You are on page 1of 8

Nas questes a seguir, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando.

Para as devidas marcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas.

CONHECIMENTOS BSICOS
QUESTO 1 QUESTO 4

Considerando as correntes do pensamento pedaggico brasileiro, assinale a opo correta. A A pedagogia tradicional tem como principal caracterstica o ensino humanstico, voltado para a plena realizao do aluno, decorrente de seu esforo pessoal. B Para a pedagogia liberal, a funo da escola preparar os indivduos para desempenharem seus papis sociais, considerando-se as diferenas de classes sociais e a realidade do aluno. C A tendncia liberal renovada enfatiza o contexto social e a cultura e considera a escola um meio para libertar o aluno das prticas opressoras da sociedade de classes. D A pedagogia renovada destaca a importncia dos contedos como instrumentos fundamentais de participao social e insero do aluno no mundo adulto.
QUESTO 2

Com base na teoria das inteligncias mltiplas de Howard Gardner, assinale a opo correta. A A capacidade ou o estgio de desenvolvimento em uma rea de desempenho e as capacidades ou os estgios em outras reas ou domnios possuem necessariamente ligao e interdependncia. Inteligncia a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que so significativos e valorizados em um ou mais ambientes culturais. As habilidades humanas so organizadas horizontalmente, com a existncia de uma faculdade da mente geral que articula as competncias intelectuais especficas. As inteligncias especficas funcionam de maneira prpria, isoladas umas das outras, e os indivduos possuem habilidades bsicas em algumas inteligncias.

Com relao didtica na atualidade, assinale a opo correta.


QUESTO 5

A As estratgias de ensino e de aprendizagem devem priorizar a transmisso de contedos para aquisio de conhecimentos, de modo a tornar o ato educativo mais eficiente. B A sala de aula compreendida como o local de aprendizagem, e o professor deve usar as estratgias didticas apropriadas para que a aprendizagem ocorra. C O ensino visto como prtica social e insere a problematizao da prtica pedaggica no contexto social e institucional em que ocorre, considerando a prxis pedaggica. D O planejamento da atividade docente determina as aes pedaggicas de forma objetiva, de acordo com os interesses prioritrios estabelecidos pela sociedade.
QUESTO 3

Assinale a opo correta acerca do planejamento e da gesto educacional no contexto atual. A A gesto educacional um meio pelo qual se observa a realidade e se identificam os problemas com vistas a buscar solues que contribuam para a melhoria da qualidade da educao. Planejamento um processo social de formulao de polticas pblicas que se constitui em um instrumento tecnocrtico independente da realidade social. Planejamento e gesto so processos distintos e independentes que fazem parte do contexto educacional. A gesto educacional funo especfica do gestor e deve ser verticalizada e centralizada para racionalizar as decises que levem transformao do sistema de ensino.

C D

Assinale a opo correta acerca das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. A O inatismo considera que as caractersticas individuais bsicas so hereditrias e inerentes ao indivduo e que as formas de conhecimento so aprendidas com a experincia. B Na viso comportamentalista, aprendizagem significa modificao de comportamento, e as caractersticas individuais so determinadas pela interao com o meio. C O interacionismo considera que s se pode atribuir uma capacidade, um trao ou um comportamento humano s suas transaes sequenciais, dissociando-se o aspecto biolgico do social. D O cognitivismo considera que os sujeitos so ativos e criativos e organizam as experincias conscientes em unidades e padres de significados.
UnB/CESPE SEDUC/CE

QUESTO 6

Assinale a opo correta com relao concepo de currculo na atualidade. A B C D O currculo deve ser neutro para possibilitar o sucesso escolar do aluno. O currculo ainda hoje constitui-se na diviso das disciplinas que devem ser ensinadas ao aluno. O currculo possui uma dimenso poltico-pedaggica que pode reproduzir desigualdades sociais. O currculo contempla estritamente os aspectos formativos da educao escolar.

Conhecimentos Bsicos (para todos os candidatos)

QUESTO 7

QUESTO 9

Acerca da Lei n. 9.394/2006 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional , assinale a opo correta. A Educao diz respeito aos aspectos formativos que se desenvolvem exclusivamente nas instituies de ensino e pesquisa. B A educao deve ser inspirada nos princpios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana. C O Estado deve garantir o atendimento gratuito em creches e pr-escolas somente s crianas de zero a trs anos de idade. D Os estabelecimentos de ensino municipais tm a incumbncia de executar a proposta pedaggica elaborada pelo sistema estadual de ensino.
QUESTO 8

Considerando as ideias e estruturas lingusticas do texto acima, assinale a opo correta. A A expresso A mxima (R.2) est empregada como recurso lingustico para recuperar o contedo do primeiro perodo do texto: necessrio memorizar o que se aprende. Na linha 10, o uso da primeira pessoa do plural passamos e nossas confere ao texto um tom muito subjetivo, que prejudica o tratamento cientfico dado ao assunto pela autora. Deduz-se das informaes do segundo pargrafo do texto que poucas horas de sono inviabilizam a aprendizagem. No h, no texto, informaes suficientes para se saber, com exatido, como ocorre o processamento da memorizao durante o perodo de sono ou de viglia.

C D

Assinale a opo correta no que concerne s Diretrizes e aos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. A O conhecimento escolar est dividido em reas estritamente ligadas cincia e tecnologia, compatveis com a sociedade da informao e da comunicao. B Os conhecimentos devem ser selecionados a priori para facilitar a organizao do trabalho pedaggico e evitar comprometimento da aprendizagem. C A matriz curricular obrigatria, nica e comum destina-se a atender s caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela a quem se dirige. D Os conhecimentos devem estar articulados s questes contemporneas e integrados em uma relao de complementaridade, convergncia ou divergncia. Texto para as questes de 9 a 12
1

QUESTO 10

Com relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta. A B Os pronomes a (R.6), sua (R.8) e se (R.9) referem-se palavra memria (R.4). As estruturas sintticas construda (R.5) e verdade (R.16) assemelham-se linguisticamente pelo fato de estarem construdas sem sujeito identificvel. No haveria prejuzo para o sentido do texto se o vocbulo risos (R.3) e a expresso da experincia vivida (R.5) fossem reescritos, respectivamente, como riso e das experincias vividas. Em j conhecido (R.14) e em ainda instvel (R.20), as palavras j e ainda expressam a mesma circunstncia: tempo concludo e acabado.

10

13

16

19

22

25

No basta aprender, preciso memorizar. E, para memorizar, preciso dormir. A mxima, que dcadas atrs provocaria risos, foi verificada: sono e memria esto estreitamente ligados. A memria no um registro passivo e instantneo da experincia vivida. construda e reconstruda aps o fim dos eventos que a geraram. A elaborao de uma memria de longa durao demanda vrias etapas para sua reorganizao, consolidao e manuteno, o que leva horas ou dias para se completar. Ora, passamos um tero de nossas vidas dormindo. O processamento das memrias seria interrompido durante o sono e retomado na viglia? O efeito benfico exercido pelo sono sobre a memria j conhecido: a reteno de algo aprendido melhor quando a aprendizagem seguida por um perodo de sono. verdade que esse efeito no significa, necessariamente, que tenha papel ativo na memorizao: ele pode ser explicado pelo simples fato de que, ao isolar o organismo do exterior, o sono protege de interferncias a lembrana recente e ainda instvel. Mas preciso, ainda, determinar os respectivos papis dos estados lento e paradoxal do sono, que, provavelmente, devem atuar de formas diferentes para a memorizao. Se as funes do sono permanecem, talvez, misteriosas, por outro lado j se sabe, ao menos, que a consolidao de memrias uma delas.
Elizabeth Hennevin-Dubois. Revista Viver. Mente&Crebro. Ed. Especial Memria, n. 2, p. 23 (com adaptaes).

QUESTO 11

No que diz respeito ao emprego dos sinais de pontuao no texto, assinale a opo correta. A B Os dois-pontos, em suas trs ocorrncias no texto (linhas 3, 14 e 17), precedem explanao. Sem prejuzo para o sentido do texto, o termo necessariamente (R.17), por ter funo adverbial, poderia ser deslocado para a posio imediatamente aps a forma verbal (R.16), desde que acompanhado das duas vrgulas de intercalao. No haveria prejuzo para o encadeamento das ideias do texto caso o ponto-final empregado imediatamente aps geraram (R.6) fosse substitudo por vrgula, com o devido ajuste na inicial maiscula da palavra que o segue. A supresso da vrgula empregada logo aps Ora (R.9) no causaria prejuzo ao sentido e correo gramatical do texto.

UnB/CESPE SEDUC/CE

Conhecimentos Bsicos (para todos os candidatos)

QUESTO 12

QUESTO 13

Assinale a opo em que a reescrita do segmento O efeito benfico exercido pelo sono sobre a memria j conhecido: (R.13-14), alm de manter o sentido do texto, est gramaticalmente correta. A O efeito beneficiente que o sono atribue memria os cientistas j conhecem. B J se conhece o efeito positivo que o sono exerce na memria. C Os benefcios que as pessoas dormindo propiciam a memria j conhecido. D Dormir, como se sabe, resulta de uma srie de benefcios quem quer ter uma boa memria. Texto para as questes 13 e 14

Com relao s ideias desenvolvidas no texto, assinale a opo correta.

Conforme se depreende da leitura do texto, o governo da Finlndia baseou-se em razes de natureza puramente econmica para a edio da nova lei.

Pode-se inferir do texto que a conexo Internet com velocidade de 1 megabit por minuto permite que se assista viodeoconferncia com imagens de alta definio.

De acordo com o texto, a iniciativa do governo finlands segue o exemplo da deciso do governo da Sua, que foi o pioneiro em garantir o direito de cada cidado se conectar

Conexo garantida
1

O governo da Finlndia aprovou uma lei que confere nova dimenso ao debate sobre a Internet: em deciso indita, transformou em direito o acesso dos D

Internet. No texto, que tem cunho informativo, identificam-se elementos lingusticos que evidenciam a aprovao da autora com relao nova lei finlandesa.
QUESTO 14

cidados banda larga. Com isso, at os habitantes das regies mais remotas e inspitas do pas podero, em 2010, exigir conexo rede com velocidade mnima de 1 megabit

por minuto. Mais ainda, at 2015 dever ser universal o acesso a conexes de 100 megabits por segundo que no apenas aceleram atividades j corriqueiras, mas tambm

10

tornam

possveis

tarefas

como

realizao

de

Assinale a opo correta com relao a aspectos lingusticos do texto.

videoconferncias com imagens em alta definio. O prprio governo finlands financiar a infraestrutura necessria para
13

atingir essa meta ambiciosa, que tantos outros pases perseguem. Na Sua, por exemplo, desde 2008, vigora uma lei que obriga as empresas de telefonia a ofertar banda larga A Na linha 9, os advrbios apenas e tambm, por terem funo meramente enftica, podem ser retirados sem prejuzo para o sentido original do texto. B Esto empregadas com sentido definido as seguintes expresses: ao debate (R.2 ), rede (R.6) e Na Sua (R.14). C O acento agudo nas palavras Sua, benefcios e pas justifica-se pela mesma regra de acentuao grfica. D O emprego da palavra grotes (R.16), que retoma o sentido da expresso regies mais remotas (R.5), confere trao de formalidade ao texto.

16

mesmo naqueles grotes em que o negcio no rentvel. Nenhum pas, no entanto, foi to longe quanto a Finlndia. L, o acesso banda larga tornou-se, pela primeira vez, um

19

direito individual. A lei parte de um pressuposto acertado: uma boa conexo Internet capaz de promover tantos benefcios s

22

pessoas e economia que no exagero almejar que todos contem com ela. Verificou-se, ainda, que o uso intensivo da rede melhora o rendimento escolar, eleva a produtividade

25

nas empresas e o prprio grau de inovao de um pas. Ter uma lei que obrigue um pas a fornecer o servio no garantia de que este v funcionar mas, sem dvida, um

28

bom comeo.
Renata Betti. Veja, 21/10/2009 (com adaptaes).

UnB/CESPE SEDUC/CE

Conhecimentos Bsicos (para todos os candidatos)

QUESTO 15

RASCUNHO

Um teste para os alunos de determinada sala de uma escola composto de 8 itens, que devero ser julgados, individualmente, como CERTOS ou ERRADOS. Nesse caso, excluindo-se as possibilidades de todos os itens estarem CERTOS ou de todos estarem ERRADOS, a quantidade de possveis gabaritos para esse teste igual a A B C D 254. 128. 64. 26.

QUESTO 16

Uma escola de informtica sortear, entre os 32 alunos de determinada turma, 3 bolsas de estudo A, B e C , sendo vedado a um aluno ganhar mais de uma bolsa. Nesse caso, a quantidade de possveis resultados distintos desse sorteio ser igual a A B C D 4.960. 5.984. 29.760. 32.768.

QUESTO 17

Cada um dos 5 alunos de um grupo ter 10 minutos para expor acerca do clima de um continente. O primeiro falar sobre o clima no continente americano, o segundo, no africano, o terceiro, no asitico, o quarto falar sobre o clima no continente europeu, e o ltimo, na Oceania. Nesse caso, a quantidade de maneiras distintas que o grupo poder se organizar para fazer a exposio ser igual a A B C D 5. 24. 120. 3.125.

QUESTO 18

Um professor props dividir sua turma em 7 grupos de alunos; os elementos de um dos grupos ficariam no centro de uma circunferncia, e os demais grupos, posicionados em 6 locais bem determinados sobre a circunferncia, teriam a incumbncia de questionar os elementos do grupo do centro a respeito de um assunto pr agendado. A figura abaixo ilustra a posio dos 7 grupos.

Nesse caso, a quantidade de formas possveis e distintas de se organizar os grupos dos questionadores e questionados ser igual a A B C D 5.040. 840. 720. 120.

UnB/CESPE SEDUC/CE

Conhecimentos Bsicos (para todos os candidatos)

QUESTO 19

RASCUNHO

Em determinada escola, ao organizar as salas de aula para o ano letivo de 2010, diretor e professores trabalharam juntos no sentido de se obter a melhor distribuio dos espaos. A escola tem trs blocos: norte, central e sul, e o problema maior estava na localizao dos ambientes da biblioteca, do laboratrio de informtica, do laboratrio de portugus e da sala de educao fsica. Chegou-se s seguintes concluses:

ou o laboratrio de portugus e a biblioteca ficariam no mesmo bloco ou a sala de educao fsica e o laboratrio de informtica ficariam no mesmo bloco;

se a biblioteca ficar no bloco central, o laboratrio de informtica ficar no bloco sul.

Considerando que cada bloco tenha ficado com pelo menos um desses 4 ambientes e que, entre eles, apenas o laboratrio de informtica tenha ficado no bloco norte, ento a sala de educao fsica e o laboratrio de portugus ficaram

A ambos no bloco sul. B ambos no bloco central. C nos blocos central e sul, respectivamente. D nos blocos sul e central, respectivamente.
QUESTO 20

A negao da proposio A prova ser aplicada no local previsto ou o seu horrio de aplicao ser alterado. pode ser escrita como

A A prova no ser aplicada no local previsto ou o seu horrio de aplicao no ser alterado. B A prova no ser aplicada no local previsto ou o seu horrio de aplicao ser alterado. C A prova ser aplicada no local previsto mas o seu horrio de aplicao no ser alterado. D A prova no ser aplicada no local previsto e o seu horrio de aplicao no ser alterado.
UnB/CESPE SEDUC/CE

Conhecimentos Bsicos (para todos os candidatos)

You might also like