You are on page 1of 3

Qual a vantagem de acatar s leis do Estado e permitir ser governado por algum?

Cleodson Silva dos Santos

O que Estado? Uma instituio que organiza e regula a vida social, exercendo o seu poder sobre os cidados e manifestando-se sob a forma de autoridade. Muitos consideram o Estado como um bem para sociedade. Sendo assim as pessoas que no obedecem s leis agem de forma contraria. Mas qual a vantagem de acatar s leis do Estado e permitir ser governado por algum? Este ensaio filosfico se destina a discorrer sobre esse fato, baseando-se na teoria contratualista de Thomas Hobbes, que argumenta que no estado de natureza o indivduo vive numa permanente situao de medo e violncia, circunstncia na qual nenhuma pessoa est a salvo. Isso foi sintetizado na expresso: O homem o lobo do Homem. Hobbes descreve o homem em seu Estado Natural, como egosta, egocntrico e inseguro. Ele no conhece leis e no tem conceito de justia, ele somente segue suas paixes e desejos misturados com sugestes de sua razo natural. Onde no existe lei ou governo, os homens naturalmente caem na discrdia. No Estado de Natureza a lei natural do mais forte e todos se jugam com direito a tudo. Nisso, a vida humana est sempre em constante conflito, sendo ameaada pela luta de todos contra todos, uma vez que ningum reconhece o direito de ningum. Sendo assim, o sujeito no pode persistir em viver neste estado de insegurana e medo que torna essa situao insustentvel. Tornando-se necessrio um meio para amenizar os eventos. Dentre esses meios, segundo terico, o maior dos poderes humanos aquele que composto pelos poderes de vrios homens, unidos por consentimento numa s pessoa, natural ou civil, que tem uso de todos os seus poderes

Academico do Curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima UERR, Boa Vista-RR.

na dependncia de sua vontade. o caso do poder de um Estado. Ento faz-se imprescindvel um pacto ou contrato social entre todos que permita eliminar ou reduzir os conflitos na sociedade. Nesse contrato todos se comprometem a obedecer a um poder exterior que promova um maior bem estar geral. Esse poder o Estado, sendo assim o contrato social uma forma de legitimao do Estado. Para Hobbes a principal funo do Estado assegurar a paz e ordem social. No seu entendimento para estabelecer esse pacto necessrio transferir os direitos de todos para um nico titular desse mesmo direito. Este Indivduo estaria acima dos outros e deteria um poder incondicional. Pois, ao espaar os direitos a mais de um indivduo, retrocederia ao estado de natureza. O titular ou soberano desses direitos no est submetido a esse contrato social, pois estaria to limitado quanto os outros e isso o tornaria incapaz de governar. Mesmo que se transforme em um poder arbitrrio ou desptico, os sditos no teriam direito a resistncia, pois foi confiado o poder a ele legitimamente pelo povo a partir de um contrato social. Isso no quer dizer que o individuo ser obrigado a fazer tudo quilo que o poder soberano lhe ordenar. O homem no esta obrigado a praticar atos que impliquem em renuncia ou transferncia de evitar a morte, nem tampouco de se acusar sem garantia de perdo. Todos abdicam de seus direitos absolutos e de mtuo acordo depositam nas mos de um dominante que obtendo o direito de todos, ser o detentor absoluto do poder. No poder poltico em sua origem est presente o receio da morte que sobressaiu a vaidade e o orgulho dos homens. Isso induziu as pessoas a realizarem a transferncia de todos os seus direitos ao soberano. Este no se limita pelo pacto ou contrato social que foram estabelecidos pelos homens. Existe nesse caso uma alienao de direitos e poderes e no uma representao de poderes. Com isso os submissos recebem a segurana porque o soberano tem todo o interesse em fazer reinar a ordem para se manter no poder.

Referncias bibliogrficas HOBBES, Thomas. Leviat. Ed. Martin Claret, So Paulo, 2006.. Os Clssicos da Poltica Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau e O Federalista. Organizador Francisco C. Weffort. Editora tica. 1 volume, 13 edio, 10 impresso. Srie Fundamentos, 62. So Paulo, 2004. Pginas 53 77.

You might also like