You are on page 1of 7

significados do discurso

EFEITO DE REAL E JORNALISMO: IMAGEM, TCNICA E PROCESSOS DE SIGNIFICAO


Edson Fernando Dalmonte*
Resumo
Discute o objetivo do jornalismo de apresentar o real. Estabelece um dilogo com as tradies que refletem sobre as estratgias empregadas na construo de textos para que eles possam se aproximar do real, buscando representar/demonstrar o real. Dentre os elementos que do subsdio ao efeito de real so apontados a fotografia e vdeos que, no caso do Webjornalismo, podem ancorar o fato no real, como no caso dos vdeos enviados pelos internautas, que funcionam como testemunha ocular.

Abstract
It discusses the aim of the journalism to present the real. It establishes a dialogue with traditions that reflect about strategies to construct texts to put then near to the real, trying to represent/show the real. Among things that give base to produce the effect of real are presented photography and videos that in Webjournalism can anchor the fact on real, like videos send by Internet users, that works as eyewitness.

Palavras-chave
Jornalismo - Teorias da comunicao - Semitica

Key

Words

Journalism - Communication theory - Semiotic

A apresentao do real a condio necessria


que justifica a existncia do jornalismo. importante ressaltar que tem havido divergncia quanto a essa capacidade, ora vista como absoluta1, ora com parcimnia, uma vez que todo relato constitui uma verso dos fatos. O uso da fotografia, por exemplo, despontou como importante ferramenta para a construo de efeitos de sentido de real, o que conseguido pela plasticidade fotogrfica e seu carter de testemunho imagtico. interessante ressaltar, ainda, que a fotografia pode ser vista como fazendo parte de um duplo movimento: por um lado, entendida como um regime de significao; de outro, a fotografia tal como apropriada pelo discurso jornalstico. Numa perspectiva histrica, a fotografia tem se apresentado como capaz de se aproximar do real, pois concilia natureza e cultura, presena e ausncia; capaz de marcar tanto a continuidade quanto a descontinuidade. A fotografia tem a capacidade de repetir aquilo que jamais ir se reproduzir, fazendo o objeto desaparecer (FLOCH, 1986, p.14). De maneira dicotmica, a fotografia pode ser tanto vista como auxiliar das cincias e das

artes como uma arte em si mesma. Essa polarizao quanto aos usos da fotografia permite que se pense acerca do hiato entre aquilo que se chama realidade e suas representaes, ou melhor, as possibilidades de representao do real2. Para Floch (1986, p.16), quando a fotografia assume um carter testemunhal, ela investida de valores prticos, sendo vista como documento, prova e lembrana; na perspectiva das artes, investida de valores utpicos3, representando a beleza e as buscas a ela associadas. Aqui, na tentativa de lanar vrios olhares sobre os processos de construo de efeito de sentido de real e de como ele agregado ao discurso jornalstico, duas tradies semiticas so apresentadas. De um lado Floch, que toma a vertente do pensamento greimasiano, advindo, por sua vez, das contribuies de Saussure. A nfase a est nos processos de significao e de leitura, como proposto por Saussure pela dicotomia entre lngua (fato social) e fala (ato individual) (DUBOIS, 1997, p.261). Numa outra corrente esto os estudos a partir da chamada trade sgnica ou os trs modos de funcionamento do signo em relao ao objeto ou referente. Estes, nomeados por Peirce

Porto Alegre

no 20

dezembro 2008

Famecos/PUCRS

41

como cone , ndice e smbolo colaboram sobremaneira para o entendimento das categorias de representao do real. O ndice diz respeito a um mecanismo de indicao, mantendo com o elemento representado uma relao de proximidade. Dessa forma, fumaa a representao indicial do fogo; no h, portanto, semelhana nem conveno com o representado (DUBOIS, 1997, p.338). O smbolo representa uma relao numa determinada cultura, resultando de uma conveno, como a balana que simboliza a justia (DUBOIS, 1997, p.549).

O relato jornalstico, quanto mais tenta se aproximar do real, simula este real, na medida em que capaz de oferecer as provas do real retratado.
Dentre as formas de representao, a que mais parece se aproximar do real o cone, pois estabelece uma relao com seu objeto, pautada pela semelhana, ainda que no seja uma reproduo ponto por ponto. J no h limite de separao entre o signo e seu objeto, visto que, em funo da semelhana, os limites so borrados e eles se misturam. Como diz Santaella (2000, p.115), num lapso de tempo, o sentimento sentido como se fosse o prprio objeto. nesse sentido que a iconicidade vista como o resultado da produo de um efeito de sentido do real. A iconicidade a representao pretensamente direta do objeto em questo e que, por esta passagem direta, sem uma mediao que afasta o signo de sua representao, pode-se dizer que ela seja a simulao do real. no interior de uma cultura, no quadro de uma economia de atitudes em relao a diferentes sistemas de expresso e de significao, que pode se compreender a iconicidade (FLOCH, 1986, p.28, trad. nossa). Para Floch (1986, p.31), nos caminhos da semitica, interessa mais a iconizao, em detrimento da iconicidade. A iconizao tem por base os procedimentos de fazer parecer real, tendo na relao enunciativa uma forma particular de contrato fiducirio, fazendo que o enunciatrio julgue ser a realidade o elemento enunciado.

Dessa feita, so vrios os efeitos de sentido possveis: de realidade, de surrealidade, de irrealidade, de hiper-realidade etc. Ao jornalismo, torna-se basilar a busca de efeito de sentido de realidade. Num artigo seminal, intitulado O efeito de real, Barthes (1984, p.131) discute a incluso de elementos na narrativa que faam parecer ou simular o real. Para ele, de maneira paradigmtica, podem ser observadas duas obras: num texto de Flaubert aparece um barmetro; numa descrio histrica de Michelet, aparece uma delicada porta4. Barthes chama a ateno para o fato de que, na lgica de uma anlise estrutural, os referidos elementos podem parecer estranhos, visto no apresentarem uma relao direta com a seqncia dos acontecimentos, podendo parecer at mesmo suprfluos ou soltos. Qual seria, ento, a funo dos elementos apontados pelo autor em cada uma das narrativas? Por meio da incluso de objetos aparentemente estranhos, dissonantes, visto no serem da ordem do previsvel, confere-se um tom de realismo aos textos, ou maior realidade, no caso do texto histrico. A representao direta do relato, ou o real tal como acontecido, aparece como uma resistncia ao sentido ou possibilidade de gerar vrios sentidos, devendo indicar o vivido. Para Barthes (1984, p.135), como se, por uma excluso de direito, aquilo que vive no pudesse significar e reciprocamente. A resistncia do real [...] estrutura muito limitada na narrativa fictcia, construda, por definio, de acordo com um modelo que, nas suas grandes linhas, no conhece outras exigncias para alm das do inteligvel; mas esse mesmo real torna-se a referncia essencial da narrativa histrica, que supostamente relata aquilo que aconteceu realmente: que nos importa ento a infuncionalidade de um pormenor, a partir do momento em que ele denote aquilo que aconteceu? Dentre as posies ocupadas pela fotografia, segundo Floch (1986, p.20-24), destacam-se a referencial, a oblqua, a mtica e a substancial. Para as reflexes ora propostas, torna-se mais relevante situar a fotografia referencial, por ser vista como resultado de uma tcnica que busca dar fala ao mundo, oferecendo ao leitor uma posio testemunhal. A fotografia

42

Sesses do imaginrio

Cinema

Cibercultura

Tecnologias da Imagem

entendida como mediadora entre o pblico e outras realidades. Para Barthes (1984, p.153), dentre os elementos que podem autenticar o real de forma objetiva est a fotografia, pois ela pode apresentar um testemunho bruto, da mesma forma, a reportagem5, a exposio de objetos antigos etc. O que se afirma, por meio desses exemplos, em ltima instncia, que o real se basta a si mesmo. Os elementos enunciam a sua prpria histria, sendo suficiente o ter-estado-ali das coisas. O ter-estado ou a idia de ter-estado tambm pode ser conseguido pela funo referencial, que se refere mensagem centrada no contexto (DUBOIS, 1997, p.513). A relao direta com o real construda pela semiose pois, como lembra Compagnon (2001, p.109), o referente no um dado preexistente, mas um produto dos processos de significao/da semiose. Estamos perante aquilo a que se poderia chamar a iluso referencial. A verdade desta iluso a seguinte: suprimido da enunciao realista a ttulo de significado de denotao; com efeito, no preciso momento em que estes pormenores parecem notar directamente o real, eles no fazem mais, sem o dizerem, do que signific-lo; o barmetro de Flaubert, a portinha de Michelet no dizem afinal de conta seno isto: ns somos o real; a categoria do real [...] que ento significada; em outras palavras, a prpria carncia do significado, em proveito exclusivo do referente, tornase o prprio significante do realismo: produz-se um efeito de real, fundamento desse verossmil inconfessado que forma a esttica de todas as obras correntes da modernidade (BARTHES, 1984, p.136, grifo do autor). Sobre esta relao, diz Compagnon (2001, p.118): A iluso referencial, dissimulando a conveno e o arbitrrio, a ainda um caso de naturalizao do signo. Pois o referente no tem realidade, ele produzido pela linguagem e no dado antes da linguagem etc. [...] O signo se apaga diante (ou atrs) do referente para criar o efeito de real: a iluso da presena do objeto.

A iluso referencial, ou a simulao de ancoragem no real, possibilita envolver o fato narrado numa aura de realidade, assegurada pelos elementos que indicam a ligao entre aquilo que relatado e sua configurao, na forma de narrativa. Como resultado, tem-se a iluso de estar diante do real ou a iluso da presena do objeto/ questo reportada. No caminho das simulaes, o efeito de real tambm pode ser estimulado pela iconizao, visto ser esta a capacidade de representao direta do signo. narrativa jornalstica compete a busca de uma representao clara daquilo que reportado, permitindo que o fato apresentado esteja o mais prximo possvel do real. Por vezes, a noo de realidade est intrinsecamente associada ao universo miditico, em que, num escalonamento da mdia quanto apresentao do real, a televiso tem supremacia, por exemplo, sobre o impresso, pela exibio de imagens. A partir do senso comum, freqente se ouvir: sim, verdade, eu vi na TV. O relato jornalstico, quanto mais tenta se aproximar do real, simula este real, na medida em que capaz de oferecer as provas do real retratado. Alm do testemunho de quem relata, a fotografia permitiu avanos nesta seara. Da mesma forma, a televiso, pela oferta de imagens, mostra o real com maior detalhamento. Numa perspectiva de convergncia miditica, tanto a iluso referencial quanto a inconizao despontam como caractersticas determinantes de novas narrativas.

SIMULAO DE CONTATO

SIMULAO DO ATUAL

Sobre o discurso jornalstico, quanto a sua organizao no intuito de promover um efeito de real, importante notar os vrios estratagemas,

Porto Alegre

no 20

dezembro 2008

Famecos/PUCRS

43

para que ele no apenas represente o real, mas esteja ancorado de fato no real. Como exemplo, o recurso das aspas, chamado citao direta, que confere ao texto o sentido de discurso direto, recurso usado para provocar efeito de sentido de real, de reproduo da fala tal como se deu no real. Se a referida fonte disse exatamente aquilo, naquela ordem e naquele contexto, j no interessa, nada mais importa, pois a iluso da realidade foi conseguida (BARROS, 1990, p.59-60). Outro recurso importante apontado pela semitica de extrao greimasiana a ancoragem. Trata-se de atar o discurso a pessoas, espaos e datas que o receptor reconhece como reais ou existentes, pelo procedimento semntico de concretizar cada vez mais os atores, os espaos e o tempo do discurso, preenchendo-os com traos sensoriais que os iconizam, os fazem cpias da realidade6 (BARROS, 1990, p.60). Por meio desse recurso, o discurso no apresenta apenas uma narrativa, mas oferece ao leitor elementos essenciais para situar o lugar onde se desenvolve a histria, a temporalidade e marcaes que asseveram a existncia dos partcipes. O discurso tem uma procedncia comprovada e esses elementos passam a compor o cenrio do discurso. Com o advento do Webjornalismo surge o desafio de se pensar quais so os novos critrios de noticiabilidade que, por um lado, passam a marcar o modus operandi dessa esfera; por outro, reconfiguram as concepes acerca do efeito de sentido propostas pelas especificidades dessa narrativa jornalstica. Tanto os dispositivos de enunciao como os constrangimentos discursivos operacionalizam uma nova discursividade, tendo por referncia as expectativas quanto s potencialidades da narrativa via Web. Dentre tais desdobramentos, um novo valor-notcia est associado ao tempo, mais precisamente noo de tempo real. Para Franciscato (2004, p.27), com base em Meditsch (2001), pode-se falar em duas noes de tempo real. Num primeiro momento, restrito modalidade de produo e veiculao de programas que, por vezes, simulam a idia de transmisso ao vivo. A outra noo de tempo real se situa na dinmica de produo de contedos em fluxo contnuo, particularmente no movimento de alimentao constante de notcias e sua fragmentao pela programao diria (s vezes nas 24 horas

do dia), seja em rdio, televiso ou Internet. Esta segunda perspectiva induz o leitor a pensar que, se a disponibilizao contnua, a produo contnua tambm, o que significaria mais pessoas produzindo mais contedos decorrentes de um envolvimento direto com mais situaes, eventos ou temas seqncia indutiva que tende a no se comprovada na averiguao de experincias prticas (FRANCISCATO, 2004, p.27-28). O mais relevante, na perspectiva dos efeitos de sentido, a expectativa quanto aos elementos que podem ser empregados para conferir a noo de realidade. O que importa, na verdade, a criao de uma iluso do real, ou o efeito de sentido produzido. Como lembra Franciscato (2004, p.30), na verdade, o ao vivo no apenas uma tecnologia de transmisso, mas igualmente uma nova estratgia de sentido ou modo de interao, em que evento, jornalista e pblico agem em simultaneidade. Vale ressaltar, contudo, que os interlocutores continuam em posies assimtricas, mas a idia de partilha das estratgias contribui para o estabelecimento de um outro efeito de sentido, no qual a realidade montada em parceria entre jornalista e pblico. Essa nova forma de usar o tempo presente, o atual, a atualidade, a atualizao, reflete o emprego das tecnologias para a reorganizao de um discurso. Tcnica similar pode ser observada na organizao discursiva do jornalismo impresso, como no caso dos ttulos, que usam os verbos no tempo presente, mesmo em se tratando de assuntos que ocorreram numa outra temporalidade. A noo de presente proposta pelo jornalismo passa a ser operacionalizada pelo sentido de instantaneidade, o que reflete o desejo de ausncia de um lapso de tempo entre a ocorrncia de um fato, sua coleta, transmisso e recepo. Tem-se, da, que a velocidade e a acelerao apresentam-se como variveis temporais decorrentes de novas concepes tcnicas, especialmente no jornalismo (FRANCISCATO, 2005, p.114). Pensar a organizao das novas mdias pode resultar num exerccio de constante adequao conceitual, para tentar abarcar uma situao que no estanque, e que, ao movimentarse, requer ajustes para ser plenamente compreendida. Na tentativa de definir o que uma nova mdia, podemos optar pelo entendimento de

44

Sesses do imaginrio

Cinema

Cibercultura

Tecnologias da Imagem

uma mdia como artefato cultural, surgindo como possibilidade imaginativa e de operacionalidade tecnolgica (MANOVICH, 2005). Seguindo essa perspectiva, uma nova mdia aquela que abre novos caminhos estticos e permite criar estratgias de produo, circulao e recepo de sentido, mas que tambm pode dialogar com as que a precederam. Essa possibilidade de conjugao miditica o que tem sido experimentado pela prtica de jornalismo na Internet que, pelo processo de digitalizao da informao, vem se descolando de prticas mais compartimentalizadas, como a do impresso, do rdio e da televiso, para ambientes em que h o dilogo entre essas prticas. A mdia se coloca numa posio de relatar fatos e, por meio de artifcios, cria, junto ao leitor, o sentimento de proximidade com a instncia de produo, por meio daquilo que relatado e pela forma como se estabelece o relato. As dimenses tempo e espao (CHARAUDEAU, 1994, p.11) colaboram decisivamente para lastrear o leitor e o fato narrado, ancorado num quadro de pertencimento ao real. O processo de enunciao no esttico na estrutura miditica, mas potencializado pelas inovaes tecnolgicas, que disponibilizam outras possibilidades a esse fazer. Numa ao em que se observa a convergncia colaborativa entre instncias miditicas, como o caso do jornal impresso que remete ao portal7, o leitor pode encontrar elementos paratextuais 8 que complementam a notcia. Dessa forma, so disponibilizados ao leitor o fato jornalstico e o processo de feitura da notcia.

Cada inovao tecnolgica traz um discurso segundo o qual possvel representar a realidade de um modo inovador9. Argumenta-se, tradicionalmente, que as novas representaes so radicalmente diferentes daquelas possibilitadas pelas antigas tecnologias; que as atuais so superiores; que elas permitem um acesso direto realidade (MANOVICH, 2004, trad. nossa). Dessa forma, toda inovao tecnolgica na rea da comunicao faz surgir um discurso sobre a representao social da realidade. Os pontos principais dizem respeito capacidade de inovar quanto a essa representao. Uma nova tecnologia um avano a partir do momento que se afasta de sua precedente no quesito possibilidade de acesso a uma realidade, como o caso da fotografia, que inova, desde suas origens aos dias atuais 10, indo da representao esttica da realidade, segundo a etimologia (escrita por meio da luz), a uma realidade que pode ser esquadrinhada com um detalhamento cada vez maior. A fotografia digital pode nos levar a pensar numa representao que conduz a um embate entre o realismo e o ps-realismo, visto que a digitalizao permite o tratamento da imagem (ajustando cores, contrastes, ngulos etc.), o que oscila entre o aprofundamento em uma realidade, permitido pelo aprimoramento tecnolgico, e a superao ou descolamento entre a realidade e sua representao. Em vez de conceber as modernas tecnologias sob o ponto de vista de representao da realidade, numa evoluo linear, Manovich (2004) assegura que prefervel pensar nas distintas possibilidades estticas de representao do real. As inovaes tecnolgicas no apenas conduzem a inovaes quanto a essas formas de representao, mas tambm ativam determinados impulsos estticos presentes j num passado tecnolgico e que eram limitados pela capacidade tcnica. Para ilustrar as novas possibilidades de representao do real, o autor compara dois modos de produo cinematogrfica que se constituem em dois tipos de representao esttica: um centrado no filme como seqncia de efeitos especiais, pressupondo um estgio de ps-

Porto Alegre

no 20

dezembro 2008

Famecos/PUCRS

45

produo; outro, centrado na autenticidade e imediaticidade, em detrimento do uso de efeitos especiais, o que possibilitado, por exemplo, pelo uso de equipamentos DV (Vdeo Digital)11. A arte e a mdia modernas operam representando amostras da realidade, ou seja, fragmentos da experincia humana. Sob a perspectiva digital de registro e arquivo, a capacidade de representao pode ser expandida, em detrimento da mera reproduo desses fragmentos. Para Manovich (2004, trad. nossa), isso se refere granularidade do tempo, granularidade da experincia humana, e tambm quilo que pode ser chamado granularidade social (isto , o indivduo representado em sua relao com os outros).

Ao acessar a notcia, a idia de estar diante do real pode ser fortalecida, visto que h possibilidades no apenas de ver e ler, mas de participar do desdobramento e da apresentao dos fatos.
Nesse sentido, o Webjornalismo, pelo uso dos recursos da Web, permite um discurso que se aproxima mais do real, visto que pode mostrar pedaos de realidade, sem um corte temporal to grande entre o acontecimento e sua divulgao, bem como o uso de imagens, udio, vdeo de quem testemunhou o ocorrido. Da mesma forma, o ponto de vista, ou o depoimento de quem presenciou o ocorrido, ou mesmo de quem quer opinar, pode ser agregado quele discurso, conferindo um maior sentido de realidade ao fato. Se a novidade e o atual esto no cerne dos critrios de noticiabilidade, no Webjornalismo esses so os valores fundamentais, no que diz respeito aos desejos operacionalizados pelas inovaes tecnolgicas. A idia de notcia em fluxo contnuo portadora de expectativas basilares para a consolidao do efeito de sentido especfico dessa modalidade discursiva na Web. O efeito de sentido de real despertado pelo Webjornalismo, por sua vez, atua decisivamente para que o leitor entre no processo comunicacional, pois a mdia vista como sendo capaz de coloc-lo em contato

com os fatos; mais do que um mero espectador, ele acredita poder interagir com a realidade. A mudana causada por essa noo de temporalidade simultnea, criadora da expectativa de situar o leitor no desenvolvimento de fato. A questo da decorrente que a relao do indivduo com a informao miditica, disponibilizada num ambiente interativo como a Internet, pode tomar um outro rumo. Ao acessar a notcia, a idia de estar diante do real pode ser fortalecida, visto que h possibilidades no apenas de ver e ler, mas de participar do desdobramento e da apresentao dos fatos. Embora o destinatrio nem sempre esteja sobre a cena onde se desenrolam os fatos, h vrios recursos que podem produzir um simulacro de contato, assegurando o sentido de real, fator decisivo para a adeso do indivduo ao processo comunicacional. Como sugere Barthes (2004, p.23), a literatura realista medida que ela assume o real como objeto de desejo. Da mesma forma, o discurso jornalstico assume tal desejo e, no interior desse campo, as mudanas so observadas apenas na maneira de representar/ demonstrar o real, em decorrncia das possibilidades tecnolgicas.

NOTAS
* Doutor em comunicao e cultura Facom/UFBA; Coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Social, professor de Teorias da Comunicao. Pesquisador do Cepad Centro de Estudos e Pesquisa em Anlise do Discurso, Facom/UFBA. edsondalmonte@uol.com.br
1

Embora no se possa falar de maneira simplria desta necessidade que o jornalismo tem de falar a partir do real, algumas concepes reducionistas tentaram limitar a prxis jornalstica ao que Traquina (2004, p.146-149) chama de Teoria do espelho, numa aluso ao desejo de que o jornalismo apresente, por meio de seus relatos, apenas aquilo que observado, sem a menor interferncia do reprter, que deve anular totalmente a sua subjetividade, atingindo a total imparcialidade.
2

Para Barthes (2004, p. 22), considerando-se a literatura, o real no pode ser representvel; ele apenas demonstrvel.
3

Para Floch (1986, p.16), o espao no qual o heri realiza sua performance nomeado pelos semioticistas como utpico.
4

Quando Flaubert, ao descrever a sala onde se encontrava a Sr.a Aubain, a patroa de Felicite, nos diz que um velho piano suportava, sob um barmetro, um monte piramidal de madeira e de carto, quando Michelet, ao contar a morte de Charlotte Corday, e relatando que na priso, antes da chegada do carrasco, ela recebeu a visita de um pintor que fez o seu retrato, precisa que ao fim de hora e meia, bate-

46

Sesses do imaginrio

Cinema

Cibercultura

Tecnologias da Imagem

ram delicadamente a uma pequena porta por detrs dela (BARTHES, 1984, p.131).
5

Que num sentido etimolgico significa aquilo que foi reportado, transportado, de um lugar a outro. Ou seja, uma reportagem uma histria que foi transferida de um lugar a outro. Podem ser observadas, na lngua francesa, as palavras reportage (reportagem) e reporter (reportar) (LE ROBERT, 1993, p.1106-1107).
6

CHARAUDEAU, Patrick. Le contrat de communication de linformation mdiatique. Le Franais dans le Monde. numro spcial, Paris, Hachette/Edicef, p. 8 19, Juillet 1994. COMPAGNON, Antoine. O demnio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2001. DUBOIS, Jean. Dicionrio de lingstica . So Paulo: Cultrix, 1997. ECO, Humberto. Seis passeios pelo bosque da fico . So Paulo: Cia das letras, 1994. FLOCH, Jean-Marie. Le changement de formule dun quotidien approche dune double exigence: la modernit du discours et la fidelit du lectorat. Les Mdias - Experiences, Recherches Actuelles, Applications. Paris, IREP, p. 231247, juillet 1985. FRANCISCATO, Carlos Eduardo. As novas configuraes do jornalismo no suporte on-line. Revista de Economa Poltica de las Tecnologas de la Informacin y Comunicacin, Vol. VI, n. 3, Sep. Dec. 2004. Disponvel em: <www.eptic.com.br>. Acesso em: 16/05/2005. _____. A fabricao do presente : como o jornalismo reformulou a experincia do tempo nas sociedades ocidentais. So Cristvo: Editora UFS, 2005. GENETTE, Grard. Seuils. Paris: ditions du Seuil, 1987. LE ROBERT. Dictionnaire de la langue franaise. Paris: [s.e.] 1993. MANOVICH, Lev. Novas mdias como tecnologia e idia: dez definies. In: LEO, Lcia (Org.). O chip e o caleidoscpio: reflexes sobre as novas mdias. So Paulo: Editora Senac, 2005, p.23-50. MANOVICH, Lev. From DV Realism to a Universal Recording Machine . 2004. Disponvel em: <http:// www.manovich.net/DOCS/reality_media_final.doc>. Acesso em: 27/03/2007. SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos. Como as linguagens significam as coisas. So Paulo: Pioneira, 2000. SANTAELLA, L. e NTH, W. Imagem . Cognio, semitica, mdias. So Paulo: Iluminuras, 1998. TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo. Vol. 1: Porque as notcias so como so. Florianpolis: Insular: 2004.

De maneira contrria, o mesmo ocorre com o discurso fantstico ou com os contos de fada, que por meio de recursos como era uma vez, ativam no destinatrio a idia de que aquela uma narrativa na qual tudo possvel, fantasiosa (ECO, 1994, p.15). O leitor em questo pode ser tanto uma criana quanto um adulto que se deixe conduzir por uma histria certamente fantasiosa. Ao sinalizar que uma histria fantasiosa est prestes a comear, o autor seleciona seu pblico, que estar apto a caminhar pelos caminhos propostos. Da que ningum questiona o nvel imaginativo e fantasioso que certamente se far presente em um enredo que se inicia referindo-se a um passado vago e impreciso Era uma vez...
8

O conceito de paratexto (GENETTE,1987) engloba uma srie de indicadores que colaboram para a aceitao de uma obra. Esses elementos so os comentrios de outros autores, registro, editora etc.
9

O que Manovich (2005, p.37) define como tropos ideolgicos.


10

Santaella e Nth (1999, p.157-186) apontam trs paradigmas que marcam o processo evolutivo da produo de imagens: o paradigma pr-fotogrfico, representado pelas imagens elaboradas artesanalmente, como a pintura; o paradigma fotogrfico, que a captao de elementos do mundo visvel e o paradigma ps-fotogrfico, caracterizado por imagens sintticas ou infogrficas. Tanto na dcada de 1960, quanto na de 1990, os cientistas usaram tecnologias recm-disponibilidadas (novas filmadoras portteis, mais leves na dcada de 1960, e cmeras DV [Vdeo Digital], na dcada de 1990) para promover um estilo cinemtico mais imediato e direto. Na dcada de 1960, esse movimento foi chamado cinma vrit; na dcada de 1990 foi primeiramente associado aos filmes do Dogma 95 [...]. Na poca, como agora, a retrica dos cineastas era de uma revolta contra as convenes do cinema tradicional, consideradas muito artificiais. Em contraste, esses cineastas defendiam suas novas capacidades de capturar a realidade enquanto ela se revela e entrar nas aes ( MANOVICH, 2005, p.38).
11

REFERNCIAS
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semitica do texto. So Paulo: tica, 1990. BARTHES, Roland. O efeito de real. In: ____. O rumor da lngua. Lisboa: Edies 70, 1984, p.131-136. ___. Aula. 11. ed. So Paulo: Cultrix, 2004.

Porto Alegre

no 20

dezembro 2008

Famecos/PUCRS

47

You might also like