You are on page 1of 5

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Denis Pigozzi Anotador:Mauricio A. S.

Prado 07/05/2011

CRIME Crime = Fato tpico + Ilcito (antijurdico), ou seja: C = FT + I (A).

Conceito de crime O crime composto dos seguintes elementos: 1) Conduta dolosa ou culposa 2) Resultado naturalstico ( a modificao que ocorre no mundo dos fatos) 3) Nexo causal 4) Tipicidade

Nos crimes materiais o resultado naturalstico essencial para sua consumao. Nos crimes formais o resultado naturalstico pode ocorrer, mas no necessrio para sua consumao. Ex. crime de extorso mediante seqestro, consuma-se com o seqestro. O pagamento do resgate mero exaurimento. Nos crimes de mera conduta no h resultado naturalstico.

Portanto, estes 4 elementos so sempre constatados nos crimes materiais, alis, os mais completos. Os crimes materiais, deste modo, so aqueles em que o tipo descreve a conduta e o resultado naturalstico, e exige ambos para sua consumao. Ex. homicdio, alis, que se consuma com a morte da vtima, que ocorre com a cessao da atividade enceflica. Crimes formais, ou de consumao antecipada, ou de evento naturalstico cortado, so aqueles em que o tipo descreve a conduta e o resultado, mas a ocorrncia deste ltimo prescindvel para sua consumao. Ex. extorso mediante seqestro (art. 159, CP), que se consuma com a privao da liberdade, sendo o pagamento do resgate mero exaurimento. Ex2. O art. 158, CP extorso conforme Smula 96 do STJ, para que ocorra a consumao do crime de extorso dispensvel a obteno da indevida vantagem econmica.

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Denis Pigozzi Anotador:Mauricio A. S. Prado 07/05/2011

Os crimes de mera conduta no tm resultado naturalstico, e dos 4 elementos do fato tpico possui conduta e tipicidade. Culpabilidade = IMPOEX (ilcito mais potencial exigncia de conduta diversa)

DA CONDUTA Conduta toda ao ou omisso humana, consciente e voluntria, voltada a uma finalidade. Obrigatoriamente a conduta tem que ser dolosa ou culposa, sob pena de ser fato atpico. Ex. andar pela via pblica a 40 km/h, carro revisado, freios bons, etc. quando de repente um pedestre atravessa a frente do carro, que bate nele, atirando-o longe. Ele bate a cabea na sarjeta e morre. Apesar de algum ter morrido, no h crime, porque o fato atpico. Curiosidade: toda conduta voluntria, seja ela dolosa ou culposa. lgico que no crime doloso o resultado voluntrio, ao passo que no crime culposo o resultado involuntrio. Importante: no h conduta nas seguintes hipteses: - coao fsica irresistvel elimina a vontade e consequentemente o fato atpico. - Caso fortuito ou fora maior. Excluem o dolo e a culpa, e consequentemente o fato atpico. No entanto, h conduta viciada na chamada coao moral irresistvel. A coao moral irresistvel exclui a culpabilidade, mais precisamente o elemento chamado exigibilidade de conduta diversa. A coao moral resistvel no exclui o fato tpico nem a culpabilidade, mas traduz uma circunstncia atenuante genrica do artigo 65, III, c, do CP. Nota se h conduta, h fato tpico. O dolo e a culpa esto dentro do fato tpico.

Aproveitando a oportunidade, conforme artigo 68, CP, o magistrado segue um critrio trifsico para a fixao da pena: 1 fase fixa-se a pena base, com fundamento nas circunstncias judiciais do artigo 59, CP 2 fase fixa-se a pena provisria, com fundamento nas atenuantes e agravantes genricas; 3 fase fixa-se a pena definitiva, com fundamento nas causas de diminuio e de aumento de pena.

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Denis Pigozzi Anotador:Mauricio A. S. Prado 07/05/2011

Obs: nas duas primeiras fases, o juiz no pode extrapolar os limites legais. Prova disso o que dispe a Smula 231, STJ: a incidncia da circunstncia atenuante no pode conduzir reduo da pena abaixo do mnimo legal.

Formas de conduta a) comissiva ao: um fazer. b) omissiva no ao: um no fazer.

Crime omissivo um no fazer. Crime omissivo prprio ou puro aquele em que o omitente no tem o dever jurdico de agir. Ele responde por sua omisso, jamais pelo resultado. Estes crimes omissivos prprios ou puros esto definidos no CP como tipos penais autnomos. Ex. art. 135 (omisso de socorro), art. 168-A (apropriao indbita previdenciria), art. 269 (omisso de notificao de doenas), todos do Cdigo Penal, dentre outros. Crime omissivo imprprio (ou crime comissivo por omisso, promscuo ou esprio) aquele em que o omitente tem o dever jurdico de agir. Nesse caso, o omitente sempre responde pelo resultado. Tais crimes no esto definidos no CP como crimes autnomos, sendo necessrio o auxlio do Art. 13, 2, CP, que traz as hipteses do dever jurdico de agir (norma de extenso) a saber: - dever legal de agir: quando algum tiver por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia. Ex. pais, bombeiros, policiais, etc. - dever de garante ou garantidor: quando algum, de qualquer modo comprometeu-se a evitar o resultado: bab, mdico plantonista, guia alpinista, etc. Nota: no se esquecer que o dever contratual no tem o condo de afastar a responsabilidade do garante. Ex. Se a bab tiver que trabalhar at as 18h e s 18H e 1 minuto a criana cair na piscina, a bab no pode dizer que no vai salvar a criana porque o horrio de trabalho acabou.

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Denis Pigozzi Anotador:Mauricio A. S. Prado 07/05/2011

Ingerncia na norma: quando algum, por sua conduta anterior cria o risco da produo do resultado. Ex. jogar cigarro no mato seco; convidar algum para nadar, ir atender ao celular e esta pessoa se afogar, etc.

Crimes de conduta mista So aqueles onde h ao no incio e omisso no fim, como por exemplo, o crime de apropriao de coisa achada, do artigo 169, p. n, II, CP (tem 15 dias para devolver ao dono da coisa ou a uma autoridade).

Do Resultado Todo crime tem resultado? Depende do resultado de que estamos falando, pois no direito penal h dois tipos de resultados: a) resultado naturalstico a modificao no mundo exterior, provocada pela conduta. Ex. homicdio= morte/cadver; Furto=perda do patrimnio. O resultado naturalstico aferido pelos sentidos humanos. o resultado naturalstico, que o segundo elemento do fato tpico.

b) resultado jurdico a leso ou ameaa de leso ao bem penalmente tutelado. Todo crime tem resultado jurdico. Concluso: nem todo crime tem resultado naturalstico, como, por exemplo, os crimes de mera conduta, mas todo delito tem resultado jurdico. Como veremos, o resultado jurdico est enquadrado na tipicidade material.

Do nexo de causalidade o elo de ligao entre a conduta e o resultado naturalstico. S exigvel nos crimes materiais, diferentemente dos crimes formais e de mera conduta.

MATRIA: Direito Penal PROFESSOR: Denis Pigozzi Anotador:Mauricio A. S. Prado 07/05/2011

Com relao ao nexo de causalidade, o cdigo penal brasileiro, art. 13, caput, CP, adotou a teoria dos antecedentes causais. a conditio sine qua non. Essa teoria combatida porque haveria o regressus ad infinitum, ou seja, com o regresso culparamos os pais pelos crimes dos filhos, porque eles que os puseram no mundo.

You might also like