You are on page 1of 23

1 Estudo para a clula 26/03/03

Atos 12:1-11 Atos 4:23-31 Como Vencer as Batalhas


Planejamento, Organizao, Treinamento e o Estabelecimento de Alvos e Metas so bons? Sim. Devem existir? Sim. Mas no so o mais importante para se vencer desafios e oposio (batalhas). A dinmica da igreja primitiva e do ministrio de Jesus nos mostram o que eles consideravam o mais importante para isso: a orao. a) As orientaes de Deus eram recebidas em orao. Sem isso teremos dificuldades de ouvilo. b) As batalhas eram travadas e vencidas em orao. Depois s se usufrua. Porm a orao, pode se tornar v repetio, hbito, atividade religiosa, sem sentido. Quais as caractersticas da orao que faz diferena (orao que fortalece)?

1 Jr. 29:13 Feita De Todo Corao.


a) No h dvida (Tg 1:6-8) b) No est dividido (Mt. 12:25); no coxeia entre dois pensamentos ( I Rs 18:21)

2 Hb.11:6 Feita em F
Tg. 1:6-8
Voc cr que Deus te chamou a salvar os perdidos ? A conquistar multides para Ele ? (Joo 15:7-8 e 15). Essa realidade comea em sua mente voc tem que crer. Lembre-se: Voc j foi ministrado sobre a diferena entre f e esperana. Voc tem que ter a certeza que vem da Palavra de Deus. Isso f

2 Estudo para Clula 09/04/2003

Como Vencer as Batalhas ( Parte II)


Orao que prevalece : 3 - ( I Sm 1:10-17 ) Feita com Fervor
a) Tem paixo e amor (desejo) (Sl 91:14-16) b) No morna ( Ap.3:15-16) 4 - ( I Joo 5:14-15) Feita segundo a vontade de Deus a) No egosta ou egocntrica ( Tg.4:3) b) Se ora para conhecer a vontade de Deus; passa-se a clamar por ela e batalha-se para que ela seja cumprida ( Mt.6:10) Orao essencial para a salvao de vidas,crescimento e multiplicao das clulas; um (a) lder de clula bem sucedido um guerreiro de orao. As estatsticas tem provado que dons e o tipo de personalidade no so decisivas para o crescimento e multiplicao da clula; o tempo investido em orao :

Ore para:
- ouvir Deus - interceder pelos membros da clula e futuros (as) discpulos(as) - interceder pela salvao e consolidao de vidas. - receber graa para estabelecer alvos e planejar estratgias de crescimento. Invista sua vida em orao. Exige esforo, disciplina, perseverana, dedicao e compromisso; mas lembre-se, o caminho do discpulo de Jesus um caminho de renncia pessoal ( Lc.14:33)

3 Estudo Para as Clulas 16/04/03

Desenvolvendo Relacionamentos Saudveis


Filipenses 2:3-4

A Tarefa
A Bblia fala que no bom estar s, isso fica muito bem evidenciado no cristianismo. A vida crist uma vida comunitria; ou seja, s pode ser vivida em comunidade, nunca isoladamente. Vrias figuras que falam dos seguidores de Jesus so coletivos: rebanho, povo, corpo (vrios membros). A Bblia tambm fala que no viver em unio Deus ordena a bno e concede vida ( Sl.133) e a que somos aperfeioados e crescemos ( Ef.4:11-13). No existe crescimento sem vida em comunho (unidade). Tambm no podemos ser fiis ao Senhor sem relacionarmo-nos, vrios mandamentos do Senhor s podem ser cumpridos em comunidade, veja alguns: amai-vos, suportai-vos, nos estimular-nos, ensinar, abenoar, aconselhar, acolher, admoestar, ajudar, confortar, aperfeioar, consolar, cuidar, consolidar, dar, corrigir, fortalecer, orai uns pelos outros, considerar, honrar, instruir, testemunhar, gerar (fazer discpulos), intercedei uns pelos outros. Como vemos, relacionar-se no uma opo para o cristo, uma necessidade; principalmente para quem almeja frutificar em abundncia.

O Problema
Desenvolver relacionamentos nem sempre fcil, trs grandes barreiras so: 1) nossa viso da vida ( conceitos e pr-conceitos) 2) nosso egosmo. 3) nossa precipitao em julgar (estabelecer juzos) Essas trs barreiras normalmente so reforadas numa vida crist carnal. O crente

carnal busca na Palavra de Deus argumentos para reforar a sua viso da vida, solucionar os seus problemas e satisfazer os seus desejos. Agindo assim fcil haver contendas e divises ( I Cor 3:1-3).

A Soluo
A Bblia nos d uma dica para cada uma das barreiras: 1 Considere os outros superiores ( Fil.2:3) 2 Tenha em vista o que dos outros e no o que seu interesse (Fil.2:4) e ame-os, pois o amor no busca seu prprio interesse ( I Cor 13:4-7). 3 No julgue (Mt 7:1) e no fale mal (mesmo que voc ache que est falando somente a verdade) do outro ( Tg 4:11a). Isso exige atitude, determinao e disciplina pois estaremos lutando contra nossa prpria carne. Sem isso no aprenderemos a amar pois, como o perdo, o amor antes de ser um sentimento uma deciso, uma escolha ( uma atitude volitiva). Para aprender preciso praticar.

Pratique com:
1- amigos 2- conhecidos 3- estranhos 4- inimigos Ele est com voc e te auxiliar ( Mt 28:20 e Rm 8:26a). Lembre-se: 1) A orao a chave em toda batalha que travamos, ore se quer vencer essa batalha contra a carne. 2) O nmero de contatos com no crentes que vai determinar o nmero de frutos (discpulos) que voc ter. seu trabalho amar o prximo. trabalho de Deus faz-lo melhor. Ruth Graham

O Pacto Metodista.
Fica estabelecido entre ns, que assinamos este documento:
- que no ouviremos, nem procuraremos saber de ms informaes a respeito uns dos outros; - que, no caso de ouvirmos algum mal uns dos outros, no seremos afoitos em acreditar; - que to logo for possvel, comunicaremos oralmente ou por escrito parte acusada, aquilo que ouvimos; - que, enquanto no tivermos feito isso, no comunicaremos a qualquer outra pessoa uma s slaba do que ouvimos; - que tampouco o mencionaremos,depois, a outra pessoa qualquer; - que no faremos exceo a nenhuma destas regras, a no ser que nos julguemos absolutamente obrigados, em reunio do grupo, a faz-lo.

4 Estudo para a Clula 23/04/2003

Consolidao- A Estratgia para o Crescimento


Joo 15:5 O cuidado que dedicamos ao novo convertido, at que esteja maduro o bastante para caminhar pelas prprias pernas chamado consolidao. uma estratgia tremendamente eficaz, mas apesar disso, muito negligenciada. As pessoas, mesmo as crists, dedicam sua vida para realizar sua vontade e seus projetos; a grande maioria dedica o tempo que sobra para fazer a vontade de Deus. Por isso negligenciam a consolidao pois consolidar exige que dediquemos amor e tempo a outros. Porm, estratgia, por melhor que seja, sem uno , morta. A uno faz toda diferena. Os mtodos de consolidao s sero eficazes se na nossa vida forem encontrados os seguintes requisitos: santidade e vida de orao. O permanecer Nele faz toda diferena para que a uno flua atravs de ns. Voc precisa crer nisso. Precisa crer que Deus far a parte que lhe cabe. O justo vive pela f.

Santidade I Pe 1:15
- No pensar ( Fp 4:8) - No uso do corpo ( I Cor 6:19-20) - No agir ( Cl 3:23) - No falar ( I Cor 15:33 e Ef. 4:29)

Qualidades de Um Bom Consolidador


a) Empatia b) Amor Pelas Vidas c) Cordialidade d) Sinceridade e) Saber ouvir
Lembre-se: Relacionamentos exigem tempo juntos, Para consolidar preciso relacionar-se.

5 Estudo das Clulas - 07/05/2003

ATITUDES
Nmeros 13:27 a 14:28 A vida repleta de surpresas, algumas boas outras nem tanto, e no h como saber que tipo de surpresas o dia a dia nos reservar. O que sabemos com certeza que no h como programar toda a nossa vida. Mas podemos determinar a atitude que teremos frente aos fatos da vida. Os fatos no so bons ou ruins, so fatos; a nossa atitude frente a eles que os torna algo doce ou amargo ao nosso paladar. Deus havia conduzido o povo de Israel a terra prometida (isto um fato); Doze homens foram espiar a terra (isto tambm um fato), s que o relato deles mostra que mesmo espiando a mesma terra enxergaram coisas diferentes. Por qu? Atitudes diferentes.

Fatos
a) Promessa de Deus ( Nm.13:27) b) Confirmao do poder e fidelidade sinais, provas e manifestao da glria (Nm14:11 e22) c) Desafios a conquistar ( Nm. 13:28-29)

Atitude 1 ( Lies dos 10 espias) ( Nm 13:31a 14:4)


a) Focalize os problemas e dificuldades b) Deixe o medo domin-lo(a) e venc-lo(a). (a carne guiar) c) Enxergue-se como um(a) derrotado(a). d) Tenha uma atitude negativa (veja e pense o pior) e) Repita os mesmos erros f) Acomode-se ( no posso, no consigo) g) Desista

Conseqncias: Perda da Beno Derrota.

Atitude 2 ( Lies de Calebe e Josu) ( Nm 13:30 e 14:6-9)


a) Focalize a Palavra de Deus (a promessa) b) Tenha uma atitude positiva (creia em Deus) c) Deixe o Senhor (Seu Esprito) e a f Nele domin-lo(a) e lev-lo(a) a vencer. d) Enxergue-se como Deus lhe v um(a) vencedor(a); um galho frutfero. (... tudo posso naquele que me fortalece). e) Aprenda com os erros e avance. f) Assuma riscos g) Permanea. Persevere. Conseqncias: Posse da terra - vitria Deus tem feito promessas a seu respeito, isto um fato (veja Joo 15:1-16; Rm 8:28, 31-32 e 37; I Pe.2:9). lgico que teremos desafios a vencer (problemas, dificuldades e erros), isto tambm um fato. Que atitude voc ter frente a estes fatos ? Aprender com quem ? Calebe e Josu, ou os outros 10 ? Na vida, a questo no se voc ter problemas, mas como voc vai lidar com eles. Voc vai dar a volta por cima ou ficar por baixo ? Lembre-se: Jesus te escolheu (Jo.15:16). Ele est ao seu lado (Mt 28:20). Ele nunca perdeu, nunca foi derrotado.

Dependa Dele.

6 Estudo Para Clulas 21/05/2003

Caractersticas de um discpulo de Cristo


Muitas pessoas se designam discpulos e discpulas de Cristo, mas olhando para algumas caractersticas de um discpulo(a) vemos que no bem assim.

Discpulo
1) Confia no suprimento de Deus ( Mt.6:31-33) 2) Organiza sua vida pela vontade de Deus ( Mt. 19:27) 3) Faz o que o mestre manda ( Jo.5:19 e 36) 4) dependente ( Jo 5:19 e Jo. 15:5b) 5) Tem frutos ( Jo 15:4-5 e 7-8b) 6) Parece-se com o mestre ( Mt 26:73 e At.4:13)

Religioso
1) Confia na sua religiosidade (em si mesmo) ( Lc.18:9-14a) 2) Organiza sua vida segundo a sua vontade ( Mt.23:3) 3) Faz o que quer ( Mt. 23:13-15 e Mc 7:10-13) 4) independente 5) Tem obras infrutferas ( ativo, mas no produtivo) (Mt.7:23 e Jo.3:19-21) 6) Parece-se com seu mestre (Mt.23:15b) Quais as caractersticas que sua vida possui ? A de um(a) discpulo(a) ou a de um (a) religioso(a) ? O carter de Jesus refletido em Glatas 5:22-25.Outras caractersticas de carter que vimos: - fiel - consagrado - disponvel - submisso Voc tem se parecido com que mestre ? Lembre-se: Voc foi chamado(a) a Segui-lo. Mas voc escolhe a quem quer seguir - ensinvel - humilde - frutfero

7 Estudo Para Clula 27/05/03

Vivendo com o inimigo discernindo a batalha espiritual


Tiago 1:13-15 Todos ns que j temos um certo tempo de caminhada crist sabemos que existe uma realidade espiritual que nos envolve e influencia em nossa vida. Uma coisa porm saber e outra muito diferente conseguir discernir at onde essa realidade afeta a nossa vida, seja positiva ou negativamente. Quando passamos pela experincia de no conseguirmos discernir as bnos e a graa de Deus sobre as nossas vidas deixamos de ganhar, mas quando no conseguimos discernir os ataques satnicos contra ns perdemos muito. O inimigo vem para roubar, matar e destruir e quando no o percebemos no lutamos contra ele deixando-o agir livremente para nos prejudicar, e at nos afastar dos caminhos de Deus. Neste estudo veremos as reas mais visadas pelo inimigo e algumas de suas estratgias.

Estratgias
- Cegar o entendimento ( II Corntios 4:3-4). Tudo parece muito natural e racional ocultando assim a realidade espiritual que est por trs. - Minar as foras espirituais ( I Pedro 5:8-9). Para isso: produz sofrimentos, utiliza amigos e familiares, tenta abater a f. - Atrair e seduzir o cristo levando-o a pecar (Tiago 1: 13-15). Utiliza-se das paixes que operam em nossa carne.

reas de ataque
Mente a rea mais visada pelo inimigo, pois enquanto voc estiver levando seu pensamento cativo a Jesus e a Sua Palavra ele ter pouco sucesso em abater a sua f. Os objetivos do ataque a mente so: produzir dvidas e questionamentos em relao a Palavra e desanim-lo. Alma A porta de entrada para atacar a alma a mente. A maneira como encaramos os acontecimentos pode produzir grandes machucaduras e levantar grandes barreiras a ao de Deus, e a nossa leitura dos fatos gerenciada pela mente. Os objetivos do ataque a alma so: produzir desconfiana em relao as demais pessoas, levantar barreiras a comunho e levalo(a) ao isolamento.

Como resistir
- Pea a Deus discernimento. Ore por esse dom. Ele essencial na batalha espiritual. - Renove sua mente ( Filipenses 4:8) - Reafirme a sua confiana nos princpios bblicos ( Efsios 6:17b). - Persevere crendo ( I Pedro 5:9). Lembre-se: Maior o que est conosco e Ele sempre nos d a vitria ou livramento.

8o. Estudo para as clulas 04/06/2003.

VISO

Pv. 29:18 Todo povo precisa de um alvo, esse d uma direo clara a seguir. Com o povo de Deus no diferente, desde que Deus tirou o povo escravo do Egito que Ele o vem guiando atravs de uma direo clara (as colunas de fogo e nuvem, a lei, a Sua Palavra). Qual a direo de Deus para ns? A Bblia diz que Deus tem para ns duas coisas: nos fazer filhos(as) como Jesus e nos levar a fazer discpulos (Ef. 4:12-13) (Mt.28:19). Filhos(as) como Jesus Como Deus faz isso? - reconhecimento: confronta-nos para nos mostrar quem somos (Joo 3:19-20) - convence-nos: leva-nos ao arrependimento (Jo. 16:7-8) - purifica-nos (I Joo 1:7) - enche-nos do Seu Esprito (Jo.14:16-17; Lc.24:49; Ef.4:13). Fazendo discpulos Como Deus faz isso? - leva-nos a ser discpulos - renova a nossa mente (ensina-nos) (Mt.28:19-20 e Rm. 12:2) - leva-nos a agir pela Palavra (Hebreus 5:14) - faz-nos multiplicadores (II Tm. 2:1-2 e Jo 15:16) Para isso precisamos: - ser humildes (Filipenses 2:8-9 e Tg. 4:6) - depender Dele (Filipenses 4:13 e II Cor. 12:9-10) - permanecer na Sua Palavra (Joo 15:7-8) - fazer s o que Ele nos manda fazer (Joo 15:14 e Joo 5:19 e 36) Lembre-se: Voc foi criado(a) para usufruir do amor de Deus e manifestar a glria Dele.

Estudo - Correndo a Carreira


Hebreus 12:1-3 Joo 17:3
Todos ns, em determinada idade, temos que definir a carreira que queremos seguir; alguns so motivados e direcionados desde pequeno, outros no. O fato que para nossa vida continuar tendo sentido aps determinada idade temos que dar a ela um fim produtivo e a isso chamamos de objetivo de vida. Para a grande maioria o objetivo de vida gira em torno de fortuna, fama, poder, conforto, consumo, satisfazer desejos ou preencher o tdio. Estes orientam e organizam suas vidas por estes objetivos e quando no conseguem, vo sobrevivendo torcendo que surja uma oportunidade para conseguir o que querem. A histria dessas vidas resume-se, com algumas variantes, a: nascer, crescer, aprender, ganhar, adquirir algo, constituir famlia, viver lutas e passar por sofrimentos (o menos possvel) e morrer. Uma vida vazia, ou como diria Salomo uma vida de canseira, enfado e correr atrs do vento. Como Paulo diz em I Corntios 15:19 se a nossa vida se limita a isso somos os mais miserveis de todos os seres humanos. Deus no nos criou para isso. Mas para que Deus nos criou? Qual a carreira que Ele nos prope? Primeiro veremos a proposta de Satans.

Proposta de Satans
a) Viva para satisfazer seus desejos, que mal a nisso? (Mateus 4:3; Gnesis 3:6). b) Viva para ser algum, aparea. No seja qualquer um. (Mateus 4:6). c) Viva para estar por cima. Adquira riqueza e poder (Mateus 4:8-9). d) Esquea do que Deus te disse, isso besteira, no bem assim, voc pode se quiser. (Gnesis 3:1-6). A isso um autor secular chamou de corrida de ratos. Satans quer nos envolver nessa corrida para que no tenhamos tempo e nem nimo para correr a carreira que Deus nos prope.

Proposta de Deus
a) Viva para conhec-lo (Joo 17:3). b) Ande com Ele, usufrua da Sua companhia ( Marcos 3:14a ; Gnesis 17:1). c) Viva para servi-lo (Joo 15:14; Mt. 7:21). Seja testemunha viva (At.1:8).Faa discpulos (Mt.28:19-20). d) Quanto ao mais ? Ele te suprir de comida e vestimenta (Mt.6:33). Tendo isso contente-se (I Tm.6:8). No procure a tentao e o sofrimento buscando riquezas (I Tm.6:9-10); creia no cuidado de Deus e contente-se com o que Ele lhe d (Hebreus 13:5-6). A vida proposta por Deus muito simples; menos agradvel a carne, mas muito plena. Se acha que no pode viver assim lembre-se: Tudo posso Naquele que me fortalece (Filipenses 4:13)

OS TRS COADORES

Todos tropeamos em muitas coisas. Se algum no tropea em palavra,esse homem perfeito, e capaz de refrear todo o corpo (Tg 3:2)

Certo dia, um homem, muito agitado, apresentou-se a Scrates, o clebre filsofo grego e disse-lhe: - Escuta, Scrates, tenho como teu amigo alguma coisa para te dizer. . . - Espera. Respondeu o sbio. O que vais dizer passaste pelos trs coadores ? - Trs coadores ? Perguntou o outro, admirado. - Sim amigo, trs coadores. Vejamos se o que tens para dizer-me passou por eles. O primeiro coador o coador da VERDADE. Tens certeza absoluta de que verdadeiro o que me vais contar ? - Assegurar no posso. Ouvi dizer e . . - Bem, bem. Certamente o fizeste passar pelo segundo coador: o da BONDADE. Ainda que no seja verdadeiro, ser pelo menos, bom o que me queres dizer ? Titubeando, contestou o outro: - No, pelo contrrio . . . - Ah ! Interrompeu o sbio. Procuremos ento passar pelo terceiro coador, e vejamos se TIL o que tanto te agita. - til ? Tornou o amigo, j impaciente e vexado. No, no . . . Bem, disse Scrates, sorrindo: Se o que me tens a dizer no VERDADEIRO, nem BOM, nem TIL, esqueamos o caso e no te preocupes com ele mais do que eu.

Falatrios Inteis
I Tm 6:20-21 Tg 3:5-10 Existem vrias coisas que podem ser usadas tanto para o bem como para o mal; um exemplo o alimento que usado para manter o ser-humano vivo, mas ingerido em grandes quantidades pode ocasionar uma srie de enfermidades. No reino espiritual algumas coisas tambm podem servir para abenoar e facilitar obra de Deus ou para amaldioar e criar grandes barreiras obra de Deus. Uma delas a palavra (fala, comunicao, lngua). Tiago 3:10 fala de uma s boca podem proceder beno e maldio, mas ele tambm diz que no conveniente que estas coisas sejam assim. Como lidar com isso ? A fala uma grande benefcio pois possibilita-nos conhecer a outros, aprender, expressarnos; mas como o alimento quando falamos demais corremos o risco de causar grandes prejuzos. Precisamos utilizar-nos desse benefcio de uma maneira equilibrada para ser beno. Veremos a seguir quando a fala abenoa e quando no.

Palavras que abenoam.


a) A Palavra de Deus ( Sl 119:105; II Tim 3:16-17; Sl 19:7-10) b) Respostas adequadas (Pv 15:23) c) Palavras ditas no devido tempo ( Pv 25:11) d) Palavras que edificam ( conforme a necessidade) (Ef 4:29) e) Palavras: verdadeiras, justas, puras, amveis, boa fama (Filipenses 4:8) f) Palavras de consolo e exortao em amor (estmulo a ser melhor) (Filipenses 2:1)

Palavras que prejudicam


a) Palavras humanas ( traduzem a viso dos homens ( I Sm 15:24; I Tm 6:20-21) b) Palavras em excesso (Pv 13:3) c) Palavras ditas na hora e pela pessoa errada d) Falatrios inteis ( I Tm 6:20-21; II Tm 2:16) e) Palavras: que difamam; injustas, impuras (falatrio profano e torpe); que no so verdade; invejosos e ciumentos ( I Cor 15:33; I Cor 5:11) f) Intrigas, fofocas e mexericos ( Pv 20:19)

O que fazer ?
a) Vigie a sua fala. Ponha guarda a seus lbios ( sl 141:3) b) Passe as suas palavras pelo funil triplo. Veja se suas palavras so boas, verdadeiras ou teis de diz-las. c) Procure somente usar palavras que abenoam d) Acima de tudo ore pedindo que Deus te d graa nessa rea.

Lembre-se: Muito pode por sua eficcia a splica do justo. (Tg 5:16b)

Evitando o Esgotamento Espiritual


I Reis 19:1-11a e 18 Josu 14:7-14
O ritmo de vida da maioria das pessoas nos dias de hoje um ritmo muito intenso, com muitos afazeres, desafios e complexidades. Uma vida to intensa pode ser to emocionante quanto desgastante e isso pode afetar a nossa vida espiritual (nossa paixo). O exemplo de Elias em I Reis 19 nos mostra que esta uma possibilidade mais do que real. Elias era um homem consagrado e fiel e mesmo assim passa por um momento de esgotamento. Como podemos nos prevenir para que o mesmo no acontea conosco ? Nos textos acima temos algumas pistas as veremos a seguir.

1) Cuida da expectativas
a) Expectativas irreais so drenas de energia. b) Sonhos que confundimos com objetivos.

2) Planeje o descanso (a renovao)


- Muitos se cansam tentando evitar o desgaste, impossvel; mas possvel planejar a renovao (o descanso).

3) Alimente-se. 4) Acerte o foco com Deus


- Sob presso,ou cansados, muito fcil comear a enxergar as coisas numa perspectiva distorcida.

5) Persevere ! Tente novamente.


- No tempo certo (tempo de Deus) tente de novo

6) Mantenha as prioridades em primeiro. 7) Pratique o que aprende com Deus.

Lembre-se: Se voc no parar ou desistir o que comeou a boa obra em voc ira complet-la. Filipenses 1:6

Orao
1) Tem orado diariamente ?

2) Sua vida de orao satisfatria ?

a) Tem sido renovado e transformado pela orao ?

b) Tem ouvido Deus falar contigo ? c) Tem recebido respostas a orao de petio ? 3) Sua vida de orao tem melhorado ao longo dos anos ?

4) Quais barreiras (dificuldades) enfrentou ou vem enfrentando na vida de orao ?

Estudo

Quando a Alma Interfere (Parte I) Jonas 1:1-3


Sabemos que ns somos constitudos de esprito,alma e corpo. Todos os trs possuem suas necessidades e manifestaes e a juno destas que nos torna o que somos. No h como excluir ou negar as necessidades e manifestaes de uma das reas, esse no o caminho para crescer; muito pelo contrrio, essa atitude s pode prejudicar nosso crescimento e liderana. O reconhecer nossos limites e possibilidades e aprender a lidar com os mesmos de forma que eles no nos guiem e sim a Palavra e o Esprito de Deus o caminho do crescimento. Neste estudo veremos, a partir da vida de Jonas,o que acontece quando deixamos a alma nos guiar. Jonas era um profeta do Senhor; homem acostumado a ouvir a voz de Deus e a presena Dele. Recebe como tarefa o ir a cidade de Nnive e clamar contra ela. Nnive a capital do imprio assrio, povo que oprimiu e maltratou o povo de Jonas. Jonas, o que muito natural para a alma, deve ter rancor, mgoa e ira dos assrios; mas quando recebe a ordem de Deus deixa a alma interferir e se deixa guiar pelos sentimentos, no pela Palavra de Deus. Quando isso acontece: 1) Retrocede-se. Volta-se atrs ( Jonas 1:3) 2) Tornamo-nos mesquinhos e egostas ( Jonas 1:3) 3) Tornamo-nos amortecidos,adormecidos para a realidade a nossa volta (Jonas 1:4-5) 4) Falta-nos discernimento (Jonas 1:4-5) 5) Tornamo-nos indiferentes a tudo ( Jonas 1:6-12) 6) Nos vemos como vtimas (perseguidos,desprezados, discriminados) (Jonas 1:12) Na parte 2 veremos outras conseqncias por deixarmos a alma interferir. Lembre-se: Deus planeja para voc crescimento quase ilimitado (perfeita varonilidade, tudo possvel ao que cr; mas deixando-se levar pelos seus sentimentos, voc pode limit-lo.

Estudo

Quando a Alma Interfere (Parte 2)


Jonas 4:1-4
Na parte 1 do estudo vimos algumas coisas que acontecem quando o lder se deixa levar pela sua alma (sentimentos). Veremos aqui mais algumas reaes da pessoa que se deixa guiar pela sua alma e no pela Palavra de Deus. Quando isso acontece a pessoa: 7 Perde o controle sobre as suas reaes ( Jonas 3:10 a 4:1) Age ou estabelece uma verdade movida pelo impulso (ou pelos sentimentos). Temperamento no pode ser uma desculpa atrs da qual eu me escondo para continuar desobedecendo (sendo infiel) a Deus. 8 Tenta justificar as atitudes emocionais (Jonas 4:2a) 9 Torna-se arrogante ( Jonas 4:2b) Nesse ponto no adianta falar porque a pessoa deixou de ser ensinvel, ela fechou o corao (ela acha que sabe). O problema que o contedo que ela acha ser espiritual emocional (fruto dos sentimentos). Mas ela no aceita outra verdade. 10 Transfere responsabilidades ( Jonas 4:3) Enxerga os outros como os culpados por suas dores e no suas reaes. 11 Pequenas coisas tornam-se grandes batalhas ( Jonas 4:6-8) Experimenta um desgaste maior e quase nada de satisfao pessoal 12 As coisas perdem a importncia e a pessoa o bom senso. (Jonas 4:9-11) Lembre-se: Tudo possvel ao que cr. Se tenho sido prisioneiro da cadeia dos sentimentos (no importa por quanto tempo) posso ser liberto; mas preciso querer. (I Pedro 1:18-19)

14 Estudo para as Clulas 03/09/2003

Liderana de Sucesso
Mateus 20:25-28 Filipenses 2:5-8 Uma definio clssica de liderana que ela a capacidade de influenciar outros a fazer o que eles normalmente no fariam com prazer e alegria. So muitas as caractersticas que dizem que um lder deve possuir, mas muitas delas esto mais ligadas a figura secular de liderana do que ao lder no contexto cristo. Quais so as caractersticas de um lder ento ? Veremos a seguir algumas peculiaridades da liderana crist.

Lder Cristo
Alm das 7 caractersticas que j temos visto (ensinvel,fiel,consagrado,disponvel, submisso, frutfero e humilde ), outras so necessrias. Glatas 5 que fala do fruto do Esprito e Atos 6 listam: a) Fruto do Esprito - ( Glatas 5:22): mansido, longanimidade, amor, paz, alegria, bondade, benignidade, f, domnio prprio b) At. 6:3 Bom testemunho, cheios do Esprito e de sabedoria. Mas para ser bem sucedido como lder cristo preciso: 1) Ser servo Estar disposto a servir mais do que a maioria (Mt.20:26-27) 2) Amar a Deus e ao prximo 3) Ser dependente de Deus ( Sl.20:7 e Sl 91) 4) Perseverar ( Tg.1:6-8)

Propsito do Lder
1) O crescimento (aperfeioamento) do liderado Ef.4:12 2) Alcanar os objetivos, alvos e metas.

O Preo da Liderana
1) Auto-sacrifcio 2) Deixar o bom, o que gosta pelo essencial 3) Cansao 4) Presso 5) Alvo de brincadeiras, crtica e perseguio

LEMBRE-SE: O lder cristo qualifica-se em silncio servindo e esperando o tempo de


Deus exalt-lo.

15 Estudo para Clulas

Influenciando Atravs da Convivncia. Jo. 1: 35-42 Mt. 4:18-22


Introduo A base do ministrio de Jesus foi um relacionamento de amor, no s de servio e cobrana. Jesus revolucionou a vida de doze homens atravs da Sua convivncia com eles. Em Jesus voc no v definies e conceituaes do amor. O amor era revelado atravs de Suas atitudes concretas para com as pessoas. A jornada da vida um aprendizado de relacionar-se bem, como Jesus o fez. Quando Jesus falou do amor ao prximo, Ele no falou sobre algo inatingvel . . . mas que o amor poderia se manifestar atravs de atitudes e atos em Seus seguidores no cotidiano. Onde existe o amor do qual Jesus se referiu, tambm existe graa e amizade; mas onde no existe este amor o que h cobrana e sentimento de obrigao. 1) Conhecendo e deixando-se conhecer. Se Jesus dissesse a voc vinde, e vereis, o que voc gostaria de conhecer quanto a casa de Jesus ? a) Os livros que Ele l; b) Como Ele trata Seus companheiros de quarto; c) Sua habilidade de cozinhar; d) Como Ele age quando est em casa; e) Como Ele me trata quando estou sozinho com Ele; No lugar de Jesus, o que voc gostaria que os discpulos no vissem em sua casa ? Podemos extrair algumas lies desta passagem ? - O currculo de Jesus era a sua prpria vida - Incluir as pessoas em seu ritmo de vida e vice-versa. (No fazer programa de comunho, mas a comunho ser o programa). - Convivncia em lugares informais. (Ex:casa) - Se expor, correr risco; - Tomar iniciativa, ser direto; - Respondendo as perguntas com atitudes prticas; ( onde moras ? . . . vinde e vede); - Investir tempo nas amizades; (passaram o dia com ele); - Sentido de famlia, afirmao (Mc.3:31-35); - Comunicar propsito; - Reproduzindo vidas saudveis via relacionamentos. 2) Convivncia: O segredo da influncia de Jesus. Jesus tornou-se para estes discpulos uma referncia. Quando Jesus disse vinde aps mim, os discpulos (especialmente Pedro e Andr) j sabiam quem era Jesus, pois haviam estado com Ele, conhecido a Sua casa e muitas coisas a Seu respeito. Eles sabiam a quem estavam seguindo !

Como seria hoje seguir uma pessoa que no pode nos ajudar materialmente ? Por que aqueles discpulos imediatamente deixaram . . . as redes,e o seguiram ? - Houve uma identificao com a paixo; - Eles tinham diante de si uma Pessoa real, um modelo autntico; - Discipulado imitar, seguir modelos; - Desde o primeiro sculo o Cristianismo prega ser Jesus uma Pessoa; - Toda essncia da posio crist dependente da Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Ficou claro aqui para os discpulos que a misso de Jesus inclua priorizar pessoas: . . . eu os farei pescadores de homens. Um pescador se empenha em apanhar peixes; os discpulos de Jesus devem se engajar em apanhar pessoas. O desafio destes discpulos para seguir os passos e Jesus tinha a ver com imit-lo. Eles tinham que imitar Jesus em Seu procedimento,intenes,mansido,humildade,etc. nisto que vemos a diferena entre seguir a Jesus e ir igreja religiosamente. Eles encontraram em Jesus os traos de um carter perfeito, que formava um maravilhoso equilbrio entre espiritualidade e humanidade. a) Como homem manso, Jesus nunca foi indelicado; b) Como homem corajoso, Jesus jamais foi brutal; c) Como homem humilde, Jesus no se portou com orgulho; d) Como homem transparente Jesus no foi hipcrita; e) Como homem irrepreensvel Jesus nunca foi questionvel. 3) Fazendo Histria Juntos. Como Jesus influenciou Seus discpulos e impactou seus ministrios nos trs anos de caminhada juntos ? - Acreditando nas pessoas antes mesmo que elas alcancem o sucesso e demonstrem o que podem ser e fazer. - Acreditando nas pessoas, mesmo quando so inexperientes. - Gerando um ambiente (atmosfera) de confiana que facilita ter experincias juntos: Experincias de fracassos e vitrias, acertos e desacertos. - Continuou acreditando na pessoa mesmo depois que ela falhou. - Levando a pessoa a visualizar um futuro bem-sucedido para a sua vida e ministrio. Quais foram os homens que Deus deu a voc para influenci-los e impact-los ? Voc est conseguindo ? Lembre:se: Transparncia a base para comunho, e esta a base para a cobertura (I Jo.1:7)

* Estudo adaptado de um estudo realizado pelo Pr. Josadak Lima.

Andando no Sobrenatural.
Mt. 13:19-23 / Mt. 6: 24-34 Natural
1) Preocupar-se com o ganhar dinheiro, sustentar-se, realizar seus sonhos, ser algum.

Sobrenatural (Temos sido despertados por Deus para essa realidade)


1) Confiar em Deus ( v. 31 e 32) 2) Humilhar-se, servir ao invs de ser servido. 3) Perder

Sondar os coraes
a) H orgulho. Soberba ? Pv. 15:33 Irrito-me quando as coisas no so como gostaria ? Tenho dificuldade de aceitar idias divergentes ? Por Deus ou por mim ? b) H incredulidade ? No consigo viver e descansar na Palavra de Deus ? c) H diferena ? Tenho me omitido (imiscudo) de servir ? S fao o que me agrada ou o que beneficia outros ? Sofro com o sofrimento alheio ? d) H egosmo ? Fao o que me beneficia ou o que glorifica a Deus ? e) H vaidade ? Pecado preferido f) Estou disposto a perder para que Ele ganhe ? Estou disposto a descobrir o quanto importa

CONFRONTO
Confrontao mais difcil. Tememos ser antipticos, rejeitados, que ela piore a situao, mas preciso. Quando us-la pense nela como um meio de ajudar as pessoas a crescer. Se ficou ferido ou magoado no interessa, ou ele cresce ou cresce. O mais importante para ele o discipulado. Gosto do ferro quando est vermelho, porque se deixar dobrar. Nunca confronte quando est irritado. No faa para punir a pessoa e sim a conduta errada.

10 Passos para o confronto:


a) Confronte na hora do problema. Quanto mais tarde pior. No discuta sobre detalhes, confronte. b) Separe a pessoa da ao errada. Confronte a ao e apie e motive o indivduo. c) Confronte quando sabe que pode mudar. d) Oferea o benefcio da dvida. Fale que entende que a motivao boa. A pessoa confrontada sempre estar na defensiva. Se atacar no surtir o efeito necessrio. e) Evite o sarcasmo. f) Evite falar: sempre ou nunca. g) Diga a pessoa como voc se sente a respeito do que ela est fazendo. h) D a pessoa uma estratgia (ferramenta) para solucionar o problema. Ajude-a a ter xito no fracasso i) Deixe claro a pessoa que voc um amigo. Que no h barreira. j) A confrontao positiva um sinal seguro de que voc se importa com a pessoa.

You might also like