You are on page 1of 36

MONOGRAFIA http://acupuntura2.tripod.com/monograf.

htm MONOGRAFIA

ACUPUNTURA E BASES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA RAUL ALVES SANTANA JUNIOR

JUNHO DE 1999

TEORIAS DE BASE DA MTC.

Yin Yang:

Chama-se Yin Yang, a reunio de 2 partes opostas que existem em todos os fenmenos e objetos em relao recproca no meio natural. Os mecanismos de reunio e de oposio podem se produzir tanto entre dois fenmenos que se deparam como no mago de 2 aspectos antiticos coexistindo no mesmo fenmeno. No pode haver Yin sem Yang, nem Yang sem Yin. Tudo o que animado, em movimento, exterior, ascendente, quente, luminoso, funcional Yang.

Tudo o que est em repouso, tranqilo, interior, descendente, frio, sbrio, material Yin. O cu Yang, a terra Yin. O cu est no alto, assim Yang, a terra est embaixo, assim Yin. A gua Yin, o fogo Yang. No se mover Yin, mover-se Yang. No universo, qualquer fenmeno manifestado pode ser reconduzido s duas categorias Yin e Yang, podendo ainda cada um se separar em Yin ou Yang, e isso at o infinito. Por exemplo, o dia Yang, a noite Yin, mas a manh Yang dentro do Yang, a tarde Yin dentro do Yang, o antes da meia-noite Yin dentro de Yin, e aps meia-noite Yang dentro do Yin. A anttese entre o Yin e o Yang encontra-se em qualquer manifestao, e se expressa principalmente por um condicionamento e uma oposio mtuos. Por exemplo, o vero significa que o calor do Yang est no auge, mas aps o solstcio de vero o Qi do Yin nasce gradualmente e assim condiciona o Yang dos calores caniculares. O inverno significa o frio do Yin est no mximo, mas aps o solstcio do inverno, o Qi do Yang renasce e assim condiciona o Yin dos grandes frios. Nesse confronto, deve haver uma vitria e uma derrota, porm, a superioridade de um sobre o outro, sua desordem, vai acarretar a doena. Todos os aspectos do Yin e do Yang so assim, o Yin existe pelo Yang, o Yang existe pelo Yin. Cada um dos dois tem o outro como condio de existncia. Para que uma atividade fisiolgica Yang se produza, necessrio consumir matria nutritiva Yin em um processo de descrecimento do Yin e do crescimento do Yang. Inversamente o metabolismo da matria nutritiva Yin requer, para ser realizado, a contribuio de uma certa quantidade de energia Yang, segundo um mecanismo em que o Yin cresce e o Yang decresce. A parte alta do corpo humano pertence ao Yang e a parte baixa ao Yin, a superfcie do corpo ao Yang, o interior ao Yin, a parte dorsal pertence ao Yang, a parte ventral ao Yin, o lado externo pertence ao Yang o interno ao Yin. As seis vsceras Fu so Yang, os cinco rgos Zang so Yin. A causa fundamental do aparecimento e do desenvolvimento das doenas sendo um desequilbrio Yin Yang, qualquer sintoma simples ou complicado, estvel ou mvel, poder ser referido a um sintoma Yin ou um sintoma Yang. Para uma doena Yang trata-se o Yin, para uma doena Yin trata-se o Yang. Os 5 elementos

A teoria dos 5 elementos considera que o universo formado pelo movimento e a transformao dos 5 princpios representados por: Madeira, Fogo, Terra, Metal e gua. A teoria dos 5 elementos utilizada na MTC. para explicar a fisiologia e a patologia, assim como as relaes entre o organismo e o meio circunvizinho. Assim, as propriedades da madeira so: a produo, a flexibilidade. Tudo o que tiver essas particularidades ser disposto sob o vocbulo Madeira. Do mesmo modo, ser colocado na categoria fogo, tudo o que tiver as caractersticas do fogo; calor Yang, inflamao para o alto. Tudo o que tiver as propriedades da Terra: desenvolvimento, transformao, participar dessa categoria. Tudo o que tiver os atributos do metal; pureza, obuses, entrar na categoria metal. Tudo que seja como a gua, frio, mido, ser agrupado com a gua.

Correspondncia dos 5 elementos no homem e na natureza

5 elementos 5 Zang 5 Fu 5 sentidos corpo, forma Emoes

madeira

fogo

terra

metal

gua

fgado Vescula B. olho msc., tendes raiva

corao Intest. delgado lngua pulso prazer

bao Estmago boca carne pensamento

pulmo Intest. grosso nariz pele, plos tristeza

rins bexiga orelha ossos temor

5 elementos 5 estaes 5 direes 5 estados 5 mutaes 5 cores 5 sabores

madeira

fogo

terra

metal

gua

primavera leste vendo nascimento azul cido

vero sul calor crescimento vermelho amargo

cancula centro mido transformao amarelo doce

outono oeste seco recepo branco picante

inverno norte frio conservao preto salgado

O Qi, o Sangue e os Lquidos Orgnicos

So os materiais bsicos do organismo. Sua origem, desenvolvimento, circulao e sua distribuio, s podem efetuar-se graas atividade funcional das vsceras. Mas inversamente, a atividade funcional das vsceras no se pode manifestar sem o que o Qi, o sangue e os lquidos orgnicos lhes sirvam de base material:

O Qi o comandante do sangue

Yang Qi, Yin Qi So as duas partes antagnicas da energia de base;

Jing Qi o princpio essencial, a quinta essncia: Jing Qi inato, recebido no momento da concepo. Jing Qi adquirido, da assimilao dos alimentos. So os dois armazenados nos rins. Qing Qi Existe na natureza, no ar que respiramos. inalado e penetra no corpo pelos pulmes. Combinado com o Jing Qi dos alimentos dar o Zong Qi.

Yuan Qi Ou Zhen Qi, o Qi mais importante de todos os Qi do corpo humano, produzido primeiramente pela transformao do Jing Qi inato e aps o nascimento ele ainda precisa ser alimentado e completado pelo Jing Qi adquirido da nutrio.

Zong Qi Esse Qi formado pela reunio do Qi puro (Qing Qi) inalado pelos pulmes e do Qi da alimentao produzido e posto em circulao pelo bao e estmago, dando impulso respirao pulmonar e circulao do sangue do corao;

Ying Qi Energia nutriente proveniente do Jing Qi da alimentao elaborada pelo bao e o estmago formado pelas matrias mais nutritivas da do Qi da alimentao;

Wei Qi a energia protetora, energia de defesa. Tem atuao mltipla: proteger a superfcie do corpo contra agresses externas, controlar a abertura das glndulas sudorparas, regular a temperatura do corpo, aquecer os rgos, dar brilho pele e lustro aos plos;

Zheng Qi Energia correta, de boa sade.

O sangue a me do Qi

O Sangue (Xue) o fruto da transformao da essncia dos alimentos (Jing Qi) pelo Bao e o Estmago. Ele governado pelo Corao, armazenado pelo Fgado, controlado pelo Bao, circula nos vasos que so uma de suas moradias. Sua funo nutrir o conjunto do organismo.

Os Lquidos Orgnicos (Jin Ye)

abrangem as diferentes secrees, tais como, lquidos do Estmago, do Intestino, das Articulaes, lgrimas, remela, suor, urinas, duas formas de saliva (Bao e Rim). Sua funo lubrificar e alimentar os rgos, as carnes, os vasos, a pele e as articulaes, manter o equilbrio de Yin e Yang.

Meridianos e Ramificaes -Jing Luo

Graas aos Meridianos, determina-se a sade, trata-se as doenas, regulariza-se o vazio e o cheio. Os meridianos se dividem em 3 categorias: Comuns ou regulares (Jing Mai), particulares (extraordinrios, curiosos, estranhos) (Qi Jing Mai), distintos ou separados (Jing Bie). - So 12 os meridianos regulares(Jing Mai) compostos de: 3 Yin do brao, 3 Yin da perna, 3 Yang do brao, 3 Yang da perna. Os meridianos Yang correspondem s vsceras Fu, circulam nas zonas externa dos membros. Os meridianos Yin correspondem aos rgos Zang, circulam na parte internas dos membros. - So 08 os meridianos particulares: 04 Yang: Du Mai, Dai Mai, Yang Qiao Mai, Yang Wei Mai; 04 Yin: Ren Mai, Chong Mai, Yin Qiao Mai e Yin Wei Mai, so chamados particulares porque no tem comunicao especiais com as vsceras.

- Os Jing Jin - Meridianos Tendino-musculares representam exatamente os msculos distribudos ao logo dos meridianos. Sua funo de ligar o esqueleto, de manter a coeso do conjunto do corpo e de comandar o movimento das articulaes. - As 12 zonas cutneas ou correspondentes so as partes reativas da pele destinadas aos meridianos.

Os 12 meridianos regulares e seus demais sinais patolgicos:

1. Meridiano do Pulmo - Tai Yin do brao: Sensao de tumefao e de opresso torcica. Dores na cavidade subclavicular, polipnia, arquejar ruidoso, tosse, tosse asmatiforme, palmas das mos quentes, coriza com mices pouco abundantes mas freqentes, garganta inchada e dolorida, dores nas espduas e nas costas, dores que seguem o trajeto do meridiano no brao. 1. Meridiano do Intestino Grosso - Yang Ming do brao : Odontalgias do maxilar inferior, garganta inchada e dolorida, epistaxe, rinorria fluida, boca seca, conjuntivas amarelas, pescoo inchado, dores e embarao da motricidade na linha anterior dos extensores do brao e da espdua. 1. Meridiano do Estmago - Yang Ming da perna: Hipertemia e transpirao, epistaxe, borbulhas nos lbios, boca entortada, cefalia, garganta inchada e dolorosa, pescoo inchado, convulses de pavor, manias, loucura agitada, regio epigstrica intumescida, borborigmos, ascite, dores ou dificuldades nos movimentos na virilha e na parte ntero-externa da perna, do dorso do p e do 3 artelho. 1. Meridiano do Bao - Tai Yin da perna: Lngua rgida, vmitos psprandiais, numerosas eructaes, astenia fsica, sensao de corpo pesado, dificuldades para engolir, epigstrio inchado e dolorido, diarria, ictercia, intumescimento doloroso ou sensao de frio na parte interna do membro inferior e dores ao mover o artelho grosso. 1. Meridiano do Corao - Shao Yin do brao: Dores torcicas, dores no corao, garganta seca, sede, conjuntivas amarelas, dores na linha interna da face palmar do brao, calor nas palmas das mos ou mos e ps frios. 1. Meridiano do Intestino Delgado - Tai Yang do brao : Surdez, conjuntivas amarelas, garganta dolorida, intumescimento doloroso na regio submaxilar e no pescoo, torcicolo, dores na linha interna da face dorsal do brao e da esptula.

1. Meridiano da Bexiga - Tai Yang da perna: Nuca rgida e dolorida, hemorrides, malria, loucura agitada, loucura calma depressiva, conjuntivas amarelas, lacrimejamentos, dores e dificuldades na movimentao dos lombos e da coluna vertebral, inchao doloroso nos globos oculares, rinorria, epistaxe, hemiplegia, dores ou dificuldades em mover a cavidade popltea, o msculo gastrocnmico e o 5 artelho. 1. Meridiano dos Rins Shao Yin da perna: Respirao curta, polipnia, tosse com escarro de sangue, vertigens, ofuscao da vista, perturbaes cardacas (o corao est como suspenso ou como se tivesse uma cavidade no estmago), facilmente amedrontado, boca e lngua secas, garganta seca, inchada e dolorosa, sensaes de peito acalorado, oprimido e dolorido, dores cardacas, ictercia, diarria, costas e lombos dolorosos, membros inferiores sem fora, calor na sola dos ps ou ps frios. 1. Meridiano do pericrdio - Jue Yin do brao: Palpitaes, sensao de excesso de calor, de opresso torcica, intumescimento doloroso do peito, dores cardacas, desregramento mental, espasmos nos membros superiores, palmas das mos quentes, axilas inchadas, rosto vermelho, conjuntivas amarelas. 1. Meridiano do Triplo Aquecedor - Shao Yang do brao: Surdez, garganta inchada e dolorida, dores nas mas do rosto e retroauriculares, dores na espdua e na face externa do brao, embarao na mobilidade do anular, transpirao. 1. Meridiano da Vescula Biliar - Shao Yang da perna: Frio e calor alternados, boca amarga, suspiros freqentes, dores nos flancos, dores hemicranianas, malria, calores ou embaraos na mobilidade da coxa, do joelho, da face externa da panturrilha do 4 artelho. 1. Meridiano do Fgado - Jue Yin da perna: Flancos inchados e dolorosos, sensao de plenitude no peito, vmitos, diarria, anria, hrnias, inchao doloroso do escroto ou dos testculos, doenas genitais, lumbago, dores do bacinete na mulher.

Sinais patolgicos dos dois meridianos extraordinrios mais usados:

Du Mai (Vaso Governador): Circula seguindo o meio da coluna vertebral, do crnio e do cccix. Como governa os meridianos Yang chamado "O mar dos meridianos Yang". Sintomas: coluna vertebral rgida, enfermidades da raque, perturbaes mentais, opistonos (forma de espasmo tetnico em que se recurvam para trs a cabea e os calcanhares, arqueando-se para diante o resto do corpo), medo convulsivos em crianas, doenas febris.

Ren Mai (Vaso da Concepo): Circula o meio do ventre e da parte anterior do trax. Como ele se encarrega dos meridianos Yin, chamado de "O mar dos meridianos Yin". Sintomas: Hrnia, doenas genitais, dores e inchao dos testculos e do escroto, dores importantes no bacinete com obstipao, reteno urinria, enfermidades ginecolgicas, leucorrias, regras irregulares, partos prematuros, esterilidade, doenas da garganta, dispnia.

Zang Fu rgos e Vsceras:

- Os 5 rgos Zang: Corao, Pericrdio, Fgado, Bao, Rim, Pulmo , tem como funo produzir, transformar e armazenar a energia essncia inata (Jing), o esprito (Shen). - As 6 vsceras Fu: Intestino Delgado, Estmago, Intestino Grosso, Bexiga, Vescula Biliar, Triplo Aquecedor, tem como funo receber, digerir os alimentos, transform-los e excretar os resduos. - As vsceras de comportamentos especiais: Crebro, Medula, Ossos, Vasos e o tero. A teoria dos Zang Fu estuda a atividade fisiolgica das vsceras, suas modificaes patolgicas e suas relaes recprocas, porm, em funo da umidade orgnica do corpo humano, o sistema engloba tambm a relao das Zang Fu com os tecidos, pele, carne, vasos, tendes, ossos, assim como com os rgos e sentidos, nariz, boca, lngua, olho, orelha e igualmente com os rgos sexuais e nus.

Os 5 rgos Zang:

1. Corao - Xin: Sua funo a de comandar aos vasos e encerrar o Shen (Esprito vital), sua abertura est na lngua. ele protegido dos

1. 1. 1.

1.

ataques nocivos pelo pericrdio (Xin Bao Luo). Governa o sangue e os vasos. Pericrdio - Xin Bao: Sua funo a de proteger o corao - Xin. Bao - Pi: Sua funo a de transformar e transportar as essncias Jing Qi, dos alimentos e de conter o sangue nos vasos. Abre-se na boca e manifesta-se nos lbios. Pulmo - Fei: Sua funo a de dirigir a energia (Qi), da respirao, governa a difuso, propagao, distribuio, controlar a descida e a eliminao, regula a circulao na via das guas. Abre-se no nariz e manifesta-se no olfato. Os Rins - Shen: Sua funo armazenar a essncia (Jing), governar a gua, receber a energia (Qi), dos pulmes. Regem o crescimento e a reproduo. O rim recebe a essncia (Jing) dos 5 rgos e das 6 vsceras e os guarda como depsito. Emanao renal:

"Na menina de 7 anos, a emanao renal abundante, a dentio muda, os cabelos alongam-se. Aos 2 x 7 = 14 anos, a vida sexual (menstruao) aparece. O Vaso da Concepo permeabiliza-se, o Vaso Chong Mai desenvolveu-se plenamente, as menstruaes trazem regulamente um estado propcio fecundidade. Aos 3 x 7 = 21 anos , a emanao renal est parada com o desenvolvimento dos ltimos dentes. Aos 4 x 7 = 28 anos, os msculos e os ossos esto consolidados, a cabeleira atingiu seu maior comprimento e o corpo seu pleno vigor. Aos 5 x 7 = 35 anos, o vaso Yang Ming (Intestino Grosso) definha, o rosto comea a murchar e os cabelos a cair. Aos 6 x 7 = 42 anos, os trs vasos Yang definham na parte superior do corpo, o rosto todo torna-se seco e os cabelos embranquecem. Aos 7 x 7 = 49 anos, o Vaso da Concepo est flcido, o Chong Mai atrofiado, o Tian Gui esgotado, as vias subterrneas (menstruaes) cortadas e a infecundidade resulta desse esgotamento do corpo.

No menino de 8 anos, a emanao renal afirma, a cabeleira se alonga, a dentio muda. Aos 2 x 8 = 16 anos, a emanao renal abundante, aparece a vida sexual, a essncia transborda e se escoa (esperma). As relaes sexuais podem ser fecundadas. Aos 3 x 8 = 24 anos, a emanao renal est parada, os msculos so potentes, os ossos vigorosos, e os ltimos dentes atingem seu pleno desenvolvimento. Aos 4 x 8 = 32 anos, os msculos esto salientes, as carnes viscosas e vigorosas. Aos 5 x 8 = 40 anos, a respirao do rim enfraquece, os cabelos caem, os dentes se estragam. Aos 6 x 8 = 48 anos, o Yang est esgotado na parte superior do corpo, o rosto se

resseca e as tmporas tornam-se grisalhas. Aos 7 x 8 = 56 anos, a respirao do fgado (Gan Qi) enfraquece, os msculos tornam-se impotentes, o Tian Gui est esgotado, o esperma se rarefica, os rins falham, a forma fsica atinge seu termo. Aos 8 x 8 = 6 4 anos, no h mais nem dentes, nem cabelos. O rim domina a gua, recebe e conserva as essncias das 5 vsceras e dos 6 rgos. Se as vsceras nos estiverem em plenitude, no pode ele emitir. Se estiverem enfraquecidas, os msculos e os ossos se desunem (o tamanho se reduz), o Tian Gui finda, as tmporas embranquecem, o corpo torna-se pesado, o andar incerto, a procriao impossvel. Os rins produzem a medula, governa os ossos, tem sua abertura nas orelhas, sua manifestao est nos cabelos.

1. O Fgado (Gan) : Sua funo a de aplainar e assegurar a regulao sangnea, de encerrar e conservar o sangue, de comandar os tendes. Regulao dos sentimentos (Esprito, Emoes). Regulao da digesto/assimilao dos alimentos. Se abre nos olhos e sua manifestao est nas unhas.

As 06 Vsceras Fu

1. Triplo Aquecedor - San Jiao: Sua funo a de dirigir a atividade orgnica do conjunto do corpo humano, na regulao do processo de assimilao, distribuio e expulso da gua e dos alimentos. 1. Estmago - Wei: Sua funo a de receber os alimentos e iniciar o processo de digesto decompondo-os associado ao Bao recolhendo a essncia dos alimentos para alimentar o corpo com o Jing Qi adquirido. 1. Intestino Delgado - Xiao Chang: Sua funo receber e encerrar a digesto dos alimentos. Executa uma nova digesto das matrias provenientes do Estmago, separando a essncia dos resduos, separando o claro e o turvo. 1. Intestino Grosso - Da Chang: Sua funo a de receber os resduos alimentares, provenientes do Intestino Delgado, e aps ter absorvido a gua excedente, de expuls-los. Se esta funo estiver desregulada, observa-se quer obstipao, quer disenteria.

1. Bexiga - Pang Guang: Sua funo a de subalterna e local de reter os lquidos e expuls-los. Aps ter sido espalhada no corpo e ter sido utilizada, a gua atinge a Bexiga que a armazena e que, sob a ao do seu Qi, a expulsa. 1. Vescula Biliar - Dan: Sua funo a de evacuar a bile nos intestinos a fim de ajudar a digesto. A Vescula Biliar tem atuao de deciso, sublinhando a importncia da Vescula Biliar para o esprito de deciso e a coragem. por isso que os pavores, perda de sono, abundncia de sonhos, pusilanimidade (fraqueza de nimo), podem ser tratados, tratando a Vescula Biliar.

As vsceras de comportamento particular: Crebro (Mar da medula), os Vasos sangneos (morada do sangue), os Ossos (medula ssea), o tero (Palcio do Feto).

Etiopatogenia: causas, formao e evoluo das doenas

O estado de sade caracterizado pelo equilbrio entre Yin e Yang. O Yin e o Yang esto em harmonia ento a sade est garantida. Um desequilbrio entre Yin e Yang acarretar o aparecimento de uma doena. O aparecimento e o desenvolvimento de uma doena ser o reflexo da luta entre o Correto (Zheng Qi) e o Perverso (Xie Qi). Quando o correto est no interior o perverso no pode atingi-lo. O perverso penetra onde h vazio de correto. A fora ou a fraqueza do Correto dar-se-: a constituio fsica (hereditariedade), o estado emocional, mental (harmonia), o meio circunvizinho (desvaidade), a alimentao (dieta e exerccios), a resistncia adquirida pelo treinamento.

Os seis excessos (Liu Yin): Vento, Frio, Fogo, Umidade, Seca, Cancula

So modificaes climticas normais, so chamadas as 6 energias (Qi). os homens so capazes de se adaptar s suas mudanas, ho so ento patognicas. Porm, variaes climticas brutais ou anormais ou ento a diminuio da capacidade de resistncia no organismo, podem tornar nocivas estas 6 energias que, ento, tornam-se patognicas, agridem os corpos e produzem doenas.

Os 7 sentimentos (Qi Qing) ou 5 Emoes (Wu Zhi): Alegria, Raiva, Preocupaes, Pensamentos, Tristeza, Medo, Pavor

Representam as modificaes do esprito em reao percepo de mensagens transmitidas pelo ambiente. Fazem parte da esfera de atividade normal da mente e no so em si prprios, agentes patognicos. Mas seguida do estresse mentais, brutais, extremos, violentos, prolongados ou iterativos, podem provocar uma desordem funcional do Qi ou no sangue dos Zang Fu e serem a origem do aparecimento de uma doena. Na teoria dos cinco movimentos, os 7 sentimentos se referem aos cinco elementos e tm o nome de 5 emoes (Wu Zhi): Alegria, Raiva, Pensamento, Tristeza e Medo . O homem tem cinco rgos que elaboram cinco sopros (Qi) que geram a Alegria, a Raiva, a Tristeza, o Pensamento e o Medo.

A emoo do Corao a Alegria; A do Bao o Pensamento; A do Pulmo a Tristeza; A do Rim o medo; A do Fgado a Raiva;

Um excesso de emoo fere o rgo ao qual corresponde; O excesso de Raiva prejudica o Fgado, o excesso de Alegria prejudica o Corao, o excesso de Pensamento prejudica o Bao, o excesso de Tristeza prejudica o Pulmo, o excesso de Medo prejudica o Rim. E as cinco emoes em excesso prejudicam a circulao do Qi. Um mau funcionamento de rgo pode ser revelado por um distrbio do sentimento correspondente. Um excesso

descontrolado das cinco emoes pode transformar-se em fogo: irritabilidade, insnias, amargor na boca, dores torcicas, tosse, hemoptise (expectorao sangnea).

As mucosidades (Tan) e os humores viscosos (Yin): So os produtos da interrupo parcial do metabolismo dos lquidos orgnicos, provocando uma condensao dos humores.

H 3 causas possveis formao dos humores e das mocosidades:

A propenso por lcool e alimentos condimentados (aucarados e gordos) acumula a umidade que se condensar humores e mucosidades sob a influncia do calor. Um ferimento interno causado pelas emoes pode acarretar a estagnao do Qi do Fgado. Esta estagnao poder se transforma em fogo, o qual diminuir e concentrar os lquidos orgnicos, transformando-os em mucosidades e humores. A atividade funcional dos rgos Pulmo, Bao e Rins, pode ficar embaraada, a circulao pela Via da gua do Triplo Aquecedor pode ser estorvada, o que afetar a distribuio e a drenagem dos lquidos orgnicos:

1. Se o pulmo no efetuar mais sua funo de difuso-descida, os lquidos orgnicos no podem ser distribudos e se acumulam. 1. Se o Bao no efetuar mais sua atividade de transporte-transformao, a gua e a umidade no mais circulam e se acumulam. 1. Se os Rins no cumprirem mais sua ao no controle da gua, esta no mais poder ser transformada e vai se acumular. 1. Se o Triplo Aquecedor no mantiver mais sua atividade de passagem, a gua e o Qi estagnam e se juntam.

Acmulos de Sangue (Yu Xue)

Os acmulos de sangue so produzidos por um retardamento da circulao sangnea, ou ento, por um extravasamento de sangue.

Formao dos acmulos de sangue:

Causas externas: Quando o organismo atacado por um fator patognico como golpes, entorses, feridas que vo suscitar corrimentos externos, mas tambm efuses internas de sangue. Ataque por Frio nocivo ou por Calor perverso. O Frio penetra nos vasos, estes se contraem e acarretam um retardamento da circulao sangnea. O Calor penetrando no sangue, provoca uma aglomerao do mesmo, portanto, acmulos de sangue.

Causas internas: So elas a expresso de um funcionamento defeituoso, seja do Qi geral, seja da atividade de um rgo. Qi vazio ou estagnante. O Qi o general do sangue e o sangue circula se o Qi circula. Se o Yang Qi estiver diminudo, perde sua capacidade de pr o sangue em movimento, e a circulao sangnea retardada. Se houver um mau funcionamento da atividade de um dos trs rgos Corao, Fgado, Bao, produzir-se- seja um retardamento da circulao sangnea, seja hemorragias, seja uma extravaso interna.

Outras causas de doenas:

Doenas epidmicas:

So diversas doenas caracterizadas por um incio brutal, um estado grave, um carter contagioso e em suas diferentes descries Qi impuro, esprito mau, Qi inabitual, Qi envenenado: Clera, pestes, difteria, escarlatina, varola, sarampo, disenteria txica, etc.

A alimentao:

O Bao e o Estmago tm como funo receber os alimentos, transform-los e deles extrair a essncia para trazer o Jing Qi ao organismo. Porm, uma alimentao defeituosa, qualitativa ou quantitativamente, pode ser causa de doenas. Do mesmo modo, uma alimentao imprpria ao consumo pode gerar doenas parasitrias, infecciosas ou txicas. Alimentao Quantitativa: A superalimentao fere o Intestino e o Estmago acarretando a insuficincia do Qi do Bao e diminuio da atividade funcional do Qi mediano com sintomas de abdmen inchado e dolorido, dor agravada pela presso, nojo pelo odor da comida, eructaes, pirose (sensao de queimao que se inicia em situao retrosternal e se propaga, geralmente, em ondas sucessivas, at a faringe, estando acompanhada de eructao cida e de aumento de salivao) e diarria nauseosa. Alimentao Qualitativa: O alimento deve ser equilibrado qualitativamente. Uma alimentao gordurosa demais e muito condimentada, ou abuso de lcool origina: Calor, Umidade e Mucosidade, acarretando estase (estagnao) do Qi e do sangue. Uma alimentao cura e fria produzir Frio e Umidade interna e enfraquecer o Yang do Bao.

A fadiga:

Um trabalho ou um treino fsico normal, assim como uma atividade mental razovel, so benficos sade. O excesso que nocivo. A fadiga fsica esgota o Qi acarretando: falta de fora, respirao curta, astenia (fraqueza orgnica, debilidade) muscular, mente cansada, sem vontade de falar, dispnia agravada pelos movimentos. Uma atividade sexual demasiada esgota o Jing dos Rins, provocando fadiga e fraqueza dos lombos e dos joelhos, ofuscaes da vista e vertigens, zumbidos de ouvidos, astenia mental

e no homem, espermatorria (derramamento involuntrio de esperma), ejaculao precoce, na mulher, regras irregulares, leucorria (corrimento branco da vagina ou do tero).

Os ataques externos:

Podem ser causados por ferimentos por insetos ou animais, assim como as chagas, fraturas, luxaes. So eles a causa de doenas por espoliao sangnea, ou sos a porta de entrada de elementos patognicos.

Patogenia:

o estudo do mecanismo segundo o qual as causas mrbidas atuam no organismo para produzir uma doena. Fisiologia: a energia vital abate a energia perversa. As reaes so fisiolgicas. Equilbrio relativo do YinYang. Patologia: a energia vital no pode vencer a energia nociva, aparecimento de modificaes patolgicas com perda de equilbrio de Yin e Yang e aparecimento do estado de plenitude e de vazio.

Prtica do Exame:

Os 4 perodos:

A inspeo, o terapeuta estuda as alteraes gerais ou localizadas da fisionomia do paciente e de sua morfologia. "Olha-se o reflexo externo para conhecer o rgo interno e analisa-se assim a doena". Na

inspeo geral observa-se a expresso do rosto (Shen), a cor da pele, o aspecto geral do corpo (forma, postura, movimentos). A inspeo da lngua o elemento importante da inspeo, primeira etapa para o diagnstico. A lngua o broto do corao. A raiz da mente. A abertura do corao. O Qi do corao passa graas a lngua. sobre a lngua que est situada a manifestao externa do Bao. O pice representa o Corao e o Pulmo, o meio o Bao e o Estmago, a raiz os rins, as bordas o Fgado e a Vescula Biliar. O exame da lngua engloba a forma, o movimento, as cores, revestimento. A inspeo inclui ainda, da cabea e cabelos, os olhos, as orelhas, o nariz, os lbios, os dentes, a garganta, a pele, das excrees: escarros, fezes, urina, as lgrimas.

O interrogatrio, permite conhecer as circunstncias de aparecimento e a evoluo da doena, assim como os outros fatos a ela relacionados. "O interrogatrio o ponto essencial do exame, a primeira tarefa clnica". As 10 perguntas principais: febre e calafrios, transpirao, cefalia e dores, urina e fezes, apetite, sensaes no peito, vista, sede, tomada do pulso, observao, audio e olfao. Interrogatrio sobre o Frio e o Calor, a transpirao, as dores localizadas, sono e sonhos, apetite e sabores bucais, urinas e matrias fecais, ouvidos e os zumbidos, a vista e as vertigens, menstruaes e leucorrias,

A Audio-Olfao, permite ouvir o som da voz e os diversos rudos emitidos pelo doente e sentir os odores do corpo. A fora do som da voz, a respirao fraca e a desigual, falta de respirao e gemidos, tosse, soluos e eructaes. O hlito, as excrees e secrees: fezes, urinas, mucosidades, o pus, as leucorrias se tem odores.

A Palpao, o terapeuta toma o pulso do doente e palpa o trax, a bacia, os membros, as mos e os ps. O exame do pulso ou tomada do pulso permite analisar o estado e as modificaes da doena. Sua correspondncia mais correta : Esquerdo Polegar = corao, barreira = fgado, p = rim; Direito Polegar = pulmo , barreira = bao-Estmago, P = rim (Ming Men).

Uma leve presso sobre a pele corresponde a uma tomada superficial, chama-se elevar. Uma presso forte, at os tendes, e aos ossos, corresponde

tomada profunda, chama-se apoiar. Uma presso mdia, at os msculos, corresponde tomada mdia, chama-se procurar. Existem 3 tipos de presso superficial, mdia e forte para as trs partes polegar, barreira, p. Este mtodo consiste em tomar o pulso com os trs dedos. a tomada completa. Se quiser perceber um pulso mais particularmente, pode-se pressionar com um s dedo, chamada de tomada parcial. Tomar o pulso perceber o estado do pulso e ter a sensao da pulsao sob os dedos, o que vem a ser, notar a freqncia, o ritmo, a intensidade, as partes onde o pulso se manifesta, a fluidez, o nvel, as ondas, a amplitude. Graas observao da alterao nos pulsos, pode-se determinar a localizao e a natureza da doena e o estado de deficincia do Qi correto e do Qi nocivo. So no total 28 tipos de pulsos que se reconhecem pela posio, freqncia, morfologia, ritmo, situao, fora, fluidez, que so: Superficial (Fu), dispersado (San), Profundo (Shen), escondido (Fu), resistente (Lao), Retardado (Chi), lento (Huan), Rpido (Shuo), apressado (JI), Vazio (Xu), Cheio (Shi), Deslizante (Hua), agitado (Dong), spero (Se), Fino (Xi), mole (Ru), tnue (Wei), fraco (Ruo), Vasto (Hong), grande ( Da), Em Corda (Xian), tenso (Jin), pele de tambor (Ge), Peridico (Dai), acelerado (Cu), atado (Jie).

A palpao do corpo

Consiste em tocar e pressionar os msculos e a pele, as mos e os ps, o ventre e as outras partes do doente para avaliar localmente a temperatura, calor ou frio, a dureza ou a moleza, as dores sob a presso, as bolas (Pi) e as outras modificaes anormais, e assim obter informaes sobre a localizao e a natureza da doena. A palpao do invlucro muscular consiste examinar a temperatura da pele, secura e umidade da pele, inchaos, procura de pus, a pele da face interna do antebrao. A palpao das mos e dos ps, do ventre e do epigstrio e dos pontos de acupuntura.

O Diagnstico pelos 8 princpios (Ba Gang)

So: Yin-Yang, Superfcie-Interior, Plenitude-Vazio, Calor-Frio. O tipo da doena s pode ser Yin ou Yang, a localizao superficial (Biao) ou interior

(Li), a natureza da doena pode ser calor ou Frio, o apogeu da energia perversa chama-se Plenitude e o perigeu do Qi correto chama-se Vazio. A superfcie, o Calor, a Plenitude pertencem ao Yang; o Interior, o Frio, o Vazio ao Yin, o que reconduz os oito princpios a quatro duplas:

Superfcie (Biao) - Interior (Li) Calor (Re)- Frio (Han); Plenitude (Shi)- Vazio (Shu); Yang - Yin.

SNDROME BIAO:

A doena est localizada na parte externa do corpo, a causa geralmente um dos 6 excessos (Liu Yin) de origem externa (exgenos). A sndrome Biao representa uma doena aguda caracterizada por uma incubao curta, uma ecloso brutal, uma evoluo rpida. Sintomas: Febre com temor do frio que no melhora pelo calor (ou temor ao vento), cefalia, Cervicalgias, lassido (cansao, fadiga), nariz tapado, tosse. A doena brutal, o revestimento lingual no se pode modificar: a doena est em superfcie, o pulso superficial. Prescrio: libertar a superfcie usando, conforme o caso, medicaes de sabor picante e frio, ou de sabor picante e quente. Em acupuntura: P7, BP3, ID3, B11, B60, B62, TA5, VB20, VG14.

SNDROME LI:

A doena est localizada na parte interna (endgenas) do organismo (rgo, vscera, Qi, sangue, osso, medula). Mas o nome Li deve ser posto em relao com o termo Biao: qualquer sintoma que no seja Biao Li. Sintomas: so extremamentes diversas, pois o campo de aplicao do Interior vasto. A descrio ser feita de acordo com Vazio-Plenitude, Frio-Calor. As trs causas possveis: Um agente patognico externo ataca a superfcie do corpo penetrando na profundidade e agride as vsceras causando: Hipertemia, sede, desejo de bebidas frescas, delrio verbal, agitao, irritao, fezes secas, obstipao, oligria; Sndrome de Calor Interno do Estmago e do Intestino. - Uma energia perversa de origem externa pode atacar diretamente as vsceras e os rgos, um alimento imprprio, ou cru e contaminado,

podem criar uma leso por Frio-Umidade que pode agredir Bao-Estmago. Sintomas: dores abdominais, vmitos, diarria formando a sndrome de Frio Interno. - Uma doena dos sentimentos recalcados, um esgotamento por excessos sexuais, podem enfraquecer a atividade funcional dos rgos e vsceras e acarretar o aparecimento de uma doena. Por exemplo: um Qi de Bao vazio e fraco no pode garantir a funo de transporte transformao cujos sintomas: dilataes abdominais, perda de apetite, emagrecimento progressivo formam a sndrome de Vazio-Interno. Teraputica: Harmonizar o interior.

SNDROME FRIO-CALOR:

Frio e Calor so alteraes do Yin e Yang. A sndrome frio expressa quer uma insuficincia do Yang Qi do organismo quer um ataque do frio perverso, com sintomas de temor do frio aliviado pelo calor, boca plida, mida, ausncia de sede, rosto branco ou azulado, mos e ps frios, poliria (secreo excessiva de urina), fezes lquidas ou pastosas, pulso profundo (Chen) e retardado (Chi), lngua plida, revestimento lingual, branco, revestimento lingual amarelo e seco, brilhante e mido. A sndrome Calor representa que um excesso do Yang Qi do organismo quer um ataque do calor perverso, com sintomas de temor da quentura aliviado pelo frescor, sede, desejo de beber, rosto vermelho, mos e ps quentes, oligria (diminuio do volume da urina), obstipao seca, pulso rpido (Shuo), deslizante (Hua), lngua vermelha, revestimento lingual amarelo e seco. A doena e multiforme e pode apresentar-se sob numerosos aspectos: Sndrome de Frio ou de Calor, Frio e Calor amaranhados, Formas evolutivas: calor se transformando em Frio, Frio se transformando em Calor, Formas enganadoras: Frio positivo se manifestando como Calor, Calor positivo dando a aparncia de Frio.

SNDROME VAZIO-PLENITUDE:

So os princpios que permitem determinar o estado da Energia correta (Zheng) do organismo e o da Energia Perversa (Xie). O vazio se manifesta em seguida insuficincia do Qi correto, a Plenitude se manifesta em

seguida ao Excesso de Qi perverso. A doena tambm multiforme e pode apresentar sob numerosos aspectos: Sindromes de Vazio ou de Plenitude, emaranhamento de Vazio e de Plenitude, formas evolutivas: Plenitude evoluindo em Vazio, Vazio evoluindo em Plenitude, Formas enganadoras: Plenitude positiva manifestando-se como Vazio aparente, Vazio positivo manifestando-se como Plenitude aparente. Teraputica: Tonificar o Vazio, sustentar o correto (aquecer o Yang, dar um excedente ao Qi, alimentar o Sangue, desenvolver o Yin). Acupuntura: R6, VC12, P7, E39, VG14, B13, B18, B20, B23, B24, B26, B28, VG4, VC4, BP6, VC12.

YIN - YANG Um bom acupunturista observando as cores e tomando os pulsos distingue primeiro o que Yin daquilo que Yang. O Yin e o Yang so os princpios gerais dos Ba Gang e nessa acepo abrangem os seis outros aspectos e permitem discenir e resumir o aspecto de uma doena utilizando as sndromes em relao com os outros princpios. Existem tambm sndromes prprias ao Yin e ao Yang, so: Yin-Vazio - Yang-Vazio, Desaparecimento do Yin - Desaparecimento do Yang. Sintomas: Yin vazio: sinais de insuficincia dos lquidos (emagrecimento, boca e garganta secas, vertigens, insnia, oligria (diminuio do volume da urina), fezes secas (obstipao)), lngua sem revestimento, pulso fino. Sinais do Yin que no controla o Yang: transpirao durante o sono, febre cclica mais intensa tarde, calor na palma das mos, sola dos ps, regio precordial (regio do corao), faces vermelhas, agitao ansiosa, diminuio da vista. Lngua vermelha. Pulso acelerado (Shuo). Yang vazio com sinais de Qi vazio: astenia psicossomtica, respirao superficial, dificuldade para falar (por causa da energia), deitado com as pernas dobradas, responde dificilmente s solicitaes, lngua plida, pulso tnue (Wei) sem fora. Sinais do Yang que no controla o Yin: temor do frio melhorado pelo calor, membros frios, boca e lbios plidos, ausncia de sede, urinas claras e fezes pastosas ou ento oligria e edemas, lngua plida, pulso tnue (Wei) sem fora. Desaparecimento do Yin: transpirao quentes e pegajosas, polipnia, temor do calor, mos e ps quentes, agitao, raivas irracionais, sede e desejo de bebidas frescas, ou ento rosto prpuro por momentos, lngua vermelha seca, pulso fino (Xi), rpido (Shuo), apressado (ji), sem fora. Desaparecimento do Yang: transpirao fria como prolas, respirao fraca, corpo frio, temor de frio, melhorado pelo calor,

mente abatida, rosto descorado, desejo de bebidas quentes, lngua plida e molhada, pulso tnue (wei), s vezes interrompido, como se fosse parar.

O diagnstico das sndromes da Energia (Qi), do Sangue (Xue) e dos Lquidos Orgnicos (Jin Ye):

A Energia, o Sangue e os Lquidos orgnicos so ao mesmo tempo a base necessria ao funcionamento das vsceras (Zang Fu) e o resultado de sua atividade. As enfermidades da Energia, do Sangue e dos Lquidos Orgnicos podem ser a causa de perturbaes no funcionamento das vsceras.

Sndromes da Energia (Qi):

- Qi vazio (Qi Xu): Expressa uma diminuio da atividade fisiolgica das vsceras (Zang Fu). Sintomas: vertigens, ofuscaes da vista, respirao curta embaraando a conversa, esgotamento, transpirao espontnea, agravados pelo esforo. Lngua plida, pulso vazio (Xu) sem fora. Etiopatogenia: a senilidade (fraqueza intelectual resultante da velhice), desordem alimentar, as doenas graves de longa durao. Orientao: Tonificar o Qi: R3, B23, VG4, VC4, B20, BP6, VC12.

- Qi abatido (Qi Xian): Representa uma variedade do Qi vazio na qual o Qi perde a capacidade de se elevar. Sintomas: vertigens, ofuscaes da vista, respirao curta, astenia, sensao de dilatao abdominal, ptose de rgos, prolapso anal ou uterino, lngua plida, revestimento branco, pulso fraco (Ruo). Etiopatogenia: o Qi se enterra e arrasta todos os rgos para baixo, criando ptose de rgos e prolapso. Orientao: Aumentar o Qi, faz-lo elevar-se: VC12, VC4, VC6, B35.

- Qi estagnante (Qi Zhi): A parada da circulao do Qi ou o bloqueio da atividade funcional de um rgo ou de uma parte do corpo so as causas da sndrome de estagnao do Qi. Sintomas: Sensao reprimida e congestionada, desregramento alimentar, agentes patognicos de origem externa, contuso, ferimento aps um esforo. Orientao: fazer circular o Qi: VC12, VC4, BP6, E36, F3.

- Qi insubmisso (Qi Ni) Revolta de energia: um desregramento da subida-descida do Qi, particularmente marcado ao nvel dos rgos Pulmo e Fgado e da Vscera Estmago. Sintomas: Qi do pulmo insubmisso: tosse, dispnia. Qi do fgado insubmisso: cefalias, vertigens, ofuscaes da vista, sncope (perda temporria de conscincia devido a m perfuso sangnea), vmitos de sangue. Qi do estmago insubmisso: soluo, regurgitaes, nuseas, vmito. Orientao: fazer descer o Qi, reprimir a insubmisso: P2, B13, F13, VB34, F3, R3, VC12, VC6, E36.

- Sangue Vazio: O sangue deficiente est incapacitado para encher os meridianos e alimentar os rgos. Sintomas: cor do rosto macilena ou amarelo desbotado, lbios esbranquiados, vertigens e ofuscaes da vista, palpitaes, insnia, formigamentos nas mos e nos ps. Nas mulheres, oligomenorria (pouca menstruao), amenorria (ausncia de menstruao), espasmomenorria (dores com contraes na menstruao), lngua plida, pulso fino (Xi) sem fora. Causas: perdas de sangue abundantes, o Bao e o Estmago vazios e fracos no podem cumprir a funo de Produo-Transformao. Orientao: Fortificar o sangue: B17, B43, B20, BP10, E36.

- Sangue em acmulo: proveniente de sangue extravasado que no reabsorvido e da estagnao de sangue nos vasos ou em um rgo. Acmulo de sangue com vazio de Qi: esgotamento, ofego (respirao difcil), transpirao espontnea, dores localizadas no melhoradas pela presso. Lngua purprea ou com pontos roxos. Patogenia: o Qi no tem fora para fazer circular o sangue, as xtases sangneas se transformam em acmulos, que bloqueiam a circulao e suscitam dores fixas, no melhoradas pela presso. Orientao: tonificar o Qi, fazer circular o sangue: B20, E36, BP6, F13, F3, BP10, TA3. Acmulo de sangue com vazio de sangue: vertigens, ofuscaes da vista, palpitaes, insnia, tumefao (inchao) dolorosa, lngua plida apresentando pontos roxos, pulso fino (Xi) e spero (Se). Etiopatogenia: Acmulo de sangue bloqueando a produo de sangue novo.

Orientao: alimentar o sangue, faz-lo circular: B20, B21, B54, E36, BP6, VC4. Sangue frio (Sangue alojado nos vasos sangneos) (Xue Mai): dores aliviadas pelo calor, corpo e membros frios, lngua plida e baa, pulso profundo (Chen), retardado (Chi), spero (Se). Etiopatogenia: o frio que de natureza Yin tem como funo coagular e lesar o Yang Qi. Orientao: aquecer os vasos, vivificar o sangue: P9, B17, B43, B14, BP6, F3. Sangue e Calor se agregam: representa a agregao do Calor e dos Acmulos de Sangue, dores aliviadas pelo frio, febre ou perdas de sangue ou tumefao, lngua vermelho escuro, pulso rpido. Etiopatogenia: uma energia perversa de origem externa, o ferimento de uma sensao, a disfuno de uma vscera, a estagnao de um acmulo de sangue. Orientao: 1 caso: Calor e Sangue se agregam nos Intestinos e no Estmago: dispersar o calor, despedaar os acmulos, desfazer os agregados, reabsorver as tumefaes: E25, IG4, ID3, E36, E40. 2 caso: Calor penetra na cmara do sangue: conciliar e fazer difusar, refrescar o calor, pr o sangue em movimento: BP6, BP10, F2, BP9, VC4. 3 caso: Calor resseca e queima o Sangue: refrescar o calor, eliminar os cogulos, produzir sangue novo: VC4, BP6, VB38, F2, BP10, E36, B43.

- Sangue Quente: so as afeces nas quais o Calor penetra ou se encontra na cama do sangue. Sintomas: agitao ansiosa podendo se transformar em demncia agitada, boca seca mas sem o desejo de bebida, febre, agravamento dos sintomas noite. Observar-se- todos os tipos de espoliaes sangneas (hematmese <vmito de sangue>, hematria <urina com sangue>, epistaxe <sangue no nariz>, equimose (manchas de cogulos de sangue na pele). Etiopatogenia: ataque de um agente patognico Calor de origem externa, o fgado congestionado produz Fogo. Orientao: refrescar o calor, vivificar o sangue: BP6, BP10, F3, IG4, PC6, B40. Sndromes dos Lquidos Orgnicos (Jin Ye): Deficincia dos lquidos orgnicos = Quando os lquidos orgnicos esto deficientes, no podem mais executar corretamente sua ao de irrigao e de contribuio de alimento, assim uma doena de secura interna se desenvolve. Sintomas: Garganta seca, lbios queimados, lngua seca, sede, pouca ou nenhuma saliva, pele seca e desidratada, oligria (diminuio do volume da urina), cbalos (priso de ventre), pulso fino (Xi), rpido (Shuo). Etiologia: a insuficincia dos lquidos orgnicos muitas vezes provocada por: abundncia de calor, transpiraes profusas, perdas de sangue, vmitos abundantes, incoercveis, poliria (secreo excessiva de urina), falta de contribuio hdrica. Orientao: aumentar os lquidos orgnicos: B21, VC12, R2, R6, BP6, PC8. Estagnao dos lquidos orgnicos: provocada por um desregramento funcional das vsceras, vais se manifestar sob forma de mucosidades (Tan), de Humores Viscosos (Yin), de edemas (Shui Qi).

- Sndromes Mucosidades (Tan): representam a associao de mucosidades com sinais de energias perversas: vento, calor, frio, umidade, secura. Vento-Mucosidades: as mucosidades so abundantes e provocam um Vento interno. Sintomas: vertigens, ofuscaes da vista, perda brutal dos sentidos, desvio da boca e dos olhos, estertor (respirao rouca e crepitante), lngua rgida, afasia (perda do poder de expresso pela fala, pela escrita ou pela sinalizao, ou da capacidade de compreenso da palavra escrita ou falada, por leso cerebral, e sem alterao dos rgos vocais), hemiplegia. Etiopatogenia: quando o Yin est fraco, o Yang torna-se demais potente e o Vento interno se agita. causada por excesso alimentares (bebidas e comidas aucaradas demais ou gordurosas demais). Orientao: Expulsar o vento, dissolver as mucosidades: VG26, VG20, ID9, F14, VB41, E40, F3, VG15. - Calor Mucosidades: febre com agitao e irritabilidade, tosse com mucosidades amarelas e espessas, garganta dolorida, fezes duras, s vezes acesso de demncia, pulso deslizante (Hua) e rpido (Shuo). Etiopatogenia: O Yang Qi do organismo est potente demais, ho agresso por Calor perverso. Orientao: Dispersar o calor, dissolver as mucosidades: IG11, TA5, B40, B60, VB34, VG14, E40, R8. - Frio-Mucosidade: temor do frio melhorado pelo Calor, resfriamento brutal do corpo, expectorao de mucosidades brancas e fludas, dores tenebrantes nos ossos, no se pode mexer os membros, pulso profundo (Chen), retardado (Chi). Etiopatogenia: frio perverso de origem externa, o Yang declina, o Yin torna-se potente demais. Orientao: dissolver as mucosidades pelo Calor: VC4, VC6, VG4, B23, R3, VC12. - Umidade-Mucosidades: anorexia (inapetncia), sensao de bolas (Pi) ou de massas no peito, inspirao limitada e difcil, nuseas, vmitos, abundncia de mucosidades, sensaes de peso, fadiga, revestimento lingual espesso e gorduroso, pulso mole (Rui), deslizante (Hua). Etiopatogenia: a umidade fria de origem externa embaraa o pulmo e o Bao, e o Bao em estado de vazio no pode assegurar a sua funo de transporte. Orientao: secar a umidade, dissolver as mucosidades: VC9, BP9, E40, P5, VC4, VC12, B20, VB28. - Secura-Umidade: expectorao difcil de mucosidades espessas e pegajosas, s vezes presena de sangue nas mucosidades, boca e nariz secos, garganta seca e dolorida, fezes secas, lngua seca, pouca saliva, pulso fino (Xi), deslizante (Hua), rpido (Shuo). Etiopatogenia: ataque por energia perversa, secura de origem externa, calor interno que queima e condensa os lquidos orgnicos. Orientao: umidificar a secura, dissolver as mucosidades: B13, VC22, VC17, ID15, P1, P7, P9, E40.

- Sdromes Humores Viscosos (Yin): - Tan Yin = acmulos de humores viscosos no Estmago: peito e flancos (cada uma de duas regies abdominais

laterais, direita e esquerda, que se situam, em altura, sob cada hipocndrio) inchados, movimento de lquido no Estmago, vmito de humores fluidos e claros, ausncia de sede, ou ento no deseja beber, ofuscaes da vista e vertigens, palpitaes, dispnia (respirao difcil), revestimento lingual branco e deslizante, pulso em corda (Xian), deslizante (Hua). Tratamento: aquecer e dissolver o Tan Yin: VC12, B20, B21, VC6, E36, E40. - Xuan Yin = os lquidos ficam nos flancos: dores nos flancos agravadas pela tosse e as expectoraes, a rotao do tronco e as respiraes profundas suscitam dores, alargamento dos espaos intercostais, polipnia (excesso de respirao), pulso profundo (Chen), em corda (Xian). (Pleurite <inflamao da pleura>). Tratamento: perseguir o Shui Yin: B11, B12, B13, B42, B43, B44, B45, B47, VC6, TA6, F14, P2, P3, P5. - Yi Yin = Quando os humores viscosos se transbordam e vo estagnar nos membros, criando edemas semelhantes queles causados pelas doenas da gua (Shui Qi): membros doloridos, pesados, edematosos, oligria, ausncia de transpirao, tosse asmtica. Humores abundantes, brancos, espumosos, s vezes febre com temor do frio, revestimento lingual branco, pulso em corda (Xian) e tenso (Jin). Tratamento: dissolver pelo calor, fazer circular a gua: VC5/VC3, BP9, B13, B20, B23, E36, VG9, VG4, IG4. - Zhi Yin = os humores ficam no trax ao nvel dos brnquios (Zhi): tosse asmtica podendo suscitar vmitos, sensao de dilatao do trax, dispnia, bradipnia (respirao lenta, fraca), edema no rosto, humores espumosos claros, revestimento lingual branco e gorduroso, pulso em corda (Xian) e tenso (Jin). Bronquites agudas ou crnicas, enfisema, doena cardiopulmonar. Tratamento: dispersar o pulmo, expulsar o Yin: VC17, VC22, B13, B42, B43, B45, BP2, ID15, E40, VG12, VG14.

- Edemas (Shui Qi): por causas externas: ataque externo do vento perverso, permanecer em lugar mido, atravessar extenses de gua, estar submetido chuva, favorecem a penetrao e acumulao da umidade no corpo: edema de aparecimento rpido, iniciando-se nas plpebras, estendendo-se a seguir ao rosto, aos membros e ao corpo todo, cefalias, vertigens, dores articulares, febre com temor do vento, sensao de frio, tosse, garganta inchada, vermelha, dolorosa. Tratamento: liberar a funo de difuso do Pulmo, fazer circular a gua: B13, P7, IG4, VG26. Por causas internas: um desregramento qualitativo ou quantitativo na alimentao, um excesso de fadiga, enfraquecem progressivamente o Bao. Excessos sexuais ou fadigas mentais causam uma diminuio do Qi dos Rins. Inibio por gua-umidade: edemas generalizados, oligria (diminuio do volume da urina), fadiga com sensao de peso e lentido do corpo, opresso no peito, vontade de vomitar, revestimento lingual gorduroso, pulso mole (Ru). Tratamento: fazer circular o Yang e fazer fluir a gua: VC9, VC3, VC2, E28, R5, R7, BP9. - Calor e umidade prspera e estagna: edema generalizado, sensao de

intumescimento e de opresso toracoabdominal, febre com irritao e agitao ansiosa, pele mida, brilhante, luminosa, oligria (diminuio do volume da urina), fezes secas ou pastosas, revestimento lingual amarela, gorduroso, pulso superficial (Fu), deslizante (Hua), mole (Ru). Tratamento: refrescar o calor, fazer circular a umidade: VC9, VC6, B11, E36, IG4, BP6. Edemas vazios = O Yang do Bao no circula: rosto murcho, mente entorpecida, fatigada, o corpo e os membros frios, anorexia (inapetncia), oligria (diminuio do volume da urina), fezes no aglomeradas, lngua plida, revestimento lingual branco e deslizante, pulso profundo (Chen) e lento (Huan). Tratamento: fortalecer o Bao, circular a gua: B20, F13, E36, BP6, VB41. - Yang dos Rins vazio e fraco: rosto inchado, cor branca e brilhante, Lombalgias, joelhos pesados, vitalidade fraca, anorexia, gosta de calor, com tremor ao frio, escroto mido e frio, lngua plida, grossa, revestimento lingual branco, deslizante, pulso profundo (Chen) e fino (Xi), ou profundo (Chen) e retardado (Chi). Tratamento: aquecer o Rim Yang, fazer diluir a gua: B20, B23, VC8 (moxa), VC4, E36, BP6.

- Sndrome da Obstruo Dolorosa (Bi): Dor, sensibilidade, formigamento dos msculos, tendes e juntas devido a invaso externa do Vento, Frio, Umidade. Os principais pontos distais para esta Sndrome de acordo com os meridianos so: P7, IG4, E40, BP5, C5, ID3, B60, R4, PC6, TA5, VB41, F5. Pontos locais: Pescoo: B10, VB20, Ombro: IG15, TA14, Jianneiling, Cotovelo: IG11, TA10, ID8, Pulso: TA4, IG5, ID5, ID4, PC7, etc. Pontos adjacentes: Pescoo: VB21, VG14, B11, Ombro: ID9, ID10, ID11, ID12, ID13, ID14, ID15, TA15, VB21, IG14, TA13, Cotovelo: ID13, IG10, IG14, etc. e pontos Ah Shi). Fito: Tian Ma Tou Feng Ling.

Nveis de Cefalia

um dos sintomas mais freqente encontrado na prtica clnica. Raramente encontramos uma pessoa que no tenha experimentado este sintoma em algum momento de sua vida. De acordo com as reas: Topo da cabea, Lados da cabea, Tmporas, Atrs dos olhos, Frontal, Occipital, Cabea inteira. De acordo com o tipo da dor: Surda, sensao de peso, dor em distenso, acompanhada de rigidez, puxo (aperto, tenso), facada perfurante, sensao de vazio. De acordo com a melhora e a piora: fora do dia, atividade/descanso, clima, emoes, atividade sexual, alimentao, menstruao, compresso. Diferenciao de tratamento: Exterior: vento-frio, vento-calor, vento-umidade. Interior: Tipo Excesso: Yang do fgado, fogo do

fgado, vento do fgado, estagnao do Qi do fgado, estagnao do frio do Meridiano do fgado, umidade, mucosidade turva, Vento-Mucosidades turva, reteno de alimento estase de sangue, calor do estmago. Tipo Deficincia: Deficincia de Qi, Deficincia de Sangue, Deficincia do Rim. Tratamento: trata-se a origem e a manifestao. Pontos locais: Frontal: VG23, VB14. Vrtice: VG20, VG21. Occipital: B10, VG19. Temporal: VB8, TAIYANG). Cefalia de origem externa: vento-frio aliviar o exterior, expelir o vento, dispersar o frio e remover a obstruo dos meridianos: P7, VB20, VG16, B10 sedando. vento-calor aliviar o exterior, clarear o Calor, expelir o vento e remover a obstruo dos meridianos: IG4, VB20, VG14, TA5 sedando. ventoumidade aliviar o exterior, expelir o vento, eliminar a umidade e remover a obstruo dos meridianos: P7, IG6, BP6, E8, VG23 sedando. Cefalias de origem interna dores de cabea por excesso: Ascenso do Yang do Fgado esta provavelmente a mais comum de todas as cefalias internas: Pacificar o fgado, conter o Yang rebelde, nutrir o sangue do fgado ou o Yin do fgado e/ou o Yin do Rim: F3, F8, BP6, TA5, VB20, TAIYANG, R3.

Noes gerais da Acupuntura

Existem vrios mtodos de Acupuntura e de moxa. So os seguintes: Acupuntura com agulhas filiformes (delgada como um fio, fraca, Semelhante a fio, fina), moxa, sangria com as agulhas, agulhas cutneas, agulhas intradrmicas, agulhas quentes, eletroacupuntura, injees nos pontos de acupuntura, reteno de categute na pele, agulhas auriculares, raios laser, agulhas magnticas, crnio-acupuntura e anestesia por acupuntura. A acupuntura chinesa uma cincia criada e desenvolvida pelos nossos antepassados na sua luta contra as doenas. Nos primrdios da Acupuntura utilizavam-se agulhas de pedra afiadas no tratamento das doenas. Estas agulhas de pedra chamavam-se Bianshi que eram as mais primitivas agulhas na histria da Acupuntura. As antigas nove agulhas so: Chan utilizada para as punes superficiais; Yuan que servia para as massagens; Di com a qual fazia-se a presso; Feng cujo uso era para a sangria; Pi utilizada para extrair o pus; Yuanli para as punes rpidas; Hao que a mais usada entre todas; Chang para as punes mais profundas e Da que serve para tratar as doenas articulares. A insero da agulha geralmente segura-se a agulha com a mo direita, a qual conhecida como a mo de insero: com os dedos polegar, indicador e o mdio pega-se o cabo da agulha. Deve-se inserir a ponta da agulha pela fora dos dedos e com movimentos rpidos. A mo esquerda conhecida como a mo da presso que serve principalmente para imobilizar a agulha e localizar o lugar do ponto, com a finalidade de reduzir a dor que pode produzir-se durante a insero. Precisa-se observar

corretamente o ngulo e a profundidade da agulha, com a finalidade de aumentar a eficcia e evitar acidentes. Geralmente a agulha pode ser inserida de trs formas: Perpendicular = inserir em ngulo reto; Oblquo = inserir em direo oblqua de 45 ; Horizontal ou subcutnea = inserir de 15 a 25, quase paralela a pele. A profundidade varia de acordo com as Condies fsicas do cliente, Aspecto fsico, Localizao dos pontos e o estado do Cliente. Aps a introduo da agulha, efetuam-se determinadas manipulaes para que o cliente sinta alguma reao, o que se chama manipular a agulha. O Acupunturista deve sentir uma fora de resistncia contra a agulha quando aparece as sensaes que denominada "Chegada do Qi". Manipulaes bsicas: Movimento de puxar e introduzir a agulha; Mtodo da rotao da agulha; Arranhar o cabo da agulha; Dar pancadas leves na agulha e Vibrar a agulha. Os mtodos de tonificao e disperso so aplicados aps a chegada do Qi, ou seja, aps haver chegado a reao da agulha. A tonificao e a disperso da Acupuntura constituem dois mtodos teraputicos diferentes, estabelecidos de acordo com a teoria de aplicar o mtodo de tonificao para as sndromes de tipo Xu (deficincia) e, o mtodo de disperso para as sndromes de tipo Shi (plenitude). Aps introduzir a agulha, deve-se ret-la por algum tempo, a fim de reforar a sensao da agulha e manter o efeito da mesma. Para casos gerais, pode-se retirar a agulha aps a chegada do Qi ou, pode0-se deix-la conforme o caso de 10 a 20 minutos. Nas doenas dolorosas crnicas e, casos de clicas, deve-se reter a agulha por mais tempo e neste caso deve-se manipular a agulha durante sua reteno, a fim de manter o estmulo da puno. A agulha deve ser retirada suavemente, imobilizando a zona prxima ao ponto com os dedos polegar e indicador da mo esquerda e com a mo direita manter a agulha praticando movimentos suaves de rotaes horria e anti-horria at que a agulha esteja na regio subcutnea e neste momento retira-se a agulha rapidamente. Existem possibilidades de que alguns acidentes ocorram na aplicao da Acupuntura, embora seja um mtodo teraputico seguro e apresente poucas reaes secundrias. As causas dos acidentes so as seguintes: Por negligncia na aplicao, Por no conhecer perfeitamente as contra-indicaes, Por falta de destreza da tcnica, Por equvoco das localizaes anatmicas. Diante dos possveis acidentes, o terapeuta deve estar tranqilo para poder trat-los adequadamente. Desta maneira sero evitadas conseqncias graves. Acidentes comuns: Desmaios retira-se todas as agulhas e deita-se o paciente em decbito ventral com a cabea virada de lado, deve-se pressionar os pontos VG26, PC6, E36, com a unha do dedo ou acupuntura, ou moxa nos pontos VG20, VC6, VC4. Agulha retida deve-se ao fato do paciente estar muito nervoso com a acupuntura e que produz fortes contraes musculares. Aconselha-se ao paciente relaxar, deve-se rod-la para o lado contrrio esperar algum tempo e depois retir-la. Agulha dobrada porque o paciente mudo de posio. Retirar a agulha em direo da dobra da agulha. Agulha quebrada Pela mudana de posio do paciente e por no haver tratado convenientemente os casos das agulhas retidas e

dobradas. Retirar o pedao quebrado, se ainda visvel, com os dedos ou com uma pina. Se o corpo da agulha introduziu-se por completo na pele, deve-se localiz-lo com raios X e realizar uma extrao cirrgica. Hematoma por leso dos vasos sangneos durante o processo da punctura. Por pequena hemorragia e o aparecimento de pontos arroxeados deve-se comunicar ao paciente que os mesmos desaparecero espontaneamente. Precaues: No aplicar Acupuntura em pacientes com fome, fatigados e nervosos, nos pontos localizados na parte inferior do abdome em mulheres com menos de 3 meses de gravidez e os pontos IG4, BP6, B60, VB21, B67. Em pacientes femininos no realizar acupuntura durante os dias de menstruao. No puncionar os pontos na parte parietal dos bebs enquanto a fontanela no estiver fechada. Evitar os vasos sangneos para prevenir a hemorragia. No puncionar nas partes infectadas, ulceradas e zonas de tumores e cicatrizes. Prestar ateno para no afetar os rgos vitais ao aplicar a Acupuntura. Pneumotrax Traumtico Um acidente que pode ocorrer na prtica clnica pela leses dos pulmes provocada por perfuraes das agulhas, fazendo com que o ar entre na cavidade torcica. Para evit-lo bom prestar bastante a ateno no ngulo e profundidade da agulha quando se punciona os pontos na cavidade supraclavicular, nos lados da 11 vrtebra dorsal e os pontos acima do 8 espao intercostal e da regio anterior do trax, acima do 6 espao intercostal.

Moxaterapia

A moxa constitui uma parte importante da cincia da Acupuntura e um mtodo teraputico externo, cuja tcnica consiste em utilizar determinadas substncias para queimar, defumar e cobrir o ponto o rea afetada. A queima da moxa produz estmulos de calor que regula o equilbrio das funes fisiolgicas do corpo agindo sobre os Canais de Energia e os colaterais. As matrias-primas usadas na moxa, eram no princpio, galhos de rvores e ervas, etc. Comearam a usar folhas de artemsia como matria principal para a moxa no perodo dos Estados Combatentes da Primavera e Outono. A artemsia uma planta composta, cujas folhas servem para a fabricao de medicamentos tradicionais, tanto para beber como para uso externo. Tais medicamentos, segundo a M.T.C. atuam eliminando o Vento e a Umidade, aquecendo os Canais de Energia e provocando a hemostasia (ao ou efeito de estancar uma hemorragia). Na clnica utiliza-se vrios mtodos de moxa: moxa com cones (direta e indireta), moxa em forma de basto (com calor moderado, em forma de pistocagem sobre a pele), moxa com agulhas aquecidas (um fragmento de 1 a 2 cm. de basto de moxa no cabo da agulha

e acend-lo, para que o calor penetre o corpo do paciente atravs do corpo da agulha). Indicaes da moxa: ativar a circulao da energia e do sangue e eliminar a umidade e o frio, vertigens, anemia, amenorria (ausncia de menstruao) e lactao insuficiente causadas por deficincia e fraqueza de energia e de sangue, diarria e disenteria crnicas, enurese (incontinncia da urina), metrorragia (hemorragia do tero), prolapso anal, prolapso uterino, mastite (inflamao da mama), escrfula (tuberculose ganglionar e linftico nos moos) de furnculos no purulentos, porque serve para eliminar a estagnao. Aplicando a moxa nos pontos VG14, VC4, VC6, E36 a moxa pode ativar o fator de resistncia e fortalecer a resistncia do organismo. Contra-indicaes: aplicar a moxa com muito cuidado para no queimar o paciente, no usar moxa nos casos de sndrome do tipo Shi (excesso), de sndrome do tipo calor e nos pacientes com febre produzida por deficincia de Yin.

Sangria

um mtodo teraputico externo que consiste em perfurar os capilares dos vasos sangneos ou as veias superficiais com agulhas de trs faces para tratar as doenas. Indicaes: Abaixar a febre, para abaixar o calor do Pulmo sangrando o ponto P11 e IG11. Acalmar a dor desobstruindo um Canal de Energia nos casos de estagnao de Qi (energia) e na estase de sangue. Como antiinflamatrio, por exemplo, para tratar edema e dor de laringe, disfalgia (dificuldade de engolir) sangra-se o ponto R2, muito eficaz. Para abaixar a presso arterial. Pode estimular o corao. Acalmar a asma, sangrando os pontos P11, IG1. Para desintoxicar e para tranqilizar a depresso e distrbios mentais manacos, na insnia e convulses. A sangria tem efeitos para eliminar as coceiras, os vmitos e a epistaxe. Utiliza-se agulhas filiformes grossas, mas curtas (26 e 28) para os 12 pontos Ting (poo) e os 10 pontos Shixuan (extras), pois estas agulhas so utilizadas para tirar pouco sangue. E como instrumentos auxiliares da sangria so utilizadas as ventosas de tamanhos diferentes e a ideais so as de vidro, pois pode-se observar a quantidade de sangue retirada.

Agulhas intradrmicas

So punes superficiais com agulhas finas de ao inoxidvel com o cabo igual um grozinho e tem de 1 a 1,5 de comprimento e a aplicao feita com pinas hemostticas, com o propsito de equilibrar o Yin e o Yang, ativar a circulao do Qi e do Sangue e unir os canais de energia e colaterais. Aps a esterilizao cutnea pega-se o cabo da agulha com uma pina e, em seguida, estica-se a pele vizinha ao ponto com os dedos polegar e indicador da outra mo, introduz-se a agulha lentamente de forma horizontal at que alcance a uma profundidade de 3 a 8 mm. e em seguida puxa-se a pele at a ponta da agulha, deixa-se por meia hora. A tcnica das agulhas permanentes, ou seja, aps a introduo da agulha, esta deve ser imobilizada com um pedao de esparadrapo, para que fique retida no corpo durante algum tempo com o objetivo de tratar de determinadas doenas crnicas ou rebeldes. Indicaes: neurastenia, enurese, doenas ginecolgicas e distrbios climatrios, etc., nevralgias de trigmeo, citica, cefalia, dor de estmago, convulses dos msculos faciais e tremores nas mos ao escrever.

Eletroacupuntura

utilizado como mtodo teraputico pelo efeito geral que produzido ao estimular, com a corrente eltrica, os pontos dos Canais de Energia. A corrente eltrica que passa ao corpo atravs da agulha, alm de provocar a induo ao penetrar os pontos, produz tambm os estmulos eltricos que substituem as manipulaes manuais. Por isso, a eletroacupuntura aplicada na clnica para tratar as doenas, assim como para a anestesia por acupuntura. Qualquer aparelho de eletroacupuntura pode ser usado na clnica, contando que se possa controlar a voltagem de sada e a intensidade necessria. Indicaes: so as mesmas que a da acupuntura tradicional, embora apresente melhores resultados no tratamento da nevralgia e de paralisia dos nervos, hemiplegia, citica, paralisia facial, seqelas de poliomielite, esquizofrenia, histeria, cefalia, asma, bronquite, dor de estmago, hipertenso, prolapso uterino, prolapso anal, dor de dente, etc.

Auriculoacupuntura

Consiste em perfurar com agulhas os pontos auriculares ou estimul-los com outros mtodos e seu efeito teraputico obtido com rapidez. A M.T.C. refere-se que o ouvido tem relaes estreitas tanto com os Canais de Energia quanto com os rgos internos (Zang-Fu). A energia dos rins sobe ao ouvido, assim a funo do ouvido boa quando a Energia dos Rins estiver em harmonia e pela deficincia de energia dos rins ocorre a surdez. Indicaes: Anestesia por acupuntura, no diagnstico das doenas e preveno e tratamento das mesmas, gastralgia, diarria, obstruo, traumas, dores ps operatrios, promover o parto, dores do ps parto. herpers-zosters, etc.

Crnio-Acupuntura

Consiste em puncionar determinadas reas especficas do couro cabeludo para tratar as doenas de origem cerebral. Indicaes: para tratar paralisias, o intumescimento e a afasia de origem cerebral, vertigens, Lombalgias, enurese, etc.

Digitopuntura

um dos mtodos teraputicos chins que consiste em pressionar com a ponta dos dedos polegar e mdio determinados pontos ou partes do corpo, para tratar as doenas. largamente usado em crianas e recurso no tratamento de urgncia, por exemplo desmaio ocorrido pela acupuntura e convulses, ataques pilticos. Pois dispensa o uso de qualquer objeto. Cada puno com o dedo usando a ponta da unha, por exemplo, dura cerca de 1 a 3 minutos a aplicao. Indicaes: resfriado, tosse, asma, dor abdominal, vmito, enjos, diarria, disenteria, insnia, epilepsia, neurastenia, paralisia facial, etc.

Ventosas

um mtodo teraputico que consiste em utilizar as ventosas com a finalidade de tratar as doenas. Aplicando-as na pele produz uma presso negativa que tem o objetivo de drenar o sangue. Tipos de ventosas: argila,

vidro, bambu. Tcnicas de aplicao: ao calor do fogo, a vapor, tirando o ar com seringa, ventosa com sangria, ventosa com acupuntura, ventosa rpida, ventosa mvel. Indicaes: reumatismo, tores, dor abdominal, dor de estmago, resfriado, tosse, asma, paralisia facial, picadas de serpentes venenosas, etc.

04 CASOS CLNICOS:

Sr. Joo Cncio, 67: Cliente apresentou queixa de dores lombares crnica e na perna esquerda, enfarte h 6 meses, sucesso no cateterismo, com angstia, depresso, neurastenia, mau humor. com vazio do Qi do corao, Vazio do Yin dos rins, rosto descorado, Pulso fino, fraco, profundo, lngua plida, revestimento lingual branco. Velhice. Tratamento: fortificado o Qi do Corao e Yin dos Rins: B14, B15, B17, B23, B52, VG4, R7, R3, PC6, C3, VC17, VC12, YINTANG, Aurculo: shen-men, s.n.v., corao, rim, supra-renais. Tui-Na nas costas e na cabea. Fito: Liu Wei Di Huang Wan. 30 sesses, 2 x semana. Melhora de 90%.

Sr. Estevam de Toledo, 53: Cliente com crise emocional ps operatria de angina pectoris e troca da vlvula artica. Apresentando tenso, rancor, angstia e claustrofobia. Vazio de sangue do corao e vazio de yin do corao: palpitaes, insnias, amnsia, lbios e lngua de cor plida, pulso fino e fraco. Princpio teraputico: Alimentar o sangue e estabilizar a mente: Tui-Na nos meridianos yin e Yang dos braos e pernas e toda cabea. Aurculo: shen-men, s.n.v., corao, depressor, supra-renais, crebro, rim, fgado. Durante 02 meses, aps, tambm: Acupuntura: C3, PC5, VC6, YINTANG, VG20, E36, BP6, R3. 20 sesses, 2 x semana. Fito: Sumalium. Melhora de 95%.

Sra. Ana da Costa Mendes, 61: Cliente apresentou queixa de dores no ombro direito e joelho direito, osteoporose constatada por exame e controle de reposio hormonal (Climene), depresso, angstia. Pulso

fino, profundo. Sndrome Bi congelando os ombro e joelho esquerdos. Tratamento: expulsar agente patognico das articulaes: moxas nos pontos: IG4, IG11, IG14, IG15, TA14, ID9, EXTRAS DO OMBRO. Sistmica: VB20, VB21, E40, E34, E35, DUBI, E36, BP9, BP10, VB34, VG20, YINTANG, SISHENCONG. Aurculo: Shen-men, s.n.v., rim, fgado, corao, supra-renais, ombro, joelho. Tui-Na no ombro e perna. Fito: Eight. 30 sesses, 2 x semana. Melhora de 90%. Sra. Herclia, 32: Cliente apresentou queixa de dores de cabea crnica, insnia, enurese noturna, gastrite, bruxismo, pesadelos, boca amarga, nervosismo, irritao, urina amarelo escuro, dismenorria, lngua vermelha, revestimento lingual amarelo e grosso, pulso em corda e rpido. Tratamento: refrescar e espalhar o fogo do fgado: VG20, VG23, YINTANG, VB20, IG20, B2, VB14, SISHENCONG, IG4, IG11, C7, PC6, VB34, BP9, BP6, F3, VB41, E36. Aurculo: Shen-men, s.n.v., fgado, rim, bao, corao, supra-renais, secreo glandular, crebro. Tui-Na em toda a cabea. Fito: Lung Dan Xie Gan Pills. 30 sesses, 2 x semana. Melhora 100%

You might also like