You are on page 1of 15

A Sociologia de Anthony Giddens

Sociologia IV Prof. Rodrigo Dias da Silva

Notas biogrficas

Pesquisador britnico, possuiu vnculo profissional de longa data com a Universidade de Cambridge (Londres, 1938). Foi diretor, entre 1997 e 2003, da London School of Economics and Politicals Science. Assessorou o ex-primeiro ministro ingls Tony Blair.

Principais obras

Novas regras do mtodo sociolgico Problemas centrais na teoria social Uma crtica contempornea do materialismo histrico A constituio da sociedade Em defesa da sociologia As consequncias da modernidade As transformaes na intimidade Modernidade e identidade A terceira via

O debate global sobre a terceira via Para alm da esquerda e da direita Poltica, sociologia e teoria social Teoria social hoje (org.) Modernizao reflexiva (com Beck e Lash) Sociologia O Estado nao e a violncia No limite da racionalidade (com Hutton) As polticas da mudana climtica

A teoria da estruturao

A dualidade do estrutural

Tentou combinar, no interior de uma teoria sociolgica, um sociologia das estruturas e uma sociologia da ao. O conceito de estruturao visa inicialmente nos fazer apreender as estruturas sociais sob o ngulo do movimento (CORCUFF, 2001). Dualidade do estrutural: viso circular da construo do mundo social, pois as dimenses estruturantes esto antes da ao (condio) e depois (produto da ao).

Instrumento abstrato forjado pelo socilogo para compreender o que, sendo estabilizado, no se inventa em cada nova interao, o estrutural tem, no entanto, uma realidade empiricamente compreensvel apenas se atualizado na ao e na estrutura (CORCUFF, 2001). Outro ngulo: o estrutural , ao mesmo tempo, limitador e habilitador.

A competncia dos atores

A teoria da estruturao nos apresenta atores sociais competentes. A competncia tudo o que os atores conhecem (ou aquilo que acreditam), de maneira tcita ou discursiva, sobre as circunstncias de sua ao e da ao dos outros, e que eles utilizam na produo e na reproduo da ao (GIDDENS apud CORCUFF, 2001).

Essa competncia revela uma capacidade reflexiva dos atores, capazes de compreender o que fazem, enquanto o fazem (idem). No entanto, a reflexividade opera apenas em parte no plano discursivo, pois, no interior da competncia humana, Giddens identifica duas formas de conscincia: a discursiva e a prtica.

A conscincia discursiva remete a tudo que os atores podem expressar de maneira verbal (oral e escrita). A conscincia prtica refere-se a tudo que os atores conhecem de maneira tcita, o que sabem fazer sem poder express-lo diretamente em discurso (rotinas). O inconsciente, no sentido de Freud, torna-se limite competncia dos atores. Impreciso nas fronteiras entre o conhecimento de senso comum e o erudito no mundo social.

As consequncias no intencionais da ao

Para Giddens, as propriedades estruturadas dos sistemas sociais se estendem, no tempo e no espao, bem alm do controle que cada ator pode exercer sobre elas (apud CORCUFF, 2001). As consequncias no intencionais da ao e o inconsciente so limites s competncias dos atores. O curso da ao produz consequncias no desejadas pelos atores e estas podem se tornar condies a aes futuras.

Quando o ator acende a luz de seu apartamento ao voltar para casa, ele alerta o assaltante que est ali: o assaltante foge, preso pela polcia e acaba na priso. Ora, a inteno do ator era apenas iluminar a pea (CORCUFF, 2001).

Crtica do evolucionismo

Critica as percepes unilineares da histria. Parece reservar, como fez Boudon, um lugar ao acaso e desordem em sua anlise, em contraposio s teorias universalistas da mudana, desenvolvimento e da modernizao. Como fez Foucault, inspirado em Nietzsche, critica as gneses lineares.

Sistema, integrao social e integrao sistmica

Realiza considerveis crticas ao funcionalismo de Parsons e a ideia de funo. Segundo ele, o funcionalismo negligencia as competncias e a atividade intencional dos atores. Porm, no deixa de pensar as partes de um conjunto social em relao a um todo.

Sistema social: formao, atravs do espao-tempo, de modelos regularizados de relaes sociais concebidas como prticas produzidas. Integrao social: reciprocidade entre atores em circunstncias de co-presena. Integrao sistmica: reciprocidade entre atores e coletividades em um espao-tempo estendido fora das condies de copresena.

You might also like