You are on page 1of 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO Processo TC - 07357/12

Administrao Municipal. Prefeitura Municipal de Monteiro. Licitao. Dispensa n 01/2012. Regular com Ressalvas. Recomendaes. Arquivamento dos autos.

A C R D O AC1-TC 01737/2013 1. RELATRIO


1. Nmero do Processo: TC-07357/12. 2. rgo de origem: PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTEIRO. 3. Tipo de Procedimento Licitatrio: DISPENSA DE LICITAO 01/2012, com fundamento na Lei Federal 8.666/93. 4. Objeto do Procedimento: Contratao de servios financeiros e outras avenas. 5. Valor do Contrato: R$ 1.030.000,00 (um milho e trinta mil reais). 6. Proponente Vencedor: Banco do Brasil S/A. 7. Parecer da Auditoria: A DIAFI/DILIC , aps apresentao da defesa pelo responsvel, entendeu irregular o procedimento licitatrio. 8. Parecer do Ministrio Pblico Junto ao Tribunal: Escrito, da lavra do Procurador Marclio Toscano Franca Filho, pela irregularidade do procedimento de dispensa em tela e pela aplicao de multa Gestora Municipal, Sra. Ednac Alves Silvestre Henrique.

2. VOTO DO RELATOR
Considerando que, conquanto o objeto da licitao em tela no se enquadre entre as hipteses de Dispensa de Licitao previstas na Lei de Licitaes e Contratos; Considerando, entretanto, a ausncia de prejuzo ao errio, e que, luz de decises emanadas do TCU, a eiva no se reveste de relevncia suficiente a ensejar a aplicao de multa, devendo o Gestor infrator ser mais diligente, quando da realizao de procedimentos de licitao futuro, cujo objeto seja a contratao de servios financeiros que envolva a participao de bancos oficiais;

Considerando que apenas as entidades que prestam servios pblicos de suporte Administrao Pblica, criadas para esse fim especfico, podem ser contratadas com dispensa de licitao, nos termos do art. 24, inciso VIII, da Lei 8.666/1993; Considerando que as empresas pblicas e sociedades de economia mista que se dedicam explorao de atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios sujeitam-se ao regime jurdico das empresas privadas (CF, 173), em consonncia com os princpios constitucionais da livre concorrncia e da isonomia, e no podem ser contratadas com dispensa de licitao fundamentada no art. 24, inciso VIII, da Lei 8.666/1993, a teor do Acrdo TCU n 6931/2009 1 Cmara; Este Relator vota no sentido de que esta Eg. Cmara:

1. Julgue REGULAR COM RESSALVAS a DISPENSA DE LICITAO 01/2012, promovida pela Prefeitura Municipal de Monteiro, sob a responsabilidade da Sra. Ednac Alves Silvestre Henrique; 2. Recomende atual Gesto Municipal que evite a repetio das eivas mencionadas no presente Processo, quando da realizao de futuros procedimentos de dispensa de licitao; 3. Determine o arquivamento dos presentes autos.

DECISO DA 1 CMARA
Vistos, relatados e discutidos os autos do processo supra indicado e considerando o parecer escrito da DIAFI/ DILIC e do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, ACORDAM, unanimidade, os MEMBROS da 1. CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, na sesso realizada nesta data, em: 1. Julgar REGULAR COM RESSALVAS a DISPENSA DE LICITAO 01/2012, promovida pela Prefeitura Municipal de Monteiro, sob a responsabilidade da Sra. Ednac Alves Silvestre Henrique; 2. Recomendar atual Gesto Municipal que evite a repetio das eivas mencionadas no presente Processo, quando da realizao de futuros procedimentos de dispensa de licitao; 3. Determinar o arquivamento dos presentes autos.

Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Plenrio Ministro Joo Agripino. Joo Pessoa, 27 de Junho de 2013.

______________________________________ Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente da 1. Cmara

Fui presente:

_______________________________________ Representante do Ministrio Pblico Junto ao Tribunal

NCB

You might also like