You are on page 1of 30

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

DA ESQUERDA CATLICA ESQUERDA REVOLUCIONRIA: A AO POPULAR NA HISTRIA DO CATOLICISMO1 Reginaldo Benedito Dias2 PREMBULO O Brasil viveu, no incio da dcada de 1960, um processo de renovao da esquerda, marcado pela fundao de organizaes que se contrapunham linha poltica do PCB. Entre essas novas organizaes, a Ao Popular teve a origem mais singular. Enquanto o PC do B e a Polop3 filiavam-se herana marxista, a gnese da Ao Popular relativamente heterodoxa, porque ramificada no seio da Igreja Catlica. Embora atrasse militantes de origem diversa, o tronco principal da origem da Ao Popular enraza-se nos setores leigos da juventude catlica. Constituda como organizao laica, a AP significava, por si prpria, uma ruptura dos catlicos progressistas com a estrutura da Igreja, mas percebiam-se, em sua formulao, ecos do pensamento cristo e uma tentativa de sntese com outras referncias, como o marxismo e o existencialismo. Depois de 1964, quando reorientou seu iderio e aderiu ao marxismo-leninismo, a AP promoveu uma ruptura com a herana crist. Apesar dessas rupturas, a experincia da Ao Popular tornou-se referncia para a histria da Igreja Catlica do perodo. Primeiro, pelo fato de ser gerada uma organizao de esquerda no seio de uma instituio que, at ento, tinha uma trajetria essencialmente conservadora4; segundo, porque sua gnese e prxis foram relacionadas com o processo de desenvolvimento da Igreja Popular e da Teologia da Libertao, influentes na dcada seguinte. Mesmo a ruptura com o cristianismo e a definio pelo marxismo-leninismo no ps-1964 so fatos que ensejam debates sobre os fios de continuidade entre um perodo e outro. O presente trabalho investiga a forma como a experincia da Ao Popular foi interpretada na literatura que analisa aquele perodo da histria do catolicismo. So focalizados tanto documentos oficiais da Igreja Catlica quanto obras de intelectuais
Verso expandida de trabalho apresentado ao I Encontro do GT Nacional de Histria das Religies e Religiosidades: Anpuh, 2007. 2 Professor do Dep. Histria da Universidade Estadual de Maring. Email: reginaldodias13@gmail.com 3 PCB: Partido Comunista Brasileiro; PC do B: Partido Comunista do Brasil; Polop: Organizao Revolucionria Marxista - Poltica Operria. 4 Segundo Edgard Carone (1984, p. 16), a AP um fenmeno estranho na nossa histria, pois, na nossa histria, o catolicismo sempre se identificou com o reacionarismo.
1

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

ligados instituio ou interessados em refletir sobre sua experincia histrica. Naturalmente, selecionou-se material relacionado ao advento e desenvolvimento da esquerda catlica, fenmeno com o qual a Ao Popular costuma estar associada. A anlise percorrer duas coordenadas. Na primeira, sero abordados episdios relevantes da histria da AP, com o fito de estabelecer as demarcaes necessrias para cotejar as posies dos autores selecionados. Na segunda, sero descortinadas duas tendncias conflitantes de interpretao. De um lado, a tendncia conservadora da Igreja Catlica, que era influente no perodo de emergncia da AP e foi sistematizada por documentos oficiais e por clrigos alinhados5. De outro, a tendncia sintonizada com as transformaes que a prpria instituio viveria com o advento da Igreja Popular e da Teologia da Libertao, representada por intelectuais orgnicos ou pesquisadores identificados com as mudanas. 1. A CRUZ E A FOICE E O MARTELO 1.1 Da Ao Catlica Ao Popular No final de 1961, a CNBB emitiu um documento de orientao s atividades da Juventude Universitria Catlica, cujos lderes vinham assumindo posies de destaque no movimento estudantil nacional. Na poca, esse movimento experimentava uma radicalizao de perspectivas. O documento episcopal admitia que, para exercer seu apostolado catlico, os estudantes jucistas poderiam estar no centro da vida universitria, mas, sem margem para dvida, estabelecia:
O jucista tem uma doutrina da qual no lhe lcito afastar-se. Ningum, nem dos quadros da JUC, nem de fora deles, pode apresentar interpretaes ou estabelecer linha de conduta que leve o Movimento jucista ou um s dos seus membros a discrepar da orientao que lhe d a Hierarquia Catlica. (...) Se a ao for em nome da JUC, ou dos militantes jucistas, como tais seja sempre recordado o princpio de quem age por mandato, est ligado ao pensamento e s diretrizes de quem lhe conferiu esse mandato(CNBB, 1961, p. 947).

Na mesma linha, o documento saudava a preocupao que os jovens catlicos demonstravam com o subdesenvolvimento do pas e com o sofrimento do povo.

Sabe-se que a hierarquia no era monoltica e que vicejava, no seio do clero, o que se convencionou chamar de setores progressistas, cujo cone era D. Helder Cmara. So salientadas as tendncias conservadoras porque elas mostraram sua influncia no processo de censura esquerdizao da juventude catlica e se fortaleceram na conjuntura do golpe militar, ao qual a Igreja, de resto, manifestou apoio. 167

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

Concordava que os jovens defendessem reformas estruturais, mas, em nome da conscincia de pastores, circunscrevia:
1) No lcito apontar a cristo o socialismo como soluo de problemas econmico-sociais e polticos, nem muito menos apont-lo como soluo nica. Alis, essas observaes deveriam ser bvias a dirigentes nacionais do Movimento; 2) No lcito admitir-se que ao se formular a figura de uma Revoluo Brasileira em assemblias ou crculos de estudos da JUC, se afirme doutrina de violncia, como vlida e aceitvel (CNBB, 1961, p. 947).

O documento identificava impasses ocorridos nas eleies para as entidades estudantis, quando os jucistas somavam-se aos comunistas para conquistar a direo de organismos estaduais ou nacionais. Diante disso, decretava:
A comear do ano de 1962, nenhum dirigente jucista poder concorrer a cargos eletivos em organismos de poltica estudantil, nacional ou internacionais, sem deixar os seus postos de direo da JUC. O mesmo se diga, como evidente, quando se trata de participao ativa em partidos polticos (CNBB, 1961, p. 949-50).

Por intermdio desse documento, a Igreja Catlica exercia plenamente a hierarquia que regia suas relaes, como se l nesta passagem: preciso que (...) entendam o papel da Hierarquia, que orientar, disciplinar, corrigir, advertir, traar diretrizes, com o direito de ser ouvida, acatada, no discutida (CNBB, 1961, p. 949). A JUC era um brao leigo da estrutura da Igreja, submetido, portanto, s regras disciplinares. Sua atuao estava delimitada pelo mandato que lhe era delegado. Esse impasse um emblema das transformaes que ocorriam na juventude catlica naquele perodo. Desde o final da dcada anterior, a radicalizao poltica se verificava nos movimentos leigos da Igreja, em particular na JUC. Setor especializado da Ao Catlica Brasileira, a JUC tinha, em sua origem, um perfil conservador e clerical, visando cristianizar a futura elite do pas. Sua preocupao fundamental era com a formao de seus membros ou militantes, o aprofundamento na f (SIGRIST, 1982). A guinada ocorreu no final da dcada de 1950, quando a JUC participava mais intensamente da movimentao e da poltica estudantil e se envolvia nos debates sobre os problemas estruturais da sociedade brasileira. Os jovens jucistas no ficaram alheios influncia desses movimentos. Progressivamente, a JUC ultrapassou suas preocupaes estritamente religiosas e doutrinrias e engajou-se nas lutas pela reforma universitria e pela mudana das estruturas da sociedade brasileira.

168

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

Um vetor que influenciou a JUC pode ser encontrado nas prprias estruturas da Igreja Catlica, sob os auspcios do pontificado de Joo XXIII, que, inicialmente visto como perodo de transio, promoveu mudanas que marcaram poca na histria do catolicismo, traduzidas nas encclicas Matter et magistra (1961), Pacem in terris (1963) e na convocao do Conclio Vaticano II. Sob o primado da Doutrina Social da Igreja (PORTELLI, 1990), o novo pontificado saudou a socializao, entendida como um conjunto de fenmenos relacionados ao avano da presena do Estado e da regulao do setor pblico, como fenmeno positivo (Matter et magistra). Alm disso, estabeleceu uma viso de relativa convergncia e aproximao com determinadas correntes do socialismo democrtico. De forma pragmtica, sob a orientao da autoridade eclesial e sem transigir com os fundamentos doutrinrios, concebe a colaborao entre catlicos e no-cristos no seio dos movimentos (Pacem in terris). Conquanto estivesse circunscrita no campo de referncia e do exerccio de poder de uma instituio hierarquizada, a atualizao do magistrio pontifcio exerceu enorme impacto sobre o laicato brasileiro. Entretanto, identifica-se que a movimentao entre alguns segmentos leigos do Brasil precedeu e ultrapassou a atualizao da posio da cpula da Igreja. Havia a mediao de sua insero nas estruturas sociais e na efervescente conjuntura poltica. Como resumiu Ridenti (2002, p.216), havia o confronto com as desigualdades gritantes da sociedade brasileira e com o ascenso na mobilizao poltica de trabalhadores urbanos e rurais, numa dada evoluo da conjuntura poltica nacional (...) e internacional, notadamente com a vitria da Revoluo Cubana em 1959. O crescente engajamento da JUC no movimento estudantil colocou a necessidade de definio de objetivos polticos mais amplos. Na preparao do Congresso de 10 anos, ocorrido em 1960, a JUC estabeleceu a pauta da definio do Ideal Histrico para sua atuao, exigindo dos militantes uma presena concreta no presente, um conhecimento concreto do presente, uma insero na Histria (SIGRIST, 1982, p. 23). Nesse Congresso, o horizonte para a guinada esquerda que vinha se realizando foi sintetizado no documento Algumas diretrizes de um ideal histrico cristo para o povo brasileiro. As diretrizes aprovadas subdividiam-se em trs componentes, tidos como de igual importncia: o religioso, o econmico e o poltico. Na esfera poltica, estimula-se a participao partidria dos jovens catlicos. O horizonte era uma estrutura poltica democrtica, pluralista, fundamentada na conscincia, na participao e deciso dos
169

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

diversos grupos sociais (SIGRIST, 1982, p. 57). Para tanto, era necessrio elaborar uma ideologia essencialmente anticapitalista. No plano econmico, faz-se a opo pelo desenvolvimento e pela superao do capitalismo. Critica-se o trabalho humano como mercadoria e defende-se o direito de propriedade como um instrumento de personalizao para todos os brasileiros. Na abordagem do capitalismo, fica explcita a crtica - que ecoaria nos documentos iniciais da AP alienao do trabalho e do trabalhador. O documento sentencia: o que devemos dizer, sem tergiversaes, que o capitalismo, realizado historicamente, s pode merecer a tranqila condenao da conscincia crist (JUVENTUDE UNIVERSITRIA CATLICA, 1979, p. 89). No incio da dcada de 1960, a ascenso da JUC no movimento estudantil traduziu-se na conquista do comando da UNE (Unio Nacional dos Estudantes). Nesse momento, aliou-se com o PCB. Inaugurou-se uma hegemonia que se estenderia, por intermdio da AP, ao longo da dcada. Foi nessa conjuntura precisa que a prxis jucista, ultrapassando e entrando em choque com os limites tolerados, gerou a citada reao da hierarquia da Igreja Catlica. Pelos limites de atuao em uma estrutura eclesial e por conta dos atritos com a hierarquia, pautou-se a criao de uma organizao laica, que, em vez de ter como elemento de coeso a confisso religiosa, aglutinasse por motivos polticos. Em 1962, foi desencadeada uma srie de reunies com esse objetivo. Em menos de um ano, estaria constituda a Ao Popular. Foi na segunda reunio, ocorrida em junho de 1962, que o movimento adotou o nome Ao Popular e a sigla AP. O documento que convocou essa reunio qualificou a nova organizao como um grupo ideolgico no-confessional (...), um movimento amplo, com ideologia definida, englobando todos os setores de atividade, visando a se constituir numa expresso de um pensamento organizado, definido e orientador da luta revolucionria pela emancipao nacional (GARCIA, 1979). O congresso de fundao ocorreu em fevereiro de 1963, na Bahia. Aprofundando o caminho terico que vinha sendo trilhado, aprovou-se o Documento base, que orientou a organizao nesse perodo e que exerceu influncia at a conjuntura imediatamente posterior ao golpe militar de 1964. A JUC, sem dvida, o tronco principal no processo de origem da AP. Entretanto, considere-se que a organizao, como era seu objetivo, atraiu militantes de outras origens, seja de vertente religiosa, seja de formao independente. Um estudo de
170

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

caso sobre sua experincia no Paran, por exemplo, apontou interseo com a Juventude Democrata Crist6. Outra vertente foi a do protestantismo, evidenciada pelo relevo da atuao de Paulo Wright, de formao presbiteriana, no final da dcada de 1960 e incio da seguinte (WRIGHT, 1993). A atrao sobre militantes independentes no pode ser menosprezada, pois a organizao tinha a pretenso de ter um perfil laico, unir em razo da poltica e constituir, nas palavras de Herbert de Souza (1976), um movimento nacional alternativo ao PC. Com a fundao da AP, ocorre o fenmeno da dupla militncia dos estudantes jucistas que se incorporam ao movimento recm-criado. Como a JUC no tinha uma ideologia poltica prpria, a dupla militncia era uma opo pessoal de seus integrantes. Em um boletim que a JUC editou em 1963, l-se que a preferncia pela AP decorria de seu compromisso com o homem, com o homem brasileiro antes que tudo (Apud GOMES SOUZA, 1984, p.210). A dupla militncia atraa os universitrios mais ativos e dotados de vocao poltica. O efeito gravitacional exercido pela AP foi significativo, pois, a despeito da aparente diviso de atribuies, certas reas de atuao da JUC sofreram declnio (GOMES SOUZA, 1984, p. 212). 1.2 A ideologia prpria da AP Em sua origem, a AP distinguia-se das organizaes de esquerda de sua gerao por no reivindicar filiao marxista e pela busca de ideologia e de caminhos prprios. Sob influncia do cristianismo, do existencialismo e do marxismo, tentava formular uma nova sntese poltica, qual correspondia certo ecletismo. O conceito-chave era o de socialismo como humanismo. O Documento base era a expresso dessa tentativa de sntese. A diviso de tarefas na elaborao do Documento base revelava a herana que a AP recebia das organizaes leigas catlicas. Na elaborao da perspectiva filosfica, sobressaiu a participao do Pe. Henrique Vaz7, assessor da JUC, como reconhece
6

Os vnculos orgnicos no eram fortes, mas a JDC, hegemnica na Unio Paranaense dos Estudantes, alinhava-se com a AP nas questes nacionais do movimento estudantil (DIAS, 2003). 7 O Pe. Henrique Cludio de Lima Vaz (1921 2002) foi um dos principais filsofos catlicos da segunda metade do sculo XX. No incio da dcada de 1960, influenciou a formulao doutrinria da JUC e da primeira fase da AP. Em homenagem pstuma de seus admiradores, l-se a seguinte sntese: Lima Vaz soube como ningum oferecer uma anlise crtica do pensamento marxiano numa atitude intelectual firme e aberta ao debate, criticando todo reducionismo intra-histrico pelo chamado transcendncia, mas, ao mesmo tempo, questionando a posio tradicional a partir do pensamento dialtico (PUC-RIO. Certificao digital n. 0115674/CA). 171

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

Herbert de Souza, primeiro coordenador nacional da AP: O padre Vaz foi nosso idelogo. (...) Quando a gente quis elaborar para o documento da AP, a parte ideolgica, terica, filosfica, foi ele quem escreveu. J nascemos com a teoria elaborada, a gente elaborou mais a parte da anlise histrica e poltica (SOUZA, 1996, p. 38). Na seo de fundamentao filosfica, o referido documento critica o materialismo e o idealismo. O primeiro promoveria a conscincia reflexo. Ao anular a especificidade da conscincia, negaria a condio de sujeito do homem. O segundo promoveria a conscincia abstrata, que atraioaria as responsabilidades histricas concretas. Procura situar-se em uma terceira posio, proclamada como realista: uma articulao dialtica; pela conscincia, o homem compreende a natureza, estruturaa em mundo; mas esta compreenso no s pensamento: ao e transformao (AO POPULAR, 1979, p. 129)8. Em sintonia com as encclicas de Joo XXIII, adota o conceito de socializao como linha condutora de interpretao do processo civilizatrio. Identifica no capitalismo a primeira forma de civilizao mundial, um estgio de socializao sem precedentes na histria da humanidade. Sob influncia marxista, aponta o carter contraditrio do capitalismo, que remete a um desenlace socialista: nesta perspectiva que convm situar o advento do socialismo, primeiro como crtica imanente do capitalismo, logo como exigncia histrica da sua superao real (AO POPULAR, 1979, P. 124). A formulao do projeto da AP apresenta uma tenso entre a concepo da revoluo como necessria negao do capitalismo, demandada por suas contradies, e o imperativo tico advindo do humanismo. O horizonte socialista descortinado como possibilidade concreta de realizao do homem dentro do processo de socializao em cujo sentido a histria inelutavelmente se move (AO POPULAR, 1979, p. 120). O DB reconhece a importncia do marxismo, citado como expresso mais profunda e rigorosa da crtica ao capitalismo e como interpretao terica de passagem ao socialismo. E prope que se compreenda a contingncia histrica do encontro e fuso entre os moldes tericos do marxismo na sua forma leninista e o primeiro movimento revolucionrio socialista (AO POPULAR, 1979, p. 125). Ressalva, porm, que essa perspectiva no esgota a realidade histrica do movimento socialista

Cita-se a cpia do Documento base anexada ao livro de Luiz Gonzaga Souza Lima (1979). Edio parcial do documento pode ser encontrada na coletnea Imagens da Revoluo (REIS FILHO & S, 1985). 172

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

mundial e muito menos o encerra em quadros aprioristas e dogmticos do pensamento e ao (AO POPULAR, 1979, p. 125). O conceito de socialismo como humanismo era uma crtica s ditaduras de esquerda e ao chamado socialismo real. O Documento base salienta o fato de que, na superao do capitalismo, tenham surgido novas formas de dominao e alienao. Preconiza que, no complexo mundo socialista em gestao, poderiam existir experincias plurais e com orientaes ideolgicas distintas. A realidade comportava, em seu entender, a possibilidade de "diversas concepes de passagem do mundo ao socialismo". De qualquer forma, embora advogue o pluralismo de perspectivas e seja crtico do socialismo real, introduz ponderaes que no seriam poupadas pelos pensadores catlicos conservadores. Por um lado, afirma que a burocratizao conseqncia de uma orientao ideolgica que, "no dando conscincia a possibilidade de transcender a Histria, a v como conscincia reflexo, e a submete s leis massificadas do poder poltico de controle restrito" (AO POPULAR, 1979, p.135). Por outro lado, pondera que a burocratizao no inerente ao socialismo, mas caracterstica de uma fase em que sua implantao ocorrera em clima de autodefesa e isolamento. Nessa linha, no descarta a idia de que, segundo as circunstncias do processo revolucionrio, poderia haver a necessidade de um partido nico ou de outro tipo de organizao. Por isso, "o problema do partido nico ou da ditadura do proletariado no se coloca em seu aspecto formal, mas sim do grau de participao do povo em suas direes" (AO POPULAR, 1979, p. 138). Em sua formulao estratgica, recusa a concepo de que deveria haver uma fase de consolidao do capitalismo como etapa necessria revoluo brasileira, defendida pelo PCB. Alegando que no poderia antecipar como ocorreria o processo revolucionrio, aponta a necessidade de explorar as contradies do poder vigente, com vistas a conquistar os instrumentos que pudessem ser utilizados como fora de presso radicalizadora. Sobre as formas de luta, com certo eufemismo, complementa: "a histria no registra quebra de estruturas sem violncia gerada por essas mesmas estruturas, que produzem, em ltima anlise, essa conseqncia" (AO POPULAR, 1979, p. 137). 1.3 A descristianizao da AP

173

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

Na conjuntura posterior ao golpe militar, a Ao Popular iniciou um processo de reavaliao de sua poltica, em face da derrota sofrida em 1964. Essa reavaliao culminaria na ruptura com a influncia crist presente em sua origem. Todavia, essa ruptura no ocorreu imediatamente. Houve um perodo transitrio. A primeira resposta aos novos desafios foi sistematizada em 1965, no documento Resoluo poltica. Preservou-se, nessa resoluo, parte essencial do edifcio conceitual do Documento base, especialmente seus fundamentos filosficos, os aspectos que abordavam o socialismo como humanismo e as crticas ao socialismo real: Enganam-se aqueles que pensam estar o Documento Base superado. As suas linhas mestras e definidores conservam-se vivas e atuais. O que ele precisa ser, antes de tudo, conhecido e entendido, e depois urgentemente completado (AO POPULAR, 1965, p. 9). Entretanto, efetivou-se uma redefinio da estratgia poltica. A grande marca dessa Resoluo poltica foi a adeso explcita ao objetivo de conquistar o poder pela via insurrecional, que se realizaria por meio da Revoluo Socialista da Libertao Nacional, conceito que sofria influncia das revolues cubana e chinesa. Essas permanncias do perodo anterior foram colocadas em xeque em 1967, quando foi convocado o Debate Terico e Ideolgico. A resoluo que convocou esse processo de debate enfatizou que a Ao Popular no era uma organizao ideologicamente indefinida, pois o carter socialista do projeto fora ressaltado no Documento base e reafirmado na Resoluo poltica. Faltava, porm, uma teoria cientfica para dar consistncia definio ideolgica. Essa teoria de base cientfica, evidentemente, seria o marxismo, definido como eixo do processo ento instaurado. A convocao do debate acentuou a ruptura com a formulao anterior:
Mas assim como no se deve pedir demais, tambm no se deve pedir de menos do debate atual. Pedir de menos seria negar a necessidade de centralizar o debate no estudo do marxismo, e pretender estudar, ao mesmo tempo, o pensamento de Teilhard Chardin, Emanuel Mounier, Bertrand Russel etc.(...)Lembremos que nosso objetivo estudar os princpios gerais de teoria revolucionria para, aplicando-os de maneira criadora prtica da revoluo brasileira, elaborar a teoria da revoluo brasileira. Ora, indiscutvel que as obras de Teilhard de Chardin ou de Emanuel Mounier, por exemplo, no constituem, em si mesmas, obras de teoria revolucionria, no sentido preciso da expresso, ainda que possam encerrar elementos positivos a serem integrados na elaborao de uma teoria revolucionria, o que dever ser objeto de discusso em etapas futuras do debate. Na etapa atual, para que se possa chegar a resultados coerentes e inclusive preparar etapas futuras, necessrio considerar o estudo crtico do marxismo como eixo e princpio ordenador da discusso (AO POPULAR, 1967, p.14).
174

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

No curso desse debate, a influncia das revolues chinesa e cubana no ocorreu de forma entrelaada, como na Resoluo poltica. Essa influncia se verificou em cada uma das alas em que a AP se dividiu no processo, cada qual apresentando postulados sobre a caracterizao da sociedade brasileira e sobre os caminhos para a revoluo. A chamada corrente 1 era claramente tributria do maosmo, ento definido como a terceira etapa do marxismo, o marxismo da atualidade. Revendo a posio anterior, defendia que a revoluo brasileira teria um carter nacional-democrtico, em razo de o pas possuir, segundo o novo entendimento, um carter semifeudal e semicolonial. Por intermdio da guerra popular prolongada, o campo seria a grande arena da revoluo. Os maostas, tal como ocorria na China sob os influxos da revoluo cultural, adotaram o mtodo da integrao na produo, tanto no campo quanto na cidade, para proletarizar a militncia de origem pequeno-burguesa. Essas teses foram combatidas pela "corrente 2", para a qual a revoluo deveria ter um carter imediatamente socialista, tendo em vista que, em sua anlise, a sociedade brasileira era capitalista. Recusava a idia de uma terceira etapa do marxismo e refutava a prtica da proletarizao, que (des) qualificava como perspectiva individualista do auto-aperfeioamento, empirismo. Em 1968, com a vitria da linha maosta, membros dessa corrente foram expulsos da AP. No ano seguinte, fundaram o PRT Partido Revolucionrio dos Trabalhadores. Quanto ao processo de definio pelo marxismo, no se pode deixar de registrar a influncia do pensamento de Althusser, instrumento de que a AP se utilizou para romper com o humanismo terico, predominante em sua origem e subjacente na fase de transio ao marxismo. O pensamento catlico progressista, principalmente aquele que influenciara a formulao terica da AP, tivera seu ponto de contato com o marxismo na interlocuo com os textos do jovem Marx. Althusser foi um dos maiores crticos do jovem Marx e defendeu a tese de resto, controversa - de que havia um corte epistemolgico entre esse perodo e a obra posterior do autor de O capital. Enquanto no jovem Marx estariam em evidncia as questes da alienao e da auto-realizao humana, no Marx da maturidade encontrar-se-ia a cincia do materialismo histrico, com suas determinaes de estruturas e de classes. Entretanto, apesar do pano de fundo da cincia marxista, o processo no deixou de apresentar permanncias, conforme observao de Gorender (1987, p. 114): o positivismo althusseriano no dissolveu o fundo religioso da AP. Esse fundo ficou
175

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

recalcado e mascarado ao nvel do consciente. Mas fortalecido ao se revestir de nova forma, na aparncia contrria ao velho contedo9. A opo pelo maosmo foi vista, por alguns estudiosos da histria da AP, como eco da influncia do cristianismo presente em sua origem (Gorender,1987; Ridenti, 2003). A definio pela integrao na produo, fazendo com que intelectuais vivessem como e com operrios e camponeses, tinha pontos de interseo com a noo de poltica como servio ao povo, cara esquerda crist. Em depoimentos colhidos a partir da dcada de 1970, Herbert de Souza (1976), primeiro coordenador da AP, avaliava que teria ocorrido a substituio de uma religio por outra. Ressalve-se que tambm havia, na corrente 2, remanescentes de origem crist, que fizeram opo por outra linha poltica. Se o maosmo encontrava eco em uma cultura poltica anterior, no havia uma relao de causalidade mecnica entre o passado cristo e a vertente marxista que prevaleceu. De qualquer forma, no que diz respeito atualizao da identidade da AP, as duas correntes, formalmente, procuraram romper com suas origens e tentaram refundla, cada qual a seu modo, como uma organizao marxista-leninista. As divergncias no diziam respeito opo pelo marxismo, mas a qual marxismo aderir. A disputa apresentava como ponto comum a necessidade de superao da velha AP, tida como pequeno-burguesa, ecltica e idealista, em nome do marxismo-leninismo. Superada essa disputa interna, a ruptura com o passado se acentuou. Os documentos da organizao do conta do ritual, desenvolvido voluntariamente, de autodestruio da AP, para reconstruo em novas bases. Em documentos aprovados na seqncia, a AP formalizou tal ruptura. Declarou-se, ento, que a transformao ideolgica da AP no poderia ocorrer em uma evoluo linear. O partido pequenoburgus deveria promover uma autodestruio, condio para que surgisse o partido do proletariado. Em 1969, na II Reunio Ampliada da Direo Nacional, a AP proclamou que entrara em uma nova etapa de sua histria, a de transformao em um partido revolucionrio proletrio(AO POPULAR, 1969, p.4). Documento extrado dessa reunio, traduzindo o rito de morte e recriao da AP, sentenciou: ao mesmo tempo em que comeava a morrer a velha Ao Popular, comeava a nascer uma nova Ao Popular, marxista-leninista, proletria (AO POPULAR, 1969, p. 3).
9

Portantiero (1989) constatou que Althusser exerceu ampla influncia sobre a esquerda guerrilheira latino-americana, pois oferecia, a partir da relao entre cincia e vanguarda revolucionria, uma justificativa terica para as extremadas opes em curso.

176

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

No Programa bsico, aprovado na III Reunio Ampliada da Direo Nacional, ocorrida em 1971, quando a organizao passou a denominar-se Ao Popular Marxista-Leninista, foram demarcadas, luz da identidade que se consolidava, as fases da histria da AP e as transformaes ocorridas:
Surgiu de um partido pequeno-burgus, fundado em 1962, que se transformou de um partido pequeno-burgus-reformista (1962-1964) num partido pequeno-burgus revolucionrio (1965-1967) e depois, atravs de uma rdua luta terica e prtica (1967-1969), numa organizao marxistaleninista (a partir do segundo semestre de 1969) (AO POPULAR, 1985, p. 293-294).

Novas fases de luta interna ocorreriam na vida da AP. Em 1973, nmero expressivo de militantes se incorporou ao Partido Comunista do Brasil, saudado como o partido de vanguarda do proletariado brasileiro10. Outra ala buscou reorganizar a Ao Popular e atualizou a pauta da construo de partido de vanguarda do proletariado brasileiro. No final da dcada, a AP esteve entre os agentes polticos que participaram do processo de criao do PT. Na fundao do PT, convergiram agentes polticos egressos dos novos movimentos sindicais e populares, das comunidades eclesiais de base, assim como organizaes revolucionrias remanescentes do perodo da luta armada. Entre esses novos agentes polticos, destacava-se a presena de militantes formados nos trabalhos da Igreja Popular. Nessa confluncia, a Ao Popular estava includa, porm, no campo da chamada esquerda revolucionria. No tinha, ento, identidade nem pontos de contato com os setores ligados Teologia da Libertao, cuja semente costuma ser buscada nos movimentos em que teve origem, nos anos 1960 (DIAS, 2004). 2. VISES SOBRE UM FENMENO SINGULAR 2.1 Ecos da cristandade No final de 1963, para reagir ao fenmeno da dupla militncia que a juventude catlica promovia nos movimentos de leigos e na AP, a cpula da Igreja Catlica emitiu nova determinao, na qual orientava a conduta prtica dos leigos e fornecia interpretao pioneira sobre o significado do movimento poltico. Considerava, sobretudo, que a AP tinha uma orientao naturalista. No representava, portanto, o pensamento cristo autntico. Estabeleceu que era inoportuna a presena de integrantes
10

Em outro artigo, analisei como a experincia da AP foi interpretada pela tica do PC do B (DIAS, 2006). 177

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

da JEC (Juventude Estudantil Catlica) em suas fileiras. Quanto aos membros da JUC, poder-se-ia aceitar que participassem da AP em duas circunstncias: a) a de um elemento com vocao para atividade dessa natureza e bem formado; b) a de entrar com a inteno de modificar substancialmente a Ao Popular para uma linha crist autntica (In BEOZZO, 1984, p. 209)11. No incio de 1964, outro documento, veiculado pela Revista Eclesistica Brasileira, retomou e desenvolveu o tema. Fundamentou as reservas orientao poltica e filosfica da AP. Acusou que o Documento base pecava pelo naturalismo, sendo omisso ou vago nas questes morais que condicionam a questo social. Ancorado nas doutrinas constitutivas do magistrio pontifcio, sentenciou:
Alm do carter econmico, o problema social encerra aspectos morais que condicionam qualquer soluo positiva. Nas manifestaes conhecidas da Ao Popular este fato ou fica de todo omisso ou apenas vagamente lembrado. E do naturalismo, que ignora os valores morais e religiosos, ao atesmo, que os nega e combate ferozmente, vai distncia muito pequena (In FLORIDI, 1973, p.166).

Condenou, tambm, a perspectiva da luta de classes e qualificou como suicdio a colaborao com foras polticas de orientao comunista, citadas como inimigas dos ideais cristos. O exemplo era a aliana que a AP fizera com o PCB na composio da primeira diretoria da Contag (Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), quando preferiu isolar outros setores catlicos tradicionais. Segundo os termos do documento, a cpula das organizaes de trabalhadores rurais (...) passou, devido citada lamentvel colaborao e unio, para domnio dos adversrios implacveis da ordem social crist (In FLORIDI, p.168). Reiterava que aceitava reformas no interior do capitalismo, incluindo a restrio ao direito de propriedade em favor dos interesses no-privados, mas rejeitava a opo comunista. Profetizava qual seria a natureza do regime que seria instaurado no pas, caso vingassem a subverso da ordem e a conquista do poder por parte dessas foras: Existe o receio fundado e inafastvel de que, (...) instalados os novos governantes, suprimam eles as liberdades pblicas e os direitos individuais e, sem programa definido e comprovado de reconstruo, submetam o povo e o pas escravido comunista, adotando seus mtodos e ideologia (In FLORIDI, 1973, p. 167). O atual capitalismo
Nessa relativa abertura, que aceita a participao sob determinadas condies, pode-se perceber alguma influncia da atualizao do magistrio pontifcio. Na encclica Pacem in terris, editada em 1963, Joo XXIII enfoca, de forma pragmtica, a colaborao entre catlicos e no-cristos no seio dos movimentos, com vistas promoo do bem comum.
11

178

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

seria substitudo pelo capitalismo todo-poderoso e irrefrevel do estado, mais cruel, mais opressor e mais injusto que o outro (In FLORIDI, 1973, p. 168). Assim, a opo para os catlicos seria esta: o mundo de hoje deve escolher entre a servido comunista e a defesa contra suas injustias e a espoliao, que faz, de todos os direitos individuais (In FLORIDI, 1973, p.169). Derivaes das posies expressas por esses documentos eclesiais podem ser encontradas em uma publicao, escrita pelo padre Eustaquio Gallejones, que fez, em 1965, um balano precoce da curta trajetria da AP. No excessivo citar a motivao do autor, descrita na introduo de seu texto, como forma de exemplificar as controvrsias que j existiam a respeito da histria da AP. Gallejones cita um suposto dilogo entre um estrangeiro e trs brasileiros, que teria ocorrido em fevereiro de 1964, do qual teria surgido a seguinte polarizao. O estrangeiro dissera que, mesmo antes de vir ao Brasil, tinha a idia de que a AP era um movimento de jovens universitrios, cristos autnticos, com idias sociais progressistas e lutando pelas mesmas sob a orientao e inteira aprovao da Igreja (GALLEJONES, 1965, p. 7). Por seu turno, os demais procuraram refut-lo, argumentando que a AP nada mais era que uma organizao de fachada do Partido Comunista, como exemplificariam seu iderio, seu vocabulrio e suas prticas. Se esse episdio introdutrio ocorreu ou era uma licena potica para motivar a argumentao, pouco importa, pois as polmicas, exemplificadas nos documentos eclesiais citados, eram reais. Gallejones alega que escreveu para dirimir a falta de conhecimento sobre a AP. Sua anlise e concluses expressam pontos de vista conservadores, prximos ou representativos do posicionamento da hierarquia da Igreja. O texto dotado de relativa abrangncia, constitudo de vrias sees, mas nas partes dedicadas ao exame critico sobre a ideologia e compreenso do processo histrico e do socialismo que reside o interesse maior para o debate aqui realizado. Para Gallejones, a Ao Popular era a concluso lgica do processo iniciado dentro da JUC entre 1959 e 1960, quando tomou conhecimento dos problemas brasileiros e lanou-se luta poltica e ideolgica. Seu engajamento, no entanto, teve um custo muito alto: a aliana com os comunistas. Denunciada como organizao de fachada do comunismo universitrio brasileiro, a JUC sofreu a interveno do Episcopado, impasse que precipitou a fundao da AP (1965, p. 10). Gallejones identifica ecos de influncias diversas nos documentos da AP Hegel, Marx, Pe. Lebret -, algumas das quais talvez no fossem reconhecidas por seus
179

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

idelogos e ativistas, ironiza. Assim, denuncia a precariedade da formao dos membros da AP, a despeito das nobres intenes e do entusiasmo que os moviam. De qualquer forma, esquiva-se do exame da rvore genealgica das influncias e aceita esquadrinhar a ideologia da AP em si mesma, a qual teria trs pontos vulnerveis: viso incompleta do homem; conceito falso de propriedade privada e crtica inconsistente do capitalismo; anlise equivocada do processo histrico. A viso incompleta do homem decorreria do naturalismo da AP, cuja concepo da dignidade humana no partia do transcendental. O fundamento da dignidade humana vai, pois, alm do homem. Depende exclusivamente de Deus. por isso que sua dignidade ultrapassa o tempo, tem um carter eterno, no depende dos regimes nem de sistemas transitrios (GALLEJONES, 1965, p. 26). O falso conceito de propriedade privada e de capitalismo seria influncia do marxismo no DB. A luta de classes no teria sido confirmada pela evoluo histrica, cada vez mais aberta ao compromisso de vrios setores. Se ainda havia um longo caminho a percorrer na busca da justia social, a orientao deveria ser buscada na Doutrina Social da Igreja e no, como seria o caso da AP, em um socialismo ortodoxo, baseado na luta de classes e supresso da propriedade privada. Gallejones considera uma contradio em termos falar de humanismo marxista e em socialismo humanista, como teria feito o Documento base da AP. Da premissa de que o verdadeiro fundamento do humanismo seria a transcendncia, conclui que o materialismo marxista seria, intrinsecamente, anti-humanista. Mesmo os socialismos de outros matizes, que no conferiam a devida nfase dimenso transcendental, encerrariam um humanismo mutilado. No se poderia, tambm, falar em socialismo cristo, visto que a doutrina social da Igreja tinha, entre seus fundamentos, a defesa do direito propriedade individual, vendo nele uma defesa da liberdade individual e a garantia do pleno desenvolvimento da personalidade humana.
Por a se conclui que um absurdo falar em socialismo cristo. (...) Se entendermos por socialismo um sistema que, alm de democrtico, seja espiritualista e aceite o princpio do direito de propriedade privada, embora advogue o direcionismo estatal, ento claro que se lhe pode aplicar o adjetivo cristo... Apenas tal sistema no seria mais socialismo (GALLEJONES, 1965, p. 31).

Segundo Eustaquio Gallejones, seria ingenuidade pensar que a AP buscava a conciliao entre comunismo e cristianismo e que utilizasse a palavra "socialismo" apenas por convenincia publicitria, a fim de mobilizar proletrios e estudantes. Se o
180

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

ponto de partida da AP tinha sido o cristianismo, as caractersticas da doutrina social catlica foram omitidas em seus documentos. Em coerncia com sua linha de anlise, Eustaquio Gallejones critica a AP por no repelir a violncia revolucionria, visto que o DB indicava o fato de a histria no registrar quebra de estruturas sem violncia. Alm disso, seria tolerante com o regime de ditadura do proletariado, quando tentava interpretar sua implantao como imperativo das condies em que ocorreram as revolues. Em suas reflexes finais, estabelece trs parmetros para avaliao do fenmeno da AP. O primeiro era o da organizao, em que a AP no seria mais perfeita do que as congneres. O segundo parmetro era o ideolgico, em relao ao qual o autor compara o projeto da AP com a gravao deficiente de uma velha msica, interessante para os colecionadores e sugestiva para os aficionados (GALLEJONES, 1965, p. 45). O ltimo aspecto era sua dimenso social. Nascida em perodo de crise, quando geralmente (...) surgem coisas ridculas, (...) a AP um tanto ridcula, grotesca, muito embora apresente tambm o seu aspecto grave, no em si mesma mas pelo que representa (GALLEJONES, 1965, p. 45). A AP estaria preenchendo um vazio, principalmente entre a juventude, que deveria ser ocupado, corretamente, pela Igreja Catlica e sua doutrina social. Em conjuntura prxima, foi elaborada, nos marcos da instituio eclesial, outra leitura conservadora da experincia da AP, de autoria do padre italiano Ulisse Alessio Floridi. Publicado em italiano em 1968, o livro circulou em portugus em 1973, ostentando, portando, uma viso muito prxima das disputas em curso naquele perodo. De certo modo, ainda mais contundente do que Gallejones na crtica AP. Em relao ao que chama de concepo naturalista do Documento base, escreve: O que admira, neste documento, a absoluta falta de referncia, no digo doutrina social da Igreja, mas ao prprio Cristo e ao Evangelho. Isso fez pensar que este ideal cristo de hoje, to entusiasticamente descrito por (...) um dos fundadores da AP, se reduza praticamente a um messianismo terrestre (FLORIDI, 1973, p. 163). Comete, aqui, um equvoco conveniente, pois refere-se a um texto que Herbert de Souza escrevera quando era dirigente da JUC. Enquanto esta era uma instituio catlica e submetida hierarquia, a AP era laica e independente. Acusa a AP de aceitar, no fundamental, as posies do materialismo histrico, tentando introduzir nelas uma viso personalista:

181

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

O socialismo uma exigncia da histria. a conseqncia imediata do capitalismo, caracterizado pela apropriao dos meios de produo, pela separao das classes, pela alienao dos trabalhadores, pela explorao do homem, pelo colonialismo e pelo imperialismo. O movimento de socializao que preside o processo histrico desemboca necessariamente no socialismo (FLORIDI, 1973, p. 163).

Floridi cita uma passagem em que o Documento base qualifica o marxismo como a expresso mais profunda e rigorosa da crtica ao capitalismo e como interpretao terica da passagem ao socialismo. O autor no desconhece as relativizaes que o DB estabelece em relao ao marxismo, citadas em seo anterior deste artigo, mas tacha a AP de dogmtica. De um ponto de vista doutrinrio, entende que a AP no excluiria nem o totalitarismo nem a necessidade de governar, por um perodo de tempo indeterminado, como partido nico (FLORIDI, 1973, p. 164). Alm disso, no ocultaria sua inteno de ir ao poder inclusive com a violncia (FLORIDI, 1973, p.164). Nada disso depunha em favor de seu humanismo. Por isso, indaga: que garantias oferece a AP de respeitar a pessoa humana e de ser diferente dos outros socialismos? (FLORIDI 1973, p. 164). Oferece uma atenuante ao que define como conduta imprudente e radical da AP: os jovens militantes no conseguiriam entender corretamente o pensamento social tipicamente importado da Frana. Nesse caso, reitera a ironia de Gallejones, segundo o qual haveria um abismo entre a rebuscada linguagem filosfica que fundamentava o Documento base e a compreenso dos militantes da AP. Se a leitura do Documento base j estabelecia suspeitas sobre o paradeiro do socialismo apista, Floridi escreve em uma conjuntura em que a AP promovera rupturas com sua origem crist e convertia-se ao marxismo. Sem se deter sobre a influncia do golpe de Estado de 1964 e da instaurao da ditadura militar nas redefinies que a AP viveria na segunda metade da dcada, aponta a influncia das revolues cubana e chinesa na formulao da Resoluo poltica, aprovada em 1965, em que documenta a adeso ao objetivo da luta armada. Faz digresses, na seqncia, sobre debates ocorridos em 1968, perodo em que entrara em pauta a definio pelo marxismo e a questo do partido de vanguarda. Embora cite apenas um documento perifrico, esse processo de redefinio usado como comprovao de sua tese, j presente na interpretao do Documento base, acerca da incompatibilidade entre o cristianismo e a perspectiva socialista ou comunista:

182

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

O caminho percorrido pela AP, em menos de um decnio, procura de um cristianismo humanizado e que terminou com a descoberta e a exaltao do comunismo mais violento, como o dos vietcongs com seu brutal terrorismo nas cidades e nos campos, muito significativo. Fica, com efeito, demonstrado que aquele cristianismo humanizado no nem cristianismo, nem humanismo autntico (FLORIDI, 1973, p. 182-183).

A experincia da AP, ento, descrita com tintas fatalistas:


Os catlicos e os eclesisticos radicais que (...) crem salvar seu cristianismo aceitando o socialismo (comunismo) como ideal ou fenmeno histrico inevitvel tm no caso da AP a prova de que isso no possvel. Os militantes da AP vem hoje, e no h razo para pensar que sejam insinceros, que quem escolhe o socialismo deve necessariamente optar pelo comunismo concreto, ideolgico, partidrio, antihumano e violento (FLORIDI, 1973, p. 183).

2.2 A interface com a Igreja Popular e a Teologia da Libertao No incio da dcada de 1970, influenciado pelo advento do catolicismo popular, Mrcio Moreira Alves produziu uma tese de doutorado, convertida em livro anos depois, em que investigou as relaes entre a Igreja e a poltica (ALVES, 1979). Seu interesse pelo tema, porm, fora aguado na conjuntura imediatamente posterior ao golpe de Estado de 1964, quando produziu o livro O Cristo do povo (1968). Tal obra foi derivao da pesquisa que o autor realizava acerca da represso encetada pela ditadura, que resultaria em outro ttulo, Torturas e torturadores. Descobriu que, nos bancos dos rus, nas cmaras de torturas, havia muitos cristos ao lado dos comunistas12. Aps detalhado relato da politizao vivida pelos estudantes catlicos, Mrcio Moreira Alves afirma: a Ao Popular (AP) um movimento revolucionrio que surgiu como resposta poltica aos anseios e angstias dos jucistas (ALVES, 1968, p. 233). No contexto de incio da ditadura, sugere que a AP era considerada, pela polcia poltica, mais perigosa que o prprio Partido Comunista (ALVES, 1968, p. 233). O perodo ps-1964, analisado no calor da hora, foi visto como de radicalizao premida pelas circunstncias, que levou ao marxismo-leninismo. Em tom crtico, conclui: O

Prefaciando a obra em que se transformou a tese de Mrcio Moreira Alves, Frei Beto afirma que o livro O Cristo do povo resultado da descoberta de um cristianismo fiel s suas origens, desligado de compromissos com o poder, voltado aos oprimidos (ALVES, 1979, p. 10).

12

183

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

resultado da definio foi um violento expurgo em seus quadros, um grande desperdcio de vocaes revolucionrias (ALVES, 1968, p. 235). Em sua obra mais recente, reflete se a Igreja catlica teria potencial para engajar-se em um projeto de transformao socialista. Depois de acusar a incompatibilidade entre a cadeia de comando da Igreja e projetos revolucionrios, demonstra os impasses de organizaes de elite, como a JUC, e aponta as potencialidades das Comunidades Eclesiais de Base, embora considerasse precoce qualquer julgamento definitivo a respeito. Sobre a AP, finalmente, faz uma observao lacnica: A organizao poltica resultante das descobertas revolucionrias da JUC foi a Ao Popular. Gradualmente, exigir ela dos seus membros uma lealdade exclusiva, que os desligar da Igreja institucional at explicitar (...) a sua opo pelo marxismoleninismo (ALVES, 1979, p. 131). Nas duas intervenes de Mrcio Moreira Alves, subjaz um olhar crtico sobre o desperdcio das descobertas revolucionrias presentes em sua origem. No final da dcada de 1970, perodo de consolidao da Teologia da Libertao, a experincia da Ao Popular e sua relao com a histria do catolicismo voltariam a ser analisadas por intelectuais oriundos da JUC ou identificados com as mudanas de perspectivas da Igreja Catlica. Conhecia-se o fato de Gustavo Gutierrez, quando preparava seu clssico livro sobre a Teologia da Libertao, publicado em 1971, ter vindo ao Brasil para entrevistar cristos militantes do perodo 1960-1963 e refletir sobre a prxis da esquerda catlica daqueles anos, como registrou Luiz Alberto Gomes de Souza, autor de importante contribuio para os estudos a respeito da interface da AP com o catolicismo13. Ex-dirigente da JUC e fundador da AP, esse autor demarca as diferenas de projetos entre os dois movimentos. Sobre os impasses verificados entre o envolvimento da JUC no movimento estudantil e sua subordinao Igreja, indaga: um movimento oficial e mandatado pode tratar de construir relaes orgnicas com setores emergentes quando a Igreja no seu conjunto estava em posio mais tmida e moderada? Haveria a necessidade de um movimento poltico distinto? (GOMES SOUZA, 1984, p. 197). A resposta a essas indagaes revela a dinmica do processo. Em 1960, falava-se de uma esquerda crist, que pudesse abrigar jovens profissionais e jucistas. Em 1961 e em 1962, porm, perguntava-se se se tratava de uma esquerda crist ou simplesmente
13

Conforme esclarecimento do autor, o trabalho foi desenvolvido originalmente como tese de doutorado, no fim da dcada de 1970. 184

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

de um movimento de esquerda onde os cristos participassem (GOMES SOUZA, 1984, p. 198). Por isso, em texto produzido na segunda metade da dcada de 1980, esclarece que esse deslocamento de posies correspondeu ao deslocamento da influncia de Maritain, em que subjazia a noo de uma nova cristandade, para Mounier:
Logo foi ficando mais ou menos claro que no se trata de descobrir uma poltica dos cristos, mas que os cristos teriam de buscar sua insero poltica num terreno diferente, no trabalho em comum com outros cidados, a partir de uma anlise da realidade que se situaria no nvel de toda uma conscincia histrica da poca e no no horizonte estreito das idias de companheiros de uma crena religiosa (GOMES SOUZA, 1987, p. 100).

Assim:
Essa gerao foi chegando ao socialismo, mas no ao socialismo cristo, nem tampouco ao socialismo derivado do cristianismo. Ainda que a discusso tivesse comeado no mbito de movimentos cristos da AC, logo passou a ser uma caminhada em comum com pessoas de diferentes origens, analisando o processo histrico das lutas populares e os contornos de um futuro projeto poltico. Da o surgimento da Ao Popular, impropriamente considerada por muitos analistas como um movimento de esquerda crist, mas que pretendia ser, desde o incio, um movimento pluralista, embora no se possa negar que a biografia da maioria de seus criadores estivesse condicionada por suas origens crists (GOMES SOUZA, 1987, p. 101).

Em sua abordagem sobre o Documento base, destaca que, em sua perspectiva histrica, a socializao e a personalizao esto dialeticamente condicionadas. Na perspectiva filosfica, sobressai a relao entre a conscincia e o mundo (GOMES SOUZA, 1984, p. 199). Quanto ao horizonte socialista, aponta a crtica s formas de alienao poltica geradas pelas experincias histricas (GOMES SOUZA, 1984, p. 200). Em interveno posterior, bastante direto quanto a esses temas, assinalando a recusa de uma conscincia reflexo do mundo (determinismo das condies materiais) e a opo por um socialismo democrtico, em coerncia com a crtica s experincias autoritrias (GOMES SOUZA, 1987, p. 101). No havia, em seu entender, uma reflexo prvia e acabada como ponto de partida, mas uma experincia, at certo ponto hesitante, que se iniciara, para muitos militantes, ainda nos tempos da JUC. A experimentao e a teorizao gradual demarcavam, ao mesmo tempo, a originalidade e a aparente fragilidade do movimento, diante de outros grupos ideolgicos que j tm naquele momento solues preparadas e tiradas de seu ba de posies corretas (GOMES SOUZA, 1984, p. 200). A

185

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

fragilidade, vista retrospectivamente, decorria do fato de que, at maro de 1964, houve pouco tempo para um debate aberto e pblico que permita compatibilizar, corrigir e melhorar a prtica, com um pensamento cuja elaborao se faria aos poucos. Essa pelo menos era a inteno em 1963 (GOMES SOUZA, 1984, p. 201). Entretanto, com aquele perodo inicial, com suas potencialidades e limitaes, que o autor se identifica. O perodo posterior ao golpe militar de 1964 abordado com pouco interesse e linguagem cida. Na segunda metade daquela dcada, em tempos de clandestinidade e represso, num salto em direo oposta, vrios de seus dirigentes, com complexo de inferioridade, procurem a tranqilidade nas guas do dogmatismo e uma clara ortodoxia leninista ou maosta (1984, p. 200). O movimento, ento, transformouse, segundo suas palavras, num rgido partido marxista-leninista sem originalidade (GOMES SOUZA, 1987, p. 102). Conclui que essa transformao do movimento mereceria um estudo cuidadoso, que analisasse tanto os condicionamentos externos, impostos pela clandestinidade, quanto os internos. Sem eufemismos, sugere que esse estudo seria um pouco uma patologia do poltico, ou, em linguagem mais irreverente, de como um movimento poltico endoidou (GOMES SOUZA, 1987, p. 102)14. Ainda no final da dcada de 1970, Luiz Gonzaga Souza Lima divulga um amplo estudo sobre os estudantes catlicos, em que tambm aborda o fenmeno da formao da AP. Focalizando o perodo anterior a 1964, associa o crescimento da AP a uma espcie de herana que recebeu da ACB, que estava organizada nas principais cidades do pas e em quase todos os Estados: O fato de ser proveniente da ACB possibilitou a curiosa situao de uma organizao poltica que j nasceu com quadros dirigentes nacionais, direes regionais, quadros intermedirios e uma base, em que no era fcil estabelecer limites entre a AP e a ACB (SOUZA LIMA, 1979, p. 43-44). Exemplo desse impulso foi o que ocorreu no movimento estudantil, no qual a AP herdou a hegemonia que a JUC vinha sedimentando. Outro fato que impulsionou o crescimento da AP foi o de ter uma ideologia em formao. Valorizando a ao, esse projeto em construo aliava motivaes humanistas crists com o materialismo histrico, sem deixar de fazer crticas s experincias socialistas. Tudo isso exercia fascnio sobre amplos setores catlicos e era
14Conforme

procurei demonstrar em outro trabalho, Herbert de Souza, em vrios depoimentos, expressou um ponto de vista anlogo acerca dos perodos de vida da AP, apesar de ter rompido seus vnculos com a Igreja e com as religies (DIAS, 2007).

186

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

funcional, naquele momento histrico, para explicar e justificar a prtica social das classes e setores de classe aos quais pertenciam, na direo da Revoluo Brasileira (SOUZA LIMA, 1979, p. 44). Souza Lima tambm analisa a formao da AP a partir da radicalizao de setores da ACB. Recusa, porm, a interpretao de que se trata de um fenmeno interno da Igreja Catlica. Prope que esse fenmeno de radicalizao seja entendido no contexto poltico do perodo e na conjuntura de luta de classes: (...) As relaes sociais principais dos catlicos, como todos os outros cidados, so suas relaes com o conjunto da estrutura social, ao nvel econmico, poltico e ideolgico (SOUZA LIMA, 1979, p. 45). Em suma, o desenvolvimento da ACB e a formao da AP so fenmeno nacional, que se coloca dentro dos marcos tericos e histricos do processo de formao das esquerdas brasileiras e necessita ser conhecido, compreendido, analisado e criticado como tal (SOUZA LIMA, 1979, p.45). Como ocorre com os intelectuais catlicos, seu interesse pela fase posterior da AP mnimo. Aponta, esquematicamente, as fases que a AP viveria no ps-1964: adeso luta armada e ao marxismo de matiz maosta, transformao em uma organizao marxista-leninista e virtual extino pela confluncia da maioria de seus quadros em outras organizaes clandestinas. Essencialmente genrica, essa descrio no tem, claro, o objetivo de detalhar as nuanas e os meandros de cada encruzilhada vivida pela AP na conjuntura da segunda metade da dcada de 1960 em diante. O interesse do autor mesmo o de acentuar a distncia com as motivaes e bases sociais da origem. Em linguagem sbria, mas sem dispensar certa dose de ironia, anota:
Essa evoluo poltico-ideolgica, se de um lado deu aos seus dirigentes e quadros uma teoria revolucionria internacionalmente considerada como tal, afastou o movimento de suas bases sociais, que eram os cristos progressistas. O abandono do humanismo cristo como ponto de partida, ao mesmo tempo em que se abandonavam suas bases sociais, haveria de transformar a AP em uma organizao pequena e impaciente, que disputava verbalmente com outras organizaes clandestinas a hegemonia na direo da classe operria e da Revoluo Brasileira (SOUZA LIMA, 1979, p. 47)

Em 1984, o Pe. Beozzo divulga suas reflexes sobre a prxis da AP, inseridas em um livro que aborda a radicalizao dos estudantes catlicos. Detm-se nos aspectos doutrinrios da AP e em sua relao com a prtica poltica do movimento, mas no faz propriamente uma investigao emprica das aes. Prope-se a esmiuar, com rigor

187

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

metodolgico, o Documento base, no qual identifica, conquanto houvesse opes que lhe dessem unidade, trs ncleos de inspirao e trs diferentes linhas centrais.
As trs crticas centrais so: para a primeira parte, consagrada perspectiva histrica, o peso muito exclusivista dado ao aspecto econmico, erigido quase em varivel explicativa nica da histria. Para a segunda parte, o personalismo, desembaraado de todo o idealismo abstrato que se percebe na perspectiva filosfica. Enfim, na terceira parte, a prxis sugerida como ltima instncia das opes a serem tomadas na fase de preparao e da luta revolucionria. Estamos longe do postulado da comunicao das conscincias, exigncia fundamental qual todas as outras se ordenam (polticas, sociais, econmicas e morais) (BEOZZO, 1984, 129).

Sua

maior

identificao

dirige-se,

pois,

fundamentao

filosfica,

desenvolvida pelo Padre Vaz. a partir dessa premissa que critica as limitaes dos demais ncleos: O edifcio filosfico, bem arquitetado, crtico e matizado, parece no fecundar e penetrar as outras perspectivas e flutua um pouco entre a anlise econmica, de um lado (como interpretao da histria), e as opes concretas, de outro (BEOZZO, 1984, p.129-30). Essa dissociao ganha traduo nas demais sees do documento. Na avaliao da perspectiva mundial e latino-americana, por exemplo, haveria prioridade absoluta ao plano econmico, excluindo as dimenses polticas e culturais. Reconhece que houve um esforo concreto de compreenso da realidade brasileira, apesar de acentuar que houve um fechamento na perspectiva econmica. Padecendo de um pronunciado corte da perspectiva terica, a anlise seria escrava de um postulado ativista e imediatista, que arriscava afastar da luta sua raiz e seus objetivos mais universais e diluir a fora das opes na pura ttica, liberta de toda orientao normativa (BEOZZO, 1984, p. 130). Na conjuntura anterior a 1964, a Ao Popular teria despertado e agitado as foras populares, mas no teria promovido um esforo correspondente de organizao e de elaborao de uma poltica revolucionria conseqente.
Constata-se um divrcio generalizado entre a prtica e a teoria, a falta de estudos srios sobre o poder poltico e sobre a fase de transio entre a revoluo e a construo do socialismo, e, finalmente, a excessiva importncia dada anlise econmica e a falta de lao entre a anlise histrica e a perspectiva filosfica (BEOZZO, 1984, p. 131).

Essas limitaes tiveram, no entender de Beozzo, graves conseqncias polticas para a Ao Popular, na decisiva conjuntura de 1964:

188

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

Negligenciando sistematicamente os amplos setores da realidade que no entravam em seu horizonte de anlise, o poltico por exemplo e a natureza do poder, ou o poder do Exrcito e da Igreja Catlica, para no citar seno dois, eles basearam sua luta sobre um conhecimento estreito e incompleto da realidade, negligenciando a ao junto aos setores-chaves do controle social. A revoluo de 1964 encontrou-os inteiramente desprevenidos e s lhes deixou a ingrata tarefa de procurar encontrar uma explicao para seu fracasso (BEOZZO, 1984, p.130).

Beozzo no se espanta, portanto, com o fato de que os debates sobre a estratgia e a natureza da organizao monopolizassem a reflexo do movimento no perodo posterior, cujos contornos, de resto, no investiga. Em meados da dcada de 1980, o brasilianista Scott Mainwaring intervm no debate, em livro dedicado a estudar a relao entre a Igreja Catlica e a poltica. A cronologia, abarcando o perodo de 1916 a 1985, desemboca na conjuntura de influncia da Igreja Popular. Sobre as razes catlicas da AP, anota: digno de nota que, dentro de uma instituio que ainda era mais ou menos conservadora e hierrquica, tenha surgido um movimento com posies to progressistas quanto as da Ao Popular (MAINWARING, 1989, p. 87). Entretanto, diante dos impasses que a juventude catlica vivera com a estrutura eclesial, salienta que, livre das restries que os bispos impunham ao apostolado leigo, a Ao Popular adotou posies polticas esquerda da JUC e criava uma nova possibilidade que independia da hierarquia (MAINWARING, 1989, p.87). O interesse de Mainwaring pela AP, tanto quanto o dos autores catlicos citados acima, por sua primeira fase, em que seu projeto mesclava o humanismo cristo com outras referncias. Assim, lacnico e crtico ao indicar as mudanas que a AP viveria a partir do golpe militar de 1964:
A histria da AP aps o golpe foi trgica, como tambm o foi a histria da maior parte da esquerda brasileira. O movimento tornou-se clandestino logo depois do golpe devido represso. Por isso, passou por uma rpida radicalizao que o levou ao marxismo e participao na luta armada. Como outras faces da esquerda, a AP sofreu uma srie de lutas e de divises internas. Reduzido a um pequeno partido maosta, em 1973 a AP decidiu dissolver-se e unir-se ao PC do B (MAINWARING, 1989, p. 87).

Entre os autores selecionados, o nico que focaliza essa encruzilhada. De qualquer forma, resvala em questo delicada, pois a afirmao de que a AP decidiu dissolver-se no PC do B merece reparos. Na verdade, houve incorporao de expressivo nmero de militantes quele partido. Remanescentes procuraram manter a organizao da AP, que existiu at 1981.
189

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

Retomando a relao entre a Igreja e a poltica, faz duas inferncias. Na primeira, constata que, no ps-1964, a AP abandonou suas origens crists e, nesse processo, deixou de ter influncia dentro da Igreja. O movimento progressista dentro da Igreja passou por novos canais, embora se valesse do legado deixado pelos jovens catlicos radicais (MAINWARING, 1989, p. 87). Na segunda inferncia, enftico quanto ao legado da AP sobre o desenvolvimento da Igreja Popular, a despeito dos caminhos assumidos na segunda metade da dcada de 1960:
(...) notvel a prescincia da Ao Popular em relao a um grande nmero de assuntos que vo desde os compromissos com a transformao social radical at uma perspectiva crtica do leninismo e do socialismo burocrtico. Sob esses aspectos, a Ao Popular antecipou a ideologia dos intelectuais da Igreja Popular das dcadas de 70 e 80. No havia uma relao causal direta entre a AP e a Igreja Popular, mas a AP realmente estabeleceu uma tradio de humanismo radical dentro do catolicismo brasileiro que continuou depois de o prprio movimento ter abandonado suas origens catlicas (MAINWARING, 1989, p. 87).

Na primeira metade da dcada de 1990, Giovanni Semeraro contribui com o debate, por intermdio do livro A primavera dos anos 60: a gerao de Betinho. A conjuntura em que a obra foi gestada, caracterizada pela crise do socialismo e pelo avano do neoliberalismo, ressaltada pelo autor. Inconformado com o iderio dominante nesse perodo e com o cinismo contemporneo, motivou-se a estudar o incio da dcada de 1960 para colher a concepo de mundo, a dinmica social, o esprito de luta e a transparncia tica que animaram os jovens politizados daqueles anos (SEMERARO, 1994, p. 13). O carter de resistncia da obra foi ainda dimensionado pelo fato de a Teologia da Libertao encontrar-se em franca perda de influncia. Embora haja uma tendncia a qualificar a prxis daquela gerao como ingnua e romntica, Semeraro (1994, p. 15) considera que havia intuies e valores que se situam na origem de uma viso original que, hoje, com caractersticas diferentes, voltam a repropor-se no debate atual. Sua interpretao caracteriza-se por apontar ruptura de horizontes no apenas com os modelos tradicionais da Igreja, mas tambm com a viso dos partidos de esquerda da poca. Para Semeraro, a Ao Popular, produto direto das relaes tensas entre a Ao Catlica e a Igreja hierrquica, era uma superao da controvertida idia de esquerda crist. Mas enfatiza que, apesar de proclamar-se no-confessional, na fase anterior a 1964, a AP apresentava uma marca inconfundvel de humanismo cristo e uma viso
190

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

utpica de transformao de mundo (SEMERARO, 1994, p. 60). Sua ideologia, mesclando o humanismo cristo com o materialismo histrico, justificava e propunha o engajamento dos cristos no processo de transformao, especialmente pela renovao que propunha no projeto socialista: A AP afirmava claramente a necessidade de superar o capitalismo e de estabelecer os ideais do socialismo, fora da esclerose dos modelos comunistas. O socialismo seria reivindicao para o homem (SEMERARO, 1994, p. 62). Sem deixar de destacar a influncia do iderio cristo, insere a Ao Popular no leito das organizaes de esquerda do perodo, no qual disputava posies e espaos. Salienta, entretanto, sua originalidade e a renovao que promovia:
O ambiente que vigorava em geral nas esquerdas polticas do pas era de uma certa rigidez dogmtica, de um dirigismo e de um centralismo partidrio que fazia uso de frmulas feitas e de categorias sociais que mal se adaptavam ao contexto histrico brasileiro (...). A proposta de socialismo e de homem novo que nascia da esquerda crist nunca deixou de valorizar as pessoas, suas interioridades e suas dimenses comunitrias. Desde cedo, a AP fazia questo de repudiar a esclerose que tomava conta, em forma de burocratismo, de igualitarismo e da falta de liberdade, dos pases socialistas, desfigurando sua natureza democrtica e popular (SEMERARO, 1994, p. 177).

Em tom superlativo, considera que a AP era, na conjuntura anterior a 1964, a organizao mais revolucionria do Brasil, pois seu projeto representava um dilogo original:
Pela crtica de conceitos marxistas-leninistas, pela rejeio do economicismo vulgar, pela condenao dos regimes socialistas autoritrios e burocrticos, os cristos superavam as deformaes da esquerda tradicional. Voltavam a instaurar a dinmica da dialtica no melhor pensamento de Marx, ao se baterem pela criao de um socialismo humanista que tinha a democracia como valor universal e o pluralismo na participao de mltiplos sujeitos coletivos (SEMERARO, 1994, p. 181-182)

No deixa, porm, de fazer crticas AP e esquerda catlica. A despeito da retrica de participao e socializao ento praticada, identifica, na esquerda catlica do incio da dcada de 1960, o despontar de uma vanguarda larvadamente leninista que vai se revelar mais acentuadamente depois dos eventos de 64 (SEMERARO, 1994, p.191). As classes mdias intelectualizadas apresentar-se-iam como intrpretes e dirigentes do novo processo em gestao no pas (SEMERARO, 1994, p.191). Argumenta que a pressa revolucionria levou a uma luta frontal e prematura. Ainda que movido por prticas generosas e profticas, esse enfrentamento exps a

191

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

fragilidade diante de um poder que se ergueu compacto e ameaador com o golpe militar. Sobre a AP, especificamente, anota:
Na complexa e efervescente realidade brasileira do incio de 60, que acenava emergncia de novos sujeitos histricos, no terreno frtil dos movimentos populares ensaiando os primeiros passos em direo a uma sociedade pluralista e democrtica, a constituio e o ritmo da AP, cedendo a certo vanguardismo, revelaram-se uma queima de etapas para muitos cristos. Pela grandiosidade do projeto apoiado sobre bases ainda precrias e sobre um nmero reduzido de militantes diretamente engajados, era inevitvel que houvesse disperso de foras e rpido cansao. Como muitos movimentos revolucionrios dos anos 60, a esquerda catlica deixou conduzir-se pelo voluntarismo e pelo herosmo de um grupo de iluminados (SEMERARO, 1994, p. 195).

Tributrio de Beozzo, critica o que considera ser a desvinculao entre as dimenses filosficas e histricas no projeto original da AP. Sobre o ps-1964, quando a AP aderiu ao marxismo-leninismo, sua anlise vai ao encontro das formulaes crticas de Luiz Gonzaga Souza Lima e Luiz Alberto Gomes de Souza. Citando-os, reafirma que a AP se tornou uma organizao impaciente e endoidou. No obstante as crticas, seu balano favorvel. Entre 1959 e 1964, os cristos de esquerda, includos os que se enveredaram pela AP, deixaram traos inconfundveis e lanaram as premissas de um processo que assumir propores impressionantes nos anos 70 e 80, quando despontar a Teologia da Libertao e sero esboadas as linhas de um novo partido da classe trabalhadora (SEMERARO, 1994, p. 197). Em resumo:
Foi no incio dos anos 60, de fato, que, pela primeira vez na histria da Igreja brasileira, um grupo de catlicos optava abertamente por uma prtica poltica de esquerda e, movidos pelas razes de sua f, resolvia orientar as suas posies em conflito aberto com o capitalismo e em rota de coliso com o sistema dominante na Igreja e na sociedade. Se suas atitudes, de um lado, geraram uma inquietao e lanaram sementes de renovao na instituio eclesistica, de outro, ao tentar a difcil articulao entre f e poltica, se distanciavam das posies dogmticas dos partidos de esquerda e inauguravam uma nova concepo poltica e social (SEMERARO, 1994, p.197).

CONSIDERAES FINAIS Conquanto fosse uma organizao laica e tivesse, aps o golpe militar, aderido ao marxismo-leninismo, a trajetria da Ao Popular mantinha pontos de interseo com a histria do catolicismo, como salientaram as duas tendncias de interpretao, no que diz respeito ao captulo da esquerda catlica. Traduzindo uma posio conservadora, as anlises de Gallejones e Floridi so convergentes e complementares. Ambos procuram se ancorar nos documentos da
192

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

hierarquia da Igreja e defender a doutrina oficial. H, quando muito, nuanas entre um e outro. Gallejones identifica a tendncia de extrema esquerda no perodo anterior a 1964. Ao afirmar que a AP no era uma organizao de catlicos, submetida hierarquia e orientada pela doutrina social, situa-se nos marcos de uma viso de nova cristandade. Ele exige que a AP, um movimento laico, fosse algo que no queria ser, uma organizao eclesial. Floridi segue essa linha e a radicaliza, pois exige referncias ao Evangelho. Uma nuana sua viso de que o ecletismo da primeira fase penderia para o marxismo. Como escreve dois anos aps Gallejones, pde assistir concluso da transformao ideolgica da AP e a descreve com tintas fatalistas. Diferentemente de autores progressistas, ressalta, no DB, aspectos de aproximao entre a AP e as noes de ditadura do proletariado e a violncia revolucionria. Autores identificados com as transformaes que a Igreja experimentou procuram destacar o carter renovador da esquerda catlica em geral e da Ao Popular em particular. Movimento laico e independente, a AP vista como desdobramento da esquerda catlica. Tanto se beneficia de seu legado quanto mantm incidncia sobre seu curso. Por outro lado, foi um canal pelo qual os cristos puderam influenciar, para alm dos marcos da instituio eclesial, a prxis poltica mais ampla e o iderio socialista. Sobressaem, assim, as crticas ao socialismo real e s formas de alienao geradas em sua experincia. Nos autores que estabelecem essa relao, h sintomtica omisso de certas atenuantes na crtica ditadura do proletariado, explicada como decorrncia do isolamento e das condies em que ocorreram as revolues. De qualquer forma, ambigidades parte, no h dvida de que prevalecem, no Documento base, o aspecto crtico ao socialismo real e o horizonte de renovao do socialismo. Em todos os autores que analisam as vinculaes com a Igreja Popular, prevalece uma viso crtica s transformaes que a AP viveria no ps-1964. Na verdade, para as duas vertentes, o interesse pela histria da AP se encerra quando se faz a opo pelo marxismo-leninismo. Ambas so crticas dessa opo pelo marxismo-leninismo, por razes opostas. Rejeitando toda a experincia, os intelectuais conservadores consideram que esse era o desfecho natural para a incompatvel convivncia de orientaes dspares. Por seu turno, os intelectuais identificados com o catolicismo popular, com ou sem vnculos com a Igreja, interpretam essa definio como o encerramento dos aspectos criativos da prxis da AP. Por isso, procuram na fase original da AP o impulso renovador para a Igreja ou para a esquerda, a despeito de

193

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

ingenuidade ou impreciso de formulao. naquele perodo que procuram a centelha de esperana para avivar as lutas de seu tempo. REFERNCIAS AO POPULAR. Programa bsico. In: REIS FILHO & S, J.F. (orgs). Imagens da revoluo. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1985. AO POPULAR. Audcia nos objetivos e rigor nos mtodos, 1969. AO POPULAR. Documento Base. In: SOUZA LIMA, L.G. Evoluo poltica dos catlicos e da Igreja no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1979. AO POPULAR. Resoluo poltica, 1965. AO POPULAR. Resoluo sobre o debate terico e ideolgico, 1967. ALVES, Mrcio M. A Igreja e a poltica no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1979. ALVES, Marcio M. O Cristo do povo. Rio de Janeiro: Sabi, 1968. BEOZZO, Jos Oscar. Cristos na universidade e na poltica: histria da JUC e da AP. Petrpolis, Vozes, 1984. CARONE, E. Movimento operrio no Brasil (1964-1984). So Paulo: Difel, 1984. CNBB. Diretrizes da Comisso Episcopal da Ao Catlica Brasileira e do Apostolado dos leigos para a JUC nacional. Revista Eclesistica Brasileira. XXI. dez/1961. DIAS, Reginaldo B. A cruz, a foice e o martelo e a estrela: a tradio e renovao da esquerda na experincia da Ao Popular. Tese (doutorado). Unesp, 2004. DIAS, Reginaldo B. A histria da Ao Popular na perspectiva do PC do B. In Dilogos. V. 10, n.1, 2006. www.dialogos.uem.br DIAS, Reginaldo B. A histria da Ao Popular nas memrias de Herbert de Souza. Dilogos, v. 11, n.3, 2007. DIAS, Reginaldo B. Sob o signo da revoluo brasileira: a experincia da Ao Popular no Paran. Maring: Eduem, 2003. FLORIDI U. O radicalismo catlico brasileiro. So Paulo: Hora presente, 1973. GALLEJONES, Eustaquio. S. J. AP: socialismo brasileiro. Rio de Janeiro: Centro de Informao Universitria, 1965. GARCIA, M. A. AP: do cristianismo ao marxismo-leninismo. In: Em tempo, n.82. So Paulo, 20 a 26 set., 1979. GOMES SOUZA, Luiz A. A JUC: os estudantes catlicos e a poltica. Petrpolis: Vozes, 1984. GOMES SOUZA, Luiz A. A poltica e os cristos. In BOFF, C. et alii. Cristos: como fazer poltica. Petrpolis: Vozes, 1987. GORENDER, J. Combate nas trevas. So Paulo: tica, 1987. JUVENTUDE UNIVERSITRIA CATLICA. Algumas diretrizes de um ideal histrico cristo para o povo brasileiro. In: SOUZA LIMA, L.G. Evoluo poltica dos catlicos e da Igreja no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1979. MAINWARING, S. Igreja Catlica e poltica no Brasil - 19l6/1985. So Paulo: Brasiliense, 1989. PORTANTIERO, J.C. O marxismo latino-americano. In. HOBSBAWM, E.J.
194

Revista Brasileira de Histria das Religies Ano I, no. 1 Dossi Identidades Religiosas e Histria.

(org.) Histria do marxismo, V. 11, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. PORTELLI, H. Os socialismos no discurso social catlico. So Paulo: Edies Paulinas, 1990. RIDENTI, M. Ao Popular: cristianismo e marxismo. In: RIDENTI, M. & REIS FILHO, D. A. (orgs). Histria do marxismo no Brasil, V. 5. Campinas, Unicamp, 2002. SEMERARO, G. A primavera dos anos 60: a gerao de Betinho. So Paulo: Loyola, 1994. SIGRIST, Jos Luiz. A JUC no Brasil: a evoluo e impasse de uma ideologia. So Paulo: Cortez; Piracicaba, Unimep, 1982. SOUZA LIMA, Luis Gonzaga. Evoluo poltica dos catlicos e da Igreja no Brasil: hipteses de uma interpretao. Petrpolis: Vozes, 1979. SOUZA, H.J. et alli. Memrias do exlio. So Paulo: Livramento, 1976. SOUZA, H. J. No fio da navalha. Rio de Janeiro: Revan, 1996. WRIGHT, D. J. O coronel tem um segredo: Paulo Wright no est em Cuba. Petrpolis: Vozes, 1993.

RESUMO: Este artigo investiga a forma como a experincia da Ao Popular, organizao de esquerda da dcada de 1960, foi abordada na literatura que analisa a histria do catolicismo. So investigadas duas tendncias de interpretao. A primeira representa as posies conservadoras da Igreja Catlica do perodo de emergncia da AP. A segunda est em sintonia com as mudanas que o catolicismo brasileiro viveria na dcada de 1970, caracterizadas pelo advento da Igreja Popular e da Teologia da Libertao. Palavras-chave: Ao Popular Marxista Leninista, esquerda catlica, Juventude Universitria Catlica, Teologia da Libertao, maosmo.

195

You might also like