You are on page 1of 3

Doenas Sexualmente Transmissveis

Hepatite B As doenas sexualmente transmissveis (DSTs) tambm denominadas venreas, so transmitidas maioritariamente atravs de relaes sexuais, embora tambm por intermdio de objectos que transportam os agentes causadores destas doenas, principalmente atravs de contacto de sangue. Hepatite B A hepatite B, provocada pelo Vrus da Hepatite B (VHB) , foi descoberta em 1965, a mais perigosa das hepatites e uma das principais doenas do mundo, estimando-se que existam 350 milhes de portadores crnicos do vrus . Estes portadores podem desenvolver doenas hepticas graves, como a cirrose e o cancro no fgado, patologias que matam um milho de pessoas por ano em todo o planeta.

Formas de contgio

Os modos principais de transmisso so: As relaes sexuais sem preservativo; A gravidez de uma me infectada para o seu filho; A partilha de agulhas, seringas ou material utilizado na preparao de drogas e que esteja infectado; As tatuagens, "piercings", acupunctura, perfurao das orelhas realizadas com material no esterilizado; A partilha de objectos de uso pessoal: escovas de dentes, lminas de barbear ou outros que possam estar contaminados com sangue. Sintomas

Os primeiros sintomas a surgir so febre, mal-estar, desconforto, dor abdominal, dor nas articulaes e erupes na pele. Mais tarde, pode aparecer ictercia, a urina tornar-se escura e as fezes mais claras do que o habitual. A hepatite crnica pode no apresentar quaisquer sintomas especficos, mas por vezes, provoca alguma debilidade associada a cansao.

Preveno

Como prevenir a hepatite B ? Vacina: Para a preveno da hepatite B existe uma vacina que muito eficaz e que est includa no Plano Nacional de Vacinao para as crianas e jovens; Caso tenha mais de 25/30 anos pea ao seu mdico de familia o rastreio para as hepatites A e B. Caso no tenha anti corpos destas hepatites solicite-lhe a vacina. Se no est vacinado deve: - Usar SEMPRE preservativo; - Usar luvas quando se entra em contacto com sangue ou objectos com sangue; - No partilhar objectos de uso pessoal cortantes ou perfurantes, como lminas de barbear, tesouras ou alicates de unha, escovas de dentes, etc.. Tratamento Tratamento da hepatite B crnica A hepatite B crnica tem tratamento, que em muitos casos, eficaz e impede a evoluo para cirrose e cancro do fgado. Antes do tratamento entretanto necessria uma correcta avaliao de diversos factores que iro determinar a melhor teraputica a seguir. importante que os doentes crnicos mantenham-se sempre actualizados sobre os novos estudos e teraputicas e que tenham um controlo peridico da doena atravs de anlises especficas.

Se suspeita estar contaminado com algum tipo de hepatite, procure sempre um mdico especialista (hepatologista, gastrenterologista ou nfecciologista)

Nmeros

Na maior parte dos pases em desenvolvimento (na frica subsariana, numa grande parte da sia e do Pacfico), os portadores crnicos representam 8% a 10% da populao. Nestas regies, o cancro do fgado causado pela hepatite B est entre as trs primeiras causas de morte por cancro nos homens. A Amaznia e o Sul da Europa oriental e central esto igualmente muito afectadas. No Mdio Oriente e no subcontinente indiano, os portadores crnicos representam cerca de 5% da populao. A infeco menos frequente na Europa ocidental e na a Amrica do Norte, onde os portadores crnicos representam menos de 1% da populao. Em Frana, pas que pode servir de referncia porque dispe de dados estatsticos credveis e actualizados, estima-se que 20.000 novas contaminaes e 1.000 novas infeces crnicas ocorrem cada ano. Estima-se que cerca de 1.000 mortes anuais esto ligadas a uma infeco crnica pelo vrus da hepatite B, em Frana. Em Portugal, infelizmente, no existem dados oficiais.

You might also like