You are on page 1of 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC 14.109/11 1/2


ADMINISTRAO INDIRETA ESTADUAL COMPANHIA DE GUA E ESGOTOS DA PARABA (CAGEPA) CONCORRNCIA SEGUIDA DE CONTRATO AUSNCIA DE FALHAS COM REFLEXOS NEGATIVOS NO PROCEDIMENTO REGULARIDADE RECOMENDAO.

ACRDO AC1 TC 1.701 / 2.013


R RE EL LA AT T R RIIO O
Tratam os presentes autos da anlise da Concorrncia n 04/2011, realizada pela Companhia de gua e Esgotos da Paraba - CAGEPA, objetivando a contratao de empresa para elaborao de estudos de concepo, projetos bsico e executivo de engenharia para ampliao de sistema de esgotamento sanitrio das cidades de Santa Rita, Patos e Cajazeiras (Lote 1) e contratao de empresa para elaborao de estudos de concepo, projetos bsico e executivo de engenharia para ampliao dos sistemas de abastecimento de gua das cidades de Santa Rita, Guarabira, Patos e Cajazeiras (Lote II), no Estado da Paraba, tendo como contratada a Empresa GEOTECHNIQUE CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA, no valor global de R$ 1.774.146,61, conforme Contrato n 144/2011 (fls. 1836/1848). A Unidade Tcnica de Instruo analisou a matria (fls. 1827/1830), tendo concludo pela necessidade de notificao da autoridade competente, haja vista a existncias das seguintes irregularidades: 1. no encaminhamento da homologao do certame; 2. no encaminhamento do contrato; 3. ausente o aviso de publicao do ato convocatrio em Dirio Oficial e em jornal de grande circulao. Citado, o Diretor Presidente da CAGEPA, Senhor DEUSDETE QUEIROGA FILHO, apresentou a defesa de fls. 1832/1848, que a Auditoria analisou e concluiu no ter sido anexada a publicao resumida do edital em jornal de grande circulao (inciso III do art. 21 da Lei 8.666/93), tambm, no foi encaminhada a cpia da publicao resumida do contrato no DOE (pargrafo nico do art. 61 da Lei 8.666/93). Por conseguinte, a Unidade Tcnica considera SANADAS as falhas apontadas no relatrio inicial e opina pelo julgamento regular com ressalva do certame, sugerindo-se a aplicao de multa ao Gestor por desatender ao princpio da publicidade. Solicitada a prvia oitiva ministerial, o ilustre Procurador Marclio Toscano Franca Filho pugnou, aps consideraes, pela: 1. REGULARIDADE COM RESSALVAS do procedimento licitatrio ora analisado e o contrato dele decorrente; 2. APLICAO DE MULTA autoridade ordenadora da despesa, com fulcro nos termos do art. 56, II, da LOTCE- LC 18/93; 3. RECOMENDAO ao gestor da CAGEPA, no sentido de estrita observncia s normas consubstanciadas na Lei de Licitaes e Contratos, com vistas a evitar a repetio das falhas aqui constatadas e, assim, promover o aperfeioamento da gesto. Foram feitas as comunicaes de estilo. o Relatrio.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 14.109/11 2/2

P PR RO OP PO OS ST TA AD DE ED DE EC CIIS S O O
Data venia o entendimento da Auditoria, mas o Relator entende que a documentao apresentada pelo defendente suficiente para sanar as falhas apontadas inicialmente pela Auditoria. Isto posto, prope aos integrantes da Primeira Cmara, no sentido de que: 1. JULGUEM REGULAR a Concorrncia n 04/2011 e o contrato dela decorrente; 2. RECOMENDEM ao gestor da CAGEPA, no sentido de buscar a estrita observncia s normas consubstanciadas na Lei de Licitaes e Contratos, com vistas a evitar a repetio das falhas aqui constatadas e, assim, promover o aperfeioamento da gesto. a Proposta.

D DE EC CIIS S O OD DO OT TR RIIB BU UN NA AL L
Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC 14.109/11; e CONSIDERANDO os fatos narrados no Relatrio; CONSIDERANDO o mais que dos autos consta; ACORDAM os INTEGRANTES da PRIMEIRA CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-Pb), unanimidade de votos, na Sesso desta data, de acordo com a Proposta de Deciso do Relator, em: 1. JULGAR REGULAR a Concorrncia n 04/2011 e o contrato dela decorrente; 2. RECOMENDAR ao gestor da CAGEPA, no sentido de buscar a estrita observncia s normas consubstanciadas na Lei de Licitaes e Contratos, com vistas a evitar a repetio das falhas aqui constatadas e, assim, promover o aperfeioamento da gesto.
Publique-se, intime-se e registre-se. Primeira Cmara - Sala das Sesses do TCE-Pb Plenrio Conselheiro Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 27 de junho de 2.013. ________________________________________ Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente ___________________________________________________ Auditor Substituto de Conselheiro Marcos Antnio da Costa Relator

________________________________________________ Marclio Toscano Franca Filho Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE-PB
mgsr

You might also like