You are on page 1of 6

A REVOLUO FRANCESA

A revoluo francesa tornou smbolo da destruio do absolutismo e foi um movimento revolucionrio global que teve inicio com a independncia dos Estados Unidos, viveu seu apogeu na Frana. O liberalismo francs se manifestou na tomada do poder pela burguesia, aniquilamento do feudalismo e industrializao na Frana e representou a crise final do antigo regime (absolutismo, mercantilismo, capitalismo comercial). Foi uma revoluo burguesa que contou com o apoio dos iluministas, duraram dez anos e foi um marco histrico: passagem da idade moderna para a contempornea. O Antigo Regime foi substitudo pelo novo regime (burgus-capitalista).

Causas

Crise financeira provocada pelo luxo da corte, guerras externas e desigualdade social; O iluminismo combatia o absolutismo, a prepotncia do clero, a desigualdade social, o mercantilismo e pregava a liberdade de pensamento; A influncia da independncia dos EUA como um exemplo a ser seguido pelos franceses; A burguesia queria reformar o sistema para participar do governo. Era a fora do poder econmico e queria ser a fora poltica; Causa imediata: Estados gerais; 1 estado: clero, 2 estado: nobreza, 3 estado: burguesia mais o povo. Luiz XVI queria que a burguesia pagasse os impostos que o clero e a nobreza se recusavam a pagar.

Etapas

A Revolta Aristocrtica: Nobreza e clero revoltaram-se em 1987 e convenceram o rei Lus XVI a convocar a Assemblia dos Estados Gerais. O objetivo era obrigar o Terceiro Estado a assumir os estatutos que a nobreza e o clero no queriam pagar. A Assemblia Constituinte: revoltado contra o sistema de votao na Assemblia dos Estados Gerais, o Terceiro Estado proclamou-se pelas ruas. Em 14 de julho de 1789, o povo invadiu e tomou a Bastilha (priso onde estavam os crticos do governo); em agosto foi proclamada a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado; em 1790, as terras da igreja foram confiscadas. A Monarquia Constitucional: Em 1791, uma nova constituio instituiu a monarquia constitucional na Frana, separando os poderes do Estado e abolindo a diviso social em estamentos. O rei Lus XVI tentou fugir para organizar as foras contrrias a revoluo em 1791, mas foi preso. Os exrcitos da ustria e da Rssia tentaram invadir a Frana para deter o processo revolucionrio, mas foram derrotados na batalha de Walmy em 1792. Em 22 de setembro foi proclamada a repblica francesa. A Queda da monarquia e a Repblica Revolucionria: A monarquia deposta e um plano de contra-revoluo armada pela nobreza exilada no fracasso, assim com as invases dos exrcitos estrangeiros. Duas tendncias se afirmaram na revoluo, os jacobinos e os girandinos. A Ditadura Jacobina e o Termidor: A poca conhecida como o Grande Terror foi o momento mais radical da revoluo. Todos, at mesmo os mentores da revolta, tornaram-se traidores em potencial, o que causou o guilhotinamento de milhares de pessoas.

Lideres

Destacando-se no assdio de Toulon, em 1793, Napoleo Bonaparte tornou-se general. Em 1796, Bonaparte esmagou uma insurreio monarquista. O governo no era respeitado pelas outras camadas sociais. Os burgueses mais lcidos e influentes perceberam que com o Diretrio no teriam condio de resistir aos inimigos externos e internos e manter o poder. Eles acreditavam na necessidade de uma ditadura militar, uma espada salvadora, para manter a ordem, a paz, o poder e os lucros. A figura que sobressai ao final do perodo a de Napoleo Bonaparte. Ele era o general francs mais popular e famoso da poca. Quando estourou a revoluo, era apenas um simples tenente e, como os oficiais oriundos da nobreza abandonaram ou foram demitidos do exrcito revolucionrio, fez uma carreira rpida. Aos 24 anos j era general de brigada. Aps um breve perodo de entusiasmo pelos jacobinos, chegando inclusive a ser amigo dos familiares de Robespierre, afastou-se deles quando estavam sendo depostos. Lutou na Revoluo contra os pases absolutistas que invadiram a Frana e foi responsvel pelo sufocamento do golpe de 1795.

Enviado ao Egito para tentar interferir nos negcios do imprio ingls, o exrcito de Napoleo foi cercado pela marinha britnica nesse pas, ento sobre tutela inglesa. Napoleo abandonou seus soldados e, com alguns generais fiis, retornou Frana, onde, com apoio de dois diretores e de toda grande burguesia, suprimiu o Diretrio e instaurou o Consulado, dando incio ao perodo napolenico em 18 de brumrio (10 de Novembro de 1799). O Consulado era representado por trs elementos: Napoleo, o abade Sieys e Roger Ducos. Na realidade o poder concentrou-se nas mos de Napoleo, que ajudou a consolidar as conquistas burguesas da Revoluo.

Conseqncias

Queda do absolutismo; Destituio dos fragmentos do feudalismo; Ingresso da Frana no capitalismo; Propagao do liberalismo; Desenvolvimento do nacionalismo e militarismo; Era Napolenica; Consolidou o poder poltico da burguesia; Golpe de 18 Brumrio: passagem da repblica censitria para o regime de exceo do bonapartismo. Foi a renncia da repblica ao exerccio do poder poltico, entregando-o a um estado autoritrio cujo poder, era exercido por Napoleo Bonaparte, que se apoiava no exrcito; Causas que levaram a renncia: o medo da burguesia, ameaada pelo retorno dos jacobinos (revoluo popular). esquerda, medo pelas presses monarquistas com apoio da Inglaterra; direita, pelas crises econmicas (que foi incapaz de solucionar).

Partidos

direita girondinos (alta burguesia);

No centro plancie ou pntano (burguesia financeira); A esquerda jacobinos: eram os mais radicais, representavam a pequena burguesia e os sans-culotes; Robespierre como principal lder(terror); conveno Jacobina ou montanhesa (93/94): liderada por: Danton, Marat, Robespiere e Saint. Just; Instaurou o grande terror (lei dos suspeitos); Convocou um exrcito nacional (vitria de Valmy); Promulgou a constituio do ano I; Sufrgio universal; Democracia social; Repblica igualitria; Reao Termidoriana (girondinos voltam ao poder, mataram Robespierre).

Datas e Fatos Essenciais

1787: Revolta dos Notveis 1789: Revolta do Terceiro Estado; 14 de julho: Tomada da Bastilha; 26 de agosto: Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. 1790: Confisco dos bens do Clero. 1791: Constituio que estabeleceu a Monarquia Constitucional. 1791: Tentativa de fuga e priso do rei Lus XVI. 1792: Invaso da Frana pela ustria e Prssia. 1793: Oficializao da Repblica e morte do Rei Lus XVI; 2 Constituio. 1793: Terror contra os inimigos da revoluo. 1794: Deposio de Robespierre. 1795: Regime do Diretrio 3 Constituio. 1799: Golpe do 18 de brumrio (9 de novembro) de Napoleo.

Concluso

A revoluo aconteceu por um simples fato mudar.

Bibliografia

www.wikipedia.com.br

You might also like