You are on page 1of 4

1. BENCHMARKING O que ?

Benchmarking se define como um dos mais teis instrumentos de gesto de gesto para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relao concorrncia. Baseia-se na aprendizagem das melhores experincias de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial. A essncia deste instrumento parte do princpio de que nenhuma empresa a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que ns. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa est a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking aplicada de forma correta facilita a melhoria do desempenho em situaes crticas no seio de uma empresa., isto , o benchmarking consiste na procura de melhores prticas de administrao, como forma de ganhar vantagens competitivas. Faz uso de pontos de referncias que funcionam em vez de criar algo novo. Segundo a pesquisa Management Tools & Trends 2005, feita pela Bain & Company, o Benchmarking a terceira ferramenta de gesto mais usada pelas empresas.

Histria
O processo de benchmarking inicia-se no EUA, onde ele ganha maior expresso e fora, atribuindo-se Rank Xerox Corporation o pioneirismo na introduo do uso das tcnicas de benchmarking em 1979, que o definiu como "o processo contnuo para medir os nossos produtos, servios e prticas com os mais fortes concorrentes ou com as companhias reconhecidas como lderes da indstria". Posteriormente, outras organizaes destacaram-se ao aplicar com sucesso o Benchmarking, entre as quais destacamos: Ford Motor Company, Alcoa, Millken, AT&T, IBM, Johnson & Johnson, Kodak, Motorola e Texas Instruments, tornando-se quase obrigatrio para qualquer organizao que deseja melhorar os seus produtos, servios, processos e resultados.

Hoje o benchmarking um processo quase indispensvel para as empresas que queiram se manter no mercado independente da dimenso, rea de atuao.

Como funciona
O processo de benchmarking no um mtodo de recolher informaes aleatoriamente, mas sim de mtodo sistemtico estruturado passo a passo, com a finalidade de avaliar os mtodos aplicados no mercado. Os outputs deste processo proporcionam a comparao dos produtos, servios e mtodos da concorrncia proporcionando s empresas a obteno das melhores prticas aplicadas. De um modo mais geral, podemos dizer que o bechmarking consiste em 5 fases: planejamento, coleta de dados, anlise, adaptao e implementao. Mas, segundo Camp (1998), a metodologia mais detalhada, consistindo nas seguintes etapas: 1 Identificar empresas; 2 Definir mtodo e coletar dados; 3 Determinar a lacuna de desempenho; 4 Projetar nveis de desempenho futuro; 5 Comunicar descoberta dos marcos de referncia e obter aceitao; 6 Estabelecer metas funcionais; 7 Desenvolver plano de ao; 8 Implementar aes especficas e monitorar progresso; 9 Recalibrar marcos de referncia; Vale ressaltar que to importante quanto seguir todos os passos, tambm de suma importncia manter o processo de melhoria contnua, pois assim o item trabalhado no ficar defasado e no ocorrero futuros problemas.

Tipos de benchmarking
Existem basicamente quatro tipos de benchmarking, so eles:

Benchmarking Competitivo. Tem como caracterstica visar como alvo as prticas dos concorrentes. o menos utilizado, medida que quase impossvel fazer que as empresas liberem informaes ligadas s suas atividades.

Benchmarking Interno. A busca das melhores prticas ocorre dentro da prpria empresa; em outros departamentos, unidades, sedes, etc.; esse o tipo mais comum de benchmarking.

Benchmarking Genrico. baseado num processo que atravessa vrias funes da empresa e pode ser encontrado na maioria das empresas de mesmo porte. Este tipo de benchmarking onde as empresas esto mais dispostas a colaborar umas com as outras.

Benchmarking Funcional. Baseado numa funo especfica, que pode ou no existir na prpria organizao. Serve para troca de informaes sobre uma tarefa especfica.

Vantagens e desvantagens do benchmarking


As vantagens da anlise de Benchmarking so, sem dvida, mais numerosas que as desvantagens. Quer as pessoas, quer as empresas, todos gostam de ser como os melhores. E o Benchmarking , precisamente, espreitar os melhores para ser como eles. Como vantagem pode-se identificar:

OBJETIVOS
Competitividade

SEM BENCHMARKING
Focalizao interna Mudanas por meio da evoluo Poucas solues Manuteno das prticas atuais Baseada na histria ou intuio

COM BENCHMARKING
Conhecimento da concorrncia Mudanas inspiradas nos outros Muitas opes de prticas Desempenho superior Baseada na realidade do mercado

Melhores Prticas Empresariais Definio dos Requisitos do

cliente Fixao de metas e de objetivos Medida de produtividade

Percepo subjetiva De dentro para fora Focalizao interna e subjetiva Abordagem reativa Perseguio de estimativas Noo de foras e fraquezas Caminho de menor resistncia

Avaliao objetiva De fora para dentro Focalizao externa e objetiva Abordagem proativa Soluo de problemas reais Compreenso dos resultados Melhores prticas do mercado

No entanto, deve-se ter em conta que: Existem inmeras empresas que negam ou distorcem os dados, apesar do Cdigo de Conduta que se comprometem a respeitar, precisamente devido ao fato de que no querem que outras atinjam os patamares de excelncia financeira, operacional, logstica, social, ambiental, etc., porque, se os atingirem, tero mais um concorrente no mercado a concorrer com as mesmas armas; Por outro lado, existem empresas que invejam os indicadores de outras com dimenso diferente, ou que atuam num mercado que no o mesmo, comparando o que no comparvel. Por vezes errado e prejudicial para a prpria empresa.

You might also like