,49 536,17 627,85 735,18 860,83 1.007,97 1.489,38 2.028,74 2.837,36 XVII 303,21 372,67 453,71 552,25 646,68 757,23 886,67 1.038,21 1.534,06 2.082,94 2.922,48 XVIII 312,30 383,84 467,31 568,82 666,08 779,96 913,26 1.069,37 1.580,09 2.152,29 3.010,14

ANEXO III A QUE SE REFERE AO ARTIGO 3 DESCRIES E FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO (Requisitos para provimento dos cargos efetivos). TTULO: TELEFONISTA GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: D DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, operar aparelhos telefnicos, para estabelecer a comunicao interna, local ou interurbana. DESCRIO DETALHADA: . Executar servios de ligaes telefnicas, operando PABX e outros aparelhos, a partir de solicitaes;

. . . . controle;

Fazer ligaes telefnicas interurbanas, quando autorizadas; Atender, a todas as chamadas telefnicas do SAAE; Receber e anotar recados, transmitindo-os parte interessada; Anotar as ligaes urbanas e interurbanas, para o respectivo

. Fazer contatos com o rgo de telefonia local, solicitando as taxas correspondentes s ligaes interurbanas particulares, anotando-as e encaminhando-as ao setor competente; . Verificar diariamente as condies e funcionamento dos aparelhos telefnicos antes de serem utilizados; . Manter os aparelhos telefnicos limpos e em condies de uso, solicitando a sua manuteno sempre que necessrio; . Observar os perodos de reviso e manuteno preventiva dos aparelhos telefnicos; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: TELEFONISTA . INSTRUO: 1 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos. . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundos mtodos ou procedimentos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativas de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante usa ferramentas, materiais ou equipamentos nos quais as possibilidades de perdas devido a descuido so patentes, embora em grau reduzido. TTULO: AUXILIAR DE CONTABILIDADE GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: F Classe alterada pela Lei n. 2162/2000 DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar tarefas auxiliares referentes administrao financeira e contbil. DESCRIO DETALHADA: . Auxiliar na execuo dos trabalhos de escriturao contbil; . Auxiliar na elaborao de escriturao analtica de atos e fatos contbeis, financeiros e oramentrios; . Auxiliar na emisso, registros, conferncia e controle de empenhos, notas de caixa de recebimento, notas de caixa de pagamento, cheques e autorizaes de pagamento;

. Auxiliar na execuo dos servios de conferncia e classificao dos movimentos da tesouraria; . Controlar, sob superviso, verbas recebidas e aplicadas; . Auxiliar no controle dos trabalhos de anlise e conciliao de contas, conferindo saldos, localizando e ratificando possveis erros, para assegurar a correo das operaes contbeis; . Fazer a conciliao de extratos e outros documentos contbeis; . Auxiliar na elaborao de balancetes, balanos e outras demonstraes contbeis, para apresentar resultados totais ou parciais da situao patrimonial, econmica e financeira do SAAE; . Auxiliar na elaborao do controle de custeio; . Organizar, elaborar e analisar prestaes de contas; . Executar servios datilogrficos e de digitao; . Prestar informaes e/ou esclarecimento s autoridades superiores; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: AUXILIAR DE CONTABILIDADE . INSTRUO: 2 grau completo . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundo mtodos ou procedimentos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativa de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuido. TTULO: OPERADOR DE BOMBAS GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: B DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de servios referentes a operacionalizao dos equipamentos dos sistemas de gua e esgoto. DESCRIO DETALHADA: . Ligar e desligar bombas, aparelhos e equipamentos de operao do

SAAE;

. Acionar as bombas, manipulando os dispositivos de comando, para fazer circular as substncias atravs das redes de gua e esgoto; . Controlar o processo de bombeamento, observando os indicadores do fluxo e da presso, regulando a velocidade do bombeamento e fechando ou

abrindo os tanques e vlvulas das redes de gua e esgoto, para assegurar a regularidade da operao e os padres de segurana exigidos; . Controlar o funcionamento das instalaes, lendo e interpretando as marcaes dos indicadores e observando o desempenho de seus componentes, para verificar as condies de presso, nvel e volume do material e descobrir eventuais falhas nos equipamentos; . Registrar os dados observados, anotando as quantidades bombeadas, a utilizao dos equipamentos e outras ocorrncias, para permitir o controle das operaes; . Inspecionar periodicamente as bombas, mquinas, aparelhos e equipamentos, objetivando a identificao de defeitos e/ou falhas, promovendo os devidos reparos; . Auxiliar no estudo e na orientao dos trabalhos de manuteno preventiva dos equipamentos da estao elevatria de gua e esgoto; .Verificar periodicamente os sistemas de segurana e proteo dos equipamentos eltricos e mecnicos, propondo medidas que visem a melhoria no seu desempenho; . Promover e/ou efetuar a manuteno das bombas, mquinas, aparelhos e equipamentos, para conserv-los em perfeito estado de conservao; . Prestar informaes e/ou esclarecimento seus superiores, quando solicitado; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: OPERADOR DE BOMBAS . INSTRUO: At a 4 srie do 1 grau. cargo. . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio do

. INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante grau mnimo de iniciativa frente as novas situaes que fujam a rotina de trabalho. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundo mtodos ou procedimentos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativas de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrente de descuidos. TTULO: ASSESSOR ADMINISTRATIVO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: J DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de atividades com elevado grau de complexidade, relacionadas a orientao e/ou

desenvolver dos servios de pessoal,. material, patrimnio, oramento, organizaes e mtodos e na assistncias mediatas s autoridades superiores. DESCRIO DETALHADA: . Proceder o estudos, a pesquisa, o planejamento e a execuo das atividades de administrao geral do SAAE; . Orientar e/ou executar a aplicao de normas gerais, baseando-se em leis, decretos, portarias e outros, para estabelecer uma jurisprudncia administrativa uniforme para todo servio; . Elaborar ou desenvolver estudos, levantamentos, planejamento e implantao de servios e rotinas administrativa; . Participar do planejamento das aes integradas de implantao, coordenao e controle de projetos e trabalhos nos campos de administrao, recrutamento, seleo e aperfeioamento de pessoal e de organizao interna; . Orientar e/ou executar as atividades relativas a licitaes pblicas, para aquisio de materiais, bem como e/ou contratao de servios; . Orientar e/ou executar atividades de recebimento, conferncia, guarda, conservao e distribuio de material; . Orientar e/ou realizar levantamento de dados para a elaborao da proposta oramentaria, bem como executar tarefas relativas ao controle oramentrio; . Orientar e/ou realizar levantamento, inventrios e registros destinados a controlar o patrimnio mobilirio e imobilirio; . Executar servios de controle contbil, oramentrio e financeiro; . Orientar e/ou executar as atividades de protocolo e arquivo; . Interpretar leis, decretos, portarias, regulamentos e normas gerais; . Executar servios datilogrficos e de digitao bem como fazer a sua conferncia; . Estudar e sugerir medidas que visem a simplificar o trabalho e reduzir o custo operacional; . Executar servios de atendimento ao usurio a respeito de pedidos de ligao e religao de gua e esgoto; . Prestar assessoramento as autoridades superiores; . Orientar e/ou executar atividade de apoio ao desenvolvimento dos servios de operao do sistema de captao, tratamento e distribuio de gua; . Orientar e/ou executar atividades de apoio ao desenvolvimento dos servios de operao do sistema de coleta, aduo, tratamento e destino final dos efluentes tratados; . Orientar, supervisionar, rever e conferir servios executados por auxiliares; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas; FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: ASSESSOR ADMINISTRATIVO . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio.

. COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas, segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de deciso que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamentos e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: ARTFICE ESPECIALIZADO GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: E DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuio, executar atividades relativas a reparo e manuteno eltrica e mecnica dos aparelhos, equipamentos e dependncias do SAAE. DESCRIO DETALHADA: . Executar servios de instalaes de circuitos eltricos, seguindo plantas, esquemas e croquis; . Montar ou consertar circuitos eltricos, ampermetros, voltmetros, reatores, rels, resistncias, compressores e outros; . Instalar ou consertar sistemas de rede eltrica em aparelhos, mquinas, motores e equipamentos de operao do SAAE; . Localizar e identificar defeitos em aparelhos, mquinas, motores e equipamentos de operao do SAAE; . Consertar e conservar os aparelhos, mquinas e equipamentos de produo do SAAE; . Montar, consertar ou colocar em funcionamento os aparelhos, mquinas e equipamentos de elevao e suco de gua e esgoto; . Instalar e operar perfuratrizes; . Efetuar sondagens; . Realizar a manuteno preventiva das instalaes eltricas das dependncias do SAAE; . Realizar a manuteno preventiva dos aparelhos, mquinas, motores e equipamentos de operao; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Orientar e supervisionar o pessoal responsvel pela instalao das redes coletoras de esgoto sanitrio; . Executar a instalao, manuteno e/ou reparos nas redes e ramais domiciliares de esgoto sanitrio; . Executar e/ou auxiliar na instalao de equipamentos, registros e demais conexes que compem o sistema de esgoto sanitrio. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: ARTFICE ESPECIALIZADO. . INSTRUO: 2 grau completo

. EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de sua tarefas. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigido do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, mquina ou recursos,e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuido. TTULO: ADMINISTRADOR GRUPO OCUPACIONAL: NVEL SUPERIOR CLASSE: L DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do Cargo tm como atribuio, o planejamento, a execuo o acompanhamento e o controle da realizao de pesquisas sobre questes tcnicas de administrao, relacionadas com a organizao do SAAE, formulando e apresentando solues. DESCRIO DETALHADA: . Planejar, organizar, controlar e avaliar a execuo das atividades de administrao geral desenvolvida pelo SAAE; . Participar tecnicamente da elaborao de projetos e da execuo das atividades desenvolvidas em todas as unidades administrativas do SAAE; . Participar do planejamento e da execuo de medidas referentes s atividades de recursos humanos, administrao geral, organizao e mtodos e administrao financeira; . Estudar a sistemtica de sua rea de atuao e propor medidas visando o aperfeioamento de sistema, mtodos, instrumentos, rotinas e procedimentos administrativos; . Definir e propor mtodos e sistemas de administrao em geral com propsito de racionalizar e padronizar as atividades desenvolvidas pelo SAAE; . Elaborar e aplicar critrios, planos, normas e instrumentos para recrutamento, seleo, treinamento e administrao de cargos e vencimentos e demais aspectos da administrao de pessoal; . Participar da elaborao, anlise e acompanhamento do oramento e de sua execuo fsico-financeiro; . Participar da coordenao e superviso do processo de planejamento operacional do SAAE; . Elaborar pareceres em que se exija a aplicao de conhecimentos inerentes s tcnicas de administrao; . Proceder estudos e anlise da execuo das atividades desenvolvidas pelo SAAE, visando a identificao de possveis falhas e propor correo. . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho;

. Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: ADMINISTRADOR . INSTRUO: Curso Superior completo . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamento e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevados se ocorressem. TTULO: AJUDANTE GRUPO OCUPACIONAL: CONSERVAO CLASSE: A DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuio a execuo de trabalhos prprios de ajudante de pedreiro, carpinteiro, bombeiro e outros ligados a operacionalizao da estao de tratamento de gua e esgoto. . Executar trabalhos manuais e/ou mecanizados prprios de ajudante de pedreiro, carpinteiro, bombeiro, calceteiro, operador e outros tcnicos, referentes construo, ampliao, operao e manuteno dos sistemas das redes de gua e esgoto; . Preparar qualquer tipo de massa a base de cola, cimento, concreto e outros; . Carregar tijolos, telhas, ladrilhos, azulejos, tacos, manilhas, areia, pedras, e qualquer tipo de massa de cimento, utilizando carrinho de mo ou outro; . Auxiliar o pedreiro no assentamento de piso e na colocao de azulejos e outros; . Auxiliar na execuo dos servios de construo de muretas para instalao de hidrmetro, bem como auxiliar no seu assentamento; . Auxiliar o pedreiro a fazer obras de construo de prdios, reconstruo de muros, paredes, caladas, DESCRIO DETALHADA:

PORTARIA,

TRANSPORTE

levantamentos de paredes, alicerces, poos de reservatrios de gua, caixa d' gua e esgoto e outras estruturas assemelhadas; . Auxiliar nos servios de pintura; . Auxiliar nos servios de pavimentao de ruas; . Auxiliar na execuo dos servios de carpintaria; . Auxiliar na instalao de esquadrias e outras peas de madeiras, como janelas, portas, e outros similares; . Auxiliar na reparao e conservao de objetos de madeiras, substituindo total ou parcialmente as peas desgastadas e deterioradas ou fixando partes soltas para recompor sua estrutura; . Auxiliar na montagem, instalao, conservao e reparao de sistemas de tubulao de material metlico e no metlico; . Auxiliar na execuo dos servios de instalao e conserto de encanamento das redes de gua e esgotos, caixa dgua, aparelhos sanitrios, chuveiros, vlvulas de presso e outros; . Auxiliar na instalao de registros e outros acessrios de canalizao do sistema de gua e esgoto; . Auxiliar na execuo dos servios de consertos de hidrmetros, vazamento de registros, canos quebrados ou com vazamento e outros; . Fazer a limpeza em condutores das redes de gua e esgoto; . Auxiliar na execuo dos servios de instalao e reparao do sistemas de rede eltrica em prdios, obras e equipamentos do SAAE; . Fazer o corte, ligao ou religao de gua, quando autorizado pelos superiores; . Fazer ligao de rede de esgoto; . Roar, capinar e limpar material e pastagens dos mananciais, reservatrios, estao de tratamento e outros logradouros do SAAE; . Remover a pavimentao de rua, caladas e outros, para realizar o conserto nas redes de gua ou esgoto; . Abrir e limpar, valas, valetas, bueiros redes de gua e esgoto, caixa spticas e outros; . Abrir o solo para implantao de canos e manilhas para construo das redes de gua e esgoto, bem como auxiliar na sua colocao; . Executar os servios de abertura, aterro, nivelamento e desobstruo de ruas, caladas, estradas e outros; . Auxiliar na construo de bueiros, caixas spticas, tampes, caixas e poos de esgoto e outros; . Carregar e descarregar caminhes e outros, com material de construo, equipamentos, produtos para tratamento de gua e esgoto, tubulaes e outros; . Executar servios de limpeza e conservao dos prdios, reas ajardinadas e demais dependncias do SAAE;

. Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Auxiliar os servios de desobstruo de redes coletoras, poos de visita e outros, efetuados atravs da Unidade de Saneamento. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Retirar areia e efetuar limpeza das grades das estaes de tratamento e das elevatrias de esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO:AJUDANTE . INSTRUO: At a 4 srie do 1 grau Nvel Incompleto (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) do cargo. . INICIATIVA: O cargo no exige qualquer iniciativa de seu ocupante. Tarefas simples e repetitiva, executada mecanicamente ou segundo instrues pormenorizadas.Pouco julgamento individual exigido j que so bastante padronizadas os mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante usa ferramentas, materiais ou equipamentos nos quais as possibilidades de perdas devido a descuido so patentes, embora em grau reduzido. TTULO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: H DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuio, a execuo de atividades com grau mdio de complexidade, relativos a pessoal, material, patrimnio, oramento, organizaes e mtodos e outros. DESCRIO DETALHADA: . Participar do estudo, a pesquisa, o planejamento e a execuo das atividades relativas administrao de pessoal, material, oramento e organizao e mtodos e outros; . Participar da elaborao ou desenvolver estudo, levantamento, planejamento e implantao de servios e rotinas de trabalho; . Participar de projetos ou planos de organizao dos administrativos, compondo fluxogramas, . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Fundamental

. EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio

organogramas e demais esquemas ou grficos das informaes do sistema, a fim de concorrer para maior produtividade e eficincia dos servios; . Examinar a exatido de documentos, conferindo, efetuando registros, observando prazos, datas, posies financeiras, informando sobre andamento do assunto pendente e tomar as providncias necessrias quando autorizado pela chefia; . Redigir, rever a redao ou aprovar minutas de documentos legais, relatrios, pareceres que exijam pesquisas especficas e correspondncia que tratam de assuntos de maior complexidade; . Redigir ofcios, ordem de servios, memorando, portarias, decretos, editais e demais expedientes e ato administrativos; . Estudar processos referentes a assuntos de carter geral ou especfico da Unidade Administrativa e propor solues; . Estudar e analisar processo de assunto pertinente sua rea de atuao, dando informaes e/ou emitindo pareceres quando for o caso; . Interpretar leis, decretos, portarias, regulamentos, e normas gerais; . Promover a elaborao de programas de recrutamento, seleo e treinamento de pessoal, bem como organizando os registros dessas atividades; . Executar servios pertinentes ao cadastro de pessoal, bem como registrar toda a vida funcional do servidor; . Elaborar folha de pagamento, efetuando os clculos para preenchimento das guias relativas s obrigaes sociais; . Preparar guias de acidentes de trabalhos, benefcios, aposentadorias e outros, efetuando os clculos que se fizerem necessrios; . Controlar a escala de frias dos servidores do SAAE; . Promover a execuo dos servios de recebimento, conferncia, guarda, conservao e distribuio de material; . Participar do levantamento de dados para a elaborao da proposta oramentria, bem como executar tarefas relativas ao controle oramentrio; . Executar os servios relativos a licitaes pblicas, para aquisio de materiais, bens e/ou contratao de servios; . Executar levantamentos, inventrios e registros destinados a controlar o patrimnio mobilirio do SAAE; . Executar servios de controle contbil, oramentrio e financeiro; . Efetuar clculo de taxas, tarifas e outros . Proceder a baixa das tarifas e/ou taxas pagas, bem como fazer levantamento de usurios em dbito com o SAAE; . Executar servios datilogrficos e de digitao, bem como fazer a sua conferncia;

. Promover os servios de classificao, registro e a conservao de processos, livros e outros documentos do SAAE; . Promover e/ou executar servios de recebimento, classificao, numerao, separao e distribuio de correspondncia e volumes; . Promover a recepo ao pblico e encaminhando ao setor competente, quando for o caso; . Executar servios de atendimento ao usurio a respeito de pedidos de ligao e religao de gua e esgoto; . Prestar assessoramento s autoridades superiores, quando solicitado; . Estudar e sugerir medidas que visam a simplificar o trabalho e reduzir o custo das operaes; . Orientar, supervisionar, rever e conferir trabalhos executados por auxiliares; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho e do local de trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, maquina ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuido. TTULO: ASSESSOR TCNICO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: J DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, executar atividades relacionadas com a promoo, orientao e/ou controle de pessoal de campo, material, patrimnio, oramento,

assistncia imediata s autoridades superiores, bem como orientar e/ou executar tarefas da rea tcnica do SAAE. DESCRIO DETALHADA: . Promover e/ou proceder o estudo, a pesquisa, o planejamento e a execuo das atividades na rea tcnica do SAAE; . Orientar a aplicao de normas gerais, baseando-se em leis, decretos, portarias e outros; . Planejar as aes integradas de implantao, coordenao e controle de projetos e trabalhos; . Coordenar e/ou participar de trabalhos referentes a elaborao de projetos, visando a construo e/ou ampliao das redes de abastecimento de gua e de captao e tratamento de esgoto; . Supervisionar e orientar a execuo das obras de construo e/ou ampliao das redes de abastecimentos de gua e de captao e tratamento de esgoto; . Promover, orientar e/ou executar as atividades relativas a licitao pblica para aquisio de materiais, bens e/ou contratao de servios; . Promover, orientar e/ou executar as atividades de recebimento, conferncia, guarda, conservao e distribuio de material; . Promover, orientar e/ou realizar levantamentos de dados para a elaborao da proposta oramentria, bem como na execuo das tarefas relativas ao controle oramentrio; . Promover, orientar e/ou realizar levantamentos, inventrios e registros destinados a controlar o patrimnio do SAAE; . Promover, orientar e/ou executar servios de campo; . Executar servios datilogrficos e de digitao, bem como fazer a sua conferncia; . Estudar e sugerir medidas que visem a simplificar o trabalho e reduzir o custo operacional; . Executar servios de atendimento ao usurio, relativo a pedidos de ligao e religao de gua e esgoto, de reclamaes quanto a entupimentos de esgotos e vazamento de redes de gua; . Prestar assessoramento s autoridades superiores; . Fazer a distribuio do pessoal para o trabalho de campo; . Orientar, rever e conferir servios executados por auxiliares; . Elaborar relatrios tcnicos; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO

. TTULO: ASSESSOR TCNICO . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, elevado grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados e situaes de emergncia que requeiram rapidez de raciocnio. Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de deciso que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: Os equipamentos e recursos sob a responsabilidade do ocupante so de custo muito elevado. H necessidade de cuidados constantes e meticulosos para evitar acidentes que poderiam produzir perdas de alta gravidade. TTULO: DESENHISTA GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE:G Classe alterada pela Lei n. 2162/2000 DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, elaborar desenhos tcnicos e artsticos aplicados engenharia, estatstica e outros. DESCRIO DETALHADA: . Elaborar trabalhos de desenhos de obras pblicas, referentes a projetos de engenharia em geral; . Elaborar desenhos arquitetnicos; . Elaborar desenhos de anteprojetos de urbanismo, obras e edificaes; . Desenhar, copiar, reduzir e ampliar mapas, plantas e outros; . Fazer diagramas, organogramas e funcionogramas; . Fazer grficos estatsticos em geral, desenhos de letras com normgrafos ou com aplicao de letras prontas; . Desenhar fichas, formulrios e outros; . Prestar informaes a seus superiores; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas; . Cadastrar redes de distribuio de gua, coletoras de esgoto e outras instalaes; . Efetuar digitalizao em mesa, da base cartogrfica, planta cadastral, Desenhos A4; . Efetuar digitao dos dados cadastrais em plantas, desenhos A4. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

. TTULO: DESENHISTA . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigindo do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante usa ferramentas, materiais ou equipamentos nos quais as possibilidades de perdas devido a descuidos so patentes, embora em grau reduzido. TTULO: OFICIAL TCNICO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: G Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de atividades relacionadas com o estudo e pesquisa para aperfeioamento dos servios de abastecimento de gua e tratamento de gua e coleta de esgoto. . Coordenar e/ou participar de trabalhos referentes a elaborao de projetos, visando a construo e/ou ampliao das redes de abastecimento de gua e de captao e tratamento de esgoto; . Coordenar e/ou participar de trabalhos referentes s atividades de operao e manuteno dos servios de abastecimento de gua e de tratamento de esgoto; . Estudar e propor medidas destinadas a melhora o funcionamento dos sistemas de gua e esgoto, aumentando-lhes a eficincia e reduzindo os custos operacionais; . Orientar, supervisionar e rever trabalhos de equipes auxiliares; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: OFICIAL TCNICO DESCRIO DETALHADA: DESCRIO SUMRIA:

. INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que se requeiram rapidez de raciocnio. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas relativamentes complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuido. TTULO: OPERADOR DE MQUINAS PESADAS GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: F Os ocupantes do cargo tm como atribuies, as tarefas relacionadas com a operao de mquinas pesadas, efetuando servios de abertura e aterro de valas, bueiros, servios de drenagem, nivelamento de ruas, terrenos e estradas. DESCRIO DETALHADA: . Examinar as condies de funcionamento da mquina antes de iniciar o trabalho; . Dirigir e operar trator, patrol, retroescavadeira, p mecnica e outras mquinas pesadas; . Abrir, aterrar, nivelar e desobstruir ruas, terrenos e estradas; . Executar servios de escavao e transporte de terra, areia e brita nas estradas, ruas e outros; . Executar servios de carregamento de basculantes e caminhes e outros com terra, areia, brita, pedras, manilhas e outros materiais; . Abrir valetas para instalao de redes de gua e esgoto, bem como para drenagem de guas pluviais; . Assentar manilhas em bueiros e valetas; . Levantar, colocar e arrancar manilhas, meio-fio e outros; . Abastecer e lubrificar a mquina; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas DESCRIO SUMRIA:

FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: OPERADOR DE MQUINAS PESADAS . INSTRUO:At a 4 srie do 1 grau. Nvel Fundamental Completo (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigido do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamento e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que sejam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: ENCANADOR GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: C DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, a execuo das atividades de instalao e conservao da rede de gua e esgoto e de aparelhos sanitrios. DESCRIO DETALHADA: . Executar trabalhos de instalao, conservao e reparos em tubulaes das redes de gua e esgoto e outros; . Executar trabalhos de instalao e conserto na rede de gua e esgoto, bem como de caixa dgua, aparelhos sanitrios, chuveiros e vlvulas de presso; . Instalar registros e outros acessrios de canalizao da rede de gua e esgoto; . Localizar e reparar vazamento; . Fazer manuteno das redes de gua e esgoto; . Auxiliar na promoo da limpeza de condutores das redes de gua e esgoto; . Cumprir normas de higiene e segurana do trabalho; . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: . INICIATIVA:

. Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos, ferramentas e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Fazer ligao de gua e/ou esgoto; . Efetuar o corte e/ou religao do abastecimento de gua aos usurios. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 . Efetuar a instalao, reparo, substituio e troca de posio de hidrmetros. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Efetuar a instalao e/ou substituio de padro, caixa e troca de tubos das ligaes. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Repor o calamento quando da abertura de valas. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Dirigir e conservar veculos. (Includo pela Lei n 3.120/2011) FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: ENCANADOR . INSTRUO: At a 4 srie do 1 grau Nvel Completo (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante grau mnimo de iniciativa frente s novas situaes que fujam a rotina de trabalho. Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundo mtodos ou procedimentos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativas de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante usa ferramentas, materiais ou equipamentos nas quais as possibilidades de perdas devido a descuidos so patentes, embora em grau reduzido. TTULO: CALCETEIRO GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: B DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, a execuo de servios de assentamento e demolio da pavimentao de ruas, parques, praas e outros logradouros pblicos. DESCRIO DETALHADA: . Executar servios de demolies em pavimentao de ruas, praas, e outros logradouros pblicos, visando a execuo de servios prestados pelo SAAE; . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Fundamental

. Determinar o alinhamento da obra, marcando-o com estacas e linhas, para orientar o assentamento do material; . Preparar a superfcie do solo, recobrindo o com areia ou terra, para nivela-lo e permitir o assentamento das peas; . Executar servios de assentamento de pedras, elementos de concretos pr-moldados e outros; . Recobrir junes preechendo-as com alcatro ou argamassa de cimento, para igualar o calamento e dar acabamento obra; . Espalhar camada de areia sobre o assentamento; . Preparar cavaletes e outros meios para isolar as reas de trabalho; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda das ferramentas e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: CALCETEIRO . INSTRUO: At a 4 srie do 1 grau do cargo. . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio

. INICIATIVA: O cargo exige do seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundo mtodos ou procedimentos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativas de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante usa ferramentas, materiais ou equipamentos nos quais as possibilidades de perda devido a descuidos so patentes, embora em grau reduzido. TTULO: RECEPCIONISTA GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE:D DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuio, executar tarefas relacionadas com a recepo, identificao e encaminhamento das pessoas que procuram pelo SAAE.

DESCRIO DETALHADA: . Recepcionar usurios, visitantes e autoridades, procurando identific-los, averiguando suas pretenses, para prestar-lhes informaes, marcar entrevistas, receber recados ou encaminhlos as pessoas ou setores procurados; . Receber telegramas e correspondncias, passando recibos e encaminhando aos seus respectivos destinatrios; . Registrar as visitas e os telefonemas atendidos, anotando dados pessoais e comerciais dos clientes, visitantes e autoridades, para possibilitar o controle dos atendimentos dirios; . Orientar ao pblico quanto ao horrio de atendimento; . Executar tarefas de datilografia; . Manusear fichrios e agenda telefnica, mantendo-os atualizados para contato do rgo; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local do trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Fazer ligaes telefnicas locais e interurbanas, quando autorizadas; . Receber e anotar recados, transmitindo-os a parte interessada. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: RECEPCIONISTA . INSTRUO: 1 grau completo . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante grau mnimo de iniciativa frente s novas situaes que fujam rotina de trabalho. Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundo mtodos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativa de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante usa ferramentas, materiais ou equipamentos nos quais as possibilidades de perdas devido a descuido so patentes, embora em grau reduzido. TTULO: PROGRAMADOR DE COMPUTADOR GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: H DESCRIO SUMRIA: . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

Os ocupantes do cargo tm como atribuies, a elaborao de programas de computao, baseando-se nos dados fornecidos pela equipe de anlise e estabelecendo os diferentes processos operacionais, para permitir o tratamento automtico de dados. DESCRIO DETALHADA: . Estudar os objetivos do programa, analisando as especificaes e instrues recebidas, para verificar a natureza e fontes dos dados de entrada que vo ser tratados e esquematizar a forma e fluxo do programa; . Elaborar fluxogramas lgicos e detalhados, estabelecendo a sequncia dos trabalhos de preparao dos dados a tratar e as operaes do computador; . Converter os fluxogramas em linguagem de mquina, utilizando formulrios de codificao, para possibilitar sua compilao; . Dirigir ou efetuar a transcrio de programa em uma forma codificada, utilizando simbologia prpria e simplificando rotinas; . Realizar experincias, empregando dados de amostra do programa desenvolvido para testar a validade do mesmo e efetuar as modificaes oportunas; . Preparar manuais, instrues de operaes e descries dos servios, listagem, gabaritos de entrada e sada e outros informes necessrios sobre o programa para instruir operadores e pessoal de computadores e solucionar possveis dvidas; . Modificar programas, alterando o processamento, a codificao e demais elementos, para aperfeio-los, corrigir falhas e atender a alteraes de sistemas necessidades novas; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local do trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: PROGRAMADOR DE COMPUTADOR . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: TOPGRAFO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: G Classe alterada pela Lei n. 2162/2000 DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, a execuo de levantamento, locao e demarcao de reas de terras, atravs de planimetria e altimetria, bem como a elaborao de clculos, desenhos, mapas, etc., decorrentes dos levantamentos efetuados. DESCRIO DETALHADA: . Fazer servios de locao e demarcao de reas em geral; . Analisar mapas, plantas, ttulos de propriedades, registros e especificaes, estudando- os e calculando as medies a serem efetuadas, para preparar esquemas de levantamentos topogrficos, planimtricas e altmetros; . Efetuar o reconhecimento bsico da rea programada, analisando as caractersticas do terreno, para decidir os pontos de partida, vias de melhor acesso e selecionar materiais e instrumentos; . Realizar levantamentos de rea demarcada, posicionando e manejando teodolitos, nveis, trenas, bssolas, telmetros, rguas, planimetro, balisa, ciclmentro, transito e outros aparelhos de medio; para determinar altitudes, distncias, ngulos, coordenadas, referncias de nvel e outras caractersticas da superfcie terrestre, de reas subterrneas e de edificaes; . Examinar ampliaes, mapas, planos e outros documento e realizar os clculos preliminares para efetuar os levantamentos; . Executar levantamentos planimtricos e altimtricos; . Fazer retombamentos; . Executar, no escritrio os desenhos topogrficos, caso se torne necessrio dos servios realizados no campo; . Instruir os auxiliares, a fim de determinar medir com preciso os locais, pontos, altura, linhas, ngulos, contornos outros detalhes relativos ao servio; . Registrar em cadernetas apropriadas as medidas e clculos, e fazer croquis do trabalho executado; . Estabelecer clculos necessrios verificao da exatido das medidas tomadas: . Preparar desenhos e informaes detalhadas; . Executar a locao de estradas; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: TOPGRAFO . INSTRUO: 2 grau completo

. EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamentos e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: VIGIA GRUPO OCUPACIONAL: CLASSE: C DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, a execuo da vigilncia diurna ou noturna nos prdios e dependncias do SAAE. DESCRIO DETALHADA: . Fiscalizar e controlar a entrada e sada de pessoas nas dependncias do SAAE, prestando informaes efetuando encaminhamento e examinando autorizaes, para garantir a segurana do local; . Proceder a ronda diurna e noturna nas dependncias do SAAE, e rea adjacentes, verificando se portas, janelas, e outras vias de acesso esto fechadas corretamente e observando pessoas que lhe paream suspeitas para possibilitar a tomada de providncia; . Observar a existncia de vazamentos, em canos, registro e instalaes hidrulicas, problemas com eletricidade e fora e quaisquer outras ocorrncias, alertando os superiores para providncias necessrias; . Ascender e apagar lmpadas dos prdios do SAAE; . Fiscalizar a entrada e a sada de volumes, cargas e veculos nas dependncias do SAAE; . Zelar pela segurana de materiais, veculos e equipamentos pertencentes ao SAAE; . Encaminhar imediatamente autoridade superior quaisquer irregularidades encontradas; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda das ferramentas e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas; FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO

CONSERVAO

PORTARIA,

TRANSPORTE

. TTULO: VIGIA . INSTRUO: At a 4 srie do 1 grau. Nvel Fundamental Incompleto (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) do cargo. . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio

. INICIATIVA: O cargo exige, de seu ocupante grau mnimo de iniciativa frente s novas situaes que fujam a rotina de trabalho. Tarefas simples e repetitivas, executadas mecanicamente ou segundo instrues pormenorizadas. Pouco julgamento individual e exigido j que so bastante padronizados os mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: ENGENHEIRO CIVIL GRUPO OCUPACIONAL: NVEL SUPERIOR CLASSE: L Os ocupantes do cargo tm como atribuies, a elaborao, e execuo e a direo de projetos de engenharia civil relativas edificaes, sistemas de gua e esgoto e outros, estudando e preparando planos, mtodos de trabalho para orientar a construo, manuteno e reparos de obras pblicas, assegurando os padres tcnicos exigidos. . Avaliar as condies requeridas para obras, estudando o projeto e examinando as caractersticas do terreno disponvel para construo . Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia civil no que se refere a estruturas de prdios, estao de tratamento, redes de gua e esgoto e reservatrios e outros; . Orientar, coordenar e supervisionar a execuo de obras de construo de prdios, estao de tratamento de gua, redes de gua e esgoto, reservatrios de gua e outros; . Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia civil relativos as obras destinadas ao saneamento bsico, para assegurar a construo, funcionamento, manuteno e reparo dos sistemas de abastecimento de gua e sistemas de esgotos, dentro do padres exigidos; . Estudar as condies requeridas para o funcionamento das instalaes de filtragem e distribuio de gua potvel, sistemas de esgotos, de drenagem e outras construes de saneamento, analisando caractersticas e resultados a alcanar, para estabelecer as tarefas e etapas de desenvolvimento dos projetos sanitrios; DESCRIO DETALHADA: DESCRIO SUMRIA: . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

. Projetar as instalaes e equipamentos sanitrios, desenvolvendo o conjunto e as diferentes partes, para determinar dimenses, volumes, formas e demais caracterstica da obra; . Acompanhar as diferentes fases de construo, montagem, funcionamento, manuteno e reparo das instalaes e equipamentos sanitrios, para garantir a observncia das especificaes tcnicas e normas de segurana; . Fiscalizar projetos e obras de construo do sistema de abastecimento de gua e do sistema de tratamento de esgoto dando o respectivo parecer; . Estudar projetos dando o respectivo parecer, no que se refere a construo de obras do SAAE; . Elaborar projetos de construes, preparando plantas e especificaes da obra, indicando tipos e qualidade de materiais, equipamento e mo-de-obra necessria e efetuando clculo dos custos, a fim de apresent-los aos seus superiores; . Preparar o programa de execuo do trabalho, elaborando plantas, croquis, cronogramas e outros subsdios que se fizerem necessrios, para possibilitar a orientao e fiscalizao do desenvolvimento das obras; . Dirigir e fiscalizar as obras executadas pelo SAAE; . Projetar, dirigir e fiscalizar as obras de reparos de ruas, caladas e outros logradouros pblicos; . Coordenar e fiscalizar a execuo de obras de saneamento urbano e rural; . Elaborar projetos hidrosanitrios; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: ENGENHEIRO CIVIL . INSTRUO: Curso superior completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige, de seu ocupante, elevado grau de iniciativa para solues de emergncia que requeiram rapidez de raciocnio. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas complexas, basicamente variadas, executadas segundo normas ou polticas gerais da Empresa. Usa julgamento independente para tomar decises que envolvam a soluo de problemas originais. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: Os equipamentos e recursos sob a responsabilidade do ocupante so de custo muito elevado. H

necessidade de cuidados constantes e meticulosos para evitar acidentes que poderiam produzir perdas de alta gravidade. TTULO: ELETRICISTA GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: E DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, a execuo de servios referentes instalao e manuteno eltrica em prdios, aparelhos e equipamentos do SAAE; . Executar servios de instalaes de circuitos eltricos, seguindo plantas, esquemas e croques e outros; . Instalar e reparar sistemas de rede eltrica em prdios e obras do SAAE; . Instalar sistemas de rede eltrica em aparelhos e equipamentos do SAAE; . Examinar mquinas, instalaes e equipamentos eltricos, valendo-se dos planos de montagem, especificaes e de instrumentos adequados, para localizar e identificar defeitos; . Reparar a rede eltrica interna e partes eltricas de mquinas, caixas e chaves de distribuio, aparelhos e equipamentos consertando ou substituindo peas, para mant-las em condies de funcionamento; . Colocar e fixar quadros de distribuio caixas de fusveis, tomada eltricas, calhas, bocais para lmpadas e servios; . Instalar e reparar disjuntores, rels, exautores, ampermetros, reatores, resistncias, painis de controle e outros; . Instalar e reparar linhas de alimentao, chaves, reostatos, motores de correntes alternadas e contnuas, chaves trmicas, magnticas e automticas; . Fazer a limpeza e lubrificao de motores, mquinas e equipamentos do SAAE; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: ELETRICISTA . INSTRUO: 1 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. DESCRIO DETALHADA:

Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigido do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: MOTORISTA GRUPO OCUPACIONAL: CONSERVAO CLASSE: F DESCRIO SUMRIA:

. COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

PORTARIA,

TRANSPORTE

Os ocupantes do cargo tm como atribuies, a execuo das tarefas referentes a conduo de veculos leves e pesados de transporte de passageiros e cargas. DESCRIO DETALHADA: . Verificar diariamente as condies de funcionamento do veculo, antes de sua utilizao: pneus, gua do radiador, bateria, nvel do leo, sinaleiros, freios, embreagem, faris, abastecimento de combustveis, etc.; . Verificar se a documentao do veculo a ser utilizado est correta; . Observar os perodos de reviso e manuteno preventiva do veculo; . Dirigir automveis, caminhonetas, carro pipa, caminhes e demais veculos de transporte de passageiros e carga, dentro e fora do Municpio; . Conduzir os servidores do SAAE e visitantes, em lugar e hora determinados, conforme itinerrios e outras ocorrncias; . Transportar e entregar cargas em geral; . Orientar o carregamento e descarregamento de cargas afim de manter o equilbrio do veculo e evitar danos aos materiais transportados; . Zelar pela segurana de passageiros verificando o fechamento de portas e o uso de cintos de segurana; . Zelar pela limpeza e conservao do veculo bem como solicitar reparos quando for o caso; . Recolher o veculo aps o servio, deixando-o corretamente estacionado e fechado; . Fazer anotaes, segundo normas estabelecidas, a quilometragem rodada, viagens realizadas, objetos e pessoas transportadas, itinerrios e outras ocorrncias; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Executar outras tarefas correlatas.

FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: MOTORISTA . INSTRUO: 1 Grau Completo Nvel Fundamental Completo (Redao 3.120/2011) . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . INICIATIVA: O cargo exige, de seu ocupante grau mnimo de iniciativa frente s novas situaes que fujam a rotina de trabalho. Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundo mtodos ou procedimentos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativas de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuido. TTULO: TCNICO DE MANUTENO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: G DESCRIO SUMRIO: Os ocupantes do cargo tm como atribuies orientar e executar atividades relativas a instalao, montagem, reparo, conservao dos aparelhos e equipamentos de operao do SAAE. . Orientar e executar todas as atividades de reparo e manuteno mecnica e eltrica dos aparelhos e equipamentos de operao do SAAE; . Executar atividades de carter tcnico relativas a elaborao de projetos para instalao e montagem dos aparelhos e equipamentos de operao do SAAE, no que se refere a parte mecnica e eltrica; . Montar, consertar ou colocar em funcionamento os aparelhos, mquinas e equipamentos de elevao e suco de gua e esgoto; . Localizar identificar defeitos em mquinas ou equipamentos mecnicos, examinando o funcionamento ou diretamente a pea defeituosa, para providenciar sua recuperao; . Executar o conserto e manuteno de mquinas, bombas, motores ou equipamentos, reparando ou substituindo peas, fazendo os ajustes, regulagens e lubrificaes necessrias; . Executar a manuteno preventiva e corretiva de maquinaria ou instalaes, como bomba de recalques, reservatrios e canalizaes de gua e esgoto; DESCRIO DETALHADA: . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: dada pela Lei n

. Executar a manuteno preventiva e corretiva de mquinas, instalaes e equipamentos eltricos e dependncias do SAAE; . Executar servios de instalaes de circuitos eltricos, seguindo plantas, esquemas e croquis; . Montar ou consertar circuitos eltricos, ampermetros, voltmetros, reatores, rels, resistncias, compressores e outros; . Dirigir veculos utilitrios dentro e fora do Municpio; . Instalar ou consertar sistemas de rede eltrica em aparelhos, mquinas, motores e equipamentos de operao do SAAE; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Orientar e/ou executar todas as atividades de manuteno corretiva e preventiva dos hidrmetros; . Orientar o pessoal nos trabalhos relativos a instalao e/ou substituio dos hidrmetros; . Elaborar estudos visando a substituio de hidrmetros; . Orientar e executar a manuteno e/ou reparos nas redes e ramais domiciliares de gua; . Executar e/ou auxiliar na instalao de equipamentos, registros e demais conexes que compem o sistema de abastecimento de gua. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 . Executar a instalao, substituio e a manuteno preventiva e corretiva de bombas, motores, conjuntos moto-bomba e painel de comando dos sistemas de abastecimento de gua e coleta e tratamento de esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Executar a manuteno preventiva e corretiva das vlvulas, registros, bias e demais equipamentos que compem os sistemas de abastecimento de gua e coleta e tratamento de esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Executar a instalao, substituio, manuteno corretiva e preventiva de transformadores de alta tenso, chave fusvel, para raio, isoladores e demais componentes do sistema eltrico. (Includo pela Lei n 3.120/2011) FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TITULO: TCNICO DE MANUTENO . INSTRUO: 2 grau completo. Nvel Mdio Tcnico na rea de atuao (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) Curso

. EXPERINCIA: De 01 a 05 anos. Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio.

. COMPLEXIDADE DA TAREFAS: tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: ASSISTENTE TCNICO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: H DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, executar atividades relacionadas com a orientao e/ou execuo de tarefas referentes a operacionalizao dos sistemas de gua e esgoto. . Prestar informaes e/ou assistncia a Direo do rgo e ao pessoal tcnico na definio de objetivos e no planejamento tcnico; . Participar do planejamento e da elaborao de projetos, visando a construo de novas instalaes para a captao, tratamento e distribuio de gua e para a captao, tratamento e destino final do esgoto; . Coordenar e/ou participar da execuo dos servios referentes s atividades de operao e manuteno das redes de gua e esgoto; . Estudar e sugerir medidas destinadas a simplificar o trabalho, a aumentar a eficincia e a reduzir o custo operacional; . Promover e/ou executar servios administrativos quando solicitado; . Prestar informaes e/ou esclarecimentos a seus superiores; . Orientar, supervisionar e rever trabalhos de equipes tcnicas auxiliares; . Emitir relatrio sobre execuo das suas tarefas; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Coordenar, orientar e executar servios referente s atividades de controle da qualidade da gua bruta e tratada; . Inspecionar e orientar as atividades referentes a operao e/ou manuteno da Estao de Tratamento de gua; . Realizar anlises, exames, testes e outros na gua distribuda populao, objetivando a manuteno e a melhoria de sua qualidade; DESCRIO DETALHADA:

. Orientar quanto limpeza, desinfeco e esterilizao dos aparelhos e utenslios de laboratrios; . Fornecer dados estatsticos e elaborar relatrios tcnicos, demonstrativos, quadros e outros de sua rea de atuao; . Orientar e supervisionar o pessoal responsvel pela instalao das adutoras, sub-adutoras e redes de distribuio de gua; . Executar a instalao, manuteno e/ou reparos nas adutoras, subadutoras, redes de distribuio e ramais domiciliares de gua; . Executar e/ou auxiliar na instalao de equipamentos, registros e demais conexes que compem o sistema de abastecimento de gua. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: ASSISTENTE TCNICO . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos. . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigindo do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependem da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamentos recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: TCNICO QUMICO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: G Classe alterada pela Lei

n. 2162/2000

DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo, a coordenao e superviso das atividades relacionadas ao tratamento de gua e esgoto, o controle da qualidade dos mananciais e da gua distribuda populao. DESCRIO DETALHADA: . Orientar quanto limpeza, desinfeco e esterilizao dos aparelhos e utenslios de laboratrios; . Orienta quanto limpeza e/ou desinfeco das instalaes do laboratrio; . Orientar e/ou executar a coleta do material a ser analisado; . Executar a pesagem de reagentes qumicos;

. Controlar a qualidade e a dosagem de produtos qumicos utilizados no tratamento da gua e/ou esgoto, mediante a realizao de anlises fsico-qumico e exames bacteriolgicos; .Realizar anlises, exames, testes e outros na gua distribuda populao, objetivando a manuteno e a melhoria da sua qualidade; . Inspecionar os mananciais de gua utilizados no abastecimento e os receptores dos esgotos, objetivando a sua preservao; . Realizar ensaios e pesquisas em geral e promover o desenvolvimento de mtodos e produtos relacionados com o seu trabalho; . Fazer a interpretao dos exames, anlises e testes, utilizando seus conhecimentos tcnicos e baseando-se nas tabelas cientficas, emitindo os respectivos laudos e assinando-os; . Orientar e controlar todas as atividades dos seus auxiliares, indicando as melhores tcnicas e acompanhado o desenvolvimento dos servios realizados . Fornecer dados estatsticos e elaborar relatrios tcnicos, demonstrativos, quadros, e outros de sua rea de atuao; . Promover o conserto e a manuteno dos aparelhos e equipamentos de trabalho; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: TCNICO QUMICO . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio. Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no s estendem a todas as fases do trabalho, exigindo do seu ocupante, julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamentos e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: TCNICO DE EDIFICAES GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: G Classe alterada pela Lei n. 2162/2000 DESCRIO SUMRIA: . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar tarefas de carter tcnico relativas elaborao de projetos de edificaes e outras obras de engenharia civil. DESCRIO DETALHADA: . Executar tarefas de carter tcnicos relativas execuo de projetos e obras de engenharia civil, orientando-se por plantas, esquemas, e especificaes tcnicas, visando a construo e/ou reparo das obras de engenharia; . Realizar estudos no local da obra, procedendo a medio, analisando amostras de solo e efetuando clculos para auxiliar a preparao de plantas e especificao relativas construo, reparao e conservao de edifcios e outras obras de engenharia; . Elaborar esboo e desenhos tcnicos estruturais, seguindo plantas, esquemas, especificaes tcnicas e utilizando instrumentos de desenho, para orientar os trabalhos de construo, manuteno e reparo; . Preparar estimativas detalhadas sobre quantidade e custos de materiais e mo-de-obra, efetuando clculos referentes a material, pessoal e servio, para fornecer os dados necessrios a elaborao da proposta de execuo das obras; . Promover a inspeo dos materiais, estabelecendo os testes a serem realizados, de acordo com a espcie e o emprego de cada material, para controlar a qualidade e observncia das especificaes; . Auxiliar na preparao de programas de trabalho e na fiscalizao das obras, acompanhando e controlando os respectivos cronogramas, para assegurar o cumprimento das condies estabelecidas ou localizar folhas de execuo; . Proceder ao acompanhamento e fiscalizao de obras executadas por terceiros, verificando a observncia das especificaes de qualidade e segurana; . Identificar e resolver problemas que surjam sobre a construo da obra e as instalaes hidrulicas, sanitrias e eltricas; . Coordenar e instruir equipes de trabalhos na execuo de projetos; . Prestar informaes a seus superiores; . Elaborar relatrio das suas atividades desenvolvidas; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: TCNICO DE EDIFICAES . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigindo do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior.

. RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: FISCAL GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: E DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de atividades relacionadas com o atendimento e orientao aos usurios do sistema de gua e esgoto do SAAE, bem como o cumprimento pelos mesmos das normas, regulamentos e demais legislaes pertinentes. . Realizar a inspeo das instalaes hidro-sanitrias dos usurios, visando a instrui-los quanto ao uso adequado dos servios prestados pelo SAAE, para efeito de concesso dos servios e para a verificao do cumprimento das normas, regulamento e demais legislao pertinentes; . Fazer a leitura e o registro do consumo de gua dos hidrmetros de cada domiclio; . Fazer a entrega de contas dos usurios; . Fazer a conferncia da categoria da residncia e/ou estabelecimento, visando a definio do valor da tarifa a ser paga pelo usurio; . Fazer a fiscalizao na rede de gua e esgoto e tomar as providencias necessrias; . Fazer a fiscalizao geral dos servios prestados pelo SAAE junto populao; . Encaminhar a seus superiores, qualquer irregularidade, quanto ao no cumprimento dos dispositivos legais pelo usurios; . Auxiliar na realizao dos entendimentos com usurios sobre regularizao de dbitos e outras situaes irregulares no que concerne utilizao dos servios de gua e esgoto sanitrios; . Fazer o acompanhamento do pessoal de campo no corte do fornecimento de gua ao usurio; . Fazer o acompanhamento do pessoal de campo na ligao e/ou religao do fornecimento de gua ao usurio; . Opinar, quando solicitado, sobre a viabilidade de concesso das ligaes de gua e esgoto; . Levar ao conhecimento superior qualquer anormalidade que observar nos sistemas de gua e esgoto; . Emitir relatrios sobre as atividades desenvolvidas; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; DESCRIO DETALHADA:

. Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e pelo local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas; . Efetuar o corte e/ou religao do fornecimento de gua aos usurios, quando efetuado atravs o hidrmetro. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: FISCAL . INSTRUO: 1 grau completo dada pela Lei n 3.120/2011) . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. . INICIATIVA:O cargo exige de seu ocupante grau mnimo de iniciativa frente as novas situaes que fujam a rotina de trabalho. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundo mtodos ou procedimentos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativas de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO:AUXILIAR DE SERVIOS GERAIS GRUPO OCUPACIONAL: PORTARIA, TRANSPORTES E CONSERVAO CLASSE:C DESCRIO SUMRIA: Nvel Mdio (Redao

Os ocupantes do cargo tm como atribuies, a execuo de tarefas de natureza rotineira de limpeza em geral nas dependncias dos prdios do SAAE, de servios de copa e cozinha e de coleta e entrega de documentos e outros afins. DESCRIO DETALHADA: fechamento das dependncias de prdios do SAAE; . Fazer a limpeza das dependncias do escritrio, laboratrio, estao de tratamento de gua e outros, varrendo, lavando e encerando assoalhos, pisos, escadas, ladrilhos, vidraas e outros; . Manter a devida higiene das instalaes sanitrias das dependncias do SAAE; . Remover o p de mveis, paredes, tetos, portas, janelas, aparelhos e equipamentos; . Fazer a abertura e

. Limpar utenslios como cinzeiros e objetos de adorno. . Coletar o lixo das salas, corredores e outras dependncias, recolhendo-os adequadamente; . Remover ou arrumar mveis; . Solicitar material de limpeza e de cozinha; . Executar tarefas de copa e cozinha; . Preparar e servir caf, gua e outros nos setores de trabalho, nas quantidades e horrios determinados; . Manter a arrumao da cozinha, limpando e lavando recipientes, vasilhames e outros utenslios de copa e cozinha; . Manter a limpeza e a higiene da cozinha; . Executar servios internos e externos, entregando e recebendo documentos, correspondncias, mensagens ou pequenos volumes nas diversas Unidades Administrativas do SAAE, ou junto outras reparties pblicas ou empresas privadas; . Fazer a entrega de contas de gua e esgoto; . Efetuar pequenas compras ou pagamentos de carter particular; . Auxiliar no encaminhamento dos visitantes aos diversos setores do SAAE; . Auxiliar no atendimento ao pblico, nas anotaes dos recados e no atendimento dos telefones; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Auxiliar no arquivamento de documentos. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 . Efetuar o atendimento ao publico em geral, emisso de requerimentos, 2 via das contas. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Efetuar o recebimento a conferencia e a entrada dos materiais no almoxarifado. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Emisso da requisio, efetuar a entrega e controle dos materiais. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Auxiliar no levantamento e controle dos equipamentos e veculos e ferramentas. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Efetuar a esterilizao das vidrarias, aparelhos e equipamentos em uso, bem como das dependncias do laboratrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Fazer e receber ligaes telefnicas locais e interurbanas. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Receber e anotar recados, transmitindo-os a parte interessada. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Receber telegramas e correspondncias, passando recibos e encaminhando aos seus respectivos destinatrios. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Prestar informaes ao publico/usurios em relao a horrio de funcionamento e outras referentes aos sistemas de abastecimento de gua e coleta e tratamento de esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011)

. Executar servios de recebimento, registro, numerao e distribuio correspondncias. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Redigir ofcios, relatrios, memorandos e outros documentos. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Receber, encaminhar e acompanhar a tramitao de processos e outros documentos. (Includo pela Lei n 3.120/2011) FATORES A SEREM CONSIDERADO EM RELAO AO CARGO . TTULO: AUXILIAR DE SERVIOS GERAIS . INSTRUO: At a 4 srie do 1 grau Nvel Fundamental Incompleto (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) do cargo. ocupante . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio . INICIATIVA: O cargo no exige qualquer iniciativa de seu . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

Tarefas simples e repetitivas, executadas mecanicamente ou segundo instrues pormenorizadas. Pouco julgamento individual exigido j que so bastante padronizados os mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: As possibilidades perda devido a descuido so mnimas. de

TTULO: AUXILIAR DE SANEAMENTO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: F Classe alterada pela Lei n. 2162/2000 DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies, desenvolver trabalhos educativos com indivduos e grupos, difundindo e estimulando noes de sade e saneamento. DESCRIO DETALHADA: . Realizar visitas em domiclios, escolas, estabelecimentos comerciais e industriais, objetivando a difundir e estimular noes gerais sobre os servios de sade e saneamento; . Atuar em campanhas de preveno de doenas, essencialmente aquelas adquiridas pelo consumo inadequado da gua, bem como aquelas provenientes das pssimas condies sanitrias; . Vistoriar e orientar a execuo de servios de instalaes de abastecimento de gua em domiclios, escolas, estabelecimentos comerciais e industriais; . Vistoriar e orientar a execuo de servios de instalaes sanitrias em domiclios, escolas, estabelecimentos comerciais e industrias; . Orientar a populao quanto ao destino final dos objetos do lixo; . Orientar a execuo de trabalhos de melhoria do saneamento rural;

. Fazer inquritos sanitrios domiciliares; . Fazer croquis de reas urbanas e rurais, cadastramento e numerao de prdios; . Participar de campanhas de vacinao; . Participar dos trabalhos de educao sanitria; . Organizar fichrios e preencher mapas e registros referentes s suas atividades; . Participar de trabalhos especiais de saneamento em casos de emergncia e calamidade pblica; . Elaborar boletins de produo e relatrios de visitas domiciliares, baseando-se nas atividades executadas, para permitir levantamentos estatsticos e comprovao do trabalho; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: AUXILIAR DE SANEAMENTO . INSTRUO: 1 grau completo . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigido do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: AUXILIAR DE MANUTENO GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: B DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de atividades de operao, conserto e manuteno das maquinas, aparelhos e equipamentos relacionados aos sistemas de gua e esgoto. . Auxiliar na execuo dos servios de operao e manuteno de mquinas, aparelhos e equipamentos utilizados nos sistemas de gua e esgoto; . Auxiliar na instalao de aparelhos e equipamentos eltricos e mecnicos do SAAE; DESCRIO DETALHADA:

. Executar, sob superviso, o conserto e a manuteno dos aparelhos e equipamentos eltricos e mecnicos do SAAE; . Executar os servios de manuteno preventiva e corretiva dos aparelhos e equipamentos eltricos e mecnicos do SAAE; . Promover e/ou executar sob superviso, a desmontagem e a montagem de aparelhos e equipamentos eltricos e mecnicos do SAAE, para realizar os reparos necessrios; . Promover e/ou executar os servios de recuperao e manuteno das ferramentas do SAAE; . Executar servios com solda eltrica e de corte com maarico e acetileno; . Auxiliar na execuo dos servios de instalao, reparos e revises de circuitos eltricos, bem como nas revises em aparelhos e acessrios eletromecnicos; . Auxiliar na promoo e/ou dos servios de inspeo nos aparelhos e equipamentos do SAAE, visando a identificar e/ou prevenir possveis defeitos; . Auxiliar para a fiel observncia das normas sobre higiene e segurana do trabalho, no que tange aos sistemas de segurana e proteo dos aparelhos e equipamentos, eltricos e mecnicos; . Fazer instalao, substituio de peas e reparos em hidrmetros; . Fazer instalao, reparos e/ou substituio de padres de ligaes; . Prestar informaes e/ou esclarecimentos a seus superiores quando solicitado; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos e do local do trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Auxiliar na manuteno preventiva e corretiva de bombas, motores, conjuntos moto-bomba e painel de comando dos sistemas de abastecimento de gua e coleta e tratamento de esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Auxiliar na manuteno preventiva e corretiva das vlvulas, registros, bias e demais equipamentos que compem os sistemas de abastecimento de gua e coleta e tratamento de esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Auxiliar na instalao, substituio, manuteno corretiva e preventiva de transformadores de alta tenso, chave fusvel, para raio, isoladores, e demais componente do sistema eltrico. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Dirigir e conservar veculos. (Includo pela Lei n 3.120/2011) FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: AUXILIAR DE MANUTENO . INSTRUO: 1 grau completo Completo (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. Nvel Fundamental

. INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante grau mnimo de iniciativa frente s novas situaes que fujam a rotina de trabalho. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundo mtodos ou procedimentos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativa de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante usa ferramentas, materiais ou equipamentos nos quais as possibilidades de perdas devido a descuidos so patentes, embora em grau reduzido. TTULO: TCNICO DE CONTABILIDADE GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: H DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies coordenar, orientar, supervisionar e executar as tarefas referentes contabilizao financeira, oramentria e patrimonial do SAAE. . Organizar e executar os servios de contabilidade em geral, traando o plano de contas, o sistema de livro e documentos e o mtodo de escriturao para possibilitar o controle contbil e oramentrio; . Executar a anlise e a classificao contbil dos documentos comprobatrios das operaes realizadas, de natureza oramentria ou no, de acordo com plano de contas do SAAE; . Auxiliar na elaborao das propostas do Plano Plurianual, das Diretrizes Oramentrias dos Oramentos Anuais; . Controlar a execuo oramentria das unidades do SAAE, examinando empenhos de despesas em face da existncia de saldo nas dotaes. . Proceder anlise econmico-financeira e patrimonial; . Executar todas as tarefas de escriturao, inclusive as de tarifas e taxas; . Controlar os trabalhos de anlise e conciliao de contas, conferindo saldos, localizando e ratificando possveis erros, para assegurar a correo das operaes contbeis; . Elaborar balancetes, balanos e outras demonstraes contbeis, para apresentar resultados totais ou parciais da situao patrimonial, econmica e financeira do SAAE; . Extrair, registrar, conferir e controlar empenhos, notas de caixa de recebimento, notas de caixa de pagamento, cheques e autorizaes de pagamento; . Promover a conferncia e classificao dos movimentos da tesouraria: . Controlar sob superviso, verbas recebidas e aplicadas; . Proceder a conciliao de extratos bancrios e outros documentos contbeis; DESCRIO DETALHADA:

. datilogrficos da contabilidade;

Executar

servios

. Informar processos, dentro de sua rea de atuao, e sugerir mtodos e procedimentos que visem a melhor coordenao dos servios contbeis; . Auxiliar na elaborao de relatrios sobre a situao econmica, financeira e patrimonial do SAAE, transcrevendo dados e emitindo pareceres; . Orientar e treinar os servidores que o auxiliam na execuo das tarefas; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: TCNICO DE CONTABILIDADE . INSTRUO: 2 grau completo . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio. Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigindo do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamentos e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: PEDREIRO GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: E DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de servios de alvenaria, concreto e outros materiais, guiando-se por instrues, desenhos, esquemas e especificaes para construir, reformar ou reparar e pintar prdios, instalaes e outros. . Verificar as caractersticas das obras, examinando a planta e especificaes; . Trabalhar com qualquer tipo de massa a base de cal, cimento, barro, areia e gua, dosando as quantidades de forma adequada; DESCRIO DETALHADA: . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

. Executar, por instrues, desenhos ou croquis, servios de construo e reconstruo de prdios, pontes, muros, caladas e outras estruturas semelhantes; . Realizar trabalhos de manuteno corretiva de prdios, caladas, muros e outras estruturas assemelhadas; . Construir poos de reservatrios de gua; . Construir caixa de esgoto; . Executar servios de construo de alicerce e levantamento de paredes; . Embocar e rebocar as estruturas construdas; . Assentar e fazer restaurao de tijolos, ladrilhos, azulejos, cermicas, mosaicos, tacos, manilhas, pedras, mrmore, pias, vasos sanitrios e outros; . Dar acabamento obra, preenchendo as funes com argamassa de cimento, alcatro e outros; . Executar servios de instalao e consertos de encanamento de gua, rede de esgoto, aparelhos sanitrios e/ou outros; . Operar instrumentos de medio, peso, prumo, nvel e outros; . Construir caixa d'gua e sptica, esgotos e tanques; . Executar servios de pinturas em paredes, portas, portes, mveis e outras superfcies; . Limpar e preparar superfcie a serem pintadas, raspando-as, lixando-as ou amassando-as, utilizando raspadeiras, solventes e outros procedimentos adequados para retirar a pintura velha e eliminar resduos, quando for o caso; . Retocar falhas e emendas nas superfcies, a fim de corrigir defeitos e facilitar a aderncia da tinta; . Preparar o material de pintura, misturando tintas, pigmentos, leos e substncias diluentes e secantes e proporo adequadas, para obter a cor e a qualidade especificadas; . Pintar superfcies internas e externas, aplicando uma ou vrias camadas de tinta, verniz ou produto simular, utilizando pincis, rolos, pistolas e outros; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda das ferramentas e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: PEDREIRO . INSTRUO: At a 4 srie do 1 grau Nvel Incompleto (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos Fundamental

Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigindo, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DE ESGOTO GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: E DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de atividades de operacionalizao de estao de tratamento de esgoto. DESCRIO DETALHADA: . Executar os servios de operacionalizao de estao de tratamento de esgoto e de elevatrias; . Executar os servios referentes ao sistema de coleta, aduo, tratamento e destino final dos efluentes tratados; . Executar, sob superviso, as atividades de tratamento de esgoto, controle de vetores e lanamento de efluentes; . Executar o tratamento de esgoto, adicionando-lhe quantidades e/ou dosagem determinadas de produtos qumicos apropriados ou usando tcnicas adequadas, para purificao da gua e torn-la em condies de devolv-la ao meio ambiente; . Recolher amostras de efluentes para ser pesquisados em laboratrio, objetivando o monitoramento do sistema; . Realizar, sob superviso, a anlise da qualidade da gua a ser devolvida ao meio ambiente; . Fazer o controle das anlises da qualidade da gua; . Executar os servios de bombeamento de efluentes acionando os equipamentos apropriados; . Executar os servios de ligamento e desligamento de bombas, motores, equipamentos e outros aparelhos; . Executar os servios de leitura diria das bombas; . Promover e/ou efetuar a manuteno e conserto das bombas, motores, equipamentos e outros aparelhos, para conserv-los em perfeito estado de funcionamento; . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

. Inspecionar diariamente todas as dependncias da ETE; trabalhos de manuteno preventiva dos equipamentos; . Promover e/ou efetuar periodicamente a vistoria do sistema eltrico e mecnico em geral; . Prestar informaes e/ou esclarecimentos a seus superiores, sobre assuntos relacionados sua rea de trabalho; . Elaborar relatrio das atividades desenvolvidas na ETE; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Lavagem do biofiltro para remoo do excesso de lodo (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Descarte do lodo de excesso do reator UASB (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Remoo de escuma formada no reator UASB (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Remoo de lodo desidratado do leito de secagem e da centrifuga (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Limpeza do gradeamento e caixas de areia (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Limpeza do desarrenador (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Limpeza e verificao do perfeito funcionamento das bombas de elevao (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Executar manuteno preventiva (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Soluo de problemas operacionais da ETE (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Coleta de amostras de lodo do reator UASB (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Controle de vazo do efluente (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Controle de produo de lodo no reator UASB (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Realizar analise laboratoriais peridicas, de acordo com a periodicidade preconizada pelas Normas Tcnicas vigentes, realizando no mnimo as seguintes: DBO, DQO,SST, PH. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Emisso de relatrios mensais sobre o desempenho da ETE. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Demais atividades referentes a Operao, Manuteno, Monitoramento e Limpeza da ETE. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Dirigir e conservar veculos. (Includo pela Lei n 3.120/2011) FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO ESGOTO . TTULO: OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DE . INSTRUO: 1 grau completo. Nvel Completo (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) Fundamental . Estudar e orientar os

. EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamentos e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: LABORATORISTA GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: E DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar tarefas de laboratrios, relacionadas com a pesquisa, a anlise e o exame da gua potvel e da gua residual. DESCRIO DETALHADA: . Realizar a coleta de material, empregando tcnicas e instrumentos adequados, para proceder aos testes, anlises, exames e amostras de laboratrio; . Manipular substncias qumicas, dosando-as de acordo com as especificaes, utilizando instrumentos e utenslios apropriados, e submetendo-os fonte de calor para obter os reativos necessrios realizao dos testes, anlises e provas de laboratrio; . Realizar as anlise fsico-qumicas e os exames bacteriolgicos da gua; . Realizar pesquisa, anlise e exames laboratoriais, na gua distribuda populao, visando a manuteno e a melhoria da sua qualidade; . Realizar a anlise e/ou exame na gua residual, para controlar a sua qualidade, visando o seu retorno ao meio ambiente; . Fazer a interpretao dos resultados dos exames, anlises e testes, a fim de encaminh-lo autoridade competente, para as devidas providncias; . Fazer a computao de dados estatsticos, anotando e reunindo os resultados dos exames e outras informaes necessrias; . Verificar os aparelhos de laboratrio, mantendo-os em funcionamento, preparando-os para sua utilizao; . Proceder a esterilizao do material, aparelhos e equipamentos em uso, bem como das dependncias do laboratrio; . Zelar pela conservao e guarda do material, aparelhos e equipamentos do laboratrio;

. Promover o conserto e a manuteno dos aparelhos e equipamentos de trabalho; na execuo de suas tarefas; . Prestar informaes e/ou esclarecimentos a seus superiores, quando solicitado; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: LABORATORISTA . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos. . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigindo do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante usa ferramenta, materiais ou equipamentos nos quais as possibilidades de perdas devido a descuidos so patentes, embora em grau reduzido. TTULO: SUPERVISOR DE SEGURANA GRUPO OCUPACIONAL:APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: H DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies orientar e coordenar o sistema de segurana do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes e analisando esquemas de preveno, para garantir a integridade do pessoal e bens do SAAE. DESCRIO DETALHADA: . Inspecionar locais, instalaes e equipamentos, observando as condies de trabalho, para determinar fatores de riscos de acidente; . Orientar e assegurar os diversos rgos do SAAE, em assunto de segurana do trabalho; . Estabelecer normas e dispositivos de segurana, sugerindo eventuais modificaes nos equipamentos e instalaes e verificando sua observncia, para prevenir acidentes; . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: . Orientar seus auxiliares

. Encaminhar relatrios peridicos s diversas Unidades Administrativas do SAAE, comunicando a existncia de riscos, a ocorrncia de acidentes e as medidas aconselhveis para a preservao dos acidentes do trabalho; . Inspecionar os postos de combate a incndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteo contra incndio, para certificar-se de suas perfeitas condies de funcionamento; . Comunicar os resultados de suas inspees, elaborando relatrios, para propor a reparao ou renovao dos equipamentos de extino de incndio e outras medidas de segurana; . Investigar acidentes ocorridos, examinando as condies de ocorrncia, para identificar suas causas e propor as providncias cabveis; . Articular-se com o setor de almoxarifado, visando a manuteno dos nveis de estoques de materiais e equipamentos de segurana, bem como supervisionar sua distribuio e manuteno; . Registrar irregularidades ocorridas, anotando em formulrios prprios e elaborando estatsticas de acidentes, para obter subsdios destinados melhoria das medidas de segurana; . Instruir os servidores do SAAE, sobre normas de segurana, combate a incndios e demais medidas de preveno de acidentes, ministrando palestras e treinamento, para que possam agir acertadamente em casos de emergncia; . Coordenar a publicao da matria sobre segurana no trabalho, preparando instrues e orientando confeco de cartazes e avisos, para divulgar e desenvolver hbitos de preveno de acidentes; . Participar de reunies sobre segurana no trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, apresentando sugestes e analisando a viabilidade de medidas de segurana, propostas para aperfeioar o sistema existente; . Delimitar as reas de periculosidade, de acordo com a legislao vigente; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: SUPERVISOR DE SEGURANA . INSTRUO: 2 grau completo. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos. . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas.

. COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamentos e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: AUXILIAR DE OPERAO GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: C DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar tarefas auxiliares relacionadas a operacionalizao das estaes de tratamento de gua e esgoto. . Auxiliar o operador na manobra de registros na lavagem de filtros e na dosagem de solues qumicas destinadas ao tratamento da gua; . Auxiliar na execuo do servio de operao e manuteno da Estao de Tratamento de gua; . Auxiliar o operador no controle da vazo requerida pela demanda no sistema, colocando ou retirando conjuntos de operao; . Auxiliar na lavagem dos filtros; . Fazer a drenagem dos tanques de preparo de solues qumicas e executar a limpeza dos mesmos, preparando novas solues e recolocando os tanques em agitao; . Fazer a reposio de produtos qumicos nos tanques; . Auxiliar na inspeo das dosagens e transferncias das solues qumicas; . Fazer a substituio dos cilindros de cloros; . Auxiliar no controle operacional dos conjuntos motobombas; . Fazer a coleta de gua para exames de laboratrio; . Operar, sob superviso, as Estaes de Tratamento gua dos distritos; . Realizar exames elementares de controle da qualidade da gua; . Auxiliar na lavagem dos decantadores e floculadores; . Auxiliar na execuo do servio de manuteno e reparo dos equipamentos; . Operar, sob superviso, a estao de tratamento de resduos de esgotos; DESCRIO DETALHADA:

. Auxiliar na execuo dos servios de tratamento de esgoto, de controle de vetores e lanamento de efluentes; . Auxiliar no servio de manuteno preventiva dos equipamentos; . Prestar informaes e/ou esclarecimentos a seus superiores, sobre assuntos relacionados a sua rea de atuao; . Auxiliar na execuo de todos servios relacionados com a Estao de Tratamento de gua; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: AUXILIAR DE OPERAO . INSTRUO: 1 grau completo. do cargo. . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio

. INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante grau mnimo de iniciativa frente s novas situaes que fujam rotina de trabalho. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas rotineiras e pouco variadas, executadas segundo mtodos ou procedimentos simples e padronizados. Algum julgamento individual exigido para execuo do trabalho que apresenta alternativas de fcil escolha. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recurso, e provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuido. TTULO: OPERADOR DE PEQUENO SISTEMA - I GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: B Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar atividades de operacionalizao de estao de tratamento de gua de pequena capacidade, no interior do Municpio. DESCRIO SUMRIA: No interior do Municpio, com at 200 (duzentas) ligaes de gua. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 DESCRIO SUMRIA: DESCRIO SUMRIA:

Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar as atividades de operao e manuteno de sistemas de abastecimento de gua e coleta e tratamento de esgoto sanitrio em localidade com at 200 (duzentas) ligaes de gua. (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) DESCRIO DETALHADA: . Colocar o sistema em operao executando as manobras dos registros e vlvulas aps a partida dos conjuntos motobombas; . Controlar a presso do recalque de gua tratada de forma a manter equalizada a distribuio de gua no sistema de abastecimento; . Fazer a dosagem dos produtos qumicos necessrios a desinfeco e clarificao da gua, exercendo rigoroso controle das qualidades; . Controlar estoque de produtos qumicos; . Inspecionar com frequncia durante o dia, o nvel de gua na entrada do parshall vertedor; . Inspecionar os conjuntos motobombas de gua bruta; . Manter sob vigilncia a amperagem dos motores, frequncia de tenso e tenso nominal de entrada de corrente; . Executar os exames fsico-qumicos elementares da gua bruta e tratada; . Colher as amostras de gua bruta e tratada para exame bacteriolgico, e encaminha-las ao laboratrio central; . Inspecionar o comportamento dos filtros acompanhando a perda de carga no leito filtrante; . Lavar os filtros; . Fazer a leitura diria das horas de funcionamento do sistema, anotando em modelo prprio; . Fazer acompanhamento da variao de presso do sistema; . Auxiliar no reparo dos equipamentos quando for o caso; . Inspecionar diariamente todas as dependncias e rea da Estao de Tratamento de gua; . Vistoriar periodicamente o sistema eltrico e mecnico da Estao de Tratamento de gua; . Fazer entrega das contas de gua dos usurios; . Executar o corte de fornecimento de gua, fazer religaes e novas ligaes, quando determinado pelo escritrio central; . Fazer a leitura dos hidrmetros; . Executar reparo na rede de distribuio quando for o caso; . Instalar hidrmetros; . Conservar permanentemente limpa a rea da Estao de Tratamento de gua; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho;

. Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos de propriedade do SAAE; . Executar outras tarefas correlatas. . Executar a instalao, manuteno e/ou reparos nas adutoras, subadutoras, redes de distribuio e ramais domiciliares de gua; . Executar e/ou auxiliar na instalao de equipamentos, registros e demais conexes que compem o sistema de abastecimento de gua; . Executar reparos nas redes de gua e coletoras de esgoto sanitrio; . Fazer as ligaes de esgoto sanitrio. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 . Efetuar o atendimento ao publico em geral, emisso de requerimentos, 2 via das contas. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Inspecionar o funcionamento do sistema de coleta e tratamento esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Inspecionar o funcionamento do painel de comando e das estaes elevatrias de esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Dirigir e conservar veculos. (Includo pela Lei n 3.120/2011) FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: OPERADOR DE PEQUENO SISTEMA - I . INSTRUO: 1 grau completo. Nvel Fundamental Incompleto (Redao dada pela Lei n . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigindo do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: E Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de atividades de operacionalizao de estao de tratamento de gua. DESCRIO DETALHADA: DESCRIO SUMRIA:

3.120/2011)

. Operar as instalaes de reservatrio de tratamento de gua, dirigindo seu fluxo, misturando-lhe substncias qumicas e filtrando-a para purific-la e torn-la adequada ao uso; . Controlar a entrada da gua, abrindo vlvulas, regulando e acionando motores eltricos e bombas, para abastecer os reservatrios; . Efetuar o tratamento da gua, adicionando-lhe quantidades e/ou dosagem determinadas de produtos qumicos apropriados ou manipulando dispositivos automticos de admisso desses produtos, para depur-la, desodoriz-la e clarific-la, bem como torn-la adequada ao uso; . Acionar os agitadores, manipulando os mecanismos de comando, para misturar os integrantes; . Separar as impurezas deixando-as sedimentar no fundo do reservatrio e fazendo a gua circular pelas instalaes de filtragem, para assegurar a sua completa depurao; . Bombear a gua, acionando os registros e vlvulas para introduzi-la nas tubulaes principais e permitir sua distribuio; . Controlar o funcionamento das instalaes, lendo as marcaes dos contadores e indicadores do quadro de controle, para determinar o consumo de gua e outros fatores; . Promover e/ou fazer a coleta de amostra de gua para exame em laboratrio; . Realizar, sob superviso, a anlise da gua bruta dentro dos perodos pr-determinados; . Fazer o controle da vazo da gua tratada distribuda populao; . Realizar, sob superviso, a anlise da gua a ser distribuda populao; . Ligar e desligar bombas, motores e equipamentos; . Fazer o controle dos registros de distribuio de gua populao; . Fazer a leitura diria das bombas; . Fazer a lavagem e/ou limpeza de filtros, decantadores e outros; . Promover e/ou efetuar a manuteno e conserto das bombas, motores, equipamentos e outros aparelhos, para conserv-los em perfeito estado de funcionamento; . Inspecionar diariamente todas as dependncias da ETA; . Estudar e orientar os trabalhos de manuteno preventiva dos equipamentos; . Orientar seus auxiliares na execuo dos servios da ETA; . Promover periodicamente a vistoria do sistema eltrico e mecnico da ETA; . Prestar informaes e/ou esclarecimentos a seus superiores, sobre assuntos relacionados a sua rea de trabalho; . Elaborar relatrios das atividades desenvolvidas na ETA; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho;

. Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. . Ligar e desligar os conjuntos de gua bruta e tratada, de acordo com a necessidade do servio, observando atentamente a presso desejada, amperagem dos motores, inspecionando periodicamente o desempenho dos conjuntos moto-bombas, dando cincia ao chefe imediato qualquer alterao observada no funcionamento dos mesmos; . Controlar atravs dos registros de manobras, a distribuio de gua nos decantadores e filtros; . Auxiliar na lavagem dos decantadores quando for necessrio; . Lavar os filtros quando a perda de carga nos piezmetros estiver na taxa recomendada; . Substituir diariamente os grficos dos lingrafos; . Controlar corretamente de acordo com os valores recomendados das dosagens de produtos qumicos usados no tratamento da gua; . Auxiliar na reposio dos produtos qumicos quando necessrio sulfato de alumnio, cal, fluossilicato e troca de cilindro de cloro; . Promover e/ou fazer a coleta de amostras de gua para exame em laboratrio, tanto fsico-qumico quanto bacteriolgico; . Realizar, sob superviso a anlise fsico-qumico da gua tanto bruta quanto tratada; . Anotar no relatrio dirio da ETA os resultados operacionais tais como: presso na rede de distribuio, resultado dos exames fsico-qumicos da gua, gastos com produtos qumicos, volumes; . Remover os sobrenadantes, tais como algas e/ou precipitados de produtos qumicos, formados na superfcie da gua dos decantadores; . Auxiliar nos reparos dos Equipamentos e/ou instalaes hidrulicas da ETA; . Reapertar e/ou substituir gaxetas defeituosas; . Levar ao conhecimento do chefe imediato qualquer anormalidade no funcionamento dos aparelhos de medio, tanto eltricos quanto hidrulicos; . Zelar pela limpeza e higiene da ETA; . Zelar pelo bom funcionamento de todos os equipamentos. Descrio alterada pela Lei n. 2162/2000 FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA . INSTRUO: 1 grau completo. Nvel Completo (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) do cargo. . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio Fundamental

. INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, grande grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados que requeiram rapidez de raciocnio. Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

. RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamentos e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: FARMACUTICO-BIOQUMICO GRUPO OCUPACIONAL: NVEL SUPERIOR CLASSE: L DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuio realizar pesquisas sobre a composio, funes e processos qumicos dos organismos vivos, relacionados com o tratamento de gua e esgoto. DESCRIO DETALHADA: . Realizar experincias, testes e anlises em organismo vivos, observando os mecanismos qumicos de suas funes vitais, como respirao, digesto, crescimento e envelhecimento, para determinar a composio qumica desses organismos; . Estudar a ao qumica de alimentos, medicamentos, soros, hormnios e outras substncias sobre tecidos e funes vitais, analisando os aspectos qumicos, para verificar os efeitos produzidos nos organismos e determinar a adequao relativa de cada elemento; . Realizar experincias, testes e anlises, investigando amostras, preparando e observando lminas, para isolar e identificar bactrias e outros microorganismos e preparar cultivos dos mesmos; . Determinar as condies que favoream ou detenham o crescimento e reproduo, investigando a ao dos microorganismos em corpos vivos, animais ou vegetais e sobre matrias orgnicas mortas, para assegurar o controle adequado a cada caso; . Orientar os servios de coleta de amostras de gua e outros para serem analisados; . Programar e coordenar o controle de qualidade, executando anlises fsico-qumicas, microbiolgicas, bacteriolgicas e biolgicas da gua bruta durante a fase de tratamento e distribuio; . Realizar estudos e pesquisas visando a melhoria da qualidade da gua; . Realizar experincias relativas purificao de gua, desenvolvendo processos novos ou aprimorados, por meio de testes de laboratrio, para determinar frmulas, normas, mtodos e procedimentos para tratamento de guas impuras; . Examinar amostras de diferentes tipos de gua, analisando suas propriedades, composio, estrutura celular, molecular, grau de pureza e grau de contaminao, para decidir tratamento a ser aplicados; . Determinar as propores de produto qumico a ser utilizado em determinada quantidade de gua baseando-se nas anlises de amostras, para eliminar bactrias e outros microorganismos nocivos; . Demarcar tipos e quantidades de reativos e substncias qumicas a serem empregados na remoo de cidos, sais e outros componentes inorgnicos contidos na gua, realizando

experincias, ensaios e testes qumicos, para purificar a gua a ser distribuda populao; . Testar amostras extradas dos tanques, bombas, escoadouros e demais instalaes existentes numa estao de tratamento de gua, realizando anlises locais ou de laboratrio, para detectar possveis focos de contaminao e assegurar que os ndices de impureza da gua se mantenham abaixo dos limites tolerados; . Executar e controlar as anlises fsico-qumicas, microbiolgicas e biolgicas dos sistemas de tratamento de esgoto; . Realizar experincias e estudos qumicos, aperfeioando e criando novos processos de tratamento e purificao de guas residuais, visando o controle da qualidade da gua devolvida ao meio ambiente; . Fazer o registro dos resultados anlises e/ou exames; . Orientar os operadores de estao de tratamento de gua, visando sempre a melhoria na qualidade da gua e da eficincia das instalaes; . Orientar os auxiliares na execuo dos seus servios; . Prestar informaes a seus superiores quando solicitado; suas atividades desenvolvidas; as normas de higiene e segurana do trabalho; . Elaborar relatrios das . Cumprir e fazer cumprir

. Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: FARMACUTICO-BIOQUMICO . INSTRUO: Curso Superior completo, mais especializao. . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos. . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, elevado grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados e situaes de emergncia que requeiram rapidez de raciocnio. Tarefas complexas, basicamente variadas, executadas segundo normas ou polticas gerais da Empresa. Usa de julgamento independente para tomar decises que envolvam a definio e a soluo de problemas originais. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: Os equipamentos e recursos sob a responsabilidade do ocupante so de custo muito elevado. H necessidade de cuidados constantes e meticulosos para evitar acidentes que poderiam produzir perdas de alta gravidade. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS:

TTULO: OPERADOR DE PEQUENO SISTEMA - II GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: C DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar atividades de operacionalizao de estao de tratamento de gua de mdia capacidade no interior do Municpio. DESCRIO SUMRIA: No interior do Municpio, com um nmero situado entre 200 (duzentas) at 500 (quinhentas) ligaes de gua. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar as atividades de operao e manuteno de sistemas de abastecimento de gua e coleta e tratamento de esgoto sanitrio em localidade com numero superior a 500 (quinhentas) ligaes de gua. (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) DESCRIO DETALHADA: . Colocar o sistema em operao executando as manobras dos registros e vlvulas aps a partida dos conjuntos motobombas; . Controlar a presso do recalque de gua tratada de forma a manter equalizada a distribuio de gua no sistema de abastecimento; . Fazer a dosagem dos produtos qumicos necessrios a desinfeco e clarificao da gua, exercendo rigoroso controle das qualidades; . Controlar estoque de produtos qumicos; . Inspecionar com frequncia durante o dia, o nvel de gua na entrada do parshall vertedor; . Inspecionar os conjuntos motobombas de gua bruta; . Manter sob vigilncia a amperagem dos motores, frequncia de tenso e tenso nominal de entrada de corrente; . Executar os exames fsico-qumicos elementares da gua bruta e tratada; . Colher as amostras de gua bruta e tratada para exame bacteriolgico, e encaminha-las ao laboratrio central; . Inspecionar o comportamento dos filtros acompanhando a perda de carga no leito filtrante; . Lavar os filtros; . Fazer a leitura diria das horas de funcionamento do sistema, anotando em modelo prprio; . Fazer acompanhamento da variao de presso do sistema; . Auxiliar no reparo dos equipamentos quando for o caso; . Inspecionar diariamente todas as dependncias e rea da Estao de Tratamento de gua; . Vistorir periodicamente o sistema eltrico e mecnico da Estao de Tratamento de gua;

. Fazer entrega das contas de gua dos usurios; . Executar o corte de fornecimento de gua, fazer religaes e novas ligaes, quando determinado pelo escritrio central; . Fazer a leitura dos hidrmetros; . Executar reparo na rede de distribuio quando for o caso; . Instalar hidrmetros; . Conservar permanentemente limpa a rea da Estao de Tratamento de gua; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos de propriedade do SAAE; . Executar outras tarefas correlatas. . Executar a instalao, manuteno e/ou reparos nas adutoras, subadutoras, redes de distribuio e ramais domiciliares de gua; . Executar e/ou auxiliar na instalao de equipamentos, registros e demais conexes que compem o sistema de abastecimento de gua; . Executar reparos nas redes de gua e coletoras de esgoto sanitrio; . Fazer as ligaes de esgoto sanitrio. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 . Efetuar o atendimento ao publico em geral, emisso de requerimentos, 2 via das contas. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Inspecionar o funcionamento do sistema de coleta e tratamento esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Inspecionar o funcionamento do painel de comando e das estaes elevatrias de esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Dirigir e conservar veculos. (Includo pela Lei n 3.120/2011) FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: OPERADOR DE PEQUENO SISTEMA - II . INSTRUO: 1 grau completo. Nvel Fundamental Incompleto 3.120/2011) . EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigido do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamento, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: OPERADOR DE PEQUENO SISTEMA - III GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS MANUTENO (Redao dada pela Lei n

CLASSE: D DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar atividades de operacionalizao de estao de tratamento de gua, de grande capacidade, no interior do Municpio; DESCRIO SUMRIA: No interior do Municpio, com um nmero superior a 500(quinhentas) ligaes de gua. Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies executar as atividades de operao e manuteno de sistemas de abastecimento de gua e coleta e tratamento de esgoto sanitrio em localidade com numero superior a 500 (quinhentas) ligaes de gua. (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) DESCRIO DETALHADA: . Colocar o sistema em operao executando as manobras dos registros e vlvulas aps a partida dos conjuntos motobombas; . Controlar a presso do recalque de gua tratada de forma a manter equalizada a distribuio de gua no sistema de abastecimento; . Fazer a dosagem dos produtos qumicos necessrios a desinfeco e clarificao da gua, exercendo rigoroso controle das qualidades; . Controlar estoque de produtos qumicos; . Inspecionar com frequncia durante o dia, o nvel de gua na entrada do parshall vertedor; . Inspecionar os conjuntos motobombas de gua bruta; . Manter sob vigilncia a amperagem dos motores, frequncia de tenso e tenso nominal de entrada de corrente; . Executar os exames fsico-qumicos elementares da gua bruta e tratada; . Colher as amostras de gua bruta e tratada para exame bacteriolgico, e encaminha-las ao laboratrio central; . Inspecionar o comportamento dos filtros acompanhando a perda de carga no leito filtrante; . Lavar os filtros; . Fazer a leitura diria das horas de funcionamento do sistema, anotando em modelo prprio; . Fazer acompanhamento da variao de presso do sistema; . Auxiliar no reparo dos equipamentos quando for o caso; . Inspecionar diariamente todas as dependncias e rea da Estao de Tratamento de gua; . Vistoriar periodicamente o sistema eltrico e mecnico da Estao de Tratamento de gua; . Fazer entrega das contas de gua dos usurios; . Executar o corte de fornecimento de gua, fazer religaes e novas ligaes, quando determinado pelo escritrio central; . Fazer a leitura dos hidrmetros; . Executar reparo na rede de distribuio quando for o caso; . Instalar hidrmetros; . Conservar permanentemente limpa a rea da Estao de Tratamento de gua; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos de propriedade do SAAE;

. Executar outras tarefas correlatas. . Executar a instalao, manuteno e/ou reparos nas adutoras, subadutoras, redes de distribuio e ramais domiciliares de gua; . Executar e/ou auxiliar na instalao de equipamentos, registros e demais conexes que compem o sistema de abastecimento de gua; . Executar reparos nas redes de gua e coletoras de esgoto sanitrio; . Fazer as ligaes de esgoto sanitrio Descrio includa pela Lei n. 2162/2000 . Efetuar o atendimento ao publico em geral, emisso de requerimentos, 2 via das contas. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Inspecionar o funcionamento do sistema de coleta e tratamento esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Inspecionar o funcionamento do painel de comando e das estaes elevatrias de esgoto sanitrio. (Includo pela Lei n 3.120/2011) . Dirigir e conservar veculos. (Includo pela Lei n 3.120/2011) FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: OPERADOR DE PEQUENO SISTEMA - III . INSTRUO: 1 grau completo. Nvel Fundamental Incompleto (Redao dada pela Lei n

3.120/2011) cargo.

. EXPERINCIA: Nenhuma experincia exigida para o exerccio do

. INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas semi-rotineiras e algo variadas, onde os as fases do trabalho, exigindo do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com patrimnio em forma de equipamentos, material ou recursos, e pode provocar perdas, parcialmente recuperveis, decorrentes de descuidos. TTULO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO GRUPO OCUPACIONAL: APOIO TCNICO-ADMINISTRATIVO CLASSE: F DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de tarefas administrativas, envolvendo clculos e interpretaes de leis e outros dispositivos legais, de grau mdio de complexibilidade. DESCRIO DETALHADA: . Preparar documentos para admisso de pessoal; . Executar servios pertinentes ao cadastro de pessoal, bem como registrar toda a vida funcional do servidor; . Elaborar folha de pagamento, efetuando os clculos para preenchimento das guias relativas s obrigaes sociais;

. Preparar guias de acidentes de trabalho, benefcios, aposentadoria e outros efetuando os clculos que se fizeram necessrios; . Controlar, sob superviso, a frequncia dos servidores do SAAE; . Acompanhar, sob superviso, a escala de frias dos servidores do SAAE; . Participar da elaborao de programas de recrutamento, seleo e treinamento de pessoal, bem como organizando e atualizando os registros dessas atividades; . Fazer levantamento de dados para a elaborao da proposta oramentria e nas tarefas relativas ao controle oramentrio; . Executar, sob superviso, servios de controle contbil, oramentrio e financeiro; . Executar, sob superviso, os servios de recebimento, controle, guarda e conservao de valores referentes ao recebimento de taxas, tarifas e outros; . Efetuar clculos de taxas, tarifas e outros; . Efetuar a baixa do pagamento de taxas, tarifas e outros; . Elaborar relatrios e demonstrativos de usurios em dbito com o SAAE, e encaminhar ao setor competente; . Executar as atividades de compras de material, bens e/ou contratao de servios; . Organizar e manter atualizado o cadastro de fornecedores; . Providenciar instrumentos convocatrios e editais de licitaes, em conformidade com os dispositivos legais; . Promover e/ou executar os servios de coleta de preos e no acompanhamento dos processos de compras; . Executar servios de recebimento, conferncia, guarda, conservao e distribuio de material; . Executar os servios de controle dos bens mveis e imveis do SAAE, efetuando inventrios, tombamentos, registros e sua conservao; . Executar os servios de recebimento, registro, numerao, classificao, separao e distribuio de correspondncias, volumes e outros; . Executar os servios de recebimento, registro, numerao, classificao, arquivamento, guarda e conservao de documentos em geral; . Executar servios datilogrficos e/ou de digitao, bem como fazer a sua conferncia; . Executar servios de reproduo de documentos e/ou outros; . Redigir ofcios ordens de servios, memorandos e outros documentos com grau mdio de complexidade; . Interpretar leis, regulamentos, portarias e normas em geral; . Emitir despachos e/ou pareceres em processos e/ou documentos referentes rea de trabalho; . Receber, encaminhar e acompanhar a tramitao de processos e outros documentos referente sua rea de trabalho; . Preencher fichas, formulrios, tales, mapas, tabela, requisies e/ou outros documentos; . Elaborar relatrios e/ou mapas estatsticos das atividades desenvolvidas pelo SAAE; . Prestar informaes s autoridades superiores, quando solicitado; . Atender e prestar informaes ao pblico nos assuntos referentes sua rea de trabalho; . Auxiliar na recepo ao usurio e ao pblico em geral, encaminhando ao setor competente; . Cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos utilizados e do local de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas.

FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO . INSTRUO: 1 grau completo. Nvel Fundamental Completo (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . EXPERINCIA: De 01 a 05 anos Nenhuma experincia exigida para o exerccio do cargo. (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) . INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, algum grau de iniciativa para soluo de problemas surgidos no decorrer da execuo de suas tarefas; . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas semi-rotineiras algo variadas, onde os mtodos e procedimentos no se estendem a todas as fases do trabalho, exigindo do seu ocupante, julgamento e iniciativa para estabelecer a forma de seu trabalho, que dependam da aprovao superior. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante usa ferramentas, materiais ou equipamentos nos quais as possibilidades de perdas devido a descuidos so patentes, embora em grau reduzido. TTULO: OPERADOR DE UNIDADE DE SANEAMENTO GRUPO OCUPACIONAL: OBRAS, SERVIOS E MANUTENO CLASSE: H DESCRIO SUMRIA: Os ocupantes do cargo tm como atribuies a execuo de atividades de operacionalizao da Unidade Mvel de Saneamento. DESCRIO DETALHADA: . Executar os servios de operacionalizao da Unidade Mvel de Saneamento; . Executar os servios referentes ao sistema de desobstruo de redes coletoras poos de visita e emissrios de esgoto e galerias; . Executar o servio de bombeamento de efluentes acionando os equipamentos apropriado; . Executar o servio de ligamento e desligamento de bombas, motores, equipamentos e outros aparelhos; . Executar operao de bombas triplex de hidrojateamento; . Executar operao de unidade motora de bomba alternativa triplex composta de motor diesel com embreagem industrial com comando manual; . Observar os componentes operacionais dos painis existentes na Unidade Mvel de Saneamento; . Executar a operao da unidade pneumtica (vacuocompressor); . Orientar a equipe auxiliar no manuseio das ferramentas e equipamentos que compe a Unidade Mvel de Saneamento; . Promover a descarga dos dejetos em local apropriado; . Executar a sinalizao de trnsito dos trechos a serem trabalhados; . Operar os hidrantes para abastecimento do tanque da Unidade Mvel de Saneamento;

. Conduzir o veculo da Unidade de Saneamento aos locais de trabalho e seu retorno sede; . Promover e/ou efetuar a manuteno e conserto da bombas, motores, equipamentos e outros aparelhos, para conserv-los em perfeito estado de funcionamento; . Executar os trabalhos de manuteno preventivas dos equipamentos; . Promover e/ou efetuar periodicamente a vistoria do sistema eltrico e mecnico em geral; . Prestar informao e/ou esclarecimento a seus superiores, sobe assuntos relacionados sua rea de trabalho; . Elaborar relatrios das atividades desenvolvidas pela Unidade Mvel de Saneamento; . Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurana do trabalho; . Zelar pela limpeza, conservao e guarda dos aparelhos e equipamentos no encerramento da jornada de trabalho; . Executar outras tarefas correlatas. FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM RELAO AO CARGO . TTULO: OPERADOR DE UNIDADE DE SANEAMENTO . INSTRUO: 1 grau completo. Nvel Fundamental Completo (Redao dada pela Lei n 3.120/2011) cargo. . EXPERINCIA: Nenhuma exigncia exigida para o exerccio do

. INICIATIVA: O cargo exige de seu ocupante, elevado grau de iniciativa para soluo de problemas inusitados e situaes de emergncia que requeiram rapidez de raciocnio. . COMPLEXIDADE DAS TAREFAS: Tarefas relativamente complexas, variadas, executadas segundo mtodos ou instrues gerais. Usa de julgamento pessoal para tomada de decises que envolvam planejamento e controle; sugere rotinas e mtodos de trabalho. . RESPONSABILIDADE PELO PATRIMNIO: O ocupante lida com equipamento e recursos de alto custo. Exerce cuidados significativos para prevenir perdas, que seriam normalmente elevadas se ocorressem. TTULO: Tcnico de Topografia (Includo pela Lei n 3.121/2011) GRUPO OPERACIONAL: Apoio Tcnico-Administrativo (Includo pela Lei n 3.121/2011) CLASSE: G (Includo pela Lei n 3.121/2011) CARGA HORRIA: 40 horas semanais (Includo pela Lei n 3.121/2011) DESCRIO SUMRIA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Os ocupantes do cargo tm como atribuies orientar e executar atividades relativas aos servios de topografia e projetos tcnicos e arquitetnicos utilizando-se de equipamentos e programas de informtica, conforme padres tcnicos da rea da Topografia.

DESCRIO DETALHADA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Efetuar o reconhecimento bsico da rea programada, analisando as caractersticas do terreno; Executar os trabalhos topogrficos relativos a balizamento, colocao de estacas, pontos de georeferenciamento, referncia de nvel e outros; Realizar levantamentos topogrficos na rea demarcada, utilizandose de equipamentos prprios; Registrar os dados obtidos nos levantamentos topogrficos, anotando e ou transferindo dados de um equipamento para outro; Elaborar clculos topogrficos, plantas, desenhos, esboos, relatrios tcnicos, cartas topogrficas, aerofotogrametria e georeferenciamento, indicando e anotando pontos e convenes para o desenvolvimento de plantas e projetos; Providenciar o aferimento dos instrumentos utilizados; Manter equipamentos e a unidade de trabalho organizada, zelando pela sua conservao e comunicando ao superior eventuais problemas; Participar de programa de treinamento, quando convocado; Executar outras tarefas compatveis com as exigncias para o exerccio da funo. Executar atividades de projetos tcnicos e arquitetnicos em CAD, de Sistemas de Abastecimento de gua e Esgotamento Sanitrio, como: desenhar e detalhar projetos de redes de gua e esgotos, Estaes de Tratamento de gua, Estaes de Tratamento de Esgoto, elevatrias e reservatrios; gerar desenhos hidrulicos, arquitetnicos e mecnicos; fazer croquis e levantar dados em campo; gerar os elementos tcnicos necessrios s modelagens hidrulicas e georeferenciadas; analisar e elaborar documentao necessria para licenciamento ambiental. Executar outras atividades correlatas funo. Dirigir e conservar veculo. INSTRUO: Ensino Mdio Completo acrescido de Curso Tcnico Profissionalizante na rea especfica. (Includo pela Lei n 3.121/2011) TTULO: Tcnico em Segurana do Trabalho (Includo pela Lei n

3.121/2011)

GRUPO OPERACIONAL: Apoio Tcnico-Administrativo (Includo pela Lei n 3.121/2011) CLASSE: G (Includo pela Lei n 3.121/2011) CARGA HORRIA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) 40 horas semanais DESCRIO SUMRIA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Garantir condies de trabalho seguras e confiveis, mediante a realizao de superviso e inspees e controle de locais, uso de mquina e equipamentos de proteo individual, assim como atividades de treinamento e conscientizao para evitar acidentes e danos ao patrimnio pblico. DESCRIO DETALHADA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Contribuir para formulao das diretrizes e polticas referentes segurana e higiene do trabalho, compatveis com a natureza das diversas reas, participando da elaborao de normas e procedimentos de segurana no desenvolvimento das atividades operacionais e de manuteno, bem como em todas as demais reas que competem ao SAAE; Pesquisar, recomendar, dimensionar e controlar a manuteno dos equipamentos de proteo individual (EPI), coletiva (EPC) e de combate a incndio, necessrios e adequados para cada atividade desenvolvida no SAAE, inclusive em prdios pblicos;

Municiar a chefia dos setores onde esto prestando servios, elaborando relatrios tcnicos e estatsticos, bem como organizando dados sobre ocorrncias fora do padro (acidentes) e doenas ocupacionais; Contribuir para manuteno da segurana e higiene do trabalho, assegurando a identificao e sinalizao das diversas reas e equipamentos; Organizar e realizar treinamentos e campanhas de preveno de acidentes, apoiando a criao de CIPA's; Exercer outras responsabilidades / atribuies correlatas. INSTRUO: Ensino Mdio Completo acrescido de Curso Tcnico Profissionalizante na rea especfica. (Includo pela Lei n 3.121/2011) TTULO: Bilogo (Includo pela Lei n 3.121/2011) GRUPO OPERACIONAL: Apoio Tcnico-Administrativo (Nvel Superior) (Includo pela Lei n 3.121/2011) CLASSE: I (Includo pela Lei n 3.121/2011) CARGA HORRIA: 40 horas semanais (Includo pela Lei n 3.121/2011) DESCRIO SUMRIA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Estudar seres vivos, desenvolver pesquisas na rea de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia, inventariar biodiversidade; organizar colees biolgicas; manejar recursos naturais; desenvolver atividades de educao ambiental; realizar diagnsticos biolgicos, moleculares e ambientais, alm de anlises clnicas, citolgicas, citognicas e patolgicas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. DESCRIO DETALHADA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Executar atividades Tcnico-cientficos de grau superior, de grande complexidade, que envolvem: Ensino, Planejamento, Superviso, Coordenao e Execuo de trabalhos relacionados com Estudos, Pesquisas, Projetos, Consultorias, Emisso de laudos e pareceres tcnicos e Assessoramento tcnico-cientfico nas reas das Cincias Biolgicas. Ecologia ambiental: noes de ecologia, envolvendo os conceitos de ecossistema, cadeia e teia alimentar, relao entre seres vivos, sucesso ecolgica e poluio ambiental. Efeitos biolgicos da poluio. Laboratrio: equipamentos, materiais, reagentes, meios de cultura e solues. Organizao e controle de estoques de reagentes e equipamentos de laboratrio de ensino de Biologia. Normas de assepsia. Amostragem. Elaborao de documentao tcnica rotineira: pareceres, laudos e atestados e registros legais. Mtodos e Tcnicas da Pesquisa Biolgica. Biossegurana em laboratrio. Biologia Celular e Molecular. Conceitos bsicos de imunologia. Estrutura, funo e produo de anticorpos. Testessorolgicos. Sistemas de grupos sangneos. Parasitologia e Microbiologia. Estrutura bacteriana, cultura e isolamento. Caracterstica e mecanismo de infeces causadas por vrus, bactrias e protozorios. Anatomia e Fisiologia Humana. Histologia e Embriologia. Gentica Geral. Bioqumica bsica. Evoluo. Ecologia Geral. Manejo de fauna. Zoologia dos Invertebrados e dos Cordados. Tcnicas de coleta e de preparo de material zoolgico. Botnica Geral. Taxonomia vegetal. Anatomia vegetal. Biotecnologia vegetal, animal, microbiana. Monitoramento ambiental. Avaliao de impactos ambientais. Valorao de danos ambientais. Legislao ambiental. Conservao de recursos naturais. Controle biolgico de pragas e doenas. Estudos e Pesquisas de Origem, Evoluo, Estrutura morfoanatmica, Fisiologia, Distribuio, Ecologia, Classificao, Filogenia e outros

aspectos das diferentes formas de vida, para conhecer suas caractersticas, comportamento e outros dados relevantes sobre os seres vivos e o meio ambiente; Estudos, Pesquisas e Anlises Laboratoriais nas reas de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, Hematologia, Histologia, Citologia, Patologia, Anatomia, Gentica, Bioqumica, Biofsica, Embriologia e Fisiologia Humana e Produo de Fitoterpicos; Estudos e Pesquisas relacionadas com a investigao cientfica ligada Biologia Sanitria, Sade Pblica, Epidemiologia de doenas transmissveis, Controle de vetores e Tcnicas de saneamento bsico; Atividades complementares relacionadas conservao, preservao, erradicao, manejo e melhoramento de organismos e do meio ambiente e Educao Ambiental. Dirigir e conservar veculo. Executar outras atividades correlatas funo. INSTRUO: Nvel Superior em Biologia com registro no conselho de classe especfico. (Includo pela Lei n 3.121/2011) TTULO: Engenheiro Ambiental (Includo pela Lei n 3.121/2011) GRUPO OPERACIONAL: Apoio Tcnico-Administrativo (Nvel Superior) (Includo pela Lei n 3.121/2011) CLASSE: L (Includo pela Lei n 3.121/2011) CARGA HORRIA: 40 horas semanais (Includo pela Lei n 3.121/2011) DESCRIO SUMRIA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Desenvolver atividades inerentes a elaborao, execuo, coordenao, acompanhamento, fiscalizao e avaliao de projetos de engenharia ambiental. DESCRIO DETALHADA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Elaborar projetos essenciais recuperao de danos ambientais e de preveno de impactos de grandes empreendimentos; Planejar, orientar e acompanhar a execuo de projetos que visem a preservao da qualidade da gua, do ar e do solo a partir de diagnsticos, manejo, controle e recuperao de ambientes urbanos e rurais; Proceder a investigao, avaliao, adaptao e implantao de sistemas de produo ambientalmente viveis, a recuperao de reas degradadas e a diminuio e o monitoramento dos processos e atividades causadores de impactos ambientais; Elaborar propostas alternativas para tratamento de poluentes e para a utilizao racional de recursos naturais; Responder tecnicamente pelas funes de engenharia ambiental perante os rgos fiscalizadores; Exercer outras responsabilidades / atribuies correlatas. Dirigir e conservar veculo. Executar outras atividades correlatas funo. INSTRUO: Nvel Superior em Engenharia Ambiental com registro no conselho de classe especfico. (Includo pela Lei n 3.121/2011) TTULO: Engenheiro Qumico (Includo pela Lei n 3.121/2011) GRUPO OPERACIONAL: Apoio Tcnico-Administrativo (Nvel Superior) (Includo pela Lei n 3.121/2011) CLASSE: L (Includo pela Lei n 3.121/2011)

CARGA HORRIA: 40 horas semanais (Includo pela Lei n 3.121/2011) DESCRIO SUMRIA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Direo, superviso, programao, coordenao, orientao e responsabilidade tcnica no mbito das atribuies respectivas. Analise qumica e fsico-qumica, qumico-biologica, bromatologica, toxicolgica e legal, padronizao e controle de qualidade da gua, dentre outras. DESCRIO DETALHADA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Direo, superviso, programao, coordenao, orientao e responsabilidade tcnica no mbito das atribuies respectivas. Assistncia, assessoria, consultoria, elaborao de oramentos, divulgao, no mbito das atribuies respectivas. Vistoria, pericia, avaliao, arbitramento e servios tcnicos, elaborao de pareceres, laudos e atestados, no mbito das atribuies respectivas. Desempenho de cargos e funes tcnicas no mbito das atribuies respectivas. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de mtodos e produtos. Analise qumica e fsico-qumica, qumico-biologica, bromotologica, toxicolgica e legal, padronizao e controle de qualidade. Produo, tratamento prvio e complementar de produtos e resduos. Operao e manuteno de equipamentos e instalaes, execues de trabalhos tcnicos. Conduo e controle de operaes e processos industriais. Estudo, elaborao e execuo de projetos de processamento. Estudo de viabilidade tcnica e tcnico-economica no mbito das atribuies respectivas. Estudo, planejamento, projeto e especificaes de equipamentos e instalaes industriais. Execuo, fiscalizao de montagem e instalaes de equipamentos. Conduo de equipe de instalao, montagem, reparos e manuteno Dirigir e conservar veculo. Executar outras atividades correlatas funo. INSTRUO: Nvel Superior em Engenharia Qumica registro no conselho de classe especfico. (Includo pela Lei n 3.121/2011) TTULO: Qumico (Includo pela Lei n 3.121/2011) GRUPO OPERACIONAL: Apoio Tcnico-Administrativo (Nvel Superior) (Includo pela Lei n 3.121/2011) CLASSE: I (Includo pela Lei n 3.121/2011) CARGA HORRIA: 40 horas semanais (Includo pela Lei n 3.121/2011) DESCRIO SUMRIA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) Direo, superviso, programao, coordenao, orientao e responsabilidade tcnica no mbito das atribuies respectivas. Analise qumica e fsico-qumica, qumico-biolgica, bromatologica, toxicolgica e legal, padronizao e controle de qualidade da gua, dentre outras. DESCRIO DETALHADA: (Includo pela Lei n 3.121/2011) com

Direo, superviso, programao, coordenao, orientao e responsabilidade tcnica no mbito das atribuies respectivas. Assistncia, assessoria, consultoria, elaborao de oramentos, divulgao, no mbito das atribuies respectivas. Vistoria, pericia, avaliao, arbitramento e servios tcnicos, elaborao de pareceres, laudos e atestados, no mbito das atribuies respectivas. Desempenho de cargos e funes tcnicas no mbito das atribuies respectivas. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de mtodos e produtos. Analise qumica e fsico-qumica, qumico-biolgica, bromotologica, toxicolgica e legal, padronizao e controle de qualidade. Produo, tratamento prvio e complementar de produtos e resduos. Operao e manuteno de equipamentos e instalaes, execues de trabalhos tcnicos. Conduo e controle de operaes e processos industriais, de trabalhos tcnicos, reparos e manuteno. Pesquisa e desenvolvimento de operaes e processos industriais. Estudo, elaborao e execuo de projetos de processamento. Estudo de viabilidade tcnica e tcnico-econmica no mbito das atribuies respectivas. INSTRUO: Nvel Superior em Qumica com Atribuies Tecnolgicas com registro no conselho de classe especfico. (Includo pela Lei n 3.121/2011)

You might also like