You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE CENTRO DE

ESTADUAL CINCIAS

DA

PARABA JURDICAS

UEPB CCJ

DEPARTAMENTO DE DIREITO PBLICO COMPONENTE CURRICULAR: TGP PROFESSOR: ALUNO: JOS IGOR 2 ANO B MANH. LAPLACE MACEDO SILVA GUEDES 112220711

01- Conceitue verdade real como um princpio informativo no processo penal. Como o prprio nome diz, verdade real aquela que mais se aproxima da realidade, uma verdade reconstruda no decorrer do processo, no sendo a meta nica e absoluta para sua concluso. aquela a que chega o julgador, reveladora dos fatos tal como ocorreram historicamente e no como querem as partes que apaream realizados. No filme proposto, 11 dos 12 jurados tiveram a certeza de que o ru era culpado pela anlise do julgamento, sendo a exceo motivadora de uma interessante reviravolta, j que existindo uma dvida razovel deveriam todos averiguar o fato, acarretando na inocncia do acusado posteriormente. O trecho da obra de Cndido Rangel Dinamarco resume um pouco desta discusso: A verdade e a certeza so dois conceitos absolutos e, por isso, jamais se tem a segurana de atingir a primeira e jamais se consegue a segunda, em qualquer processo (a segurana jurdica, como resultado do processo, no se confunde com a suposta certeza, ou segurana, com base na qual o juiz proferiria os seus julgamentos). O mximo que se pode obter um grau muito elevado de probabilidade, seja quanto ao contedo das normas, seja quanto aos fatos, seja quanto subsuno destes nas categorias adequadas. No processo de conhecimento, ao julgar, o juiz h de contentar-se com a probabilidade, renunciando certeza, porque o contrrio inviabilizaria os julgamentos. A obsesso pela certeza constitui fator de injustia, sendo to injusto julgar contra o autor por falta dela, quanto julgar contra o ru (a no ser em casos onde haja sensveis distines entre os valores defendidos pelas partes); e isso conduz a minimizar o nus da prova, sem contudo alterar os critrios para a sua distribuio.( A instrumentalidade do processo. 7. ed. So Paulo: Malheiros, 1999 p. 318).

02- O que faz um acontecimento criminoso ser visto de forma diversificada pelos que presenciam? Diversos fatores podem ser citados, gerando diferentes posicionamentos na viso daqueles que assistem o fato. Partindo de detalhes mnimos, que aos olhos de alguns so imperceptveis, mas para outros dizem muito, caractersticas climticas e at mesmo o esprito psicolgico do espectador no momento do fato, podendo agir de m f ou no perante o tribunal, podem ser determinantes em seu solucionamento. No filme analisado, alguns detalhes que a priori foram esquecidos pelo calor da votao, acabaram sendo esmiuados na dvida razovel para inocentar o ru, a exemplo dos detalhes fisiolgicos das testemunhas. Deste modo, a forma diversificada que cada espectador presencia ou o que cada jurado analisa pode ser clarividente para resoluo de um caso, levando-se em conta tambm a gama de detalhes. 03- Qual a verdade almejada para se formar um juzo de valor no processo? A verdade real, reveladora dos fatos ocorridos tem grande peso na formao de um juzo de valor. Ao compararmos no filme 12 homens e 1 sentena a verdade formal, resultante do processo e a verdade real, durante a conversa dos jurados para votao, pode-se notar um diferencial significativo. A superficialidade da primeira votao na sala poderia acarretar em uma injustia, ao levar em conta no s na carncia do que realmente ocorreu, mas do surgimento desse juzo de valor, partindo sobre um ponto de vista pessoal, ao contrrio de um pensamento racional. importante que na busca da verdade para formar um juzo de valor, o julgador atribua elementos claros e concisos para promover a verdadeira justia, no estando limitado ao que foi exibido durante o processo, sendo este um grave erro.

You might also like