You are on page 1of 89

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS JURDICAS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: TEORIA GERAL DO PROCESSO DOCENTE:

LAPLACE GUEDES

Caderno de Questes Todas as questes do primeiro e segundo exerccio Bibliografia: CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo .28.ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012.

01) Explique a relao existente entre Direito e Sociedade. (Ada, 28, 25) de vital importncia que exista Sociedade para que possa se dar efetivao do Direito. inconcebvel querer estabelecer uma relao entre um nico ser humano isolado numa ilha, como Robinson Cruso, e o Direito. necessria, minimamente a existncia de, ao menos, dois seres humanos para que possa existir um ordenamento jurdico. Sendo assim, numa rpida anlise da obra de Daniel Defoe, s seria cabvel utilizar o termo Direito a parir da chegada do ndio Sexta-Feira. A Sociedade necessita do Direito, e este s ter efetividade se vinculado existncia daquela. 02) Qual a funo exercida pelo Direito diante da Sociedade? (Ada, 28, 25) O Direito possui uma funo essencialmente ordenadora. Busca coordenar os conflitos de interesses que se manifestam na vida social, de modo a organizar a cooperao entre as pessoas.

Destarte, sua tarefa exatamente a de harmonizar as relaes sociais. Busca ensejar a mxima realizao dos valores humanos com o mnimo de sacrifcio e desgaste. 03) Porque o Direito apresentado como uma das formas de controle social? (Ada, 28, 25) O Direito tido como uma das formas de controle social devido a integrar um conjunto de instrumentos de que a sociedade dispe para a superao de conflitos, de tenses que so caractersticas da vida social. 04) Quais os motivos causadores de conflitos entre as pessoas? (Ada, 28, 26) As divergncias sociais podem se dar por dois motivos: a. Aquele que poderia satisfazer a sua pretenso e no a satisfaz, b. O prprio direito probe a satisfao voluntria da pretenso. 05) Discorra sobre a insatisfao como um fator antissocial. (Ada, 28, 26) A insatisfao considerada um fator antissocial, independentemente da existncia ou no do Direito pretendido. A indefinio de situaes entre as partes sempre um motivo de angstia e de tenso, tanto social, como individual. Desta maneira a pendncia de situaes um fator, inegvel, de sofrimento e de infelicidade, e por isso precisa ser superado. 06) Quem pode ser responsvel pela eliminao de um conflito? (Ada, 28, 26) O fim das divergncias pode ser fruto de obra de um, ou de ambos os sujeitos com interesses conflitantes, assim como, tambm pode ser realizada por ato de um terceiro, estranho ao conflito. 07) Explique a auto composio. (Ada, 28, 26) A auto composio ocorre quando apenas um dos sujeitos ou ambas as partes, participantes da situao conflituosa sacrificam os seus interesses. Assim aberto mo de um interesse pessoal em prol da soluo conflituosa.

08) Explique a auto tutela. (Ada, 28, 26) A auto tutela existe quando se imposto o sacrifcio do interesse alheio, sendo por isso tambm conhecida como autodefesa. 09) Explique a conciliao. (Ada, 28, 26) Podem ser definidas como conciliao, as hipteses de: mediao, processo e defesa de terceiro. Um terceiro o responsvel pela eliminao do conflito, a conciliao pode ser estatal ou arbitral. 10) Explique como ocorre, hodiernamente, a soluo de conflitos entre duas pessoas, e se sempre foi assim. (Ada, 28, 26) Hoje, quando se verifica a existncia de conflito entre duas pessoas, o Direito impe que, se se quiser pr fim a essa situao, dever ser chamado o Estado-juiz. O Estado ser o responsvel em dizer qual a vontade do ordenamento jurdico para o caso concreto. Entretanto, nem sempre foi assim, se a sociedade contempornea est no estgio em que se encontra, foi devido a uma lenta e progressiva evoluo estatal. 11. Como era o Estado nas fases primitivas da civilizao dos povos? (Ada, 28, 29) Nessa fase, inexistia um Estado suficientemente forte para superar os mpetos individualistas dos homens e impor o direito acima da vontade dos particulares; no s inexistia um rgo estatal, como no havia sequer leis. Desse modo, cada um s conseguiria o que desejasse, usando da sua fora e na medida dela, conseguiria por si s, a sua pretenso. 12. Sobre a represso aos atos criminosos, qual o regime adotado? Como o Estado reagiu a respeito de tais atos? (Ada, 28, 29) Tal represso se fazia em regime de vingana privada, quando o Estado chamou a si o jus punitionis, ele o exerceu inicialmente mediante seus prprios critrios e decises, sem interposio de rgos ou pessoas imparciais independentes e desinteressadas. A esse regime, chamou-se de autotutela. (autodefesa). 13. Quais so as caractersticas fundamentais da autotutela? (Ada, 28, 29)

As caractersticas fundamentais so: ausncia de juiz distinto das partes e imposio da deciso por uma das partes outra. 14. Alm da autotutela, qual seria outra soluo possvel nos sistemas primitivos? (Ada, 28, 29) A auto composio: uma das partes em conflito, ou ambas, abrem mo do interesse ou de parte dele. 15. Quais as trs formas da auto composio? (Ada, 28, 29) A desistncia, a submisso e a transao. Todas essas solues so parciais, pois dependem da vontade e atividade de uma ou de ambas as partes. 16. Quando os indivduos perceberam os males do seu sistema e preferiram a soluo amigvel de seus conflitos; deixaram essa responsabilidade a qual figura? (Ada, 28, 29) Essa soluo ficou nas mos de rbitros, pessoas em que ambas as partes confiavam. Essa interferncia, em geral, era confiada aos sacerdotes, cuja ligao com as divindades garantiriam solues acertadas de acordo com a vontade dos deuses; ou aos ancios, que conheciam os costumes do grupo social integrado pelos interessados. 17. Em que se pautava a deciso do rbitro? (Ada, 28, 30) Pautava-se pelos padres acolhidos pela convico coletiva, inclusive pelos costumes. Historicamente, surge a figura do juiz antes do legislador. 18. Como o Estado absorveu o poder de ditar as solues para os conflitos? (Ada, 28, 30) medida que o Estado foi se afirmando e conseguindo se impor aos particulares mediante a invaso da sua esfera de liberdade, nasceu, tambm gradativamente, a sua tendncia a absorver o poder de ditar as solues. 19. A respeito do direito romano arcaico, o que nos mostra a histria? (Ada, 28, 30) Mostra-nos que o Estado j participava, na medida da autoridade conseguida perante os indivduos, dessas atividades destinadas a indicar qual o preceito a preponderar no caso concreto de um conflito de interesses.

20. O que foi feito para facilitar a sujeio das partes s decises de terceiro? (Ada, 28, 30) A autoridade pblica comeou a preestabelecer, em forma abstrata, regras destinadas a servir de critrio objetivo e vinculativo para tais decises, afastando assim os temores de julgamentos arbitrrios e subjetivos. (Surge ento o legislador). 21. Partindo da premissa de que no h sociedade sem Direito, qual a funo deste perante quela? (Ada, 28, 31) O Direito tem uma funo ordenadora, estabelecendo regras de convivncia, visando primeiramente prevenir os conflitos sociais e, finalmente, falhando a funo preventiva da ordem jurdica, fazer atuar as regras repressivas, objetivando restaurar a ordem jurdica, recompondo o direito do prejudicado, responsabilizando e punindo o violador da norma e do direito alheio violado. 22. Em que contexto histrico se deu e qual a importncia do surgimento da figura do legislador? (Ada, 28, 31) A figura do legislador surge em meio a um marco histrico fundamental, no ano 450 aC, com a criao da Lei das XII Tbuas. A figura do legislador surge para facilitar a sujeio das partes s decises de terceiro, na medida em que a autoridade pblica comea a preestabelecer, em forma abstrata, regras destinadas a servir de critrio objetivo e vinculativo para tais decises, afastando assim os temores de julgamentos arbitrrios e subjetivos. 23. A evoluo quanto aos mtodos de resoluo de conflitos aconteceu de maneira linear, lmpida e ntida? (Ada, 28, 31) No. A histria das instituies faz-se atravs de marchas e contramarchas, entrecortada frequentemente de retrocessos e estagnaes, de modo que a descrio desta evoluo constitui apenas uma anlise macroscpica da tendncia no sentido de chegar ao Estado todo o poder de dirimir conflitos e pacificar pessoas.

24. Antes do Estado conquistar para si o poder de declarar qual o direito no caso concreto e promover a sua realizao prtica (jurisdio), houve trs fases distintas. Quais foram elas? (Ada, 28, 31)

As fases da autotutela, arbitragem facultativa e arbitragem obrigatria. 25. A fase cognitio extra ordinem completa o ciclo histrico da evoluo da chamada justia privada para a justia pblica. Com isso, o Estado suficientemente fortalecido, impe-se sempre os particulares resultando no surgimento da Jurisdio. Em que consiste essa atividade? (Ada, 28, 31) uma atividade mediante a qual os juzes estatais examinam as pretenses e resolvem os conflitos. O Estado impe-lhes autoritativamente a sua soluo para os conflitos de interesses. Os juzes agem em substituio s partes, que no podem fazer justia com as prprias mos. Sendo assim, a elas, que no podem mais agir, resta a possibilidade de fazer agir, provocando o exerccio da funo jurisdicional. 26. A partir da definio do que Jurisdio, tea uma breve considerao a respeito da importncia do surgimento dessa atividade para a histria do Direito e consolidao do ideal de Justia. (Ada, 28, 32) Sendo a Jurisdio, instrumento por meio do qual os rgos jurisdicionais atuam para pacificar as pessoas conflitantes, eliminando os conflitos e fazendo cumprir o preceito jurdico pertinente a cada caso que lhes apresentado em busca de soluo, podemos constatar a importncia do surgimento dessa atividade na medida em que se afasta a ideia de que o mais esperto, o mais ousado necessariamente ser o vencedor na resoluo dos conflitos, afastando tambm a ideia de vingana com as prprias mos, o que diverge completamente da ideia do que justia, do que justo. Sintetizando em poucas palavras, a importncia do surgimento dessa atividade para o Direito e consolidao da justia pode ser entendida atravs dessa simples expresso, pacificao com a justia. 27. A capacidade que o Estado tem de decidir imperativamente e impor decises consiste na jurisdio, uma das expresses do seu poder, uma funo dentre diversas outras funes estatais. O que distingue a jurisdio das demais funes do Estado (ex: legislao, administrao)? (Ada, 28, 32) O que distingue a jurisdio das demais funes do Estado precisamente, em primeiro plano, a finalidade pacificadora com que o Estado a exerce. A pacificao o objetivo magno da jurisdio, no entanto, so de trs ordens os escopos visados pelo Estado, no exerccio dela: sociais, polticos e jurdico.

28. Dento do contexto da atividade jurisdicional, com que finalidade o Estado instituiu o sistema processual (direito processual)? (Ada, 28, 32) para a consecuo dos objetivos da jurisdio e particularmente daquele relacionado com a pacificao com a justia que o Estado institui o sistema processual, ditando normas a respeito, criando rgos jurisdicionais, fazendo despesas com isso e exercendo atravs deles o seu poder. 29. Qual a diferena entre a arbitragem facultativa e a arbitragem obrigatria? (Ada, 28, 32) A arbitragem classificada pela doutrina em duas espcies: a facultativa e a obrigatria. A primeira aquela escolhida livremente pelas partes; a segunda, a imposta pelo Estado. Enquanto que na arbitragem facultativa as partes escolhem livremente o rbitro, na obrigatria o perito estatal, normalmente um funcionrio designado pelo Estado ou um Tribunal especializado. Todavia, a fora obrigatria decorre da vontade das partes que livremente convencionaram submeter o conflito ao rbitro. 30. Qual o fundamento em que reside a funo estatal pacificadora? (Ada, 28, 32) O fundamento em que reside a funo estatal pacificadora a jurisdio, uma das expresses do poder estatal, caracterizando-se este como a capacidade, que o Estado tem, de decidir imperativamente e impor decises. 31) Depois do perodo arcaico e do clssico, veio outro, chamado cognitio extra ordinem. Caracterize esse perodo. (Ada, 28, 31) O perodo intitulado cognitio extra ordinem teve incio no sc. III d.c., completando o ciclo histrico da evoluo da chamada justia privada para a justia pblica. O estado, j suficientemente fortalecido impe-se sobre os particulares e, prescindindo-se da voluntria submisso destes, impe-lhes autoritariamente a soluo dos conflitos de interesse. 32) Quais so as inovaes trazidas pelo perodo cognitio extra ordinem? (Ada, 28, 31) Esse perodo trouxe como principal inovao a invaso de uma rea que antes no pertencia ao pretor: contrariando a ordem estabelecida, passou este a conhecer ele prprio do mrito do

litgio entre os particulares, proferindo sentena inclusive, ao invs de nomear ou aceitar a nomeao de um rbitro que o fizesse. 33) No que consiste a jurisdio? (Ada, 28, 31) Por jurisdio entende-se atividade mediante a qual os juzes estatais examinam as pretenses e resolvem os conflitos. , portanto, o instrumento por meio do qual os rgos jurisdicionais atuam para pacificar as pessoas conflitantes, eliminando os conflitos e fazendo cumprir o preceito jurdico pertinente a cada caso que lhes apresentado em busca da soluo. 34) Como se exerce a jurisdio? (Ada, 28, 31) A jurisdio se exerce atravs do processo. Pela jurisdio os juzes agem em substituio s partes, que por no poderem mais agir( fazer justia com as prprias mos), usam-se do direito de fazer agir, provocando o exerccio da funo jurisdicional. 35) Antes de o Estado conquistar para si o poder de declarar qual o direito no caso concreto e promover a sua realizao prtica, houve trs fases distintas. Quais so elas? (Ada, 28, 31) As trs fases anteriores a jurisdio so: autotutela, arbitragem facultativa e arbitragem obrigatria. 36) Em que fase surge o processo? (Ada, 28, 32) O processo surge com a arbitragem obrigatria. 37) De que forma representada a autotutela no plano internacional? (Ada, 28, 32) No plano internacional a autotutela representada pela agresso blica, pelas ocupaes, invases, intervenes, ou ainda pelos julgamentos de inimigos por tribunais de adversrios. 38) O que distingue a jurisdio das demais funes do estado? (Ada, 28, 32) O que distingue a jurisdio das demais funes do estado( legislao e administrao), precisamente, em primeiro plano, a finalidade pacificadora que o estado exerce.

39) Quais so os escopos visados pelo Estado no exerccio da jurisdio? (Ada, 28, 32) So de trs ordens os escopos visados pelo Estado no exerccio da jurisdio: sociais, polticos e jurdicos. 40) No que consiste a pacificao? (Ada, 28, 32) A pacificao o escopo magno da jurisdio e, por consequncia, de todo o sistema processual. um escopo social, uma vez que se relaciona com o resultado do exerccio da jurisdio perante a sociedade e sobre a vida gregria dos seus membros e felicidade pessoal de cada um. 41. Para quais finalidades o Estado instituiu o sistema processual? (Ada, 28, 33) O Estado instituiu o sistema processual para a consecuo dos objetivos da jurisdio e particularmente daquele relacionado com a pacificao com justia ditando normas a respeito (direito processual), criando rgos jurisdicionais, fazendo despesas com isso e exercendo atravs deles o seu poder. 42. Marque a alternativa FALSA e justifique-a: (Ada, 28, 33) ( ) Mesmo na ultrapassada filosofia poltica do Estado liberal, extremamente restritiva quanto s funes do Estado, a jurisdio esteve sempre includa como uma responsabilidade estatal. ( ) A pacificao o escopo magno da jurisdio e, por consequncia de todo o sistema processual (uma vez que todo ele pode ser definido como a disciplina jurdica da jurisdio e seu exerccio). ( X ) A autotutela definida como crime somente quando praticada pelo particular (exerccio arbitrrio das prprias razes, art. 345 CP). Justificativa: crime tambm a autotutela praticada pelo prprio Estado (exerccio arbitrrio ou abuso de poder, art. 350 CP). 43. Atualmente h a prevalncia das ideias do Estado social em que ao Estado se reconhece a funo fundamental de promover a plena realizao dos valores humanos, explique as duas facetas desta realidade. (Ada, 28, 33)

De um lado pe em destaque a funo jurisdicional pacificadora com o fator de eliminao dos conflitos que afligem as pessoas e lhe trazem angustia; de outro, para advertir os encarregados do sistema, quanto necessidade de fazer do processo um meio afetivo para a realizao da justia. 44. Quais as solues encontradas pelos procedimentalistas modernos para sanar as dificuldades encontradas no processo civil? (Ada, 28, 33) Tratam-se dos meios alternativos representados particularmente pela conciliao, pela mediao e pelo arbitramento. 45. Liste alguns dos princpios encontrados no processo. (Ada, 28, 33) O processo necessariamente formal, porque as suas formas constituem o modo pelo qual as partes tm a garantia de legalidade e imparcialidade no exerccio da jurisdio (principio da legalidade, devido processo legal: Const., art. 5, inc. LIV), alm disso no processo as partes tem o direito de participar intensamente, pedindo, requerendo, respondendo, impugnando, provando, recorrendo etc. (garantia const. do contraditrio art. 5, inc. LV). 46. Apresente os fatores que tm concorrido para estreitar o canal de acesso justia atravs do processo. (Ada, 28, 34) A durao do processo (que compromete tanto o penal como o civil ou trabalhista), o seu custo que igualmente constitui bice plenitude do cumprimento da funo pacificadora atravs dele. O processo civil tem se mostrado um instrumento caro, seja pela necessidade de antecipar custas ao Estado (os preparos), seja pelos honorrios advocatcios, seja pelo custo s vezes bastante elevado das percias. 47. Elenque as caractersticas das vertentes alternativas de pacificao social. (Ada, 28, 34) a)A ruptura com o formalismo processual (desformalizao); b) gratuidade, e c) a delegalizao. 48. Pormenorize as caractersticas acima enumeradas: (Ada, 28, 34) Desformalizao uma tendncia que quando se trata de dar pronta soluo aos litgios, constituindo fator de celeridade. Dada a preocupao social de levar a justia a todos, tambm

a gratuidade constitui caracterstica marcante dessa tendncia. Os meios informais gratuitos (ou pelo menos baratos) so obviamente mais acessveis a todos e mais cleres, cumprindo melhor a funo pacificadora. A delegalizao caraterizada por amplas margens de liberdade nas solues a cargo dos rgos jurisdicionais estatais (juzos de equidade e no juzos de direito, como no processo jurisdicional). 49. Explique o que a garantia constitucional do contraditrio. (Ada, 28, 34) Este princpio encontra-se no art. 5, inc. LV da Constituio Federal e consiste no direito das partes de participar intensamente no processo, pedindo, requerendo, respondendo, impugnando, provando, recorrendo etc. 50. Como entendido o direito das partes ao dilogo com o juiz? (Ada, 28, 34) entendido como uma continuao ao principio do contraditrio, pois se diz que este inclui tambm o direito das partes ao dilogo com o juiz, sendo este obrigado a participar mais ou menos intensamente do processo, decidindo sobre pedidos e requerimentos das partes, tomando iniciativa da prova em certa medida, fundamentando suas decises (Const., art. 93, inc. IX). 51) Como a delegalizao caracterizada e que tipo de juzo utilizado? (Ada, 28, 35) caracterizada pelas amplas margens de liberdade nas solues a cargo dos rgos jurisdicionais estatais utilizando, pois, o juzo de equidade. 52) Quais so os representantes essenciais dos meios alternativos de pacificao social? (Ada, 28, 35) Conciliao, mediao e arbitramento. 53) Como a Constituio Imperial Brasileira tratava a conciliao? (Ada, 28, 35) Era exigida que fosse tentada a conciliao antes de todo processo como requisito para sua realizao e julgamento da causa. 54) Quantas tentativas de conciliao existem nas reclamaes trabalhistas? Onde isto encontrado no ordenamento jurdico? (Ada, 28, 35)

Duas tentativas. Art. 847 e art. 850 da CLT. 55) Quais atribuies o Cdigo de Processo Civil concede ao juiz se tratando da conciliao? (Ada, 28, 35) O cdigo atribui ao juiz o dever de "tentar a qualquer tempo conciliar as partes"(art.125, inc. IV) e em seu procedimento ordinrio incluiu-se uma audincia preliminar (ou audincia de conciliao), na qual o juiz, tratando-se de causas versando direitos disponveis, tentar a soluo conciliatria antes de definir os pontos controvertidos a serem provados. Tentar a conciliao, ainda, ao incio da audincia de instruo e julgamento (arts. 447-448). A qualquer tempo poder fazer comparecer as partes , inclusive para tentar concili-las (art. 342). 56) Por que a Lei dos Juizados Especiais voltada conciliao como meio de soluo de conflitos? (Ada, 28, 36) Porque possui uma verdadeira fase conciliatria no procedimento que disciplina. Nesta, s se passa instruo e julgamento da causa se, aps toda a tentativa, no tiver sido obtida a conciliao dos litigantes nem a instituio do juzo arbitral. 57) Por que a conciliao vinha sendo considerada inadmissvel em matria penal antes da constituio de 1988? (Ada, 28, 36) Por causa da absoluta indisponibilidade da liberdade corporal e da regra nulla poena sine judicio, de tradicional prevalncia na ordem constitucional brasileira. 58) Quais os dois tipos de conciliao em relao ao processo? (Ada, 28, 36) Endoprocessual e Extraprocessual. 59) Em que aspecto a mediao se assemelha conciliao? (Ada, 28, 36) Os interessados utilizam a intermediao de um terceiro, particular, para chegar a pacificao de seu conflito. 60) Em que aspecto a mediao se diferencia da conciliao? (Ada, 28, 36)

A conciliao busca, sobretudo, o acordo entre as partes , enquanto a mediao objetiva trabalhar o conflito, surgindo o acordo como mera consequncia. O resultado acaba sendo o mesmo, tratando-se de uma diferena de mtodo. 61. O que arbitragem? (Ada, 28, 37) um modo de soluo de conflitos, alm da autotutela e da autocomposio, que exerce uma funo jurisdicional do Estado, embora seja estruturalmente diferente do Judicirio. 62. Cite os elementos essenciais da arbitragem. (Ada, 28, 37) O juzo arbitral delineado no ordenamento brasileiro dessa forma: a) conveno de arbitragem; b) limitao aos litgios relativos a direito patrimoniais disponveis; c) capacidade das partes; d) desnecessidade de homologao judicial da sentena arbitral; e) sentena com os mesmos efeitos do Judicirio; dentre outros. 63. Que tratamento o arbitramento recebe na Lei dos Juizados Especiais? (Ada, 28, 37) O arbitramento recebe tratamento especial quando se fala nos Juizados Especiais. De acordo com o art. 27 da Lei n. 9.099/1995, recomendado ao juiz que s passe a fase de instruo e julgamento se no for obtido xito na conciliao. 64. Como so escolhidos os rbitros nos juizados especiais? (Ada, 28, 37) Os rbitros dos juizados especiais sero escolhidos entre os juzes leigos, tudo conforme art. 24 2 da Lei 9.099/1995: O rbitro ser escolhido dentre os juzes leigos. 65. Quais as circunstncias que no permitida a autotutela, a autocomposio e at mesmo o juzo arbitral? (Ada, 28, 37) A lei no permite a autotutela, a autocomposio, o juzo arbitral e nem mesmo a satisfao voluntria nas pretenses de matria criminal e em algumas situaes regidas pelo direito privado, como por exemplo, a anulao de casamento. 66. Quais as pretenses que obrigatoriamente devem passar pelo controle jurisdicional? (Ada, 28, 38)

Todas as pretenses que se referem a direitos e interesses regidos por normas de extrema indisponibilidade. Geralmente so as normas penais e aquelas no penais, mas indisponveis, como as do direito de famlia. 67. Como surgiu a ideia da pena e da concepo que o Estado tem o direito de punir? (Ada, 28, 38) O Estado ainda embrionrio no percebia que determinados atos, alm do dano particular, prejudicava tambm o prprio Estado. Com essa conscincia adquirida, ele prprio passou a entender tal realidade. Foi a partir da que surgiu a ideia de infrao penal e o Estado passou a titular o direito de punir. 68. Como se chegou proibio da aplicao da pena sem a realizao de um processo? (Ada, 28, 38) A absoluta proibio de qualquer pena sem prvia realizao de um processo deu-se por um processo evolutivo, assim como o reconhecimento da titularidade do poder de punir do Estado. 69. Explique o princpio nulla poena sine judicio. (Ada, 28, 38) O princpio nulla poena sine judicio (no h pena sem processo) visto por dois aspectos: a) proibio de autotutela do Estado, com base no art. 5, LV da CF; b) proibio de autocomposio. 70. Explane acerca do princpio nulla poena sine judicio no que se refere ao seu aspecto histrico. (Ada, 28, 38) O princpio nulla poena sine judicio um princpio recente, historicamente falando. A Histria nos mostra diversos casos onde esse princpio no fora aplicado, como por exemplo, durante a guerra civil espanhola, com os paseos. Portanto, esse princpio passa igualmente por uma evoluo, assim como todo o ordenamento jurdico. 71) No ordenamento vigente no Brasil, a transao (concesses recprocas) possvel em matria penal? (Ada, 27, 39)

Sim, existe previso Constitucional, no Art. 98, inc. I. Onde nos juizados especiais, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos orais e sumarssimos, permitidos nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau.. 72) possvel submeter-se voluntariamente pena, antes mesmo de instaurado o processo? (Ada, 27, 39) Sim, possvel que o autor do fato se submeta a uma penalidade voluntariamente, desde que a pena no seja privativa de liberdade. 73) De que se tratam as medidas despenalizadoras? (Ada, 27, 39) So as medidas penais ou processuais alternativas que procuram evitar a pena de priso. 74) Enumere as possibilidades de medidas despenalizadoras. (Ada, 27, 39) a. Nas infraes de menor potencial ofensivo de iniciativa pblica ou privada condicionada, havendo composio civil, resulta extinta a punibilidade. b. No havendo composio civil ou tratando-se de ao penal pblica incondicionada, a lei prev a aplicao imediata de pena alternativa (restrio de direitos ou multa)., mediante transao penal. c. As leses corporais culposas e leves passam a requerer representao. d. Os crimes cuja pena mnima no seja superior a um ano permitem a suspenso condicional do processo. 75) O que se objetiva com as pretenses trazidas ao processo? (Ada, 27, 39) A pretenso trazida pela parte ao processo clama por uma soluo que faa justia a ambos os participantes do conflito e do processo. 76) O acesso a justia se exaure apenas com a admisso ao processo? (Ada, 27, 39)

No, o acesso a justia no se identifica, pois, com a mera admisso ao processo, ou de ingresso em juzo. Para que haja o efetivo acesso a justia indispensvel que o maior nmero possvel de pessoas seja admitido a demandar e a defender-se adequadamente, sendo tambm condenveis as restries quanto a determinadas causas. 77) O que deve ser observado para preparar uma soluo justa, que elimine os resduos de insatisfao. (Ada, 27, 40) a. Oferece-se a mais ampla admisso de pessoas e causas ao processo. b. Garante-se a todas elas a observncia das regras que consubstanciam o devido processo legal. c. As partes podem participar intensamente da formao do convencimento do juiz que ir julgar a causa. d. As partes podem exigir do juiz efetividade de uma participao em dilogo. 78) Explique o ponto sensvel da admisso do processo. (Ada, 27, 40) preciso eliminar as dificuldades econmicas que impeam ou desanimem as pessoas de litigar ou dificultem o oferecimento de defesa adequada. 79) Em qu a falta de recursos deve influenciar no acesso a justia? (Ada, 27, 40) A falta de recursos no deve ter nenhuma influncia no acesso justia. Devido a isso, a justia no deve ser to cara que o seu custo deixe de guardar proporo com os benefcios pretendidos. 80) possvel litigar para a defesa de interesses supra-individuais? (Ada, 27, 40) A regra pela qual cada s se pode litigar em defesa de seus prprios interesses est sendo mitigada pela Lei n 7.347/85, que permite ao Ministrio Pblico e s associaes pleitear judicialmente em prol de interesses coletivos ou difusos. Um claro exemplo o mandado de segurana coletivo, que autoriza partidos polticos e entidades associativas a defender direitos homogneos de toda uma categoria.

81. O que visam as regras sintetizadas no Princpio da Lealdade? (Ada, 28, 41) Conter os litigantes impor estes uma conduta que possa levar o processo concretizao de seus objetivos. 82. O que tem levado os magistrados a interpretarem com cautela as disposies acerca do Princpio da Lealdade? (Ada, 28, 41) Para evitar srias leses ao Princpio do Contraditrio, outro princpio essencial ao processo. 83. Em que consiste o Princpio da Economia Processual? (Ada, 28, 41) Este se fundamenta na ideia de se obter o mximo resultado na atuao do processo com o mnimo emprego possvel de atividades processuais, princpio este que est claramente ligado ao da Celeridade Processual, pois ambos visam um objetivo comum. 84. Em que se relaciona o Princpio do Aproveitamento dos Atos Processuais com o anterior? (Ada, 28, 41) Este consequente daquele, pois visa uma economia processual atravs do aproveitamento de seus atos, sendo semelhantes em sua essncia com este ltimo se expressando de forma aplicada. 85. Quais so os exemplos da aplicao do Princpio do Aproveitamento dos Atos Processuais? (Ada, 28, 41) No processo civil so encontrados na regra de indiferena na escolha do interdito possessrio adequado (CPC, art. 920), como tambm nas regras processuais sobre nulidades processuais, quando os atos tiverem alcanado sua finalidade e no prejudicarem a defesa (arts. 154, 244, 248). 86. Em que consiste o Princpio do Duplo Grau de Jurisdio? (Ada, 28, 41) o princpio que garante o recurso possibilitando a reviso das causas j julgadas pelo juiz de primeiro grau, garantindo um novo julgamento, por parte dos rgos de segundo grau. 87. Existe relao de dependncia entre a jurisdio inferior e superior? Justifique. (Ada, 28, 42)

No. O juiz, qualquer que seja o grau de jurisdio exercido, tem independncia jurdica em relao s decises dos tribunais de segundo grau, julgando apenas em obedincia ao direito e sua conscincia jurdica. 88. Em que se fundamenta o Princpio do Duplo Grau de Jurisdio? (Ada, 28, 42) Este se fundamenta na possibilidade de a deciso de primeiro grau ser injusta, errnea ou equivocada, se fazendo necessria a permisso de sua reforma em grau de recurso. 89. Quais so os argumentos utilizados pelas correntes doutrinrias contrrias ao Princpio do Duplo Grau de Jurisdio? (Ada, 28, 42) So trs os principais argumentos: a) no s juzes de primeiro grau, mas tambm os da jurisdio superior poderiam cometer erros e injustias no julgamento, por vezes reformando at uma sentena compatvel com o direito e a justia; b) a deciso em grau de recurso intil quando confirma a sentena de primeiro grau, indo de encontro at o princpio da economia processual; c) a deciso que reforma a sentena da jurisdio inferior sempre nociva, pois aponta uma divergncia de interpretao que pode dar margem a dvidas quanto correta aplicao do direito. 90. Qual o principal fundamento para a manuteno do principio supracitado? (Ada, 28, 42) sua natureza poltica, nenhum ato estatal pode ficar imune aos necessrios controles. O Poder Judicirio, principalmente onde seus membros no so escolhidos pelo povo o de menor representatividade se fazendo necessrio, portanto que se exera ao menos o controle interno sobre a legalidade e a justia das decises judicirias. 91. Por que o Estado Moderno pretende ser a providncia do seu povo? (Ada, 28, 43) R: O Estado Moderno anseia ser a providncia do seu povo pelo fato de querer assumir para si determinadas funes essenciais relacionadas vida e ao desenvolvimento da nao e dos indivduos que a compem. 92. Por que a jurisdio sempre esteve includa como responsabilidade estatal? (Ada, 28, 43) R: A jurisdio uma responsabilidade estatal, porque atravs dela o Estado elimina os conflitos existentes na sociedade, preservando os valores humanos da personalidade, assim, a

jurisdio funciona como uma atividade que contribui para o bem-estar social e, como o Estado o maior responsvel por promover esse bem comum, a jurisdio sempre esteve sob a responsabilidade do Estado. 93. Com qual finalidade se reconhece ao Estado a funo de promover a plena realizao dos valores humanos? (Ada, 28, 43) R: A finalidade do Estado ser reconhecido como responsvel pela plena realizao dos valores humanos a de pr em destaque a funo jurisdicional pacificadora como fator de eliminao dos conflitos que assolam as relaes existentes numa sociedade, bem como a de advertir os encarregados do sistema em relao necessidade de fazer do processo um meio eficaz para a realizao da justia. 94. Qual o objetivo-sntese do Estado Contemporneo? (Ada, 28, 43) R: O Estado tem como objetivo-sntese a garantia do bem comum. 95. O que o Estado deve fazer para cumprir com o seu desejo de manter uma ordem social que tenha como base o primado do trabalho e como objetivo o bem estar e a justia sociais? (Ada, 28, 43) R: Para cumprir seu anseio de manter a ordem social, o Estado precisa desenvolver a sua variada atividade em benefcio da populao, intervindo, quando necessrio, na ordem econmica e social para o efetivo bem-estar social. As atividades como a realizao de obras e prestao de servios relacionados com a ordem social e econmica, bem como as providncias de ordem jurdica (exemplo: a jurisdio) so algumas formas de tarefas que o Estado beneficia a populao. 96. Com quais atividades o Estado desempenha a sua funo jurdica? (Ada, 28, 44) R: O Estado desempenha a sua funo jurdica por meio da legislao e da jurisdio. 97. Qual a tarefa do Estado, quando ele desempenha a sua atividade legislativa? (Ada, 28, 44)

R: Ao desempenhar sua atividade legislativa, o Estado estabelece normas que, conforme o pensamento dominante, devem reger as diversas relaes, evidenciando o que lcito e o que ilcito. 98. Quais so as caractersticas das normas que devem reger as relaes scias? (Ada, 28, 44) R: As normas que devem reger a sociedade apresentam as seguintes caractersticas: normas de carter genrico e abstrato, ou seja, sem destinao pessoal e a nenhuma situao concreta; normas que servem de paradigma de conduta (desejada ou reprovada), acompanhado dos efeitos decorridos devido a acontecimentos de fatos que se adaptem s previses. 99. Qual a tarefa do Estado, quando ele desempenha a sua atividade de jurisdio? (Ada, 28, 44) R: Quando o Estado exerce a atividade de jurisdio, ele busca a concretizao das normas que estabeleceu, nos casos de conflito entre pessoas, declarando qual o preceito pertinente ao caso concreto e desenvolvendo medidas para que esse preceito seja, realmente, efetivado. 100. Qual a principal finalidade da jurisdio? (Ada, 28, 44) R: A jurisdio tem como finalidade primordial assegurar a prevalncia do direito positivo do pas. 101. Para a teoria dualista do ordenamento jurdico, defendida por Chiovenda, qual a relao existente entre o direito material e o direito processual? (Ada, 28, 45) Para essa teoria, o ordenamento jurdico cinde-se nitidamente em direito material e direito processual. 102. Sobre a teoria dualista do ordenamento jurdico, defendida por Chiovenda, qual seria o papel do direito material e do direito processual, respectivamente? (Ada, 28, 45) O direito material dita as regras abstratas e estas tornam-se concretas no exato momento em que ocorre o fato enquadrado em suas previses, automaticamente, sem qualquer participao do juiz. O direito processual visa apenas atuao, ou realizao prtica, da vontade do direito.

103. Para a teoria unitria do ordenamento jurdico, defendida por Carnelutti, qual a relao existente entre o direito material e o direito processual? (Ada, 28, 45) A ciso entre o direito material e o direito processual no seria to ntida, e o processo serviria, muitas vezes, para a complementao dos comandos da lei. 104. Sobre a teoria unitria do ordenamento jurdico, defendida por Carnelutti, que funo teria o processo? (Ada, 28, 45) O processo teria o escopo de compor a lide, ou seja, de editar a regra que soluciona o conflito trazido a julgamento. 105. Quando nasce a patologia do direito, o que faz com que o Estado exera soberanamente a jurisdio por meio do processo? (Ada, 28, 45) Nasce a partir da dvida em torno da existncia ou significado do preceito concreto, ou pela insatisfao de uma pretenso fundada neste. 106. Em que consiste o processo? (Ada, 28, 46) Consiste na soma de atividades em cooperao e soma de poderes, faculdades, deveres, nus e sujeies que impulsionam a atividade jurisdicional. 107. Em que consiste o direito processual? (Ada, 28, 46) Consiste no complexo de normas e princpios que regem o exerccio conjugado da jurisdio pelo Estado-juiz, da ao pelo demandante e da defesa pelo demandado. 108. Em que consiste o Direito material? (Ada, 28, 46) Consiste no corpo de normas que disciplinam as relaes jurdicas referentes a bens e utilidades da vida. 109. Qual seria a principal diferena entre o direito material e o direito processual? (Ada, 28, 46)

O primeiro diz respeito ao bem da vida que objeto do interesse primrio das pessoas; o segundo cuida das relaes dos sujeitos processuais, da posio de cada um deles no processo, da forma de se proceder aos atos deste. 110. Em que reside o objeto do direito processual? (Ada, 28, 46) Reside essencialmente nos seguintes institutos bsicos: jurisdio, ao, exceo e processo. 111- A funo jurdica do Estado : (Ada, 28, 47) a) Realizao de obras b) Prestao de servios relacionados com a ordem scio - econmica c) Providncias de ordem jurdica destinadas a disciplinar a cooperao entre os indivduos e dirimir os conflitos entre as pessoas d) Todas as alternativas acima 112- No desempenho de sua funo jurdica o Estado regula as relaes intersubjetivas atravs de duas ordens de atividades distintas, mas relacionadas. Quais so essas atividades? (Ada, 28, 47) I- Legislao, que estabelece normas que devem reger as vrias relaes, dizendo o que lcito ou no. II- Jurisdio, o Estado busca realizao prtica daquelas normas em caso de conflitos entre pessoas III- Longa manus da legislao, assegurar a prevalncia do direito positivo a) Todas alternativas esto corretas b) Somente I est correta c) Apenas I e II esto corretas d) Somente III est correta

113- Diz-se que as pessoas a quem se dirigem em concreto os preceitos do direito objetivo esto interligadas por: (Ada, 28, 47) a) Um nexo b) Uma relao jurdica c) Obrigaes d) Deveres 114- Marque a alternativa INCORRETA. Atravs da relao jurdica regulam-se: (Ada, 28, 47) a) Apenas os conflitos de interesses entre pessoas b) Cooperao que as pessoas devem desenvolver em benefcio de determinado objetivo comum c) Nexo entre credor e devedor d) Interligao entre membros de uma sociedade annima ou os cnjuges na constncia do matrimnio 115- Quando ocorre, na experincia concreta, um fato que se enquadre na previso de determinada norma, reproduzindo-lhe a hiptese como a cpia reproduz o modelo, o preceito abstrato contido nela gera um preceito concreto, o qual disciplinar ento as relaes entre as pessoas envolvidas? Essa assertiva est: (Ada, 28, 47) * Correta * Errada 116- Para Chiovenda e outros, o ordenamento jurdico cinde-se nitidamente em direito material e direito processual(teoria dualista do ordenamento). Qual das alternativas NO aponta caractersticas deste: (Ada, 28, 48)

a) O segundo(Dir. processual) dita regras abstratas e essas se tornam concretas no exato momento em que ocorre o fato b) O direito material dita regras abstratas e essas se tornam concretas no momento do fato, enquadrado em suas previses sem participao do juiz. c) O processo visa apenas atuao( realizao da prtica) da vontade do direito d) Nenhuma das alternativas esto corretas 117- Sobre o processo: (Ada, 28, 48) a) Visa apenas atuao da vontade do direito b) No contribui para a formao das normas concretas c) O direito subjetivo e a obrigao preexistem a ele d) Todas as alternativas acima esto corretas 118- Para Carnelutti: (Ada, 28, 48) a) O direito objetivo tem condies para disciplinar sempre todos os conflitos de interesses b) O processo, muitas vezes, no necessrio para a complementao dos comandos da lei. c) O comando contido na lei est completo d) O comando contido na lei incompleto, como se fosse um arco que a sentena completa, transformando-o em crculo. 119- Marque V ou F para as questes abaixo: (Ada, 28, 48) (F) O processo participa, apenas, da criao de direitos subjetivos (V) O processo participa da criao de direitos subjetivos e obrigaes (V) Tais direitos subjetivos e obrigaes s nascem efetivamente quando h uma sentena

(V) O processo tem o escopo/finalidade de compor a lide (ou seja, editar a regra que soluciona o conflito trazido a julgamento). 120- Na grande maioria dos casos no penais, os preceitos cumprem-se: (Ada, 28, 48) a) Pela vontade forada das pessoas s quais se dirigem b) Com interferncia dos rgos da jurisdio c) Pelo Estado d) Pela vontade livre das pessoas, satisfazendo direitos, cumprindo-se obrigaes, extinguindo relaes pessoais, sem necessidade de um processo. 121) A histria do Direito Processual inclui trs fases metodolgicas fundamentais. Marque a alternativa que apresenta corretamente a sequencia cronolgica em que tais fases surgiram: (Ada, 27, 49) a) autonomista, sincretismo, instrumentalista. b) instrumentalista, autonomista, sincretismo. c) sincretismo, autonomista, instrumentalista. d) autonomista, instrumentalista, sincretismo. 122) Trs fases metodolgicas fundamentais trilham a histria do Direito Processual. Cite-as. (Ada, 27, 49) A primeira fase foi a do sincretismo, a segunda fase foi a autonomista, ou conceitual, e a terceira , ainda em andamento, a fase instrumentalista. 123) A doutrina aponta uma falha segunda fase (autonomista ou conceitual) da histria do Direito Processual. Que falha seria essa? (Ada, 27, 49) a) estabelecimento da autonomia da cincia processual. b) inexistncia de uma postura crtica.

c) preocupao sobre a natureza jurdica da ao d) preocupao sobre a natureza jurdica do processo. 124) Os doutrinadores detectam a inexistncia de uma postura crtica na segunda fase do Direito Processual. Aponte as razes que levaram os doutrinadores a pensar desta forma. (Ada, 27, 49) O sistema processual era estudado mediante uma viso puramente introspectiva e o processo visto costumeiramente como mero instrumento tcnico predisposto realizao da ordem jurdica material, sem o reconhecimento de suas conotaes deontolgicas e sem a anlise dos seus resultados na vida das pessoas ou preocupao pela justia que ele fosse capaz de fazer. 125) A fase instrumentalista eminentemente conhecida como uma fase: (Ada, 27, 50) a) tcnica. b) crtica. c) adjetiva. d) NDA. 126) Quanto fase instrumentalista, no podemos afirmar que: (Ada, 27, 50) a) desloca-se o ponto de vista e passa-se a ver o processo de um ngulo interno. b) o sistema continua falho na sua misso de produzir justia entre os membros da sociedade. c) no h necessidade de levar em conta o modo como os seus resultados chegam populao destinatria do servio processual. d) NDA. 127) Afirma-se que, no decorrer da terceira fase ainda em andamento, apareceram trs ondas renovatrias. Quais foram elas? (Ada, 27, 50) A primeira consiste nos estudos para a melhoria da assistncia judiciria aos necessitados; a segunda voltada tutela dos interesses supra-individuais, especialmente no tocante aos

consumidores e rigidez ambiental; e a terceira traduzida em mltiplas tentativas com vistas obteno de fins diversos ligados ao modo-de-ser do processo. 128) Ainda em relao fase instrumentalista, marque a alternativa correta: (Ada, 27, 50) a) houve clima metodolgico para o desenvolvimento de uma teoria geral do processo. b) est perto de exaurir o seu potencial reformista. c) no possibilitou a localizao dos pontos sensveis do sistema. d) NDA. 129) Mediante a terceira fase do Direito Processual, ainda em andamento, constata-se o progresso no plano prtico, especialmente mediante a legislao brasileira sobre pequenas causas, ao civil pblica, assistncia jurdica aos necessitados, etc., alm dos progressos no tocante atuao dos juzes e tribunais. Como estes tm atuado? (Ada, 27, 50) Os juzes e tribunais gradativamente mostram-se conscientizados dos valores humanos contidos nas garantias constitucionais do contraditrio e do devido processo legal alm da necessidade de tratar o processo, sempre, como autntico meio de acesso ordem jurdica justa. 130) Como pode-se afirmar, a fase instrumentalista est longe de exaurir o seu potencial reformista. Marque a alternativa cujo enunciado no retrata os objetivos propostos pela fase supracitada: (Ada, 27, 50) a) relativa superao das posturas individuais dominantes. b) proliferao dos meios de proteo a direitos supra-individuais. c) processo sem bices econmicos e sociais ao pleno acesso justia. d) conscincia de que o processo mero instrumento tcnico a servio da ordem jurdica. 131) O que significa o princpio da instrumentalidade das formas? (Ada, 28, 51)

De acordo com esse princpio as exigncias formais do processo s merecem ser cumpridas risca, sob pena de invalidade dos atos, na medida em que isso seja indispensvel para a consecuo dos objetivos desejados. 132) Assinale a alternativa que contem a primeira fase metodolgica da histria do direito processual. (Ada, 28, 51) a) sincretismo b) autonomista c) instrumentalista d) conceitual e) nda 133) Manifesta-se como uma projeo do aspecto negativo da instrumentalidade do processo, e segundo ele as exigncias formais do processo s merecem ser cumpridas risca, sob pena de invalidade dos atos, na medida em que isso seja indispensvel para a consecuo dos objetivos desejados. (Ada, 28, 51) O texto acima refere-se a um princpio do direito processual. Assinale a alternativa que contm este princpio. a) celeridade processual b) inrcia c) instrumentalidade das formas d) lealdade processual e) oralidade 134) Como era entendida a ao durante o perodo do sincretismo? (Ada, 28, 51) A ao era entendida como sendo o prprio direito subjetivo material que, uma vez lesado, adquiria foras para obter em juzo a reparao da leso sofrida.

135) Foi Durante esse perodo que tiveram lugar grandes teorias processuais, especialmente sobre a natureza jurdica da ao e do processo, as condies daquela e os pressupostos processuais, erigindo-se definitivamente uma cincia processual. (Ada, 28, 51) Esse perodo o: a) instrumentalista b) autonomista ou conceitual c) sincretismo d) nda 136) Assinale a alternativa que corresponde ao perodo de sincretismo: (Ada, 28, 51) a) esse perodo marcado pelas grandes construes cientficas do direito processual. b) nessa fase no se tinha noo do direito processual como ramo autnomo do direito, e muito menos, elementos para sua autonomia cientfica. c) durante esse perodo tiveram lugar grandes teorias processuais. d) durante esse perodo buscou-se examinar o processo a partir de seus resultados prticos. e) nesse perodo o sistema processual era estudado mediante uma viso puramente introspectiva. 137) Quais so as fases metodolgicas da histria do direito processual? (Ada, 28, 52) As trs fases metodolgicas do direito processual so o perodo de sincretismo, a fase autonomista ou conceitual e a instrumentalista. 138) Descreva as ondas renovatrias que tiveram lugar durante o perodo instrumentalista. (Ada, 28, 52) A primeira consiste nos estudos para melhoria da assistncia jurdica aos necessitados, a segunda voltada tutela dos interesses supraindividuais, especialmente no tocante aos consumidores e higiene ambiental(interesses coletivos e interesses difusos) e a terceira

traduzida em mltiplas tentativas com vistas obteno de fins diversos, ligados ao modo de ser do processo. 139) Como se caracteriza o perodo do sincretismo? (Ada, 28, 52) Nesse perodo no se tinha conscincia da autonomia da relao jurdica processual em face da relao jurdica de natureza substancial eventualmente ligando os sujeitos do processo, nem se tinha noo do prprio direito processual como ramo autnomo do direito e, muito menos, elementos para a sua autonomia cientfica. 140) como se caracteriza o perodo do instrumentalismo? (Ada, 28, 52) Nessa fase procura-se deslocar o ponto de vista e passar a ver o processo a partir de um ngulo externo, isto , examin-lo nos seus resultados prticos, sendo, portanto, um perodo eminentemente crtico. 141. Descreva como podemos classificar o Direito Processual no campo do Direito. (Ada, 25, 53) O Direito processual classifica-se como uma disciplina autnoma dentro do direito pblico. 142. Qual o objetivo de Direito Processual? (Ada, 25, 53) Administrar a atividade jurisdicional do Estado. 143. Qual ramo do Direito mais ligado ao Direito Processual? (Ada, 25, 53) Assim como os demais ramos do direito o Direito Constitucional, as normas processuais so intimamente ligadas ao Direito Constitucional. 144. Como o Direito Constitucional serve de base para o Direito Processual? (Ada, 25, 53) Na medida em que cria o poder judicirio, bem como seus rgos, assegura as garantias da magistratura, cria os princpios. 145. Como o Direito Processual demonstra sua ligao com o Direito Constitucional? (Ada, 25, 53)

Na medida em que utiliza as normas contidas na Carta Magna, para garantir os remdios jurdicos para o bom funcionamento da atividade jurdica com o objetivo de diminuir os conflitos interindividuais. 146. Qual a relao do Direito Processual com o Direito Administrativo. (Ada, 25, 54) A relao estabelecida porque de um lado est o Estado com seus rgos, agncias e entidades, e do outro lado esto as normas do Direito Administrativo. 147. Qual a relao do Direito Processual com o Direito Penal? (Ada, 25, 54) uma relao instrumental, pois no podemos pensar o Direito Penal sem o Direito Processual Penal, cabe a este segundo julgar se h crime ou no na conduta de um individuo. 148. Descreva o Direito Processual no sistema jurdico brasileiro. (Ada, 25, 54) um ramo do Direito tido como poder estatal uno, como sistema de princpios e normas para o exerccio da jurisdio. 149. Diga por que podemos dizer que o Direito Processual Civil uno e como se liga nesse conceito como o Direito Processual Penal. (Ada, 25, 54) A prpria Constituio Federal nos seus artigos 22 inc. I e 24 inc. XI descrimina a competncia legislativa da Unio e dos Estados (concorrente), referindo-se ao direito processual como um todo, que abrange o direito processual civil e o direito processual penal. 150. Podemos dizer que possvel elaborar cientificamente uma teoria geral do processo, explique por que. (Ada, 25, 54) Sim, pois os principais conceitos referentes ao direito processual, como jurisdio, ao, defesa e processo, so comuns aos ramos distintos como processual penal e processual civil, alm disso, podemos citar nas noes de coisa julgada, recurso, precluso, competncia, bem como nos princpios do contraditrio, do juiz natural, do duplo grau de jurisdio, que so concorrentes em igual medida em ambos os campos do direito processual. 151 ) Assinale a alternativa INCORRETA: (Ada, 28, 53) a) A histria do direito processual inclui trs fases metodolgicas fundamentais.

b) Bem como a terceira fase (instrumentalista) a segunda fase (conceitual) tambm foi marcada pela postura crtica. c) A segunda fase foi a autonomista, ou conceitual, marcada pelas grandes construes cientficas do direito processual. d) A fase instrumentalista, ora em curso, marcada pela criticidade. e) At meados do sculo passado, o processo era considerado simples meio de exerccio dos direitos, est a primeira fase. 152 ) Nesse perodo no se tinha conscincia da autonomia da relao jurdica processual em face da relao jurdica de natureza substancial eventualmente ligando os sujeitos do processo, nem se tinha noo do prprio direito processual como ramo autnomo do direito e, muito menos, elementos para a sua autonomia cientfica. (Ada, 28, 53) A qual fase metodolgica do direito processual o texto se refere? a) sincretismo; b) autonomista; c) conceitual; d) instrumentalista; e) nda. 153 ) Marque a alternativa que NO apresenta um exemplo de progresso no plano prtico alcanado a partir do potencial reformista da terceira fase metodolgica fundamental do direito processual. (Ada, 28, 53) a) Ao civil pblica; b) O cdigo de defesa do consumidor; c) Garantias constitucionais do mandado de segurana coletivo; d) Assistncia jurdica aos necessitados;

e) nda. 154 ) Assinale a alternativa verdadeira em relao as conquistas da doutrina processual contempornea. (Ada, 28, 53) a) O reconhecimento das conotaes ideolgicas do processo; b) A mudana de mentalidade em relao ao processo; c) A efetividade do processo como meio de acesso a justia. d) Reformas legislativas; e) Todas as alternativas esto corretas. 155 ) Marque V ou F: (Ada, 28, 53) ( V ) A terceira fase est longe de exaurir o seu potencial reformista. Durante ela j foi possvel tomar conscincia do relevantssimo papel deontolgico do sistema processual e de sua completa misso perante a sociedade e o Estado. ( V ) indispensvel a conscincia de que processo no mero instrumento tcnico a servio da ordem jurdica, mas, acima disso, um poderoso instrumento tico destinado a servir sociedade e ao Estado. ( F ) A efetividade do processo como meio de acesso a justia algo que depende muito mais das reformas legislativas do que da postura mental dos operadores do sistema (juzes, advogados, promotores de justia). 156 ) Se temos hoje uma vida societria de massas, com tendncia a um direito de massa, preciso ter tambm: (Ada, 28, 54) a) Um processo de massa; b) Um processo sem bices econmicos e sociais; c) Um processo gil e funcionalmente coerente; d) As alternativas acima esto corretas e se complementam;

e) Somente a alternativa A. 157 ) A respeito da primeira fase metodolgica do direito processual, marque a alternativa INCORRETA: (Ada, 28, 54) a) O sistema processual era estudado mediante uma viso puramente introspectiva, no exame de seus institutos, de suas categorias e seus conceitos fundamentais; b) A ao era entendida com sendo o prprio direito subjetivo material; c) No se tinha noo do prprio direito processual como ramo autnomo do direito e, muito menos, elementos para a sua autonomia cientfica. d)No se tinha conscincia da autonomia da relao jurdica processual em face da relao jurdica de natureza substancial eventualmente ligando os sujeitos do processo. e) o processo era considerado simples meio de exerccio dos direitos. 158) Considere V ou F: (Ada, 28, 54) ( V ) A fase instrumentalista no ter desempenhado o relevante papel que se prope para o aprimoramento do servio de pacificao social, enquanto no tiver cumprido razoavelmente os propsitos expressos nas trs ondas renovatrias desenvolvidas em sede doutrinria. ( V ) Foi o longo perodo de sincretismo, que prevaleceu das origens at quando os alemes comearam a especular a natureza jurdica da ao no tempo moderno acerca da prpria natureza jurdica do processo. ( V ) O direito processual constitucional abriu caminho, em primeiro lugar, para alargamento dos conceitos e estruturas e superamento do confinamento de cada um dos ramos do direito processual. 159 ) Nessa fase procura-se deslocar o ponto de vista e passar a ver o processo a partir de um ngulo externo, isto , examin-lo nos seus resultados prticos, sendo, portanto, um perodo eminentemente crtico. (Ada, 28, 54) A qual fase metodolgica do direito processual o texto se refere?

a) sincretismo; b) autonomista; c) conceitual; d) instrumentalista; e) nda. 160 ) No decorrer da fase instrumentalista, ainda em andamento, tiveram lugar algumas ondas renovatrias, assinale a alternativa que no faz parte dessas ondas. (Ada, 28, 54) a) Uma consistente nos estudos para a melhoria da assistncia judiciria aos necessitados. b) Uma viso introspectiva, no exame de seus institutos, de suas categorias e seus conceitos fundamentais. c) Uma voltada a tutela dos interesses supraindividuais, especialmente no tocante aos consumidores e higidez ambiental. d) Uma traduzida em mltiplas tentativas com vistas a obteno de fins diversos, ligados ao modo de ser do processo. e) Todas as alternativas esto corretas. 161. Levando em considerao a natureza da pretenso sobre a qual incide um processo judicial, como diferenciar a incidncia de um processo penal para um processo civil? (Ada, 22, 55) Processo penal aquele que apresenta, em um dos seus polos contrastantes, uma pretenso punitiva do Estado. Por outro lado, um processo civil quando no penal, alm de ser aquele por meio do qual se resolvem conflitos regulados no s pelo direito privado, como tambm pelo direito constitucional, administrativo, tributrio, trabalhista, etc. 162. Qual a importncia dos princpios gerais do Processo para o estudo da cincia jurdica? (Ada, 22, 55)

Os princpios gerais do processo do forma e carter aos sistemas processuais, que so a marca dos ordenamentos jurdicos de todo o mundo. Alguns desses princpios bsicos so comuns a todos os sistemas, outros so peculiares a alguns ordenamentos. Porm, todos esses princpios servem para dotar o sistema processual de unidade, servindo-lhe de sustentculos legitimadores, que trazem tambm serssimas conotaes ticas, sociais e polticas. 163. Segundo pensamento jusfilosfico bastante adotado no Direito atual, a experincia jurdica pode ser estudada sobre trs diferentes aspectos. Quais so eles? (Ada, 22, 55) A experincia jurdica pode ser estudada por trs ngulos distintos: norma, valor e fato. 164. Em que consiste a epistemologia da cincia jurdica? (Ada, 22, 55) Quando se estuda a cincia jurdica pelo ngulo da norma, tem-se a epistemologia, ou seja, a cincia do direito positivo. 165. Marque a alternativa correta: (Ada, 22, 55) a) A dogmtica jurdica estuda o Direito como ordem normativa b) O estudo dos valores ticos do Direito pertencem a epistemologia c) O direito como fato social objeto de estudo da dogmtica jurdica d) Nda. 166. Diferencie a deontologia e culturologia jurdicas. (Ada, 22, 56) Os valores morais e ticos do Direito configuram-se objetos de estudo da deontologia jurdica. J a culturologia encarrega-se do estudo dos fatos sociais que demandam a experincia jurdica. 167. No estudo do Direito como fato, valor e norma, em qual dessas esferas encontram-se os princpios do direito processual? (Ada, 22, 56) No h uma definio clara de localizao dos princpios entre esses diferentes aspectos do estudo do Direito, porm, alguns dos princpios gerais do direito processual colocam-se entre

a epistemologia e a deontologia, entre a norma e o seu valor tico demandado e almejado, no limiar de ambos. 168. Quais os objetivos dos chamados princpios informativos do processo? (Ada, 22, 56) Os princpios informativos do processo so regras, criadas pela doutrina, que aspiram uma melhoria no aparelhamento processual, de modo a dot-lo de maior eficincia e eficcia. 169. Quais so os quatro princpios informativos do processo? (Ada, 22, 56) Segundo consenso doutrinrio, temos o princpio lgico, o princpio jurdico, o princpio poltico e o princpio econmico. 170. Em que consiste o princpio lgico do processo? (Ada, 22, 56) Segundo o princpio lgico do processo, devem ser selecionados os meios mais eficazes e rpidos de procurar e descobrir a verdade e de evitar o erro. Visa economia processual e uma maior possibilidade de acertos nas decises a serem tomadas. 171) Qual a relao entre o direito processual e o direito penal? (Ada, 28, 57) O direito penal estabelece a tutela penal do processo. 172) Julgue a afirmativa: "Como una a jurisdio, expresso do poder estatal igualmente uno, uno tambm o direito processual, como sistema de princpios e normas para o exerccio da jurisdio." (Ada, 28, 57) - Certo. - Errado. 173) O direito processual como um todo decorre de qu? (Ada, 28, 57) Dos grandes princpios e garantias constitucionais pertinentes. 174) A que corresponde a grande bifurcao existente entre o processo civil e o penal? (Ada, 28, 57)

Corresponde apenas a exigncias pragmticas relacionadas com o tipo de normas jurdicosubstanciais a atuar. 175) possvel uma regulamentao unitria do direito processual civil e penal? Se sim, cite dois exemplos. (Ada, 28, 57) Sim. Cdigo Processual Sueco de 1942 e o Cdigo do Panam. 176) A Constituio Federal se refere ao direito processual de forma unitria ou especfica? Em quais artigos? (Ada, 28, 57) Unitria. Arts. 22, inc. I e 24, inc. XI. 177) Cite alguns conceitos atinentes ao direito processual que sejam comuns aos dois ramos. (Ada, 28, 57) Jurisdio, ao, defesa e processo. 178)Cite algumas noes do direito processual comum aos dois campos. (Ada, 28, 57) Coisa julgada, recurso, precluso, competncia, princpio do contraditrio, do juiz natural, do duplo grau de jurisdio. 179) A unidade funcional do processo revela-se em qu? Explique. (Ada, 28, 57) Na recproca interferncia entre jurisdio civil e jurisdio penal, decorrente de um lado, da aplicao do princpio da economia processual (repelir a duplicao de atividades para atingir um nico objetivo) - e, de outro, da ideia de que h convenincia em evitar decises judiciais contraditrias sobre o mesmo fato. 180) Quais as caractersticas que diferenciam o processo penal do civil? (Ada, 28, 58) O processo penal aquele que apresenta, em um dos seus polos contrastantes, uma pretenso punitiva do Estado. J o processo civil o que no penal e por meio do qual se resolvem conflitos regulados no s pelo direito privado, como tambm pelo direito constitucional, administrativo, tributrio e etc.

181. Atravs de uma operao de sntese crtica, a cincia processual moderna fixou os preceitos fundamentais. Qual a funo desses preceitos? (Ada, 28, 59) Os preceitos fundamentais do forma e carter aos sistemas processuais. Alguns desses princpios bsicos so comuns a todos os sistemas; outros vigem somente em determinados ordenamentos Assim, cada sistema processual se calca em alguns princpios que se estendem a todos os ordenamentos e em outros que lhe so prprios e especficos. do exame dos princpios gerais que informam cada sistema que resultar qualifica-lo naquilo que tem de particular e de comum com os demais, do presente e do passado. 182. A experincia jurdica, segundo conhecidssimo pensamento jurisfilosfico, pode ser estudada por trs aspectos. Quais so eles? (Ada, 28, 59) A experincia jurdica pode ser estuda atravs do fato, do valor e da norma. 183. O que a estemologia? (Ada, 28, 59) a cincia do direito positivo, que pertence a dogmtica jurdica e constri-se sob o ngulo da forma da experincia jurdica. 184. O que a dogmtica jurdica estuda? (Ada, 28, 59) A dogmtica jurdica estuda o direito como ordem normativa. 185. Qual o objeto de estudo da deontologia jurdica? (Ada, 28, 59) Os valores ticos do direito so o objeto da deontologia jurdica. 186. O que estuda a culturologia? (Ada, 28, 59) A culturologia estuda o fato no mbito da experincia jurdica. 187. Quais so os princpios informativos do processo? (Ada, 28, 60) a)O princpio lgico, o qual consiste na seleo dos meios mais eficazes e rpidos de procurar e descobrir a verdade e de evitar o erro. b) O princpio jurdico, o qual garante a igualdade no processo e justia na deciso.

c) O princpio poltico, o qual procura estabelecer o mximo de garantia social, com o mnimo de sacrifcio individual da liberdade. d)O princpio econmico, o qual garante o processo acessvel a todos, com vista ao seu custo e sua durao. 188. Como a doutrina moderna classifica os princpios processuais? (Ada, 28, 60) Surge na doutrina moderna (especialmente entre dos portugueses - v. Gomes Canotilho e Jorge de Miranda) a proposta de classificar os princpios em: a) estruturantes, assim considerados aqueles consistentes nas ideias diretivas bsicas do processo, de ndole constitucional (juiz natural, imparcialidade, igualdade, contraditrio, publicidade, processo em tempo razovel etc); b) fundamentais, que seriam aqueles mesmos princpios, quando especificados e aplicados pelos estatutos processuais, em suas particularidades; c) instrumentais, os que servem como garantia do atingimento dos princpios fundamentais, como so o princpio da demanda, o do impulso oficial, o da oralidade, o da persuaso racional do juiz etc. 189. Marque alternativa correta: (Ada, 28, 60) a) Alguns princpios gerais tm aplicao diversa no campo do processo civil e do processo penal, apresentando, s vezes, feies ambivalentes. b) Vige no sistema processual penal a regra da disponibilidade. c) Na maioria dos ordenamentos processuais civis impera a indisponibilidade. 190. O estudo comparado das tendncias evolutivas do processo tem apontado uma orientao comum que inspira todos os ordenamentos do mundo ocidental. Em que consiste essa orientao? (Ada, 28, 60) O estudo comparado das tendncias evolutivas do processo tem mostrado uma tendncia centrpeta de unificao que parece ser o reflexo daquelas normas ideais, a imprimirem uma

comum ideologia mesmo a sistemas processuais de diferente matriz. (os pases do common law e os ligados tradio jurdica romano-germnica) 191. Explique o princpio do contraditrio. (Ada, 28, 61) O Princpio do Contraditrio e da Ampla Defesa assegurado pelo artigo 5, inciso LV da Constituio Federal, mas pode ser definido tambm pela expresso audiatur et altera pars, que significa oua-se tambm a outra parte. um corolrio do princpio do devido processo legal, caracterizado pela possibilidade de resposta e a utilizao de todos os meios de defesa em Direito admitidos. 192. O que se entende por bilateralidade da ao? (Ada, 28, 61) A bilateralidade da ao gera a bilateralidade do processo. Em todo processo contencioso h pelo menos duas partes: autor e ru. O autor (demandante) instaura a relao processual, invocando a tutela jurisdicional, mas a relao processual s se completa e pe-se em condies de preparar o provimento judicial com o chamamento do ru em juzo. 193. Explique o princpio da imparcialidade do juiz na ao processual. (Ada, 28, 61) O juiz, por fora de seu dever de imparcialidade, coloca-se entre as partes, mas equidistante delas: ouvindo uma, no pode deixar de ouvir a outra; somente assim se dar a ambas a possibilidade de expor suas razes, de apresentar suas provas, de influir sobre o convencimento do juiz. 194. Fale acerca da defesa tcnica no processo penal. (Ada, 28, 61) No processo penal, entendem-se indispensveis quer a defesa tcnica, exercida por advogado, quer a autodefesa, com a possibilidade dada ao acusado de ser interrogado e de presenciar todos os atos introdutrios. Mas enquanto a defesa tcnica indispensvel, at mesmo pelo acusado, a autodefesa um direito disponvel pelo ru, que pode optar pelo direito ao silncio. 195. Conceitue o que a citao no processo. (Ada, 28, 61) o ato pelo qual se d cincia a algum da instaurao de um processo, chamando-o a participar da relao processual.

196. Explique o que a intimao no processo. (Ada, 28, 62) o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos do processo, contendo tambm, eventualmente, comando de fazer ou deixar de fazer alguma coisa.

197. Em se tratando de direitos disponveis, como fica o princpio do contraditrio? (Ada, 28, Tratando-se de direitos disponveis (demanda entre maiores, capazes, sem relevncia para a ordem pblica), no deixa de haver o pleno funcionamento do contraditrio ainda que a contrariedade no se efetive. o caso do ru em processo civil que, citado em pessoa, fica revel. (CPC, art. 319 ss). 198. Sendo indisponvel o direito, como fica o princpio do contraditrio? (Ada, 28, 62) Sendo indisponvel o direito, o contraditrio precisa ser efetivo e equilibrado: mesmo revel o ru em processo crime, o juiz dar-lhe- defensor (CPC, arts. 261 e 263) e entende-se que, feita uma defesa abaixo do padro mnimo tolervel, o ru ser dado por indefeso e o processo anulado. 199. O que o inqurito policial? (Ada, 28, 62) um mero procedimento administrativo que visa colheita de provas para informaes sobre o fato infringente da norma e sua autoria. No existe acusao nesta fase, onde se fala em indiciado (e no acusado, ou ru), mas no se pode negar que aps o indiciamento surja o conflito de interesses, com litigantes (art. 5,inc. LV, CF). 200. Pode haver o contraditrio na fase de inqurito policial? (Ada, 28, 62) Sim, pois, se houver o contraditrio no inqurito policial, os seus elementos probatrios no podero ser aproveitados no processo, salvo quando se tratar de provas antecipadas, de natureza cautelar (como o exame do corpo de delito), em que o contraditrio diferido. Alm disso, os direitos fundamentais do indiciado ho de ser plenamente tutelados no inqurito. 201. O que constitui o princpio constitucional do contraditrio? (Ada, 22 ed., pag. 61)

O princpio do contraditrio deriva do princpio do devido processo legal. Diz respeito s relaes entre as partes, logo, tem-se a ideia de que a verdade s pode ser evidenciada com as teses contrapostas das partes. 202. O que se entende por bilateralidade da ao? (Ada, 22 ed., pag. 61) Em todo processo contencioso h pelo menos duas partes: o autor instaura a relao processual, mas a relao processual s se completa com o chamamento do ru em juzo. 203. Qual a relao da imparcialidade do juiz com o princpio do contraditrio? (Ada, 22 ed., pag. 61) O juiz, por fora do seu dever de imparcialidade, coloca-se entre as partes, mas equidistantes delas: deve ouvir uma, mas sem deixar de ouvir a outra. 204. Por que dito que as partes so colaboradores necessrios em relao ao juiz? (Ada, 22 ed., pag. 61) Porque somente pela soma da parcialidade das partes o juiz pode corporificar a sntese em um processo dialtico. 205. Como o princpio do contraditrio est consagrado no ordenamento jurdico brasileiro? (Ada, 22 ed., pag. 62) O princpio do contraditrio est consagrado no art. 5, LV, da Constituio Federal. 206. O que o texto constitucional reza acerca do processo administrativo no punitivo? (Ada, 22 ed., pag. 62) O principio do contraditrio e da ampla defesa so garantidos tambm no processo administrativo no punitivo, onde no h acusados, mas litigantes. 207. Como dada cincia dos atos processuais? (Ada, 22 ed., pag. 62) Atravs da citao, da intimao e da notificao. 208. O que citao? (Ada, 22 ed., pag. 62)

Citao o ato pelo qual se d cincia a algum da instaurao do processo, chamando-o a participar da relao processual (CPC, art. 213). 209. O que intimao? (Ada, 22 ed., pag. 62) Intimao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos do processo, contendo tambm comando de fazer ou deixar de fazer alguma coisa (CPC, art. 234) 210. O que notificao? (Ada, 22 ed., pag. 62) Medida preventiva que tem por objetivo prevenir responsabilidades e eliminar a possibilidade de alegaes futuras de desconhecimento. 211) No processo penal, entende-se indispensvel a defesa tcnica ou a autodefesa? (Ada, 28, 65) Tanto a defesa tcnica, exercida pelo advogado, quer a autodefesa so indispensveis, com a possibilidade dada ao acusado de ser interrogado e de presenciar todos os atos instrutrios. 212) Ainda quanto ao carter indispensvel da defesa tcnica e a autodefesa, diferencie-os. (Ada, 28, 65) Enquanto a defesa tcnica indispensvel, at mesmo pelo acusado, a autodefesa um direito disponvel pelo ru, que pode optar pelo direito ao silncio. (Const., art. 5, inc. LXIII) 213) Como a cincia dos atos processuais dada? (Ada, 28, 65) Por meio da citao, da intimao e da modificao. 214) Defina citao. (Ada, 28, 65) Nos cdigos de Processo Civil e Penal, citao o ato pelo qual se d cincia a algum da instaurao de um processo, chamando-a a participar da relao processual. 215) Defina intimao. (Ada, 28, 65) Intimao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos do processo, contendo tambm, eventualmente, comando de fazer ou deixar de fazer alguma coisa.

216) Deixa de haver o pleno funcionamento do contraditrio ainda que a contrariedade no se efetive? (Ada, 28, 66) No, o caso do ru em processo civil que, citado em pessoa, fica revel (CPC, arts, 319 ss.). 217) Sendo indisponvel o direito, o contraditrio precisa ser? (Ada, 28, 66) Efetivo e equilibrado: mesmo revel o ru em processo-crime, o juiz dar-lhe- defensor e entende-se que, feita uma defesa abaixo do padro mnimo tolervel, o ru ser dado por indefeso e o processo anulado. 218) A constituio do contraditrio se d de que maneira? (Ada, 28, 66) Constitui-se por dois elementos: a) informao; b) reao (esta, meramente possibilitada nos casos de direitos disponveis). 219) O contraditrio admite excees? (Ada, 28, 66) No, mesmo nos casos de urgncia em que o juiz, para evitar o periculum in mora, prov inaudita altera parte, o demandado poder desenvolver sucessivamente a atividade processual plena e sempre antes que o provimento se torne definitivo. 220) Defina inqurito policial. (Ada, 28, 66) Constitui mero procedimento administrativo que visa colheita de provas para informaes sobre o fato infringente da norma e sua autoria. 221. Em relao aos rgos incumbidos da persecuo penal oficial, assinale a alternativa verdadeira: (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 67) a) so dotados de poderes discricionrios para apreciarem a oportunidade ou convenincia da instaurao, quer do processo penal, quer do inqurito. b) apresenta pelo menos uma parcela de discricionariedade no fato enquadrado na tipificao legal pelo direito objetivo. c) so dotados de poderes discricionrios em relao s infraes penais de grave potencial ofensivo.

d) no so dotados de poderes discricionrios para apreciarem a oportunidade ou convenincia da instaurao, quer do processo penal, quer do inqurito e) Nenhuma das assertivas.

222. Em diversos sistemas jurdicos o princpio da indisponibilidade prevalece no processo penal, em que casos admitem-se uma atenuao desse princpio? (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 67) R: A lei tem possibilitado certa discricionariedade nos casos de infraes penais de menor potencial ofensivo, admitindo, dessa forma, uma atenuao do princpio da indisponibilidade. 223. No que diz respeito ao pedido de arquivamento do inqurito policial por parte do Ministrio Pblico, correto afirmar que: (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 67) a) exige-se a invocao de razes, que podem ser rechaadas pelo juiz, com subsequente remessa dos autos ao Procurador-Geral. b) no se exige a invocao de razes perante o juiz. c) exige-se a invocao de razes, que no podem ser rechaadas pelo juiz, com subsequente remessa dos autos ao Procurador-Geral. d) exige-se a invocao de razes, que podem ser rechaadas pelo juiz, sem subsequente remessa dos autos ao Procurador-Geral. e) Nenhuma das alternativas. 224. Qual a consequncia do princpio da indisponibilidade nos crimes de ao pblica? (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 67) R: A consequncia do princpio da indisponibilidade nos crimes de ao pblica a de que surge, para a autoridade policial, a obrigao de proceder s investigaes preliminares e, para o Ministrio pblico, a obrigao de deduzir em juzo a pretenso punitiva.

225. Cite algumas limitaes que o princpio da indisponibilidade sofre. (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 67) R: O princpio da indisponibilidade sofre limitaes nos casos de ao penal privada; nos crimes de ao penal pblica; nos crimes cuja ao fica subordinada a requisio do Ministro da Justia; nas infraes penais de menor potencial ofensivo; nos crimes de mdia gravidade, entre outras. 226. Escolha duas limitaes elencadas na questo anterior e explique-as. (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 67-68) R: A limitao, nos casos de ao penal privada, o princpio da indisponibilidade limitado devido o jus acusationis ficar confiado ao ofendido ou a quem legalmente o represente, instaurando-se o processo somente se estes o desejarem. Outra limitao se d nos casos de crimes de ao penal pblica em que ficam os rgos pblicos so condicionados manifestao da vontade da vtima ou de seu representante legal. 227. As limitaes sofridas pelo princpio da indisponibilidade derrogam a regra geral de obrigatoriedade do processo criminal? Por qu? (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 68) R: As limitaes sofridas pelo princpio da indisponibilidade no derrogam a regra geral de obrigatoriedade do processo criminal, uma vez que as limitaes so excees legitimadas por razes especficas. 228. Cite alguns ordenamentos processuais modernos em que h abertura para a discricionariedade no processo penal. (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 68) R: Podemos citar como exemplos de ordenamentos processuais em que h abertura para a discricionariedade no processo penal os ordenamentos da Alemanha, da Itlia e de Portugal, todos com atenuao do princpio da indisponibilidade, nas hipteses previstas em lei e com controle jurisdicional. 229. De acordo com o princpio da indisponibilidade, assinale a alternativa correta. (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 68)

a) aps instaurado o inqurito, a autoridade policial deve cessar as investigaes ou pode arquivar o inqurito b) o Ministrio Pblico no pode desistir da ao penal c) aps a instaurao do inqurito, a obrigatoriedade cessada na tramitao da ao penal d) o Ministrio Pblico pode desistir do recurso interposto e) Nenhuma das alternativas. 230. O princpio da indisponibilidade atinge: (CINTRA; GRINOVER, DINAMARCO, 27 ed., 2011, p. 68) a) apenas a instaurao do inqurito policial b) a ao penal e a infrao de menor potencial ofensivo c) alm da instaurao do inqurito policial, da ao penal e da sua tramitao, a matria de recursos d) a tramitao da ao penal e a infrao de mdio potencial ofensivo e) Nenhuma das assertivas. 231. Em se tratando da regra da irretratabilidade, qual a diferena que pode ocorrer entre aes pblicas e aes privadas? (Ada, 27, 69) Nas aes pblicas, a pretenso punitiva pertence ao Estado: nesse sentido, no cabe desistncia da denncia por parte do Ministrio Pblico, por exemplo. Aplica-se, assim, a regra da irretratabilidade. No entanto, em se tratando de aes privadas, h excees quanto a essa regra, podendo haver renncia, perdo e perempo. 232. Qual a relao entre indisponibilidade e a regra de oficialidade no processo penal? (Ada, 27, 69)

Sendo eminentemente pblica a funo penal, a pretenso punitiva do Estado tambm deve ser deduzida por agentes pblicos, ou seja, os rgos incumbidos da persecutio criminis devem ser estatais. 233. Quando se pode aplicar a ao penal popular? (Ada, 27, 69) uma exceo que s se permite aplicar nos crimes de responsabilidade praticados pelo Procurador-Geral da Repblica e por Ministros do Supremo Tribunal Federal. 234. Qual a funo da polcia judiciria e do rgo do Ministrio Pblico no processo penal? (Ada, 27, 69) A primeira instaura o inqurito e o segundo promove a ao penal. 235. Caracterize autoridade e oficiosidade, desdobramentos da regra da oficialidade. (Ada, 27, 69) A autoridade se justifica pelo fato de que o rgo oficial uma autoridade pblica, que tem o poder-dever da persecuo penal. A oficiosidade diz que as autoridades incumbidas da persecutio criminis devem exercer suas funes-de-ofcio, sem necessidade de provocao ou assentimento de outrem. 236. Em que consiste o princpio dispositivo? (Ada, 27, 70) Consiste na regra de que o juiz depende, na instruo da causa, da iniciativa das partes quanto s provas e s alegaes em que se fundamentar a deciso. 237. A partir do ltimo quartel do sculo XIX, a funo jurisdicional ganhou o interesse pblico e privado, mesmo em aes privadas. Explique o novo papel do juiz em contrapartida ao princpio dispositivo. (Ada, 27, 70) De acordo com o princpio dispositivo, a atuao do juiz depende da iniciativa das partes quanto s provas e s alegaes em que se fundamentar a deciso. A partir do momento em que se percebeu a finalidade scio-poltica da funo jurisdicional, e o carter pblico do direito processual, o Estado passou a reconhecer importncia s aes privadas: assim, houve aumento dos poderes do juiz, que pode agora atuar ex officio, contrariando, assim, uma viso rgida acerca do princpio dispositivo.

238. Quais os fatores que influem no poder de disposio das partes em relao ao desenvolvimento do processo? (Ada, 27, 70) Fatores poltico-filosficos, outros tcnicos e outros locais. Mas o principal o zelo pela imparcialidade. 239. Falar em regra da disponibilidade o mesmo que falar em princpio dispositivo? (Ada, 27, 70) No. Princpio dispositivo refere-se iniciativa probatria da parte; a regra da disponibilidade trata na possibilidade de escolher exercer ou no determinado direito. 240. Qual a finalidade da funo jurisdicional? (Ada, 27, 70) A funo jurisdicional guarda uma finalidade preponderantemente scio-poltica. 241. Em que consiste o princpio dispositivo? (Ada, 27, 71) O princpio dispositivo consiste na regra de que o juiz depende, na instruo da causa, da iniciativa das partes quanto s provas e s alegaes em que se fundamentar a deciso. 242. Quais os fatores que influenciam na regulamentao dos poderes do juiz no processo: (Ada, 27, 71) Existem os fatores poltico-filosficos, outros tcnicos e outros locais. 243. Qual o mais slido fundamento do princpio dispositivo? (Ada, 27, 71) A doutrina Contempornea tem entendido que o mais slido fundamento do princpio dispositivo a necessidade de salvaguardar a imparcialidade do juiz, seu mais importante dogma. 244. Por que se diz que o princpio dispositivo dotado de um sentido liberal? (Ada, 27, 71) Porque a cada um dos sujeitos envolvidos no conflito sub judice que deve caber o primeiro e mais relevante juzo sobre a convenincia ou inconvenincia de demonstrar a veracidade dos fatos alegados.

245. A partir do ltimo quartel do sc. XIX, os poderes do juiz foram paulatinamente aumentados. Em que consiste esse aumento? (Ada, 27, 71) O juiz comeou a passar, paulatinamente, de espectador inerte a uma posio ativa, cabendolhe no s impulsionar o andamento da causa, mas tambm determinar provas, conhecer ex officio de circunstncias que at ento dependiam da alegao das partes, dialogar com elas, reprimir-lhes eventuais condutas irregulares, entre outros. 246. No que difere a verdade formal da verdade real? (Ada, 27, 71) A verdade formal aquilo que resulta ser verdadeiro em face das provas carreadas aos autos, enquanto a verdade real, ou verdade material, a verdade dos fatos, o que realmente aconteceu. 247. Em que hiptese, em uma causa no penal No h concesses verdade formal? (Ada, 27, 71) Quando a causa no penal versa sobre relaes jurdicas em que o interesse pblico prevalece sobre o privado, visto que a natureza pblica do interesse repressivo exclui limites artificiais que se baseiam em atos ou omisses das partes. 248. Quanto busca pela verdade formal e a verdade real, em que se diferem os processos penal e civil? (Ada, 27, 71) No processo civil, em princpio, o juiz pode satisfazer-se com a verdade formal, enquanto no processo penal o juiz deve atender averiguao e ao descobrimento da verdade real como fundamento da sentena. 249. H situaes em que o juiz penal se satisfaz com a verdade formal? (Ada, 27, 71) Sim. Segundo o CPC, nos arts. 386, inc. VI, s excepcionalmente o juiz penal se satisfaz com a verdade formal, quando no disponha de meios para assegurar a verdade real. 250. Explique a evoluo do princpio dispositivo no processo penal. (Ada, 27, 72)

No processo penal, o princpio dispositivo foi ganhando cada vez mais importncia, substituindo o sistema puramente inquisitivo pelo acusatrio (no qual se faz uma ntida separao entre acusao e jurisdio). 251. O que apresenta o princpio do impulso oficial? (Ada, 28, 73) Consiste na competncia que o juiz tem, a partir do momento em que a relao processual se encontra instaurada, de promover a movimentao do procedimento de fase em fase, com o objetivo de exaurir a funo jurisdicional. 252. que diz respeito o princpio da oralidade? (Ada, 28, 73) produo de provas e as audincias. Todas as provas devem ser produzidas em audincia perante o juiz, se no houver disposio legal contrria. 253. O que ocorre com os atos produzidos de forma oral? (Ada, 28, 73) Estes atos, mesmo que produzidos de forma oral, so posteriormente reduzidos a termo, em registro grfico. 254. O princpio da oralidade constitui que tipo de princpio? (Ada, 28, 73) Um princpio fundamental, pois diferente do princpio informativo, que apresenta temtica substancialmente tcnica, sem nenhum carter ideolgico, coordena um outro conjunto de princpios. 255. O que transmite o princpio da persuaso racional do juiz? (Ada, 28, 73) Liga-se a apreciao e avaliao que o magistrado faz das provas que se encontram nos autos, orientando ao juiz formar sua convico de forma espontnea. 256. Sistematicamente falando, onde se situa esse princpio? (Ada, 28, 74) Entre o sistema da prova legal, onde os elementos probatrios possuem valores j anteriormente determinados, cabendo ao juiz to somente aplic-los; e o julgamento secundum conscientiam, pelo qual o juiz no esta desligado provas e aos elementos dos autos, contudo no sua avaliao no de vincula a critrios legais prefixados. H que haver motivao por parte do juiz.

257. O que significa a frase em latim: quod non est in actis non est in mundo? (Ada, 28, 74) O que no se acha no processo no existe. 258. Qual a origem histrica do princpio da persuaso racional do juiz? (Ada, 28, 74) No sculo XVI, o sistema do livre convencimento do juiz, ou livre persuaso do juiz, comeou a tomar forma, principalmente com a Revoluo Francesa. Atravs de um decreto da assembleia constituinte de 1791, aos jurdos foi determinado que julgassem segundo a sua conscincia. 259. Por qual motivo as leis processuais asseguravam a necessidade de motivao por parte do juiz? (Ada, 28, 74) Tradicionalmente, a motivao do raciocnio do juiz na estruturao de sua sentena, garantia s partes a possibilidade de impugnao da sentena com vistas sua reforma. Mais contemporaneamente que a exigncia de motivao pautou-se tambm na funo poltica, passando a considerar como destinatrio da sentena a populao no geral. 260. Qual requisito processual havia sido revogado e foi repristinado pela emenda n 45, de oito de dezembro de 2004? (Ada, 28, 74) A arguio de relevncia voltou ao ordenamento, agora com uma nova exigncia, a repercusso geral, para que o recurso extraordinrio possa ser analisado. 261. Marque a alternativa INCORRETA: (Ada, 28, 75) a) O Processo Civil, hoje, no mais eminentemente disposto, como era outrora; b) O Processo Penal transformando-se de inquisitivo em acusatrio deixou completamente margem uma parcela de dispositividade das provas. c) Impera tanto no processual penal como no campo processual civil, o princpio da livre investigao das provas. d) NDA

262. Marque a alternativa CORRETA: (Ada, 28, 75) a) O sistema da livre investigao devido a particulares regimes polticos. b) O Brasil j conhecia o sistema da livre investigao, desde o cdigo estadual da Bahia, de 1915. c) A marcha para o denominado processo civil autoritrio consequncia da colocao sigilista. d) NDA. 263. Marque a alternativa INCORRETA: (Ada, 28, 75) a) O poder discricionrio do juiz est contido no mbito da lei. b) O juiz age, na direo do processo, solutus partibus, mas no solutus lege. c) O poder discricionrio no se confunde com arbtrio. d) NDA. 264. Marque a alternativa INCORRETA: (Ada, 28, 75) a) No processo penal, to absoluto o princpio da livre investigao das provas pelo juiz, que mais correto seria falar nas excees ao princpio. b) As excees ao princpio da livre investigao das provas pelo juiz so notavelmente escassas. c) H a possibilidade de mover nova ao penal contra o ru absolvido, desde que outras provas apaream depois. d) NDA. 265. O Cdigo de Processo Civil manteve a tendncia publicista em relao ao princpio da livre investigao das provas pelo juiz? Explique. (Ada, 28, 75)

Sim. O Cdigo de Processo Civil no s manteve a tendncia publicista, que abandonara o rigor do princpio dispositivo, permitindo ao juiz participar da colheita das provas necessrias ao completo esclarecimento da verdade, como ainda reforou os poderes diretivos do magistrado. 266. Marque a alternativa CORRETA: (Ada, 28, 75) a) O sistema adotado pelo Cdigo de Processo Civil representa uma conciliao do princpio dispositivo com o da livre investigao judicial. b) Na justia trabalhista, os poderes do juiz na colheita das provas so restritos. c) O Cdigo do Processo Civil no manteve a tendncia publicista. d) NDA. 267. Em que consiste o princpio do impulso oficial? (Ada, 28, 75) o princpio pelo qual compete ao juiz, uma vez instaurada a relao processual, mover o procedimento de fase em fase, at exaurir a funo jurisdicional. 268. O princpio da persuaso racional do juiz: (Ada, 28, 76) a) Regula a apreciao e a avaliao das provas existentes nos autos. b) Indica que o juiz deve formar livremente sua convico. c) Situa-se entre o sistema da prova legal e o do julgamento secundum conscientiam. d) Todas as alternativas esto corretas. 269. Explique o que o sistema da prova legal e em que consiste o sistema do julgamento secundum conscientiam. (Ada, 28, 76) O primeiro (prova legal) significa atribuir aos elementos probatrios valor inaltervel e prefixado, que o juiz aplica mecanicamente. O segundo coloca-se no polo oposto: o juiz pode decidir com base na prova dos autos, mas tambm sem provas e at mesmo contra a prova. 270. Marque a alternativa INCORRETA: (Ada, 28, 76)

a) O principio secundum conscientiam notado, embora com certa atenuao, pelos tribunais do jri, compostos por juzes populares. b) A partir do sculo XVI comeou a delinear-se o sistema intermedirio do livre convencimento do juiz, ou da persuaso racional, que se consolidou sobretudo com a revoluo francesa. c) O Brasil adota o princpio da persuaso racional: o juiz no desvinculado da prova e dos elementos existentes nos autos, mas a sua apreciao no depende de critrios legais determinados a priori. d) NDA 271) Quais os problemas que a publicidade pode causar no processo? (Ada, 28, 77) Juzes, partes e at testemunhas podem ser submetidos a excessos de publicidade nos processos, que chegam a infligir seus direitos a intimidade, podendo causar uma distoro no prprio funcionamento da Justia atravs de presses impostas a eles. 272) No que consiste o princpio da lealdade processual? (Ada, 28, 77) o princpio que impe deveres de moralidade e probidade a todos aqueles que participam do processo (partes, juzes e autoridades da justia; advogados e membros do Ministrio Pbico). 273) Qual a importncia do processo ser posto disposio das partes? (Ada, 28, 77) O processo disposto s partes com o intuito de eliminar seus conflitos, para que encontrem respostas s suas pretenses. Tambm propicia a pacificao geral da sociedade e uma maior atuao do direito. 274) De acordo com o princpio da lealdade processual, quais atitudes (daqueles que participam do processo) podem ser consideradas reprovveis? (Ada, 28, 77) Por o processo ser eminentemente dialtico, reprovvel que as partes se sirvam dele faltando ao dever de verdade, agindo deslealmente e empregando artifcios fraudulentos. 275) O que o Cdigo de Processo Civil afirma sobre esse princpio? (Ada, 28, 77)

O Cdigo de Processo Civil impe deveres iguais para todos que possam fazer parte de uma relao processual. Est previsto no seu artigo 14: Art. 14. So deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo: I - expor os fatos em juzo conforme a verdade; II - proceder com lealdade e boa-f; III - no formular pretenses, nem alegar defesa, cientes de que so destitudas de fundamento; IV - no produzir provas, nem praticar atos inteis ou desnecessrios declarao ou defesa do direito. V - cumprir com exatido os provimentos mandamentais e no criar embaraos efetivao de provimentos judiciais, de natureza antecipatria ou final. 276) Qual o propsito das regras existentes atravs deste princpio? (Ada, 28, 77) Como em uma relao processual as partes esto em conflito, em uma situao difcil de haver concrdia, so extradas a partir deste princpio regras que visam exatamente conter os litigantes e a lhes impor uma conduta que possa levar o processo a consecuo de seus objetivos. 277) O que significa ilicitude processual? (Ada, 28, 78) Consiste no desrespeito ao dever de lealdade processual (compreendendo dolo e fraude processuais), ao qual correspondem sanes processuais. 278) Quem est sujeito a sanes, numa relao processual, por desrespeito moral? (Ada, 28, 78) Segundo o Cdigo de Processo Civil, partes e advogado, serventurios, membros do Ministrio Pblico e o prprio juiz esto sujeitos a sanes pela infrao de preceitos ticos e deontolgicos.

279) Outros cdigos, alm do Cdigo de Processo Civil, se preocupam com a lealdade processual? (Ada, 28, 78) O Cdigo Penal comina pena de deteno para a fraude em processo civil ou procedimento administrativo, determinando a sua aplicao em dobro quando a fraude se destina a produzir efeitos em processo penal. 280) Sempre a doutrina defendeu a lealdade processual? (Ada, 28, 78) Parte da doutrina mais antiga manifesta-se de forma contrria a esse princpio, por considerlo instituto inquisitivo e contrrio livre disponibilidade das partes, e at mesmo instrumento de tortura moral. 281) A regra geral da publicidade dos atos processuais encontra exceo? (Ada, 28, 79) Sim, nos casos que o decoro ou o interesse social aconselhem que eles no sejam divulgados. 282) Localize na legislao a exceo pluralidade dos atos processuais. (Ada, 28, 79) O art. 155, incs. I e II, do Cdigo de Processo Civil, bem como arts. 483 e 792, 1, do Cdigo de Processo Penal. 283) Qual a finalidade da publicidade como garantia poltica? (Ada, 28, 79) O controle da opinio pblica nos servios da justia. 284) Tomando como base sua ndole, o processo eminentemente? (Ada, 28, 79) Dialtico. 285) O processo um instrumento posto disposio das partes para? (Ada, 28, 79) Eliminao de seus conflitos e para que possam obter resposta s suas pretenses. 286) Em relao ao item anterior, h alguma outra razo para o processo estar disposio das partes? (Ada, 28, 79) Sim, para tambm a pacificao geral na sociedade e para a atuao do direito.

287) Qual princpio que impe deveres de moralidade e probidade a todos aqueles que participam do processo? (Ada, 28, 80) Princpio da lealdade processual. 288) A quem o Processo Civil enderea a disciplina moralizadora contida em seus arts. 14 ss.? (Ada, 28, 80) A todos aqueles que de alguma forma participam do processo. 289) Quais os participantes mais comuns em um processo? (Ada, 28, 80) O juiz, as partes principais, todos os possveis intervenientes, seus advogados, o Ministrio Pblico, a Fazenda Pblica e os auxiliares da Justia em geral. 290) As regras condensadas no princpio da lealdade visam exatamente o que? (Ada, 28, 80) A conter os litigantes e a lhes impor conduta que possa levar o processo consecuo de seus objetivos. 291) No que consiste o direito processual constitucional? (Ada, 27, 85) Consiste na condensao metodolgica e sistemtica dos princpios constitucionais do processo. 292) Podemos considerar o direito processual constitucional como um ramo autnomo do direito processual? (Ada, 27, 85) No se trata de um ramo autnomo do direito processual, mas de uma colocao cientifica, de um ponto-de-vista metodolgico e sistemtico. Do qual se pode examinar o processo em suas relaes com a Constituio. 293) Quais as duas principais funes do direito processual constitucional? (Ada, 27, 85) A tutela constitucional dos princpios fundamentais da organizao judiciria do processo e a jurisdio constitucional.

294) Do que se trata a tutela constitucional dos princpios fundamentais da organizao judiciria? (Ada, 27, 85) Corresponde s normas constitucionais sobre rgos da jurisdio, sua competncia e garantias. 295) Do que se trata a jurisdio constitucional? (Ada, 27, 85) Trata-se do controle judicirio da constitucionalidade das leis, habeas corpus, mandado de segurana, mandado de injuno, habeas data e ao popular. 296) Como a Constituio compreende o direito processual? (Ada, 27, 85) A Constituio configura o direito processual no mais como mero conjunto de regras acessrias de aplicao do direito material, mas, cientificamente, como instrumento pblico de realizao da justia. 297) A quem compete legislar sobre o direito processual? (Ada, 27, 86) A Constituio atribui Unio competncia para legislar sobre o direito processual. Em casos de procedimentos em matria processual, essa competncia cabe Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. 298) Qual o instrumento jurdico do qual se deve utilizar-se o processualista para o completo entendimento do fenmeno processo e de seus princpios? (Ada, 27, 86) A Constituio Federal. 299) A jurisdio constitucional matria pertinente de quais ramos do direito? Direito constitucional, direito processual civil e direito processual penal. 300) O que significa o direito de ao e de defesa? (Ada, 27, 86) Corresponde ao direito de acesso justia. 301. O que so juizados de paz? Qual a sua funo? (Ada, 28, 87)

Os juizados de paz esto previstos no artigo 58, inciso II da Constituio federal de 88, in verbis: Art. 98. A Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro: II - justia de paz, remunerada, composta de cidados eleitos pelo voto direto, universal e secreto, com mandato de quatro anos e competncia para, na forma da lei, celebrar casamentos, verificar, de ofcio ou em face de impugnao apresentada, o processo de habilitao e exercer atribuies conciliatrias, sem carter jurisdicional, alm de outras previstas na legislao. Os juzes de paz tem funo conciliatria extrajudicial, o que facilita o acesso justia pelos cidados, pois composta por cidados escolhidos por voto direto, secreto e universal. 302. De quais formas a Constituio tem facilitado o acesso justia? (Ada, 28, 87) Para alm de juizados de paz, constitucionalmente previstos como facilitadores de acesso a justia, tem-se tambm o Ministrio Pblico e os corpos intermedirios em que qualquer um que apresente direitos difusos ou de interesse coletivo, podem entrar com aes, pois a Constituio tem facilitado tal entrada, inclusive nas aes diretas de inconstitucionalidade das leis e atos normativos que antes era exclusiva a um grupo e agora foi ampliada pela Constituio que tem se mostrado cada vez mais rica em relao ao acesso a justia por todos, segundo o artigo 103 da Constituio de 88. 303. O que se entende por direito processual? (Ada, 28, 87) a proclamao de valores ticos, politicamente organizados, previstos e tutelados pela doutrina constituio. O direito processual nada mais do que uma expresso que garante a tutela jurisdicional do estado, dotado de contedo prprio atravs de procedimentos formalmente previstos em lei. 304. Como se chama o direito de ao reconhecido no Brasil? (Ada, 28, 87) O direito de ao ficou conhecido no Brasil como: o direito de acesso justia para defesa de direitos individuais violados. Este tambm foi previsto e ampliado pela Constituio de 1988 para suprimir a antiga referncia aos direitos individuais. A nova expresso utilizada pela

Constituio engloba toda a ameaa trazida por direitos individuais pois o interesse de defesa deve ser de direitos difusos e coletivos. 305. O que so corpos intermedirios e como eles podem facilitar o acesso justia? (Ada, 28, 87) Os corpos intermedirios so associaes, entidades sindicais, partidos polticos, sindicatos, etc... Tais corpos renem um grupo de pessoas que defendem algum direito ou ideologia e tendo algum direito ferido, o grupo tem o devido acesso justia para que se possa solucionar os interesses da coletividade. Para, alm disso, eles tiveram o direito expandido pela Constituio de 88, o que facilita o acesso justia por meio ou em conjunto com os corpos indeterminados. 306. De que forma se efetiva a facilidade do acesso justia? (Ada, 28, 87) A constituio d certas garantias para tal finalidade, tendo se preocupado em oferecer assistncia queles que comprovarem insuficincia de recursos e alm disso tambm oferece defensores pblicos e assistncia jurdica pr-processual. Todos esses aspectos devem ser considerados pelo Estado que deve organizar as atividades processuais. Tais aspectos s demonstram que o acesso justia est cada vez mais fcil e ao alcance de todos, pois o estado oferece as ferramentas que melhoram e facilitam o acesso. 307. Como se caracteriza a defensoria pblica? (Ada, 28, 88) As defensorias garantem o acesso justia, alm de corresponder ao princpio da igualdade em sua dimenso dinmica. Tudo isso se faz perceber que a Constituio de 1988 a mais moderna tendncia em diminuio da distncia entre o povo e a justia, fazendo com que todos tenham acesso a esta, e lhes oferecendo ferramentas para isso, seja por meio da defensoria pblica, ou do Ministrio Pblico ou dos corpos intermedirios, todos tem o direito de acesso justia. 308. O que se entende por garantias do devido processo legal? (Ada, 28, 88) Nada mais que um conjunto de garantias constitucionais, que por um lado assegura s partes o exerccio de suas faculdades e de seus poderes processuais, mas que por outro lado, so

indispensveis ao correto exerccio da jurisdio, ou seja, deve haver uma conciliao entre o correto exerccio da jurisdio e o acesso justia garantido a todos igualitariamente. 309. O que seria a legitimidade do exerccio da jurisdio? (Ada, 28, 88) A legitimidade do exerccio da jurisdio proveniente de um fator legitimante, proveniente das garantias do devido processo legal. Tais garantias no servem apenas aos interesses das partes, mas tambm aos direitos pblicos subjetivos, que garantem a salvaguarda do prprio processo, o que legitima o exerccio da jurisdio, ou seja, no se pode beneficiar unicamente o estado ou unicamente as partes, um meio termo entre estes ir garantir a legitimao do devido processo legal. 310. Que frmula trazida pelo direito anglo-saxo foi expressamente abordado na Constituio de 1988? (Ada, 28, 88) Tal abordagem se refere ao artigo 5, inciso LIV da Constituio federal de 1988, in verbis: Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; Nota-se, pois, antes de qualquer privao de liberdade ou de seus bens, todos tem o direito ao devido processo legal. 311 - Os princpios do contraditrio e da ampla defesa so garantias dos litigantes nos processos judiciais e nos processos administrativos? (Ada, 28, 89) Sim. Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. 312 - O que se entende pelo princpio do contraditrio? (Ada, 28, 89) a garantia que cada parte tem de se manifestar sobre todas as provas e alegaes produzidas pela parte contrria. o sistema processual que admite a forma de ataque e contra-ataque e impede a atuao de um nico lado processual em uma relao.

313 - Como se define o princpio da ampla defesa? (Ada, 28, 89) a garantia que a parte tem de usar todos os meios legais para tentar provar a sua inocncia ou para defender as suas alegaes e o seu direito. Admite-se a possibilidade do silncio ou mesmo a mentira como meio de defesa numa relao processual. 314 - O princpio do contraditrio e da ampla defesa garantia apenas daquele que esteja na condio de acusado? (Ada, 28, 89) No. O litigante em um processo judicial ou administrativo tambm avoca tal prerrogativa. Qualquer meio de limitao a direito deve ser assegurada as condies necessrias a contraposio das alegaes administrativas ou judiciais. Ex: No momento em que um servidor pblico efetivo reprovado em estgio probatrio mesmo no se encontrando na condio de acusado, a ele deve ser afianada a possibilidade de protestar os meios de avaliao do cargo. 315 - Provas ilcitas podero fazer parte do processo? (Ada, 28, 89) As provas definidas como (ilegtimas ou ilcitas) no podero fazer parte do processo seja judicial ou mesmo administrativo, sendo imediatamente desentranhadas dos autos para seu devido procedimento legal. 316 - O processo formado por provas ilegais ser considerado nulo? O que se entende pelo fenmeno da teoria da rvore envenenada? (Ada, 28, 89) O processo formado por provas ilegais no necessariamente ser considerado nulo, pois, os vcios probatrios sero retirados e o procedimento avanara naturalmente, salvo quando formado exclusivamente por provas ilegais onde dever ser imediatamente arquivado. Entretanto as provas obtidas por meios ilcitos contaminaro todas as demais provas delas decorrentes. o fenmeno denominado pelo STF como teoria dos frutos da arvore envenenada. 317 - O que vem a ser o princpio do devido processo legal? E qual a sua ocorrncia no campo material e no campo processual? (Ada, 28, 90) um principio basilar que norteia de forma sistemtica as limitaes do estado no campo do direito processual e material assegurando ao individuo no s o respeito aos princpios

constitucionais vigentes, mas tambm ao fiel cumprimento de todos os dispositivos legais pertinentes as normas adjetivas ( processuais) e substanciais. 318 - Qual a ocorrncia do princpio do devido processo legal no campo material e no campo processual? (Ada, 28, 90) No campo material, o devido processo legal emerge na anulao de um ato administrativo pelo judicirio, pela prescrio relativa a contratos no mbito civil, nas limitaes constitucionais ao poder de tributar, no principio da presuno de inocncia, na desapropriao para qualquer fim e em varias outras ocasies previstas em lei. No campo processual, a inafastabilidade da jurisdio, o principio do juiz natural, o repudio as provas ilcitas, o contraditrio e a ampla defesa so exemplos das limitaes estatais a pretenso jurisdicional ou administrativa que tem por escopo o julgamento de administrado. 319 - O que se entende pelo princpio da presuno de inocncia? (Ada, 28, 90) Tambm denominado de principio da no culpabilidade, a regra impe ao estado o dever de comprovar a responsabilidade criminal pelo ato cometido no havendo qualquer possibilidade de inverso do nus da prova como acontece por vezes nos processos cveis. Todo aquele que estiver sendo acusado da prtica de um crime mantm todas as prerrogativas inerentes de um cidado comum at que sobrevenha a condenao criminal com seu trnsito em julgado, momento em que no haver mais possibilidade ( recursos) de reverter a situao que se tornou definitiva. 320 - O civilmente identificado ser submetido identificao criminal? (Ada, 28, 90) No ser submetido identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei. Caso a pessoa apresente qualquer tipo de identificao civil autoridade competente como RG, CPF, carteira de Trabalho ou de habilitao no poder via de regra ser submetido identificao criminal, aquela obtida mediante impresses dactiloscpicas ou fotografias policiais. 321- Para efetivar garantias da ao e da defesa, a Constituio alm de se preocupar com a assistncia judiciria aos que comprovarem insuficincia de recursos tomou qual medida? (Ada, 28, 91) Estendeu assistncia jurdica pr-processual.

322- A organizao das defensorias pblicas atendendo ao imperativo da paridade de armas entre os litigantes corresponde a qual princpio? (Ada, 28, 91) Ao princpio da igualdade. 323- A nova Constituio tende diminuio da distncia entre o povo e a justia ou procura aumentar essa distncia? (Ada, 28, 91) Pode-se dizer sem exagerar que a nova Constituio representa o que de mais moderno existe na tendncia diminuio da distncia entre o povo e a justia. 324- O que se entende pelo conjunto de garantias constitucionais que asseguram s partes o exerccio de suas faculdades e poderes processuais? (Ada, 28, 91) As garantias do devido processo legal. 325- As garantias do devido processo legal so indispensveis em que ponto? (Ada, 28, 91) So indispensveis ao correto exerccio da jurisdio. 326- Em que ano, pela primeira vez na Constituio brasileira, se adota expressamente a frmula do direito anglo-saxo, garantindo que ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal? (Ada, 28, 91) Em 1988. 327- Na dplice garantia do juiz natural, no mais restrito proibio de bills of attaunder e juzos ou tribunais de exceo, abrange qual dimenso? (Ada, 28, 92) Abrange a dimenso do juiz competente. 328-O que necessrio para que o contraditrio e a ampla defesa venham a ser assegurados em todos os processos, inclusive administrativos? (Ada, 28, 92) necessrio que nos processos hajam litigantes ou acusados. 329- A igualdade processual decorre de qual princpio?(Ada, 28, 92) Do princpio da isonomia.

330-Como as provas obtidas por meio ilcitos so consideradas no processo? (Ada, 28, 92) So consideradas inadmissveis e, portanto, inutilizveis no processo. 331 Quais os critrios que devem ser levados em conta para a determinao da durao razovel do processo? (Ada, 28, 93) Os critrios a serem observados so: a complexidade do assunto, o comportamento dos litigantes e a atuao do rgo jurisdicional. 332 Dentre as principais inovaes trazidas pela reforma ao texto constitucional, por meio da Emenda Constitucional n 45, est a que acrescentou aos Direitos e Garantias Fundamentais o direito razovel durao do processo, modificando a literalidade do inciso LXXLVIII, do art. 5 da Carta Magna. Tomando como base essa alterao analise seus efeitos no que tange o andamento processual da justia brasileira? (Ada, 28, 93) A presena da garantia da razovel durao do processo como direito fundamental demonstra a necessidade de que a prestao da tutela jurisdicional atenda realidade scio jurdica a que se destina, atuando como instrumento efetiva realizao de direitos. No basta facilitar o ingresso justia a todos que acreditam ser detentores do direito material, significa, acima de tudo, buscar pelo aprimoramento constante da ordem processual, de modo que o processo possa de forma efetiva e tempestiva produzir solues satisfatrias para os que dele necessitem. 333 - Como se define as normas jurdicas materiais? (Ada, 28, 94) So as normas que disciplinam imediatamente a cooperao entre pessoas e os conflitos de interesses ocorrentes na sociedade, escolhendo qual dos interesses conflitantes, e em que medida, deve prevalecer e qual deve ser sacrificado. 334 As normas instrumentais apenas de forma indireta contribuem para a resoluo dos: (Ada, 28, 94) a) Dilemas provenientes da cooperao entre pessoas formadoras de um determinado regimento da sociedade. b) Litgios decorrentes da falta de revitalizao do ordenamento jurdico.

c) Conflitos interindividuais , mediante a disciplina da criao e atuao das regras jurdicas gerais ou individuais destinadas a regul-los diretamente. d) NDA. 335 Como se distinguem as normas jurdicas? (Ada, 28, 94) As normas jurdicas se distinguem em normas materiais e instrumentais. 336 As normas materiais apresentam algum carter instrumental? (Ada, 28, 94) Mesmo as normas materiais apresentam ntido carter instrumental no sentido de que constituem instrumento para a disciplina da cooperao entre as pessoas e dos seus conflitos de interesses, servindo, ainda de critrio para a atividade do juiz in iudicando. 337 Tanto as normas instrumentais como as substanciais servem ao supremo objetivo da ordem jurdica o qual se fundamenta na capacidade de: (Ada, 28, 94) a) Estabelecer ou restabelecer a paz entre os membros da sociedade b) Legitimar uma determinada classe em detrimento das economicamente inferiores. c) Realizar o controle social por meio de regras gerais punitivas. d) NDA. 338 O que pode acarretar para um determinado Estado o descumprimento da regra do direito ao justo processo legal? (Ada, 28, 94) O descumprimento da regra do direito ao justo processo, em prazo razovel, pode levar a Comisso e a corte Americana dos direitos do homem a aplicar sanes pecunirias ao estado inadimplente. 339 Marque a alternativa que integra o conjunto de garantias conhecidas como o devido processo legal: (Ada, 28, 94) a) A inrcia processual devido a falta de estrutura dos rgos competentes. b) A garantia da prestao jurisdicional sem dilaes indevidas.

c) A criao de clusulas que possibilitem a implantao de clulas comunitrias. d) NDA. 340 - O que so normas processuais? (Ada, 28, 94) So normas que regulam a imposio da regra jurdica especifica e concreta pertinente a determinada situao litigiosa. 341. O que ocorre quando no houver obedincia aos critrios das normas jurdicas materiais e as processuais? (CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO 2006, p. 95) Pelo prisma da atividade jurisdicional, que se desenvolve no processo, quando no forem observadas as normas materiais e seu respectivo critrio de julgar, ocorrer o error in iudicando; j as processuais (que constituem o critrio de proceder), se houver a desobedincia, enseja-se a ocorrncia do error in procedendo.

342. Qual o objeto das normas processuais? (CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, 2006, p. 95) O objeto das normas processuais a disciplina do modo processual de resolver os conflitos e controvrsias mediante a atribuio ao juiz dos poderes necessrios para resolv-los e, s partes, de faculdades e poderes destinados eficiente defesa de seus direitos, alm da correlativa sujeio autoridade exercida pelo juiz.

343. Quais as principais funes da norma processual? (CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel., 2006, p. 95)

Ela visa a disciplinar o poder jurisdicional de resolver os conflitos e controvrsias, inclusive o condicionamento do seu exerccio provocao externa, bem como o desenvolvimento das atividades contidas naquele poder; visa, ainda, a regular as atividades das partes litigantes, que esto sujeitas ao poder do juiz; e, finalmente, visa a reger a imposio do comando concreto formulado atravs daquelas atividades das partes e do juiz.

344. Do que tratam as normas de organizao judiciria? (CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. p. 95)

As normas de organizao judiciria tratam primordialmente da criao e estrutura dos rgos judicirios e seus auxiliares.

345. Qual o objetivo das normas processuais em sentido restrito? (CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo. 22. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2006, p. 95)

As normas processuais em sentido restrito objetivam cuidar do processo como tal, atribuindo poderes e deveres processuais.

346. A que se referem as normas procedimentais? (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo. 22. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2006, p. 95)

Elas dizem respeito apenas ao modus procedendi, inclusive a estrutura e coordenao dos atos processuais que compem o processo.

347. Explique se a Constituio brasileira acata as trs classes de normas processuais. (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo. 22. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2006, pgs. 95 e 96)

Apesar de tal distino esbarrar no conceito moderno de processo e, assim, as normas sobre procedimento serem tambm processuais, a Constituio brasileira acata tal distino, especialmente ao dar Unio competncia legislativa privativa para legislar sobre direito processual (art. 22, inc. I) e competncia concorrente aos Estados para legislar sobre procedimentos em matria processual (art. 24, inc. XI).

348. Qual a natureza da norma processual? (CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo. 22. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2006, p. 96)

Incidindo sobre a atividade estatal, atravs da qual se desenvolve a funo jurisdicional, a norma de processo integra-se no direito pblico. Destarte, a relao jurdica que se estabelece no processo no uma relao de coordenao, mas, como j vimos, de poder e sujeio, predominando sobre os interesses divergentes dos litigantes o interesse pblico na resoluo (processual e, pois, pacfica) dos conflitos e controvrsias.

349. A natureza de direito pblico da norma processual importa em dizer que ela seja necessariamente cogente? (CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo. 22. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2006, p. 96)

No. Embora inexista processo convencional, mesmo assim, em certas situaes, admite-se que a aplicao da norma processual fique na dependncia da vontade das partes o que acontece em vista dos interesses particulares dos litigantes, que no processo se manifestam.

350. Cite exemplos de normas processuais dispositivas. (CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo. 22. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2006, p. 96)

Como exemplo, o Cdigo de Processo Civil acolhe a conveno das partes a respeito da distribuio do nus da prova, salvo quando recair sobre direito indisponvel da parte ou tornar excessivamente difcil a uma delas o exerccio do direito (art. 333, par.); admite tambm a eleio de foro feita pelas partes, de maneira a afastar a incidncia de preceitos legais atinentes competncia territorial (CPC, art. 111). 351. Quais so as fontes formais do direito? (Ada, 27, 98) R: Quando nos referimos as fontes formais do direito, estamos dizendo a respeito dos meios de produo ou expresso da norma jurdica. 352. (Ada, 27, 98) No que tange as fontes formais do direito, marque a alternativa correta: A. ( ) As normas que dizem respeito aos meios de produo so apenas as que foram introduzidas no Cdigo de Processo Civil e Cdigo de Processo Penal; B. ( )A expresso da norma jurdica d-se unicamente atravs da jurisprudncia; C. (X) As fontes formais do direito so a lei (em sentido amplo, abrangendo a Constituio), os usos e costumes, o negcio jurdico; D. ( )Nenhuma das alternativas. 353. A jurisprudncia pode ser considerada como uma fonte de direito? (Ada, 27, 98) controvertida a incluso da jurisprudncia entre as fontes de direito: de um lado encontramse aqueles que, partindo da ideia de que os juzes e tribunais apenas devem julgar de acordo com o direito j expresso por outras fontes, dele no se podem afastar; de outro lado, os que

entendem que os prprios juzos e tribunais, atravs de suas decises, do expresso s normas jurdicas at ento no declaradas por qualquer outras fontes. 354. Pode-se afirmar que o direito se reduz apenas a lei? (Ada, 27, 98) No. Apesar do nosso direito adotar o princpio do primado da lei sobre as demais fontes do direito, esse no se confunde com a lei, nem a esta se reduz o direito. 355. O que se entende por princpio do primado da lei? (Ada, 27, 98) o entendimento no sentido de que as fontes do direito somente produzem normas jurdicas com eficcia se essas normas no violem os mandamentos expressos pelos preceitos legislativos, ou seja, o primado da lei sobre as demais fontes do direito. 356. correto afirmar que o princpio do primado da lei absoluto? (Ada, 27, 98) No. Essa regra no absoluta, no entanto, sendo irrealista a posio que negue, de todo, a possibilidade do efeito ab-rogatrio da lei produzido por outra fonte do direito. 357. Quais so as fontes abstratas da norma processual? (Ada, 27, 98) So as mesmas do direito em geral, a saber: a lei, os usos e costumes e o negcio jurdico, e, para alguns, a jurisprudncia. Das pginas 97 e 98, 7 questes foram feitas, mas por convenincia, resolvi continuar a contagem como se 10 questes tivessem sido feitas: 361. Defina Processo. (Ada, 28, 100) Processo a entidade complexa pela qual fazem parte o procedimento e a relao jurdica processual.

362. Quais os tipos de norma jurdica? (Ada, 28, 100)

So distinguidas em materiais e instrumentais.

363. A Norma Jurdica se qualifica pelo seu objeto? Discorra sobre. (Ada, 28, 100)

No. A norma jurdica qualifica-se tambm por aquilo que ela quis implicar, sendo fonte de sua interpretao a imaterialidade que quis ser expressa pelo legislador.

364. Quais as trs classes de normas processuais? (Ada, 28, 100)

Normas procedimentais, normas processuais em sentido estrito e normas de organizao judiciria.

365. Descreva, segundo a doutrina de Ada Pellegrini Grinover, as caractersticas das trs classes de normas processuais. (Ada, 28, 100)

Normas procedimentais - dizem respeito ao procedimento judicial e como este deve ocorrer, com seus respectivos ritos. Normas processuais em sentido restrito - cuidam do processo como tal, atribuindo poderes e deveres processuais. Normas de organizao judiciria - tratam da criao e estruturao dos rgos judicirios e seus auxiliares.

366. Como se d a relao jurdica que se estabelece no processo? Ela de coordenao ou baseada numa relao de poder? (Ada, 28, 101)

Ela baseada numa relao de poder, onde h sujeio, predominando o interesse pblico sobre a vontade dos litigantes

367. O que nus da prova? (Ada, 28, 101)

a ferramenta de lgica usada para definir quem a pessoa responsvel por sustentar uma proposio ou conceito.

368. Em certas ocasies, abre-se a possibilidade de que a norma processual seja aplicada ou no, de acordo com a vontade das partes. Explique tal afirmao. (Ada, 28, 101)

A natureza de direito pblico da norma processual no importa em dizer que ela seja necessariamente cogente. Embora inexista processo convencional, mesmo assim em certas situaes admite-se que a aplicao da norma processual fique na dependncia da vontade das

partes - o que acontece em vista dos interesses particulares dos litigantes, manifestados processualmente. A tais normas se d o nome de normas processuais dispositivas, a exemplo do art. 333, par. do CPC.

369. Diga o que so normas processuais dispositivas. (Ada, 28, 101)

So normas processuais que do liberdade para que a vontade dos litigantes seja expressa no desenrolar do processo. 370. Discorra acerca da adequao processual. (Ada, 28, 101) Em se tratando da expresso da vontade processual das partes. O que temos que ter sempre em mente que a constante divulgao das informaes nos obriga anlise dos ndices pretendidos. Podemos j vislumbrar o modo pelo qual a complexidade dos estudos efetuados desafia a capacidade de equalizao do processo de comunicao como um todo. Pensando mais a longo prazo, o novo modelo estrutural aqui preconizado exige a preciso e a definio das diretrizes de desenvolvimento para o futuro.

371 - As normas processuais brasileiras gozam de eficcia limitada no tempo e no espao? (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini;

DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 103). R: Sim, pois como todas as demais normas jurdicas, as normas processuais tambm possuem eficcia adstrita a um determinado territrio e a certo perodo de tempo. Para exemplificar, no cdigo de processo civil vemos em seu artigo 1 a limitao espacial, ao passo que no artigo 1.220 temos o incio de sua eficcia temporal (limitao temporal). De igual forma, o cdigo de processo penal em seu artigo 1 delimita a atuao espacial, enquanto que no artigo 810 determina a validade temporal. 372 O ordenamento processual brasileiro se aplica exclusivamente dentro de nosso territrio? Existe alguma espcie de limitao temporal? (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 103).

R: As limitaes temporais esto presentes nas vrias leis que possuem normas processuais como cerne maior. Dentre elas podemos citar o cdigo de processo civil (em seu artigo 1) e o cdigo de processo penal (tambm em seu artigo 1). Desta forma, possvel afirmar que sim, o ordenamento processual possui sua validade limitada exclusivamente ao territrio nacional.

373 Explique o principio da territorialidade, regulador da eficcia espacial das normas processuais. (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 103). R: O princpio da territorialidade pode ser explicado atravs da aplicao de uma lei nacional, que afasta a incidncia de um texto de lei estrangeira, importando, ainda, na limitao da eficcia e da validade das decises judiciais proferidas, bem como das prolatadas por autoridades estrangeiras, exigindo-se, nesse caso, a devida homologao junto STJ, desde que sejam preenchidos certos requisitos. 374 Qual o objeto da norma processual? (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 103). R: O objeto da norma processual a atividade jurisdicional. Desta forma, tais normas so produzidas pelo legislador de forma a estabelecer critrios e mtodos especficos para o efetivo exerccio da funo jurisdicional. 375 A aplicao do princpio da territorialidade tem origem em qual corrente doutrinria histrica? (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 103/104). R: O princpio da territorialidade decorre das doutrinas estatutrias medievais, que faziam a diferenciao entre ordinatorium litis (o direito processual, dependente apenas da lei do estado-juiz) e decisorium litis (o direito material, dependente de lei diversa).

376 As leis processuais brasileiras se submetem ao prazo de vacatio legis previsto na Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (antiga LICC)? (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 104). R: Sim, as leis processuais brasileiras seguem a vacatio legis, e se submetem eficcia temporal das leis previstas na LINDB, passando a valer 45 dias aps sua publicao (se no houver disposio em contrrio). 377 Parte da doutrina afirma que o principio da territorialidade absoluto. Entretanto, existe a possibilidade de o estado-juiz aplicar uma norma de direito processual (no-material) aliengena. Explique como se d essa aplicao. (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 104). R: A aplicao de lei estrangeira se d de forma no material e de forma complementar. O estado-juiz poder considerar e referenciar o ordenamento aliengena nas suas decises. 378 O que se entende por direito processual intertemporal? (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 104). R: Direito processual intertemporal a situao em que uma lei processual nova se aplica aos atos processuais ainda no praticados (independentemente da fase processual em que estejam tais atos), mas no se aplica a atos processuais j praticados, nem aos seus efeitos. Ou seja, a capacidade de regulao de situaes judiciais no tempo (que sejam alcanadas pela nova lei processual).

379 No ordenamento jurdico brasileiro, onde possvel encontrar a regra da territorialidade aplicvel lei processual brasileira? (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 104). R: O princpio da territorialidade pode ser encontrado expressamente tanto no artigo primeiro do cdigo de processo civil (CPC), quanto no artigo primeiro do cdigo de processo penal (CPP), conforme vemos abaixo: CPC: Art. 1o A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional, conforme as disposies que este Cdigo estabelece. CPP: Art. 1o O processo penal reger-se-, em todo o territrio brasileiro, por este Cdigo,... 380 A atividade jurisdicional manifestao do poder soberano de uma nao. possvel a sua regulamentao por lei estrangeira? (CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2012, p. 104). R: No, a regulamentao por lei estrangeira vetada em se tratando de matria processual. Mas poder o estado-juiz se referir lei processual aliengena, quando, por exemplo, constitui um pressuposto para aplicao de uma lei nacional (conforme o artigo 231, 1, do CPC). 381. A norma processual em vigor dever respeitar quais princpios? (Ada, 22, 105) O ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. 382. No tendo vigncia temporria at quando a lei ter vigor? (Ada, 22, 105) A lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. 383. Qual a justificativa das leis processuais novas no incidirem sobre processos findos? (Ada, 22, 105) Por estarem acobertados pela proteo assegurada a coisa julgada, seja pela garantia ao ato jurdico perfeito, seja pelo direito adquirido, reconhecido pela sentena ou resultantes dos atos executivos.

384.O processos a serem iniciados na vigncia da lei nova por essa sero regulados? (Ada, 22, 105) Sim, pois apenas nos processos em curso por ocasio do inicio da lei nova sero regulados. 385.Explique o sistema da unidade processual? (Ada, 22, 105) Sistema segundo o qual, apesar de se desdobrar em uma srie de atos diversos, o processo apresenta tal unidade que somente poderia ser regulado por uma nica lei, a nova ou a velha, de modo que a velha teria de se impor para no ocorrer a retroao da nova, com prejuzos dos atos praticados at sua vigncia. 386. Explique o sistema das fases processuais. (Ada, 22, 105) Sistema para o qual se distinguiriam fases processuais autnomas cada uma, de per si, de ser disciplinada por uma lei diferente. 387. Explique o sistema do isolamento dos atos processuais. (Ada, 22, 106) Sistema no qual a lei nova no atinge os atos processuais j praticados, nem seus efeitos, mas se aplica aos atos processuais a praticar, sem limitaes relativas s chamadas fases processuais. 388.diante do problema de processos iniciados na vigncia de novas leis , quais os sistemas so usados para aplicar da melhor forma as leis novas ou velhas? (Ada, 22, 106) O sistema da unidade processual, fases processuais e do isolamento dos atos processuais. 389. Em regra qual o prazo para a lei processual comear a vigorar? (Ada, 22, 106) Quarenta e cinco dias depois da publicao. 390.Qual dos sistemas usados no problema de processos iniciados na vigncia de novas leis tem sido mais adotado pelos autores brasileiros? (Ada, 22, 106) O sistema do isolamento dos atos processuais

391.Qual a importncia da Emenda Constitucional n. 45 de 08 de dezembro de 2004, para o Poder Judicirio? (Ada, 28, 105)

A EC 45/04 representou uma Reforma no Poder Judicirio. Podemos citar dentre as importncias: Estabelecer regras sobre a estrutura e funcionamento desse Poder; Dispe sobre princpios e garantias do processo; Altera os recursos em especial, bem como a competncia do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia; Dita as regras operacionais de direito processual, entre as quais algumas puramente tcnicas, que melhor estariam na legislao infraconstitucional porque no merecem a dignidade constitucional.

392. O que significa dizer que os magistrados e membros do MP so dotados de independncia funcional? H excees a essa independncia? (Ada, 28, 105)

Dizer que os magistrados e membros do Ministrio Pblico so dotados de independncia funcional significa que assegurada a plena liberdade para decidir e julgar sem qualquer represso, at mesmo quando decidem de forma contrria maioria doutrinria ou jurisprudencial. Entretanto, algumas deliberaes devem ser seguidas, como as smulas vinculantes dos tribunais superiores e as decises de mrito a respeito de controle de constitucionalidade concentrado (ADC, ADIn, ADPF).

393. Qual a lei que regula a atividade da magistratura? (Ada, 28, 105)

A Magistratura regida pela Lei complementar N 35, de Maro de 1979, que regula os rgos do poder judicirio, os Tribunais, os Magistrados, as garantias e prerrogativas do Magistrado, a disciplina, os vencimentos, vantagens e direitos, a Justia do Trabalho, da Justia dos Estados e da substituio nos Tribunais.

394. Quais as garantias constitucionais atribudas aos magistrados e membros do MP? Qual a razo dessas prerrogativas? (Ada, 28, 105)

As garantias dos magistrados so aquelas descritas no art. 95 da Constituio: vitaliciedade,

inamovibilidade e irredutibilidade salarial. Os membros do Ministrio Pblico gozam das mesmas prerrogativas, como prev o inciso I do 5 do art. 128 da Carta Maior. Apenas saem dos seus cargos aos 70 anos compulsoriamente ou por motivao prpria; apenas trocam de comarca quando desejarem; e quando estabelecido um patamar salarial no h a possibilidade de reduo. Essas garantias visam manuteno da independncia funcional.

395. O Conselho Nacional de Justia exerce a funo de? (Ada, 28, 105)

Uma das funes do Conselho Nacional de Justia obrigar os tribunais de segunda instncia a funcionar corretamente e no substitu-los na apurao de irregularidades cometidas pelos juzes que os integram. Esse o entendimento do Presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Cezar Peluso, trazido tona em julgamento realizado nesta tera-feira (19/10) no plenrio do Conselho.

396. Qual o maior manancial de normas processuais? (Ada, 28, 105)

O cdigo de Processo Civil (lei n. 5.869, de 11.01.73), o Cdigo de Processo Penal (dec. Lei n. 3.689, de 03.01.73), Consolidao das leis do Trabalho (tt. VIII, IV e X), O Cdigo de Processo Penal Militar (dec. - lei n. 1,002, de 21.10.69) e a Lei dos Juizados Especiais (lei n. 9.099, de 6.9.95) formam o maior manancial processual.

397. O que uma legislao ordinria? (Ada, 28, 105) A Lei quando acompanhada do adjetivo ordinria, significa que a lei comum, habitual. Distingue-se, entre outras, da lei complementar, que regula dispositivo da Constituio Federal.

398. O que significa o processo de vitaliciedade da magistratura? (Ada, 28, 106)

O processo de vitaliciedade dos juzes est previsto no art. 95 da CF, I, que garante a vitaliciedade depois de dois anos de exerccio.

399. Como o processo de remoo dos juzes? (Ada, 28, 106)

O inciso II, do art. 95 da CF, garante a inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, na forma do art. 93, VIII.

400. A atividade jurisdicional pode ser interrompida? (Ada, 28, 106)

O art. 93, VII, da CF/88, assegura que a atividade jurisdicional ser ininterrupta, sendo vedado frias coletivas nos juzos e Tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que no houver expediente forense normal, juzes em planto permanente. 401. Em que consiste a interpretao legal? (Ada, 22, 107) A lei interpretada para que se possa determinar o seu significado e para fixar o seu alcance. A interpretao o elo de ligao entre o fato concreto e a norma positiva, ao se interpretar uma norma , esta se desvincula da sua limitao semiolgica e passa a abranger inmeros casos que se adequam ao seu texto legal. Alm disso, a interpretao aumenta o alcance da norma, fazendo com que seja possvel conciliar o direito com o maior nmero possvel de casos do mundo ftico. a partir da interpretao que o texto presente nos cdigos passa a ser norma. 402. O que se entende por mtodo gramatical ou filolgico? (Ada, 22, 107) A filologia a cincia que est associada principalmente ao estudo material e crtico do texto. No que se refere ao direito, a filologia anda em conjunto com a hermenutica, ou seja, o estudo e a interpretao normativa. A norma jurdica vive num plano abstrato, sobrevoando o mundo ftico e qualquer fato concreto tipicamente previsto, puxa para o mundo ftico a norma que em conjunto com os estudos de texto e de suas respectivas interpretaes, alcana os casos que a ela se adequam. A filologia e a interpretao do vida norma jurdica, ambas fazem possvel a adequao legal ao plano real e ftico. 403. O que o fenmeno histrico-cultural tem a oferecer s normas jurdicas? (Ada, 22, 107) Tal fenmeno histrico-cultural tem muito a oferecer, principalmente pelo fato de que o direito acompanha as evolues culturais do homem. Ao longo da histria o homem vem evoluindo e as relaes sociais tambm vem a sofrer mudanas e o direito deve acompanhar tais acontecimentos. No teria sentido aplicar normas ultrapassadas e sem possibilidade de

aplicao concreta. Para tal, existe o mtodo histrico, que auxilia a norma jurdica em seus estudos histricos e a partir de tais estudos em conjunto com os estudos sociais modernos, trazem a nova perspectiva do direito para com a atualidade. 404. Identifique e aponte as principais caractersticas dos mtodos de interpretao da lei. (Ada, 22, 107) O primeiro dos mtodos o mtodo da interpretao, intimamente ligado a hermenutica que tem a funo de trazer a lei para o mundo ftico, adequando-a aos casos concretos. O segundo o mtodo gramatical ou filolgico, que o estudo dos textos e a partir desses estudos facilitar e auxiliar o papel do hermeneuta nas resolues dos conflitos sociais. O mtodo lgico sistemtico aquele que diz respeito sobre a unio dos dispositivos legais como um sistema organicamente organizado em que todas as reas do direito dependem umas das outras e se integram entre si. O mtodo histrico o que vem em auxlio da norma trazendo aspectos histricos que facilitam a conciliao entre jurisprudncia e sociedade. Por fim, o ltimo mtodo, o comparativo, que seria a influncia dos ordenamentos jurdicos entre si. 405. Quais aspectos os mtodos lgicos sistemticos e o mtodo comparativo podem oferecer para o melhoramento normativo e sua aplicao? (Ada, 22, 107) O mtodo lgico sistemtico gira em torno da ideia de que o ordenamento jurdico um sistema orgnico e que integra todas as reas do direito, todas dependentes entre si como uma troca de informaes, um compe o outro integralizando o sistema jurdico. Qualquer problema que venha a ocorrer em qualquer mbito jurdico sempre vir uma outra norma em seu auxlio, ou seja, o ordenamento se auto complementa, uma norma complementa outra. J o mtodo comparativo uma forma de influncia entre os vrios ordenamentos jurdicos em que cada um contribui de uma forma enfrentando problemas idnticos ou analgicos. Nota-se, pois, que ambos tem uma finalidade de integrao e auxlio do sistema sendo o mtodo lgico sistemtico uma integrao dentro do prprio ordenamento e o mtodo comparativo uma integrao entre os vrios sistemas normativos, comparados entre si e se necessrio fazendo os devidos ajustes.

406. Como se completa a atividade de interpretao da lei? (Ada, 22, 107) Primeiramente, deve-se ter o caso concreto e saber com quais normas este melhor ir se adequar, desse modo, a figura do hermeneuta aparece para auxiliar trazendo o texto de lei do plano abstrato para o mundo ftico, transformando tal texto em norma, pois a norma s se torna norma quando esta interpretada e aplicada, ganhando sentido. Contudo, antes de se chegar a sua aplicao, a interpretao feita em combinao com os mtodos de pesquisa em conjunto com um contedo finalstico e valorativo do direito, ou seja, o elemento final da interpretao extrado de todo esse conjunto de elementos e de mtodos auxiliadores que iro fazer do texto normativo uma norma aplicvel. 407. O que se entende por lacuna legal? (Ada, 22, 108) Pode-se dizer que a lacuna um problema legal, pois uma falta normativa para aplicao. A lacuna a falta da norma, o espao vazio entre as normas. Ao interpretar as normas e tentar aumentar o seu grau de incidncia o mximo possvel e mesmo assim for suficiente para adequar ao fato concreto, estamos diante de uma lacuna normativa. Nota-se ento que tal lacuna prejudicial ao exerccio do direito e para tanto deve ser solucionado. Qualquer meio vago entre normas jurdicas uma lacuna e deve ser corrigida. 408. Pode-se afirmar que o direito apresenta lacunas? (Ada, 22, 108) O direito em si no possui lacunas pois sempre haver uma regra para disciplinar as possveis situaes ou conflitos entre pessoas, ainda que tal ordenamento seja latente e inexpresso. O que no acontece com a lei, pois o legislador jamais poderia descrever normativamente todos os comportamentos humanos para que a lei possa servir de intermdio. Cada caso um caso, nenhum caso igual, cada um tem suas especificidades. Como o legislador no pode criar normas com todos os casos especficos existentes, sempre existir a possibilidade de lacunas nas normas. 409. De que forma possvel preencher as lacunas verificadas na lei? (Ada, 22, 108) A lacuna verificada na lei pode ser preenchida atravs da integrao. A norma jurdica que diz respeito a um caso concreto e que no havia sido prevista pelo legislador, sendo uma lacuna, pode ser solucionada atravs da analogia e dos princpios gerais do direito que a chamada integrao. O juiz no pode deixar de julgar e nem de proferir uma sentena por falta de

legislao, pois o magistrado pode se utilizar da integrao, ou seja, o uso de analogias e dos princpios gerais do direito para solucionar tal lacuna. 410. Qual a relao que pode existir entre a interpretao e a lacuna legal? (Ada, 22, 108) Como j foi dito, a lacuna o vazio normativo e a interpretao pode aumentar o grau de incidncia normativo, ou seja, a interpretao, em alguns possveis casos pode preencher a lacuna existente na norma. 411. Quais os elementos que buscam suprir as lacunas da lei? (Ada, 22, 109) Analogia e princpios gerais do direito. 412. Em que consiste a analogia em relao a interpretao e integrao no ordenamento jurdico? (Ada, 22, 109) Consiste a analogia em resolver um caso no previsto em lei, mediante a utilizao da regra jurdica relativa a hiptese semelhante. 413. Em que fundamenta-se o mtodo analgico de integrao e interpretao? (Ada, 22, 109) Fundamenta-se na ideia de que, num ordenamento jurdico, a coerncia leva a formulao de regras idnticas onde se verifica a identidade da razo jurdica. 414.Em que se distingue a interpretao extensiva da analogia? (Ada, 22, 109) Se distingue no sentido de que a primeira extensiva do significado textual da norma e a ultima extensiva da inteno do legislador, isto , da prpria disposio. 415. Como devem ser utilizados os princpios gerais do direito? (Ada, 22, 109) Na utilizao dos princpios gerais do direito de ser percorrido o caminho do crescente grau de abstrao, partindo dos princpios gerais atinentes ao ramo do direito em foco. 416. A interpretao e integrao tm carter criador no campo jurdico? Justifique sua resposta. (Ada, 22, 109)

Sim. Ambas tm carter criador, no campo jurdico, pondo em contato direto as regras de direito e a vida social e assim extraindo das fontes a norma com que regem os casos submetidos a exame. 417. A interpretao e a integrao da lei processual esto subordinadas as mesmas regras que regem a interpretao e integrao dos demais ramos do direito? Justifique. (Ada, 22, 110) Sim. Pois as disposies contidas nos artigos 4 e 5 da lei de introduo ao Cdigo Civil Brasileiro fazem com que ambas as leis se subordinem as mesmas regras de interpretao e integrao. 418.Como acontece a relao entre interpretao e integrao nesse processo de supresso das lacunas do ordenamento jurdico? (Ada, 22, 110) Interpretao e integrao comunicam-se funcionalmente e se complementam mutuamente para os fins de revelao do direito. 419. Onde esto presentes os princpios gerais do processo? (Ada, 22, 110) Esto presentes em toda e qualquer norma processual e luz dessa sistemtica geral todas as disposies devem ser interpretadas. 420.Quais as regras idnticas onde se verifica a identidade da razo jurdica formuladas atravs da coerncia? (Ada, 22, 110) So ubi eadem ratio, ibi eadem jris dispositio. 421.A conquista da Independncia brasileira fez com que abandonssemos a legislao lusitana? (Ada, 22, 111) No. Deu-se a continuidade da legislao lusitana. 422.Qual o documento padro que foi estabelecido com a Independncia Nacional para que se mantivesse a segurana jurdica? (Ada, 22, 111)

A continuidade da legislao portuguesa foi determinada pelo decreto de 20 de Outubro de 1823, permanecendo em vigor tudo aquilo que no contrariasse a soberania nacional e o regime brasileiro. 423. Quais as trs grandes codificaes lusitanas? (Ada, 22, 111) So elas as Ordenaes Filipinas, as Manuelinas e as Afonsinas 424. Como as Ordenaes Filipinas disciplinaram o Processo Civil? (Ada, 22, 111) No L. III, as Ordenaes Filipinas disciplinaram o Processo Civil, dominado pelo princpio dispositivo e movimentando apenas pelo impulso das partes. O procedimento dava-se de forma escrita.

425. Como as Ordenaes Filipinas disciplinavam o Direito Penal e o Processo Penal? (Ada, 22, 111)

No L. V das mesmas Ordenaes, estavam o Cdigo de Processo Penal e o Penal, estes mesclando-se. Eram admitidas torturas, mutilaes, aoites, dentre outros meios de interrogatrio e punio.

426. Relacione as mudanas feitas pelo Cdigo Penal do Imprio com as colocaes de Beccaria em Dos Delitos e Das Penas. (Ada, 22, 112)

Com a Constituio de 1824, foram abolidas diversas formas de punio anteriores ao julgamento, tais como manter algum em custdia sem motivo ou a abolio de aoites e de torturas. A carta de 24 ainda acabou por determinar a elaborao de um Cdigo Penal, este aprovado em 1830. Tais medidas eram todas sugeridas na famosa obra de Beccaria.

427. Quais os efeitos da aprovao do Cdigo Penal de 1830? (Ada, 22, 112) As mudanas do Cdigo Penal de 1830 provocaram a necessidade instantnea de uma mudana procedimental mais profunda no Direito Brasileiro. Passou-se ento uma fase de tentativa de reunio de leis esparsas objetivando-se a reunio em um Cdigo de Processo

Penal em 1832, o que no teve tanto sucesso. O novo cdigo teria suas bases em legislaes estrangeiras.

428. Fale das influncias estrangeiras no Cdigo de Processo Penal de 1832. (Ada, 22, 112) O Cdigo de Processo Penal de 32 foi baseado nas legislaes respectivas tanto da Frana como do Reino Unido. Contudo, estes dois pases eram contrrios - os franceses possuam um modelo de processo inquisitivo, enquanto o ingls tinha um vis mais acusatrio. Acabou que o Brasil fez um Cdigo mais dinmico, pegando as boas partes de ambos.

429. O que foi a disposio provisria acerca da justia civil? (Ada, 22, 112)

A Disposio Provisria acerca da justia civil teve o papel de servir como base para o futuro estabelecimento de um Cdigo de Processo Civil Brasileiro. Contudo, seus 27 artigos no foram bem implementados, levando a uma derrota dos ideais neles expressos.

430. Quais os retrocessos que se seguiram na aprovao do Cdigo Penal? (Ada, 22, 112)

Em 1841 alterou-se o Cdigo de Processo Criminal, com o objetivo de aumentar os poderes da polcia, dada a grande quantidade de revoltas populares da poca - tal Cdigo foi considerado demasiadamente liberal.

You might also like