You are on page 1of 2

Universidade do Vale do Itajai Disciplina: psicologia e sade do trabalhador Professora: Sueli Acadmico: Marcelo Vieceli Mapa Conceitual Artigos:

Qualidade de Vida no Trabalho; e

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

TQC (Total Quality Control)

Controle de Qualidade Total

Conjunto das aes de uma empresa que envolvem a implantao de melhorias e inovaes gerenciais e tecnolgicas no ambiente de trabalho.

Diversos pesquisadores contriburam para o estudo sobre a satisfao do indivduo no trabalho.

Utiliza-se, principalmente, de controles estatsticos, da Teoria de Taylor e est fundamentado na Filosofia de Maslow.

A construo da QVT ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, tendo um enfoque biopsicossocial.

Helton Mayo: Pesquisas relevantes para o estudo do comportamento humano, motivao de indivduos para a obteno das metas e qualidade de vida do trabalhador.

Douglas McGregor: Apontava que o compromisso com os objetivos depende das recompensas sua consecuo, e que o ser humano no s aprende a aceitar as responsabilidades, como passa a procur-las.

Abrahan H. Maslow: Concebeu a hierarquia das necessidades. Frederick Herzberg: Pesquisas detectaram que entrevistados associavam a insatisfao com o trabalho ao ambiente de trabalho e a satisfao com o trabalho ao contedo.

A teoria Maslowiana possui abordagem holstica que defende a possibilidade real de melhorar a natureza e a sociedade humana a partir da elevao da motivao.

rea da Sade

Psicologia O sistema capitalista de produo concilia as concepes holsticas do TQC, aumentando a alienao dos sujeitos, pois, enquanto oferta outras relaes de trabalho, produz novas tecnologias de poder.

Ao adotar o TQC, as empresas procuram seguir esta abordagem, passando a serem vistas como organizaes que tm como misso satisfazer as necessidades das pessoas que delas dependem. Para garantir sua competitividade no mercado, a organizao padroniza seus produtos e/ou servios que compreende uma inveno de tecnologia de poder - o selo da qualidade representado pelas Normas ISO 9000.

Tem buscado preservar a integridade fsica, mental e social do ser humano, no atuando somente no controle de doenas, gerando ento avanos biomdicos e maior expectativa de vida.

Demonstra a influncia das atitudes internas e perspectivas de vida de cada pessoa em seu trabalho e a importncia do significado intrnseco das necessidades individuais para seu envolvimento com o trabalho.

Toda estratgia utilizada para designar a necessidade de implementao do TQC, torna uma relao de poder e de saber como meios de coao, mediados por dispositivos de dominao.

QVT No havendo relao de poder sem intimidao, entende-se que o TQC ameaa organizaes, reduzindo-as impotncia total, em que a sobrevivncia destas passa a depender exclusivamente da absoro dos novos modelos de administrao ofertados.

Programas de Qualidade de Vida e Promoo Sade

Indivduo: Maior resistncia ao estresse, estabilidade emocional, motivao, eficincia no trabalho, melhor autoimagem e relacionamento.

Empresas: Fora de trabalho mais saudvel, menor absentesmo e/ou rotatividade, menor nmero de acidentes, menor custo de sade assistencial, maior produtividade, melhor imagem e ambiente de trabalho.

No TQC, ao se produzir uma imagem de belo e perfeito, incitam-se os sujeitos para prticas de mudanas organizacionais e sustenta-se o modo de operar do sistema capitalista e sua continuidade.

Porm, a aplicao do QTV tem sido inadequada, mantendo-se, por exemplo, uma carga horria excessiva.

Assim, haveria ento um conjunto de regras que limitaria os sujeitos e suas aes a um modelo pr-estabelecido de qualidade.

Um bom lugar para trabalhar possibilita, entre outras coisas, que as pessoas tenham, alm do trabalho, laser, passeio com os familiares, encontro com os amigos etc.

You might also like