You are on page 1of 8

||IBAMA13_002_04N178038||

CESPE/UnB IBAMA

Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, e que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Considere que as proposies sejam representadas por letras maisculas e que se utilizem os seguintes smbolos para os conectivos lgicos: v conjuno; w disjuno; Y condicional; ] bicondicional. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.
51
RASCUNHO

A proposio Se Joo implica com Maria e Maria implica com Joo, ento evidencia-se que a relao entre Joo e Maria conflituosa pode ser corretamente representada por [(PYQ)v(QYP)]YR.

A proposio Fiscalizar os poderes constitudos um dos pilares da democracia e garantir a liberdade de expresso, outro pilar da democracia pode ser corretamente representada por PvQ. 53 A proposio Os mineiros so tmidos e os cariocas so extrovertidos so expresses equivalentes pode ser corretamente representada por P]Q, escolhendo-se convenientemente as proposies P e Q.
52

Julgue os itens subsequentes, relacionados a problemas aritmticos, geomtricos e matriciais. Se A, B e C so, em centmetros, as medidas dos lados de um tringulo e se A $ 10 e B # 5, ento, necessariamente, C # 25. 55 Considere que, nos primeiros dez dias desse ms, um atleta tenha intensificado seu treinamento fsico, executando a seguinte rotina de corrida: nos dias pares, ele percorria o dobro da distncia percorrida no dia anterior; nos dias mpares, ele percorria a mesma distncia percorrida no dia anterior. Se no dcimo dia o atleta percorreu 32 km, ento no primeiro dia ele percorreu 2 km. 56 Considere que A e B sejam matrizes distintas, de ordem 2 2, com entradas reais e, em cada matriz, trs das quatro entradas sejam iguais a zero. Alm disso, considere tambm que A A = B B = A B = O, em que O a matriz nula, isto , a matriz em que todas as entradas so iguais a zero. Nesse caso, necessariamente, A = O ou B = O. 57 Se A, B e C so nmeros reais, com C 1 e A + BC = B + AC, ento, necessariamente, A = B.
54

Para melhorar a fiscalizao, evitar o desmatamento ilegal e outros crimes contra o meio ambiente, 35 fiscais homens e 15 fiscais mulheres sero enviados para a regio Norte do Brasil. Desses fiscais, uma equipe com 20 fiscais ser enviada para o Par, outra com 15 para o Amazonas e uma outra com 15 para Rondnia. Considerando que qualquer um desses 50 fiscais pode ser designado para qualquer uma das trs equipes, julgue os itens seguintes. Considere que o destino de cada um dos 50 fiscais ser decidido por sorteio da seguinte forma: em uma urna, colocam-se 20 fichas com o nome Par, 15 com o nome Amazonas e 15 com o nome Rondnia. O fiscal, ao retirar da urna uma ficha, ter identificado o seu destino. Nesse caso, se os 5 primeiros fiscais que retiraram suas fichas tero como destino o Amazonas ou o Par, a probabilidade de o 6. ir para Rondnia superior a 30%. 59 A quantidade de maneiras distintas que essas trs equipes podem ser formadas o nmero representado por (50 20)! (30 15)! 15!. 60 Se cada equipe tiver exatamente cinco mulheres, a quantidade de maneiras distintas que essas equipes podem ser formadas o nmero representado por [35!] / [(10!)2 (5!)2].
58
4

www.pciconcursos.com.br

||IBAMA13_002_04N178038||

CESPE/UnB IBAMA

Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas operacionais e conceitos fundamentais de informtica.


61

Em relao a controle de qualidade, unidades de auditoria interna e apresentao de resultados dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem. Os resultados dos trabalhos de auditoria interna devem ser apresentados por meio de relatrio, que, entre outros dados, deve conter o relato das aes crticas ou que no foram planejadas, mas que exigiram atuao da unidade de auditoria. 72 A avaliao das unidades de auditoria interna das entidades da administrao indireta deve ser realizada pelos rgos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por ocasio das auditorias de gesto, sem prejuzo da avaliao por outras unidades de auditoria interna, denominada reviso pelos pares.
71

Na verso de instalao padro do aplicativo Calculadora, que disponibilizado quando se instala o Windows 7, h opo que permite o acesso a campos especficos nos quais o usurio poder inserir datas do ano e calcular a diferena em dias entre duas datas. Um arquivo oculto no sistema operacional GNU/Linux identificado por um ponto no incio do seu nome, como, por exemplo, no cdigo .bashrc. Para que seu contedo possa ser interpretado por qualquer usurio, um arquivo binrio gerado por meio de processo de compilao executado por um programa.

62

63

Considerando a legislao e as normas gerais do Sistema de Planejamento e Oramento Federal e do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.
73

A respeito de browsers utilizados para navegao e conexo Internet, julgue o item abaixo.
64

Para se acessar a intranet de uma empresa que utilize proxy via browser, necessrio configurar manualmente o servidor de proxy e digitar o endereo IP da intranet, pois os browsers no aceitam DNS para servidores proxy.

74

Com relao a aplicativos diversos atualmente utilizados, como os dedicados edio de textos e planilhas, gerao de material escrito e programao multimdia, julgue os prximos itens.
65

75

No Windows Explorer, para se agrupar documentos de uma forma organizada, com os arquivos em ordem alfabtica, deve-se criar uma pasta cujo nome se inicie com um asterisco e, em seguida, colar todos os arquivos dentro dessa nova pasta. No aplicativo BrOffice Calc, ao se exportar uma planilha para o formato PDF, possvel especificar as pginas que sero exportadas e o grau de qualidade das imagens. No eslaide mestre de uma apresentao preparada no BROffice Impress, na opo Cor/Escala de Cinza, possvel selecionar todas as opes ou apenas as que sero utilizadas, como Cor, Escala de Cinza e Preto e Branco. Para se fazer a restaurao dos dados de uma cpia de segurana de arquivo que se encontre em volume NTFS, recomendvel utilizar volume NTFS que tenha a mesma verso daquele utilizado na feitura da cpia de segurana.

76

66

77

67

As pessoas fsicas que, no mbito federal, utilizem recursos pblicos, arrecadem receitas, guardem bens, gerenciem valores pblicos, administrem dinheiros, ou que, em nome da Unio, assumam obrigao de natureza pecuniria esto sujeitas fiscalizao do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Entre as finalidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal inclui-se a avaliao do cumprimento de todas as metas previstas no plano plurianual. A realizao de testes de observncia tem por objetivo garantir que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administrao pblica e o sistema contbil das entidades pblicas estejam em efetivo funcionamento. As atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal incluem a elaborao da prestao de contas anual do presidente da Repblica e a emisso de parecer sobre o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelo Poder Executivo. A Secretaria de Controle Interno do Ministrio da Defesa e as Unidades de Controle Interno dos comandos militares constituem unidades setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, mesmo aps a criao da CGU e a extino das demais secretarias de controle interno dos outros ministrios.

68

Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem. Uma amostra, para ser considerada representativa de determinada populao, deve conter as caractersticas dos elementos dessa populao. 79 De acordo com o princpio da publicidade, todas as informaes levantadas no curso das auditorias executadas pela Controladoria Geral da Unio nos programas de governo devem ser disponibilizadas publicamente. 80 Os papis de trabalho de execuo de auditoria incluem a documentao colhida durante o processo de verificao e as planilhas de clculos elaboradas pelo servidor do sistema de controle interno durante a execuo da auditoria. 81 Para a elaborao do plano anual de atividades de auditoria interna, os ltimos trabalhos de auditoria realizados pelo Tribunal de Contas da Unio e as diligncias pendentes de atendimento oriundas da Controladoria-Geral da Unio constituem, para as unidades de auditoria interna, documentos de menor importncia, podendo ser desconsiderados.
78
5

Com referncia ao Portal do Software Pblico, que um espao reservado para o compartilhamento de software de interesse pblico, julgue os itens que se seguem.
69

Os servios de software oferecidos no portal em apreo, que se restringem queles produzidos pelos diversos setores do governo federal, tambm so disponibilizados, de acordo com sua distribuio temtica, nos diversos stios eletrnicos do poder pblico federal. Um software que seja candidato a ser oferecido no referido portal, mas que dependa de sistemas operacionais proprietrios, no atender s condies para ser ofertado no portal em questo.

70

www.pciconcursos.com.br

||IBAMA13_002_04N178038||

CESPE/UnB IBAMA

Com base no que dispem as normas fundamentais de auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal acerca da execuo dos trabalhos de auditoria e fiscalizao, julgue os itens subsequentes.
82

A clareza na comunicao com o auditado implica expressar linguagem positiva, demonstrando a existncia real e material da informao. Na auditoria de recursos externos, no podendo o rgo ou unidade de controle interno opinar, conclusivamente, sobre o estado das contas, dever ser emitido relatrio circunstanciado, em que se abordem as razes impeditivas e se manifeste a negativa de opinio. Constitui objetivo dos controles internos administrativos evitar a ocorrncia de falhas de natureza formal que, ainda que no resultem em dano ao errio, configurem a no observncia dos princpios de legalidade, legitimidade, eficincia, eficcia e economicidade. A conduta do servidor do controle interno no que se refere soberania diz respeito qualidade mxima de poder no qual esse servidor est investido, o que o coloca em posio de superioridade em relao ao fiscalizado. A ocorrncia de fato que limite a ao do servidor no exerccio de sua funo de auditor e fiscal deve ser comunicada, sempre por escrito, ao dirigente do rgo ou entidade examinada. Eventos ocorridos depois do perodo examinado, ou mesmo antes da emisso do certificado de auditoria, ainda que possam influenciar a posio financeira ou patrimonial da entidade examinada, devem ser objeto de avaliao de nova auditoria, a ser realizada posteriormente. Os servidores encarregados de realizar auditorias internas no podem, durante os trabalhos de campo, divulgar as ocorrncias identificadas aos responsveis pelas reas auditadas, a fim de que se garanta iseno na anlise final da auditoria.

83

Os princpios jurdicos podem ser implcitos ou explcitos. Explcitos so aqueles claramente escritos nos textos legais e, fundamentadamente, na Constituio Federal de 1988 (CF); implcitos so os princpios que decorrem do sistema constitucional, ainda que no estejam escritos. importante frisar que tanto os princpios explcitos quanto os princpios implcitos so dotados de positividade e, portanto, devem ser considerados pelo aplicador da ordem jurdica, tanto no mbito do Poder Judicirio quanto no do Poder Executivo ou do Poder Legislativo. Os princpios jurdicos ambientais so encontrados, no caso do ordenamento jurdico brasileiro, na CF e nos fundamentos ticos que orientam as relaes entre os seres humanos.
Paulo de Bessa Antunes, Direito Ambiental. 14 ed., So Paulo: Atlas, p.23.

84

Considerando a aplicao de conceitos relacionados ao meio ambiente e atuao da administrao ambiental definidos no texto acima, julgue os prximos itens. O princpio do ambiente ecologicamente equilibrado considerado direito fundamental no Brasil e abrange o dever estatal de proteo da dignidade humana por meio da existncia fsica, sem riscos ambientais capazes de ameaar a qualidade de vida. 92 A avaliao de impactos ambientais no Brasil instrumento previsto na Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e no se encontra regulada por normas especficas sobre formas de identificao, anlise e previso de impactos, ao contrrio do instrumento de licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, que possui definio legal e diversas normas tcnicas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). 93 Prover o manejo ecolgico das espcies e dos ecossistemas e preservar a biodiversidade e o patrimnio gentico do pas constituem deveres idnticos que incumbem ao poder pblico, de acordo com o art. 225 da CF. 94 A efetividade do princpio do desenvolvimento sustentvel na gesto ambiental est relacionada responsabilidade ambiental entre as geraes, mas no solidariedade perante as necessidades das geraes futuras, pois a livre iniciativa de mercado orienta a ordem econmica brasileira.
91

85

86

87

88

Julgue os itens seguintes, no que se refere a proteo da atmosfera e mudana do clima. A partir da instituio do Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (PRONAR) e da sua estratgia de limitar, em nvel nacional, as emisses por tipologia de fontes e poluentes prioritrios, nos termos da Resoluo CONAMA n. 05/1989, promove-se, no Brasil, a instituio de limites mximos de emisso mais rgidos para as fontes novas de poluio. 96 Com a adeso do Brasil Conveno de Viena e ao Protocolo de Montreal sobre Substncias que Destroem a Camada de Oznio, por meio do Decreto n. 99.280/1990, o controle ambiental federal continuado de importaes de hidroclorofluorcarbonos (HCFC) passou a ser orientado, visando definir cronograma de eliminao da produo e consumo dessas substncias nocivas camada de oznio. 97 As normas ambientais federais que tratam das substncias controladas pelo Protocolo de Montreal dirigem-se a todo produtor, importador, exportador, comercializador e usurio dessas substncias, devendo todos eles efetuar registro no Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras (CTF) do IBAMA e fornecer semestralmente relatrios com dados quantitativos e qualitativos. 98 No mbito das diretrizes da Poltica Nacional sobre Mudana do Clima, as atividades de sumidouro que removem gs de efeito estufa, aerosol ou precursor de gs de efeito estufa devem ser apoiadas e fomentadas, como tambm devem ser utilizados instrumentos financeiros e econmicos para promover aes de mitigao com esse fim.
95
6

Em 2001, foi editado o Manual de Auditoria Ambiental do Tribunal de Contas da Unio (TCU). De acordo com esse documento, o controle sobre os atos praticados no mbito da gesto ambiental e sobre seus resultados deve ser implementado com o objetivo ltimo de promover coerncia entre a ao governamental e as exigncias de um modelo de desenvolvimento sustentvel.
Luiz Henrique Moraes de Lima. Controle Externo da gesto ambiental pblica. TCU, Instituto Serzedello Corra, Braslia, 2011.

A respeito da auditoria ambiental do TCU e suas classificaes, julgue os itens a seguir.


89

No caso da avaliao de combate poluio em empreendimento de interesse pblico que opere com lanamento de efluentes no rio, a auditoria de avaliao ambiental de programa examina se os procedimentos ambientais desse lanamento esto de acordo com as normas vigentes. A auditoria ambiental do TCU uma forma de exerccio de controle externo sobre pessoas submetidas sua jurisdio e que, por ter outro objetivo, difere-se da auditoria ambiental exercida por outros rgos do poder pblico ou pelo setor privado.

90

www.pciconcursos.com.br

||IBAMA13_002_04N178038||

CESPE/UnB IBAMA

A partir do dever constitucional do poder pblico de controlar a produo, comercializao e emprego de tcnicas, mtodos e substncias que acarretem risco vida, qualidade de vida e ao meio ambiente, leis e regulamentos dispem sobre vrias matrias ambientais que demandam regulao e controle. Com relao a esse assunto, julgue os itens seguintes. No Brasil, o controle de agrotxicos, seus componentes e afins envolve registro em rgo federal, inspeo, fiscalizao, requisitos legais para a exibio de rtulos prprios e bulas em portugus, alm de propaganda comercial, em qualquer meio de comunicao, e venda mediante receiturio prprio. 100 A incluso no Cadastro Nacional de Operadores de Resduos Perigosos de pessoa jurdica que j tenha responsvel tcnico pelo gerenciamento de resduos perigosos dispensa a elaborao de plano de gerenciamento desses resduos, pois a operao da atividade j apresenta plano de gerenciamento de resduos. 101 No mbito da administrao pblica e da gesto de resduos slidos, as contrataes devem priorizar a aquisio de bens, servios e obras que considerem padres de consumo ambientalmente sustentveis. 102 O sistema de logstica reversa, previsto na Poltica Nacional de Resduos Slidos, deve ser considerado na elaborao do plano municipal de gesto integrada de resduos slidos, bem como no plano de gerenciamento de resduos slidos de responsabilidade de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, quando constituir caso de retorno dos produtos aps uso pelo consumidor, a exemplo de pilhas, baterias, pneus, embalagens de produtos agrotxicos e produtos eletrnicos.
99

Em relao ao uso de dados de sensoriamento remoto para o monitoramento e controle de incndios florestais, julgue os itens que se seguem.
108 O sistema oficial do Brasil que mapeia e quantifica

anualmente as reas queimadas de todo o territrio nacional baseia-se na anlise de imagens do satlite NOAA AVHRR. 109 possvel discriminar severidade de incndios em imagens de satlite. 110 Sabendo-se que uma rea com incndio florestal emite quantidade mxima de radiao eletromagntica no comprimento de onda () em torno de 3 m, correto concluir que uma imagem obtida nesse mostrar as reas com incndio em tonalidades claras. Em relao ao oramento pblico, julgue os prximos itens.
111 Pode-se autorizar, mediante edio de lei especfica, a

incluso, no plano plurianual, de investimentos cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro. 112 So espcies de oramento, no Brasil, o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais. 113 Os oramentos anuais esgotam as autorizaes para a arrecadao de todas as receitas e para a realizao de todas as despesas dentro de um determinado perodo. Acerca do sistema tributrio brasileiro, julgue os itens a seguir.
114 No se admite a instituio de impostos por meio de medida

A respeito da proteo de florestas e demais formas de vegetao nativa, bem como do controle de transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais, julgue os itens a seguir.
103 Para fins de Projeto de Recuperao de rea Degradada (PRAD)

provisria. 115 No que diz respeito instituio de impostos, apenas a Unio dispe da denominada competncia tributria residual. Acerca da legislao sobre a sade do trabalhador, julgue os itens subsecutivos.
116 Atividades que envolvem contato permanente com

a ser apresentado ao IBAMA e aplicado na reparao de danos ambientais flora, permitida a implantao direta de quaisquer espcies de vegetais, por mudas, sementes ou outras formas de propgulo, bem como a aplicao de sistemas agroflorestais em propriedades ou posses pequenas e mdias. 104 O Documento de Origem Florestal (DOF), para transporte de produto ou subproduto florestal, gerado por sistema eletrnico denominado Sistema-DOF, aps preenchimento pelo usurio e emisso de duas vias, uma que acompanha o produto e outra que entregue ao rgo ambiental. Sua finalidade a prestao de contas, por meio da qual se conferir se o transporte envolve volume indicado em autorizao previamente concedida para explorao de acordo com o Plano de Manejo Sustentvel. 105 Diante da reafirmao da importncia estratgica da atividade agropecuria e do papel das florestas e demais formas de vegetao nativa na sustentabilidade e no crescimento econmico, e tendo como objetivo o desenvolvimento sustentvel, a atual legislao autoriza que, nas reas de Preservao Permanente, haja continuidade de atividades agrossilvipastoris em reas rurais consolidadas at 22/7/2008, o que dever ser informado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para fins de monitoramento. O sistema de monitoramento anual de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) utiliza imagens do satlite LANDSAT para mapear reas desmatadas na Amaznia Legal. Acerca desse mapeamento, julgue os itens subsecutivos.
106 Haveria maior probabilidade de obteno de mais imagens sem

inflamveis so classificadas como insalubres, sendo assegurado ao empregado responsvel por execut-las a percepo de adicional de insalubridade. 117 Considera-se doena profissional a molstia adquirida ou desencadeada em decorrncia das condies especiais em que o trabalho realizado e com ele relacionada diretamente. 118 As empresas so obrigadas a manter servios especializados em segurana e em medicina do trabalho, devendo o nmero mnimo de profissionais especializados a integr-los ser definido com base no nmero de empregados da organizao e na natureza do risco de suas atividades. Em relao Poltica Nacional de Segurana e Sade no Trabalho (PNSST) e a suas disposies, julgue os itens seguintes.
119 De acordo com a PNSST, cabe Fundao Jorge Duprat

cobertura de nuvens caso fossem utilizadas, para o mapeamento da regio, imagens do satlite RAPIDEYE. 107 Caso fossem utilizadas imagens do satlite TERRA MODIS, o monitoramento do desmatamento nessa regio seria mais detalhado.

Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho desenvolver e executar aes educativas sobre temas relacionados com a melhoria das condies de trabalho nos aspectos de sade, segurana e meio ambiente do trabalho, bem como contribuir com rgos pblicos e entidades civis para a proteo e promoo da sade do trabalhador, inclusive por meio da reviso e da formulao de regulamentos. 120 A gesto participativa da PNSST cabe Comisso Tripartite de Sade e Segurana no Trabalho, que, entre outras atribuies, deve estabelecer os mecanismos de validao e de controle social da PNSST, alm de articular a rede de informaes sobre sade e segurana no trabalho.
7

www.pciconcursos.com.br

||IBAMA13_002_04N178038||

CESPE/UnB IBAMA

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando, caso deseje, os espaos para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Tanto na redao quanto em cada questo, qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Ser tambm desconsiderado o texto que no for escrito na(s) folha(s) de texto definitivo correspondente(s). No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Ao domnio do contedo sero atribudos, para a redao, at 10,00 pontos dos quais at 0,50 ponto ser atribudo ao quesito apresentao e estrutura textual (legibilidade, respeito s margens e indicao de pargrafos) e, para cada questo, at 5,00 pontos, dos quais at 0,50 ponto ser atribudo ao referido quesito.
REDAO

O Brasil ainda no possui um sistema de monitoramento anual consolidado para monitorar o desmatamento do bioma Cerrado, como, por exemplo, o da Amaznia Legal, que possui um sistema de monitoramento anual do desmatamento embasado na anlise de imagens do satlite LANDSAT, entre outros satlites.

Com relao necessidade apresentada no texto acima, redija um texto dissertativo, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: < < < possveis dificuldades adicionais apresentadas pelo bioma Cerrado em relao ao monitoramento do desmatamento da Amaznia Legal; [valor: 4,00 pontos] vantagens e desvantagens de utilizar imagens do satlite RapidEye, em vez de imagens do satlite LANDSAT; [ valor: 3,00 pontos] procedimentos e etapas relacionados verificao da acurcia do mapeamento. [valor: 2,50 pontos]

www.pciconcursos.com.br

||IBAMA13_002_04N178038||

CESPE/UnB IBAMA

RASCUNHO REDAO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

www.pciconcursos.com.br

||IBAMA13_002_04N178038||
QUESTO 1

CESPE/UnB IBAMA

Considerando que, em cumprimento de determinao da Controladoria Geral da Unio (CGU), o rgo de controle imobilirio do DF tenha contratado uma empresa de auditoria para o acompanhamento da construo de empreendimento em terras federais, discorra sobre a abrangncia dos trabalhos de auditoria no acompanhamento do empreendimento [valor: 2,50 pontos] e especifique os tipos de estudos e relatrios ambientais, e respectivas caractersticas, necessrios para o licenciamento ambiental do referido empreendimento [valor: 2,00 pontos].

RASCUNHO QUESTO 1
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

10

www.pciconcursos.com.br

||IBAMA13_002_04N178038||
QUESTO 2

CESPE/UnB IBAMA

Considere que Joaquim tenha arrendado a Leonardo um imvel rural de sua propriedade. Considere, ainda, que Leonardo tenha recebido, no imvel, notificao para pagamento do Imposto Territorial Rural referente a este imvel. Nessa situao hipottica, a quem compete pagar o referido imposto caso haja, no contrato de arrendamento, clusula que transfira a Leonardo a responsabilidade tributria respectiva, e caso no haja esta clusula? [valor: 2,00 pontos] Justifique sua resposta com base no CTN [valor: 2,50 pontos].

RASCUNHO QUESTO 2
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11

www.pciconcursos.com.br

You might also like