You are on page 1of 3

Sistema Respiratrio

Tem a funo de fazer trocas de oxignio e dixido de carbono entre o ambiente e as clulas do organismo.

Estrutura do sistema respiratrio: as estruturas so divididas em zona condutora (leva o ar para


dentro e fora dos pulmes) e em zona respiratrio (revestida por alvolos, onde ocorrem as trocas de gases).

Zona condutora: (conduz o ar)


Inclui o nariz, nasofaringe, laringe, traqueia, brnquios, bronquolos e bronquolos terminais. Que levam o ar para dentro e para fora, para as trocas gasosas, aquecer, umedecer e filtrar o ar. A traqueia a principal via de conduo, se divide em dois brnquios (um para cada pulmo) que se divide em bronquolos e em bronquolos terminais. As vias condutoras so revestidas por clios e muco, que removem partculas inaladas (p, sujeira, fumaa). As paredes das vias de conduo possuem musculatura lisa com inervao simptica e parassimptica, que exercem efeitos no calibre das vias: 1) neurnios adrenrgicos simpticos ativam os receptores 2 (ativado pela epinefrina)nos msculos lisos brnquicos relaxando a dilatao das vias. 2) neurnios colinrgicos parassimpticos ativam os receptores muscarnicos fazendo constrio das vias reas.

Zona respiratria: (trocas gasosas)


Inclui as estruturas que so revestidas por alvolos, bronquolos respiratrios (estruturas de transio), condutores alveolares e os sacos alveolares. Os ductos alveolares so revestidos por alvolos e contem pouco msculo liso e sem clios que terminam em sacos alveolares (tambm revestidos por alvolos). Os alvolos fazem a troca do oxignio e de dixido de carbono entre o gs do alvolo e o sangue dos capilares, pois possuem as paredes delgadas e tem grande area de superfcie para a difuso. As paredes dos alvolos possuem fibras elsticas que so revestidas por clulas epiteliais pneumcitos/clulas alveolares dos tipos I e II. Os pneumcitos II produzem o surfactante pulmonar. Os alvolos tambm possuem clulas fagocitrias macrfagos alveolares que mantm os alvolos livres de poeira e dentritos, na qual os macrfagos se enchem de dentritos e migram para os bronquolos onde o batimento dos clios levara os dentritos s vias areas superiores e faringe para fazer a deglutio ou expectorados.

Fluxo sanguneo pulmonar:


o debito cardaco do corao direito. O fluxo do sangue dos pulmes no distribudo por igual, por exemplo: em p, o fluxo de sangue menor no pice (parte de cima) e maior na sua base (parte de baixo). A regulao do fluxo sanguineo pulmonar feita pela alterao da resistncia das arterolas pulmonares. A circulao brnquica o suprimento de sangue para as vias condutoras.

Volumes e capacidades pulmonares Volumes Pulmonares:


Os volumes estticos dos pulmes so verificados por um espirmetro. Volume corrente (Vt): quando a pessoa respira normalmente e suave corresponde a inspirao e a expirao. E inclui o volume de ar que enche os alveolos mais o volume que enche as vias respiratrias. Volume inspiratrio de reserva: o volume inspirado acima do volume de corrente. Volume expiratrio de reserva: o volume abaixo do volume de corrente. Volume residual: o volume que fica nos pulmes aps a expirao forada.

Capacidades pulmonares:
Capacidade inspiratria: volume da corrente + volume inspiratrio de reserva; Capacidade funcional residual (CFR): volume inspiratrio de reserva + volume residual; Capacidade vital: capacidade inspiratria + volume expiratrio de reserva; Capacidade pulmonar total: capacidade vital + volume residual;

Espao morto:
o volume das vias areas e dos pulmes que no participa da troca de gases. Pode ser o espao morto anatmico e espao morto funcional/fisiolgico. Espao morto anatmico: inclui nariz, traqueia e bronquolos, logo, sua estrutura no permite trocas gasosas. zona de conduo. Espao morto fisiolgico: surge quando h zona de troca, mas no participa da troca gasosa. considerado como os alvolos que no participam das trocas gasosas.

Mecnica da respirao: Msculos usados na respirao:


Msculos usados na inspirao: situao norma: diafragma e msculos intercostais; situao de exerccios os msculos acessrios do pescoo tambm so usados. O diafragma contrai=inspirao e os contedos abdominais descem e as costelas so deslocadas para cima e para fora. Msculos usados na expirao: situao normal: os msculos relaxam=passivo. Em situao de exerccios: os msculos retos abdominais comprimem a cavidade torcica e empurram o diafragma para cima, e os msculos intercostais internos puxam as costelas para baixo e para dentro.

Complacncia:
capacidade de distenso. a medida da mudana de volume em conseqncia de uma alterao de presso. Elasticidade: a volta retrao. Quanto maior for a quantidade de tecido elstico, maior a tendncia a pular de volta e maior a fora de recuo, mas menor a complacncia. Presso transmural: a presso atravs de uma estrutura. Complacncia dos pulmes Inspirao: o pulmo distendido para ficar cheio de ar, as vias areas e os alvolos esto abertos, na qual os alvolos esto cheio ate o limite ficando mais rgidos e menos distentidos, a presso fora deles faz com que o volume pulmonar diminua pela expirao. O volume do pulmo maior na expirao. Complacncia da parede toxacica obtida pelo enchimento (inspirao)e esvaziamento (expirao) do pulmo. H um espao interpleural entre os pulmes e a parede torcica. Pneumotrax um ar que entra no espao intrapleural que deixa a presso interpleural igual a atmosfrica (que antes era presso negativa), logo,vai impedir os que os pulmes fiquem abertos que se colapsam e vai impedir a expanso da parede torcica.

Surfactante:
Permite que os alvolos pequenos permaneam abertos sob altas presses de retrao. O surfactante sintetizado a partir de cidos graxos pelas clulas alveolares do tipo II. Tambm tem a funo de aumentar a complacncia pulmonar, que reduz o trabalho de expanso dos pulmes durante a inspirao. sndrome da angustia respiratria: a falta do surfactante que tem produo a partir da 24semana de desenvolvimento, na qual a criana tem os alvolos pequenos com aumento de tenso superficial e da presso de retrao e entraram em colapso.

Alteraes da resistncia das vias areas:


... Sistema nervoso autnomo: Sistema nervoso parassimptico: Sistema nervoso simptico:

Ciclo respiratrio:
... Repouso: Inspirao: Expirao: Expirao forada:

Trocas gasosas: Difuso de gases:

Viso geral transporte de gases nos pulmes: Transporte de oxignio pelo sangue: Alteraes da curva de dissociao da oxiemoglobina:
Desvio para a direita: Desvio para a esquerda:

Transporte de dixido de carbono no sangue: Controle da respirao:

You might also like