You are on page 1of 3

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. SOBRE O PENSAMENTO ANTROPOLGIOCO. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Braslia: CNPq, 1988. Pp 91 129.

CAPTULO 4 A categoria de (des)ordem e a ps-modernidade da Antropologia Neste captulo o autor apresenta as trs escolas que compem os paradigmas da ordem so eles: o Funcionalismo, o Culturalismo e o Estruturalismo; Unidas, pretendiam fundar uma nova disciplina cientfica que unisse racionalismo e objetividade, proporcionando nova disciplina o carter positivista, enraizado no Iluminismo. Considerando as escolas, o autor deixa claro que os seguidores tentavam controlar a subjetividade, a histria e o indivduo, objetivando organizar o tempo em etapas evolutivas. O paradigma francs racionalista auxiliou na descoberta de formas elementares que construam o pensamento primitivo; enquanto a escola funcionalista-estrutural estuda a estrutura de parentesco na Inglaterra, paralelamente nos Estados Unidos elabora estudos sobre os padres/regularidades culturais. O paradigma hermenutico ps-moderno, da desordem, retirou qualquer sentido restrito, ou no, da Antropologia - os ps-modernistas romperam com os antecessores e passaram a utilizar os textos como exemplos de erros tericos, metodolgicos, polticos e morais; A hermenutica atribui reflexo antropolgica subjetividade, individualidade e historicidade, consequentemente na Antropologia Interpretativa o pesquisador assume sua condio de intrprete. (Ressaltando que nas formas anteriores o homem era visto biologicamente e categorizado de acordo com o estagio evolutivo que se encaixava) Roberto Cardoso de Oliveira admite que a tenso causada pela hermenutica ps-moderna resulta no aprimoramento do paradigma e outros antroplogos, como Maus e Fischer, acreditam na coexistncia das quatro escolas, tradicionais e a novas que estabelecem uma pluralidade de verses que aumentam as potencialidades. Por fim, ao discutir sobre uma nova perspectiva que rejuvenesceu e dinamizou a antropologia, a hermenutica, percebo o desenvolvimento da configurao do saber antropolgico, pois antes de concluir o captulo percebi a introduo da intersubjetividade, reflexividade e historicidade a desordem e racionalidade metodolgica a ordem.

CAPTULO 5 A DISCIPLINA NA PERIFERIA - O que isso que chamamos de antropologia brasileira? A princpio o autor fundamenta o modelo matriarcal da disciplina no cruzamento das tradies intelectualista e empirista constatando as vertentes antnimas das categorias de sincronia e diacronia com os seguintes domnios e paradigmas: Domnio intelectualista/sincronia = paradigma racionalista; Domnio empirista/sincronia = paradigma estrutural-funcionalista; Domnio empirista/diacronia = paradigma culturalista; Domnio intelectualista/diacronia = paradigma hermenutico;

A Antropologia no Brasil era conhecida como Etnologia; em decorrncia da subordinao aos objetos reais, surgiram duas tradies no campo brasileiro: a Etnologia Indgena e a Antropologia da Sociedade Nacional que tiveram como principais nomes, no perodo que corresponde s dcadas de 20 e 30, Curt Nimuendaju e Gilberto Freyre, respectivamente outros nomes importantes participaram do perodo, mas no deixaram obras com o mesmo impacto. (Destacando Helosa Alberto Torres com seu trabalho sobre a ilha de Maraj). No final dos anos 40 e princpios de 50 Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro reuniam os graduandos em antropologia ao redor dos seus projetos. O atual perodo que comeou nos anos 60 coincidiu com a criao dos cursos de Ps-graduao, corresponde ao inicio da articulao entre Cultura e Estrutura, ou ainda entre Sociologia e Antropologia termos e disciplinas at ento antinmicos A partir da comearam os estudos de comunidade. Desfeita a tenso dos paradigmas, o agrupamento dos conceitos amadureceu a disciplina no Brasil, enquanto internacionalmente j so perceptveis as alteraes nos conceitos de Cultura e Estrutura, segundo o Roberto Cardoso de Oliveira, tendo em comum ideia (e o valor) da objetividade. Paralelamente a polissemia dos conceitos, no Brasil a Antropologia Cultural e Social tem se inclinado/movimentado para a representao considerando que as abordagens tem se direcionado a interpretao e no apenas explicao dos smbolos.

Atravs desta narrativa pude compreender o motivo da concentrao de estudos antropolgicos brasileiros em duas reas, segundo a verso de Oliveira. Como o prprio autor diz no final: somos membros de uma comunidade profissional .. e com um quadro comparativo poderemos encontrar respostas sobre a disciplina (pg 120).

You might also like